Caro alunos e familiares, nesse momento de pandemia a suspensão das aulas é uma medida preventiva. Aqui os alunos encontrarão atividades para serem realizadas em sua casa, fazendo o registro em seu caderno para que no retorno das aulas ou futuras mudanças seja entregue a seu professor.
É o momento de exercer o Protagonismo.
Contamos com o apoio de todos.
Link caderno do aluno:
https://drive.google.com/open?id=1Rs0azpRxRJwetkep35TCBPnCWZpbjWaR
APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS -
ACESSO AS AULAS ONLINE
Para acessar o app, basta:
1 - Baixar o aplicativo Centro de Mídias SP na Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=tv.ip.edusp) ou Apple Store *(https://apps.apple.com/br/app/cmsp/id1504204115).
2 - Se autenticar no aplicativo usando o mesmo login e senha da SED
3 - Acessar o "Canal de Gestão” que será visualizado logo após a realização do login.
O Governo de São Paulo também fechou um contrato com a TV Cultura, que transmitirá as aulas por meio do Canal digital 2.3 – TV Educação.
Atividade Ciências 8º A, B, C
Profª Mileni Norberto de
Souza
ATIVIDADE
1
Escreva
um texto defendendo o uso sustentável da energia elétrica,
considerando suas
atividades cotidianas. Fundamente o seu texto no que já foi
estudado
sobre fontes de energia e transformações de energia por meio de
usinas, incluindo argumentos
baseados em evidênciassobre a importância de assumir hábitos sustentáveis em
relação ao consumo de energia.
O texto deve seguir o modelo de uma dissertação, caso não
se lembre como
escrever redações desse tipo, reveja as aulas de português, ou
pesquise na internet.
Para escrever o seu texto, lembre-se da diferença entre
energia renovável,
limpa e sustentável.
Energia
renovável: É toda energia produzida com o uso de recursos
naturais que se
renovam ou podem ser renovados. O conceito existe em oposição
ao da energia não
renovável, gerada por combustíveis fósseis, como petróleo,
gás natural e carvão mineral,
cujas reservas um dia acabarão - Já que a Terra
necessita de milhões de anos para
reproduzi-los.
A mais antiga energia renovável em uso é a queima de lenha,
pois replantar as árvores
garante seu suprimento. A energia produzida pelo
movimento da água (por meio de turbinas,
nos rios ou nas ondas do mar), a da
luz solar, a dos ventos, e a dos biocombustíveis são os
exemplos mais
relevantes hoje.
Energia
Sustentável: É a que mantém um ciclo equilibrado de
produção e consumo, por que
é gasta numa quantidade e numa velocidade nas quais
a natureza pode repô-la. O conceito
está diretamente ligado ao de
desenvolvimento sustentável: Levam-se em conta os fatores
ambientais, mas não
dignifica necessariamente energia limpa. A lenha, por exemplo,
é um recurso
sustentável quando a madeira é cultivada para esse fim; mas a fumaça de sua
queima é tóxica e poluente. Portanto, não é limpa. Várias fontes de energia
podem ser ou não
sustentáveis. A água é sustentável desde que seus mananciais e
o fluxo sejam preservados,
o que implica em proteger a matas e evitar que um
rio ou uma represa percam volume.
Energia
Limpa: É aquela que não polui, ou que polui menos que as
tradicionais.
Na produção e no consumo, os exemplos mais comuns são a energia
hidrelétrica,
a dos ventos (eólica) e
a solar. Mas a busca da energia limpa
exige pesquisa e aprimoramento constantes.
No Brasil, grandes represas
hidrelétricas foram construídas, pois sua energia é renovável,
mas os projetos
deixaram de considerar os danos que sua construção causaria ao
meio ambiente, e,
principalmente, a necessidade de, antes encher os lagos e retirar
as matas.
Resultado: debaixo de água, as árvores de decompõe e liberam gases de efeito
estufa por dezenas de anos, como ocorre em Itaipu, Balbina e Tucuruí. O
conceito também é
aplicado na comparação entre produtos: automóveis movidos a
gás natural são
considerados mais “limpos” que os movidos a gasolina, pois são
menos poluentes.
ATIVIDADE
2
TRABALHO
Recorde o conteúdo que foi
estudado sobre trabalho e energia,
e responda às questões a seguir.
1.
Como pode ser definido o termo TRABALHO,
segundo a física?
2.
Qual formula pode ser usada para calcular o
trabalho de uma força?
CALCULE:
3.
Um bloco de massa igual a 8 Kg é levantado a
uma altura de 12 m. Calcule o trabalho realizado pela força peso sabendo que a
gravidade no local é 10m/s2.
4.
Qual é o trabalho necessário para a força
utilizada para levantar um peso de 20 kg na academia a uma altura de 1 m?
Considere que a gravidade no local é 10m/s2.
5.
Uma mulher realiza uma força de 5N para
levantar um livro até a prateleira de 2m de altura. Qual é o trabalho realizado
por essa força? Considere que a gravidade no local é 10m/s2.
ATIVIDADE
3
Potência
Potência é uma grandeza física escalar
medida em watts (W). Pode ser definida
como a taxa de realização de trabalho a
cada segundo ou como o consumo de
energia por segundo. O watt, unidade de
potência do sistema internacional de
unidades (SI), equivale a 1 joule por
segundo.
Potência é a taxa de variação da
quantidade de energia fornecida ou cedida por um
sistema durante um intervalo
de tempo. A unidade de potência no sistema internacional
de unidades (SI) é o
watt: 1 watt equivale a 1 joule por segundo.
Se uma máquina é capaz de realizar o mesmo
trabalho que outra em um tempo menor,
sua potência é considerada maior que a da
outra máquina.
O que
é potência na Física?
Potência é uma grandeza física usada para
calcular a quantidade de energia concedida
ou consumida por unidade de tempo.
Em outras palavras, é a taxa de variação da energia
em função do tempo. A potência é útil par medir a rapidez com a
qual uma forma
de energia é transformada por meio da realização de um trabalho.
Dizemos que uma máquina é mais potente que
outras máquinas quando ela é capaz de
realizar a mesma tarefa em um tempo menor
ou, ainda, realizar uma quantidade maior de
tarefas no mesmo intervalo de
tempo.
A definição de potência média é dada pelo
trabalho realizado em função da variação
de tempo:
P
= τ / Δt
Legenda:
P
– potência média (W)
τ
– trabalho (J)
Δt
– intervalo de tempo (s)
A unidade de medida da potência adotada
pelo SI é o watt (W), unidade equivalente ao
joule por segundo (J/s). A unidade
watt foi adotada a partir de 1882, como forma de
homenagem aos trabalhos
desenvolvidos por James Watt, que foram de extrema relevância
para o
desenvolvimento das máquinas a vapor.
Na Física, trabalho é a medida da
transformação de uma forma de energia em outras formas
de energia mediante a
aplicação de uma força. Sendo assim, a definição de potência pode
estar
relacionada com qualquer forma de energia, tais como: energia mecânica, energia
potencial elétrica e energia térmica.
Após
ler o texto sobre potência faça uma pesquisa entre as potências das lâmpadas
incandescente, fluorescente e led e preencha a tabela.
Lâmpada
|
Incandescente
|
Fluorescente
|
LED
|
Potência
|
Analisando a potência de cada tipo de lâmpada, responda:
De acordo com seus conhecimentos, qual lâmpada gasta menos
energia? Por quê?
Agora,
faça uma pesquisa sobre o selo PROCEL e responda as seguintes perguntas:
1.
O que é o selo PROCEL?
2.
Qual é a importância de programas como esse
para a sociedade?
ATIVIDADES DA ELETIVA SAÚDE PROFESSORA: IDA MARIA
Orientações gerais: 1. Faça as atividades no caderno (se quiser pode imprimir as atividades); 2. Coloque o título das atividades, o número da questão e as respostas; 3. Não precisa copiar os textos no caderno; 4. Elaborem bem as respostas.
Atividade 1: As vacinas
Porque algumas pessoas dificilmente ficam gripadas, enquanto outras têm gripe com grande frequência? Esse fato, que também acontece com outras doenças, mostra que a resistência natural a infecções varia de uma pessoa para outra. Sabemos que depois de contrair certas doenças - tais como sarampo, a caxumba, a varíola e a catapora - as pessoas ficam imunes a elas, isto é, não terão essas doenças novamente. Este fato é conhecido há muito tempo, e os médicos antigamente achavam que algumas substâncias se formavam no organismo dos doentes durante a enfermidade, dando-lhes, depois, uma proteção permanente. Após muitos trabalhos nesse campo, o médico inglês Jenner, em 1796, convenceu-se de que seria possível proteger as pessoas do contágio da varíola, uma grave doença. Jenner observou que os ordenhadores de vacas portadoras de varíola bovina adquiriam esta forma branda de varíola, que faziam surgirem pústulas nas mãos. Esses indivíduos nunca contraíam a temível varíola humana. Jenner inoculou então o líquido dessas pústulas em várias pessoas, que assim também se tornaram imunes à varíola humana. Estava descoberto o processo de imunização pela vacinação, nome proveniente da vaccina, palavra latina derivada de vacca (vaca). Sabemos hoje que determinadas substâncias estranhas ao nosso corpo, mas presentes em bactérias e vírus, estimulam nosso organismo a produzir substâncias protetoras, que são chamadas anticorpos. Os anticorpos combatem então as bactérias e os vírus que invadem o organismo, evitando a doença. Ficou comprovado que os anticorpos podem se formar tanto naturalmente, quando a pessoa fica doente, quanto pela vacinação.
A vacinação consiste, portanto, em inocular no organismo micróbios "enfraquecidos", que não conseguem provocar a doença, ou até mesmo micróbios mortos. Nas duas situações, a imunização em geral vale para toda vida. Depois de Jenner, Pasteur descobriu na França, em 1884, a vacina contra a hidrofobia (raiva), doença transmitida pelos cães.
Apesar de serem um grande avanço para a saúde humana, muitas pessoas ainda têm receio das vacinas. Responda as questões a seguir de acordo com seus conhecimentos e através de pesquisas na internet (escreva as fontes das pesquisas).
1. Por que as pessoas acham que as vacinas não funcionam?
2. Por que muitos acham que as vacinas deixam as pessoas doentes?
3. Como podemos conscientizar as pessoas contra as Fake News (noticias falsas)?
4. Quais os perigos individuais e coletivos das pessoas pararem de se vacinar?
PROJETO DE VIDA
Criação do Diário de Práticas e
Vivências.
Criar um
diário usando sua criatividade pode ser com folhas de sulfite brancas ou
coloridas ou com outro tipo de folha ao seu querer, pode amarar com barbante ou
no estilo pergaminho você escolhe, seja criativo.
Esse diário
se chamara DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS, para ser usado durante o ano, depois
de pronto escreva nele algo sobre você exemplo, seus sonhos, a profissão que
deseja exercer, como se sente em relação a escola que estuda, enfim o mundo ao
seu redor, depois faça um comentário sobre o que você sente sobre a condição
atual do planeta a respeito do novo vírus.
Esse diário
é seu por isso capriche pode ser colado imagens de revista, impressões, e pode
desenhar também como já dito antes use sua criatividade.
Dica: se
possível peça ajuda dos pais ou responsáveis para te auxiliar.
Alguns
exemplos de diário artesanal lembrando que o uso de objetos cortante tenha
alguém para te auxiliar, esses são apenas exemplos faça da maneira que achar
melhor.
Letramento Digital
Muitas são
as definições e concepções acerca do letramento digital em circulação, que
focam desde o uso proficiente de ferramentas digitais até o tratamento crítico
de conteúdos que circulam nos ambientes digitais; desde o ler e escrever em
contextos digitais, em uma perspectiva funcional, o que envolve o trato com
diferentes linguagens e mídias, até participação crítica e ética nas práticas
sociais próprias das culturas digitais.
Com a
modernidade, fez-se necessária uma mudança nos paradigmas de compreensão do
mundo. Afinal, hoje deixamos de ler exclusivamente os conteúdos registrados no
papel e passamos a consumir informação em telas, como celulares e computador.
Por isso, o
letramento digital vem conquistando espaço ultimamente e está sendo o alvo de
diversas discussões. Basicamente significa um conjunto de competências que
permitem a um indivíduo compreender e utilizar de forma crítica a informação
gerada na era da internet.
Proficiente=
competente e eficiente no que faz; capaz, preparado, conhecedor.
Aproveitando o tema acima faça uma
pesquisa sobre o Corona vírus COVID-19 não é permitido usar apenas um site a
pesquisa deve ser feita com no mínimo 5 sites diferentes, e faça um texto
informativo sobre o vírus não esqueça de colocar quando ele foi descoberto.
Observação: marcar na folha os sites
usados para pesquisa.
Dica: peça ajuda dos pais ou
responsável, familiares em geral.
PORTUGUÊS
8º Anos A, B e C:
Projeto Leitura
Dar continuidade ao Projeto
Leitura: quem não estiver com o livro emprestado da escola,
deverá ler alguma obra que tenha em casa (desde que não seja literatura infantil),
e realizar as atividades como as anteriores.
Regência Nominal e
Verbal
Abrir o arquivo PDF, ler o texto explicativo, COPIAR E RESPONDER NO
CADERNO, as atividades.
Arquivo PDF: https://drive.google.com/open?id=1nimXkqkiO12jchzSnhfnm-3W2cm9IW7y
MATEMÁTICA
RETOMADA DE HABILIDADES – 8 ANO _
ATIVIDADE
01
CADERNO
DO ALUNO – SPFAZ ESCOLA
ATIVIDADE
02
Fazer os exercícios das páginas 23,24 e 25.
ATIVIDADE 03
Assistir vídeo aulas sobre princípio de contagem,
porcentagem, dizima periódica e notação cientifica. Se possível, assistir de 2
professores diferentes.
ATIVIDADE
04
1.
Quanto é 50% de 200?
2.
Na sala de aula, a professora descobriu que 40%
dos alunos são corintianos, 30% torcem para o São Paulo, 20% são palmeirenses,
10% torcem para o Santos e o resto não gosta de futebol. Sabendo que existem 40
alunos na sala, quantos torcem para o São Paulo?
3.
Calcule as porcentagens
correspondentes:
a) 2% de 700 laranjas
b) 40% de 48 m
c) 38% de 200 Kg
d) 6% de 50 telhas
e) 37,6% de 200
f) 22,5% de 60
GEOGRAFIA
( Habilidade. Entender a Geografia como caminho para compreender o "eu" e o
"outro" e não apenas para localizar a Terra.
Trabalhar as " paisagens", as "representações do mundo", as "pessoas e os lugares", as "desigualdades espaciais", os "conflitos", )
Trabalhar as " paisagens", as "representações do mundo", as "pessoas e os lugares", as "desigualdades espaciais", os "conflitos", )
Etapa 1
Pesquisar: Tema: Sobre as Sete Maravilhas do Mundo
. Localização Geográfica;
. Grau de importância
. Conceito e definição
. Elaborar um painel.
. Apresentação oral das atividades na primeira aula
seguinte.
Etapa 2
Pesquisar:
Tema; As sete Maravilhas do Brasil
.
Localização geográfica;
. Grau de
importância (comunidade local/ Nacional);
. Conceito e
definição
. Elaboração
de um painel.
.
Apresentação oral das atividades na primeira aula seguinte.
. Fica em
aberto quem quiser fazer as replicas das sete maravilhas do Brasil, pode
escolher uma única maravilha, a que se identificar para reproduzir.
Etapa 3
Conclusão da etapa 1 e 2,
. no que essas atividades lhe acrescentaram.
Professora Cristiane
– Geografia.
ARTE
ATIVIDADE AVALIATIVA DE ARTE
Leia com atenção o texto:
Semana da Arte Moderna
A Semana
da Arte Moderna, foi uma manifestação artístico cultural e ocorreu no
teatro Municipal em São Paulo durante os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922.
O evento
reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição
de obras (pintura e escultura) e palestras.
Os artistas
envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora
inspirada nas vanguardas européias.
Juntos,
eles visavam uma renovação social e artística no país e que foi deflagrada pela
"Semana de 22".
O Grupo dos
Cinco da Arte Moderna Brasileira foi composto pelos escritores: Mário de
Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia e pelas pintoras Tarsila do
Amaral e Anita Malfati. Este grupo acompanhado por varias participações
artísticas idealizou e liderou o movimento e as ideias da Semana de Arte
Moderna que tomou a frente do movimento modernista no Brasil.
Houve um
rompimento com a arte acadêmica, inaugurando assim, uma revolução estética e o
Movimento Modernista no Brasil.
Mário de
Andrade esteve ao lado de outros organizadores: o escritor Oswaldo de Andrade e
o artista plástico Di Cavalcanti.
A maioria
dos artistas eram descendentes das oligarquias cafeeiras de São Paulo, que
junto aos
fazendeiros
de Minas, formavam uma política que ficou conhecida como “Café com Leite”.
Esse fator
foi determinante para a realização do evento, uma vez que foi respaldado pelo governo
de Washington Luís, na época governador do Estado de São Paulo.
Além disso,
a maioria dos artistas, os quais possuíam possibilidades financeiras para
viajar e estudar na Europa, trouxeram para o país diversos modelos artísticos.
Assim, unidos à arte brasileira, foi se formando o movimento modernista no
Brasil.
Prezado(a)
Aluno(a)!
1-Leia as
questões abaixo com atenção;
2-Marque
para cada questão 1 alternativa;
QUESTOES
1) De onde
eram a maioria dos artistas da Semana da Arte Moderna?
A)
Washington
B)
Descendentes das oligarquias cafeeiras de São Paulo
C) Zona
Rural de Manaus
D) Povoado
Baiano
2) A semana
da Arte Moderna:
A) Foi um
movimento de regressão artística.
B) Foi
articulada por Mário de Andrade.
C) Foi uma
homenagem ao Di Cavalcanti.
D) Foi
articulada por Oswald de Andrade.
3) Onde
ocorreu o evento, especificadamente?
A) Zona
Rural de São Paulo
B) São
Paulo
C) Teatro
Municipal de São Paulo
D) Nas
fazendas de Minas Gerais
4) Mário de
Andrade contou também com ajuda dos organizadores:
A) Oswald
de Andrade e Luis Cavlacanti
B) Oswald
de Andrade e Di Cavalcanti
C) Washington
Luís e Oswaldo Andrade
D) Di
Cavalcantio e Washington Luís
5) O que a
maioria dos artistas com poder aquisitivo melhor, foram fazer na Europa?
A) Estudar
e trazer diversos modelos artísticos.
B) Estudar
e fazer exposições por lá.
C)
Organizar eventos na Europa
D) Conhecer
Di Cavalcanti.
6) Foi um
movimento modernista no Brasil:
A)
Vanguarda Européia
B) A Semana
da Arte Moderna
C) Pintura
Rupestre de Di Cavalcanti
D)
Pontilhismo de Oswald de Andrade
7) Sobre a
Semana da Arte Moderna, é incorreto afirmar:
A) Foi uma
manifestação artística.
B) Ocorreu
em 1922.
C) Reuniu
apenas apresentações de música.
D) Foi
respaldado pelo governo de Washington.
8) Do Grupo
dos Cinco, quem integrava a pintura?
A) Mário de
Andrade e Tarsila do Amaral
B) Anita
Malfatti e Menotti Del Picchia
C) Tarsila
do Amaral e Menotti Del Picchia
D) Anita
Malfatti e Tarsila do Amaral
9) A ideia
dos artistas envolvidos era:
A) Fazer
oficinas de arte rupestre
B) Decretar
que todos seriam obrigados a ter uma renovação artística
C) Restringir
o ensino de outras manifestações artísticas.
D)
Apresentar uma visão inovadora inspirada em vanguardas européais.
10) A
Semana da Arte Moderna ocasionou a união entre a arte:
A) Da
Europa com os Emirados Árabes
B) Da
Europa com o Brasil
C) Do Brasil
com a China
D) Do
Brasil com a Argentina
- ·
Em uma folha separada, escolha uma obra, ou poesia modernista e
reproduza.
- ·
Não esqueça da margem
Nos vemos em breve, até logo!
INGLÊS
INGLÊS
EDUCAÇÃO FÍSICA
- Pesquisa
sobre o tema JOGOS PARALÍMPICOS.
* pesquisar a definição de jogos paralímpicos.
*pesquisar um esporte que seja direcionado apenas para
pessoas com necessidade especial.
*a pesquisa deve conter capa e ser entregue no primeiro dia
de aula após o recesso.
*deve ser feito individualmente.
HISTÓRIA
HISTÓRIA
1ª Aula
- Iluminismo
O Iluminismo foi
um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que
defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava
maior liberdade econômica e política.
Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em
vários aspectos como:
- Mercantilismo.
- Absolutismo monárquico.
- Poder da igreja e as verdades reveladas pela fé.
Com base nos três pontos acima, podemos afirmar que o Iluminismo defendia:
- A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
- O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão.
- O predomínio da burguesia e seus ideais.
As idéias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população. Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas idéias iluministas.
- Mercantilismo.
- Absolutismo monárquico.
- Poder da igreja e as verdades reveladas pela fé.
Com base nos três pontos acima, podemos afirmar que o Iluminismo defendia:
- A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
- O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão.
- O predomínio da burguesia e seus ideais.
As idéias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população. Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas idéias iluministas.
Estes reis eram denominados Déspotas Esclarecidos,
pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as idéias de
progresso iluministas.
Alguns representantes do despotismo esclarecido
foram: Frederico II, da Prússia; Catarina II, da Rússia; e Marquês de Pombal,
de Portugal.
Alguns pensadores ficaram
famosos e tiveram destaque por suas obras e idéias neste período. São eles:
John Locke
John Locke é Considerado o “pai do Iluminismo”. Sua
principal obra foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, aonde
Locke defende a razão afirmando que a nossa mente é como uma tábua rasa sem
nenhuma idéia.
Defendeu a liberdade dos cidadãos e Condenou o absolutismo.
Defendeu a liberdade dos cidadãos e Condenou o absolutismo.
Voltaire
François Marie Arouet Voltaire destacou-se pelas
críticas feitas ao clero católico, à inflexibilidade religiosa e à prepotência
dos poderosos.
Montesquieu
Charles de Secondat Montesquieu em sua obra “O
espírito das leis” defendeu a tripartição de poderes: Legislativo,
Executivo e Judiciário.
No entanto, Montesquieu não era a favor de um governo burguês. Sua simpatia política inclinava-se para uma monarquia moderada.
No entanto, Montesquieu não era a favor de um governo burguês. Sua simpatia política inclinava-se para uma monarquia moderada.
Rousseau
Jean-Jacques Rousseau é autor da obra “O
contrato social”, na qual afirma que o soberano deveria dirigir o Estado
conforme a vontade do povo. Apenas um Estado com bases democráticas teria
condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos. Rousseau
destacou-se também como defensor da pequena burguesia.
Quesnay
François Quesnay foi o representante oficial da
fisiocracia. Os fisiocratas pregavam um capitalismo agrário sem a interferência
do Estado.
Adam Smith
Adam Smith foi o principal representante de um
conjunto de ideias denominado liberalismo econômico, o qual é composto pelo
seguinte:
- o Estado é legitimamente poderoso se for rico;
- para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econômicas capitalistas;
- para expandir as atividades capitalistas, o Estado deve dar liberdade econômica e política para os grupos particulares.
A principal obra de Smith foi “A riqueza das nações”, na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.
- o Estado é legitimamente poderoso se for rico;
- para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econômicas capitalistas;
- para expandir as atividades capitalistas, o Estado deve dar liberdade econômica e política para os grupos particulares.
A principal obra de Smith foi “A riqueza das nações”, na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.
Atividades: Leitura e interpretação de texto
1 – O que foi o iluminismo?
2 – O que pregava o iluminismo?
3 – A que este movimento se opunha?
4 – A
Burguesia os pensadores pois tinham interesses comuns, como:
5 - A partir da
disseminação das idéias liberais do
iluminismo surgiram os déspotas esclarecidos, quem eram ? e o que pretendiam?
6 – Leia o texto, e cite abaixo as principais características de cada
pensador, que o mesmo (o texto) nos
traz.
7 -
Produzir um texto através de observação da imagem acima que deixe claro
a importância deste movimento (iluminismo), que proporcionou desde então uma
nova visão de mundo (cultura economia ciência).
2ª Aula:
Revolução industrial.
A industrialização propagou pelo mundo, a exploração da Mao de obra em
diversos setores.
Faça uma pesquisa sobre a exploração do trabalho
infantil, não se esqueça de deixar claro se no mundo contemporâneo está
situação se faz presente.
MATEMÁTICA - 8 ANO_(Parte II)
Professora: Magaly G.M Greggio
ATIVIDADE 05
1) Em 8² = 64, responda às seguintes perguntas:
a) Qual é a base?
b) Qual é o expoente?
c) Qual é a potência?
2) Escreva na forma de potência, depois dê os
resultados:
a) 6 · 6 · 6 · 6 =
b) 9 · 9 =
c) 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 =
d) a · a · a · a · a =
3) Calcule o que se pede:
a) O quadrado de 15;
b) O dobro de 15;
c) O cubo de 8;
d) O triplo de 8;
4) Calcule:
a) √ 400 =
b) √121 =
c) √144 = d)
√169 =
e) √225 = f) √625 =
5) Calcule o valor
das expressões (primeiro as potências):
a) 35 + 5²=
b) 50 - 4² =
c) -18 + 10² = d) -6² + 20 =
e) -12 - 1⁷ = f) -2⁵ - 40
=
6) Reduza a uma só potência:
a) 5⁶ . 5² = b) x⁷. x⁸=
c) x⁵ .x³ . x =
d) m⁷ . m⁰ . m⁵ =
e) a . a² . a =
f) 2⁴ . 2 . 2⁹ =
7) Encontre as potências de:
a) (-3)⁷ : (-3)² =
b) (+4)¹⁰ : (+4)³ =
c) (-5)⁶ : (-5)² =
d) (+3)⁹ : (+3) =
e) (-2)⁸ : (-2)⁵ =
f) (-3)⁷ : (-3) =
ATIVIDADE 06
Assistir ao filme: Uma Mente
Brilhante
Observar situações problemas e
fazer um resumo.
TECNOLOGIA
Exemplos de Novas Tecnologias da
Informação e Comunicação
TECNOLOGIA
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética
nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar,
acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas
e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
|
HABILIDADES
|
Introdução:
As tecnologias
(criações do homem) surgem para satisfazer as necessidades do homem, isto é,
para auxiliá-lo na execução de atividades.
Hoje a tecnologia faz parte do nosso cotidiano, e são
indispensáveis.
O que é tecnologia?
O termo tecnologia é proveniente do grego “technología”. De
acordo com Ferreira (2004, p. 561), pode ser conceituado como um “conjunto de
conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um
determinado ramo de atividade”.
ATIVIDADE1
Pesquisar sobre
alguns marcos dessa trajetória no mundo
(Conforme trabalhado em sala de aula)
Exemplos
Criação
da TV em 1950.
ATIVIDADE 2
Diante
do que foi exposto, fica evidente que o desenvolvimento e avanço da
tecnologia
As tecnologias da informação são
indispensáveis
·
Maior
flexibilidade de tempo;
·
Maior
interatividade;
·
Quebra
de barreiras geográficas
·
Múltiplas
linguagens;
·
Emissão
e recebimento instantâneo de materiais e amplitude de fontes de pesquisa.
- ·
Novas
Tecnologias da Informação e Comunicação computadores, notebooks;
- ·
câmeras
fotográficas e de vídeo digitais e webcams;
- ·
cartões
de memória, pendrives, HDs externos;
- ·
telefones
celulares;
- ·
TV
e rádio digital;
- ·
e-mail;
- ·
listas
de discussão;
- ·
streaming,
como o You Tube;
wiki, como a
Wikipédia;
tecnologias de
acesso remoto (sem fio ou wireless): Wi-Fi, Bluetooth, RFID, EPVC.
Principais tecnologias da informação e comunicação
material impresso;
Conteúdos Didáticos Digitais (CDDs);
Vídeo;
Internet;
Blog;
Webconferência;
E os Ambientes Virtuais de
Aprendizagem (AVAs).
MUNDO DIGITAL
Nesta atividade, vamos aprender um pouco mais sobre
palavras que têm tudo a ver com o Mundo Digital. Novos termos tecnológicos
surgem constantemente, mudando a forma de dialogar na rede e influenciando as
atividades cotidianas. Por exemplo, já pesquisou alguma vez o que significa
“www” (world wide web)?
1-
Pesquise e registre as suas descobertas sobre
o significado de “www”.
Faça seu registro
2-Você conhece as expressões abaixo? Já ouviu falar
delas? Converse com o(a) colega ao lado sobre o conhecimento de vocês sobre
esses assuntos e, se necessário, consulte a internet utilizando um dispositivo
móvel, como o celular.
3-Responda com suas palavras: o que são redes sociais e o
objetivo de sua criação?
ATIVIDADE
3
Tema: Fake
News.
Fake News, termo em
português que significa notícia falsa, é usado para referir-se a informações
falsas divulgadas, principalmente, em redes sociais.
Não é de hoje que mentiras são difundidas como verdades, mas foi com o
surgimento das redes sociais que esse tipo de publicação se popularizou.
O termo ficou muito popular nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em
2016, devido ao seu uso por apoiadores da campanha do então candidato Donald
Trump.
Por que uma
Fake News é um problema?
Divulgar Fake
News é uma prática muito perigosa. Compartilhar informações falsas, fotos e
vídeos manipulados e publicações duvidosas pode trazer riscos para a saúde
pública, incentivar o preconceito, a violência e até mesmo resultar em mortes
por causa da desinformação.
Fonte: Acesso
em 18 de mar.2020
Observando
a imagem acima, existem outras maneiras a seu ver para prevenir as notícias
falsas? Cite algum exemplo (mínimo 5 linhas).