8º anos A, B e C - Português
Professora
Luciene
Roteiro
de Atividade – Semana de 22/06/2020
a 26/06/2020
Habilidades: EF69LP43A "Identificar os modos de introdução de
outras vozes no texto as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no
texto a posição do autor e dos outros autores citados e os elementos de
normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e
paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos
científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a
retextualização ocorrem nesses textos." |
INTERTEXTUALIDADE
Para conhecer o que é a intertextualidade, vocês podem ler
(não precisa copiar) o texto abaixo, ou podem acessar o site onde ele se
encontra e é possível ouvir o áudio, através do link: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/intertextualidade-.htm
Diálogo entre dois ou mais textos, que não
precisam ser necessariamente de um mesmo gênero, a intertextualidade é um
fenômeno que pode manifestar-se de diferentes maneiras. Você sabia que os textos podem conversar
entre si? Sim, isso é possível, e a esse fenômeno damos o nome de
intertextualidade. Essa ocorrência pode ser implícita ou explícita, feita por
meio de paródia ou por meio da paráfrase. O que esses variados tipos têm em comum?
Todos eles resgatam referências nos chamados textos-fonte, que são aqueles
textos considerados fundamentais em uma cultura. Para que você entenda melhor o conceito de
intertextualidade, basta analisar a estrutura da palavra: inter é um sufixo
de origem latina e faz referência à noção de relação. Por isso, é correto
afirmar que a intertextualidade refere-se às relações entre os textos, assim
como é correto afirmar que todo texto, em maior ou menor grau, é um
intertexto, e isso acontece em virtude das relações dialógicas firmadas.
Ainda está difícil de entender? Veja só um exemplo: Bom conselho Ouça
um bom conselho Que
eu lhe dou de graça Inútil
dormir que a dor não passa Espere
sentado Ou
você se cansa Está
provado, quem espera nunca alcança Venha,
meu amigo Deixe
esse regaço Brinque
com meu fogo Venha
se queimar Faça
como eu digo Faça
como eu faço Aja
duas vezes antes de pensar Corro
atrás do tempo Vim
de não sei onde Devagar
é que não se vai longe Eu
semeio o vento Na
minha cidade Vou
pra rua e bebo a tempestade. (Chico
Buarque) Ao ler a letra da música composta por Chico
Buarque, você notou algo familiar? Provavelmente sim! Isso aconteceu porque o
cantor e compositor apropriou-se de alguns ditados populares, mas em vez de
citá-los, isto é, empregá-los como eles exatamente são, Chico optou por
parodiá-los, invertendo seus significados e atribuindo-lhes novos sentidos, o
que confere à música o efeito de humor. Esse tipo de estratégia textual é
muito comum na literatura brasileira, recorrente principalmente no gênero
poema. Veja outro exemplo de intertextualidade: Canção do Exílio (Gonçalves
Dias) Minha
terra tem palmeiras, Onde
canta o Sabiá; As
aves, que aqui gorjeiam, Não
gorjeiam como lá. Nosso
céu tem mais estrelas, Nossas
várzeas têm mais flores, Nossos
bosques têm mais vida, Nossa
vida mais amores. Em
cismar, sozinho, à noite, Mais
prazer encontro eu lá; Minha
terra tem palmeiras, Onde
canta o Sabiá. Não
pare agora...Tem mais depois da publicidade ;) Minha
terra tem primores, Que
tais não encontro eu cá; Em
cismar — sozinho, à noite — Mais
prazer encontro eu lá; Minha
terra tem palmeiras, Onde
canta o Sabiá. Não
permita Deus que eu morra, Sem
que eu volte para lá; Sem
que desfrute os primores Que
não encontro por cá; Sem
qu’inda aviste as palmeiras, Onde
canta o Sabiá. Canto
de regresso à pátria (Oswald
de Andrade) Minha
terra tem palmares Onde
gorjeia o mar Os
passarinhos daqui Não
cantam como os de lá Minha
terra tem mais rosas E
quase que mais amores Minha
terra tem mais ouro Minha
terra tem mais terra Ouro
terra amor e rosas Eu
quero tudo de lá Não
permita Deus que eu morra Sem
que volte para lá Não
permita Deus que eu morra Sem
que volte pra São Paulo Sem
que veja a Rua 15 E
o progresso de São Paulo. No exemplo acima, o texto-fonte é o poema de
Gonçalves Dias, um dos principais representantes da primeira fase do
Romantismo brasileiro. A partir dele, Oswald de Andrade, que integrou o
movimento modernista, construiu uma paródia, transportando o poema escrito no
século XIX para a então realidade da segunda década do século XX, dando-lhe
assim um ar de modernidade. Como você pôde perceber, a intertextualidade
pode acontecer com textos dos variados gêneros: pode surgir em uma letra de
música, em um poema, nos textos em prosa e até mesmo nos textos
publicitários. Só é capaz de reconhecê-la o leitor habilidoso, aquele que já
entrou em contato com diversos textos-fonte ao longo da vida. Isso significa
que a interpretação de texto não depende apenas do conhecimento do código (nossa
língua portuguesa), mas também das relações intertextuais que influenciam de
maneira decisiva o processo de compreensão e de produção de textos. Para ajudá-lo(a) em sua rotina de estudos, o
Brasil Escola preparou uma seção dedicada à intertextualidade e suas
diferentes ocorrências. Nela você encontrará artigos que abordarão os tipos
de intertextualidade (implícita e explícita) e também as diferentes formas
por meio das quais esse elemento da textualidade manifesta-se. Além disso,
você vai conhecer outros elementos interessantes, entre eles o hipertexto, um
tipo dinâmico e interativo de intertextualidade. |
Você pode complementar as informações através do vídeo linkado
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=DS5r3S_jGY0
O questionário abaixo pode ser respondido e enviado à mim através do formulário, clicando nesse link: https://forms.gle/5BnENB8RRWAqZZJv8
Após ler e assistir ao
vídeo, você pode, com muita atenção, responder ao questionário abaixo:
1. Intertextualidade: (ENEM- 2009)
Texto I
O professor deve ser um
guia seguro, muito senhor de sua língua; se outra for a orientação, vamos cair
na “língua brasileira”, refúgio nefasto e confissão nojenta de ignorância do
idioma pátrio, recurso vergonhoso de homens de cultura falsa e de falso
patriotismo. Como havemos de querer que respeitem a nossa nacionalidade se
somos os primeiros a descuidar daquilo que exprime e representa o idioma
pátrio?
ALMEIDA, N. M.
Gramática metódica da língua portuguesa. Prefácio. São Paulo: Saraiva, 1999
(adaptado).
Texto II
Alguns leitores poderão
achar que a linguagem desta Gramática se afasta do padrão estrito usual neste
tipo de livro. Assim, o autor escreve tenho que reformular, e não tenho de
reformular; pode-se colocar dois constituintes, e não podem-se colocar dois
constituintes; e assim por diante. Isso foi feito de caso pensado, com a
preocupação de aproximar a linguagem da gramática do padrão atual brasileiro
presente nos textos técnicos e jornalísticos de nossa época.
REIS, N. Nota do
editor. PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática,
1996.
Confrontando-se as
opiniões defendidas nos dois textos, conclui-se que:
a) ambos os textos tratam da questão do uso da
língua com o objetivo de criticar a linguagem do brasileiro.
b) os dois textos defendem a ideia de que o estudo
da gramática deve ter o objetivo de ensinar as regras prescritivas da língua.
c) a questão do português falado no Brasil é
abordada nos dois textos, que procuram justificar como é correto e aceitável o
uso coloquial do idioma.
d) o primeiro texto enaltece o padrão estrito da
língua, ao passo que o segundo defende que a linguagem jornalística deve criar
suas próprias regras gramaticais.
e) o primeiro texto prega a rigidez gramatical
no uso da língua, enquanto o segundo defende uma adequação da língua escrita ao
padrão atual brasileiro.
2. Intertextualidade: (ENEM – 2010)
Fora da ordem
Em
1588, o engenheiro militar italiano Agostinho Romelli publicou Le Diverse ET
Artificiose Machine , no qual descrevia uma máquina de ler livros. Montada para
girar verticalmente, como uma roda de hamster, a invenção permitia que o leitor
fosse de um texto ao outro sem se levantar de sua cadeira.
Hoje
podemos alternar entre documentos com muito mais facilidade – um clique no
mouse é suficiente para acessarmos imagens, textos, vídeos e sons
instantaneamente. Para isso, usamos o computador, e principalmente a internet –
tecnologias que não estavam disponíveis no Renascimento, época em que Romelli
viveu.
BERCITTO, D. Revista
Língua Portuguesa. Ano II. N°14.
O inventor italiano
antecipou, no século XVI, um dos princípios definidores do hipertexto: a quebra
de linearidade na leitura e a possibilidade de acesso ao texto conforme o
interesse do leitor. Além de ser característica essencial da internet, do ponto
de vista da produção do texto, a hipertextualidade se manifesta também em
textos impressos, como:
a) dicionários, pois a forma do texto dá
liberdade de acesso à informação.
b) documentários, pois o autor faz uma seleção dos
fatos e das imagens.
c) relatos pessoais, pois o narrador apresenta sua
percepção dos fatos.
d) editoriais, pois o editorialista faz uma
abordagem detalhada dos fatos.
e) romances românticos, pois os eventos ocorrem em
diversos cenários.
3. Intertextualidade: (ENEM – 2005)
Leia estes textos.
Texto 1
Texto 2
Sonho Impossível
Sonhar
Mais um sonho
impossível
Lutar
Quando é fácil ceder
Vencer o inimigo
invencível
Negar quando a regra é
vender
Sofrer a tortura
implacável
Romper a incabível
prisão
Voar num limite improvável
Tocar o inacessível
chão
É minha lei, é minha
questão
Virar esse mundo
Cravar esse chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei
que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã se esse chão
que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu
delirar
E morrer de paixão
E assim, seja lá como
for
Vai ter fim a infinita
aflição
E o mundo vai ver uma
flor
Brotar do impossível
chão.
(J. Darione – M. Leigh
– Versão de Chico Buarque de Hollanda e Ruy Guerra, 1972.)
A tirinha e a canção apresentam
uma reflexão sobre o futuro da humanidade. É correto concluir que os dois
textos:
a) afirmam que o homem é capaz de alcançar a paz.
b) concordam que o desarmamento é inatingível.
c) julgam que o sonho é um desafio invencível.
d) têm visões diferentes sobre um possível
mundo melhor.
e) transmitem uma mensagem de otimismo sobre a
paz.
4. Intertextualidade: (ENEM – 2005)
A DANÇA E A ALMA
A DANÇA? Não é
movimento,
súbito gesto musical.
É concentração, num
momento,
da humana graça
natural.
No solo não, no éter
pairamos,
nele amaríamos ficar.
A dança – não vento nos
ramos:
seiva, força, perene
estar.
Um estar entre céu e
chão,
novo domínio
conquistado,
onde busque nossa
paixão
libertar-se por todo
lado…
Onde a alma possa
descrever
suas mais divinas
parábolas
sem fugir à forma do
ser,
por sobre o mistério
das fábulas.
(Carlos Drummond de
Andrade. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964. p. 366.)
A definição de dança,
em linguagem de dicionário, que mais se aproxima do que está expresso no poema
é:
a) a mais antiga das artes, servindo como elemento
de comunicação e afirmação do homem em todos os momentos de sua existência.
b) a forma de expressão corporal que
ultrapassa os limites físicos, possibilitando ao homem a liberação de seu espírito.
c) a manifestação do ser humano, formada por uma
sequência de gestos, passos e movimentos desconcertados.
d) o conjunto organizado de movimentos do corpo,
com ritmo determinado por instrumentos musicais, ruídos, cantos, emoções etc.
e) o movimento diretamente ligado ao psiquismo do
indivíduo e, por consequência, ao seu desenvolvimento intelectual e à sua
cultura.
4. Com suas palavras, resuma: o que é a
intertextualidade?
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Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
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Além da atividade acima, vocês devem assistir às aulas de
Português no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada
semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
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Professor Eliezer tecnologia e inovação 8ºA
Bem pessoal, preciso que façam essa
atividade e me envie por email
profeliezer@yahoo.com
Não esqueça de colocar nome, ano e
numero
Professor Eliezer projeto de vida 8ºB
Projeto cyberbullying
Bem pessoal, preciso que façam essa
atividade e me envie por email
profeliezer@yahoo.com
Não esqueça de colocar nome, ano e
numero
Disciplina de Geografia-Professora:Cristiane 8ºC
As potencias tradicionais e Emergentes na Ordem Mundial do Póss Guerra
EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país e analisar os conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalização a partir do pós guerra.
ELETIVA
FORTALEÇA-SE Prof Eliezer 8ºA,B,C
Musculação
Com base na
aula anterior recorte uma imagem ou impresso de uma pessoa fazendo barra fixa e
abaixo escreva os músculos envolvidos faça em uma cartolina como o exemplo
abaixo
Exemplo:
Atenção
preciso que todos os alunos que fazem eletiva fortaleça entre em contato comigo
pelo whatsapp 996460862 para add no grupo
Palavras
chave para pesquisa barra fixa músculos envolvidos.
Tire foto e
envie para o email:
Faça uma pesquisa sobre três tipos de propagação vegetal utilizados pelo ser humano no plantio e preencha a seguinte tabela
Tipo de Propagação |
Por que é utilizada? |
Vantagens |
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|
|
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Responda às questões:
1. As propagações vegetais são formas de reprodução
( ) Sexuada
( ) Assexuada
2. Comente uma DESVANTAGEM de utilizar a propagação artificial como reprodução vegetal.
Após realizar a pesquisa e responder às questões envie para sua professora pelo whatsapp, Google sala de aula ou email (promileni@gmail.com)
Não deixe de fazer e enviar.
Aula online de Ciências
Quarta-feira às 15:00 pelo Google meets. O link será envia via whatsapp e google sala de aula.
Participem!!!
Bons Estudos!
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Tecnologia - 8ºB
Profª Mileni
Habilidade: (EF89TEC13) Analisar o fenômeno dos influenciadores digitais, comparando diferentes perfis, levantando hipóteses sobre as possíveis razões de sucesso junto a seguidores e identificando o funcionamento de algoritmos que medem a influência social.
Assista ao vídeo sobre influenciadores digitais: Influenciadores digitais em debate
Após assistir ao vídeo responda ao formulário acessando o link abaixo:
https://forms.gle/M4UwiLnKQJGTAvR17
Bons Estudos!
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Geografia 8° Ano A e B - Profª Regiane
Acesse o link abaixo para realizar a atividade:
https://forms.gle/MyYQXEcevv7w2qM86
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https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPSjMIOREnhtV_51QuJ8iWOivsZymKbUiaSaP4M-Mb5Msnpw/viewform?usp=pp_url
Inglês 8º ano 22 a 26/06
Professora Eliane
Habilidades
https://forms.gle/cN4tedYqHF9NooVh9
e-mail: eliane.criss10e@gmail.com
Educação Fisica 8° Ano A - Prof Junior
Acesse o link abaixo para realizar a atividade: