-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

28 junho, 2020

2ª SÉRIE - 29 DE JUNHO A 03 DE JULHO

E.E.. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DA 2ª SÉRIE A E B
29 DE JUNHO  A 03 DE JULHO
_________________________________________________ 
Horário das aulas online



Eletiva Ensino Médio 
JOGOS  MATEMÁTICOS
Professor Danilo 

Habilidade 

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.EF03MA00


Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema, e criar uma pergunta para um problema.EF02MA00



História 2ªSérie A e B – Profº Leilson
Analisar os processos de formação histórica das instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes sociais;
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/JdRZ3waZW7dkSZod9 

___________________________________________________

ARTE 2°A e 2°B 
Prof. Anderson Sanchez.


Habilidades: Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação;


Realize a atividade do link a seguir: ARTE 2°A e 2°B 2°BIMESTRE #form03 29/06 a 03/07



_________________________________________________________________________


EDUCAÇÃO FÍSICA - 2ª SÉRIE A

PROFESSOR NIVALDO

_____________________________________________________________
ELETIVA: OLHAR EM FOCO (FOTOGRAFIA)
PROFº SEBASTIÃO

Habilidades:

Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em artes visuais, para elaborar e realizar na escola projeto fotografia 

    Construir critérios para analisar a intervenção em Arte; 

 

 

                                     Instruções

§  Realize a seguinte atividade em seu caderno de desenho da disciplina de Arte;

§  Fotografar e arquivar / pode imprimir e começar fazer um álbum de suas coletas/ No caderno de desenho

_______________________________________________________________

TECNOLOGIA - 2ª SÉRIE A

PROFESSOR SEBASTIÃO

Habilidades:

Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em tecnologia, para elaborar e realizar na escola projetos em todas areas pedagógica.

    Construir critérios para analisar a intervenção em Tecnologia. 

 

 

                                     Instruções

§  Pesquisar em sua comunidade melhorias que podem ser realizadas. (comunidade digital)

§  Organize as necesidades por categoriase faça um painel que deverá ser esposto futuramente/ pode combinar com outros amigos / para esta atividade







Atividade de Inglês - Professora Ana

enviar no email: analeda1000@gmail.com


habilidades: Reconhecer o verbo modal Can







______________________________________________________________

DISCIPLINA: BIOLOGIA

Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 29/06/20 a 03/07/20.

Disciplina: Biologia

Tema/Conteúdo: Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética - Mecanismos de variabilidade genética.

HabilidadeConceituar gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo, e, identificar e diferenciar características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas. 

Responda as atividades abaixo no link:  https://forms.gle/P2qG5jRTAiDwNVkr7

Hereditariedade humana

A hereditariedade é o modo pelo qual as características genéticas são transmitidas de geração a geração.

      Quando nos referimos à constituição genética de um indivíduo, ou seja, os tipos de alelo que ele possui, estamos falando do seu genótipo. Já quando nos referimos a uma característica ou a um conjunto de características de um indivíduo, determinadas pelo genótipo e pelas condições do ambiente, estamos falando de seu fenótipo. Nos experimentos de Mendel, as cores verde e amarela das ervilhas são os fenótipos, ao passo que os alelos que cada planta possui, AA, Aa ou aa, constituem o genótipo. Algumas características hereditárias humanas podem ser estudadas de maneira semelhante à que fez Mendel. Uma delas é o tipo sanguíneo, que será abordado a seguir. Outras apresentam diferentes padrões de herança, como é o caso da cor da pele, relacionada a mais de um gene. Esses genes podem acionar a produção de maior ou menor
quantidade de melanina. Muitas características também são influenciadas por
fatores ambientais. Por exemplo, a cor da pele varia dependendo da exposição ao Sol. Assim, podemos dizer que essa característica não depende apenas dos tipos de alelo que a pessoa possui, mas também de condições do ambiente: a produção de melanina pode ser aumentada pela exposição aos raios solares, modificando o fenótipo tom de pele, mas o genótipo permanece o mesmo.

A cor da pele humana é um exemplo de característica determinada por mais de um gene e que pode sofrer
influência do ambiente.

 

Herança do tipo sanguíneo
Há dois sistemas principais de classificação do sangue em humanos, os sistemas ABO e Rh. Ambos seguem padrões de herança semelhantes aos mostrados por Mendel.
Sistema ABO
Em relação a esse sistema, os seres humanos podem ter quatro diferentes tipos de sangue: A, B, AB e O, determinados por um gene, representado pela letra I. Esse gene pode estar na forma de três alelos:
IA , I B e i.
Os alelos IA e I B são dominantes em relação ao alelo i, mas não há dominância entre os alelos IA e I B.
Cada indivíduo recebe um alelo do pai e outro da mãe. As combinações que podem ser formadas (genótipo) e os tipos sanguíneos que elas determinam (fenótipo) são mostrados na tabela abaixo.


 

      Cada alelo dominante tem a informação para a produção de uma proteína diferente, localizada na superfície das hemácias, enquanto o alelo i não traz informação para a formação de proteínas. Assim, pessoas que possuem o alelo IA têm no sangue uma proteína A. As que possuem o alelo IB têm em seu sangue uma proteína B. Pessoas que possuem os alelos IA e IB têm as duas proteínas no sangue. Nenhuma dessas proteínas está presente no sangue das pessoas que possuem dois alelos i. São essas proteínas que caracterizam os tipos sanguíneos.

                                         Transfusões sanguíneas
      No início do século XX, o médico austríaco Karl Landsteiner (1868-1943) verificou que nem sempre as transfusões sanguíneas tinham êxito. Pesquisando, ele e sua equipe descobriram que, quando algumas amostras de sangue de pessoas diferentes eram misturadas, elas aglutinavam, isto é, se aglomeravam. Esses aglomerados podem entupir os vasos sanguíneos e prejudicar a circulação, causando até a morte. A incompatibilidade entre os grupos sanguíneos deve-se a uma reação entre proteínas que podem estar presentes ou ausentes no sangue. As incompatibilidades entre tipos sanguíneos ocorrem quando o sangue que possui determinada proteína é doado a um indivíduo cujo sangue não a possui. A tabela desta página mostra a compatibilidade para transfusões sanguíneas no sistema ABO.

                                                           Sistema Rh
      Em 1940, Landsteiner e sua equipe verificaram que, mesmo com a identificação dos quatro tipos sanguíneos do sistema ABO, algumas transfusões continuaram a não ter êxito. Em suas pesquisas envolvendo macacos Rhesus, atualmente denominado Macaca mulatta, constataram a existência de outra proteína sanguínea em hemácias humanas, que denominaram fator Rh (de Rhesus). Essa proteína está presente em aproximadamente 85% da população humana. As pessoas que têm essa proteína no sangue são denominadas Rh positivas (Rh+), e as que não a apresentam são denominadas Rh negativas (Rh–). De maneira geral, o alelo que determina o fator Rh+ (R) é dominante sobre o alelo que determina o fator Rh– (r). Se uma pessoa com sangue Rh– recebe sangue Rh+, ocorrem aglutinações que podem causar problemas de saúde.

ATIVIDADES

1)Qual é o tipo sanguíneo do sistema ABO que pode receber transfusões de todos os outros tipos
sanguíneos?

2)Qual é o tipo sanguíneo do sistema ABO que pode doar sangue para todos os tipos sanguíneos?

3) Quantos tipos sanguíneos diferentes os seres humanos podem ter? Quais são eles?

4) Explique o que é alelo dominante?

5) O que acontece quando uma pessoa com sangue Rh- recebe sangue Rh+?

_____________________________________________________________

DISCIPLINA: FÍSICA

Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 29/06/20 a 03/07/20.

Disciplina: Física

Tema: Energia Mecânica, Quantidade de calor, experimento de Joule

Habilidades: Reconhecer a evolução histórica do modelo de calor, a unificação entre trabalho mecânico e calor e o princípio de conservação da energia;

Responda as atividades abaixo no link: https://forms.gle/bsv4ckb78dJim1QZ8

 

SABER FÍSICO E TECNOLOGIA

Água que resfria e que aquece

       A imagem abaixo mostra a usina atômica de Three Mile Island, localizada no estado da Pensilvânia, Estados Unidos. Em março de 1979, as imagens das torres da usina ganharam o mundo por causa de um acidente em um dos reatores, que provocou o vazamento de radiação. Apesar do medo, esse acidente não teve grandes dimensões, sendo muito menos grave que o que ocorreu em Chernobyl, na Rússia, sete anos depois.

       Torres semelhantes a essas, vistas em muitas outras usinas de geração de eletricidade a energia atômica, dão a enganosa impressão de que são o coração da usina, ou seja, são os reatores nucleares.

       Na verdade, as torres são enormes trocadores de calor, chamadas de “torres de resfriamento”, e são amplamente utilizadas, por exemplo, na indústria química. Nelas, a água é vaporizada, carregando enormes quantidades de calor. Esse processo é necessário porque a usina, a fim de controlar a temperatura do reator nuclear, capta grande quantidade de água de rios ou mares próximos e a devolve a uma temperatura próxima à do ambiente, de maneira a minimizar impactos sobre ele.

       Nossa pele, de certa maneira, é um grande trocador de calor e, em algumas ocasiões, funciona como uma torre de resfriamento: em situações extremas, quando a temperatura corporal sobe perigosamente, começamos a suar. A evaporação do suor, formado basicamente de água, é capaz de transferir para o ambiente, de forma rápida, grande quantidade de calor, garantindo a manutenção da temperatura do corpo em níveis aceitáveis.

       Na indústria, a água é um dos principais meios de transferência de calor. Um dos serviços indispensáveis em algumas plantas industriais é a geração de vapor por meio de uma grande caldeira central que aquece a água. Quando determinada quantidade de energia é fornecida à água, ela muda de estado, passando para o estado gasoso. O vapor gerado nesse processo é, então, conduzido por tubulações apropriadas até o local onde será utilizado, como na imagem abaixo. Ao transferir calor para a substância que se quer aquecer, o vapor se condensa, retornando para a caldeira.

                            

FÍSICA EM CONEXÃO COM A BIOLOGIA

       Tremer de frio é uma das consequências do controle da temperatura interna do organismo, em geral mantida em torno de 37°C, mesmo em ambientes muitos frios. Tremores são causados por contrações musculares; assim, o ato de tremer involuntariamente gera certa quantidade de calor, que é usada na manutenção da temperatura corporal e ajuda o organismo a continuar funcionando. Além disso, também ocorre a contração dos vasos sanguíneos da periferia do corpo, e o fluxo circulatório é alterado para aquecer os órgãos vitais, como coração e pulmões. É por isso que os dedos dos pés e das mãos de quem está com muito frio ficam arroxeados.

Atividades

1.    Qual é a função das torres das usinas atômicas?

2.    Em 2011, um forte terremoto ocorrido na costa do Japão provocou um tsunami que devastou cidades e causou danos e milhares de mortes. Em Fukushima, a usina nuclear sofreu uma pane porque a captação de água do mar pelas bombas ficou prejudicadas. Qual a função dessa água para o funcionamento adequado dos reatores?

3.    Por que transpiramos? Explique.

4.    Por que os dedos dos pés e das mãos ficam arroxeados quando estamos com muito frio?

 

_____________________________________________________________ 

  

Educação física professor Emerson 2° B


Corpo, Saúde e Beleza

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeAbj2J9ZnCgW4Mhwxx2QqsRERZE28ADyhfltgc1KaAj5Q5Xw/viewform?usp=sf_link

 

______________________________________________


Eletiva - (Cons)ciência

Profª Mileni


Seu grupo já elaborou o resumo do projeto? 

Envie via email: promileni@gmail.com ou whatsapp(19)996125182


Grave um vídeo curto explicando qual projeto seu grupo irá realizar. Explique para que as pessoas que irão assistir entendam o trabalho de vocês.

Em caso de dúvidas entre em contato com a professora.


O vídeo deve ser enviado até o dia 06/07, use sua criatividade para produzi-lo!


Bons estudos

_________________________________


 LÍNGUA PORTUGUESA 2ª SÉRIES A E B

HABILIDADE: Estabelecer relação entre a tese e os argumentos apresentados para defendê-la ou refutá-la.

ATIVIDADE IX

Queridas e queridos, 

Espero encontrá-l@s, bem dentro das possibilidades, com saúde e em casa. 

Cuidem-se e cuidemo-nos uns dos outros!

 

Segue link da atividade desta semana. https://forms.gle/iyN1G4uKqJ4atcNd9  

_________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 2°B. 

Habilidades: Refletir individual e coletivamente sobre os problemas sociais de sua cidade atuando positivamente no sentido de propor soluções e agir comunidade. Analisar e solucionar, de forma colaborativa, problemas e/ou demandas da comunidade, cidade ou região, com o uso recursos digitais e/ou ambientes em rede, promovendo respostas, resultados e conclusões de forma colaborativa.

 

PESQUISA: Assista ao vídeo para contextualização, e responda a pesquisa:  

Vídeo-aula: Ativismo juvenil e Educomunicação // Escola de Cidadania para Adolescentes.

https://www.youtube.com/watch?v=t-Gk7e9BGWs&feature=youtu.be

O que é?

Web comunidade:

Educomunicação:

IMPORTANTE: As atividades devem ser realizadas no caderno para conferência posterior.  

ATIVIDADE ADAPTADA DO CADERNO DO ALUNO:

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EM%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol.2%20/2a%20serie%202o%20BI.pdf Acesso em, 27 de maio de 2020. 

                  _________________________________ 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 2°B.

Habilidades: Organização e respeito. Tolerância à frustração, entusiasmo, foco, determinação, interesse artístico e respeito.  

APRENDENDO E ESTUDANDO JUNTOS:

Você solicitou ajuda ou realizou alguma atividade escolar com o apoio de algum colega de sala via internet? Detalhe essa experiência:

1- O que você aprendeu com o colega?

2- Qual atitude do colega fez toda diferença para que entendesse ou realizasse a atividade?

TIRANDO PROJETOS DO PAPEL:

Responda o roteiro abaixo para te ajudar a traçar caminhos para realizar seus projetos:

1-     Além do sonho que você tem o que mais você sabe sobre você?

2-     Cite três objetivos que você considera os mais importantes de serem alcançados para a realização do seu sonho.

3-    Considerando os três objetivos mencionados por você anteriormente, quais as ações você precisa definir para alcançá-los?

4-    Cite o nome de duas pessoas que podem lhe auxiliar no alcance dos seus objetivos. 

IMPORTANTE: As atividades devem ser realizadas no caderno para conferência posterior.

ATIVIDADE ADAPTADA DO CADERNO DO ALUNO:

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EM%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol.2%20/2a%20serie%202o%20BI.pdf Acesso em, 27 de maio de 2020.  



Professor : Paulo Freire

Física

As leis de Termodinâmica

https://forms.gle/ZtBUUtzeQs3RdBvRA


Professor : Paulo Freire

Matemática

Matrizes e Equações Lineares

https://forms.gle/X473ek5yaaAngZ1DA



ELETIVAS - Moda School

Maristela

Habilidade: Criatividade e foco

https://youtu.be/hN9GLVrNbj0

https://youtu.be/43N1wh8rRek

https://youtu.be/4KAtiAZARag

https://youtu.be/6RmBEwB5LKE

MÁSCARA DE TECIDO (SEM ELÁSTICO E SEM COSTURA)

Enviar uma foto você usando a máscara que você criou para e-mail formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627.

___________________________________________________________________________________------------------


Disciplina-Geografia 

Professora: Cristiane

Tema: A Formação e a Evolução da RedeUrbana

Habilidade: .Identificar elementos representativos das diferentes fases da industrialização brasileira; Reconhecer fatos e/ou situações representativas das etapas do modelo industrial brasileiro.

Acessar o link

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdqAwR7N_r3LJljlAs8uOllgfdVKcVkYmbaEjnsMYe1ehphMQ/viewform


Química- Maristela 2º A e B

Habilidade: Maristela

Habilidade: O modelo de Rutherford e a natureza elétrica dos materiais; O modelo de Bohr e a constituição da matéria.


Enviar uma foto da atividade para e-mail formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627


Filosofia/Sociologia

Faça um texto sobre qual a importância da  Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entrega dia 08/07/2020. valmirpaze@professor.educacao.sp.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

 

Professora Thamara – Matemática – 2ºEM

4ª Lista de Exercícios – Sistemas Lineares

 

Assista ao vídeo:

- Resolução de um Sistema Linear pelo método de Escalonamento: https://www.youtube.com/watch?v=40LjiTXFuyY

 

Questão 1) Dê a solução dos seguintes sistemas lineares utilizando o método de escalonamento:

 

__________________________________________________

  Ano A  - Projeto de Vida Profª  Aurinda

Habilidade:- Demostrar através da arte, a cultura de diversos formas de patrimônio, que dão vida a história de diversas regiões do mundo.


Confeccionar um cartão postal, iniciando a atividade com  uma leitura, sobre o que era e qual sua importância na vida das pessoas, para tanto você  pode consultar o site: https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/392676/registro-lembranca-e-historia

 Atividade: Em seu projeto pessoal de vida,  qual lugar gostaria de conhecer?

 Imaginando-se lá ( local escolhido), confeccione um cartão postal, tendo de um lado a imagem (monumento, teatro, igreja, paisagem...) com a qual você mais se encantou que te pareceu mais importante, sem se esquecer do destinatário ou seja a pessoa que aqui ficou e lhe seja importante. Obs. ( a imagem pode ser impressa ou desenhada).

Encaminhar atividade para : aurinda@prof.educacao.sp.gov.br ou aurindavieira1@gmail.com

________________________________