-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

10 agosto, 2020

6º ANO - 10 A 14 DE AGOSTO

 

 






TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – 6ºA

Profª: Silvia Mara

Email   silviacandida@prof.educacao.sp.gov.br

Semana: 10/08/2020 a 14/08/2020

Conteúdo: MUNDO CONECTADO

Habilidade: EF67TEC11: Compreender e avaliar conteúdos produzidos por meio digitais posicionando se de maneira empática e crítica.

EF67TEC14: Identificar as diversas manifestações culturais envolvendo as TDIC e seus impactos como meio de inserção do indivíduo na sociedade moderna.

ü  O aluno poderá optar em fazer as atividades no caderno do aluno e enviar as fotos das atividades desenvolvidas ou através do link

6º ano – Caderno do aluno, páginas 48 até 50

Link da Atividade: https://forms.gle/tUyvSVv9WE6zJd9q9























E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


HORÁRIO DAS AULAS ONLINE     

   

  Atividade de Matemática- Professor Danilo 6A&B

 Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.(EF06MA03)




Tecnologia - 6º B
Professora - Maristela

Habilidade: EF67TEC14- Identificar as diversas manifestações culturais envolvendo as TDIC e seus impactos como meio de inserção do indivíduo na sociedade moderna.

O que é essa tal de cidadania digital?

Quais são as maneiras de aplicar a Cidadania Digital?

_______________________________________________________

CIÊNCIAS

6ºA - Profª Ida Maria, 6ºB Profª Mileni

Habilidades: (EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na compreensão e análise de suas estruturas básicas e respectivas funções


ATIVIDADE

Acesse o link abaixo e responda às questões sobre o funcionamento do sistema nervoso:

https://forms.gle/MPkaTwNi9Jcb1nf9A


Bons estudos!!!!


________________________________________________________________________________

Língua Portuguesa

Professora Maiara 6º ano A/B


HABILIDADE: Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base em sua compreensão global.


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdSgFFX6EnNAFenJQMI3TfjeWlmiDSXB8dtTEQghW0F0epwGQ/viewform


________________________________________________________________________________


Professor Eliezer projeto de vida 6º ano B

Objetivo: Compreender, identificar e estabelecer os valores que regem o funcionamento da vida em sociedade.

Competências socioemocionais em foco2: Organização, iniciativa social e empatia.

 

Vamos lá pessoal vamos começar esse 3º bimestre com uma atividade importante, sabemos que nos estudos, no trabalho, em nossa casa, enfim em tudo precisamos de ter regras não é então essa atividade será, “Definindo Minhas Regras”, exercite sua aprendizagem. Escreva nos espaços indicados suas respostas. Vamos lá!

 

 

O que são regras?

 

Para que elas servem?

 

Por que precisamos ter regras na vida em sociedade?

 

Após o termino tire foto e envie para o WhatsApp 996460862 


_____________________________________________________


ARTE

Professora: Michelle

( 6º ano A e B )


Origem do teatro

 

Dia 27 de março é comemorado o Dia Mundial do Teatro, vamos aproveitar  pra conhecermos um pouco sobre a  origem do teatro e seus elementos.

Diferente das artes visuais, nas artes cênicas o espetáculo só existe no momento da apresentação, ou seja, na relação entre o artista e o espectador.

Quando pensamos nisso logo vem a mente o teatro, não é mesmo? 

Mas a linguagem cênica também inclui a dança, muitas vezes relacionada com o teatro.

Teatro na escola

O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante. Proporciona ao estudante o contato com a qualidade poética, linguística e musical.  Permite que se desenvolva um senso estético mais apurado, que lhes ensine a diferenciar, valorizar e apreciar o belo, na arte e na vida. Há peças sobre feitos históricos, tanto brasileiros, quanto da história universal, abordando mitologia, epopéias medievais, temas bíblicos, etc. O teatro como tema transversal potencializa o aprendizado de diversas matérias, pois a vivência lúdica faz com que o aluno se aproprie do tema vivenciado.

 Surgimento do teatro

O teatro enquanto manifestação humana sempre esteve presente na história da humanidade pois por meio dele o homem expressava sentimentos, contava histórias, e louvava seus deuses.  

Por isso, ninguém sabe ao certo como e quando o teatro surgiu.  

Provavelmente, desde o tempo das cavernas, de tanto observar os animais, o homem acabou conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo e depois, deve ter encenado essa caça para seus companheiros para contar a eles como foi. 

Ta certo que não era lá um grande espetáculo, mas já era teatro, chamado de Teatro Primitivo.

Mas o teatro como conhecemos hoje, chamado de Teatro Ocidental, começou mesmo com os gregos!

Elementos da linguagem teatral

 Para os teatro existir são necessários apenas 3 elementos básicos:

Personagem (ator)

Espaço (lugar) 

Público (platéia)

Depois disso, basta a Ação acontecer e temos teatro!

Mas é claro que existem muitos outros elementos importantes que compõem o que chamamos de Sintaxe Teatral

São elementos que deixam o espetáculo, seja o teatro seja a dança, ainda mais interessante. Exemplos:a iluminação, o figurino, a maquiagem, o cenário, etc.

 Os profissionais das artes cênicas

Existe um responsável por cada um desses elementos. O que eles fazem?

DRAMATURGO:  é quem escreve a peça, o autor.

DIRETOR:  responsável por conduzir a encenação, os ensaios, dar diretrizes sobre a interpretação dos atores e a concepção geral do espetáculo.

COREÓGRAFO: em um espetáculo de dança é quem elabora, dirige e organiza a coreografia do espetáculo.

ATORES:  encenam, interpretam os personagens.

BAILARINOS ou INTÉRPRETES: interpretam as coreografias

ILUMINADOR: elabora a composição das luzes do espetáculo.

MÚSICOS: responsáveis pela música.

SONOPLASTA: responsável pelos sons.

CENÓGRAFO:  cria o cenário e os objetos da cena.

FIGURINISTA: cria as roupas que serão utilizadas pelos atores para compor a imagem do personagem

MAQUIADOR: cria a maquiagem dos personagens.


Para entendermos melhor o assunto, responda em seu caderno de arte as perguntas a seguir:

1. Qual a diferença entre a linguagem das artes cênicas e as demais?

2. Aonde começou o teatro?

3. Qual a diferença entre comédia e tragédia?

____________________________________________________

Projeto de vida

Professora: Michelle

( 6º ano A )


RECORTE E COLE EM SEU CADERNO DE PROJETO DE VIDA, DE REVISTAS E JORNAIS, ASSUNTOS QUE FALAM DA ATUAL SITUAÇÃO DE NOSSO PLANETA. 






__________________________________________________________________________________

História (Professora Joelma)

6 º ano A e B

A formação da pólis grega

No desenvolvimento da civilização grega, notamos que vários estudiosos destacam o surgimento da pólis como uma das mais importantes experiências desenvolvidas em toda a Antiguidade. Em sua compreensão mais simples, a pólis corresponde às diversas Cidades-Estado que se formaram no território grego entre o final do Período Homérico e o desenvolvimento do Período Arcaico. Contudo, como foi possível que esse tipo de organização social e política existisse? A princípio, o Período Homérico (XII a.C. – VIII a.C.) ficou conhecido pela formação das chamadas comunidades gentílicas. Estas consistiam em pequenas unidades agrícolas autossuficientes, nas quais todas as riquezas eram produzidas de forma coletiva. À frente desse grupo tínhamos o pater, uma espécie de patriarca que determinava a organização das ações administrativas, judiciárias e religiosas a serem desempenhadas por todos que compartilhavam aquele mesmo espaço. Com o passar do tempo, a falta de terras e o uso de técnicas de plantio pouco avançadas estabeleceram um crescimento populacional maior que a produção agrícola das comunidades gentílicas. Desse modo, a caráter coletivo dos genos foi perdendo espaço para outro tipo de configuração social. Paulatinamente, os membros mais próximos ao pater passaram a integrar uma restrita classe de proprietários de terras que eram subordinados aos outros integrantes da comunidade. Nesse novo momento, os parentes mais próximos do pater se transformaram nos integrantes da classe dos Eupátridas, termo grego que significava o mesmo que “bem-nascido”. Logo em seguida, temos os Georgoi (“agricultores”), que formavam a classe de pequenos proprietários de terras ainda existentes. Por fim, no estrato mais baixo dessa formação social, estavam os Thetas (“marginais”), que não tinham qualquer tipo de propriedade agrícola. Mais do que controlar a posse da terra, os Eupátridas também organizaram os instrumentos e instituições responsáveis pelas decisões políticas, as manifestações religiosas e todas as outras manifestações que reafirmassem o poder dessa classe dirigente. 

Temos de tal modo, a organização de uma aristocracia que se organizava a partir da maior riqueza daqueles tempos: a terra. Na medida em que a propriedade da terra estabelecia disputas de poder, vemos que alguns genos passaram a se mobilizar em defesa de seus territórios. Tínhamos assim, a formação das fratrias, que eram formadas como meio de preservação das terras. Com o passar do tempo, as fratrias também se uniriam coletivamente para a organização das tribos, que também desempenhavam – em uma escala mais ampla – a defesa das terras dos genos pertencentes a uma determinada região. A partir do momento que as demandas políticas dessas comunidades se tornavam cada vez mais recorrentes, vemos que essas associações de cunho militar passar a ter outro significado. O agrupamento das tribos e a influência dos Eupátridas determinaram a formação das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as pólis gregas. Em muitas dessas pólis, vemos que a povoação se desenvolvia em torno da acrópole. Situada no ponto mais alto da cidade, esse espaço congregava os palácios e templos de uma pólis. Por meio da criação da pólis, não determinamos somente o estabelecimento de uma aristocracia responsável pelo destino político de toda uma população. Sob o ponto de vista histórico, a formação das pólis instituiu um espaço em que diferentes formas de organização políticas foram criadas e desenvolvidas. 

Ao racionalizar a vida em sociedade, a pólis abre caminho para outros tipos de experiência política. Por Rainer Sousa Mestre em História A pólis determinou a configuração de experiências políticas e sociais diversas entre os gregos A pólis determinou a configuração de experiências políticas e sociais diversas entre os gregos

Atividade  (Responder e enviar pelo zap 994976550 (Joelma) até dia  17/08)

                                                                                                                                                 

1)Explique o significado da palavra Polis.

Bons estudos!


 _________________________________________________________________________________

Eletiva Ecohorta

Profª Mileni

Caso você ainda não tenha termina, continue a atividade proposta na semana passada, envie foto do que você produziu

Link: https://drive.google.com/file/d/1GzEH90cD2AAbAdQp_lvmdzi3ATN6nixq/view?usp=sharing

Se você já terminou o seu vaso, agora é o momento de transferir sua plantinha para ele! Você pode filmar o processo (eu vou amar se fizer isso!) ou tirar foto!!!!!

Envie seu vídeo ou foto para:

email: promileni@gmail.com ou Whatsapp: 19996125182


Grande abraço!


___________________________________________________________

Inglês       6º ano        (10/08 a 14/08)

Professora Eliane

Habilidades

(EF06LI09)- Localizar informações específicas em um texto. 

(EF06LI16)- Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.

Para responder as questões acesse o link:

https://forms.gle/WtgHqJihZewzUYdL8

Se tiver dúvidas entre em contato com a professora através do e-mail.     eliane.criss10e@gmail.com

 

______________________________________________________

Geografia - Profª Regiane 
Acesse o link abaixo e responda as Atividades


____________________________________

Educação Física

Professor Junior 6º ano B

https://forms.gle/CDook1Z4zspp9xSS9  




Eletivas 

 Professora: Maristela


Brincando com as cores

 ATIVIDADES :https://youtu.be/LlKeTEzYrjo

Arco Iris invertido.

O arco-íris é uma decomposição da luz branca, que é a soma de todas as cores que vemos ali, certo? É FÁCIL entender essa explicação, mas é difícil acreditar nela. Existe um EXPERIMENTOS, chamado Disco de Newton, que faz o inverso: com a soma das cores do arco-íris, é possível criar branco. FÁCIL de fazer em casa!


ASSIM QUE VOCÊ FIZER ENVIE AS FOTOS POR EMAIL: formentini2@gmail.com 
Não esqueça de mandar o nome com a serie ok!