Atividades para os alunos da 3ª série A, B e C
para o período de 11/05 a 15/05
para o período de 11/05 a 15/05
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
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PROFESSORA: Cristiane – Geografia__
TURMA:_3ª A, B e C NOME:__________________________nº___________________
Habilidade: (EM03GE06) estão relacionados aos conteúdos “A produção do espaço geográfico global”, “Regionalização do espaço mundial” Identificar os elementos essenciais da organização econômica das sociedades contemporâneas.
Acessar; o site para responder as questões.
https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_blocos_economicos.pdf
Atividade
1) O que são blocos econômicos?
2) Onde surgiram os primeiros blocos econômicos?
3) Qual as regras OECD - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico ? quais países envolvidos?
4) Quais os interesses em formar blocos econômicos?
5) Quais blocos econômicos existem na América?
enviar; cristianeregynac@gmail.com
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Professora Ariane Carvalho
Disciplina - Português
Habilidades:
Disciplina - Português
Habilidades:
MP10 - Reconhecer o efeito de sentido produzido pela
exploração de recursos morfossintáticos (conjunção, períodos simples e
compostos) em um texto (letra de música, trecho de romance, teatro, poema,
conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).
MP01 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos
oferecidos para sustentá-la.
MP13 - Reconhecer aspectos linguísticos (preposição,
conjunção e pronome relativo) em funcionamento em um texto (verbete,
entrevista, artigo de divulgação científica, relatório, letra de música,
crônica, charge, notícia, resenha, carta de intenção, texto de opinião).
Terceiro ano A https://forms.gle/W3MfNL8JSuSfNHZX9
Terceiro ano B https://forms.gle/Jr7tLv8AN9V9J9Kp7
Terceiro ano C https://forms.gle/1cdpxwWREeoV54rx9
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HITÓRIA
3ª Série
Habilidades: Reconhecer alternativas de
intervenção em conflitos sociais e crises institucionais que respeitem os
valores humanos e a diversidade sociocultural.
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INGLÊS
Acesse o link: https://forms.gle/HZBBo1V4zXo3WZcX8
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DISCIPLINA: ELETIVA "FOTOGRAFIA"
Pesquise em diferentes fontes "Técnicas para tirar fotos com o celular".
Escolha uma técnica e registre no seu caderno.
Essa atividade é fundamental para a próxima semana.
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INGLÊS
Acesse o link: https://forms.gle/HZBBo1V4zXo3WZcX8
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DISCIPLINA: ELETIVA "FOTOGRAFIA"
Pesquise em diferentes fontes "Técnicas para tirar fotos com o celular".
Escolha uma técnica e registre no seu caderno.
Essa atividade é fundamental para a próxima semana.
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GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.
Habilidades: Compreender, utilizar e criar tecnologias
digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva
e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se
comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver
problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Acesse o link
do google forms para responder as questões:
https://forms.gle/7tPc5kQPQ5vfVEHi6
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OBS: Enviar foto das atividade no e-mail - formentini2@gmail.com com a data serie e nome do aluno.
ELETIVA
OBS: Enviar foto das atividade no e-mail - formentini2@gmail.com com a data serie e nome do aluno.
Reta s: – 10x – 15y + 45 = 0
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Professora: Maristela – Disciplina Química 3º Anos
dia 11 a 15 de Maio
COPIAR NO CADERNO E RESPONDER COM A DATA 11 a 15/05
COPIAR NO CADERNO E RESPONDER COM A DATA 11 a 15/05
HABILIDADE: - Reconhecer que existem transformações químicas que não se completam, atingindo um estado chamado de equilíbrio químico, em que reagentes e produtos coexistem.
Link para compreender; https://youtu.be/HxOUKFp6afY
EXERCÍCIOS SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO
QUESTÃO 1
(UFRS) Uma reação química atinge o equilíbrio químico quando:
a) ocorre simultaneamente nos sentidos direto e inverso.
b) as velocidades das reações direta e inversa são iguais.
c) os reatantes são totalmente consumidos.
d) a temperatura do sistema é igual à do ambiente.
e) a razão entre as concentrações de reatantes e produtos é unitária.
QUESTÃO 2
(FATEC) Nas condições ambientes, é exemplo de sistema em estado de equilíbrio uma:
a) xícara de café bem quente;
b) garrafa de água mineral gasosa fechada;
c) chama uniforme de bico de Bunsen;
d) porção de água fervendo em temperatura constante;
e) tigela contendo feijão cozido.
b) garrafa de água mineral gasosa fechada;
c) chama uniforme de bico de Bunsen;
d) porção de água fervendo em temperatura constante;
e) tigela contendo feijão cozido.
QUESTÃO 3
Em relação a uma reação em equilíbrio químico, assinale a alternativa incorreta:
a) Não pode ocorrer troca de matéria com o ambiente.
b) A energia não é introduzida ou removida do sistema.
c) A soma das quantidades de matéria dos reagentes deve ser igual à soma das quantidades de matéria dos produtos da reação.
d) As propriedades macroscópicas do sistema não variam com o tempo.
e) A rapidez é a mesma nos dois sentidos da reação e as concentrações das espécies envolvidas permanecem inalteradas.
QUESTÃO 4
A produção de amônia em escala industrial é realizada pelo sistema de Haber-Bosh em que se controla a pressão e a temperatura, mantendo-se um sistema em equilíbrio formado entre os gases:
N2(g) + 3 H2(g) ↔ 2 NH3(g)
Esse processo fornece um rendimento em produtos da reação de 30%, mas é a melhor condição de produção. Sobre esse equilíbrio, podemos afirmar que:
a) [N2] = [H2].
b) [NH3] = constante.
c) [N2] = [NH3].
d) vinversa > vdireta.
e) vdireta > vinversa.
ELETIVA
Professora Maristela: MODAS
https://youtu.be/hvg8b20AYm0
https://youtu.be/06DNiuCtAkw
https://youtu.be/6vBidL8hD7k
https://youtu.be/1Niy5pgkkCQ
https://youtu.be/NJLAR8DJ1b8
( PARA OS MENINOS)
https://youtu.be/NCorahO23hs
https://youtu.be/VhGbaIJMwsM
https://youtu.be/7ohbjVq27DI
https://youtu.be/a22pkdHfadc
Olá pessoal estamos com saudade de todos, mas ja que no momento não podemos nos encontrar por enquanto vou fazer o primeiro desafio a vocês.
Vamos fazer mudanças com algumas peças de roupas de vocês algo que tenha a sua cara ok! vou mandar alguns videos que você escolhe um que você goste. Faça e mande a foto no meu email ok! depois iremos fazer um quadro bem legal de todas as atividades feitas por vocês.
Atividade 3 EM – Matemática
Professor: Paulo Freire
Habilidades: Calcular a equação da
reta reduzida; Identificar retas paralelas e coincidentes;
Equação
Reduzida da Reta
Uma equação
reduzida da reta respeita a lei de formação dada por y = mx + c,
onde x e y são os pontos pertencentes à reta, m é o coeficiente angular da reta
e c o coeficiente linear. Essa forma reduzida da equação da reta expressa uma
função entre x e y, isto é, as duas variáveis possuem uma relação de
dependência. No caso dessa expressão, ao atribuirmos valores a x (eixo das
abscissas), obtemos valores para y (eixo das ordenadas). No caso de funções
matemáticas do 1º grau, estamos relacionando o domínio (x) de uma função com
sua imagem (y). Outra característica desse modelo de representação é quanto ao
valor do coeficiente angular e linear.
O
coeficiente angular (a) representa a inclinação da reta em relação ao eixo das
abscissas (x) e o coeficiente linear (c) representa o valor numérico por onde a
reta passa no eixo das ordenadas (y).
Vamos
construir a equação reduzida de uma reta de acordo com os pontos P(2, 7) e
Q(–1, –5) pertencentes à reta. Para determinar essa equação há duas maneiras,
observe:
1º
maneira
Determinar o
coeficiente angular da reta.
m = (y2 –
y1) / (x2 – x1)
m = (–5 – 7) / (–1 – 2)
m = –12 / –3
m = 4
De acordo
com o ponto P(2, 7), temos:
y – y1 =
m * (x – x1)
y – 7 = 4 * (x – 2)
y – 7 = 4x – 8
y = 4x – 8 + 7
y = 4x – 1
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2ª maneira
Temos que a
lei de formação de uma equação reduzida da reta é dada por y = mx +
c.
Considerando
que ela passa por P(2, 7) e Q(–1, –5), temos:
P(2, 7)
7 = m * 2 +
c
7 = 2m + c
2m + c = 7
Q(–1, –5)
–5 = m *
(–1) + c
–5 = –m + c
–m + c = –5
Nesse caso,
os valores dos coeficientes angular (m) e linear (c) serão calculados por um
sistema de equações. Veja:
Isolando c
na 2ª equação:
–m + c = –5
c = –5 + m
Substituindo c na 1ª equação:
2m + c = 7
2m + (–5 + m) = 7
2m – 5 + m = 7
3m = 7 + 5
3m = 12
m = 12/3
m = 4
Calculando o
valor de c:
c = –5 + m
c = –5 + 4
c = –1
Portanto, a
equação reduzida da reta que passa pelos pontos P(2, 7) e Q(–1, –5),
corresponde à expressão y = 4x – 1.
Retas Paralelas
No estudo
analítico da reta não podemos deixar de falar das posições relativas entre
retas. Dadas duas ou mais retas do plano, elas podem ser paralelas,
concorrentes, coincidentes ou concorrentes perpendiculares. Abordaremos aqui o
paralelismo de retas, assunto que sempre intrigou matemáticos de todas as
épocas. Sabemos que duas retas são paralelas quando são equidistantes durante
toda sua extensão, não possuindo nenhum ponto em comum.
Dessa forma, considere duas retas, r e s, no plano cartesiano.
As retas r e s são paralelas
se, e somente se, possuírem a mesma inclinação ou seus coeficientes angulares
forem iguais.
Utilizando a linguagem matemática:
Utilizando a linguagem matemática:
Uma maneira mais simples de
verificar se duas retas são paralelas é comparar seus coeficientes angulares:
se forem iguais as retas são paralelas.
Exemplo 1. Verifique se as retas r: 2x + 3y – 7 = 0 e s: – 10x – 15y + 45 = 0 são paralelas.
Solução: Vamos determinar o coeficiente angular de cada uma das retas.
Reta r: 2x + 3y – 7 = 0
Para encontrar o coeficiente angular precisamos isolar y na equação geral da reta.
Exemplo 1. Verifique se as retas r: 2x + 3y – 7 = 0 e s: – 10x – 15y + 45 = 0 são paralelas.
Solução: Vamos determinar o coeficiente angular de cada uma das retas.
Reta r: 2x + 3y – 7 = 0
Para encontrar o coeficiente angular precisamos isolar y na equação geral da reta.
Faremos o mesmo
processo para a reta s.
Reta s: – 10x – 15y + 45 = 0
Exemplo 2. Determine a equação
geral da reta t que passa pelo ponto P(1, 2) e é paralela à reta r de equação
8x – 2y + 9 = 0.
Solução: para determinar a equação de uma reta basta conhecermos um ponto dessa reta e seu coeficiente angular. Já conhecemos o ponto P(1, 2) da reta procurada, agora resta encontrar o seu coeficiente angular. Como a reta t é paralela à reta s, elas possuem o mesmo coeficiente angular. Assim, utilizando a equação da reta r iremos determinar o coeficiente angular. Segue que:
Solução: para determinar a equação de uma reta basta conhecermos um ponto dessa reta e seu coeficiente angular. Já conhecemos o ponto P(1, 2) da reta procurada, agora resta encontrar o seu coeficiente angular. Como a reta t é paralela à reta s, elas possuem o mesmo coeficiente angular. Assim, utilizando a equação da reta r iremos determinar o coeficiente angular. Segue que:
Podemos afirmar que mt=4.
Conhecendo um ponto da reta e seu coeficiente angular, utilizamos a fórmula
abaixo para determinar sua equação.
As figuras planas e
espaciais são formadas pela intersecção de retas e planos pertencentes ao
espaço. Dentre as posições relativas, podemos destacar:
Posição relativa
entre duas retas
Duas retas distintas irão assumir as seguintes posições relativas no espaço:
Duas retas distintas irão assumir as seguintes posições relativas no espaço:
Retas
coincidentes: pertencem ao mesmo plano e possuem todos os pontos em comum.
Retas
concorrentes: duas retas concorrentes possuem apenas um ponto comum. Não é
necessário que pertençam ao mesmo plano.
Retas concorrentes
perpendiculares: são retas que possuem ponto em comum formando um ângulo de
90º.
Atividades para casa:
Resolver os
exercícios do caderno do aluno de equações reduzidas e retas paralelas e
coincidentes.
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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Thamara - Matemática
2ª Lista de Exercícios - 3º EM
Condição de alinhamento de três pontos
O
alinhamento de três pontos pode ser determinado aplicando o cálculo do
determinante de uma matriz de ordem 3x3. Ao calcular o determinante da matriz
construída utilizando as coordenadas dos pontos em questão e encontrando valor
igual a zero, podemos afirmar que existe colinearidade dos três pontos. Observe
os pontos no plano cartesiano a seguir:
As coordenadas dos pontos
A, B e C são:
Ponto A (x1,y1)
Ponto B (x2,y2)
Ponto C (x3,y3)
Através dessas coordenadas iremos montar a matriz 3x3, as abscissas dos pontos
constituirão a 1ª coluna; as ordenadas, a 2ª coluna e a terceira coluna será
complementada com o número um.
Atividade 1
Verificar se os pontos P(2,1), Q(0,-3) e R(-2,-7)
estão alinhados.
Atividade 2
Os pontos A(0, 4), B(–6, 2) e C(8, 10) são colineares?
Equação Geral da Reta
Para determinarmos a equação geral de uma reta utilizamos os conceitos
relacionados a matrizes.
Na determinação da equação na forma ax + by + c = 0, calculamos o determinante
de uma matriz quadrada de ordem 3x3.
Para utilizarmos uma matriz nessa determinação da equação geral devemos ter no
mínimo dois pares ordenados (x1,y1) e (x2, y2), coordenadas dos possíveis
pontos alinhados, por onde a reta irá passar.
Observe a matriz geral da determinação da equação geral:
Na matriz temos os pares ordenados que
devem ser informados: (x1, y1) e (x2, y2)
e um ponto genérico representado pelo par (x, y). Observe que a 3º coluna da
matriz é completada com o algarismo 1. Vamos aplicar esses conceitos na
obtenção da equação geral da reta que passa pelos pontos A (1, 2) e B (3,8),
veja:
Ponto A temos que: x1 = 1 e y1 = 2
Ponto B temos que: x2 = 3 e y2 = 8
Ponto genérico C representado pelo par ordenado (x, y)
Atividade
3
Calcule o determinante da matriz acima e encontre a
equação geral da reta que passa pelos pontos A(1, 2) e B(3,8).
Atividade 4
Determine a equação geral da reta que passa pelos pontos: A(–1, 2) e
B(–2, 5).
Atividade 5
Encontre uma equação geral da reta que passa
pelos pontos A (-1, 8) e B (-5, -1).
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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Disciplina Eletiva: Encena
Professora Thamara
Professora Thamara
2ºEM e 3º EM
(apenas alunos que escolheram essa eletiva)
Atividade: Faça uma pesquisa sobre Augusto Boal
e o Teatro do Oprimido.
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DISCIPLINA: BIOLOGIA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C para o período de 11/05 a 15/05
DISCIPLINA: BIOLOGIA
Tema: Os cinco reinos: níveis de organização, obtenção de energia, estruturas,
importância econômica e ecológica.
Habilidade: “Reconhecer características gerais dos principais representantes dos reinos
Monera, Fungi, Plantae e Animalia”.
Links de apoio:
Educa + Brasil. Reino Monera. Disponível em:
Links de apoio:
Mundo Educação. Classificação dos Fungos. Disponível em:
Atividades
1) (UNB-DF)
O esquema acima ilustra o sistema de classificação dos seres vivos com base em aspectos filogenéticos definidos por meio da comparação das sequências de RNA ribossômico de diferentes organismos. Os organismos do domínio Bacteria e Archaea são procariontes e os do domínio Eukarya são eucariontes. Com base nessas informações e no esquema apresentado, é correto afirmar que os organismos:
(A) Dos três domínios evoluíram de ancestrais diferentes.
(B) Do domínio Archaea são constituídos de células com envoltório nuclear.
(C) Do domínio Eukarya evoluíram a partir de um organismo do domínio Archaea.
(D) Do domínio Eukarya estão filogeneticamente mais próximos dos organismos do domínio Archaea que dos organismos do domínio Bactéria.
2)(FUVEST-SP) O modo de nutrição das bactérias é muito diversificado: existem bactérias fotossintetizantes, que obtêm energia da luz; bactérias quimiossintetizantes, que obtêm energia de reações químicas inorgânicas; bactérias saprofágicas, que se alimentam de matéria orgânica morta; bactérias parasitas, que se alimentam de hospedeiros vivos. Indique a alternativa que relaciona corretamente cada um dos tipos de bactéria mencionados com sua posição na teia alimentar.
Fotossintetizante
|
Quimiossintetizante
|
Saprofágica
|
Parasita
|
(A) Decompositor
|
Produtor
|
Consumidor
|
Decompositor
|
(B) Consumidor
|
Consumidor
|
Decompositor
|
Consumidor
|
(C) Produtor
|
Consumidor
|
Decompositor
|
Decompositor
|
(D) Produtor
|
Decompositor
|
Consumidor
|
Consumidor
|
(E) Produtor
|
Produtor
|
Decompositor
|
Consumidor
|
3)(UNESP) A cidade de São Paulo, atravessa por dois grandes rios, Tietê e Pinheiros, e seus inúmeros afluentes, é frequentemente assolada por grandes enchentes, seguem-se casos de leptospirose. Um político, em sua campanha, propõe acabar com a doença, adotando as cinco medidas seguintes.
I. Exterminar o maior número possível de ratos.
II. Aplicar semanalmente inseticidas nas margens dos rios.
III. Multar as famílias que acumulam água nos fundos dos quintais.
IV. Evitar o acúmulo de lixo próximo a residências e margens dos rios.
V. Desenvolver campanha para estimular o uso de calçados, principalmente em dias de chuva.
As medidas que, de fato, podem contribuir para acabar com a leptospirose são:
(A) I e II.
(B) II e III.
(C) I e IV.
(D) III e V.
(E) IV e V.
4)(UFC-CE) Em relação às bactérias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As bactérias têm sido usadas pela engenharia genética na síntese de peptídios humanos como a insulina e o hormônio de crescimento.
( ) As bactérias causam muitas doenças sexualmente transmitidas, como o herpes simples, a meningite e a sífilis.
( )Em geral as bactérias trazem mais benefícios do que prejuízos para os seres humanos e para a biosfera.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
(A) F, V, F.
(B) V, F, V.
(C) F, F, V.
(D) F, V, V.
(E) V, V, V.
5)(UFPB) O texto a seguir sobre doenças infectocontagiosas foi apresentado a um estudante para que fosse interpretado, de acordo com os seus conhecimentos.
“Grande parte das doenças infectocontagiosas está intrinsecamente relacionada ao nível socioeconômico da população. Sobre a cólera, por exemplo, conhecem-se o agente causador e as formas de contágio, com detalhes. No entanto, essa doença pode levar muitos à morte nos locais, onde falta política educacional e as condições sanitárias são precárias.”
Interpretando o texto, o estudante depreendeu que:
I.A cólera é causada por vírus, cujo contágio é feito por ingestão de alimentos contaminados e mal cozidos.
II.O fornecimento de água tratada e a construção de rede de esgotos são necessários ao combate.
III. Uma política educacional, preocupada em informar sobre uso adequado dos sanitários, higiene com alimentos e conservação e utilização da água tratada, é necessária ao combate à cólera.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):
(A) I.
(B) I e II.
(C) II e III.
(D) I e III.
(E) III.
6)(UFPI) Indique a alternativa que contém as características que são comuns aos fungos e aos animais e que podem ser consideradas como fatores que levam a uma proximidade filogenética.
(A) Vacúolo contrátil, exoesqueleto, glicogênio.
(B) Quitina, glicogênio e heterotrofia.
(C)Estruturas locomotoras, quitina, heterotrofia.
(D) Vacúolo contrátil, exoesqueleto e heterotrofia.
(E) Aerobiose, estruturas locomotoras e exoesqueleto.
7)(UFPB) A figura a seguir representa organismos do Reino Fungi.
Com base na figura e em conhecimentos acerca do Reino Fungi, é correto afirmar:
(A) Nos fungos basidiomicetos utilizados na alimentação humana, apenas a porção denominada chapéu (representada na figura) corresponde ao corpo de frutificação.
(B) O levado Saccharomyces cerevisiae é um fungo microscópio que, misturado à massa do pão, a expande, tornando-a leve. Isto ocorre porque, durante o processo de nutrição desses organismos, é liberado o gás oxigênio, que atua na expansão da massa do pão.
(C) As hifas que ficam imersas no substrato (item 1 da figura) são denominadas conjuntamente micélio vegetativo.
(D) Os basidiósporos dos fungos (item 2 da figura) são estruturas reprodutoras com 2n cromossomos.
(E) Os fungos do grupo Ascomicetos não formam corpo de frutificação.
8)(UEM-PR) Sobre os fungos, é correto afirmar que:
(01) São organismos eucariontes, uni ou pluricelulares e autótrofos, uma vez que se nutrem por absorção.
(02) As hifas cenocíticas não apresentam septos transversais; portanto, seus núcleos ficam dispersos em uma massa citoplasmática comum.
(04) No processo de reprodução sexuada, os fungos produzem esporos haploides denominadas zigósporos, ascósporos e basidiósporos.
(08) Muitas espécies são importantes para alimentação humana; dentre elas, destacam-se as espécies de Penicillium, utilizadas em grande escala para fermentação alcoólica.
(16) As micorrizas são fungos parasitas que crescem no interior das células das raízes de algumas plantas.
9)(UFSC) O mofo que ataca os alimentos, os cogumelos comestíveis e o fermento de fazer o pão são formados por organismos que pertencem ao Reino Fungi. Com relação a esse grupo indique a(s) proposição(ões) verdadeira(s).
(01) São organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autotróficos facultativos.
(02) O material nutritivo de reserva é o glicogênio.
(04) Em função da nutrição heterótrofa, esses seres podem viver em mutualismo, em saprobiose ou em parasitismo.
(08) Alguns fungos são utilizados na obtenção de medicamentos.
(16) Nutrem-se por digestão extracorpórea, isto é, liberam enzimas digestivas no ambiente, que fragmentam macromoléculas em moléculas menores, permitindo sua absorção pelo organismo.
(32) Na alimentação humana são utilizadas, por exemplo, na fabricação de queijos, como o roquefort e o gorgonzola.
(64) Reproduzem-se, apenas, assexuadamente por meio de esporos, formados em estruturas denominadas esporângios, ascos e basídios.
Dê como resposta a soma dos números associados às proposições corretas.
RESPOSTA:
10)(UFF-RJ) Pode-se afirmar que os liquens são uma associação entre:
(A) Algas e fungos com reprodução sexuada por meio de sorédios.
(B) Algas e bactérias com reprodução assexuada por meio de esporos.
(C) Algas e fungos com reprodução assexuada por de sorédios.
(D) Algas e fungos com reprodução assexuada por meio de esporos.
(E) Algas e fungos com reprodução sexuada por meio de esporos.
11)(UFC-CE) São organismos pioneiros na sucessão ecológica, que atuam como produtores em lugares inóspitos e que apresentam os sorédios, eficientes estruturas de dispersão, formados por algas envolvidas por filamentos de fungos. Essa caracterização refere-se:
(A) Micorrizas.
(B) Liquens.
(C) Bolores.
(D) Briófitas.
(E) Protozoários.
12)(UFRN) Uma das doenças do algodoeiro é provocada pelo acúmulo de micélios e esporos de um fungo do gênero Fusarium no interior dos vasos da planta, prejudicam o fluxo de seiva. Para o fungo, essas estruturas são importantes, pois estão relacionadas, respectivamente, com:
(A) Fixação e digestão.
(B) Crescimento e reprodução.
(C) Dispersão e toxicidade.
(D) Armazenamento e respiração.
Bom dia aos queridos alunos, nesta semana encerraremos uma sequência de atividades complementares de educação física com alguns alongamentos,apenas faça os alongamentos e convide as pessoas que moram com você para fazerem também, depois registre esses momentos com fotos ,filmagens ou um relatório escrito desta experiência. Abraço a todos e bom exercícios!
Educação Física
Atividade
de Arte 3 ano médio
Bom dia
alunos, nesse site vocês irão encontrar várias obras de alguns artistas, por favor
quero uma releitura de uma obra do realismo
e a pesquisa da biografia do artista que você escolheu para fazer a releitura, e o porque da escolha
pelo artista, para a próxima semana quero uma releitura do impressionismo e uma do expressionismo e também a biografia dos artistas
escolhidos , e o porque da escolha de ambos. Favor enviar para o meu e mail ednastarpedagoga@gmail.com foto do desenho e as biografias e sua
resposta. Obrigado!
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