Profª: Silvia Mara
Email silviacandida@prof.educacao.sp.gov.br
Semana: 10/08/2020 a 14/08/2020
Conteúdo: MUNDO CONECTADO
Habilidade: EF67TEC11: Compreender
e avaliar conteúdos produzidos por meio digitais posicionando se de maneira
empática e crítica.
EF67TEC14:
Identificar as diversas manifestações culturais envolvendo as TDIC e seus
impactos como meio de inserção do indivíduo na sociedade moderna.
ü O
aluno poderá optar em fazer as atividades no caderno do aluno e enviar as fotos
das atividades desenvolvidas ou através do link
6º ano – Caderno do
aluno, páginas 48 até 50
Link da Atividade: https://forms.gle/tUyvSVv9WE6zJd9q9
E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
HORÁRIO DAS AULAS ONLINE
O que é essa tal de cidadania digital?
Quais são as maneiras de aplicar a Cidadania Digital?
_______________________________________________________
CIÊNCIAS
6ºA - Profª Ida Maria, 6ºB Profª Mileni
Habilidades: (EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na compreensão e análise de suas estruturas básicas e respectivas funções
ATIVIDADE
https://forms.gle/MPkaTwNi9Jcb1nf9A
Bons estudos!!!!
________________________________________________________________________________
Língua Portuguesa
Professora Maiara 6º ano A/B
HABILIDADE: Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base em sua compreensão global.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdSgFFX6EnNAFenJQMI3TfjeWlmiDSXB8dtTEQghW0F0epwGQ/viewform
________________________________________________________________________________
Professor Eliezer projeto de vida 6º ano B
Objetivo: Compreender, identificar e estabelecer os valores
que regem o funcionamento da vida em sociedade.
Competências socioemocionais em foco2: Organização,
iniciativa social e empatia.
Vamos lá pessoal vamos começar esse 3º bimestre com uma
atividade importante, sabemos que nos estudos, no trabalho, em nossa casa,
enfim em tudo precisamos de ter regras não é então essa atividade será, “Definindo
Minhas Regras”, exercite sua aprendizagem. Escreva nos espaços indicados suas
respostas. Vamos lá!
O que são regras?
Para que elas servem?
Por que precisamos ter regras na vida em sociedade?
Após o termino tire foto e envie para o WhatsApp 996460862
_____________________________________________________
ARTE
Professora: Michelle
( 6º ano A e B )
Origem do teatro
Dia 27 de março é comemorado
o Dia Mundial do Teatro, vamos aproveitar
pra conhecermos um pouco sobre a origem do teatro e seus elementos.
Diferente das artes visuais,
nas artes cênicas o espetáculo só existe no momento da
apresentação, ou seja, na relação entre o artista e o espectador.
Quando pensamos nisso logo vem a
mente o teatro, não é mesmo?
Mas a linguagem cênica também
inclui a dança, muitas vezes relacionada com o teatro.
O teatro é um
exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante. Proporciona
ao estudante o contato com a qualidade poética, linguística e musical.
Permite que se desenvolva um senso estético mais apurado, que lhes ensine
a diferenciar, valorizar e apreciar o belo, na arte e na vida. Há peças
sobre feitos históricos, tanto brasileiros, quanto da história universal,
abordando mitologia, epopéias medievais, temas bíblicos, etc. O
teatro como tema transversal potencializa o aprendizado de diversas matérias,
pois a vivência lúdica faz com que o aluno se aproprie do tema vivenciado.
Surgimento do teatro
O teatro enquanto
manifestação humana sempre esteve presente na história da humanidade pois por
meio dele o homem expressava sentimentos, contava histórias, e louvava seus
deuses.
Por isso, ninguém sabe ao
certo como e quando o teatro surgiu.
Provavelmente, desde o tempo
das cavernas, de tanto observar os animais, o homem acabou conseguindo imitar
esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo e
depois, deve ter encenado essa caça para seus companheiros para contar a eles
como foi.
Ta
certo que não era lá um grande espetáculo, mas já era teatro, chamado de Teatro
Primitivo.
Mas o teatro como conhecemos
hoje, chamado de Teatro Ocidental, começou mesmo com os
gregos!
Elementos da linguagem teatral
Para os teatro existir são necessários apenas 3 elementos
básicos:
Personagem (ator)
Espaço (lugar)
Público (platéia)
Depois disso, basta a Ação acontecer
e temos teatro!
Mas é claro que existem muitos outros elementos importantes
que compõem o que chamamos de Sintaxe Teatral.
São elementos que deixam o espetáculo, seja o teatro seja
a dança, ainda mais interessante. Exemplos:a iluminação, o figurino, a
maquiagem, o cenário, etc.
Os profissionais das artes cênicas
Existe um responsável por cada um desses elementos. O que eles fazem?
DRAMATURGO: é quem escreve a peça, o autor.
DIRETOR: responsável por conduzir a encenação, os
ensaios, dar diretrizes sobre a interpretação dos atores e a concepção geral do
espetáculo.
COREÓGRAFO: em um espetáculo de dança é quem
elabora, dirige e organiza a coreografia do espetáculo.
ATORES: encenam, interpretam os personagens.
BAILARINOS ou INTÉRPRETES: interpretam as
coreografias
ILUMINADOR: elabora a composição das luzes do
espetáculo.
MÚSICOS: responsáveis pela música.
SONOPLASTA: responsável pelos sons.
CENÓGRAFO: cria o cenário e os objetos da cena.
FIGURINISTA: cria as roupas que serão utilizadas
pelos atores para compor a imagem do personagem
MAQUIADOR: cria a maquiagem dos personagens.
Para entendermos melhor o assunto, responda em seu caderno de
arte as perguntas a seguir:
1. Qual a diferença entre a linguagem das artes cênicas e as
demais?
2. Aonde começou o teatro?
3. Qual a diferença entre comédia e tragédia?
____________________________________________________
Projeto de vida
Professora: Michelle
( 6º ano A )
RECORTE E COLE EM SEU CADERNO DE PROJETO DE VIDA, DE REVISTAS E JORNAIS, ASSUNTOS QUE FALAM DA ATUAL SITUAÇÃO DE NOSSO PLANETA.
__________________________________________________________________________________
História (Professora Joelma)
6 º ano A e B
A formação da pólis grega
No desenvolvimento da civilização grega, notamos que vários estudiosos destacam o surgimento da pólis como uma das mais importantes experiências desenvolvidas em toda a Antiguidade. Em sua compreensão mais simples, a pólis corresponde às diversas Cidades-Estado que se formaram no território grego entre o final do Período Homérico e o desenvolvimento do Período Arcaico. Contudo, como foi possível que esse tipo de organização social e política existisse? A princípio, o Período Homérico (XII a.C. – VIII a.C.) ficou conhecido pela formação das chamadas comunidades gentílicas. Estas consistiam em pequenas unidades agrícolas autossuficientes, nas quais todas as riquezas eram produzidas de forma coletiva. À frente desse grupo tínhamos o pater, uma espécie de patriarca que determinava a organização das ações administrativas, judiciárias e religiosas a serem desempenhadas por todos que compartilhavam aquele mesmo espaço. Com o passar do tempo, a falta de terras e o uso de técnicas de plantio pouco avançadas estabeleceram um crescimento populacional maior que a produção agrícola das comunidades gentílicas. Desse modo, a caráter coletivo dos genos foi perdendo espaço para outro tipo de configuração social. Paulatinamente, os membros mais próximos ao pater passaram a integrar uma restrita classe de proprietários de terras que eram subordinados aos outros integrantes da comunidade. Nesse novo momento, os parentes mais próximos do pater se transformaram nos integrantes da classe dos Eupátridas, termo grego que significava o mesmo que “bem-nascido”. Logo em seguida, temos os Georgoi (“agricultores”), que formavam a classe de pequenos proprietários de terras ainda existentes. Por fim, no estrato mais baixo dessa formação social, estavam os Thetas (“marginais”), que não tinham qualquer tipo de propriedade agrícola. Mais do que controlar a posse da terra, os Eupátridas também organizaram os instrumentos e instituições responsáveis pelas decisões políticas, as manifestações religiosas e todas as outras manifestações que reafirmassem o poder dessa classe dirigente.
Temos de tal modo, a organização de uma aristocracia que se organizava a partir da maior riqueza daqueles tempos: a terra. Na medida em que a propriedade da terra estabelecia disputas de poder, vemos que alguns genos passaram a se mobilizar em defesa de seus territórios. Tínhamos assim, a formação das fratrias, que eram formadas como meio de preservação das terras. Com o passar do tempo, as fratrias também se uniriam coletivamente para a organização das tribos, que também desempenhavam – em uma escala mais ampla – a defesa das terras dos genos pertencentes a uma determinada região. A partir do momento que as demandas políticas dessas comunidades se tornavam cada vez mais recorrentes, vemos que essas associações de cunho militar passar a ter outro significado. O agrupamento das tribos e a influência dos Eupátridas determinaram a formação das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as pólis gregas. Em muitas dessas pólis, vemos que a povoação se desenvolvia em torno da acrópole. Situada no ponto mais alto da cidade, esse espaço congregava os palácios e templos de uma pólis. Por meio da criação da pólis, não determinamos somente o estabelecimento de uma aristocracia responsável pelo destino político de toda uma população. Sob o ponto de vista histórico, a formação das pólis instituiu um espaço em que diferentes formas de organização políticas foram criadas e desenvolvidas.
Ao racionalizar a vida em sociedade, a pólis abre caminho para outros tipos de experiência política. Por Rainer Sousa Mestre em História A pólis determinou a configuração de experiências políticas e sociais diversas entre os gregos A pólis determinou a configuração de experiências políticas e sociais diversas entre os gregos
Atividade (Responder e enviar pelo zap 994976550 (Joelma) até dia 17/08)
1)Explique o significado da palavra Polis.
Bons estudos!
_________________________________________________________________________________
Eletiva Ecohorta
Profª Mileni
Caso você ainda não tenha termina, continue a atividade proposta na semana passada, envie foto do que você produziu
Link: https://drive.google.com/file/d/1GzEH90cD2AAbAdQp_lvmdzi3ATN6nixq/view?usp=sharing
Se você já terminou o seu vaso, agora é o momento de transferir sua plantinha para ele! Você pode filmar o processo (eu vou amar se fizer isso!) ou tirar foto!!!!!
Envie seu vídeo ou foto para:
email: promileni@gmail.com ou Whatsapp: 19996125182
Grande abraço!
___________________________________________________________
Inglês 6º ano (10/08 a 14/08)
Professora Eliane
Habilidades
(EF06LI09)-
Localizar informações específicas em um texto.
(EF06LI16)-
Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o
uso da língua inglesa em sala de aula.
Para responder as questões acesse o link:
https://forms.gle/WtgHqJihZewzUYdL8
Se tiver dúvidas entre em
contato com a professora através do e-mail.
eliane.criss10e@gmail.com
______________________________________________________
Educação Física
Professor Junior 6º ano B
https://forms.gle/CDook1Z4zspp9xSS9