-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

19 março, 2020

8ºAno




Caro alunos e familiares, nesse momento de pandemia a suspensão das aulas é uma medida preventiva. Aqui os alunos encontrarão atividades para serem realizadas em sua casa, fazendo o registro em seu caderno para que no retorno das aulas ou futuras mudanças seja entregue a seu professor.

É o momento de exercer o Protagonismo.

Contamos com o apoio de todos. 


Link caderno do aluno:
 https://drive.google.com/open?id=1Rs0azpRxRJwetkep35TCBPnCWZpbjWaR 



APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS - 
ACESSO AS AULAS ONLINE

Para acessar o app, basta:

1 - Baixar o aplicativo Centro de Mídias SP na Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=tv.ip.edusp) ou Apple Store *(https://apps.apple.com/br/app/cmsp/id1504204115).

2 - Se autenticar no aplicativo usando o mesmo login e senha da SED


3 - Acessar o "Canal de Gestão” que será visualizado logo após a realização do login.


O Governo de São Paulo também fechou um contrato com a TV Cultura, que transmitirá as aulas por meio do Canal digital 2.3 – TV Educação.


Atividade Ciências 8º A, B, C

Profª Mileni Norberto de Souza

ATIVIDADE 1

Escreva um texto defendendo o uso sustentável da energia elétrica, 
considerando suas atividades cotidianas. Fundamente o seu texto no que já foi estudado 
sobre fontes de energia e transformações de energia por meio de usinas, incluindo argumentos 
baseados em evidênciassobre a importância de assumir hábitos sustentáveis em
 relação ao consumo de energia.
O texto deve seguir o modelo de uma dissertação, caso não se lembre como 
escrever redações desse tipo, reveja as aulas de português, ou pesquise na internet.

Para escrever o seu texto, lembre-se da diferença entre energia renovável,
 limpa e sustentável.

Energia renovável: É toda energia produzida com o uso de recursos naturais que se
 renovam ou podem ser renovados. O conceito existe em oposição ao da energia não 
renovável, gerada por combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão mineral, 
cujas reservas um dia acabarão - Já que a Terra necessita de milhões de anos para 
reproduzi-los.
A mais antiga energia renovável em uso é a queima de lenha, pois replantar as árvores 
garante seu suprimento. A energia produzida pelo movimento da água (por meio de turbinas, 
nos rios ou nas ondas do mar), a da luz solar, a dos ventos, e a dos biocombustíveis são os 
exemplos mais relevantes hoje.
Energia Sustentável: É a que mantém um ciclo equilibrado de produção e consumo, por que
 é gasta numa quantidade e numa velocidade nas quais a natureza pode repô-la. O conceito 
está diretamente ligado ao de desenvolvimento sustentável: Levam-se em conta os fatores
 ambientais, mas não dignifica necessariamente energia limpa. A lenha, por exemplo,
 é um recurso sustentável quando a madeira é cultivada para esse fim; mas a fumaça de sua 
queima é tóxica e poluente. Portanto, não é limpa. Várias fontes de energia podem ser ou não
 sustentáveis. A água é sustentável desde que seus mananciais e o fluxo sejam preservados,
 o que implica em proteger a matas e evitar que um rio ou uma represa percam volume.
Energia Limpa: É aquela que não polui, ou que polui menos que as tradicionais. 
Na produção e no consumo, os exemplos mais comuns são a energia hidrelétrica,
 a dos ventos (eólica) e
 a solar. Mas a busca da energia limpa exige pesquisa e aprimoramento constantes. 
No Brasil, grandes represas hidrelétricas foram construídas, pois sua energia é renovável, 
mas os projetos deixaram de considerar os danos que sua construção causaria ao 
meio ambiente, e, principalmente, a necessidade de, antes encher os lagos e retirar 
as matas. 
Resultado: debaixo de água, as árvores de decompõe e liberam gases de efeito 
estufa por dezenas de anos, como ocorre em Itaipu, Balbina e Tucuruí. O conceito também é 
aplicado na comparação entre produtos: automóveis movidos a gás natural são
 considerados mais “limpos” que os movidos a gasolina, pois são menos poluentes.

ATIVIDADE 2
TRABALHO
Recorde o conteúdo que foi estudado sobre trabalho e energia, 
e responda às questões a seguir.
1.            Como pode ser definido o termo TRABALHO, segundo a física?
2.            Qual formula pode ser usada para calcular o trabalho de uma força?
CALCULE:
3.            Um bloco de massa igual a 8 Kg é levantado a uma altura de 12 m. Calcule o trabalho realizado pela força peso sabendo que a gravidade no local é 10m/s2.
4.            Qual é o trabalho necessário para a força utilizada para levantar um peso de 20 kg na academia a uma altura de 1 m? Considere que a gravidade no local é 10m/s2.
5.            Uma mulher realiza uma força de 5N para levantar um livro até a prateleira de 2m de altura. Qual é o trabalho realizado por essa força? Considere que a gravidade no local é 10m/s2.

ATIVIDADE 3

Potência

Potência é uma grandeza física escalar medida em watts (W). Pode ser definida 
como a taxa de realização de trabalho a cada segundo ou como o consumo de 
energia por segundo. O watt, unidade de potência do sistema internacional de 
unidades (SI), equivale a 1 joule por segundo.
Potência é a taxa de variação da quantidade de energia fornecida ou cedida por um
 sistema durante um intervalo de tempo. A unidade de potência no sistema internacional 
de unidades (SI) é o watt: 1 watt equivale a 1 joule por segundo.
Se uma máquina é capaz de realizar o mesmo trabalho que outra em um tempo menor, 
sua potência é considerada maior que a da outra máquina.

O que é potência na Física?
Potência é uma grandeza física usada para calcular a quantidade de energia concedida 
ou consumida por unidade de tempo. Em outras palavras, é a taxa de variação da energia 
em função do tempo. A potência é útil par medir a rapidez com a qual uma forma 
de energia é transformada por meio da realização de um trabalho.
Dizemos que uma máquina é mais potente que outras máquinas quando ela é capaz de
 realizar a mesma tarefa em um tempo menor ou, ainda, realizar uma quantidade maior de 
tarefas no mesmo intervalo de tempo.
A definição de potência média é dada pelo trabalho realizado em função da variação 
de tempo:

P = τ / Δt

Legenda:
P – potência média (W)
τ – trabalho (J)
Δt – intervalo de tempo (s)
                                      
A unidade de medida da potência adotada pelo SI é o watt (W), unidade equivalente ao
 joule por segundo (J/s). A unidade watt foi adotada a partir de 1882, como forma de 
homenagem aos trabalhos desenvolvidos por James Watt, que foram de extrema relevância 
para o desenvolvimento das máquinas a vapor.

Na Física, trabalho é a medida da transformação de uma forma de energia em outras formas 
de energia mediante a aplicação de uma força. Sendo assim, a definição de potência pode 
estar relacionada com qualquer forma de energia, tais como: energia mecânica, energia 
potencial elétrica e energia térmica.

Após ler o texto sobre potência faça uma pesquisa entre as potências das lâmpadas incandescente, fluorescente e led e preencha a tabela.

Lâmpada
Incandescente
Fluorescente
LED
Potência




Analisando a potência de cada tipo de lâmpada, responda:
De acordo com seus conhecimentos, qual lâmpada gasta menos energia? Por quê?

Agora, faça uma pesquisa sobre o selo PROCEL e responda as seguintes perguntas:

1.            O que é o selo PROCEL?
2.            Qual é a importância de programas como esse para a sociedade?


ATIVIDADES DA ELETIVA SAÚDE PROFESSORA: IDA MARIA 



Orientações gerais: 1. Faça as atividades no caderno (se quiser pode imprimir as atividades); 2. Coloque o título das atividades, o número da questão e as respostas; 3. Não precisa copiar os textos no caderno; 4. Elaborem bem as respostas. 


Atividade 1: As vacinas 

Porque algumas pessoas dificilmente ficam gripadas, enquanto outras têm gripe com grande frequência? Esse fato, que também acontece com outras doenças, mostra que a resistência natural a infecções varia de uma pessoa para outra. Sabemos que depois de contrair certas doenças - tais como sarampo, a caxumba, a varíola e a catapora - as pessoas ficam imunes a elas, isto é, não terão essas doenças novamente. Este fato é conhecido há muito tempo, e os médicos antigamente achavam que algumas substâncias se formavam no organismo dos doentes durante a enfermidade, dando-lhes, depois, uma proteção permanente. Após muitos trabalhos nesse campo, o médico inglês Jenner, em 1796, convenceu-se de que seria possível proteger as pessoas do contágio da varíola, uma grave doença. Jenner observou que os ordenhadores de vacas portadoras de varíola bovina adquiriam esta forma branda de varíola, que faziam surgirem pústulas nas mãos. Esses indivíduos nunca contraíam a temível varíola humana. Jenner inoculou então o líquido dessas pústulas em várias pessoas, que assim também se tornaram imunes à varíola humana. Estava descoberto o processo de imunização pela vacinação, nome proveniente da vaccina, palavra latina derivada de vacca (vaca). Sabemos hoje que determinadas substâncias estranhas ao nosso corpo, mas presentes em bactérias e vírus, estimulam nosso organismo a produzir substâncias protetoras, que são chamadas anticorpos. Os anticorpos combatem então as bactérias e os vírus que invadem o organismo, evitando a doença. Ficou comprovado que os anticorpos podem se formar tanto naturalmente, quando a pessoa fica doente, quanto pela vacinação. 
A vacinação consiste, portanto, em inocular no organismo micróbios "enfraquecidos", que não conseguem provocar a doença, ou até mesmo micróbios mortos. Nas duas situações, a imunização em geral vale para toda vida. Depois de Jenner, Pasteur descobriu na França, em 1884, a vacina contra a hidrofobia (raiva), doença transmitida pelos cães. 


Apesar de serem um grande avanço para a saúde humana, muitas pessoas ainda têm receio das vacinas. Responda as questões a seguir de acordo com seus conhecimentos e através de pesquisas na internet (escreva as fontes das pesquisas). 

1. Por que as pessoas acham que as vacinas não funcionam? 

2. Por que muitos acham que as vacinas deixam as pessoas doentes? 

3. Como podemos conscientizar as pessoas contra as Fake News (noticias falsas)? 

4. Quais os perigos individuais e coletivos das pessoas pararem de se vacinar? 




PROJETO DE VIDA  

Criação do Diário de Práticas e Vivências.
Criar um diário usando sua criatividade pode ser com folhas de sulfite brancas ou coloridas ou com outro tipo de folha ao seu querer, pode amarar com barbante ou no estilo pergaminho você escolhe, seja criativo.
Esse diário se chamara DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS, para ser usado durante o ano, depois de pronto escreva nele algo sobre você exemplo, seus sonhos, a profissão que deseja exercer, como se sente em relação a escola que estuda, enfim o mundo ao seu redor, depois faça um comentário sobre o que você sente sobre a condição atual do planeta a respeito do novo vírus.
Esse diário é seu por isso capriche pode ser colado imagens de revista, impressões, e pode desenhar também como já dito antes use sua criatividade.
Dica: se possível peça ajuda dos pais ou responsáveis para te auxiliar.
Alguns exemplos de diário artesanal lembrando que o uso de objetos cortante tenha alguém para te auxiliar, esses são apenas exemplos faça da maneira que achar melhor.


PROJETO DE VIDA - ATIVIDADE 2

Atividade disponível no link: 

https://drive.google.com/open?id=1Nv8ODvz0DjToyekR_0E3XY0VZz0V8ohs 

TECNOLOGIA

Letramento Digital
Muitas são as definições e concepções acerca do letramento digital em circulação, que focam desde o uso proficiente de ferramentas digitais até o tratamento crítico de conteúdos que circulam nos ambientes digitais; desde o ler e escrever em contextos digitais, em uma perspectiva funcional, o que envolve o trato com diferentes linguagens e mídias, até participação crítica e ética nas práticas sociais próprias das culturas digitais.
Com a modernidade, fez-se necessária uma mudança nos paradigmas de compreensão do mundo. Afinal, hoje deixamos de ler exclusivamente os conteúdos registrados no papel e passamos a consumir informação em telas, como celulares e computador.
Por isso, o letramento digital vem conquistando espaço ultimamente e está sendo o alvo de diversas discussões. Basicamente significa um conjunto de competências que permitem a um indivíduo compreender e utilizar de forma crítica a informação gerada na era da internet.
Proficiente= competente e eficiente no que faz; capaz, preparado, conhecedor.
Aproveitando o tema acima faça uma pesquisa sobre o Corona vírus COVID-19 não é permitido usar apenas um site a pesquisa deve ser feita com no mínimo 5 sites diferentes, e faça um texto informativo sobre o vírus não esqueça de colocar quando ele foi descoberto.
Observação: marcar na folha os sites usados para pesquisa.
Dica: peça ajuda dos pais ou responsável, familiares em geral.



PORTUGUÊS

8º Anos A, B e C:

Projeto Leitura

Dar continuidade ao Projeto Leitura: quem não estiver com o livro emprestado da escola, deverá ler alguma obra que tenha em casa (desde que não seja literatura infantil), e realizar as atividades como as anteriores.

Regência Nominal e Verbal
Assistir ao Vídeo deste link: https://www.youtube.com/watch?v=7Cmno9rE1wc

Abrir o arquivo PDF, ler o texto explicativo, COPIAR E RESPONDER NO CADERNO, as atividades.

Arquivo PDF: https://drive.google.com/open?id=1nimXkqkiO12jchzSnhfnm-3W2cm9IW7y 


MATEMÁTICA


RETOMADA DE HABILIDADES – 8 ANO _
ATIVIDADE 01

Questões 1, 2 e 3: Habilidade: relacionar um número racional com um conjunto de frações equivalentes.






CADERNO DO ALUNO – SPFAZ ESCOLA
ATIVIDADE 02
Fazer os exercícios das páginas 23,24 e 25.
ATIVIDADE 03
Assistir vídeo aulas sobre princípio de contagem, porcentagem, dizima periódica e notação cientifica. Se possível, assistir de 2 professores diferentes.
ATIVIDADE 04
1.   Quanto é 50% de 200?
2.   Na sala de aula, a professora descobriu que 40% dos alunos são corintianos, 30% torcem para o São Paulo, 20% são palmeirenses, 10% torcem para o Santos e o resto não gosta de futebol. Sabendo que existem 40 alunos na sala, quantos torcem para o São Paulo?
3.   Calcule as porcentagens correspondentes:
a) 2% de 700 laranjas
b) 40% de 48 m
c) 38% de 200 Kg
d) 6% de 50 telhas
e) 37,6% de 200
f) 22,5% de 60




GEOGRAFIA


( Habilidade. Entender a Geografia como caminho para compreender o "eu" e o "outro" e não apenas para localizar a Terra.
Trabalhar as " paisagens", as "representações do mundo", as "pessoas e os lugares", as "desigualdades espaciais", os "conflitos",
)
Etapa 1
Pesquisar: Tema: Sobre as Sete Maravilhas do Mundo
. Localização Geográfica;
. Grau de importância
. Conceito e definição
. Elaborar um painel.
. Apresentação oral das atividades na primeira aula seguinte.


Etapa 2
Pesquisar: Tema; As sete Maravilhas do Brasil
. Localização geográfica;
. Grau de importância (comunidade local/ Nacional);
. Conceito e definição
. Elaboração de um painel.
. Apresentação oral das atividades na primeira aula seguinte.
. Fica em aberto quem quiser fazer as replicas das sete maravilhas do Brasil, pode escolher uma única maravilha, a que se identificar para reproduzir.


Etapa 3
Conclusão da etapa 1 e 2,
. no que essas atividades lhe acrescentaram.
Professora Cristiane – Geografia.





ARTE


 ATIVIDADE AVALIATIVA DE ARTE
Leia com atenção o texto:
                     
Semana da Arte Moderna

A Semana da Arte Moderna, foi uma manifestação artístico cultural e ocorreu no teatro Municipal em São Paulo durante os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922.
O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras (pintura e escultura) e palestras.
Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas européias.
Juntos, eles visavam uma renovação social e artística no país e que foi deflagrada pela "Semana de 22".
O Grupo dos Cinco da Arte Moderna Brasileira foi composto pelos escritores: Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia e pelas pintoras Tarsila do Amaral e Anita Malfati. Este grupo acompanhado por varias participações artísticas idealizou e liderou o movimento e as ideias da Semana de Arte Moderna que tomou a frente do movimento modernista no Brasil.
Houve um rompimento com a arte acadêmica, inaugurando assim, uma revolução estética e o Movimento Modernista no Brasil.
Mário de Andrade esteve ao lado de outros organizadores: o escritor Oswaldo de Andrade e o artista plástico Di Cavalcanti.
A maioria dos artistas eram descendentes das oligarquias cafeeiras de São Paulo, que junto aos
fazendeiros de Minas, formavam uma política que ficou conhecida como “Café com Leite”.
Esse fator foi determinante para a realização do evento, uma vez que foi respaldado pelo governo de Washington Luís, na época governador do Estado de São Paulo.
Além disso, a maioria dos artistas, os quais possuíam possibilidades financeiras para viajar e estudar na Europa, trouxeram para o país diversos modelos artísticos. Assim, unidos à arte brasileira, foi se formando o movimento modernista no Brasil.


Prezado(a) Aluno(a)!
1-Leia as questões abaixo com atenção;
2-Marque para cada questão 1 alternativa;

QUESTOES

1) De onde eram a maioria dos artistas da Semana da Arte Moderna?
A) Washington
B) Descendentes das oligarquias cafeeiras de São Paulo
C) Zona Rural de Manaus
D) Povoado Baiano

2) A semana da Arte Moderna:
A) Foi um movimento de regressão artística.
B) Foi articulada por Mário de Andrade.
C) Foi uma homenagem ao Di Cavalcanti.
D) Foi articulada por Oswald de Andrade.



3) Onde ocorreu o evento, especificadamente?
A) Zona Rural de São Paulo
B) São Paulo
C) Teatro Municipal de São Paulo
D) Nas fazendas de Minas Gerais

4) Mário de Andrade contou também com ajuda dos organizadores:
A) Oswald de Andrade e Luis Cavlacanti
B) Oswald de Andrade e Di Cavalcanti
C) Washington Luís e Oswaldo Andrade
D) Di Cavalcantio e Washington Luís

5) O que a maioria dos artistas com poder aquisitivo melhor, foram fazer na Europa?
A) Estudar e trazer diversos modelos artísticos.
B) Estudar e fazer exposições por lá.
C) Organizar eventos na Europa
D) Conhecer Di Cavalcanti.

6) Foi um movimento modernista no Brasil:
A) Vanguarda Européia
B) A Semana da Arte Moderna
C) Pintura Rupestre de Di Cavalcanti
D) Pontilhismo de Oswald de Andrade

7) Sobre a Semana da Arte Moderna, é incorreto afirmar:
A) Foi uma manifestação artística.
B) Ocorreu em 1922.
C) Reuniu apenas apresentações de música.
D) Foi respaldado pelo governo de Washington.

8) Do Grupo dos Cinco, quem integrava a pintura?
A) Mário de Andrade e Tarsila do Amaral
B) Anita Malfatti e Menotti Del Picchia
C) Tarsila do Amaral e Menotti Del Picchia
D) Anita Malfatti e Tarsila do Amaral

9) A ideia dos artistas envolvidos era:
A) Fazer oficinas de arte rupestre
B) Decretar que todos seriam obrigados a ter uma renovação artística
C) Restringir o ensino de outras manifestações artísticas.
D) Apresentar uma visão inovadora inspirada em vanguardas européais.

10) A Semana da Arte Moderna ocasionou a união entre a arte:
A) Da Europa com os Emirados Árabes
B) Da Europa com o Brasil
C) Do Brasil com a China
D) Do Brasil com a Argentina




  • ·         Em uma folha separada, escolha uma obra, ou poesia modernista e reproduza.
  • ·         Não esqueça da margem



Nos vemos em breve, até logo!




INGLÊS



EDUCAÇÃO FÍSICA


- Pesquisa sobre o tema JOGOS PARALÍMPICOS.
* pesquisar a definição de jogos paralímpicos.
*pesquisar um esporte que seja direcionado apenas para pessoas com necessidade especial.
*a pesquisa deve conter capa e ser entregue no primeiro dia de aula após o recesso.

*deve ser feito individualmente.


HISTÓRIA

1ª Aula  -  Iluminismo
Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas)  e pregava maior liberdade econômica e política.
Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em vários aspectos como:
- Mercantilismo.
- Absolutismo monárquico.
- Poder da igreja e as verdades reveladas pela fé.
Com base nos três pontos  acima, podemos afirmar que o Iluminismo defendia:
- A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
- O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão.
- O predomínio da burguesia e seus ideais.

As idéias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população. Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas idéias iluministas.
Estes reis eram denominados Déspotas Esclarecidos, pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as idéias de progresso iluministas.
Alguns representantes do despotismo esclarecido foram: Frederico II, da Prússia; Catarina II, da Rússia; e Marquês de Pombal, de Portugal.
Alguns pensadores ficaram famosos e tiveram destaque por suas obras e idéias neste período. São eles:
John Locke
John Locke é Considerado o “pai do Iluminismo”. Sua principal obra foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, aonde Locke defende a razão afirmando que a nossa mente é como uma tábua rasa sem nenhuma idéia.
Defendeu a liberdade dos cidadãos e Condenou o absolutismo.
Voltaire
François Marie Arouet Voltaire destacou-se pelas críticas feitas ao clero católico, à inflexibilidade religiosa e à prepotência dos poderosos.
Montesquieu
Charles de Secondat Montesquieu em sua obra “O espírito das leis” defendeu a tripartição de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

No entanto, Montesquieu não era a favor de um governo burguês. Sua simpatia política inclinava-se para uma monarquia moderada.
Rousseau
Jean-Jacques Rousseau é autor da obra “O contrato social”, na qual afirma que o soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do povo. Apenas um Estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos. Rousseau destacou-se também como defensor da pequena burguesia.
Quesnay
François Quesnay foi o representante oficial da fisiocracia. Os fisiocratas pregavam um capitalismo agrário sem a interferência do Estado.
Adam Smith
Adam Smith foi o principal representante de um conjunto de ideias denominado liberalismo econômico, o qual é composto pelo seguinte:
- o Estado é legitimamente poderoso se for rico;
- para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econômicas capitalistas;
- para expandir as atividades capitalistas, o Estado deve dar liberdade econômica e política para os grupos particulares.
A principal obra de Smith foi “A riqueza das nações”, na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.
Atividades: Leitura e interpretação de texto
1 – O que foi o iluminismo?
2 – O que pregava o iluminismo?
3 – A que este movimento se opunha?
4 – A Burguesia  os pensadores  pois tinham interesses comuns, como:

5 - A partir da disseminação  das idéias liberais do iluminismo surgiram os déspotas esclarecidos, quem eram ?  e o que pretendiam?
6 – Leia o texto, e cite abaixo as principais características de cada pensador, que o mesmo (o texto) nos  traz.
7 -


Produzir um texto através de observação da imagem acima que deixe claro a importância deste movimento (iluminismo), que proporcionou desde então uma nova visão de mundo (cultura economia ciência).

2ª Aula:
Revolução industrial.
A industrialização propagou pelo mundo, a exploração da Mao de obra em diversos setores.

Faça  uma pesquisa sobre a exploração do trabalho infantil, não se esqueça de deixar claro se no mundo contemporâneo está situação  se faz presente.



MATEMÁTICA - 8 ANO_(Parte II)

Professora: Magaly G.M Greggio

ATIVIDADE 05
1) Em 8² = 64, responda às seguintes perguntas: 

a) Qual é a base?
b) Qual é o expoente?
c) Qual é a potência?

2) Escreva na forma de potência, depois dê os resultados: 

a) 6 · 6 · 6 · 6 = 
b) 9 · 9 =
c) 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 = 
d) a · a · a · a · a = 

3) Calcule o que se pede: 

a) O quadrado de 15;
b) O dobro de 15; 
c) O cubo de 8; 
d) O triplo de 8;

4) Calcule:

a) √ 400 =             b)  √121 =
c)   √144 =            d)  √169 =
e)  √225 =              f) √625 =

5)  Calcule o valor das expressões (primeiro as potências):

a) 35 + 5²=              b) 50 - 4² =  
 c) -18 + 10² =          d) -6² + 20 = 
  e) -12 - 1⁷ =             f) -2⁵  -  40 =   

6) Reduza a uma só potência: 

 a) 5⁶ . 5² =             b) x⁷. x⁸= 
c) x⁵ .x³ . x =          d) m⁷ . m⁰ . m⁵ = 
e) a . a² . a =          f) 2⁴ . 2 . 2⁹ = 

7) Encontre as potências de: 

a) (-3)⁷ : (-3)² =         b) (+4)¹⁰ : (+4)³ =   
c) (-5)⁶ : (-5)² =         d) (+3)⁹ : (+3) =  
e) (-2)⁸ : (-2)⁵ =         f) (-3)⁷ : (-3) =

ATIVIDADE 06
Assistir ao filme: Uma Mente Brilhante

Observar situações problemas e fazer um resumo.

TECNOLOGIA


Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
 HABILIDADES


Introdução:
 As tecnologias (criações do homem) surgem para satisfazer as necessidades do homem, isto é, para auxiliá-lo na execução de atividades.
Hoje a tecnologia faz parte do nosso cotidiano, e são indispensáveis.
O que é tecnologia?
O termo tecnologia é proveniente do grego “technología”. De acordo com Ferreira (2004, p. 561), pode ser conceituado como um “conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade”.


ATIVIDADE1

Pesquisar sobre  alguns marcos dessa trajetória no mundo
(Conforme trabalhado em sala de aula)

Exemplos
Criação da TV em 1950.





ATIVIDADE 2

  
Diante do que foi exposto, fica evidente que o desenvolvimento e avanço da tecnologia
As tecnologias da informação são indispensáveis


·         Maior flexibilidade de tempo;
·         Maior interatividade;
·         Quebra de barreiras geográficas
·         Múltiplas linguagens;
·         Emissão e recebimento instantâneo de materiais e amplitude de fontes de pesquisa.


  • ·         Novas Tecnologias da Informação e Comunicação computadores, notebooks;
  • ·         câmeras fotográficas e de vídeo digitais e webcams;
  • ·         cartões de memória, pendrives, HDs externos;
  • ·         telefones celulares;
  • ·         TV e rádio digital;
  • ·         e-mail;
  • ·         listas de discussão;
  • ·         streaming, como o You Tube;



       Exemplos de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação
wiki, como a Wikipédia;
tecnologias de acesso remoto (sem fio ou wireless): Wi-Fi, Bluetooth, RFID, EPVC.

Principais tecnologias da informação e comunicação material impresso;
Conteúdos Didáticos Digitais (CDDs);
Vídeo;
Internet;
Blog;
Webconferência;
E os Ambientes Virtuais de
Aprendizagem (AVAs).


                                                        MUNDO DIGITAL
Nesta atividade, vamos aprender um pouco mais sobre palavras que têm tudo a ver com o Mundo Digital. Novos termos tecnológicos surgem constantemente, mudando a forma de dialogar na rede e influenciando as atividades cotidianas. Por exemplo, já pesquisou alguma vez o que significa “www” (world wide web)?

1-    Pesquise e registre as suas descobertas sobre o significado de “www”.
Faça seu registro

2-Você conhece as expressões abaixo? Já ouviu falar delas? Converse com o(a) colega ao lado sobre o conhecimento de vocês sobre esses assuntos e, se necessário, consulte a internet utilizando um dispositivo móvel, como o celular.

3-Responda com suas palavras: o que são redes sociais e o objetivo de sua  criação?


ATIVIDADE 3

Tema: Fake News. 

Fake News, termo em português que significa notícia falsa, é usado para referir-se a informações falsas divulgadas, principalmente, em redes sociais.

Não é de hoje que mentiras são difundidas como verdades, mas foi com o surgimento das redes sociais que esse tipo de publicação se popularizou.

O termo ficou muito popular nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016, devido ao seu uso por apoiadores da campanha do então candidato Donald Trump.

Por que uma Fake News é um problema?

Divulgar Fake News é uma prática muito perigosa. Compartilhar informações falsas, fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas pode trazer riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito, a violência e até mesmo resultar em mortes por causa da desinformação.
Fonte: Acesso em 18 de mar.2020


Observando a imagem acima, existem outras maneiras a seu ver para prevenir as notícias falsas? Cite algum exemplo (mínimo 5 linhas).