-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

19 junho, 2020

8º ANO -22 a 26 DE JUNHO

E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DO 8º ANO A, B e C
22  A 26 DE JUNHO
_____________________________________________
HORÁRIO DAS AULAS ONLINE


MATEMÁTICA - Professora Magaly 
Habilidades:

(EF08MA11) - Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.
(EFMA01) - Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

Olá pessoal, essa semana realizaremos nossa atividade no Kahoot. Vou enviar um link para vocês acessarem e fazerem 10 questões, estas que terão um cronômetro para cada questão de 1 minuto. As questões são básicas e visam retomar algumas habilidades que foram trabalhadas nos exercícios anteriormente propostos na nossa disciplina e pelo Centro de Mídias de São Paulo. Sua participação e esforço é muito importante.

Ao final da atividade, vocês vão poder visualizar suas pontuações em relação a dos colegas e ver como você está, mas não precisam colocar o nome podem apenas colocar o número de vocês, ou as inicias do nome, fiquem à vontade!

E para obterem a participação dessa tarefa, vou solicitar que ao término tirem foto da tela do computador ou celular sinalizando que chegaram ao fim do exercício e essa foto deve ser enviada,exclusivamente, para o meu e-mail greggiomagaly@gmail.com. Lembrando que sempre estou a disposição para dúvidas e dificuldades no envio!


Não esqueçam de colocar nome, número e a turma no e-mail.
A atividade será encerrada no dia 03/07/2020.

Para a realização da atividade, acessem o link:
__________________________________________________

8º anos A, B e C - Português

Professora Luciene

 

Roteiro de Atividade – Semana de 22/06/2020 a 26/06/2020

 

Habilidades:

EF69LP43A  "Identificar os modos de introdução de outras vozes no texto as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos."

 

INTERTEXTUALIDADE

 

Para conhecer o que é a intertextualidade, vocês podem ler (não precisa copiar) o texto abaixo, ou podem acessar o site onde ele se encontra e é possível ouvir o áudio, através do link: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/intertextualidade-.htm

 

 

Diálogo entre dois ou mais textos, que não precisam ser necessariamente de um mesmo gênero, a intertextualidade é um fenômeno que pode manifestar-se de diferentes maneiras.

Você sabia que os textos podem conversar entre si? Sim, isso é possível, e a esse fenômeno damos o nome de intertextualidade. Essa ocorrência pode ser implícita ou explícita, feita por meio de paródia ou por meio da paráfrase. O que esses variados tipos têm em comum? Todos eles resgatam referências nos chamados textos-fonte, que são aqueles textos considerados fundamentais em uma cultura.

Para que você entenda melhor o conceito de intertextualidade, basta analisar a estrutura da palavra: inter é um sufixo de origem latina e faz referência à noção de relação. Por isso, é correto afirmar que a intertextualidade refere-se às relações entre os textos, assim como é correto afirmar que todo texto, em maior ou menor grau, é um intertexto, e isso acontece em virtude das relações dialógicas firmadas. Ainda está difícil de entender? Veja só um exemplo:

 

Bom conselho

Ouça um bom conselho

Que eu lhe dou de graça

Inútil dormir que a dor não passa

Espere sentado

Ou você se cansa

Está provado, quem espera nunca alcança

 

Venha, meu amigo

Deixe esse regaço

Brinque com meu fogo

Venha se queimar

Faça como eu digo

Faça como eu faço

Aja duas vezes antes de pensar

 

Corro atrás do tempo

Vim de não sei onde

Devagar é que não se vai longe

Eu semeio o vento

Na minha cidade

Vou pra rua e bebo a tempestade.

(Chico Buarque)

 

Ao ler a letra da música composta por Chico Buarque, você notou algo familiar? Provavelmente sim! Isso aconteceu porque o cantor e compositor apropriou-se de alguns ditados populares, mas em vez de citá-los, isto é, empregá-los como eles exatamente são, Chico optou por parodiá-los, invertendo seus significados e atribuindo-lhes novos sentidos, o que confere à música o efeito de humor. Esse tipo de estratégia textual é muito comum na literatura brasileira, recorrente principalmente no gênero poema. Veja outro exemplo de intertextualidade:

 

Canção do Exílio

(Gonçalves Dias)

 

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

 

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.

 

Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

 

Não pare agora...Tem mais depois da publicidade ;)

 

Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar — sozinho, à noite —

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

 

Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

 

Que não encontro por cá;

Sem qu’inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

 

Canto de regresso à pátria

(Oswald de Andrade)

 

Minha terra tem palmares

Onde gorjeia o mar

Os passarinhos daqui

Não cantam como os de lá

 

Minha terra tem mais rosas

E quase que mais amores

Minha terra tem mais ouro

Minha terra tem mais terra

 

Ouro terra amor e rosas

Eu quero tudo de lá

Não permita Deus que eu morra

Sem que volte para lá

 

Não permita Deus que eu morra

Sem que volte pra São Paulo

Sem que veja a Rua 15

E o progresso de São Paulo.

 

No exemplo acima, o texto-fonte é o poema de Gonçalves Dias, um dos principais representantes da primeira fase do Romantismo brasileiro. A partir dele, Oswald de Andrade, que integrou o movimento modernista, construiu uma paródia, transportando o poema escrito no século XIX para a então realidade da segunda década do século XX, dando-lhe assim um ar de modernidade.

Como você pôde perceber, a intertextualidade pode acontecer com textos dos variados gêneros: pode surgir em uma letra de música, em um poema, nos textos em prosa e até mesmo nos textos publicitários. Só é capaz de reconhecê-la o leitor habilidoso, aquele que já entrou em contato com diversos textos-fonte ao longo da vida. Isso significa que a interpretação de texto não depende apenas do conhecimento do código (nossa língua portuguesa), mas também das relações intertextuais que influenciam de maneira decisiva o processo de compreensão e de produção de textos.

Para ajudá-lo(a) em sua rotina de estudos, o Brasil Escola preparou uma seção dedicada à intertextualidade e suas diferentes ocorrências. Nela você encontrará artigos que abordarão os tipos de intertextualidade (implícita e explícita) e também as diferentes formas por meio das quais esse elemento da textualidade manifesta-se. Além disso, você vai conhecer outros elementos interessantes, entre eles o hipertexto, um tipo dinâmico e interativo de intertextualidade.

 

 

Você pode complementar as informações através do vídeo linkado aqui: https://www.youtube.com/watch?v=DS5r3S_jGY0

 

O questionário abaixo pode ser respondido e enviado à mim através do formulário, clicando nesse link: https://forms.gle/5BnENB8RRWAqZZJv8


Após ler e assistir ao vídeo, você pode, com muita atenção, responder ao questionário abaixo:

 

1. Intertextualidade: (ENEM- 2009)

Texto I

O professor deve ser um guia seguro, muito senhor de sua língua; se outra for a orientação, vamos cair na “língua brasileira”, refúgio nefasto e confissão nojenta de ignorância do idioma pátrio, recurso vergonhoso de homens de cultura falsa e de falso patriotismo. Como havemos de querer que respeitem a nossa nacionalidade se somos os primeiros a descuidar daquilo que exprime e representa o idioma pátrio?

ALMEIDA, N. M. Gramática metódica da língua portuguesa. Prefácio. São Paulo: Saraiva, 1999 (adaptado).

 

Texto II

Alguns leitores poderão achar que a linguagem desta Gramática se afasta do padrão estrito usual neste tipo de livro. Assim, o autor escreve tenho que reformular, e não tenho de reformular; pode-se colocar dois constituintes, e não podem-se colocar dois constituintes; e assim por diante. Isso foi feito de caso pensado, com a preocupação de aproximar a linguagem da gramática do padrão atual brasileiro presente nos textos técnicos e jornalísticos de nossa época.

REIS, N. Nota do editor. PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 1996.

 

Confrontando-se as opiniões defendidas nos dois textos, conclui-se que:

a) ambos os textos tratam da questão do uso da língua com o objetivo de criticar a linguagem do brasileiro.

b) os dois textos defendem a ideia de que o estudo da gramática deve ter o objetivo de ensinar as regras prescritivas da língua.

c) a questão do português falado no Brasil é abordada nos dois textos, que procuram justificar como é correto e aceitável o uso coloquial do idioma.

d) o primeiro texto enaltece o padrão estrito da língua, ao passo que o segundo defende que a linguagem jornalística deve criar suas próprias regras gramaticais.

e) o primeiro texto prega a rigidez gramatical no uso da língua, enquanto o segundo defende uma adequação da língua escrita ao padrão atual brasileiro.

 

2. Intertextualidade: (ENEM – 2010)

Fora da ordem

Em 1588, o engenheiro militar italiano Agostinho Romelli publicou Le Diverse ET Artificiose Machine , no qual descrevia uma máquina de ler livros. Montada para girar verticalmente, como uma roda de hamster, a invenção permitia que o leitor fosse de um texto ao outro sem se levantar de sua cadeira.

Hoje podemos alternar entre documentos com muito mais facilidade – um clique no mouse é suficiente para acessarmos imagens, textos, vídeos e sons instantaneamente. Para isso, usamos o computador, e principalmente a internet – tecnologias que não estavam disponíveis no Renascimento, época em que Romelli viveu.

BERCITTO, D. Revista Língua Portuguesa. Ano II. N°14.

O inventor italiano antecipou, no século XVI, um dos princípios definidores do hipertexto: a quebra de linearidade na leitura e a possibilidade de acesso ao texto conforme o interesse do leitor. Além de ser característica essencial da internet, do ponto de vista da produção do texto, a hipertextualidade se manifesta também em textos impressos, como:

a) dicionários, pois a forma do texto dá liberdade de acesso à informação.

b) documentários, pois o autor faz uma seleção dos fatos e das imagens.

c) relatos pessoais, pois o narrador apresenta sua percepção dos fatos.

d) editoriais, pois o editorialista faz uma abordagem detalhada dos fatos.

e) romances românticos, pois os eventos ocorrem em diversos cenários.

 

3. Intertextualidade: (ENEM – 2005)

 

Leia estes textos.

Texto 1

 


 

Texto 2

Sonho Impossível

Sonhar

Mais um sonho impossível

Lutar

Quando é fácil ceder

Vencer o inimigo invencível

Negar quando a regra é vender

Sofrer a tortura implacável

Romper a incabível prisão

Voar num limite improvável

Tocar o inacessível chão

É minha lei, é minha questão

Virar esse mundo

Cravar esse chão

Não me importa saber

Se é terrível demais

Quantas guerras terei que vencer

Por um pouco de paz

E amanhã se esse chão que eu beijei

For meu leito e perdão

Vou saber que valeu delirar

 

E morrer de paixão

E assim, seja lá como for

Vai ter fim a infinita aflição

E o mundo vai ver uma flor

Brotar do impossível chão.

(J. Darione – M. Leigh – Versão de Chico Buarque de Hollanda e Ruy Guerra, 1972.)

 

 

A tirinha e a canção apresentam uma reflexão sobre o futuro da humanidade. É correto concluir que os dois textos:

a) afirmam que o homem é capaz de alcançar a paz.

b) concordam que o desarmamento é inatingível.

c) julgam que o sonho é um desafio invencível.

d) têm visões diferentes sobre um possível mundo melhor.

e) transmitem uma mensagem de otimismo sobre a paz.

 

4. Intertextualidade: (ENEM – 2005)

A DANÇA E A ALMA

A DANÇA? Não é movimento,

súbito gesto musical.

É concentração, num momento,

da humana graça natural.

No solo não, no éter pairamos,

nele amaríamos ficar.

A dança – não vento nos ramos:

seiva, força, perene estar.

Um estar entre céu e chão,

novo domínio conquistado,

 

onde busque nossa paixão

libertar-se por todo lado…

Onde a alma possa descrever

suas mais divinas parábolas

sem fugir à forma do ser,

por sobre o mistério das fábulas.

(Carlos Drummond de Andrade. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964. p. 366.)

 

A definição de dança, em linguagem de dicionário, que mais se aproxima do que está expresso no poema é:

a) a mais antiga das artes, servindo como elemento de comunicação e afirmação do homem em todos os momentos de sua existência.

b) a forma de expressão corporal que ultrapassa os limites físicos, possibilitando ao homem a liberação de seu espírito.

c) a manifestação do ser humano, formada por uma sequência de gestos, passos e movimentos desconcertados.

d) o conjunto organizado de movimentos do corpo, com ritmo determinado por instrumentos musicais, ruídos, cantos, emoções etc.

e) o movimento diretamente ligado ao psiquismo do indivíduo e, por consequência, ao seu desenvolvimento intelectual e à sua cultura.

 

4. Com suas palavras, resuma: o que é a intertextualidade?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________ 

 

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************

Além da atividade acima, vocês devem assistir às aulas de Português no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

__________________________________________________________________________

 

Professor Eliezer tecnologia e inovação 8ºA

Projeto cyberbullying


Bem pessoal, preciso que façam essa atividade e me envie por email

profeliezer@yahoo.com

Não esqueça de colocar nome, ano e numero

Ou pelo WhatsApp 996460862

_______________________________________________

Professor Eliezer projeto de vida 8ºB

Projeto cyberbullying


Bem pessoal, preciso que façam essa atividade e me envie por email

profeliezer@yahoo.com

Não esqueça de colocar nome, ano e numero

Ou pelo WhatsApp 996460862

__________________________________________________

Atividades de 22 a 26 de junho (8ºA,B,C)
Disciplina ARTE
Prof. Michelle

Pesquise canções brasileiras que retratam as condições de vida na zona urbana. Escreva a letra de duas delas, sem esquecer de anotar o título da canção, nome do compositor e do intérprete. Por fim, grife os trechos que retratam as condições de vida na cidade.
* Essa atividade terá nota de trabalho bimestral.
* Deixe tudo registrado no caderno de arte e me envie pelo whatsapp.
________________________________________________


Disciplina de Geografia-Professora:Cristiane 8ºC

As potencias tradicionais e Emergentes na Ordem Mundial do Póss Guerra

EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país e analisar os conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalização a partir do pós guerra.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVBX1eIbZbQl4F0Ha5lwCf7loIo8cLznxliwEml78YVC9-fg/viewform 

__________________________________________________


ELETIVA FORTALEÇA-SE Prof Eliezer 8ºA,B,C

Musculação

Com base na aula anterior recorte uma imagem ou impresso de uma pessoa fazendo barra fixa e abaixo escreva os músculos envolvidos faça em uma cartolina como o exemplo abaixo

Exemplo:

Atenção preciso que todos os alunos que fazem eletiva fortaleça entre em contato comigo pelo whatsapp 996460862 para add no grupo

 

Palavras chave para pesquisa barra fixa músculos envolvidos.

Tire foto e envie para o email:

profeliezer@yahoo.com

____________________________________________________________


ELETIVA Loud Games
( APENAS 8º B )
Professora: MICHELLE

Atenção! vamos dar continuidade em nossa eletiva, peço que vocês acessem o vídeo do link abaixo, conheça um pouco sobre o programa, pra quem já conhece aprimore seus conhecimentos, iremos criar nosso jogo através desse programa no retorno as aulas presenciais. Enquanto isso, vão aprendendo a lidar com o programa.
* Qualquer sugestão, dificuldade... me procurem pelo whatsapp.


____________________________________________________________________


Ciências

Profª Mileni


Habilidade:  (EF08CI07) Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.


Para continuar os estudos sobre Reprodução, acesse link abaixo, é o documento utilizado na aula anterior para explicação, você pode usar ele como base para seus estudos.


Após estudar o documento acima, faça a atividade 3 do Caderno do Aluno - Formas de propagação vegetativa artificial (pg 12), seguindo as instruções abaixo:


Faça uma pesquisa sobre três tipos de propagação vegetal utilizados pelo ser humano no plantio e preencha a seguinte tabela

Tipo de Propagação

Por que é utilizada?

Vantagens

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Responda às questões:

1.      As propagações vegetais são formas de reprodução

(  ) Sexuada

(  ) Assexuada

 

2.      Comente uma DESVANTAGEM de utilizar a propagação artificial como reprodução vegetal.



Após realizar a pesquisa e responder às questões envie para sua professora pelo whatsapp, Google sala de aula ou email (promileni@gmail.com)


Não deixe de fazer e enviar.


Aula online de Ciências

Quarta-feira às 15:00 pelo Google meets. O link será envia via whatsapp e google sala de aula.

Participem!!!


Bons Estudos!

____________________________________



Tecnologia - 8ºB

Profª Mileni


Habilidade: (EF89TEC13) Analisar o fenômeno dos influenciadores digitais, comparando diferentes perfis, levantando hipóteses sobre as possíveis razões de sucesso junto a seguidores e identificando o funcionamento de algoritmos que medem a influência social.


Assista ao vídeo sobre influenciadores digitais: Influenciadores digitais em debate

Após assistir ao vídeo responda ao formulário acessando o link abaixo:

https://forms.gle/M4UwiLnKQJGTAvR17


Bons Estudos!

____________________________


ELETIVA SAÚDE

Profª  Ida Maria 

Caso tenham duvida é só entrar em contato por e-mail: profidamaria@gmail.com

Trabalho Final

Vamos planejar a culminância:

Me enviem por e-mail ou Whatsapp um resumo do que vocês pretendem falar: Qual o assunto, porque é importante, dados sobre esse tema e o que mais acharem interessante.

____________________________

___________________________________________________________________


Geografia 8° Ano A e B - Profª Regiane


Acesse o link abaixo para realizar a atividade:

https://forms.gle/MyYQXEcevv7w2qM86

_____________________________________________________________________________________



__________________________________________________________________


Brasil a colônia que virou reino /Prof. Valdilene/História/ 22 a 26/06
Habilidade: Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte Portuguesa em 1808 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

Acesse o link para fazer as atividades da semana e-mail: valdilene.osuzza@yahoo.com.br

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPSjMIOREnhtV_51QuJ8iWOivsZymKbUiaSaP4M-Mb5Msnpw/viewform?usp=pp_url

Inglês     8º ano       22 a 26/06

A atividade é a mesma da semana passada, quem

já fez não precisa enviar novamente.

Professora Eliane

Habilidades

EF08LI03-
Construir o sentido global de textos, relacionando suas partes, o assunto
principal e informações relevantes.

 EF08LI04- Utilizar recursos e repertório
linguísticos apropriados para informar/ comunicar/falar do futuro: planos,
previsões, possibilidades e probabilidades.

 

Para
responder as questões acesse o link:

https://forms.gle/cN4tedYqHF9NooVh9

Se tiver dúvidas entre em
contato com a professora através do

e-mail:     eliane.criss10e@gmail.com

 

PROJETO DE VIDA - 8º ANO A
PROFESSORA SILVIA

TECNOLOGIA - 8º ANO C
PROFESSORA SILVIA

Educação Fisica 8° Ano A - Prof Junior


Acesse o link abaixo para realizar a atividade:

https://forms.gle/mc7CQNYXYh96P3T7A