E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
HORÁRIO DAS AULAS ONLINE
_________________________________________________________________________________________
HISTÓRIA/PROF. VALDILENE MATOS
QUALQUER DÚVIDA ME CHAMAR NO WHATSAPP 19 9 81659215
_________________________________________________
PROJETO
DE VIDA – 8º ano A
Profª:
Silvia Mara
Semana: 03/08/2020 a 07/08/2020
Conteúdo:
“Eu, nós e o mundo” - Atitudes que
transformam: o consumo consciente
Competências
socioemocionais em foco: Curiosidade
para aprender e iniciativa social
Habilidade:
Posicionar-se como protagonista de ações que
contribuem para o desenvolvimento da aula e despertar o
ORIENTAÇÕES
Disponível no Google Classroom - para acessar usar o email institucional
ü Essa atividade estará disponível no Google Classroom,
grupo de WhatsApp e atividades disponível no blog (caso não esteja no blog
procurar a coordenação que disponibilizará as atividades).
ü O aluno poderá escolher por onde deseja desenvolver
suas atividades
ü Competências socioemocionais em foco: Curiosidade
para aprender e iniciativa social.
Ø 1ª semana 03/08 a 07/08/20- Realizar uma pesquisa sobre o escritor
português José
Saramago – A Maior Flor do Mundo.
(pdf) http://escolas.madeira-edu.pt/LinkClick.aspx?fileticket=yW03Tc0WodE%3D&tabid=11500&mid=27782
ü Caderno do aluno página 60-
Atividades 1 e 2
ü Quem foi o escritor português José
Saramago?
ü Quais foram as contribuições das suas
obras para nossa sociedade?
ü
Nesta
atividade, será o momento de analisar
sobre sustentabilidade e consumo. Inspirada na obra célebre do escritor
português José Saramago – “A maior flor do
mundo.”
Exemplos:
Relações de Consumo e a
sua Sustentabilidade. ...
Enquanto o consumismo
é a pratica desenfreada de consumir mesmo sem necessidade. Isso causa impactos
sobre o ambiente natural e artificial, consumindo os recursos naturais
disponíveis, colocando em risco a sustentabilidade das gerações
futuras.
Qual a relação entre consumo e sustentabilidade?
Consumismo x Sustentabilidade
O consumismo entra em conflito com a sustentabilidade a
partir do momento que se produz muito lixo que seria desnecessário, se compra
novos aparelhos eletrônicos e descartam-se os antigos e na maior parte das vezes
em locais inapropriados causando sérios impactos ambientais.
Qual é a
relação entre sustentabilidade e consumo consciente?
Consumo consciente. ... O consumidor consciente sabe que
pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo e,
desta forma, tenta buscar o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a
sustentabilidade, maximizando os impactos positivos e minimizando os negativos
de suas escolhas de consumo.
ATIVIDADE 1 – VAMOS AQUECER OS MOTORES!
CADERNO DO ALUNO
Com a sua pesquisa sobre sustentabilidade e consumo.
Registre no espaço abaixo suas ideias sobre o tema:
ATIVIDADE 2 – LEIA O TRECHO ABAIXO E REFLITA: CADERNO DO ALUNO
ü Você já parou para pensar o que um simples canudo plástico pode
gerar para a vida marinha de nosso planeta?
ü Será que nós, damos a devida importância à vida de outras
espécies?
ü Pois é, são questionamentos profundos, afinal não há como entender
a importância da temática sem uma boa reflexão.
ü Um outro ponto de destaque é sobre a água. Você já pensou
na quantidade de água que gastamos diariamente e até quando o planeta terá água
potável para suprir toda essa demanda?
ü Controlar o consumo de água é uma medida sustentável, além de proporcionar uma economia no
orçamento da sua família.
Projeto de vida - 8º C
Professora - Maristela
Habilidade: Atitudes que transformam: o consumo consciente
Descreva o quais as atitudes que transformam o consumo consciente e em que ponto esta ligado sobre o assunto em sua vida?
Fazer as atividades do Caderno do aluno página 60- Atividades 1 e 2.
8º
ano A, B e C - Português
Professora
Luciene
Roteiro
de Atividade – Semana de 03/08/2020
a 07/08/2020
Habilidades: EF89LP33A Ler, de forma autônoma, textos de gêneros
variados. |
Olá, pessoal! Espero que estejam
todos bem!
Chegou um novo bimestre escolar! Chegou mais uma
oportunidade para recomeçar! Chegou mais um momento para fazer algo que só você
pode fazer por si mesmo: aprender. Não da forma como estávamos acostumados,
mais ainda assim, com oportunidade para crescer, evoluir e manter a esperança
de que, em breve, nossas vidas poderão ser retomadas de onde pararam!
Percebendo que muitos
de vocês ainda estão com dificuldades para se organizarem, e manterem um
esquema de estudos que não os deixem perder nenhuma atividade desse momento de
aulas remotas, proponho que nesta primeira semana do 3º Bimestre, vocês tirem
um tempo para deixarem tudo organizado. Como? Através de um Bullet
Journal.
Mas o que é isso?
Acessem os links abaixo para saberem mais:
http://desancorando.com.br/2015/11/17/o-que-e-um-bullet-journal-e-como-adotar-esse-metodo/
https://www.youtube.com/watch?v=9_VDgtEZ2To
Quero que criem, de forma criativa e caprichada, um Bullet
Journal que tenha a sua personalidade, e que o ajude a visualizar todas as
atividades que precisa realizar durante o mês de Agosto.
Os links abaixo contém
algumas ideias e dicas para inspirá-los:
https://www.instagram.com/study_lye/ (Sigam para
sempre ver dicas de organização e técnicas de estudos);
https://acraft.com.br/bullet-journal-para-estudantes/
https://www.youtube.com/watch?v=dL63cZMGC94
https://br.pinterest.com/pin/672021575630108354/
https://www.tachick.com.br/organizacao/bullet-journal-para-voce-comecar-o-ano-produtivo/
Ao terminar, envie uma
foto, em que eu consiga ler tudo o que está escrito, no WhatsApp que está
abaixo.
Qualquer dúvida, pode
entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
**************************************************************
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada
semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
_________________________________________________________________________
Professora Cristiane - Geografia 8ºC
acessar o link para desenvolver as atividades:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeAUlThQBCkwcxYVfq7X6AV51e081w5ZIfLcpczU915InEM9Q/viewform
___________________________________________________________________________________
ELETIVA: SAÚDE
Profª Ida Maria
(EF08CI10) Identificar sintomas, modos de transmissão, tratamento das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST, incluindo HIV/Aids e discutir e argumentar sobre a importância das estratégias e métodos de prevenção como promoção do autocuidado e como uma questão de saúde pública.
(EF08CI19*) Reconhecer a importância da prevenção no contexto da saúde sexual e reprodutiva para identificar e propor atitudes de autocuidado e respeito a si e ao outro.
(EF08CI21*) Discutir os fatores de proteção psicoafetivos pertinentes à idade pré-dolescência e a adolescência valorizando o autocuidado e o respeito a si e ao outro, e a vida.
Qualquer dúvida é só entrar em contato: profidamaria@gmail.com
Código da turma no Google Sala de Aula: nxeuteg
Atividade: Sua vez - https://forms.gle/JGcRye4XqabrWcoF7
_______________________________________________________________________________
Professor
Eliezer projeto de vida 8º ano B
Objetivo:
Possibilitar que os estudantes desenvolvam o pensamento sustentável, necessário
às situações da vida.
Competências
socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender e iniciativa social.
Vamos lá pessoal
preste atenção nesta atividade é muito importante.
Leia.
A sociedade
de consumo transformou tudo aquilo considerado acessório em algo necessário e,
esse último, em urgente e escasso. Atualmente, são vendidos ao público tanto
produtos quanto ideias e formas de viver. Antes, fazer compras era uma questão
de necessidade. Era para o abastecimento. Hoje, novas formas de economia e de
mercado originaram novos gostos e necessidades supérfluas. O fato é que
atualmente se vive numa sociedade consumista, na qual são as próprias pessoas
que, em algum nível, alimentam essa dinâmica. É por isso que, se as pessoas e
as empresas não mudarem seu padrão de consumo e produção, o planeta terá um
trágico futuro nas próximas décadas.
Bem pessoal
agora vocês iram conhecer uma maravilhosa obra de José Saramago – “A maior flor
do mundo. ”
Leia com
atenção no link abaixo.
http://escolas.madeira-edu.pt/LinkClick.aspx?fileticket=yW03Tc0WodE%3D&tabid=11500&mid=27782
1. Responda com suas palavras o que você entendeu dessa bonita obra.
Após o
termino tire foto e envie para o WhatsApp 996460862
Professor Eliezer tecnologia e inovação 8º ano A
Objetivo: promover práticas de consumo consciente
Atividade baseada na página 43, 44 do caderno do aluno
volume 3
AQUI É NOSSA CASA
Não importa o tamanho da cidade em que você vive: muito
provavelmente as cenas a seguir se repetem nela. No ônibus, no metrô, na rua,
nos bares, restaurantes, elevadores, tem sempre alguém usando um telefone
celular. Embora com os mais variados propósitos (pode ser para conversar, pagar
uma conta, fazer uma pesquisa, entrar numa rede social, assistir a um vídeo,
comprar algo, jogar), o fato é que esses aparelhos se tornaram indispensáveis
para muita gente. Acontece que, como o mundo tem mais de 7,7 bilhões de
pessoas, e 2,5 bilhões delas usam smartphones e trocam seus aparelhos com
frequência, o problema do descarte é enorme.
O lixo eletrônico gerado por estes aparelhos e por tantos
outros dispositivos também globalmente consumidos é um desafio a ser enfrentado
por cada um de nós. Afinal, com tantos estímulos para consumirmos cada vez mais
e com produtos que duram apenas um certo tempo, sem incorporarmos o consumo
consciente ao nosso comportamento, o planeta certamente não vai dar conta. Nas
próximas aulas, vamos refletir sobre essas questões e sobre nosso papel para
não sermos “engolidos” pela sociedade de consumo.
Faça uma pesquisa e responda:
Escolha grandes fabricantes para pesquisar e depois
responda:
1. Qual a frequência média de lançamentos de novos
modelos de smartphones?
2.
Por que os fabricantes lançam modelos novos
nestes prazos?
3.
Qual é a vida útil de um smartphone?
Faça uma busca no site de grandes lojas, e analise as
propagandas de celular.
Então, responda:
1.
Quais os motivos mais comuns para alguém querer
trocar de celular?
2.
Na média, de quanto em quanto tempo os usuários
trocam seus aparelhos?
3.
De onde vem a pressão para a troca?
Após o termino tire foto e mande para o WhatsApp 996460862
__________________________________________________________________________________
Eletiva fortaleça-se
Construir um cartaz informativo, com informações do exercício
rosca direta, use colagem etc.
Exemplo abaixo:
Após o termino envie para WhatsApp 996460862
__________________________________________________________________________________
CIÊNCIAS
Profª Mileni
Habilidades: (EF08CI08A) Identificar as transformações que ocorrem na puberdade como fenômeno biológico e comportamental, que caracteriza um período de transição da infância para a adolescência. (EF08CI08B) Identificar e explicar as interações que ocorrem entre os sistemas nervoso e endócrino, bem como a manifestação no desenvolvimento do organismo humano, nos aspectos comportamentais, morfológicos e fisiológicos.
Atividade: Sistematize os conhecimentos que você adquiriu sobre a puberdade, suas
causa e efeitos em um mapa mental!
Como elaborar um mapa mental?
“1. Pegue uma folha em branco e vire-a na
horizontal;
2. Coloque o tema do seu resumo no centro
desta folha. A dica é fazer algum desenho, símbolo ou gráfico bem marcante;
3. Faça conexões a partir desse elemento
central. Uma ideia é puxar setas para representar cada nova associação;
4. Use palavras-chave para seu material
ficar resumido e objetivo;
5. Complete o seu resumo com todas as
informações importantes. Vale destacar: contexto histórico, influências,
localização, fatores de causa, consequências, detalhes, entre outros;
6. Não tenha medo de colocar ou tirar
informações. Você tem vários elementos para estimular seu cérebro e representar
a matéria.”
Fonte: https://www.stoodi.com.br/blog/dicas-de-estudo/como-fazer-um-mapa-mental/
Não é necessário que o mapa mental seja feito manualmente, existem algumas ferramentas online que podem te ajudar na elaboração, exemplo: Canva e Mindmeister.
É extremamente importante que o mapa seja elaborado por você, e não copiado da internet. Use sua criatividade!
Envie seu mapa até sexta-feira dia 07/08 via email - promileni@gmail.com ou whatsapp – (19)996125182
Aula online dia 05/08 às 15:00 via Google meet! O link será enviado via whatsapp. Participe!!!!
Se tiver dúvidas estou à disposição!
Grande abraço.
______________________________________________
TECNOLOGIA 8ºB
Profª Mileni
Habilidade: (EF89TEC27) Identificar
as características dos materiais produzidos por intermédio de equipamentos e
recursos existente no espaço maker.
ATIVIDADE PROGRAMAÇÃO
Assista ao vídeo abaixo:
Seguindo as orientações do vídeo acesse o site: http://www.robozzle.com/beta/index.html e siga as quatro fases de tutorial disponíveis
Após terminar o tutorial responda o formulário acessando o link: https://forms.gle/Ke1SfdJn3YbQCYQK9
Bons estudos!!!
___________________________________________________
https://forms.gle/15G7XAgW8RwRzAKt6
______________________________________
Inglês 8º ano (03/08 a 07/08)
Professora Eliane
Habilidades
EF08LI03-
Construir o sentido global de textos, relacionando suas partes, o assunto
principal e informações relevantes.
EF08LI15-
Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de
adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
Para responder as questões acesse o link:
https://forms.gle/NSfS3DQ82RmzZj7fA
Se tiver dúvidas entre em
contato com a professora através do e-mail. eliane.criss10e@gmail.com
Professor Junior
https://forms.gle/R3rukr1YdzymKeEs7