GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
______________________________________________
Programação das aulas no Aplicativo Centro de Mídias
3) NA FALA DA MULHER, EM “ELE TÁ BRINCANDO DE ENTERRÁ-LA NA AREIA!!!”, O PRONOME DESTACADO REFERE-SE A QUE PALAVRA DITA ANTERIORMENTE POR ELA?
4) IDENTIFIQUE A QUE PALAVRA SE REFEREM OS PRONOMES EM DESTAQUE A SEGUIR:
A) MINHA AMIGA LIGOU E ESTOU SAINDO PARA AJUDÁ-LA. (___________)
B) PERDI MEU CELULAR, VOCÊ ME AJUDA A ENCONTRÁ-LO? (___________)
C) MARINA ESTÁ CHORANDO PORQUE CORTARAM-NA DA PEÇA. (___________)
D) JÁ TERMINEI DE LER SEU LIVRO, VOU DEIXÁ-LO NA SUA CASA. (___________)
E) O GAROTO ESTÁ CHORANDO PORQUE O ACUSARAM DE UM CRIME. (___________)
F) VOCÊ VIU MINHAS CHAVES? TINHA CERTEZA DE QUE AS ESQUECI AQUI. (___________)
G) DEIXEI MEUS LIVROS NA SUA MESA. NÃO OS JOGUE FORA. (___________)
H) PEDRO ESTÁ APAIXONADO POR LAURA. ELE VAI PEDI-LA EM CASAMENTO. (___________)
I) ENTROU UMA BARATA NO MEU QUARTO. AJUDE-ME A MATÁ-LA. (___________)
Hello guys! How are you?
Essa semana continuaremos falando sobre os estilos de vida de quem mora na cidade e de quem mora no campo. Para isso, acessem o link abaixo e respondam a atividade diretamente na página que abrirá. Eu já terei acesso às suas respostas por lá. Não é necessário copiar a atividade no caderno, só quem quiser e achar que aprende melhor escrevendo!
City and Countryside ⬅
Programação das aulas no Aplicativo Centro de Mídias
__________________________________
DISCIPLINA : GEOGRAFIA - PROFª REGIANE
7 º ANO (A, B e C) ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
DISCIPLINA : GEOGRAFIA - PROFª REGIANE
ESTA ATIVIDADE É A MESMA QUE FOI POSTADA NA SEMANA PASSADA
SE VOCÊ JÁ FEZ NÃO PRECISA FAZER NOVAMENTE
Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no Mundo.
Objeto de Conhecimento: Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil
Habilidades do Currículo Paulista de Geografia: (EF07GE13*) Analisar o processo de formação do território brasileiro e identificar as demarcações de limites e fronteiras em diferentes tempos; (EF07GE14*) Identificar em registros histórico-geográficos as formas de organização político-administrativa do Brasil em diferentes tempos e relacioná-las com a criação do Estado de São Paulo
VAMOS DIALOGAR?
O território brasileiro, sua vasta dimensão e suas riquezas minerais são sempre tratados como sinais da potencialidade da riqueza nacional, ainda em grande parte inexplorada. Esta conformação territorial que hoje conhecemos foi uma lenta, longa e difícil construção, tecida durante cinco séculos de história. Nesta primeira atividade, demonstre seus conhecimentos que adquiriu na nossa primeira etapa sobre o território brasileiro.
1) Copie e responda no caderno
a) O que é o território?
b) É possível afirmar que o Brasil sempre teve a mesma formação territorial? Quais fatores influenciaram a formação territorial do Brasil?
c) Em relação à extensão territorial, você já ouviu dizer que o Brasil tem o tamanho de um continente? O que isso representa para você?
2) Leitura e análise de mapa e texto: Formação Territorial do Brasil.
Observe a imagem e leia o texto.
Em seguida, copie e responda às questões propostas no seu caderno.
a) Selecione as palavras, termos e/ou expressões desconhecidas e busque o significado em dicionários disponíveis e/ou sites da internet
b) Destaque as ideias principais do texto
c) Para você o que é território?
d) Explique a diferença entre limite e fronteira.
e) Relate as principais alterações no território brasileiro ao longo do tempo.
3) Para finalizar esta atividade, acesse o link indicado no texto e o Atlas Histórico do Brasil (Disponível em: <https://atlas.fgv.br/apresentacao>. Acesso em: 28 out. 2019), que abrange um longo período histórico (desde antes do “descobrimento” do Brasil até os dias de hoje), para ampliar a pesquisa sobre a formação do território brasileiro. A partir da pesquisa, produza um texto de no máximo 20 linhas, em seu caderno, que contemple os aspectos principais relacionados à formação do território brasileiro e as definições de Limites, Fronteiras e Território.
4) CARTOGRAFIA: AMÉRICA DO SUL – Relembrando as aulas anteriores.
Com base no mapa mudo e nas questões a seguir, elabore o seu mapa da América do Sul.( se for possível, pode imprimir o mapa e colar no caderno).
a) Identifique no mapa o nome dos países que compõem a América do Sul.
b) Indique os países que não fazem fronteira com o Brasil. Identifique-os no mapa com
uma única cor e crie uma legenda.
c) Destaque a linha que demarca a fronteira do Brasil com os demais países da América do Sul.
d) Dê um título ao mapa.
e) Insira a rosa dos ventos com os pontos cardeais e colaterais.
VOCÊ PODE ENVIAR SUA ATIVIDADE RESPONDIDA PARA O EMAIL regianed045@gmail.com (ENVIAR FOTO DA ATIVIDADE REALIZADA NO CADERNO)
____________________________________________
7 º ANO (A, B e C) ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE SEMANAL 04/05 A
08/05
HABILIDADE (H12)
(H19) (H08)
-ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE SEGMENTOS DE UM TEXTO, IDENTIFICANDO
O ANTECEDENTE DE UM PRONOME OBLÍQUO.
- IDENTIFICAR, EM UM
TEXTO, MARCAS RELATIVAS À VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, NO QUE DIZ RESPEITO ÀS
DIFERENÇAS ENTRE A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, DO PONTO DE VISTA DO LÉXICO, DA
MORFOLOGIA OU DA SINTAXE.
-
INFERIR INFORMAÇÃO PRESSUPOSTA OU SUBENTENDIDA, COM BASE NA COMPREENSÃO GLOBAL
DE UM TEXTO.
PARA INICIAR LEIA A EXPLICAÇÃO DE PRONOMES OBLÍQUOS, NO
LINK A SEGUIR: (EXPLICAÇÃO DO MATERIAL APRENDER
SEMPRE)
QUESTÕES
DISSERTATIVAS:
1 ) A MULHER DIZ A SUA AMIGA QUE O MARIDO E SUA MÃE ESTÃO SE DANDO BEM,
PORQUE ESTÃO BRINCANDO JUNTOS, MAS ISSO NÃO É VERDADE. POR QUÊ?
2) ESSA TIRINHA É ATUAL. COMO É POSSÍVEL SABER DISSO? (QUE ELEMENTO MODERNO É CITADO)
2) ESSA TIRINHA É ATUAL. COMO É POSSÍVEL SABER DISSO? (QUE ELEMENTO MODERNO É CITADO)
3) NA FALA DA MULHER, EM “ELE TÁ BRINCANDO DE ENTERRÁ-LA NA AREIA!!!”, O PRONOME DESTACADO REFERE-SE A QUE PALAVRA DITA ANTERIORMENTE POR ELA?
4) IDENTIFIQUE A QUE PALAVRA SE REFEREM OS PRONOMES EM DESTAQUE A SEGUIR:
A) MINHA AMIGA LIGOU E ESTOU SAINDO PARA AJUDÁ-LA. (___________)
B) PERDI MEU CELULAR, VOCÊ ME AJUDA A ENCONTRÁ-LO? (___________)
C) MARINA ESTÁ CHORANDO PORQUE CORTARAM-NA DA PEÇA. (___________)
D) JÁ TERMINEI DE LER SEU LIVRO, VOU DEIXÁ-LO NA SUA CASA. (___________)
E) O GAROTO ESTÁ CHORANDO PORQUE O ACUSARAM DE UM CRIME. (___________)
F) VOCÊ VIU MINHAS CHAVES? TINHA CERTEZA DE QUE AS ESQUECI AQUI. (___________)
G) DEIXEI MEUS LIVROS NA SUA MESA. NÃO OS JOGUE FORA. (___________)
H) PEDRO ESTÁ APAIXONADO POR LAURA. ELE VAI PEDI-LA EM CASAMENTO. (___________)
I) ENTROU UMA BARATA NO MEU QUARTO. AJUDE-ME A MATÁ-LA. (___________)
5) LEIA
O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES SUGERIDAS:
A LEI PROTEGE TEMER DE INVESTIGAÇÃO POR ATOS FORA
DO MANDATO?
APESAR
DE APARECER EM DOIS PEDIDOS DE INQUÉRITO ENVIADOS PELO PROCURADOR-GERAL DA
REPÚBLICA, RODRIGO JANOT, AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), O PRESIDENTE
MICHEL TEMER NÃO ENTROU, PELO MENOS POR ORA, NA LISTA DE POLÍTICOS INVESTIGADOS
SOB O ESCRUTÍNIO DA MAIS ALTA CORTE DO PAÍS.
A RAZÃO
PARA ISSO, SEGUNDO O PRÓPRIO JANOT, É QUE TEMER POSSUI UMA ESPÉCIE DE
“IMUNIDADE TEMPORÁRIA” DETERMINADA PELA CONSTITUIÇÃO PARA QUEM OCUPA O CARGO
DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
(DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.MSN.COM)
|
A) QUE GÊNERO TEXTUAL É ESSE ACIMA?
B) QUE VARIEDADE LINGUÍSTICA FOI USADA PARA ESCREVER ESSE
TEXTO?
C) POR QUE FOI USADO ESSA MODALIDADE DE LINGUAGEM E NÃO OUTRA?
QUESTÕES
DE MUTIPLA ESCOLHA:
6) COM RELAÇÃO
AO TEXTO RETIRADO DE UM SMS, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
VC VIU
COMO ELE XEGÔ EM KZA HJ? TÔDU LASCADU. BLZ!
|
A) NÃO PODE SER CONSIDERADO UM TEXTO,
VISTO QUE NÃO CUMPRE SUA FUNÇÃO COMUNICATIVA.
B) POR TER PALAVRAS ABREVIADAS EM
EXCESSO ESTÁ TOTALMENTE CONTRARIANDO AS REGRAS DA GRAMÁTICA, LOGO NÃO É UM
TEXTO.
C) ESSE TIPO DE ESCRITA É VALORIZADO EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO FORMAL.
D) MESMO POR SE TRATAR DE LINGUAGEM
ABREVIADA, CUMPRE SUA FUNÇÃO COMUNICATIVA, MAS SÓ DEVE SER UTILIZADA SITUAÇÕES
INFORMAIS COMO INTERNET, CELULAR ETC.
7. LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO:
[EM
PORTUGAL], VOCÊ PODERÁ TER ALGUNS PROBLEMINHAS SE ENTRAR NUMA LOJA DE ROUPAS
DESCONHECENDO CERTAS SUTILEZAS DA LÍNGUA. POR EXEMPLO, NÃO ADIANTA PEDIR PARA
VER OS TERNOS — PEÇA PARA VER OS FATOS. PALETÓ É CASACO. MEIAS SÃO PEÚGAS.
SUÉTER É CAMISOLA — MAS NÃO SE ASSUSTE, PORQUE CALCINHAS FEMININAS SÃO
CUECAS. (RUY CASTRO. VIAJE BEM. ANO VIII, NO 3, 78.)
|
O TEXTO DESTACA A DIFERENÇA ENTRE O
PORTUGUÊS DO BRASIL E O DE PORTUGAL QUANTO
A) AO VOCABULÁRIO.
B) À DERIVAÇÃO.
C) À PRONÚNCIA.
D) GÊNERO
E) À SINTAXE.
8.) ANALISE AS
PROPOSIÇÕES COM RELAÇÃO À MÚSICA “ASA BRANCA” DE LUIZ GONZAGA E RESPONDA
CORRETAMENTE:
“QUANDO
OIEI A TERR’ ARDENO
NA
FOGUEIRA D’SAN JOÃO
EU
PREGUNTEI A DEUS DO CÉU AI
PRO QUE
TAMANHA JUDIAÇÃO (...)”
|
(
)ESTE TRECHO, EM UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA, ESTÁ CORRETO, POIS, APESAR DOS
DESVIOS DA NORMA CULTA, O TRECHO NÃO APRESENTA DIFICULDADES PARA A COMPREENSÃO.
(
)POR SE TRATAR DE
EXPRESSÕES REGIONAIS ESTE TRECHO NÃO PODE SER CONSIDERADO COMO ERRO GRAMATICAL.
(
)A MÚSICA REGIONAL TEM GRANDE ACEITAÇÃO, PRINCIPALMENTE, NA
REGIÃO DO COMPOSITOR, MAS, PODEMOS DIZER QUE AS FALHAS LINGUÍSTICAS PREJUDICAM
A ACEITAÇÃO DA MÚSICA ASA BRANCA.
A SEQUÊNCIA CORRETA É:
A) VFF
B) VVV
C) FFF
D) FVF
E) VVF
A seguir link para o 7°C (Professor Anderson Sanchez)
SIMULADO preparatório para a AAP.
O simulado vale nota de participação.
A seguir link para o 7°C (Professor Anderson Sanchez)
SIMULADO preparatório para a AAP.
O simulado vale nota de participação.
_________________________________________________________________________________
7 º ANO (B) - ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
(Referente a semana de 04/05 até 08/05/2020)
Habilidades:
(EF07LI08) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.
(EF07LI03) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.
(EF07LI07) Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em língua inglesa
(EF07LI08) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.
(EF07LI03) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.
(EF07LI07) Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em língua inglesa
Hello guys! How are you?
Essa semana continuaremos falando sobre os estilos de vida de quem mora na cidade e de quem mora no campo. Para isso, acessem o link abaixo e respondam a atividade diretamente na página que abrirá. Eu já terei acesso às suas respostas por lá. Não é necessário copiar a atividade no caderno, só quem quiser e achar que aprende melhor escrevendo!
City and Countryside ⬅
Espero que gostem!
Se precissarem entrar em contato, podem enviar email para: luciene.kido@outlook.com
Se precissarem entrar em contato, podem enviar email para: luciene.kido@outlook.com
Stay safe. Stay home!
Miss you! ❤️
Teacher Luciene
_____________________________________________________________________________
Habilidade: (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo de propagação térmica
____________________________________________________________________________
História/ Prof. Valdilene Matos
_________________________________________________
Eletivas
Professora: Maristela
Brincando com as cores
Tirar foto e enivar no e-mail formentini2@gmail.com
_____________________________________
_____________________________________________________________________________
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
Profª Ida Maria - 7ºA e 7ºB; Profª Mileni 7ºC
Para iniciar, relembre os conteúdos estudados em aula acessando o seguinte link:
Orientação: Copie e responda as questões no caderno. Leia a revisão atentamente para responder as questões. Caso tenham duvida é só entrar em contato por e-mail: profidamaria@gmail.com.br ou mnorberto@prof.educacao.sp.gov.br
Uma lição de vida
Questões
Calor e
temperatura
Parte 1
Para esta
atividade vocês iram utilizar um simulador. Para acessar sigam os passos:
· Acesse
o site: https://phet.colorado.edu/sims/html/states-of-matter-basics/latest/states-of-matter-basics_pt_BR.html.
· Escolha
a opção Estados.
· Na
tela que vai abrir você poderá ver como as partículas de diferentes matérias se
comportam.
· Você
poderá ver a temperatura em Kelvin (K) ou em gruas Celsius (°C).
· Poderá
escolher qual material você que ver aquecer ou esfriar.
· Poderá
escolher se você quer ver este material em estado sólido, líquido ou gasoso.
· E
poderá ver a reação das partículas ao você aquece-las ou esfria-las.
1. Vamos começar comparando
as moléculas de água com as partículas de outro elemento nos estados sólido,
líquido e gasoso. Para isso monte a tabela a baixo no seu caderno e desenhe as
partículas em cada estado.
Estado
|
Água
|
(um
elemento a sua escolha)
|
Sólido
|
Desenhe as moléculas de água em estado
sólido
|
Desenhe
as partículas do elemento em estado sólido
|
Líquido
|
Desenhe as moléculas de água em estado
líquido
|
Desenhe
as partículas do elemento em estado sólido
|
Gasoso
|
Desenhe as moléculas de água em estado
gasoso
|
Desenhe
as partículas do elemento em estado sólido
|
2. Quando a água e o outro elemento
que vocês escolheram estão sólidos, eles estão na mesma temperatura?
3. Se aquecermos os dois até 0 °C,
eles passam para o mesmo estado físico?
4.
O neônio, o argônio e o oxigênio
são encontrados na natureza em estado gasoso. Quando estão no estado líquido e
sólido qual a temperatura deles? A diferença de temperatura desses elementos
entre estes dois estados físicos é maior ou menor quando comparamos a diferença
de temperatura da água nesses dois estados?
Parte 2
Respondam esta parte da atividade através do formulário: https://forms.gle/ycKFrbuY7kMHKper5 e enviem.
Respondam esta parte da atividade através do formulário: https://forms.gle/ycKFrbuY7kMHKper5 e enviem.
1.
Reescreva as frases incorretas
fazendo as correções.
a.
Calor é a energia térmica contida
nos corpos.
b.
A temperatura é a medida do calor
de um corpo.
c.
Portas e janelas devem ser fechadas
para não deixar o frio entrar no ambiente.
d.
Quando um corpo recebe calo, sua
temperatura sempre aumenta.
2.
Qual é a relação entre a
temperatura de um corpo e a energia cinética de suas partículas?
3.
Explique o que acontece com as
partículas do líquido do termômetro de coluna quando se observa sua dilatação.
4.
Porque é necessário aguardar um
tempo para fazer a leitura da temperatura?
5.
Observe a tabela
e indique qual material perde calor mais facilmente.
a.
Batata e mel
b.
Carne de porco e
tomate
c.
Madeira e chumbo
_________________________________________________
ARTE
PROFESSORA: MICHELLE GUTHIERREZ
HABILIDADES: Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre
outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não
convencionais.
Leia o texto abaixo. Copie ou cole no caderno, em
seguida, responda às questões interpretativas propostas:
Uma lição de vida
Ele era meu aluno, mas foi um dos professores mais
sábios que já tive. O Tiago começou a fazer aulas de violão aos 10 anos, no
instituto onde eu ensinava música. Logo se mostrou um estudante aplicado,
apesar de ter muita dificuldade. Aos 12, encantava todo mundo ao dedilhar
músicas eruditas. O que impressionava era a emoção que ele conseguia passar em
cada nota. Tinha algo diferente nele, talvez uma força para seguir mesmo quando
o mundo se mostrava tão hostil com seus sonhos.
E um dia o Tiago sumiu. Era triste, porque, sendo
a escola um projeto social que atendia principalmente a população de baixa
renda, vivia acontecendo de a agente receber a notícia de que um aluno havia
sido vítima de violência.
Dois anos se passaram. Certa noite, estava
preparando a sala para a aula, quando a porta se abriu timidamente. Era ele,
com um pequeno embrulho e um cartão nas mãos. Tinha ido me contar que os pais,
feirantes, haviam proibido que continuasse a frequentar o instituto, porque
queriam que se dedicasse mais aos afazeres na barraca de verduras. “Eles acham
que música é coisa de quem não quer futuro”, contou. “E você, o que acha?”,
perguntei. “Professora, pra uma pessoa como eu, estudar violão é tão difícil e
tão bonito que eu passei a acreditar em mim mesmo. Se eu consegui tocar, posso
aprender qualquer coisa. E eu quero ser professor de história.”
Soube tempos depois, por uma agente social, que
Tiago passou no vestibular e ganhou bolsa de estudos para a faculdade. Mas a
trajetória dele foi interrompida numa dessas tantas tardes em que tiros levam o
silêncio a uma comunidade pobre, enquanto a banda segue tocando na cidade ao
redor. “Ele teria sido um excelente professor”, falou a agente social. “Ele foi”,
respondi. Tiago me ensinou como o conhecimento liberta, como pode trazer novos
horizontes até mesmo a quem a sociedade só destina muros. Guardo até hoje o
colar de miçangas azuis que ganhei dele quando o vi pela última vez, e o cartão
escrito à mão, com a letra infantil: “Quando a senhora ficar triste e quiser
desistir, lembre-se que uma música é feita de uma nota por vez”.
Questões
Questão 1 – O texto “Uma lição de
vida” é um editorial, que apresenta o assunto principal a ser abordado na
revista. A voz da editora faz-se explicitamente presente em diferentes partes,
como:
( ) “Ele era meu aluno, mas foi um dos
professores mais sábios que já tive.”
( ) “Logo se mostrou um estudante
aplicado, apesar de ter muita dificuldade.”
( ) “Mas a trajetória dele foi
interrompida numa dessas tantas tardes […]”
Questão 2 – Aponte o segmento do
texto em que o verbo destacado exprime um fato contínuo, em determinado espaço
de tempo na vida de Tiago:
(
) “O Tiago começou a fazer aulas de violão aos 10 anos […]”
(
) “[…] encantava todo mundo ao dedilhar músicas eruditas.”
(
) “E um dia o Tiago sumiu.”
Questão 3 – Segundo o texto, Tiago
deixou de frequentar as aulas de violão. Por quê?
R:
Questão 4 – Em “[…] estudar violão é
tão difícil e tão bonito que eu passei a acreditar em mim
mesmo.”, o termo sublinhado introduz um fato:
( ) que explica o anterior.
( ) que se opõe ao anterior.
( ) que é consequência do anterior.
Questão 5 – A linguagem figurada
está presente no trecho:
( ) “Se eu consegui tocar, posso
aprender qualquer coisa.”
( ) “Ele teria sido um excelente
professor”.
( ) “[…] pode trazer novos horizontes
até mesmo a quem a sociedade só destina muros.”
Questão 6 – Grife o vocábulo “o”
usado para retomar “Tiago” a seguir:
“Guardo até hoje o colar de miçangas azuis
que ganhei dele quando o vi pela última vez […]”
Questão 7 – O texto é encerrado com
a transcrição de uma mensagem, escrita por Tiago à professora de violão. Nessa
mensagem, ele:
( ) faz um pedido à professora.
( ) dá um conselho à professora.
( ) expressa um desejo à professora.
_________________________________________________________________________________
Projeto de
vida
2 aulas
Habilidades sócio
emocionais.
Bem agora
que estamos nos autoconhecendo, a respeito das habilidades socioemocionais mais
e menos desenvolvidas por nós medite.
ONDE ESTAMOS E PARA ONDE QUEREMOS IR!
Faça um
texto com alguns objetivos que você tem a curto prazo e a longo prazo.
Para isso
use seu Diários de Práticas e Vivências.
Pense em que
as habilidades socioemocionais pode te ajudar ou te atrapalhar na conquista de seus
objetivos, tente traçar um caminho para seu futuro, e não economize nas
palavras.
Bons estudos.
____________________________________________________________________________
7° Ano EF -
Matemática - 05/05/20 - Razão
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos.
Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos.
Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
Prof. Sérgio ( 7º Anos B e C ) e
Prof. Danilo ( 7º Ano A )
1. Apresente a razão entre as grandezas
dadas e interprete o significado do resultado.
a) Um carro percorreu 200 km com 20
litros de combustível.
b) Um carro percorreu 400 km em 5
horas.
c) Uma costureira produz 200 camisetas
em 5 dias de trabalho.
d) Um CD com 12 músicas tem o tempo de
duração total de 48 minutos.
2.
A distância entre duas cidades num mapa de escala
1:2000 é de 8,5 cm. Qual a distância real entre essas duas cidades?
3.
A idade de Pedro é 30 anos e a idade de Josefa é 45
anos. Qual é a razão entre as idades de Pedro e Josefa?
4.
Uma caixa de chocolate possui 250g de peso líquido
e 300g de peso bruto. Qual é a razão do peso líquido para o peso bruto?
5.
A razão entre o comprimento da sombra e da altura
de um edifício é de . Se o edifício tem 12 m de
altura, qual o comprimento da sombra?
Caso tenha alguma dúvida de resolver
este exercício, acesse o link abaixo da aula explicativa
_____________________________________________________________________
História/ Prof. Valdilene Matos
7º anos A, B e C
Semana:
04/05 a 08/05
Tema: Renascimento Cultural e Científico na Itália e no
restante da Europa.
Habilidade:
(EF07I01) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos
e analisar seus significados.
Leiam o
texto e realizem as atividades solicitadas.
Renascimento Cultural e
científico.
O Renascimento cultural e
científico teve início na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa
até o século XVI, foi um momento único na História, a humanidade olhou para o
seu passado e, a partir de certas condições políticas, econômicas e sociais,
criou um mundo com valores.
Os artistas, escritores e
pensadores renascentistas expressavam em suas obras os valores, ideais e nova
visão de mundo, de uma sociedade que emergia da crise do período medieval.
Na Idade Média, grande parte da produção
intelectual e artística estava ligada a Igreja. Já na Idade Moderna, a arte e o
saber voltaram-se para o mundo concreto, para a humanidade e sua capacidade de
transformar o mundo.
O Renascimento teve sua origem na
península Itálica, que era o centro do comércio mediterrâneo e parte dos lucros
eram investidos em produção cultural.
A burguesia originada das camadas
marginais da sociedade medieval, tornaram-se mecenas, investindo em palácios,
catedrais, esculturas e pinturas, buscando aproximar seu estilo de vida ao da
nobreza.
Os renascentistas rejeitavam os
valores feudais a ponto de considerar o período medieval como a Idade das
Trevas”, e por isso a época obscura seria abolida por um “renascimento
cultural”. Assim opunham-se ao teocentrismo, ao misticismo, ao geocentrismo e
ao coletivismo.
O
traço marcante do Renascimento era o racionalismo.
Baseado na convicção de que tudo se podia explicar pela razão e pela observação
da natureza, tentava compreender o universo de forma calculada e matemática.
O elemento central foi o humanismo, no
sentido de valorizar o ser humano, considerado a obra mais perfeita de Cristo.
Outras características do movimento renascentista foram o naturalismo, o
hedonismo e o neoplatonismo.
O naturalismo pregava
a volta à natureza.
O neoplatonismo defendia
uma elevação espiritual, uma aproximação com Deus através de uma interiorização
em detrimento de qualquer busca material.
Atividades.
Assinale as alternativas corretas:
1-
São Obras de Da Vince...
a) Monalisa,
Pietà, Davi.
b) Monalisa,
A Anunciação, Homem Vitruviano.
c) Homem
Vitruviano, A Última Ceia, Monalisa.
2-
Pesquisa: Principais avanços obtidos pelos
cientistas que contribuíram para desenvolver ciência na sua época.
Ótimos estudos!
7º ano
- 06/05/20 - Matemática: Frações e suas diferentes representações; Porcentagem
Prof. Sérgio ( 7º Anos B e C ) e Prof. Danilo ( 7º Ano A )
1) Uma escola tem 25 professores, dos quais 24% ensinam Matemática.
Quantos professores ensinam Matemática nessa escola?
2)
Calcule as porcentagens correspondentes:
a) 2% de 700 laranjas
b) 40% de 48 m
c) 38% de 200 Kg
d) 6% de 50 telhas
e) 37,6% de 200
f) 22,5% de 60
Caso tenha alguma dúvida de resolver este
exercício, acesse o link abaixo da aula explicativa
https://www.youtube.com/watch?v=_sATJ4xdM2o_________________________________________________
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
INTRODUÇÃO
Conteúdo: CULTURA MAKER
ORIENTAÇÕES
ü Ler com atenção as atividades propostas.
ü O aluno terá as atividades para entregar no dia 08/05/20
ü Resolver numa folha colocando a data e enumerando corretamente os exercícios.
ü Assistir o vídeo do canal centro de mídias para maior entendimento tema trabalhado;
O que é cultura maker e qual sua importância na educação?
Se você é adepto de “pôr a mão” na massa e encontrar soluções criativas para seus problemas, sem dúvida, está muito mais próximo da cultura maker do que imagina.
Você já parou para pensar em como a tecnologia facilitou encontrar soluções práticas (e a baixo custo) para nossas necessidades cotidianas? Se antes dependíamos de produtos e serviços existentes no mercado para resolver nossos problemas, hoje é possível que você mesmo produza aquilo que precisa, com um ou dois cliques. Estamos num momento em que a inovação, a sustentabilidade e o compartilhamento de ideias tornaram-se palavras de ordem. Mais e mais pessoas estão encontrando formas de conceber suas ideias de maneira personalizada, fugindo da escala industrial que persistiu por décadas na cadeia de produção.
Trata-se de um conceito que parte da valorização da iniciativa, da atitude, da desenvoltura, da criatividade e da curiosidade nas atividades envolvidas no processo de ensino e da aprendizagem. A cultura maker preza pelo desenvolvimento do espírito investigativo, da capacidade de inovação e de habilidades para a resolução de problemas, que podem ser de variados níveis de complexidade e de distintas naturezas.
Por utilizar metodologias ativas, a cultura maker funciona a partir da ação em prol da execução de uma determinada tarefa, tanto de forma individual, quanto coletiva. Nesse sentido, o aluno é um dos principais agentes do seu próprio aprendizado, estando diante de diversas possibilidades de agir, tais como: criar, reelaborar, consertar, modificar, organizar etc.
Atividades
2) Você já construiu algum maker?
3) Você sabe o que é coleta seletiva? Explique.
4) Já ouviu de falar de Isaac Newton?
5) Observa o quadro e responda
a) O que diz a terceira lei de Newton
b) Qual foi atividade prática construída na aula?
Se possível assista o vídeo e responda a aula: Centro de mídias 04/05 tecnologia e inovação
Eletivas
Professora: Maristela
Brincando com as cores
Aprenda a fazer tinta com vegetaisToda criança saudável fica super feliz quando é inserida no mundo das cores. Um gramado verde, o céu azul, um vestido ou um brinquedo super colorido. É uma alegria vê-los perceber que cor é vida. Seu filho ou seus alunos tem uma cor favorita? Você já os questionou sobre isso? Como os estimula a brincar com cores?
No Arte Reciclada estimulamos o uso de tintas vegetais. Porque são sustentáveis, educativas e… Porque gostamos de diversão em dobro: fazer as tintas é tão divertido como usá-las para dar vida ao impulso criativo.
Material
Beterraba – Cenoura – Espinafre – Liquidificador – Água
Beterraba – Cenoura – Espinafre – Liquidificador – Água
Modo de Fazer
Bater no liquidificador, com água, beterraba (para a cor vermelha), cenoura (para a cor amarela) e espinafre (para a cor verde).
Espremer o líquido de cada um em um pano e depois coar. Guardar as tintas em vidros e tampar bem.
Bater no liquidificador, com água, beterraba (para a cor vermelha), cenoura (para a cor amarela) e espinafre (para a cor verde).
Espremer o líquido de cada um em um pano e depois coar. Guardar as tintas em vidros e tampar bem.
Podemos extrair cores de várias partes das plantas: raiz, caule, folhas, flores e sementes. Sendo que as cores extraídas das raízes são escuras, as dos caules médias, e as cores das flores e folhas são luminosas mas difíceis de fixar.
São instáveis, mas obtemos lindas cores de flores e frutos. As pinturas feitas com tinta vegetais são frágeis e não podem ficar ao sol.
A liquidificadas devem ser descartadas após o uso ou guardada na geladeira por alguns dias. Já as tintas vegetais de infusão no álcool podem ser guardadas por tempo indeterminado.
_____________________________________
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
Pesquise e responda a questão abaixo.
Habilidade: Reconhecer a importância da pluralidade cultural
entre esporte não muito jogado.
1-
Desenhe e pinte um campo de basebol distribuindo
os jogadores e nomeando as principais posições dos jogadores, explicando 3
regras básicas do esporte.