E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Aulas Online
TECNOLOGIA – 8º ano C
Prof.ª: Silvia Mara
Semana: 28/09/2020 a 02/10/2020
Conteúdo: Pensamento Computacional
Habilidade: (EF67TEC20) Identificar a presença da programação em operações do cotidiano e reconhecer que a aprendizagem de programação faz parte do seu contexto de vida e do processo de resolução de problemas.
(EF89TEC22) Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em uma linguagem de programação.
8º ano – Caderno do Aluno página 50
Programando em papel: criando programas
Para se familiarizar com o conceito de algoritmo, é interessante ter algo com que comparar.
Nesta atividade, vamos apresentar uma linguagem de programação feita com linhas e setas.
ATIVIDADE 5 – PROGRAMANDO EM PAPEL – O PODER DA REPETIÇÃO
Prof.ª: Silvia Mara
Semana:
28/09/2020 a 02/10/2020
Conteúdo:
Plano de Autoavaliação Socioemocionais
Competências socioemocionais em foco:
Curiosidade para aprender e iniciativa social
Habilidade: Posicionar-se como protagonista de
ações que contribuem para o desenvolvimento da aula no preenchimento da
Autoavaliação socioemocionais.
Retomada no Diário de Práticas e Vivências - Apresente seu Diário
de Práticas e Vivências, tire fotos ou
faça um vídeo ensinando a fazer um diário para os seus amigos, enviar no
wattsap ou Google Classroom ou email silviacandida@prof.educacao.sp.gov
ü
Projeto de Vida Diário de Práticas e Vivências
https://www.youtube.com/watch?v=PXN7p7bO4pQ
ü
Fazendo o Diário de Prática e Vivências
https://www.youtube.com/watch?v=pnxE7dKGw9s
ü Como usar o diário de práticas e
vivências
https://www.youtube.com/watch?v=ewoWDSapHM0
ü
Atividades para o Diário de Práticas e Vivências
https://forms.gle/AjEqPijRdPRZtSV86
___________________________________________________________________________________
ELETIVA: SAÚDE
Profª Ida Maria
(EF08CI10) Identificar sintomas, modos de transmissão, tratamento das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST, incluindo HIV/Aids e discutir e argumentar sobre a importância das estratégias e métodos de prevenção como promoção do autocuidado e como uma questão de saúde pública.
(EF08CI19*) Reconhecer a importância da prevenção no contexto da saúde sexual e reprodutiva para identificar e propor atitudes de autocuidado e respeito a si e ao outro.
(EF08CI21*) Discutir os fatores de proteção psicoafetivos pertinentes à idade pré-dolescência e a adolescência valorizando o autocuidado e o respeito a si e ao outro, e a vida.
Qualquer dúvida é só entrar em contato: profidamaria@gmail.com
Código da turma no Google Sala de Aula: nxeuteg
Atividade: Palestra com Efermeira 30/09 (qua) as 13:30 - https://meet.google.com/cnz-uotk-gys
8º
ano A, B e C - Português
Professora
Luciene
Roteiro
de Atividade – Semana de 28/09/2020
a 02/10/2020
Habilidades: EF69LP42 "Analisar a construção composicional
dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos,
e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo
uso onsciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de
pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como
em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente
atemporal, recurso à citação, uso de vocabulário técnico/especializado etc.,
como forma de ampliar suas capacidades de compreensão e produção de textos
nesses gêneros." |
Texto de Divulgação Científica
Oi,
pessoal! Como vocês estão?
O texto a seguir está
com parágrafos embaralhados, fora de ordem. Sua missão para essa semana é
organizar o texto colocando os parágrafos na ordem correta.
Depois de organizar
tudo, faça um breve resumo contando (com suas palavras) do que se trata o texto.
June Almeida morreu em 2007, aos 77 anos.
Nessa época, a maioria dos artigos de revisão e capítulos de livros de
virologia continham fotos de microscopia eletrônica de vírus realizadas por
ela. Atualmente, ela voltou a ter destaque devido à pandemia de Covid-19
também ser ocasionada por um coronavírus.
À microscopia, a
estrutura desse vírus apresenta-se recoberta de projeções que lembram a coroa
solar e, por isso, o nome de coronavírus (no latim corona significa coroa)
foi escolhido por June e seus colegas pesquisadores. O seu primeiro artigo
reportando as imagens do primeiro coronavírus respiratório foi rejeitado por
uma revista, por se tratar de “imagens ruins do vírus influenza”. Após sua
pesquisa ser ridicularizada nos anos 1960, a virologista foi reconhecida por
sua técnica de “fotografar” vírus, ajudando também a registrar imagens em
alta qualidade do vírus HIV já na década de 1980.
A descoberta do primeiro coronavírus humano foi
graças a uma mulher
Em seguida, passou a
residir no Canadá, onde iniciou seu trabalho como técnica de microscópio
eletrônico, um equipamento poderoso que possibilitaria a ela muitas
descobertas ao observar as estruturas da superfície dos vírus. Nesse período,
diversos artigos científicos levavam o seu nome como autora, mesmo ela não
possuindo estudo formal. Não só June aprendeu a trabalhar com esse
equipamento, como instituiu um método que usava o auxílio de anticorpos para
aumentar as chances de encontrar os vírus. Essa técnica se tornou popular e é
usada até hoje.
Em 1930, nascia June
Almeida, em Glasgow, Escócia. June não conseguiu cursar uma faculdade por
questões financeiras, mas esse obstáculo não foi suficiente para apagar seu
brilhantismo. Aos 16 anos, foi contratada como técnica em um laboratório
dedicado ao estudo de alterações em células causadas por doenças
(histopatologia). Mais tarde, mudou-se para Londres para trabalhar na mesma
área no Hospital St. Thomas, onde futuramente seria o cenário de algumas
descobertas realizadas por ela.
Professora
da UFU conta, na seção Leia Cientistas, a história de June Almeida
Devido ao seu
reconhecimento foi convidada a retornar ao Hospital St. Thomas, em Londres, o
que marcou o início do período mais frutífero da sua carreira, com
publicações de qualidade que geraram a ela o grau de doutora, mesmo sem ter o
diploma de um curso de graduação. Foi em 1964, ao avaliar no microscópio a
amostra de um garoto com resfriado, que June mostrou ao mundo a primeira foto
de um coronavírus humano. A suspeita era de que o garoto tinha o vírus
influenza, mas June logo percebeu que se tratava de uma partícula viral
diferente.
|
Para organizar o texto: quem puder pode imprimir, cortar
separando os parágrafos e colar quando finalizar. Quem não puder imprimir pode
numerar a ordem correta colocando o número seguido das primeiras e últimas
palavras de cada parágrafo (não precisa copiar o texto todo).
Qualquer dúvida, pode
entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
**************************************************************
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada
semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
__________________________________________________________________________
Professor
Eliezer projeto de vida 8º ano B
No jogo da
vida até mesmo as jogadas que não deram certo são importantes de serem
analisadas. Nessa missão, você irá:
Refletindo
no passo 1 e 2 escreva um pequeno texto do que quer para o futuro logo quando concluir
o ensino médio.
Envie para
996460862
_______________________________________________________________________
Professor Eliezer tecnologia e inovação 8º ao A
Atividade baseada nas páginas 50 do caderno do aluno
Após o termino envie para 996460862
_________________________________________________________________________________
Professor Eliezer eletiva fortaleça
Faça uma pesquisa sobre quais tipos de exercícios são os
mais eficazes para a diminuição de gordura corporal.
Após o termino envie para 996460862
____________________________________________________________________________________________________
CIÊNCIAS
Profª Mileni
ATENÇÃO!
Nessa Semana vocês deverão colocar as atividades em dia. Segue abaixo o link do documento especificando cada atividade e o nome de quem já entregou. Se seu nome está na lista da atividade, não precisa fazê-la novamente.
Link: https://drive.google.com/file/d/1byBWu8lnw5x35ydyL2pQ6hIpyQTirOPR/view?usp=sharing
Qualquer dúvida entre em contato!
Bons estudos!!!
______________________________________________-___
TECNOLOGIA - 8ºB
Profª Mileni
Atividade
Assista ao vídeo abaixo sobre o documentário "O dilema das redes" (caso você consiga assistir o documentário pela Netflix ou online é interessante também)
https://www.youtube.com/watch?v=P2fgvkmhH2A
Escreva uma crítica ao assunto exposto pelo vídeo, expondo sua opinião e como as redes sociais afetam sua vida atualmente
Envia sua crítica para promileni@gmail.com ou (19)996125182
___________________________________________
ARTE
Prof. Michelle
Atividade: Pesquise o que é Valor histórico e valor de época, escreva em seu caderno de arte, feito isso, escolha uma praça ou um passeio público que tenha feito e projete um monumento ou uma escultura, também em seu caderno de arte, conclua o desenho com a natureza local. Não esqueça de colorir.
________________________________________________________________
Inglês 8º ano (28/09 a 02/10)
Professora Eliane
Habilidades
EF08LI05- Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.
EF08LI20-
Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas
diferentes que falam a língua inglesa.
Essa semana não tem atividade nova. Aproveitem para fazer
as atividades atrasadas. Quem já fez essas atividades não precisa enviar
novamente.
Links de todas as atividades desse bimestre.
https://forms.gle/5jqKZkvJpYwhtPAT9
https://forms.gle/JGpmsE4qoAubBFWF7
https://forms.gle/s4rgSCyq5GsCaNkC8
https://forms.gle/3W8n5ATwD8TquDuWA
https://forms.gle/NSfS3DQ82RmzZj7fA
Se tiver dúvidas entre em
contato com a professora através do e-mail.
eliane.criss10e@gmail.com
https://forms.gle/HoiqQYkerAqTL7sE6
Competências socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender e iniciativa social
Habilidade: Respeito, organização e imaginação criativa
Revisar a aula passada.
Caderno do aluno páginas 61 até 63- Atividades 4.
Enviar foto por email formentini2@gmIL.com ou whatsApp 981365627.
Educação Física
Prof. Júnior
( Apenas para o 8º ano A)
https://forms.gle/FugNNFuXjCxWE4JLA
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor
Eliezer tecnologia e inovação 8º ano A
Leia o
texto.
Em uma
sociedade cada vez mais virtual é preciso desenvolver habilidades relacionadas
às ferramentas digitais. Por isso educação e tecnologia precisam andar juntas.
É
fundamental que alunos descubram novos recursos capazes de ajudar a compreender
a realidade de uma forma mais abrangente e solucionar problemas do cotidiano.
A tecnologia
digital permite novas formas de aprender em Língua Portuguesa, História,
Geografia, Matemática e Ciências, por exemplo. Ela é capaz de ampliar a
compreensão a respeito das mais diversas disciplinas.
Além disso,
a própria tecnologia deve se tornar um objeto de estudo para o desenvolvimento
de competências essenciais na sociedade atual e no mercado de trabalho, como no
estudo de programação e robótica.
Neste post
falaremos sobre inovações atreladas ao digital que podem, ou poderão em breve,
fazer parte da sua rotina de estudo. Confira!
1 .
Realidade virtual e aumentada
Já imaginou
se em vez de apenas ver fotos do Museu do Louvre você pudesse instantaneamente
visitá-lo?
Muitos
conteúdos são abordados de forma teórica na sala de aula porque a experiência
real com esses temas seria impossível. Nesses casos, estudantes podem usufruir
da Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) para terem uma
experiência imersiva.
A RV é uma
tecnologia que permite que o usuário tenha os seus sentidos estimulados para
ter a sensação de que está em outro ambiente.
Por meio de
dispositivos e sensores, ele visualiza diferentes cenários em profundidade e
tem percepções sonoras e táteis relacionadas à localização e ao posicionamento.
Já a
Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite a interação entre o mundo
virtual e o real. Por meio dela, objetos podem saltar da tela ou das páginas de
um livro, ganhando vida e realizando movimentos.
A partir
dessa tecnologia, o usuário também pode mergulhar em um mundo virtual,
participar das ações de um personagem e do cenário, interagindo e interferindo
nos acontecimentos.
É possível,
por exemplo, entrar no meio de um tornado, explorar as camadas interiores da
Terra ou mesmo os ambientes subaquáticos.
Por meio
dessas tecnologias, é possível percorrer por cenários 360° e interagir com
objetos em 3D ao longo da jornada.
Trata-se de
uma maneira de dar vida a conceitos abstratos, tendo uma nova visão sobre o
conteúdo por meio dessa experiência imersiva. Uma iniciativa que tem
popularizado o uso de tais tecnologias é o Google Expedition, em que educadores
podem criar os próprios tours ou aproveitar materiais desenvolvidos por grandes
instituições
Texto
retirado de https://www.stoodi.com.br/blog/dicas-de-estudo/estudo-e-tecnologia/
1-Escreva
com suas palavras como a tecnologia te ajuda ou pode e ajudar nos estudos.
2-Você usa
com frequência a tecnologia para os estudos.
Após o
termino envie para 996460862
________________________________________________________________________________________________________________