OPERAÇÕES COM NOTAÇÃO CIENTIFICA
A
notação científica utiliza-se de uma forma a escrever números utilizando a
potência de 10. Ela tem a capacidade de reduzir a escrita de números que
apresentem algarismos muito grandes.
Soma e subtração
A
soma e a subtração a partir de notação científica deverão ser feitas da
seguinte maneira:
a)
Somar/subtrair os números, repetindo a potência de 10.
b)
Potências 10 precisam apresentar o mesmo expoente.
Assim, temos os seguintes exemplos:
3,6
. 108 + 4,7 . 108 = (3,6 + 4,7) . 108 = 8,3 . 108
8,7
. 107 – 4,1. 107 = (8,7 – 4,1) . 107 = 4,6 .
107
Divisão
A
divisão por notação científica exige a divisão entre os algarismos e diminuir
as potências de 10. Veja:
8,45
. 108 : 2,22 . 105 = (8,45 : 2,22) . 10(8-5) = 3,8 . 103
Multiplicação
A
multiplicação por notação científica exige a multiplicação dos algarismos,
repetição da base 10 e a soma entre os expoentes. Veja:
2,1 . 1011 x 2,4 . 107 = (2,1 x 2,4) . 10(11+7) = 5,04 . 1018
Vídeo aula de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=GPTxrh_mhow
Assista
o vídeo aulas indicadas para melhor esclarecimento, caso encontre dificuldades
na execução dos exercícios procure ajuda de um colega ou de seu professor
(virtualmente).
Notação Científica
A
notação científica é uma forma de escrever números usando potência de 10. É
utilizada para reduzir a escrita de números que apresentam muitos algarismos.
Números muito pequenos ou muito grandes são frequentemente encontrados nas
ciências em geral e escrever em notação científica facilita fazer comparações e
cálculos.
Um
número em notação científica apresenta o seguinte formato:
N . 10n
Sendo,
N
um número real igual ou maior que 1 e menor que 10;
n um número inteiro
(pode ser positivo ou negativo).
Exemplos
a)
6 590 000 000 000 000 = 6,59 . 10 15
b)
0, 000000000016 = 1,6 . 10 - 11
Como transformar
um número em notação científica?
1º Passo: Escrever o número na forma decimal, com apenas um algarismo
diferente de 0 na frente da vírgula.
2º Passo: Colocar no
expoente da potência de 10 o número de casas decimais que tivemos que
"andar" com a vírgula. Se ao andar com a vírgula o valor do número
diminuiu, o expoente ficará positivo, se aumentou o expoente ficará negativo.
3º Passo: Escrever o
produto (multiplicação) do número pela potência de 10.
Exemplos
1)
Transformar o número 32 000 em notação científica.
·
Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 3 e o 2,
pois desta forma ficaremos apenas com o algarismo 3 antes da vírgula;
·
Para colocar a vírgula nesta posição verificamos que tivemos que
"andar" 4 casas decimais, visto que nos números inteiros a vírgula se
encontra no final do número. Neste caso o 4 será o expoente da potência de 10.
·
Escrevendo em notação científica: 3,2 . 104
2)
A massa de um elétron é de aproximadamente 0,000000000000000000000000000911
gramas. Transforme esse valor para notação científica.
·
Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 9 e o 1,
pois desta forma ficaremos apenas com o algarismo 9 (que é o primeiro algarismo
diferente de 0) antes da vírgula;
·
Para colocar a vírgula nesta posição "andamos" 28 casas
decimais. É necessário lembrar que ao colocar a vírgula depois do 9, o número
ficou com um valor maior, então para não modificar seu valor o expoente ficará
negativo;
·
Escrevendo a massa do elétron em notação científica: 9,11 . 10 -
28 gramas
Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
Plano de aula alinhado à BNCC: EF07MA02
Habilidades:
EF09LP04B Escrever textos, de acordo com a
norma-padrão gramatical, que respeitem as estruturas sintáticas complexas no
nível da oração e do período.
|
Habilidades:
(EF09LI06) Distinguir fatos de opiniões em textos
argumentativos da esfera jornalística.
(EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa
para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de
novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
|
Prof. Anderson Sanchez
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9
ANO C para o período de 29/06 a 03/07
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
TEMA: Radiações e suas aplicações na saúde
Habilidades: EF09CI19* Discutir as relações entre as necessidades sociais e a evolução das tecnologias
para a Saúde compreendendo, com base em indicadores, que o acesso à Saúde está
relacionado à qualidade de vida de toda a população.
RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfHEY7PxLduQWQrSe6d96GcjciqYaZnNn8De61JhkSG74fH4w/viewform?usp=sf_link
O câncer no Brasil: passado e presente
A Medicina e os tumores
malignos no século 19
Durante o século 19, o saber médico sobre
o câncer passou por muitas modificações. [...]
Em um período marcado pelo grande
desenvolvimento da cirurgia, a partir da descoberta
dos anestésicos em meados do século, do desenvolvimento das técnicas de
assepsia, a
partir de 1860, e de novas técnicas mais invasivas para retirada de tumores, a
cirurgia passou
a ser a especialidade médica mais próxima do câncer. No final do século 19, a
extirpação
radical de tumores tornou-se a principal ação da medicina frente à doença.
No entanto, apesar dos avanços, a
eficácia dos tratamentos médicos do câncer continuava quase nula. Grande parte
das cirurgias não tinha êxito, ou no máximo proporcionava
uma curta sobrevida ao doente. No campo dos tratamentos medicamentosos, a
situação era
a mesma: as diferentes formas preconizadas para a regressão dos tumores não
tinham nenhuma eficácia e, muitas vezes, ainda pioravam o estado geral do
doente. [...]
No Brasil do século 19, o problema
do câncer também estava longe do monopólio do saber
e da prática médica. Na maioria dos casos, os atingidos pela doença passavam ao
largo dos
poucos serviços médicos existentes, colocando sua sorte nas mãos dos mais
variados agentes
da medicina popular, à época, responsável por grande parte das tentativas de
cura. Os moribundos sem recursos, cancerosos ou atingidos por outros males,
eram quase sempre abrigados em enfermarias a eles dedicadas nos diversos
hospitais da Santa Casa da Misericórdia que, desde o século 16, começaram a
surgir no
país. Os mais abastados eram tratados em suas residências, recebendo conforto
médico e religioso como cuidados paliativos. Grande parte dos doentes,
descrentes das possibilidades da
medicina, entregava sua sorte a curandeiros e outros agentes que julgava
possuir poderes
mágicos de cura. [...]
Cenas da medicina popular
no Rio de Janeiro do século XIX. Jean-Baptiste Debret. Loja de barbeiro,
(1821).
Câncer e
Medicina no início do século 20
Na virada do
século 19 para o século 20, ocorre uma transformação em relação à percepção
social do câncer na Europa e nos Estados Unidos. Em um contexto de
envelhecimento da população, diminuição paulatina da mortalidade por doenças infecciosas, recuo das
epidemias e diminuição da
fecundidade, o câncer passou a se
mostrar mais presente, sendo o aumento da mortalidade a ele atribuída facilmente
observado nos inquéritos epidemiológicos. De doença rara e excepcional, passou a ser visto como
um problema de grande
monta para a medicina europeia
e estadunidense, uma ameaça cada vez mais temida e presente. [...]
No campo dos conhecimentos e práticas
médicas também ocorriam mudanças. No final
do século 19, os avanços da cirurgia possibilitaram os primeiros sucessos em
remoções radicais de tumores, como as histerectomias e mastectomias totais, que
passaram a ser procedimentos padrões em casos de câncer de colo do útero e de
mama. Nesse mesmo período, a aproximação da Química e da Física à Medicina possibilitou
o surgimento de novas tecnologias de tratamento do câncer. Em 1895, o físico
alemão Wilhelm Conrad Roentgen desenvolveu o primeiro instrumento capaz de
criar imagens do interior do organismo a partir de raios X. A nova tecnologia
logo passou a ser utilizada para diagnostico de lesões internas. Pouco depois,
em 1891, o casal franco-polonês Pierre e Marie Curie, pesquisando a
radioatividade do urânio, verificou a existência de um novo elemento químico, o
rádio. Em pouco tempo, os raios X e o rádio passaram a ser utilizados pelos
médicos no tratamento de tumores, visto a menor resistência das células
cancerosas à radiação. Apesar de essas descobertas datarem do final do século
19, somente a partir da segunda década do século 20 passaram a ser utilizadas
em um maior número de casos. Até então, sua utilização esteve restrita a alguns
tipos de câncer de pele, mais sensíveis a esse tipo de tratamento.
Uma das primeiras imagens
de raios X, feitas por Roentgen, revela os diferentes graus de absorção dos
raios pela
carne, pelos ossos, por uma pedra preciosa e pelo metal.
1.Como era o tratamento do câncer no Brasil do século XIX?
2. Quais fatos ocorridos na área científica
contribuíram para um grande
avanço no tratamento de diversos tipos de câncer?
3.Qual característica podemos observar, no século XIX, sobre o tratamento do câncer?
4.Por que durante boa parte do século XIX a Medicina não se aprofundou na busca de um tratamento eficaz de câncer, entregando, muitas vezes, a busca da cura para entidades religiosas?
5)Satélites artificiais
O sistema GPS é muito usado pelas forças armadas
(principalmente a norte-americana), nos
sistemas de defesa e lançamento de mísseis teleguiados, pois, devido à sua
extrema precisão – de centímetros –, possibilita acertar um alvo a quilômetros
de distância com margem de erro inferior a meio metro. É muito comum seu uso
também em embarcações (iates, lanchas e navios) em substituição à bússola.
Importante salientar que tudo isso só é possível graças ao auxílio dos
satélites artificiais, sem os quais o volume e a qualidade das informações que
nós nos acostumamos a receber seriam muito inferiores.
Disponível em: <http://super.abril.com.br/comportamento/satelites-artificiais-olhos-que-enxergam-de-longe>.
Acesso em: 20 fev. 2016. (Adaptado)
A) ondas mistas.
B) ondas mecânicas.
C) ondas longitudinais.
D) ondas eletromagnéticas
Atividade de Português- 29 a03 de junho/julho
2020.
Profª. Néia 9º A, B
Habilidades: (EF67LP01) Analisar a estrutura e funcionamento
dos textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma
escrita hipertextual.
(EF67LP02) Explorar o espaço reservado ao leitor
nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando
notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, fábulas, assuntos, temas,
debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses
textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas
jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.
(EF67LP03) Comparar informações sobre um mesmo
fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a
confiabilidade.
Leitura e
Interpretação de texto gênero Fábula.
A fábula é uma narrativa figurada,
na qual as personagens são geralmente animais que possuem características
humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma
lição de moral, constatada na conclusão da história.
A RAPOSA E A
CEGONHA
Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar.
Querendo
pregar uma peça na outra, serviu sopa num prato
raso.
Claro que a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor
problema,
mas a pobre cegonha, com seu bico comprido,
mal
pôde tomar uma gota. O resultado foi que a cegonha
voltou
para casa morrendo de fome.
A
raposa fingiu que estava preocupada, perguntou se a
sopa
não estava do gosto da cegonha, mas a cegonha não
disse
nada. Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza
da
raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar no
dia
seguinte.
Assim
que chegou, a raposa se sentou lambendo os
beiços
de fome, curiosa para ver as delícias que a outra ia
servir.
O jantar veio para a mesa numa jarra alta, de gargalo
estreito,
onde a cegonha podia beber sem o menor problema.
A
raposa, amoladíssima, só teve uma saída: lamber as
gotinhas
de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra.
Ela
aprendeu muito bem a lição. Enquanto ia andando para
casa,
faminta, pensava: “Não posso reclamar da cegonha.
Ela
me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro.”
MORAL
DA HISTÓRIA: trate os outros tal como deseja ser tratado.
1. O objetivo
da raposa, ao convidar a cegonha para jantar, era:
a.
( ) fazer as pazes, porque elas haviam brigado
b.
( ) ser gentil com a cegonha
c.
( ) fazer uma brincadeira de mau gosto
d.
( ) comer a cegonha, pois as raposas são caçadoras de aves
2. A cegonha:
a.
( ) gostou do jantar
b.
( ) não conseguiu tomar a sopa
c.
( ) não compareceu ao jantar
d.
( ) não tomou a sopa, mas comeu outras comidas
3. No trecho:
“Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza da raposa e disse que fazia
questão de retribuir o jantar no dia seguinte.” Significa, nesse
contexto, que:
a.
( ) a cegonha demonstrou ser gentil com a raposa, convidando-a para
outro jantar.
b.
( ) a cegonha convidou a raposa para jantar porque queria
despedir-se, pois ia viajar
c.
( ) a cegonha repetiu o convite e a brincadeira de mau gosto
d.
( ) a cegonha ficou zangada e não quis mais falar com a raposa
4. A frase:
“Trate os outros tal como deseja ser tratado” pode ser substituída por:
a.
( ) Boa romaria faz quem na sua casa fica em paz.
b.
( ) Quem tudo quer, tudo perde.
c.
( ) Na casa do ferreiro, o espeto é de pau.
d.
( ) Não faça aos outros aquilo que não quer que lhe façam.
5. A palavra
“bullying” é inglesa e quer dizer fazer troça, humilhar,
constranger, fazer brincadeira de mau gosto. Na sua opinião, a raposa
praticou o “bullying”? Justifique sua resposta.
1- Leia o texto a seguir:
“ Comunidade é um grupo de pessoas que reside em uma área geográfica determinada e compartilham um modo de vida e uma cultura em comum. Cada integrante, faz parte de uma história compartilhada, com os mesmos objetivos como identidade.
Comunidade não é somente as pessoas que compõem, em geral uma comunidade já existia antes do nascimento de qualquer residente atual e o normal é que continue existindo. É algo que vai além de seus integrantes, de seus residentes. Trata-se de um conjunto de interações, de práticas que tem sentido e atendem as expectativas de seus membros – Não somente ações, mas esperanças, valores, crenças e significados.
As comunidades nascem como espaços de troca, com necessidades para a vida cotidiana. As feiras de hoje tem origem nos antigos mercados de troca. Na comunidade, fixam-se pessoas em suas residências, criam-se vias de transportes e locais onde se desenvolvem várias atividades econômicas e administrativas, ao lado de atividades culturais e sociais.
Obras e serviços se multiplicam para atender as demandas da população trabalhadores, comerciantes, novos proprietários, pessoas responsáveis pelos serviços públicos e privados, organizações não governamentais “ ONG “. As comunidades possuem identidade e apresentam alguns aspectos que as tornam singulares, pois sua história varia de acordo com modos de vida e ocupação, além das características históricas, sociais e culturais. Entorno delas, a comunidades maiores ou menores, que se ajudam mutuamente em relação a educação, saúde e transporte.
2- Considerando o texto, reflita e converse com seus colegas, via redes sociais, sobre como você participa de sua comunidade, das discussões pertencentes a ela como a crise da saúde atual ou a discussão sobre o racismo que esta acontecendo, converse como sente sua participação, sua importância ou relevância, em como você se vê com relação aos demais jovens de sua idade.
3- Em seguida, faça uma redação em seu caderno de arte / diário, onde você expresse o que refletiu e conversou sobre isso e como você pensa que poderia atuar junto de sua comunidade.
______________________________________________________________________
TECNOLOGIA 9º SÉRIE B - Profª Grazielle
OBS: ESSA É A MESMA ATIVIDADE DA SEMANA PASSADA 22/06 A 26/06 ESTAREI RECEBENDO ATE SEXTA 03/07.
HABILIDADES: Identificar e diferenciar os principais sistemas operacionais, reconhecendo suas características e modo de utilização.
Analisar e interagir com outros modos de ler e escrever, por meio de experiencias que favoreçam múltiplas linguagens e expressões, em projetos que possibilitem compartilhamento de ideias.
Responda a atividade acessando o link:https://forms.gle/kUmQsRGTqGrUEHeU9
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.
Habilidades:
Engajamento e comprometimento.
OBS: Verifique se seu nome esta na
lista, caso esteja você faz parte dessa Eletiva e deve responder o Formulário
(3 perguntas):
ANA PAULA MATEUS |
ERIK GABRIEL METZHER DA SILVA |
JENIFER MARTINS RODRIGUES |
KAUAN ARAUJO SIMPLICIO |
SAMUEL RAMOS BIZERRA |
ALESSANDRA CRISTINA B. S. CARDOSO |
FELIPE HENRIQUE MAXIMIANO DA SILVA |
LUCAS RODRIGUES DA SILVA |
LUCAS RAFAEL DOS SANTOS |
OCTAVIO DE MELO COLVARA |
DAVY ASSIS PEREIRA DA SILVA |
GABRIEL MONTANARO BISSOLI |
JEOVANA MIRELLA DUARTE DE OLIVEIRA |
LUAN NASCIMENTO DIAS |
VINICIUS SIMOES SILVA |
ALEX VINICIUS CHEREDA PEREIRA |
GUSTAVO RAFAEL DA SILVA ROSA |
JULIANA
CAROLINA DE OLIVEIRA |
KAUAN DYOGO LEÃO FERREIRA DA SILVA |
NATHALY ROVELI DE ANDRADE DE BARROS
FERREIRA |
ALISSON DE AZEVEDO DOS SANTOS |
JEOVAN LUKAS MIRANDA |
JOÃO VITOR CRISTOVAM DA SILVA |
NICOLAS RODRIGUES DA SILVA |
SUELLEN GISLAINE SANTANA FRANCISCO |
ERIK OLIVEIRA BATISTA |
LUCAS DA COSTA BARROS DE SOUZA |
MATHEUS HENRIQUE DE SOUZA SILVA |
LAVINYA VICTORIA BRITO CORREIA DA
SILVA |
THIAGO GARCIA TEIXEIRA SILVA |
ERIC ALEIXO PIERRE |
HIGOR VINICIUS RIBEIRO DOS SANTOS |
JULIO CESAR AMARAL DOS SANTOS |
RHUAN DE AZEVEDO DE SARRO |
|
Preciso urgentemente criar um canal
para me comunicar com vocês. Caso contrário não será possível avalia-los (sem
nota)!
FORMULÁRIO:
https://forms.gle/YJBuFVDEToJRKC8g9
Tecnologia Maristela 9- C
Habilidade: Analisar e interagir com outros modos de ler e escrever, por meio de experiências que favoreçam múltiplas linguagens e expressões, em projetos que possibilitem compartilhamento de ideias.
Enviar por e-mail a foto das atividades ou whatsApp 981365627
______________________________________________________________________
9º Ano - Eletiva - show fashion - Profª Aurinda
Proª
Aurinda Prado
Habilidade:
- Compreender a importância da comunicação por
meio da tecnologia de informação em tempos de Pandemia.
Atividade: Vamos colher
informações que possam auxiliar, na produção de um vídeo, assim como despertar
novas possibilidades e ideias.
Se tratando de um
projeto, vamos através desta atividade buscar ampliar conhecimento que permita
que finalizemos o mesmo com sucesso, o site sugerido a todos encontra se abaixo:
1-
Analise o site e responda o que você achou do mesmo?
2 - Nosso
foco é sustentabilidade, o que você entende por sustentabilidade?
3 - Você tem mais uma semana para concluir a
customização do item escolhido, produzir um pequeno vídeo e encaminhar, para o
professor, pois estamos na reta de conclusão do projeto e fechamento do 2º
bimestre, sendo assim responda você acha o tempo suficiente? Explique sua resposta.
Encaminhar atividade para :
aurinda@prof.educacao.sp.gov.br
ou aurindavieira1@gmail.com
______________________________________