E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
HORÁRIO DAS AULAS ONLINE
Atividades
para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 10/08/20 a 14/08/20.
Disciplina: Biologia
Tema/Conteúdo: Heredogramas.
Habilidade: Construir
e analisar heredogramas.
Responda as atividades no
link: https://forms.gle/jB57BGMGHEVkvktt7
HEREDOGRAMAS
A doença denominada Distrofia Muscular do tipo Duchenne é caracterizada
por uma degeneração progressiva do tecido muscular. O que decorre da incapacidade das células do organismo
produzirem a proteína Distrofina, que é fundamental para o funcionamento do
músculo.
Uma mulher que carrega o gene para essa anomalia gostaria de entender seu histórico familiar e saber qual é a chance de ter um filho com a distrofia. Como ela poderia proceder?
___________________________________________DISCIPLINA: FÍSICA
Atividades para os alunos da 2ªsérie A e
2ªsérie B para o período de 10/08 a 14/08.
Disciplina: Física
Tema: Ruídos e sons harmônicos; características físicas dos sons
Habilidades: Reconhecer a constante presença das
ondas sonoras no dia a dia, identificando objetos, fenômenos e sistemas que
produzem sons.
Responda as atividades no link
: https://forms.gle/zCGjq1kg7GxtTqRw6
O som
O som é produzido pela compressão e expansão sucessivas do
ar ou de outro meio material.
2 Como se produz o som
Todos os sons estão associados à vibração de
um meio físico. Quando ouvimos a voz de uma pessoa falando, perturbações no ar
se deslocam desde o emissor até nossas orelhas. Acompanhe na figura a seguir o
que ocorre quando um som é transmitido por um alto-falante. Quando a onda
sonora é emitida, a região mais próxima à parte interna do alto-falante vibra,
propagando o som para o ar.
A cada vibração, o ar próximo ao
alto-falante é comprimido e expandido. A sequência de compressões e rarefações
sucessivas do ar se propaga em todas as direções na forma de uma onda
longitudinal. Perceba que, para se propagar, o som necessita de um meio
material e, por isso, é classificado como onda mecânica.
Muitas vezes notamos o barulho de
explosões e de tiros no espaço em filmes cinematográficos. Esses sons, na
verdade, não podem ser escutados no cosmos, pois as ondas sonoras não se
propagam no vácuo.
Ondas de compressão e rarefação do ar
(A) Quando a parte interna do alto-falante vibra em direção ao exterior do aparelho, cria uma compressão no ar. (B) Quando a parte interna do alto-falante vibra em direção ao interior do aparelho, cria uma rarefação no ar. As regiões mais e es
uras e mais claras no ar, que representam, respectivamente, a compressão e a rarefação na mola, foram incluídas para fins didáticos de comparação. A velocidade da onda na mola é muito menor que a velocidade do som no ar. Para simplificar, as duas ondas são apresentadas com a mesma velocidade. (Imagens sem escala; cores-fantasia.) Fonte: CUTNELL, J. D.; JOHNSON, K. W. Physics. New Jersey: Wiley, 2012.
A velocidade do som
Quando vemos um relâmpago, geralmente
ouvimos o trovão somente depois de alguns segundos. Isso ocorre porque a
velocidade do som é muito menor que a da luz: enquanto a velocidade do som no
ar é de aproximadamente 340 m/s, a velocidade da luz é de cerca de 300.000.000
m/s. Lembre-se de que o som é uma onda mecânica e a luz é uma onda eletromagnética.
A velocidade do som depende das condições do meio em que ele se propaga, como
seu estado físico e sua temperatura.
O som se propaga não só no ar, mas também
em sólidos e líquidos. A velocidade do som nesses meios é maior que nos gases,
pois a transmissão da perturbação está relacionada com a coesão do material que
compõe o meio físico. Como nos sólidos e líquidos as partículas estão mais
agregadas entre si, o som se propaga com maior velocidade nesses meios do que
nos gases. Confira na tabela ao lado a velocidade de propagação do som em diferentes
materiais.
GLOSSÁRIO→ Coesão: força entre átomos e
moléculas que constituem um material.
SAIBA MAIS!
Saiba mais! SISTEMA AUDITIVO
HUMANO
Quando uma
onda sonora atinge o sistema auditivo de uma pessoa, faz vibrar sua membrana
timpânica. Essas vibrações são então transmitidas para a orelha interna por
meio de um conjunto de três ossos muito pequenos (ossículos), denominados
martelo, bigorna e
estribo. Na orelha interna, as vibrações são captadas por células sensoriais
especializadas e convertidas em impulsos nervosos, que são enviados ao cérebro
pelo nervo auditivo.
ais! S
(Imagem sem escala;
cores-fantasia.) Fonte: TORTORA, G. J. Corpo humano:
fundamentos de anatomia e fisiologia. Porto Alegre: Artmed, 2000. AAATIAATIVIA
ATIVIDADESAATI
1)Qual é o principal motivo de o som não se propagar no espaço sideral?
2) O som se propaga com a mesma velocidade em todos os meios? Explique.
3)Se você colocar um despertador dentro de um recipiente de
vidro fechado, provavelmente conseguirá escutar o barulho. E se o ar fosse
removido do recipiente, ainda se escutaria o barulho? Explique.
4)Em filmes de ficção científica, é comum os tripulantes de
uma espaçonave deslocando-se no espaço interplanetário, em regiões onde há
vácuo, ouvirem sons de explosões de outras espaçonaves. Por que, na realidade,
não seria possível ouvir esses sons?
Química
Professora Maristela
Habilidade: Reconhecer as forças de interação intermoleculares (forças de London e ligações de hidrogênio
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2º
ano A e B -ARTE
Prof. Anderson Sanchez
Habilidade: Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança.
REALIZAR
AS ATIVIDADES DO LINK:
ARTE 2A e 2B 3°BIMESTRE #02 10 a 14/08
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSditgHtcm-8qAyO2_dByL5BfrmPJvN8DTij8QZXuqha_j9ZvQ/viewform
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História
2ªSérie A e B – Profº Leilson
Habilidades:
Ordenar
os eventos históricos que caracterizam o processo da Revolução Francesa, relacionando-os
a fatores econômicos, políticos e sociais
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/RgmAr4fQJKGbKWa9A
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Disciplina Geografia Professora Cristiane
Habilidade:Associar as manifestações culturais dos diferentes grupos étnicos que compõem a matriz brasileira do presente aos processos históricos de sua formação cultural.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdjOtHEqDhcEYnp7eEwAr0iDPfB2ZAJezCUIuD6tcO94zbKVQ/viewform
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Início da matéria do 3° bimestre
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKum3uY1OvJytt5c5OgAl5AUc1WgA_DInxniazCejhj2cD5g/viewform?usp=sf_link
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GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
PROJETO DE VIDA- 2°B.
Habilidades:
Aprender
a conhecer-se. Conhecer a realidade na qual está inserido.
Acesse
e responda:
https://forms.gle/ueXWGzu1KNzEDmY49
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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 2°B.
Habilidades: Elaborar perguntas para garantir uma base sólida para investigação de um problema ou desafio. Apropriar-se de diversas linguagens e recursos tecnológicos, incluindo-se digitalmente para usar, enquanto participante de grupos de engajamento e ativismo juvenil, de forma responsável e ética, as TDIC.
Entraremos na 3° etapa do nosso projeto: questionário online para os professores da escola Cristiane Chaves Moreira Braga.
Acesse e responda:
LÍNGUA PORTUGUESA 2ª SÉRIES A E B
ATIVIDADE
XV
Habilidade: Inferir tese,
tema ou assunto principal nos diferentes gêneros: reportagem, correspondência,
poema, ensaio e/ou perfil biográfico.
Queridas (os),
Vou disponibilizar novamente a atividade da semana
passada, pois muitos alunos não fizeram. Àqueles que responderam, fica como
indicativo de leitura e para quem ainda não respondeu, fica a oportunidade de fazê-lo.
Espero que todos estejam bem e seguros. Um grande abraço a todos vocês!
Segue o link da atividade desta semana: https://forms.gle/5dF1kS9WrgdgLyia8
Atividade de inglês 3º bimestre – Teacher Ana Lêda
enviar no meu email: analeda1000@gmail.com
Habilidades: Reconhecer o uso do Going to
Exercícios: Traduzir as frases da segunda imagem ( Coluna 1,2 e 3)
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Assista o vídeohttps :
//www.youtube.com/watch?v=BXsj7m9NGtg
Resolva os exercícios :
Questão 1
Quantos números de dois algarismos distintos podemos formar com os dígitos: 2, 4, 6 e 8?
a) 15
b)10
c) 12
d) 18
Questão 2
Em uma sala há 8 professores de matemática, 10 de português e 4 de Biologia. Queremos formar grupos de dois professores de cada matéria. De quantas maneiras distintas podemos organizar esses grupos?
a) 100
b) 200
c) 180
d) 152
Questão 3
De quantas maneiras diferentes um cliente poderá se servir em um restaurante que apresenta os seguintes pratos: 10 tipos de massas, 4 de carnes, 6 saladas e 2 sobremesas.
Questão 4
Considerando os algarismos 1, 4, 7, 8 e 2.
a) Quantos números de quatro algarismos podemos formar?
b) Quantos números de quatro algarismos distintos?
ELETIVA
Professora Maristela: MODAS
Habilidades: Conhecimento; Pensamento crítico e criativo; Comunicação - Utilizar diferentes linguagens .
Redação
Quais as tendências da moda na entre os jovens moderna, ?
pesquise na próxima aula teremos um questionário sobre o assunto.
OBS: Enviar foto das atividade no e-mail - formentini2@gmail.com com a data serie e nome do aluno
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2º Ano A - Projeto de Vida
Proª Aurinda Prado
Atividade: “Cápsula do tempo”
Uma dinâmica que você pode realizar com alguns amigos de sala.
E pelo distanciamento social que enfrentamos, mas com a sorte de poder
contar com a tecnologia. Você está passando por um período que ficara
registrado na história da humanidade já pensou nisto?
Pense o que você pode colocar nesta cápsula, faça uma lista de prioridades e
algumas coisas que são essenciais para você hoje, e expectativas de futuro,
seja no âmbito profissional, familiar etc.
OBS: Não se esqueça de estipular um tempo para abrir a capsula.
Veja os vídeos indicados abaixo para ter, uma visão de como realizar este
trabalho que na verdade. É uma dinâmica.
https://www.youtube.com/watch?v=WTaJp0pHfe0
https://www.youtube.com/watch?v=S_2gWeW9GD0
Fotografar a capsula fechada e enviar para.
aurinda@prof.educacao.sp.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Profª Thamara - Matemática - 2ºA
https://forms.gle/jSK8RT6CL83SnEo5A
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Profª Thamara - Eletiva Encena - 2º e 3ºEM
https://forms.gle/mJCGxqSvPXtDNsVT7