-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

10 agosto, 2020

2º SÉRIE - 10 A 14 DE AGOSTO

 

 E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


HORÁRIO DAS AULAS ONLINE

_______________________________________
DISCIPLINA: BIOLOGIA    

Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 10/08/20 a 14/08/20.

Disciplina: Biologia

Tema/Conteúdo: Heredogramas.

Habilidade:  Construir e analisar heredogramas.

Responda as atividades  no link:   https://forms.gle/jB57BGMGHEVkvktt7

HEREDOGRAMAS

        A doença denominada Distrofia Muscular do tipo Duchenne é caracterizada por uma degeneração progressiva do tecido muscular.  O que decorre da incapacidade das células do organismo produzirem a proteína Distrofina, que é fundamental para o funcionamento do músculo.

        Uma mulher que carrega o gene para essa anomalia gostaria de entender seu histórico familiar e saber qual é a chance de ter um filho com a distrofia. Como ela poderia proceder?


___________________________________________DISCIPLINA: FÍSICA

Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 10/08 a 14/08.

Disciplina: Física

Tema: Ruídos e sons harmônicos; características físicas dos sons

Habilidades: Reconhecer a constante presença das ondas sonoras no dia a dia, identificando objetos, fenômenos e sistemas que produzem sons.  

 

Responda as atividades no link :   https://forms.gle/zCGjq1kg7GxtTqRw6

O som

O som é produzido pela compressão e expansão sucessivas do ar ou de outro meio material.
2 Como se produz o som
     
Todos os sons estão associados à vibração de um meio físico. Quando ouvimos a voz de uma pessoa falando, perturbações no ar se deslocam desde o emissor até nossas orelhas. Acompanhe na figura a seguir o que ocorre quando um som é transmitido por um alto-falante. Quando a onda sonora é emitida, a região mais próxima à parte interna do alto-falante vibra, propagando o som para o ar.
      A cada vibração, o ar próximo ao alto-falante é comprimido e expandido. A sequência de compressões e rarefações sucessivas do ar se propaga em todas as direções na forma de uma onda longitudinal. Perceba que, para se propagar, o som necessita de um meio material e, por isso, é classificado como onda mecânica.
      Muitas vezes notamos o barulho de explosões e de tiros no espaço em filmes cinematográficos. Esses sons, na verdade, não podem ser escutados no cosmos, pois as ondas sonoras não se propagam no vácuo.

Ondas de compressão e rarefação do ar

(A) Quando a parte interna do alto-falante vibra em direção ao exterior do aparelho, cria uma compressão no ar. (B) Quando a parte interna do alto-falante vibra em direção ao interior do aparelho, cria uma rarefação no ar. As regiões mais e es

uras e mais claras no ar, que representam, respectivamente, a compressão e a rarefação na mola, foram incluídas para fins didáticos de comparação. A velocidade da onda na mola é muito menor que a velocidade do som no ar. Para simplificar, as duas ondas são apresentadas com a mesma velocidade. (Imagens sem escala; cores-fantasia.) Fonte: CUTNELL, J. D.; JOHNSON, K. W. Physics. New Jersey: Wiley, 2012.

 

A velocidade do som

      Quando vemos um relâmpago, geralmente ouvimos o trovão somente depois de alguns segundos. Isso ocorre porque a velocidade do som é muito menor que a da luz: enquanto a velocidade do som no ar é de aproximadamente 340 m/s, a velocidade da luz é de cerca de 300.000.000 m/s. Lembre-se de que o som é uma onda mecânica e a luz é uma onda eletromagnética. A velocidade do som depende das condições do meio em que ele se propaga, como seu estado físico e sua temperatura.

      O som se propaga não só no ar, mas também em sólidos e líquidos. A velocidade do som nesses meios é maior que nos gases, pois a transmissão da perturbação está relacionada com a coesão do material que compõe o meio físico. Como nos sólidos e líquidos as partículas estão mais agregadas entre si, o som se propaga com maior velocidade nesses meios do que nos gases. Confira na tabela ao lado a velocidade de propagação do som em diferentes materiais.

 

GLOSSÁRIO→ Coesão: força entre átomos e moléculas que constituem um material.

 

SAIBA MAIS!

Saiba mais! SISTEMA AUDITIVO HUMANO
Quando uma onda sonora atinge o sistema auditivo de uma pessoa, faz vibrar sua membrana timpânica. Essas vibrações são então transmitidas para a orelha interna por meio de um conjunto de três ossos muito pequenos (ossículos), denominados martelo, bigorna e
estribo. Na orelha interna, as vibrações são captadas por células sensoriais especializadas e convertidas em impulsos nervosos, que são enviados ao cérebro pelo nervo auditivo.

ais! S

(Imagem sem escala; cores-fantasia.) Fonte: TORTORA, G. J. Corpo humano:
fundamentos de anatomia e fisiologia. Porto Alegre: Artmed, 2000.
AAATIAATIVIA

ATIVIDADESAATI

1)Qual é o principal motivo de o som não se propagar no espaço sideral?

2)    O som se propaga com a mesma velocidade em todos os meios? Explique.

3)Se você colocar um despertador dentro de um recipiente de vidro fechado, provavelmente conseguirá escutar o barulho. E se o ar fosse removido do recipiente, ainda se escutaria o barulho? Explique.

4)Em filmes de ficção científica, é comum os tripulantes de uma espaçonave deslocando-se no espaço interplanetário, em regiões onde há vácuo, ouvirem sons de explosões de outras espaçonaves. Por que, na realidade, não seria possível ouvir esses sons?


_______________________________________________________________

Química

Professora Maristela

Habilidade: Reconhecer as forças de interação intermoleculares (forças de London e ligações de hidrogênio

Link:   https://forms.gle/B33Nsgtp1YyFsuBi8  - 2º A

Link:   https://forms.gle/TkHhiJjcP1R3azFdA  -   2º B 

__________________________________________________________________________


2º ano A e B -ARTE

                            Prof. Anderson  Sanchez

Habilidade: Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança.


REALIZAR AS ATIVIDADES DO LINK: 

ARTE 2A e 2B 3°BIMESTRE #02 10 a 14/08

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSditgHtcm-8qAyO2_dByL5BfrmPJvN8DTij8QZXuqha_j9ZvQ/viewform

__________________________________________________________________________


História 2ªSérie A e B – Profº Leilson

Habilidades: Ordenar os eventos históricos que caracterizam o processo da Revolução Francesa, relacionando-os a fatores econômicos, políticos e sociais

Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/RgmAr4fQJKGbKWa9A 

______________________________________________

Disciplina Geografia Professora Cristiane

Habilidade:Associar as manifestações culturais dos diferentes grupos étnicos que compõem a matriz brasileira do presente aos processos históricos de sua formação cultural.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdjOtHEqDhcEYnp7eEwAr0iDPfB2ZAJezCUIuD6tcO94zbKVQ/viewform

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Educação física professor Emerson 2°B
Início da matéria do 3° bimestre
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKum3uY1OvJytt5c5OgAl5AUc1WgA_DInxniazCejhj2cD5g/viewform?usp=sf_link

________________________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 2°B.

Habilidades: Aprender a conhecer-se. Conhecer a realidade na qual está inserido.

Acesse e responda: 

https://forms.gle/ueXWGzu1KNzEDmY49

________________________________________________________________ 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 2°B. 

Habilidades: Elaborar perguntas para garantir uma base sólida para investigação de um problema ou desafio. Apropriar-se de diversas linguagens e recursos tecnológicos, incluindo-se digitalmente para usar, enquanto participante de grupos de engajamento e ativismo juvenil, de forma responsável e ética, as TDIC.   

Entraremos na 3° etapa do nosso projeto: questionário online para os professores da escola Cristiane Chaves Moreira Braga.  

Acesse e responda:

https://forms.gle/oRPyu9thp9MVRVv7A

________________________________________________________________ 

LÍNGUA PORTUGUESA 2ª SÉRIES A E B

ATIVIDADE XV

Habilidade: Inferir tese, tema ou assunto principal nos diferentes gêneros: reportagem, correspondência, poema, ensaio e/ou perfil biográfico.

Queridas (os),

Vou disponibilizar novamente a atividade da semana passada, pois muitos alunos não fizeram. Àqueles que responderam, fica como indicativo de leitura e para quem ainda não respondeu, fica a oportunidade de fazê-lo.

Espero que todos estejam bem e seguros. Um grande abraço a todos vocês!

Segue o link da atividade desta semana: https://forms.gle/5dF1kS9WrgdgLyia8




Atividade de inglês 3º bimestre – Teacher Ana Lêda

enviar no meu email: analeda1000@gmail.com

Habilidades: Reconhecer o uso do Going to 




Exercícios: Traduzir as frases da segunda imagem ( Coluna 1,2 e 3)


____________________

__________________________

ELETIVA (CONS)CIÊNCIA

Profª Mileni

Continuando o processo de construção dos projetos: 

Seu grupo já agendou uma reunião comigo essa semana?
Se não, me mande mensagem e vamos conversar!
whatsapp (19)996125182

Para ajudar no processo de construção do projeto, leia o texto abaixo:

Qualquer dúvida entre em contato! 

Grande abraço!

_________________________________


Prof. Paulo Freire


Matemática


Assista o vídeohttps : 


//www.youtube.com/watch?v=BXsj7m9NGtg



Resolva os exercícios : 


Questão 1

Quantos números de dois algarismos distintos podemos formar com os dígitos: 2, 4, 6 e 8?

a) 15

b)10

c) 12

d) 18

 


Questão 2

Em uma sala há 8 professores de matemática, 10 de português e 4 de Biologia. Queremos formar grupos de dois professores de cada matéria. De quantas maneiras distintas podemos organizar esses grupos?

a) 100

b) 200

c) 180

d) 152

 



Questão 3

De quantas maneiras diferentes um cliente poderá se servir em um restaurante que apresenta os seguintes pratos: 10 tipos de massas, 4 de carnes, 6 saladas e 2 sobremesas.

 

Questão 4

Considerando os algarismos 1, 4, 7, 8 e 2.

a) Quantos números de quatro algarismos podemos formar?

b) Quantos números de quatro algarismos distintos?




 Prof. Paulo Freire

Física

Fazer uma pesquisa sobre o SOM.




ELETIVA 

     Professora Maristela: 
MODAS

 


Habilidades: Conhecimento; Pensamento crítico e criativo; Comunicação - Utilizar diferentes linguagens . 

                                         Redação

Quais as tendências da moda na entre os jovens moderna, ?

pesquise na próxima aula teremos um questionário sobre o assunto.


OBS: Enviar foto das atividade no e-mail - formentini2@gmail.com com a data  serie e nome do aluno




________________________________________________________________________________________________________________________________

2º Ano A - Projeto de Vida

Proª Aurinda Prado


Atividade: “Cápsula do tempo”

Uma dinâmica que você pode realizar com alguns amigos de sala.

E pelo distanciamento social que enfrentamos, mas com a sorte de poder

contar com a tecnologia. Você está passando por um período que ficara

registrado na história da humanidade já pensou nisto?

Pense o que você pode colocar nesta cápsula, faça uma lista de prioridades e

algumas coisas que são essenciais para você hoje, e expectativas de futuro,

seja no âmbito profissional, familiar etc.

OBS: Não se esqueça de estipular um tempo para abrir a capsula.

Veja os vídeos indicados abaixo para ter, uma visão de como realizar este

trabalho que na verdade. É uma dinâmica.

https://www.youtube.com/watch?v=WTaJp0pHfe0


https://www.youtube.com/watch?v=S_2gWeW9GD0

Fotografar a capsula fechada e enviar para.

aurinda@prof.educacao.sp.gov.br


                                          GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Profª Thamara - Matemática - 2ºA

https://forms.gle/jSK8RT6CL83SnEo5A


                                          GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Profª Thamara - Eletiva Encena - 2º e 3ºEM

https://forms.gle/mJCGxqSvPXtDNsVT7