-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

03 julho, 2020

8ºA - PROJETO DE VIDA


     

8ºA - PROJETO DE VIDA

                  Coloque em dia suas atividades não deixe acumular.
 
      
          Caderno do aluno- 8º ano (volume 2- parte 2)

PROJETO DE VIDA 08-06-20 -Eu, nós e o mundo Competências Socioemocionais.

PROJETO DE VIDA 15-06-20 -Nossos direitos -Assertividade.

PROJETO DE VIDA 22-06-20 - CONHECENDO A COMUNIDADE -Iniciativa social.

PROJETO DE VIDA 29-06-20 - “Eu, nós e o mundo” - Protagonismo Juvenil (Caderno do aluno- 8º ano (volume 2- parte 2)

 

PROJETO DE VIDA - ser protagonista no mundo e no meu projeto de vida

 

 


02 julho, 2020

Dia "D - Movimento INOVA"


Compartilhamento de ideias, ambiente de cocriação e identificação do trabalho da Rede que promovam o protagonismo juvenil. O Dia D, um aquecimento para o Movimento Inova, acontecerá em 03/07 e terá uma programação composta por uma série de atividades, como oficinas, mesas de debates e apresentações com convidados especiais. A proposta é criar um dia que amplie o acesso a atividades práticas, experiências significativas e conteúdos diferenciados, valorizando práticas da Rede e contando com o apoio de instituições parceiras. Toda a programação irá acontecer no Centro de Mídias SP, pelo aplicativo, nos canais dos Anos Finais (6º ao 9º ano) , Ensino Médio (1ª, 2ª e 3 ª série) e no canal Formação de Professores.


Acesse o link e tenha a programação completa: 

01 julho, 2020

LISTAS DA DISCIPLINA ELETIVA



Segue o link com as listas da Disciplina Eletiva.
Ao acessar a pasta, clique na lista da sua turma e verifique sua Eletiva. 
Vamos participar pessoal!
A realização das atividades é muito importante.

28 junho, 2020

2ª SÉRIE - 29 DE JUNHO A 03 DE JULHO

E.E.. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DA 2ª SÉRIE A E B
29 DE JUNHO  A 03 DE JULHO
_________________________________________________ 
Horário das aulas online



Eletiva Ensino Médio 
JOGOS  MATEMÁTICOS
Professor Danilo 

Habilidade 

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.EF03MA00


Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema, e criar uma pergunta para um problema.EF02MA00



História 2ªSérie A e B – Profº Leilson
Analisar os processos de formação histórica das instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes sociais;
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/JdRZ3waZW7dkSZod9 

___________________________________________________

ARTE 2°A e 2°B 
Prof. Anderson Sanchez.


Habilidades: Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação;


Realize a atividade do link a seguir: ARTE 2°A e 2°B 2°BIMESTRE #form03 29/06 a 03/07



_________________________________________________________________________


EDUCAÇÃO FÍSICA - 2ª SÉRIE A

PROFESSOR NIVALDO

_____________________________________________________________
ELETIVA: OLHAR EM FOCO (FOTOGRAFIA)
PROFº SEBASTIÃO

Habilidades:

Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em artes visuais, para elaborar e realizar na escola projeto fotografia 

    Construir critérios para analisar a intervenção em Arte; 

 

 

                                     Instruções

§  Realize a seguinte atividade em seu caderno de desenho da disciplina de Arte;

§  Fotografar e arquivar / pode imprimir e começar fazer um álbum de suas coletas/ No caderno de desenho

_______________________________________________________________

TECNOLOGIA - 2ª SÉRIE A

PROFESSOR SEBASTIÃO

Habilidades:

Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em tecnologia, para elaborar e realizar na escola projetos em todas areas pedagógica.

    Construir critérios para analisar a intervenção em Tecnologia. 

 

 

                                     Instruções

§  Pesquisar em sua comunidade melhorias que podem ser realizadas. (comunidade digital)

§  Organize as necesidades por categoriase faça um painel que deverá ser esposto futuramente/ pode combinar com outros amigos / para esta atividade







Atividade de Inglês - Professora Ana

enviar no email: analeda1000@gmail.com


habilidades: Reconhecer o verbo modal Can







______________________________________________________________

DISCIPLINA: BIOLOGIA

Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 29/06/20 a 03/07/20.

Disciplina: Biologia

Tema/Conteúdo: Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética - Mecanismos de variabilidade genética.

HabilidadeConceituar gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo, e, identificar e diferenciar características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas. 

Responda as atividades abaixo no link:  https://forms.gle/P2qG5jRTAiDwNVkr7

Hereditariedade humana

A hereditariedade é o modo pelo qual as características genéticas são transmitidas de geração a geração.

      Quando nos referimos à constituição genética de um indivíduo, ou seja, os tipos de alelo que ele possui, estamos falando do seu genótipo. Já quando nos referimos a uma característica ou a um conjunto de características de um indivíduo, determinadas pelo genótipo e pelas condições do ambiente, estamos falando de seu fenótipo. Nos experimentos de Mendel, as cores verde e amarela das ervilhas são os fenótipos, ao passo que os alelos que cada planta possui, AA, Aa ou aa, constituem o genótipo. Algumas características hereditárias humanas podem ser estudadas de maneira semelhante à que fez Mendel. Uma delas é o tipo sanguíneo, que será abordado a seguir. Outras apresentam diferentes padrões de herança, como é o caso da cor da pele, relacionada a mais de um gene. Esses genes podem acionar a produção de maior ou menor
quantidade de melanina. Muitas características também são influenciadas por
fatores ambientais. Por exemplo, a cor da pele varia dependendo da exposição ao Sol. Assim, podemos dizer que essa característica não depende apenas dos tipos de alelo que a pessoa possui, mas também de condições do ambiente: a produção de melanina pode ser aumentada pela exposição aos raios solares, modificando o fenótipo tom de pele, mas o genótipo permanece o mesmo.

A cor da pele humana é um exemplo de característica determinada por mais de um gene e que pode sofrer
influência do ambiente.

 

Herança do tipo sanguíneo
Há dois sistemas principais de classificação do sangue em humanos, os sistemas ABO e Rh. Ambos seguem padrões de herança semelhantes aos mostrados por Mendel.
Sistema ABO
Em relação a esse sistema, os seres humanos podem ter quatro diferentes tipos de sangue: A, B, AB e O, determinados por um gene, representado pela letra I. Esse gene pode estar na forma de três alelos:
IA , I B e i.
Os alelos IA e I B são dominantes em relação ao alelo i, mas não há dominância entre os alelos IA e I B.
Cada indivíduo recebe um alelo do pai e outro da mãe. As combinações que podem ser formadas (genótipo) e os tipos sanguíneos que elas determinam (fenótipo) são mostrados na tabela abaixo.


 

      Cada alelo dominante tem a informação para a produção de uma proteína diferente, localizada na superfície das hemácias, enquanto o alelo i não traz informação para a formação de proteínas. Assim, pessoas que possuem o alelo IA têm no sangue uma proteína A. As que possuem o alelo IB têm em seu sangue uma proteína B. Pessoas que possuem os alelos IA e IB têm as duas proteínas no sangue. Nenhuma dessas proteínas está presente no sangue das pessoas que possuem dois alelos i. São essas proteínas que caracterizam os tipos sanguíneos.

                                         Transfusões sanguíneas
      No início do século XX, o médico austríaco Karl Landsteiner (1868-1943) verificou que nem sempre as transfusões sanguíneas tinham êxito. Pesquisando, ele e sua equipe descobriram que, quando algumas amostras de sangue de pessoas diferentes eram misturadas, elas aglutinavam, isto é, se aglomeravam. Esses aglomerados podem entupir os vasos sanguíneos e prejudicar a circulação, causando até a morte. A incompatibilidade entre os grupos sanguíneos deve-se a uma reação entre proteínas que podem estar presentes ou ausentes no sangue. As incompatibilidades entre tipos sanguíneos ocorrem quando o sangue que possui determinada proteína é doado a um indivíduo cujo sangue não a possui. A tabela desta página mostra a compatibilidade para transfusões sanguíneas no sistema ABO.

                                                           Sistema Rh
      Em 1940, Landsteiner e sua equipe verificaram que, mesmo com a identificação dos quatro tipos sanguíneos do sistema ABO, algumas transfusões continuaram a não ter êxito. Em suas pesquisas envolvendo macacos Rhesus, atualmente denominado Macaca mulatta, constataram a existência de outra proteína sanguínea em hemácias humanas, que denominaram fator Rh (de Rhesus). Essa proteína está presente em aproximadamente 85% da população humana. As pessoas que têm essa proteína no sangue são denominadas Rh positivas (Rh+), e as que não a apresentam são denominadas Rh negativas (Rh–). De maneira geral, o alelo que determina o fator Rh+ (R) é dominante sobre o alelo que determina o fator Rh– (r). Se uma pessoa com sangue Rh– recebe sangue Rh+, ocorrem aglutinações que podem causar problemas de saúde.

ATIVIDADES

1)Qual é o tipo sanguíneo do sistema ABO que pode receber transfusões de todos os outros tipos
sanguíneos?

2)Qual é o tipo sanguíneo do sistema ABO que pode doar sangue para todos os tipos sanguíneos?

3) Quantos tipos sanguíneos diferentes os seres humanos podem ter? Quais são eles?

4) Explique o que é alelo dominante?

5) O que acontece quando uma pessoa com sangue Rh- recebe sangue Rh+?

_____________________________________________________________

DISCIPLINA: FÍSICA

Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 29/06/20 a 03/07/20.

Disciplina: Física

Tema: Energia Mecânica, Quantidade de calor, experimento de Joule

Habilidades: Reconhecer a evolução histórica do modelo de calor, a unificação entre trabalho mecânico e calor e o princípio de conservação da energia;

Responda as atividades abaixo no link: https://forms.gle/bsv4ckb78dJim1QZ8

 

SABER FÍSICO E TECNOLOGIA

Água que resfria e que aquece

       A imagem abaixo mostra a usina atômica de Three Mile Island, localizada no estado da Pensilvânia, Estados Unidos. Em março de 1979, as imagens das torres da usina ganharam o mundo por causa de um acidente em um dos reatores, que provocou o vazamento de radiação. Apesar do medo, esse acidente não teve grandes dimensões, sendo muito menos grave que o que ocorreu em Chernobyl, na Rússia, sete anos depois.

       Torres semelhantes a essas, vistas em muitas outras usinas de geração de eletricidade a energia atômica, dão a enganosa impressão de que são o coração da usina, ou seja, são os reatores nucleares.

       Na verdade, as torres são enormes trocadores de calor, chamadas de “torres de resfriamento”, e são amplamente utilizadas, por exemplo, na indústria química. Nelas, a água é vaporizada, carregando enormes quantidades de calor. Esse processo é necessário porque a usina, a fim de controlar a temperatura do reator nuclear, capta grande quantidade de água de rios ou mares próximos e a devolve a uma temperatura próxima à do ambiente, de maneira a minimizar impactos sobre ele.

       Nossa pele, de certa maneira, é um grande trocador de calor e, em algumas ocasiões, funciona como uma torre de resfriamento: em situações extremas, quando a temperatura corporal sobe perigosamente, começamos a suar. A evaporação do suor, formado basicamente de água, é capaz de transferir para o ambiente, de forma rápida, grande quantidade de calor, garantindo a manutenção da temperatura do corpo em níveis aceitáveis.

       Na indústria, a água é um dos principais meios de transferência de calor. Um dos serviços indispensáveis em algumas plantas industriais é a geração de vapor por meio de uma grande caldeira central que aquece a água. Quando determinada quantidade de energia é fornecida à água, ela muda de estado, passando para o estado gasoso. O vapor gerado nesse processo é, então, conduzido por tubulações apropriadas até o local onde será utilizado, como na imagem abaixo. Ao transferir calor para a substância que se quer aquecer, o vapor se condensa, retornando para a caldeira.

                            

FÍSICA EM CONEXÃO COM A BIOLOGIA

       Tremer de frio é uma das consequências do controle da temperatura interna do organismo, em geral mantida em torno de 37°C, mesmo em ambientes muitos frios. Tremores são causados por contrações musculares; assim, o ato de tremer involuntariamente gera certa quantidade de calor, que é usada na manutenção da temperatura corporal e ajuda o organismo a continuar funcionando. Além disso, também ocorre a contração dos vasos sanguíneos da periferia do corpo, e o fluxo circulatório é alterado para aquecer os órgãos vitais, como coração e pulmões. É por isso que os dedos dos pés e das mãos de quem está com muito frio ficam arroxeados.

Atividades

1.    Qual é a função das torres das usinas atômicas?

2.    Em 2011, um forte terremoto ocorrido na costa do Japão provocou um tsunami que devastou cidades e causou danos e milhares de mortes. Em Fukushima, a usina nuclear sofreu uma pane porque a captação de água do mar pelas bombas ficou prejudicadas. Qual a função dessa água para o funcionamento adequado dos reatores?

3.    Por que transpiramos? Explique.

4.    Por que os dedos dos pés e das mãos ficam arroxeados quando estamos com muito frio?

 

_____________________________________________________________ 

  

Educação física professor Emerson 2° B


Corpo, Saúde e Beleza

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeAbj2J9ZnCgW4Mhwxx2QqsRERZE28ADyhfltgc1KaAj5Q5Xw/viewform?usp=sf_link

 

______________________________________________


Eletiva - (Cons)ciência

Profª Mileni


Seu grupo já elaborou o resumo do projeto? 

Envie via email: promileni@gmail.com ou whatsapp(19)996125182


Grave um vídeo curto explicando qual projeto seu grupo irá realizar. Explique para que as pessoas que irão assistir entendam o trabalho de vocês.

Em caso de dúvidas entre em contato com a professora.


O vídeo deve ser enviado até o dia 06/07, use sua criatividade para produzi-lo!


Bons estudos

_________________________________


 LÍNGUA PORTUGUESA 2ª SÉRIES A E B

HABILIDADE: Estabelecer relação entre a tese e os argumentos apresentados para defendê-la ou refutá-la.

ATIVIDADE IX

Queridas e queridos, 

Espero encontrá-l@s, bem dentro das possibilidades, com saúde e em casa. 

Cuidem-se e cuidemo-nos uns dos outros!

 

Segue link da atividade desta semana. https://forms.gle/iyN1G4uKqJ4atcNd9  

_________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 2°B. 

Habilidades: Refletir individual e coletivamente sobre os problemas sociais de sua cidade atuando positivamente no sentido de propor soluções e agir comunidade. Analisar e solucionar, de forma colaborativa, problemas e/ou demandas da comunidade, cidade ou região, com o uso recursos digitais e/ou ambientes em rede, promovendo respostas, resultados e conclusões de forma colaborativa.

 

PESQUISA: Assista ao vídeo para contextualização, e responda a pesquisa:  

Vídeo-aula: Ativismo juvenil e Educomunicação // Escola de Cidadania para Adolescentes.

https://www.youtube.com/watch?v=t-Gk7e9BGWs&feature=youtu.be

O que é?

Web comunidade:

Educomunicação:

IMPORTANTE: As atividades devem ser realizadas no caderno para conferência posterior.  

ATIVIDADE ADAPTADA DO CADERNO DO ALUNO:

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EM%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol.2%20/2a%20serie%202o%20BI.pdf Acesso em, 27 de maio de 2020. 

                  _________________________________ 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 2°B.

Habilidades: Organização e respeito. Tolerância à frustração, entusiasmo, foco, determinação, interesse artístico e respeito.  

APRENDENDO E ESTUDANDO JUNTOS:

Você solicitou ajuda ou realizou alguma atividade escolar com o apoio de algum colega de sala via internet? Detalhe essa experiência:

1- O que você aprendeu com o colega?

2- Qual atitude do colega fez toda diferença para que entendesse ou realizasse a atividade?

TIRANDO PROJETOS DO PAPEL:

Responda o roteiro abaixo para te ajudar a traçar caminhos para realizar seus projetos:

1-     Além do sonho que você tem o que mais você sabe sobre você?

2-     Cite três objetivos que você considera os mais importantes de serem alcançados para a realização do seu sonho.

3-    Considerando os três objetivos mencionados por você anteriormente, quais as ações você precisa definir para alcançá-los?

4-    Cite o nome de duas pessoas que podem lhe auxiliar no alcance dos seus objetivos. 

IMPORTANTE: As atividades devem ser realizadas no caderno para conferência posterior.

ATIVIDADE ADAPTADA DO CADERNO DO ALUNO:

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EM%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol.2%20/2a%20serie%202o%20BI.pdf Acesso em, 27 de maio de 2020.  



Professor : Paulo Freire

Física

As leis de Termodinâmica

https://forms.gle/ZtBUUtzeQs3RdBvRA


Professor : Paulo Freire

Matemática

Matrizes e Equações Lineares

https://forms.gle/X473ek5yaaAngZ1DA



ELETIVAS - Moda School

Maristela

Habilidade: Criatividade e foco

https://youtu.be/hN9GLVrNbj0

https://youtu.be/43N1wh8rRek

https://youtu.be/4KAtiAZARag

https://youtu.be/6RmBEwB5LKE

MÁSCARA DE TECIDO (SEM ELÁSTICO E SEM COSTURA)

Enviar uma foto você usando a máscara que você criou para e-mail formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627.

___________________________________________________________________________________------------------


Disciplina-Geografia 

Professora: Cristiane

Tema: A Formação e a Evolução da RedeUrbana

Habilidade: .Identificar elementos representativos das diferentes fases da industrialização brasileira; Reconhecer fatos e/ou situações representativas das etapas do modelo industrial brasileiro.

Acessar o link

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdqAwR7N_r3LJljlAs8uOllgfdVKcVkYmbaEjnsMYe1ehphMQ/viewform


Química- Maristela 2º A e B

Habilidade: Maristela

Habilidade: O modelo de Rutherford e a natureza elétrica dos materiais; O modelo de Bohr e a constituição da matéria.


Enviar uma foto da atividade para e-mail formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627


Filosofia/Sociologia

Faça um texto sobre qual a importância da  Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entrega dia 08/07/2020. valmirpaze@professor.educacao.sp.gov.br

9º ANO - 29 DE JUNHO A 03 DE JULHO

E.E.. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DO 9º ANO A, B, C
29 DE JUNHO  A 03 DE JULHO
______________________________________________________
Horário das aulas online

MATEMÁTICA - Professora Magaly
TURMA: 9ºANO C 
Habilidades:

(EF09MA18) - Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células capacidade de armazenamento de computadores, entre outros. 

Olá pessoal, essa semana daremos continuidade a nossa atividade no Kahoot. Vou enviar um link para vocês acessarem e fazerem 10 questões, estas que terão um cronômetro para cada questão de 1 minuto. As questões são básicas e visam retomar algumas habilidades que foram trabalhadas nos exercícios anteriormente propostos na nossa disciplina e pelo Centro de Mídias de São Paulo. Sua participação e esforço é muito importante.

Ao final da atividade, vocês vão poder visualizar suas pontuações em relação a dos colegas e ver como você está, mas não precisam colocar o nome podem apenas colocar o número de vocês, ou as inicias do nome, fiquem à vontade!

E para obterem a participação dessa tarefa, vou solicitar que ao término tirem foto da tela do computador ou celular sinalizando que chegaram ao fim do exercício e essa foto deve ser enviada,exclusivamente, para o meu e-mail greggiomagaly@gmail.com. Lembrando que sempre estou a disposição para dúvidas e dificuldades no envio!

Não esqueçam de colocar nome, número e a turma no e-mail.
A atividade será encerrada no dia 13/07/2020.

Para a realização da atividade, acessem o link:

REVISÃO 

OPERAÇÕES COM NOTAÇÃO CIENTIFICA

A notação científica utiliza-se de uma forma a escrever números utilizando a potência de 10. Ela tem a capacidade de reduzir a escrita de números que apresentem algarismos muito grandes.

Soma e subtração

A soma e a subtração a partir de notação científica deverão ser feitas da seguinte maneira:

a)    Somar/subtrair os números, repetindo a potência de 10.

b)   Potências 10 precisam apresentar o mesmo expoente.

Assim, temos os seguintes exemplos:

3,6 . 108 + 4,7 . 108 = (3,6 + 4,7) . 108  = 8,3 . 108

8,7 . 107 – 4,1. 107 = (8,7 – 4,1) . 107 = 4,6 . 107  

Divisão

A divisão por notação científica exige a divisão entre os algarismos e diminuir as potências de 10. Veja:

8,45 . 108 : 2,22 . 105 = (8,45 : 2,22) . 10(8-5)   = 3,8 . 103

Multiplicação

A multiplicação por notação científica exige a multiplicação dos algarismos, repetição da base 10 e a soma entre os expoentes. Veja:

2,1 . 1011 x 2,4 . 107 = (2,1 x 2,4) . 10(11+7) = 5,04 . 1018

Vídeo aula de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=GPTxrh_mhow

Assista o vídeo aulas indicadas para melhor esclarecimento, caso encontre dificuldades na execução dos exercícios procure ajuda de um colega ou de seu professor (virtualmente).

Notação Científica

A notação científica é uma forma de escrever números usando potência de 10. É utilizada para reduzir a escrita de números que apresentam muitos algarismos. Números muito pequenos ou muito grandes são frequentemente encontrados nas ciências em geral e escrever em notação científica facilita fazer comparações e cálculos.

Um número em notação científica apresenta o seguinte formato:

N . 10n

Sendo,

N um número real igual ou maior que 1 e menor que 10;
n um número inteiro (pode ser positivo ou negativo).

Exemplos

a) 6 590 000 000 000 000 = 6,59 . 10 15

b) 0, 000000000016 = 1,6 . 10 - 11

Como transformar um número em notação científica?

1º Passo: Escrever o número na forma decimal, com apenas um algarismo diferente de 0 na frente da vírgula.
2º Passo: Colocar no expoente da potência de 10 o número de casas decimais que tivemos que "andar" com a vírgula. Se ao andar com a vírgula o valor do número diminuiu, o expoente ficará positivo, se aumentou o expoente ficará negativo.
3º Passo: Escrever o produto (multiplicação) do número pela potência de 10.

Exemplos

1) Transformar o número 32 000 em notação científica.

·         Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 3 e o 2, pois desta forma ficaremos apenas com o algarismo 3 antes da vírgula;

·         Para colocar a vírgula nesta posição verificamos que tivemos que "andar" 4 casas decimais, visto que nos números inteiros a vírgula se encontra no final do número. Neste caso o 4 será o expoente da potência de 10.

·         Escrevendo em notação científica: 3,2 . 104

2) A massa de um elétron é de aproximadamente 0,000000000000000000000000000911 gramas. Transforme esse valor para notação científica.

·         Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 9 e o 1, pois desta forma ficaremos apenas com o algarismo 9 (que é o primeiro algarismo diferente de 0) antes da vírgula;

·         Para colocar a vírgula nesta posição "andamos" 28 casas decimais. É necessário lembrar que ao colocar a vírgula depois do 9, o número ficou com um valor maior, então para não modificar seu valor o expoente ficará negativo;

·         Escrevendo a massa do elétron em notação científica: 9,11 . 10 - 28 gramas






Atividade de Matemática
 Professor Danilo 
9A&B


Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.

Plano de aula alinhado à BNCC: EF07MA02


9º ano C - Português
Professora Luciene

Roteiro de Atividade – Semana de 29/06/2020 a 03/07/2020

Habilidades:
EF09LP04B  Escrever textos, de acordo com a norma-padrão gramatical, que respeitem as estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.

Período Simples e Período Composto - Revisão

Relembre o conceito de frase, oração e período, e também do que é Período Simples e Período Composto através do resumo abaixo:








Você pode também assistir aos seguintes Vídeos:

Período Simples e período composto: https://www.youtube.com/watch?v=CZTV26cLfKg

Agora, respondas as questões:
O questionário abaixo pode ser respondido e enviado a mim através do formulário, clicando nesse link: https://forms.gle/k1B3fnh7bPfHUbRS8
1. Analise as frases seguintes e identifique as que também são orações:
a) Parabéns por tudo.
b) Que comportamento agressivo!
c) Será que ele vem hoje?
d) Eu quero!
e) Agora, por favor!
f) Nem pense nisso.
2. Indique por quantas orações são formados os seguintes períodos:
a) Eu li e reli, mas mesmo assim não entendi.
b) Na semana passada fomos ver o filme do Batman.
c) A professora pediu atenção e os alunos ouviram em silêncio.
d) A minha vizinha me emprestou esse livro.

e) Desejo que você concretize todos os seus desejos e seja feliz para sempre.

3. De acordo com a quantidade de orações identificadas, classifique os períodos da questão 2 em simples ou compostos.

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

 **************************************************************
Além da atividade acima, vocês devem assistir às aulas de Português no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
__________________________________________________________________________ 
 9º anos A, B e C - Inglês
Teacher Luciene

Roteiro de Atividade – Semana de 29/06/2020 a 03/07/2020

Habilidades:
(EF09LI06)    Distinguir fatos de opiniões em textos argumentativos da esfera jornalística.
(EF09LI18)   Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
Read the text and answer the questions:




O questionário acima pode ser respondido e enviado à mim através do formulário, clicando nesse link: https://forms.gle/AxoXEwqtqdJaTXpF8

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
__________________________________________________________________________ 

9º ano A e B - ARTE
Prof. Anderson Sanchez.


Habilidade: (EF09AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

Habilidade: (EF09AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais, como também fatos, notícias, temáticas e situações atuais, como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo


Realize a atividade do link a seguir: ARTE 9A e 9B 2°BIMESTRE #form04 29/06 a 03/06


_____________________________________________
História- 9ºAno A e B - Profº Leilson  - 9ºAno C-Profª Valdilene
Habilidades: (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações
Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/5tdsqAmvjM2Y3See7
__________________________________________


Eletiva – Profissões
Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.
Responder a atividades acessando o link: 
https://forms.gle/CKxh3CKumQcYkQcXA    
                             _______________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFESSOR NIVALDO
9º A e C



__________________________________________


9º ano C ELETIVA
Inglês básico com jogos
Prof. Anderson Sanchez

Habilidades: -Construir repertório lexical
Relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de
lazer, esportes, animais entre outros).
-Ler e interpretar regras
-classificar, comparar
-inferir, deduzir
- Memorizar.
-Analisar e concluir.


-CULMINÂNCIA da Eletiva: Inglês básico com jogos.
Essa é a lição/projeto MAIS IMPORTANTE de toda a disciplina de Eletiva. A realização é imprescindível para uma boa nota final.
O QUE FAZER : Produção de boardgames/jogos de tabuleiro que testam o conhecimento de todo o conteúdo de inglês básico trabalhado na eletiva. + VIDEO CURTINHO mostrando você fazendo o game OU jogando.
MATERIAL NECESSÁRIO: FOLHA DE SULFITE OU FOLHA BRANCA (A do caderno de Arte serve), OU CARTOLINA.
COMO ENVIAR :
1-      Tire uma foto de boa qualidade, nítida e com foco do seu JOGO.
2-      Não grave um vídeo muito grande
3-      Escreva NOME, NÚMERO E SÉRIE/TURMA no campo assunto do e-mail.
4-      Envie para o e-mail do seu professor: andi-sanchez@hotmail.com
5-      OU Caso você esteja no grupo de whatsapp da sala converse com seu professor no privado para enviar a foto+ vídeo. MESMO ENVIANDO ASSIM , escreva/informe NOME, NÚMERO E SÉRIE/TURMA.

EXEMPLOS DE BOARD GAMES:  : 



__________________________________________
DISCIPLINA: CIÊNCIAS

 ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C para o período de 29/06 a 03/07

DISCIPLINA: CIÊNCIAS          

TEMA: Radiações e suas aplicações na saúde

Habilidades: EF09CI19* Discutir as relações entre as necessidades sociais e a evolução das tecnologias para a Saúde compreendendo, com base em indicadores, que o acesso à Saúde está relacionado à qualidade de vida de toda a população.

RESPONDER  AS ATIVIDADES NO LINK: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfHEY7PxLduQWQrSe6d96GcjciqYaZnNn8De61JhkSG74fH4w/viewform?usp=sf_link

O câncer no Brasil: passado e presente
A Medicina e os tumores malignos no século 19
      Durante o século 19, o saber médico sobre o câncer passou por muitas modificações. [...]
      Em um período marcado pelo grande desenvolvimento da cirurgia, a partir da descoberta
dos anestésicos em meados do século, do desenvolvimento das técnicas de assepsia, a
partir de 1860, e de novas técnicas mais invasivas para retirada de tumores, a cirurgia passou
a ser a especialidade médica mais próxima do câncer. No final do século 19, a extirpação
radical de tumores tornou-se a principal ação da medicina frente à doença.
      No entanto, apesar dos avanços, a eficácia dos tratamentos médicos do câncer continuava quase nula. Grande parte das cirurgias não tinha êxito, ou no máximo proporcionava
uma curta sobrevida ao doente. No campo dos tratamentos medicamentosos, a situação era
a mesma: as diferentes formas preconizadas para a regressão dos tumores não tinham nenhuma eficácia e, muitas vezes, ainda pioravam o estado geral do doente. [...]
      No Brasil do século 19, o problema do câncer também estava longe do monopólio do saber
e da prática médica. Na maioria dos casos, os atingidos pela doença passavam ao largo dos
poucos serviços médicos existentes, colocando sua sorte nas mãos dos mais variados agentes
da medicina popular, à época, responsável por grande parte das tentativas de cura. Os moribundos sem recursos, cancerosos ou atingidos por outros males, eram quase sempre abrigados em enfermarias a eles dedicadas nos diversos hospitais da Santa Casa da Misericórdia que, desde o século 16, começaram a surgir no
país. Os mais abastados eram tratados em suas residências, recebendo conforto médico e religioso como cuidados paliativos. Grande parte dos doentes, descrentes das possibilidades da
medicina, entregava sua sorte a curandeiros e outros agentes que julgava possuir poderes
mágicos de cura. [...]

Cenas da medicina popular no Rio de Janeiro do século XIX. Jean-Baptiste Debret. Loja de barbeiro, (1821).

Câncer e Medicina no início do século 20
      Na virada do século 19 para o século 20, ocorre uma transformação em relação à percepção social do câncer na Europa e nos Estados Unidos. Em um contexto de envelhecimento da população, diminuição paulatina da mortalidade por doenças infecciosas, recuo das epidemias e diminuição da fecundidade, o câncer passou a se mostrar mais presente, sendo o aumento da mortalidade a ele atribuída facilmente observado nos inquéritos epidemiológicos. De doença rara e excepcional, passou a ser visto como um problema de grande monta para a medicina europeia e estadunidense, uma ameaça cada vez mais temida e presente. [...]

      No campo dos conhecimentos e práticas médicas também ocorriam mudanças. No final
do século 19, os avanços da cirurgia possibilitaram os primeiros sucessos em remoções radicais de tumores, como as histerectomias e mastectomias totais, que passaram a ser procedimentos padrões em casos de câncer de colo do útero e de mama. Nesse mesmo período, a aproximação da Química e da Física à Medicina possibilitou o surgimento de novas tecnologias de tratamento do câncer. Em 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen desenvolveu o primeiro instrumento capaz de criar imagens do interior do organismo a partir de raios X. A nova tecnologia logo passou a ser utilizada para diagnostico de lesões internas. Pouco depois, em 1891, o casal franco-polonês Pierre e Marie Curie, pesquisando a radioatividade do urânio, verificou a existência de um novo elemento químico, o rádio. Em pouco tempo, os raios X e o rádio passaram a ser utilizados pelos médicos no tratamento de tumores, visto a menor resistência das células cancerosas à radiação. Apesar de essas descobertas datarem do final do século 19, somente a partir da segunda década do século 20 passaram a ser utilizadas em um maior número de casos. Até então, sua utilização esteve restrita a alguns tipos de câncer de pele, mais sensíveis a esse tipo de tratamento.

Uma das primeiras imagens de raios X, feitas por Roentgen, revela os diferentes graus de absorção dos raios pela
carne, pelos ossos, por uma pedra preciosa e pelo metal.

ATIVIDADES

1.Como era o tratamento do câncer no Brasil do século XIX? 

2. Quais fatos ocorridos na área científica contribuíram para um grande
avanço no tratamento de diversos tipos de câncer?
  

3.Qual característica podemos observar, no século XIX, sobre o tratamento do câncer? 

4.Por que durante boa parte do século XIX a Medicina não se aprofundou na busca de um tratamento eficaz de câncer, entregando, muitas vezes, a busca da cura para entidades religiosas?      

5)Satélites artificiais
O sistema GPS é muito usado pelas forças armadas (principalmente a norte-americana), nos
sistemas de defesa e lançamento de mísseis teleguiados, pois, devido à sua extrema precisão – de centímetros –, possibilita acertar um alvo a quilômetros de distância com margem de erro inferior a meio metro. É muito comum seu uso também em embarcações (iates, lanchas e navios) em substituição à bússola. Importante salientar que tudo isso só é possível graças ao auxílio dos satélites artificiais, sem os quais o volume e a qualidade das informações que nós nos acostumamos a receber seriam muito inferiores.
Disponível em: <http://super.abril.com.br/comportamento/satelites-artificiais-olhos-que-enxergam-de-longe>.
Acesso em: 20 fev. 2016. (Adaptado)

Os satélites citados no texto transmitem informação via:
A) ondas mistas.
B) ondas mecânicas.
C) ondas longitudinais.
D) ondas eletromagnéticas





Educação física professor Emerson 9° ano B


Corpo ,Saúde e Beleza


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbhKfApliTXGKYXs3ZpjO2pCKTYpSdQ-2wSwaMZ8jegX8XXA/viewform?usp=sf_link


__________________________________________________________________________

Atividade de Português- 29 a03 de junho/julho 2020.

Profª. Néia  9º A, B

Habilidades: (EF67LP01) Analisar a estrutura e funcionamento dos textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual.
(EF67LP02) Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, fábulas, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.
(EF67LP03) Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.

 

Leitura e Interpretação de texto gênero Fábula.

A fábula é uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história.

A RAPOSA E A CEGONHA

          Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar.

Querendo pregar uma peça na outra, serviu sopa num prato

raso. Claro que a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor

problema, mas a pobre cegonha, com seu bico comprido,

mal pôde tomar uma gota. O resultado foi que a cegonha

voltou para casa morrendo de fome.

A raposa fingiu que estava preocupada, perguntou se a

sopa não estava do gosto da cegonha, mas a cegonha não

disse nada. Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza

da raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar no

dia seguinte.

Assim que chegou, a raposa se sentou lambendo os

beiços de fome, curiosa para ver as delícias que a outra ia

servir. O jantar veio para a mesa numa jarra alta, de gargalo

estreito, onde a cegonha podia beber sem o menor problema.

A raposa, amoladíssima, só teve uma saída: lamber as

gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra.

Ela aprendeu muito bem a lição. Enquanto ia andando para

casa, faminta, pensava: “Não posso reclamar da cegonha.

Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro.”

MORAL DA HISTÓRIA: trate os outros tal como deseja ser tratado.

1. O objetivo da raposa, ao convidar a cegonha para jantar, era:

a. (   ) fazer as pazes, porque elas haviam brigado

b. (   ) ser gentil com a cegonha

c. (   ) fazer uma brincadeira de mau gosto

d. (   ) comer a cegonha, pois as raposas são caçadoras de aves

 

2. A cegonha:

a. (   ) gostou do jantar

b. (   ) não conseguiu tomar a sopa

c. (   ) não compareceu ao jantar

d. (   ) não tomou a sopa, mas comeu outras comidas

 

3. No trecho: “Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza da raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte.” Significa, nesse contexto, que:

a. (   ) a cegonha demonstrou ser gentil com a raposa, convidando-a para outro jantar.

b. (   ) a cegonha convidou a raposa para jantar porque queria despedir-se, pois ia viajar

c. (   ) a cegonha repetiu o convite e a brincadeira de mau gosto

d. (   ) a cegonha ficou zangada e não quis mais falar com a raposa

 

4. A frase: “Trate os outros tal como deseja ser tratado” pode ser substituída por:

a. (   ) Boa romaria faz quem na sua casa fica em paz.

b. (   ) Quem tudo quer, tudo perde.

c. (   ) Na casa do ferreiro, o espeto é de pau.

d. (   ) Não faça aos outros aquilo que não quer que lhe façam.

 

5. A palavra “bullying” é inglesa e quer dizer fazer troça, humilhar, constranger, fazer brincadeira de mau gosto. Na sua opinião, a raposa praticou o “bullying”? Justifique sua resposta.

____________________________________________________________

Atividade de ARTE
 Professora Michelle 
( 9º C )

AUTORETRATO: Pesquise o que é um autoretrato e copie em seu caderno de arte. 

 ATIVIDADE:

Faça um autoretrato, onde e como preferir, em seu caderno de arte use margem.

________________________________________________________________________



Atividade de PROJETO DE VIDA
 Professora Michelle 
( 9º A,B )


1-      Leia o texto a seguir:

“ Comunidade é um grupo de pessoas que reside em uma área geográfica determinada e compartilham um modo de vida e uma cultura em comum. Cada integrante, faz parte de uma história compartilhada, com os mesmos objetivos como identidade.

Comunidade não é somente as pessoas que compõem, em geral uma comunidade já existia antes do nascimento de qualquer residente atual e o normal é que continue existindo. É algo que vai além de seus integrantes, de seus residentes. Trata-se de um conjunto de interações, de práticas que tem sentido e atendem as expectativas de seus membros – Não somente ações, mas esperanças, valores, crenças e significados.

As comunidades nascem como espaços de troca, com necessidades para a vida cotidiana. As feiras de hoje tem origem nos antigos mercados de troca. Na comunidade, fixam-se pessoas em suas residências, criam-se vias de transportes e locais onde se desenvolvem várias atividades econômicas e administrativas, ao lado de atividades culturais e sociais.

Obras e serviços se multiplicam para atender as demandas da população trabalhadores, comerciantes, novos proprietários, pessoas responsáveis pelos serviços públicos e privados, organizações não governamentais “ ONG “. As comunidades possuem identidade e apresentam alguns aspectos que as tornam singulares, pois sua história varia de acordo com modos de vida e ocupação, além das características históricas, sociais e culturais. Entorno delas, a comunidades maiores ou menores, que se ajudam mutuamente em relação a educação, saúde e transporte.

2-       Considerando o texto, reflita e converse com seus colegas, via redes sociais, sobre como você participa de sua comunidade, das discussões pertencentes a ela como a crise da saúde atual ou a discussão sobre o racismo que esta acontecendo, converse como sente sua participação, sua importância ou relevância, em como você se vê com relação aos demais jovens de sua idade.

3-      Em seguida, faça uma redação em seu caderno de arte / diário, onde você expresse o que refletiu e conversou sobre isso e como você pensa que poderia atuar junto de sua comunidade.


______________________________________________________________________

TECNOLOGIA 9º SÉRIE B - Profª Grazielle

OBS: ESSA É A MESMA ATIVIDADE DA SEMANA PASSADA 22/06 A 26/06 ESTAREI RECEBENDO ATE SEXTA 03/07.

HABILIDADES: Identificar e diferenciar os principais sistemas operacionais, reconhecendo suas características e modo de utilização.

Analisar e interagir com outros modos de ler e escrever, por meio de experiencias que favoreçam múltiplas linguagens e expressões, em projetos que possibilitem compartilhamento de ideias.

Responda a atividade acessando o link:https://forms.gle/kUmQsRGTqGrUEHeU9

______________________________________________________________________ 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.

Habilidades: Engajamento e comprometimento.

OBS: Verifique se seu nome esta na lista, caso esteja você faz parte dessa Eletiva e deve responder o Formulário (3 perguntas): 

ANA PAULA MATEUS

ERIK GABRIEL METZHER DA SILVA

JENIFER MARTINS RODRIGUES

KAUAN ARAUJO SIMPLICIO

SAMUEL RAMOS BIZERRA

ALESSANDRA CRISTINA B. S. CARDOSO

FELIPE HENRIQUE MAXIMIANO DA SILVA

LUCAS RODRIGUES DA SILVA

LUCAS RAFAEL DOS SANTOS

OCTAVIO DE MELO COLVARA

DAVY ASSIS PEREIRA DA SILVA

GABRIEL MONTANARO BISSOLI

JEOVANA MIRELLA DUARTE DE OLIVEIRA

LUAN NASCIMENTO DIAS

VINICIUS SIMOES SILVA

ALEX VINICIUS CHEREDA PEREIRA

GUSTAVO RAFAEL DA SILVA ROSA

JULIANA CAROLINA DE OLIVEIRA

KAUAN DYOGO LEÃO FERREIRA DA SILVA

NATHALY ROVELI DE ANDRADE DE BARROS FERREIRA

ALISSON DE AZEVEDO DOS SANTOS

JEOVAN LUKAS MIRANDA

JOÃO VITOR CRISTOVAM DA SILVA

NICOLAS RODRIGUES DA SILVA

SUELLEN GISLAINE SANTANA FRANCISCO

ERIK OLIVEIRA BATISTA

LUCAS DA COSTA BARROS DE SOUZA

MATHEUS HENRIQUE DE SOUZA SILVA

LAVINYA VICTORIA BRITO CORREIA DA SILVA

THIAGO GARCIA TEIXEIRA SILVA

ERIC ALEIXO PIERRE

HIGOR VINICIUS RIBEIRO DOS SANTOS

JULIO CESAR AMARAL DOS SANTOS

RHUAN DE AZEVEDO DE SARRO

 

 

Preciso urgentemente criar um canal para me comunicar com vocês. Caso contrário não será possível avalia-los (sem nota)!  

FORMULÁRIO:   

https://forms.gle/YJBuFVDEToJRKC8g9 



                            Tecnologia  Maristela 9- C

Habilidade: Analisar e interagir com outros modos de ler e escrever, por meio de experiências que favoreçam múltiplas linguagens e expressões, em projetos que possibilitem compartilhamento de ideias.

Enviar por e-mail a foto das atividades ou whatsApp 981365627

______________________________________________________________________ 




Disciplina - Geografia:Professora Cristiane

Habilidade:  Dessa Semana (EF09GE05) Analisar fatos e situações referentes à integração mundial econômica, política e cultural e comparar as características e fenômenos dos processos de globalização e mundialização.

 (EF09GE09) Analisar as relações entre o local e o global e discutir a pluralidade de sujeitos em diferentes lugares.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScxGYbXG5oF5Xu_EqdDEXAm1h51baew3MuSiRffHgGUODNmoA/viewform 

Observação fazer a apostila paginas 41 a 51.


Olá, galerinha! Essa semana vamos continuar com a atividade da semana passada, para que vocês possam ter mais tempo de desenvolver os exercícios propostos e aprenderem mais. Vamos aproveitar essa oportunidade e entregar a atividade que foi estabelecida anteriormente! Um abraço e bons estudos.

__________________________________________________________________________

Eletiva de Fotografia - Profª Regiane

É A MESMA ATIVIDADE DA SEMANA PASSADA SE VOCÊ JÁ FEZ NÃO PRECISA FAZER DE NOVO.

Acesse o link abaixo para realizar a atividade:

__________________________________________________________________________

  Ano  -  Eletiva - show fashion  - Profª Aurinda 

Proª Aurinda Prado

Habilidade: - Compreender a importância da comunicação por meio da tecnologia de informação em tempos de Pandemia.

 

Atividade: Vamos colher informações que possam auxiliar, na produção de um vídeo, assim como despertar novas possibilidades e ideias.

Se tratando de um projeto, vamos através desta atividade buscar ampliar conhecimento que permita que finalizemos o mesmo com sucesso, o site sugerido a todos encontra se abaixo:

https://www.kizoa.com.br/Fazer-Editor-Video-Online?gclid=Cj0KCQjw6PD3BRDPARIsAN8pHuFHQ6bcXshKJBQigmTxeynEWeCcdMWdSy2iRJNetmTax5HSHd5_ttwaAuV-EALw_wcB

 Após visitar o site responda:

 1- Analise o site e responda o que você achou do mesmo?

 2 - Nosso foco é sustentabilidade, o que você entende por sustentabilidade?

 3 -  Você tem mais uma semana para concluir a customização do item escolhido, produzir um pequeno vídeo e encaminhar, para o professor, pois estamos na reta de conclusão do projeto e fechamento do 2º bimestre, sendo assim responda você acha o tempo suficiente? Explique sua resposta.

Encaminhar atividade para :

aurinda@prof.educacao.sp.gov.br ou aurindavieira1@gmail.com

______________________________________