Habilidades:
Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em
artes visuais, para elaborar e realizar na escola projeto fotografia
Construir critérios
para analisar a intervenção em Arte;
Instruções
§
Realize a seguinte atividade em
seu caderno de desenho da disciplina de Arte;
§
Fotografar e arquivar / pode
imprimir e começar fazer um álbum de suas coletas/ No caderno de desenho
_______________________________________________________________
TECNOLOGIA - 2ª SÉRIE A
PROFESSOR SEBASTIÃO
Habilidades:
Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em
tecnologia, para elaborar e realizar na escola projetos em todas areas
pedagógica.
Construir critérios
para analisar a intervenção em Tecnologia.
Instruções
§
Pesquisar em sua comunidade
melhorias que podem ser realizadas. (comunidade digital)
§
Organize as necesidades por
categoriase faça um painel que deverá ser esposto futuramente/ pode combinar
com outros amigos / para esta atividade
Atividade de Inglês - Professora Ana
enviar no email: analeda1000@gmail.com
habilidades: Reconhecer o verbo modal Can
______________________________________________________________
DISCIPLINA: BIOLOGIA
Atividades para os
alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 29/06/20 a 03/07/20.
Disciplina: Biologia
Tema/Conteúdo: Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade
genética - Mecanismos de variabilidade genética.
Habilidade: Conceituar gene, alelo, homozigoto,
heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo, e, identificar e
diferenciar características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas.
Responda as atividades abaixo no link: https://forms.gle/P2qG5jRTAiDwNVkr7
Hereditariedade
humana
A
hereditariedade é o modo pelo qual as características genéticas são
transmitidas de geração a geração.
Quando
nos referimos à constituição genética de um indivíduo, ou seja, os tipos de alelo que ele possui, estamos falando do seu
genótipo. Já quando nos referimos a uma característica ou a um conjunto de características de um indivíduo, determinadas pelo genótipo e pelas condições do ambiente, estamos falando de seu fenótipo.
Nos experimentos de Mendel, as cores verde e amarela das ervilhas
são os fenótipos, ao passo que os alelos que cada planta possui, AA,
Aa ou aa, constituem o genótipo. Algumas características hereditárias humanas podem ser estudadas
de maneira semelhante à que fez Mendel. Uma delas é o tipo sanguíneo, que será abordado a seguir. Outras apresentam
diferentes padrões de herança, como é o caso da cor da pele, relacionada a
mais de um gene. Esses genes podem acionar a produção de maior ou
menor
quantidade de melanina. Muitas características também são
influenciadas por
fatores ambientais. Por exemplo, a cor da pele varia dependendo
da exposição ao Sol. Assim, podemos dizer que essa característica não depende apenas dos tipos de alelo que a pessoa possui, mas também de condições do ambiente: a produção de melanina pode ser aumentada pela exposição aos raios solares, modificando o fenótipo tom de pele, mas o
genótipo permanece o mesmo.
A cor da pele humana é um exemplo de característica determinada
por mais de um gene e que pode sofrer
influência do ambiente.
Herança do tipo sanguíneo
Há dois sistemas principais de classificação do sangue em
humanos,
os sistemas ABO e Rh. Ambos seguem padrões de herança
semelhantes aos mostrados por
Mendel.
Sistema ABO
Em relação a esse sistema, os seres humanos podem ter quatro diferentes tipos de sangue: A, B, AB e O,
determinados por um gene, representado pela letra I. Esse gene pode estar
na forma de três alelos:
IA , I B e i.
Os alelos IA e I B são dominantes em
relação ao alelo i, mas não há dominância entre os
alelos IA e I B.
Cada indivíduo recebe um alelo do pai e outro da mãe. As
combinações que podem ser formadas (genótipo) e os tipos sanguíneos que elas determinam (fenótipo) são mostrados na tabela abaixo.
Cada
alelo dominante tem a informação para a produção de uma proteína diferente,
localizada na superfície das hemácias, enquanto o alelo i não
traz informação para a formação de proteínas. Assim, pessoas que possuem o
alelo IA têm no sangue uma proteína A. As
que possuem o alelo IB têm em seu sangue uma proteína B.
Pessoas que possuem os alelos IA e IB têm
as duas proteínas no sangue. Nenhuma dessas proteínas está presente no sangue
das pessoas que possuem dois alelos i. São essas proteínas que
caracterizam os tipos sanguíneos.
Transfusões
sanguíneas
No início do século
XX, o médico austríaco Karl Landsteiner (1868-1943) verificou que nem sempre as
transfusões sanguíneas tinham êxito. Pesquisando, ele e sua
equipe descobriram que, quando algumas amostras de sangue de pessoas diferentes
eram misturadas, elas aglutinavam, isto é, se aglomeravam.
Esses aglomerados podem entupir os vasos sanguíneos e prejudicar
a circulação, causando até a morte. A incompatibilidade entre os
grupos sanguíneos deve-se a uma reação entre proteínas que podem estar
presentes ou ausentes no sangue. As incompatibilidades entre tipos
sanguíneos ocorrem quando o sangue que possui determinada
proteína é doado a um indivíduo cujo sangue não a possui. A
tabela desta página mostra a compatibilidade para transfusões sanguíneas no
sistema ABO.
Sistema Rh
Em 1940, Landsteiner
e sua equipe verificaram que, mesmo com a identificação dos quatro tipos
sanguíneos do sistema ABO, algumas transfusões continuaram a não ter êxito. Em
suas pesquisas envolvendo macacos Rhesus, atualmente denominado Macaca
mulatta, constataram a existência de outra proteína sanguínea em hemácias humanas,
que denominaram fator Rh (de Rhesus). Essa proteína está presente em
aproximadamente 85% da população humana. As pessoas que têm essa proteína no
sangue são denominadas Rh positivas (Rh+), e as que não a apresentam são
denominadas Rh negativas (Rh–). De maneira geral, o alelo que determina o fator
Rh+ (R) é dominante sobre o alelo que determina o fator Rh– (r). Se
uma pessoa com sangue Rh– recebe sangue Rh+, ocorrem aglutinações que podem
causar problemas de saúde.
ATIVIDADES
1)Qual é o tipo sanguíneo do sistema ABO que
pode receber transfusões de todos os
outros tipos
sanguíneos?
2)Qual é o tipo sanguíneo do sistema ABO que
pode doar sangue para todos os tipos
sanguíneos?
3) Quantos tipos sanguíneos diferentes os
seres humanos podem ter? Quais são eles?
4) Explique o que é alelo dominante?
5) O que acontece quando uma pessoa com
sangue Rh- recebe sangue Rh+?
_____________________________________________________________
Atividades
para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 29/06/20 a 03/07/20.
Disciplina:
Física
Tema: Energia Mecânica, Quantidade de calor, experimento de Joule
Habilidades: Reconhecer a evolução histórica do modelo de calor, a unificação
entre trabalho mecânico e calor e o princípio de conservação da energia;
Responda as atividades abaixo no link: https://forms.gle/bsv4ckb78dJim1QZ8
SABER FÍSICO E TECNOLOGIA
Água que resfria e que
aquece
A imagem abaixo mostra a usina atômica
de Three Mile Island, localizada no estado da Pensilvânia, Estados Unidos. Em
março de 1979, as imagens das torres da usina ganharam o mundo por causa de um
acidente em um dos reatores, que provocou o vazamento de radiação. Apesar do
medo, esse acidente não teve grandes dimensões, sendo muito menos grave que o
que ocorreu em Chernobyl, na Rússia, sete anos depois.
Torres semelhantes a essas, vistas em
muitas outras usinas de geração de eletricidade a energia atômica, dão a
enganosa impressão de que são o coração da usina, ou seja, são os reatores
nucleares.
Na verdade, as torres são enormes
trocadores de calor, chamadas de “torres de resfriamento”, e são amplamente
utilizadas, por exemplo, na indústria química. Nelas, a água é vaporizada,
carregando enormes quantidades de calor. Esse processo é necessário porque a
usina, a fim de controlar a temperatura do reator nuclear, capta grande
quantidade de água de rios ou mares próximos e a devolve a uma temperatura
próxima à do ambiente, de maneira a minimizar impactos sobre ele.
Nossa pele, de certa maneira, é um
grande trocador de calor e, em algumas ocasiões, funciona como uma torre de
resfriamento: em situações extremas, quando a temperatura corporal sobe
perigosamente, começamos a suar. A evaporação do suor, formado basicamente de
água, é capaz de transferir para o ambiente, de forma rápida, grande quantidade
de calor, garantindo a manutenção da temperatura do corpo em níveis aceitáveis.
Na indústria, a água é um dos principais meios de transferência de calor. Um dos serviços indispensáveis em algumas plantas industriais é a geração de vapor por meio de uma grande caldeira central que aquece a água. Quando determinada quantidade de energia é fornecida à água, ela muda de estado, passando para o estado gasoso. O vapor gerado nesse processo é, então, conduzido por tubulações apropriadas até o local onde será utilizado, como na imagem abaixo. Ao transferir calor para a substância que se quer aquecer, o vapor se condensa, retornando para a caldeira.
FÍSICA EM CONEXÃO COM A
BIOLOGIA
Tremer de frio é uma das consequências do
controle da temperatura interna do organismo, em geral mantida em torno de 37°C,
mesmo em ambientes muitos frios. Tremores são causados por contrações
musculares; assim, o ato de tremer involuntariamente gera certa quantidade de
calor, que é usada na manutenção da temperatura corporal e ajuda o organismo a
continuar funcionando. Além disso, também ocorre a contração dos vasos
sanguíneos da periferia do corpo, e o fluxo circulatório é alterado para
aquecer os órgãos vitais, como coração e pulmões. É por isso que os dedos dos
pés e das mãos de quem está com muito frio ficam arroxeados.
Atividades
1.
Qual é a função das torres das usinas atômicas?
2.
Em 2011, um forte terremoto ocorrido na costa
do Japão provocou um tsunami que devastou cidades e causou danos e milhares de
mortes. Em Fukushima, a usina nuclear sofreu uma pane porque a captação de água
do mar pelas bombas ficou prejudicadas. Qual a função dessa água para o
funcionamento adequado dos reatores?
3.
Por que transpiramos? Explique.
4.
Por que os dedos dos pés e das mãos ficam
arroxeados quando estamos com muito frio?
Profª Mileni
Seu grupo já elaborou o resumo do projeto?
Envie via email: promileni@gmail.com ou whatsapp(19)996125182
Grave um vídeo curto explicando qual projeto seu grupo irá realizar. Explique para que as pessoas que irão assistir entendam o trabalho de vocês.
Em caso de dúvidas entre em contato com a professora.
O vídeo deve ser enviado até o dia 06/07, use sua criatividade para produzi-lo!
Bons estudos
_________________________________
HABILIDADE: Estabelecer relação entre a tese e os
argumentos apresentados para defendê-la ou refutá-la.
ATIVIDADE
IX
Queridas e queridos,
Espero encontrá-l@s, bem dentro das possibilidades, com saúde e em
casa.
Cuidem-se e cuidemo-nos uns dos outros!
Segue link da atividade
desta semana. https://forms.gle/iyN1G4uKqJ4atcNd9
_________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 2°B.
Habilidades: Refletir individual e coletivamente sobre os
problemas sociais de sua cidade atuando positivamente no sentido de propor
soluções e agir comunidade. Analisar e solucionar, de forma colaborativa,
problemas e/ou demandas da comunidade, cidade ou região, com o uso recursos
digitais e/ou ambientes em rede, promovendo respostas, resultados e conclusões
de forma colaborativa.
PESQUISA: Assista
ao vídeo para contextualização, e responda a pesquisa:
Vídeo-aula: Ativismo juvenil e Educomunicação // Escola
de Cidadania para Adolescentes.
https://www.youtube.com/watch?v=t-Gk7e9BGWs&feature=youtu.be
O que é?
Web
comunidade:
Educomunicação:
IMPORTANTE: As
atividades devem ser realizadas no caderno para conferência posterior.
ATIVIDADE ADAPTADA DO CADERNO DO ALUNO:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EM%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol.2%20/2a%20serie%202o%20BI.pdf
Acesso em, 27 de maio de 2020.
_________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
PROJETO DE VIDA- 2°B.
Habilidades: Organização e respeito. Tolerância
à frustração, entusiasmo, foco, determinação, interesse artístico e respeito.
APRENDENDO
E ESTUDANDO JUNTOS:
Você solicitou ajuda ou realizou alguma atividade escolar
com o apoio de algum colega de sala via internet? Detalhe essa experiência:
1- O que você aprendeu com o colega?
2- Qual atitude do colega fez toda diferença para que
entendesse ou realizasse a atividade?
TIRANDO
PROJETOS DO PAPEL:
Responda o roteiro abaixo para te ajudar a traçar
caminhos para realizar seus projetos:
1- Além do sonho que você tem o que mais você
sabe sobre você?
2- Cite três objetivos que você considera os mais
importantes de serem alcançados para a realização do seu sonho.
3- Considerando
os três objetivos mencionados por você anteriormente, quais as ações você
precisa definir para alcançá-los?
4- Cite
o nome de duas pessoas que podem lhe auxiliar no alcance dos seus
objetivos.
IMPORTANTE: As
atividades devem ser realizadas no caderno para conferência posterior.
ATIVIDADE ADAPTADA DO CADERNO DO ALUNO:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EM%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol.2%20/2a%20serie%202o%20BI.pdf
Acesso em, 27 de maio de 2020.
Professor : Paulo Freire
Física
As leis de Termodinâmica
https://forms.gle/ZtBUUtzeQs3RdBvRA
Professor : Paulo Freire
Matemática
Matrizes e Equações Lineares
https://forms.gle/X473ek5yaaAngZ1DA
ELETIVAS - Moda School
Maristela
Habilidade: Criatividade e foco
https://youtu.be/hN9GLVrNbj0
https://youtu.be/43N1wh8rRek
https://youtu.be/4KAtiAZARag
https://youtu.be/6RmBEwB5LKE
MÁSCARA DE TECIDO (SEM ELÁSTICO E SEM COSTURA)
Enviar uma foto você usando a máscara que você criou para e-mail formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627.
___________________________________________________________________________________------------------
Disciplina-Geografia
Professora: Cristiane
Tema: A Formação e a Evolução da RedeUrbana
Habilidade: .Identificar elementos representativos das diferentes fases da industrialização brasileira; Reconhecer fatos e/ou situações representativas das etapas do modelo industrial brasileiro.
Acessar o link
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdqAwR7N_r3LJljlAs8uOllgfdVKcVkYmbaEjnsMYe1ehphMQ/viewform
Química- Maristela 2º A e B
Habilidade: Maristela
Habilidade: O modelo de Rutherford e a natureza elétrica dos materiais; O modelo de Bohr e a constituição da matéria.
Enviar uma foto da atividade para e-mail formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627
Filosofia/Sociologia
Faça um texto sobre qual a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entrega dia 08/07/2020. valmirpaze@professor.educacao.sp.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Thamara – Matemática – 2ºEM
4ª Lista de Exercícios – Sistemas Lineares
Assista ao vídeo:
- Resolução de um Sistema Linear pelo método de
Escalonamento: https://www.youtube.com/watch?v=40LjiTXFuyY
Questão 1) Dê a solução dos seguintes sistemas lineares
utilizando o método de escalonamento:
__________________________________________________
2º Ano A - Projeto de Vida Profª Aurinda
Habilidade:- Demostrar através da arte, a cultura de diversos formas de patrimônio, que dão vida a história de diversas regiões do mundo.
Confeccionar
um cartão postal, iniciando a atividade com uma leitura, sobre o que era
e qual sua importância na vida das pessoas, para tanto você pode consultar o site: https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/392676/registro-lembranca-e-historia
Atividade: Em seu projeto pessoal de vida, qual lugar gostaria de conhecer?
Imaginando-se lá ( local escolhido), confeccione um cartão postal, tendo de um lado a imagem (monumento, teatro, igreja, paisagem...) com a qual você mais se encantou que te pareceu mais importante, sem se esquecer do destinatário ou seja a pessoa que aqui ficou e lhe seja importante. Obs. ( a imagem pode ser impressa ou desenhada).
Encaminhar atividade para : aurinda@prof.educacao.sp.gov.br ou aurindavieira1@gmail.com
________________________________