-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

02 agosto, 2020

8º ANO - 03 A 07 DE AGOSTO

E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA

HORÁRIO DAS AULAS ONLINE


ATIVIDADE MATEMÁTICA - Profª Magaly 

Olá pessoal, estou enviando a atividade desta semana! Vamos trabalhar com uma lista de exercícios que deverão ser entregues até o dia 11/08, exclusivamente, através do e-mail greggiomagaly@gmail com (resolução dos exercícios através de fotos ou digitados). Estas mesmas instruções estão também no arquivo com os exercícios propostos.

O arquivo já foi postado no grupo do WhatsApp, os alunos que ainda não tiverem acesso podem me solicitar por e-mail ou através do WhatsApp.


Prazo de entrega: 04/08 até 11/08


 Bons estudos!

_________________________________________________________________________________________

HISTÓRIA/PROF. VALDILENE MATOS

QUALQUER DÚVIDA ME CHAMAR NO WHATSAPP 19 9 81659215

 https://forms.gle/3fzV2k3dmKKGo2gY7

_________________________________________________

PROJETO DE VIDA – 8º ano A

Profª: Silvia Mara

Semana: 03/08/2020   a 07/08/2020

Conteúdo: “Eu, nós e o mundo” - Atitudes que transformam: o consumo consciente

 

Competências socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender e iniciativa social

Habilidade: Posicionar-se como protagonista de ações que contribuem para o desenvolvimento da aula e despertar o

ORIENTAÇÕES

Disponível no Google Classroom - para acessar usar o email institucional

 (RA sp@al.educacao.sp.gov.br)

ü  Essa atividade estará disponível no Google Classroom, grupo de WhatsApp e atividades disponível no blog (caso não esteja no blog procurar a coordenação que disponibilizará as atividades).

ü  O aluno poderá escolher por onde deseja desenvolver suas atividades

ü  Competências socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender e iniciativa social.

Ø  1ª semana 03/08 a 07/08/20- Realizar uma pesquisa sobre o escritor português José Saramago – A Maior Flor do Mundo.

 (pdf) http://escolas.madeira-edu.pt/LinkClick.aspx?fileticket=yW03Tc0WodE%3D&tabid=11500&mid=27782

ü  Caderno do aluno página 60- Atividades 1  e  2


PESQUISA

ü  Quem foi o escritor português José Saramago?

ü  Quais foram as contribuições das suas obras para nossa sociedade?

ü  Nesta atividade, será o momento   de analisar sobre sustentabilidade e consumo. Inspirada na obra célebre do escritor português José Saramago – “A maior flor do mundo.”

                                      Exemplos:

Relações de Consumo e a sua Sustentabilidade. ...

 Enquanto o consumismo é a pratica desenfreada de consumir mesmo sem necessidade. Isso causa impactos sobre o ambiente natural e artificial, consumindo os recursos naturais disponíveis, colocando em risco a sustentabilidade das gerações futuras.

Qual a relação entre consumo e sustentabilidade?

Consumismo x Sustentabilidade

O consumismo entra em conflito com a sustentabilidade a partir do momento que se produz muito lixo que seria desnecessário, se compra novos aparelhos eletrônicos e descartam-se os antigos e na maior parte das vezes em locais inapropriados causando sérios impactos ambientais.

Qual é a relação entre sustentabilidade e consumo consciente?

Consumo consciente. ... O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo e, desta forma, tenta buscar o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando os impactos positivos e minimizando os negativos de suas escolhas de consumo.

 

ATIVIDADE 1 – VAMOS AQUECER OS MOTORES!  CADERNO DO ALUNO

Com a sua pesquisa sobre sustentabilidade e consumo. Registre no espaço abaixo suas ideias sobre o tema:

ATIVIDADE 2 – LEIA O TRECHO ABAIXO E REFLITA:    CADERNO DO ALUNO

ü  Você já parou para pensar o que um simples canudo plástico pode gerar para a vida marinha de nosso planeta?

 

ü  Será que nós, damos a devida importância à vida de outras espécies?

 

ü  Pois é, são questionamentos profundos, afinal não há como entender a importância da temática sem uma boa reflexão.

 

ü  Um outro ponto de destaque é sobre a água. Você já pensou na quantidade de água que gastamos diariamente e até quando o planeta terá água potável para suprir toda essa demanda?

 

ü  Controlar o consumo de água é uma medida sustentável, além de proporcionar uma economia no orçamento da sua família.





                                                  Projeto de vida -   8º C 

                                    Professora - Maristela 

Habilidade:  Atitudes que transformam: o consumo consciente


Descreva o quais as atitudes que transformam o consumo consciente e em que ponto esta ligado sobre o assunto em sua vida?

Fazer as atividades do  Caderno do aluno página 60- Atividades 1  e  2.


Mandar foto por e-mail: formentini2@gmail.com ou WhatsApp 981365627.

___________________________________________________________________________________________

8º ano A, B e C -  Português

Professora Luciene

Roteiro de Atividade – Semana de 03/08/2020 a 07/08/2020

Habilidades:

EF89LP33A Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.

 


Olá, pessoal! Espero que estejam todos bem!

Chegou um novo bimestre escolar! Chegou mais uma oportunidade para recomeçar! Chegou mais um momento para fazer algo que só você pode fazer por si mesmo: aprender. Não da forma como estávamos acostumados, mais ainda assim, com oportunidade para crescer, evoluir e manter a esperança de que, em breve, nossas vidas poderão ser retomadas de onde pararam!

 

Percebendo que muitos de vocês ainda estão com dificuldades para se organizarem, e manterem um esquema de estudos que não os deixem perder nenhuma atividade desse momento de aulas remotas, proponho que nesta primeira semana do 3º Bimestre, vocês tirem um tempo para deixarem tudo organizado. Como? Através de um Bullet Journal.

 

Mas o que é isso? Acessem os links abaixo para saberem mais:

http://desancorando.com.br/2015/11/17/o-que-e-um-bullet-journal-e-como-adotar-esse-metodo/

https://www.youtube.com/watch?v=9_VDgtEZ2To

 

Quero que criem, de forma criativa e caprichada, um Bullet Journal que tenha a sua personalidade, e que o ajude a visualizar todas as atividades que precisa realizar durante o mês de Agosto.

 

Os links abaixo contém algumas ideias e dicas para inspirá-los:

https://www.instagram.com/study_lye/ (Sigam para sempre ver dicas de organização e técnicas de estudos);

https://acraft.com.br/bullet-journal-para-estudantes/

https://www.youtube.com/watch?v=dL63cZMGC94

https://br.pinterest.com/pin/672021575630108354/

https://www.tachick.com.br/organizacao/bullet-journal-para-voce-comecar-o-ano-produtivo/

 

Ao terminar, envie uma foto, em que eu consiga ler tudo o que está escrito, no WhatsApp que está abaixo.

 

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

_________________________________________________________________________

Professora Cristiane - Geografia 8ºC 

acessar o link para desenvolver as atividades:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeAUlThQBCkwcxYVfq7X6AV51e081w5ZIfLcpczU915InEM9Q/viewform



___________________________________________________________________________________

ELETIVA: SAÚDE

Profª Ida Maria

(EF08CI10) Identificar sintomas, modos de transmissão, tratamento das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST, incluindo HIV/Aids e discutir e argumentar sobre a importância das estratégias e métodos de prevenção como promoção do autocuidado e como uma questão de saúde pública.

(EF08CI19*) Reconhecer a importância da prevenção no contexto da saúde sexual e reprodutiva para identificar e propor atitudes de autocuidado e respeito a si e ao outro.

(EF08CI21*) Discutir os fatores de proteção psicoafetivos pertinentes à idade pré-dolescência e a adolescência valorizando o autocuidado e o respeito a si e ao outro, e a vida.

Qualquer dúvida é só entrar em contato: profidamaria@gmail.com

Código da turma no Google Sala de Aula: nxeuteg

Atividade: Sua vez - https://forms.gle/JGcRye4XqabrWcoF7


_______________________________________________________________________________



ARTE 

A ATIVIDADE DESSA SEMANA SERÁ REALIZADA NO CADERNO



___________________________________________________________________________________



Professor Eliezer projeto de vida 8º ano B

Objetivo: Possibilitar que os estudantes desenvolvam o pensamento sustentável, necessário às situações da vida.

Competências socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender e iniciativa social.

Vamos lá pessoal preste atenção nesta atividade é muito importante.

Leia.

A sociedade de consumo transformou tudo aquilo considerado acessório em algo necessário e, esse último, em urgente e escasso. Atualmente, são vendidos ao público tanto produtos quanto ideias e formas de viver. Antes, fazer compras era uma questão de necessidade. Era para o abastecimento. Hoje, novas formas de economia e de mercado originaram novos gostos e necessidades supérfluas. O fato é que atualmente se vive numa sociedade consumista, na qual são as próprias pessoas que, em algum nível, alimentam essa dinâmica. É por isso que, se as pessoas e as empresas não mudarem seu padrão de consumo e produção, o planeta terá um trágico futuro nas próximas décadas.

Bem pessoal agora vocês iram conhecer uma maravilhosa obra de José Saramago – “A maior flor do mundo. ”

Leia com atenção no link abaixo.

http://escolas.madeira-edu.pt/LinkClick.aspx?fileticket=yW03Tc0WodE%3D&tabid=11500&mid=27782

1.  Responda com suas palavras o que você entendeu dessa bonita obra.

Após o termino tire foto e envie para o WhatsApp 996460862


__________________________________________________________________________________




Professor Eliezer tecnologia e inovação 8º ano A

Objetivo: promover práticas de consumo consciente

Atividade baseada na página 43, 44 do caderno do aluno volume 3

 

AQUI É NOSSA CASA

Não importa o tamanho da cidade em que você vive: muito provavelmente as cenas a seguir se repetem nela. No ônibus, no metrô, na rua, nos bares, restaurantes, elevadores, tem sempre alguém usando um telefone celular. Embora com os mais variados propósitos (pode ser para conversar, pagar uma conta, fazer uma pesquisa, entrar numa rede social, assistir a um vídeo, comprar algo, jogar), o fato é que esses aparelhos se tornaram indispensáveis para muita gente. Acontece que, como o mundo tem mais de 7,7 bilhões de pessoas, e 2,5 bilhões delas usam smartphones e trocam seus aparelhos com frequência, o problema do descarte é enorme.

O lixo eletrônico gerado por estes aparelhos e por tantos outros dispositivos também globalmente consumidos é um desafio a ser enfrentado por cada um de nós. Afinal, com tantos estímulos para consumirmos cada vez mais e com produtos que duram apenas um certo tempo, sem incorporarmos o consumo consciente ao nosso comportamento, o planeta certamente não vai dar conta. Nas próximas aulas, vamos refletir sobre essas questões e sobre nosso papel para não sermos “engolidos” pela sociedade de consumo.

Faça uma pesquisa e responda:

Escolha grandes fabricantes para pesquisar e depois responda:

1.       Qual a frequência média de lançamentos de novos modelos de smartphones?


2.       Por que os fabricantes lançam modelos novos nestes prazos?


3.       Qual é a vida útil de um smartphone?


Faça uma busca no site de grandes lojas, e analise as propagandas de celular.

Então, responda:

1.       Quais os motivos mais comuns para alguém querer trocar de celular?


2.       Na média, de quanto em quanto tempo os usuários trocam seus aparelhos?


3.       De onde vem a pressão para a troca?


Após o termino tire foto e mande para o WhatsApp 996460862


__________________________________________________________________________________


Eletiva fortaleça-se

Construir um cartaz informativo, com informações do exercício rosca direta, use colagem etc.

Exemplo abaixo:




Após o termino envie para WhatsApp 996460862


__________________________________________________________________________________



CIÊNCIAS

Profª Mileni

Habilidades: (EF08CI08A) Identificar as transformações que ocorrem na puberdade como fenômeno biológico e comportamental, que caracteriza um período de transição da infância para a adolescência. (EF08CI08B) Identificar e explicar as interações que ocorrem entre os sistemas nervoso e endócrino, bem como a manifestação no desenvolvimento do organismo humano, nos aspectos comportamentais, morfológicos e fisiológicos.

 

Atividade: Sistematize os conhecimentos que você adquiriu sobre a puberdade, suas causa e efeitos em um mapa mental!

Como elaborar um mapa mental?

“1. Pegue uma folha em branco e vire-a na horizontal;

2. Coloque o tema do seu resumo no centro desta folha. A dica é fazer algum desenho, símbolo ou gráfico bem marcante;

3. Faça conexões a partir desse elemento central. Uma ideia é puxar setas para representar cada nova associação;

4. Use palavras-chave para seu material ficar resumido e objetivo;

5. Complete o seu resumo com todas as informações importantes. Vale destacar: contexto histórico, influências, localização, fatores de causa, consequências, detalhes, entre outros;

6. Não tenha medo de colocar ou tirar informações. Você tem vários elementos para estimular seu cérebro e representar a matéria.”

Fonte: https://www.stoodi.com.br/blog/dicas-de-estudo/como-fazer-um-mapa-mental/

Não é necessário que o mapa mental seja feito manualmente, existem algumas ferramentas online que podem te ajudar na elaboração, exemplo: Canva e Mindmeister.

É extremamente importante que o mapa seja elaborado por você, e não copiado da internet. Use sua criatividade!

Envie seu mapa até sexta-feira dia 07/08 via email - promileni@gmail.com ou whatsapp – (19)996125182

 

Aula online dia 05/08 às 15:00 via Google meet! O link será enviado via whatsapp. Participe!!!!

Se tiver dúvidas estou à disposição!

Grande abraço.


______________________________________________



TECNOLOGIA 8ºB

Profª Mileni

Habilidade: (EF89TEC27) Identificar as características dos materiais produzidos por intermédio de equipamentos e recursos existente no espaço maker.


ATIVIDADE PROGRAMAÇÃO

Assista ao vídeo abaixo:



Seguindo as orientações do vídeo acesse o site: http://www.robozzle.com/beta/index.html e siga as quatro fases de tutorial disponíveis

Após terminar o tutorial responda o formulário acessando o link: https://forms.gle/Ke1SfdJn3YbQCYQK9


Bons estudos!!!

___________________________________________________


Geografia - Profª Regiane 

Acesse o link abaixo e responda as Atividades

https://forms.gle/15G7XAgW8RwRzAKt6

______________________________________






Inglês         8º ano          (03/08 a 07/08)      

Professora Eliane

Habilidades

EF08LI03- Construir o sentido global de textos, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

EF08LI15- Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.


Para responder as questões acesse o link:

https://forms.gle/NSfS3DQ82RmzZj7fA

Se tiver dúvidas entre em contato com a professora através do e-mail.     eliane.criss10e@gmail.com

                                       8º ano A -  Educação Física

Professor Junior

https://forms.gle/R3rukr1YdzymKeEs7