-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

19 junho, 2020

1ª SÉRIE - 22 A 26 DE JUNHO

E.E.. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DA 1ª SÉRIE A e B 
22  A 26 DE JUNHO
_____________________________________________
HORÁRIO DAS AULAS ONLINE
_________________________________________________
DISCIPLINA: BIOLOGIA
DISCIPLINA: BIOLOGIA
TEMA: A interdependência da vida – A intervenção humana e os desequilíbrios ambientais:
• Fatores de problemas ambientais
Habilidades: Identificar e caracterizar as maneiras pelas quais uma população pode alterar a vida de outra, e como organismos de uma mesma comunidade podem se relacionar entre si, com base na análise de situações concretas.
Responda as atividades abaixo no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdj6uXELgfAHnmMqKqPKlbCD9Nif-JMpBGV79MOT__Rs6HnNA/viewform?usp=sf_link

1)UFPI) Na atmosfera terrestre, a uma altitude de mais ou menos 30Km, existe uma camada de gás ozônio(O2). Esse gás se forma espontaneamente a partir da decomposição do oxigênio(O2) sob ação da radiação ultravioleta do Sol. Esta camada de ozônio tem importante papel para os seres vivos porque:
I. absorve os raios ultravioleta danosos presentes na radiação solar, diminuindo sua incidência na superfície.
II. protege os animais contra o câncer e prejuízos à visão.
III. protege o planeta contra as chuvas ácidas.
Indique a alternativa correta.
(A)  Apenas I está correta.
(B)  Apenas II está correta.
(C)  Apenas III está correta.
(D)  Apenas I e II está correta.
(E)  Apenas II e III está correta

2) (UFMS) A Terra possui uma inclinação de 23° 27 em seu eixo, em relação ao plano da órbita. Tal inclinação, associadas ao seu movimento de rotação e translação, propicia a incidência dos raios solares de maneira diferente sobre o globo terrestre. Sobre o movimento de translação identificado no esboço abaixo, assinalar a afirmação correta:
 
 (A)O movimento de translação é o movimento que a Terra realiza em torno de um eixo imaginário que a atravessa de polo a polo.
(B) No dia 21 de março nós temos o equinócio de primavera para o hemisfério Sul e o equinócio de outono para o hemisfério Norte.
(C) Nos dias 21 de junho e 21 de dezembro ocorrem os dias de solstício, ou seja, quando há máxima desigualdade na distribuição de luz e calor entre os hemisférios.
(D) No solstício de inverno, no hemisfério Sul, ocorre o dia mais longo e a noite mais curta do ano.

3) (UFMT) A fração da energia solar incidente na superfície do planeta na forma de luz visível que, em parte, é temporariamente absorvida, é posteriormente reemitida em direção ao espaço interplanetário na forma de radiação infravermelha. No entanto, ao se encontrar com determinadas substâncias, como compostos de carbono, existentes na atmosfera, reflete-se e retorna em parte à superfície da Terra. Esse fenômeno denomina-se efeito estufa. O aumento de composto de carbono no ar intensifica o efeito estufa, aquecendo ainda mais o planeta. Em relação ao assunto, assinale a afirmativa correta.
(A) A radiação reemitida pela superfície do planeta tem menor comprimento de onda que a incidente.
(B) A radiação incidente na superfície do planeta possui maior frequência que a reemitida.
(C)Os fótons da radiação incidente são menos energéticos que os da remitida.
(D) A luz visível incidente transforma-se em radiação infravermelha devido ao fenômeno de reflexão na superfície do planeta.
(E)O efeito estufa viola o princípio de conservação de energia, por isso o planeta se aquece.
4) Em uma entrevista sobre a redução das florestas na Amazônia, um dos diretores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) afirmou o seguinte: “A pecuária exerce papel maior que a agricultura na linha de frente do desmatamento. Ela é o grande vetor da conversão da floresta em outros usos econômicos”. No entanto, ele disse que a responsabilidade pelo desmatamento não pode ser atribuída a apenas um setor, já que a extração ilegal de madeira numa área, por exemplo, é geralmente a atividade que abre espaço para a entrada da pecuária.
A partir dessas declarações, pode-se concluir que:
(A) a criação de gado representa pouco impacto no desmatamento das áreas ocupadas pela floresta.
(B) a atividade agrícola é a principal causa da devastação da floresta amazônica.
(C) é a utilização da floresta como fonte de recursos econômicos que promove o desmatamento.
(D) é a agricultura de subsistência que promove a devastação da floresta amazônica.
(E) o desmatamento das florestas se deve mais à agricultura que à pecuária.

5)BALEIAS CORREM RISCO DE EXTINÇÃO
As baleias vivem na zona compreendida entre o Ártico e o Antártico (...). Muitas delas estão em perigo de extinção devido à alteração dos habitats e por causa das alterações climáticas, que influenciam o ciclo de vida e o comportamento das espécies. Também acontecem vários acidentes com as baleias, que por muitas vezes morrem ao ficarem presas nas redes de pesca... (VISÃO, São Paulo, n.º 821, 27.11 2008. Adaptado)
Segundo o texto, pode-se concluir sobre as agressões às baleias, que
(A) os acidentes com redes de pesca e os impactos ambientais vêm ameaçando a sobrevivência de muitas espécies de baleias.
(B) são os acidentes com as redes e as atividades relacionadas à caça que ameaçam as espécies, já que as baleias conseguem resistir à alteração dos seus habitats.
(C) mesmo ameaçadas pelas redes de pesca e pelas mudanças ambientais, as baleias conseguem resistir e ocupam, hoje, áreas cada vez mais extensas.
(D) o risco de extinção para algumas espécies já é coisa do passado, porque as alterações nos habitats originais das baleias foram interrompidas.
 ________________________________________________
DISCIPLINA : FÍSICA
Atividades para os alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 22/06/20 a 26 /06/20.
Disciplina: Física
Tema : Tipos de energia
Habilidades: Analisar situações do cotidiano em que ocorram transformações de energia de diferentes tipos (elétrica, química, nuclear, térmica, cinética, potencial gravitacional, potencial elástica, etc.);
Responda as atividades abaixo no link:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPoNIERluIs79bIzPiXfa-7KBAu_tTmbIs5lrAGWxuZK7GGw/viewform?usp=sf_link

ATIVIDADES
       1)(ENEM) Observe a situação descrita na tirinha a seguir.

Assim que o menino lança a flecha, há transformação de um tipo de energia em outra. 
                                       A transformação, nesse caso, é de energia:
(A)  Potencial elástica em energia gravitacional.
(B)  Gravitacional em energia potencial.
(C)  Potencial elástica em energia cinética.
(D)  Cinética em energia potencial elástica.
(E)  Gravitacional em energia cinética.

(A     2)(ENEM) A figura a seguir ilustra uma gangorra de brinquedo feita com uma vela. A vela é acessa nas duas extremidades e, inicialmente, deixa-se uma das extremidades mais baixa que a outra. A combustão da parafina da extremidade mais baixa provoca a fusão. A parafina da extremidade mais baixa da vela pinga mais rapidamente que na outra extremidade. O pingar da parafina fundida resulta na diminuição da massa da vela na extremidade mais baixa, o que ocasiona a inversão das posições. Assim, enquanto a vela queima, oscilam as duas extremidades.

Nesse brinquedo, observa-se a seguinte sequência de transformações de energia:
(A)  Energia resultante de processo químico→ energia potencial gravitacional → energia cinética.
(B)  Energia potencial gravitacional → energia elástica → energia cinética.
(C)  Energia cinética → energia resultante de processo químico, energia potencial gravitacional.
(D)  Energia mecânica → energia luminosa → energia potencial gravitacional
(E)  Energia resultante de processo químico → energia luminosa → energia cinética.
          3)(ENEM) Com o projeto de mochila ilustrado na figura1, pretende-se aproveitar, na geração de energia elétrica para acionar dispositivos eletrônicos portáteis, parte da energia desperdiçada no ato de caminhar. As transformações de energia envolvidas na produção de eletricidade enquanto uma pessoa caminha com essa mochila podem ser esquematizadas conforme ilustrada na figura 2.
As energias I e II, representadas no esquema ao lado, podem ser identificadas, respectivamente, como;
(A)  Cinética e elétrica.
(B)  Térmica e cinética.
(C)  Térmica e elétrica.
(D)  Sonora e térmica
(E)  Radiante e elétrica.


4)(ENEM) Uma das modalidades presentes em olimpíadas é o salto com vara. As etapas de um dos saltos de um atleta estão representadas nas figuras:
Desprezando-se as forças dissipadas (resistência do ar e atrito), para que o salto atinja a maior altura possível, ou seja, para que o máximo de energia seja conservada, é necessário que:
(A) A energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa IV.
(B)  A energia cinética, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa IV.
(C)  A energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional representada na etapa III.
(D)  A energia potencial gravitacional, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa IV.
(E)  A energia potencial gravitacional, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa III.
5) As usinas eólicas representam uma alternativa na produção de energia elétrica de uma forma “limpa”. Nestas usinas, os ventos colocam um sistema de várias hélices em movimento.
Neste caso, podemos afirmar que a principal conversão de energia é:
(A) mecânica → química.
(B) química → mecânica.
(C) mecânica → elétrica.
(D) química → térmica.
(E) elétrica → química.

 ________________________________________
                             ARTE 1A e 1B
(prof. Anderson Sanchez)

Habilidades: Construir critérios para analisar a intervenção em Arte; cidade e
Patrimônio cultural; - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Realize a atividade do link a seguir:ARTE 1°A e 1°B 2°BIMESTRE #form02 22/06 a 26/06


____________________________________________
Letra de música pode ser considerada literatura?
https://forms.gle/rshWrjWMZSidVXNY8

_________________________

História 1ªSérie  A e B – Profº Leilson

Habilidades: Analisar os processos de formação histórica das instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes sociais;

Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/ae1iRDtkA7MC3ntb7

_______________________ 

Sociologia 1ªSérie A e B – Profº Leilson

Habilidades: Compreender as dinâmicas de interação e relações sociais

Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/eVM1WmhjY4JkpfbG8

_________________________________

Eletiva – Profissões

Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.

Responder a atividades acessando o link: https://forms.gle/cGc1CviEpLKiDBo56

__________________________________

INGLÊS

HABILIDADES: Estratégias de Leitura.

Responda a atividade acessando o link: https://forms.gle/StbAFPpJq4HGUUVX7

_________________________________

TECNOLOGIA 1º SÉRIE B - Profª Grazielle

HABILIDADES: Resolver problemas utilizando ou não as tecnologias digitais (atividade plugada ou desplugada)
Utilizar as TDIC, de forma colaborativa, para produzir conteúdo ou propor soluções para problemas questões que afetam indivíduos ou coletividades.

Responda a atividade acessando o link : https://forms.gle/kUmQsRGTqGrUEHeU9

__________


_

_______________________________________________________________________


 

Atividade de Português – 22 a 26 de junho 2020

9º A,B

Prof.ª Néia

 

Habilidades: EF89LP01B) Desenvolver estratégias de leitura e interpretação, (EF08LP06) Identificar, em textos de diferentes gêneros, os termos constitutivos da oração EF69LP44: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos HQS.

 Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos)


1-) Leia o texto e responda às questões.

  

A) desde 1897 não há solução para as dores de cabeça e no corpo.

B) os tipos de relógios e a solução para dores de cabeça mudaram.

C) a solução para as dores de cabeça é a mesma há mais de cem anos.

D) somente em 2007 descobriu-se a solução para as dores de cabeça.

 2-) Observando na charge os aspectos da linguagem verbal e da não verbal, pode-se afirmar que se trata de uma crítica a pessoas

                                     http://paposdejuventude.blogspot.com

 

(A) conscientes da gravidade do problema da dengue.

(B) assustadas com a proliferação do mosquito.

(C) contrárias às medidas de prevenção contra a dengue.

(D) zelosas quanto ao aproveitamento da água.

 

3-) Leia o texto para responder a questão abaixo:


Fonte: ww.blogangel.com.br/.../2009/10/climatempo.jp

 

Ao observar o quadro da previsão do tempo para o final de semana, pode-se afirmar que no sábado haverá sol com

     

  (A) muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora

  (B) algumas nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva.

  (C) muitas nuvens. À noite não chove.

  (D) pancadas de chuva ao longo do dia. À noite, tempo aberto sem nuvens.


 4-) A finalidade do cartaz é

 

(A) informar sobre a existência da doença.

(B) alertar os motoristas sobre o risco da dengue.

(C) prevenir contra a volta de uma doença.

(D) divulgar um programa de saúde no trânsito.

 

5-) Leia o texto abaixo e responda.

 

Guia do visitante

Bem-vindo a esse patrimônio do povo brasileiro. Bem-vindo ao nosso Museu Oscar Niemeyer.

DICAS DE VISITAÇÃO:

• Inicie sua visita pelas salas expositivas no piso superior.

• No subsolo, não deixe de conhecer o Espaço Oscar Niemeyer e a Galeria Niemeyer

• Finalize sua visita na Torre e no famoso Olho.

• Caso tenha utilizado o guarda-volumes, não esqueça de retirar seus pertences ao final da visita.

• Não toque nas obras de arte. As peças são únicas e muito delicadas. Ajude-nos a preservar o patrimônio para as futuras gerações.

• As exposições só podem ser fotografadas mediante autorização, utilizando apenas câmeras de uso pessoal, sem flashes ou luzes fortes.

• As salas de exposição são mantidas em temperaturas mais baixas e com umidade controlada. Essas condições são ideais para a conservação das obras e seguem critérios museológicos de padrão internacional.

 Guia do Visitante, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, PR, dez. 2010, p. 1. *Adaptado: Reforma Ortográfica. 

 Esse texto tem como objetivo principal

   A) anunciar obras de arte.

B) fazer um comentário.

C) instruir os leitores.

      D) orientar os visitantes.

 


_________________________________________________________________________

 

 

 Educação física professor Emerson 1°ano A



CORPO, SAÚDE E BELEZA

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe8UTXFpzjsBgBWkeZOyUdOOZe_aLvHabjhpAnJPsO_fwxglQ/viewform?usp=sf_link


DISCIPLINA: Matemática

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS  1 ANO A   para o período de 22/06 a 26/06

PROFESSOR : Paulo

Assistir o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=f3HRr5mAS-w

Resolver as atividades 4 e 5, do caderno do aluno 2 de funções do primeiro grau.


                                            Química

                                            Professora: Maristela

https://youtu.be/tJe08Kwpyc0

https://youtu.be/NurgtpqrUzU

          Habilidade:  Realizar cálculos e estimativas e interpretar dados de solubilidade, densidade, temperatura de fusão e de ebulição para identificar e diferenciar substâncias em misturas. . Avaliar e escolher métodos de separação de substâncias (filtração, destilação, decantação etc.) com base nas propriedades dos materiais.


 QUESTÃO 1

O gráfico abaixo representa a variação de temperatura observada no aquecimento de uma determinada substância:

Diagrama de mudança de estado de agregação de determinada substância

Relacione as colunas com informações a respeito do gráfico em questão:

Coluna 1:

  1. Faixa de temperatura em que a substância permanece sólida;
  2. Faixa de temperatura em que a substância permanece totalmente líquida;
  3. Temperatura de ebulição;
  4. Temperatura de fusão;
  5. Tempo que a fusão demora;
  6. Tempo em que a substância permanece líquida.

Coluna 2:

( ) 10 minutos.

( ) 20 ºC.

( ) Entre 10 a 20 ºC.

( ) 20 minutos.

( ) Entre 20 a 40 ºC.

( ) 40ºC.


QUESTÃO 2

O gráfico a seguir representa a curva de resfriamento da água pura à pressão constante de 1 atm.



Julgue se são verdadeiras ou falsas as afirmações a seguir:

  1. O fenômeno que ocorre na região B da curva é a solidificação e há duas fases em equilíbrio.
  2. Na região C da curva, há somente a fase sólida.
  3. Nas regiões B e D da curva, a temperatura permanece constante.
  4. Na região D da curva, coexistem as fases sólida e líquida.

QUESTÃO 3

(UCDB-MS) Uma substância sólida é aquecida continuamente. O gráfico a seguir mostra a variação da temperatura (ordenada) com o tempo (abscissa):



O ponto de fusão, o ponto de ebulição e o tempo durante o qual a substância permanece no estado líquido são, respectivamente:

a) 150, 65 e 5

b) 65, 150 e 25

c) 150, 65 e 25

d) 65, 150 e 5

e) 65, 150 e 10


QUESTÃO 4

(UFPA) Dado o diagrama de aquecimento de um material:


A alternativa correta é:

o diagrama representa o resfriamento de uma substância pura.

a temperatura no tempo zero representa o aquecimento de um líquido.

210°C é a temperatura de fusão do material.

a transformação de X para Y é um fenômeno químico.

80°C é a temperatura de fusão do material.

Enviar no email formentini2@gmail ou whatsApp.: 981365627

______________________________________________________


GEOGRAFIA-PROF.VALDILENE MATOS

E-MAIL: valdilene.souzza@yahoo.com.br

SEMANA: 22 A 26/06


HABILIDADE: Definir e
descrever órgãos multilaterais e seu papel na ordenação das relações
conflituosas como o comércio.


 Pesquise e responda NO CADERNO. ( IREI VISTAR NO RETORNO AS AULAS PRESENCIAIS)

1-   1- Qual é o significado dos termos “exportação” e
“importação”?
2- Qual é a principal instituição internacional responsável por regular as trocas
comerciais entre os países?
3- Quais são outros organismos internacionais existentes e para que eles servem?
4- Um dos principais agentes da globalização atual
é a corporação transnacional, anteriormente denominada “empresa multinacional”.
Qual é a diferença entre os dois conceitos? Explique o motivo dessa mudança.
5- Identifique entre as empresas fabricantes de
autoveículos se há alguma de origem brasileira e o que essa constatação indica
sobre a influência das empresas transnacionais no território nacional.

 ______________________________________________________________ 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique.

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 1A.

Assim como orientado nos grupos de whatssap, a atividade dessa semana (22/06 a 26/06) permanece a mesma da semana passada (15/06 a 19/06).

Habilidades: Desenvolver a iniciativa social. Empatia, respeito e confiança. 

Site da UNICEF,matéria sobre CYBERBULLYING: Cyberbullying: O que é e como pará-lo

10 coisas que adolescentes querem saber sobre cyberbullying.

https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo

ATIVIDADE: Consulte o site indicado e realize a leitura. Agora crie uma frase sobre cyberbullying e faça um desenho representativo. O desenho pode ser feito em folha sulfite ou no caderno, e a frase deve estar no desenho.

IMPORTANTE: Tire uma foto (de boa qualidade) da atividade realizada e envie no e-mail, moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br

NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO EMAIL:

NOME COMPLETO

SÉRIE E NUMERO

MATÉRIA. 

_________________________________________________________  

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique.

Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE. 

Habilidades: Busca ativa dos Alunos para a Culminância.  

Para avaliar e fechar as notas dos alunos que estão matriculados nessa eletiva, preciso que todos preencham o formulário:

https://forms.gle/TbSHT8qmY92NxJJw9 

                      _________________________________________________________  

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

 

Professora Thamara – Matemática – 1ºEM

3ª Lista de Exercícios – Plano Cartesiano/Função

 

Assista aos vídeos:

-  Plano Cartesiano: https://www.youtube.com/watch?v=-4J55d39QOg

- O que é Função: https://www.youtube.com/watch?v=qbafCJrDCDw

- Raiz ou Zero da Função: https://www.youtube.com/watch?v=rwosXbQ0qbM

 

Questão 1) Localize os pares ordenados no plano cartesiano:

a) (-9, 4)
b) (8, 3)
c) (0, -3)
d) (-4, -9)
e) (8, 0)

 

Questão 2) Em quais quadrantes estão localizados os pontos:

a) (-2, -4)
b) (3, 1)
c) (0, 6)
d) (8, -7)
e) (9, -3)

 

Questão 3) Qual par ordenado não está representado no plano cartesiano?


a) (3, -4)
b) (4, -3)
c) (-8, -9)
d) (8, 9)
e) (9, -8)

 

 

 

Questão 4) Determine a lei da função que relaciona o lado de um triângulo equilátero ao seu perímetro. Feito isso, determine algumas relações entre esses valores.

 

 

Questão 5) Uma empresa de táxi cobra a bandeirada de R$ 5,00 e ainda o valor de R$ 1,50 para cada quilômetro rodado. Determine a lei da função correspondente ao valor cobrado pelos táxis dessa empresa.

 

_______________________________________________________________

Filosofia

Pesquise os personagens mitológicos Psique. 

___________________________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA - 1ª SÉRIE B
PROFº NIVALDO

A ATIVIDADE DESSA SEMANA SERÁ REALIZADA ATRAVÉS DO LINK:






Filosofia

Faça um resumo do texto Eros e Psique

Prazo para entrega dia 08/07//2020

valmirpaze@professor.educacao.sp.gov.br