E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Matemática – Profª
Magaly Greggio
Pessoal, estou
repostando as últimas atividades propostas, infelizmente muito alunos não
fizeram, então estou dando uma última oportunidade para os que não conseguiram fazerem agora.
Atenção! Os alunos que já
fizeram essas atividades não precisam fazer novamente.
Links dos exercícios:
https://forms.gle/M5QmtjpernaMnyXh6
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
ATIVIDADES
PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C para o período de 21/09 a 25/09
DISCIPLINA: CIÊNCIAS 3ºBIMESTRE
TEMA: Evolução biológica
Habilidades: Selecionar informações relevantes sobre a variação
de seres vivos e discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na
atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes
de processo reprodutivo.
RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/gjEkKYpj67ubyA4M6
Formação de novas espécies
O isolamento de
grupos de uma mesma espécie pode levar à formação de novas espécies ao longo do
tempo.
O processo de
formação de novas espécies chama-se especiação. Para que esse processo
aconteça, são necessárias algumas condições:
• variabilidade, isto é, diferenças entre os indivíduos de uma mesma espécie;
• atuação do processo de seleção natural;
• isolamento reprodutivo, que ocorre quando duas populações de uma mesma
espécie original se tornam diferentes entre si a ponto de a reprodução entre
elas não ser mais possível, formando, assim, duas
espécies distintas.
Existem diferentes tipos de
especiação. Um deles envolve o aparecimento de uma barreira geográfica, como um
rio ou uma cadeia de montanhas. Nesse caso, a barreira divide uma população
original de certa espécie em duas. Isso determina o isolamento geográfico
dessas duas populações. Como as condições ambientais não são idênticas nos dois
lados da barreira geográfica, o processo de seleção natural atua de forma
diferenciada sobre as populações isoladas em cada lado da barreira e elas
passam a evoluir independentemente uma da outra. Com o tempo, podem acumular modificações
nas duas populações que impedem a reprodução entre elas, mesmo que ocorra o
desaparecimento da barreira geográfica. Isso significa que ocorreu o isolamento
reprodutivo entre as duas populações e que
cada uma delas passou a constituir uma nova espécie.
Árvores filogenéticas
A história evolutiva
dos seres vivos pode ser representada em árvores filogenéticas ou filogenias,
diagramas que indicam as relações de parentesco evolutivo entre grupos de seres
vivos. Esses grupos podem ser, por exemplo, diferentes espécies. Em uma árvore filogenética,
os grupos são representados nas pontas dos ramos. Ao descer por um ramo da
árvore, encontramos um ponto de união com o ramo vizinho, o nó. Este representa
o ancestral comum mais recente compartilhado por ambos os grupos.
Quanto mais recente é o ancestral
compartilhado entre dois ou mais grupos de uma árvore filogenética, maior é o
grau de parentesco evolutivo entre eles, ou seja, maior é a quantidade de
características compartilhadas.
As árvores filogenéticas são
representações que podem se modificar à medida que acontecem novas descobertas,
tanto sobre os seres vivos atuais como sobre os seres vivos ancestrais (como
fósseis, por exemplo),
Árvore filogenética exibindo as relações de parentesco entre seis espécies de
felídeos. A divisão de um ramo em dois representa a origem de duas linhagens a
partir de um mesmo ancestral. Nesse
exemplo, os grupos representados são espécies, mas poderiam ser gêneros,
famílias, filos, reinos etc.
Aquisição de vocabulário sobre verbos que expressem atividades de tempo livre/lazer em inglês. Questões envolvendo free time activities/leisure activities with images (2 aulas). Devolutiva via Google forms.
_____________________________________________________________________
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAgM6v9JNcVhYQPIJBqC1x2Kgp-CAdG3RK5FBHFr3C49dLSg/viewform
_____________________________________________________________________
História-
9ºAno A e B - Profº Leilson - 9ºAno
C-Profª Valdilene
Habilidades: Identificar
e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e
discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os
casos de violação dos direitos humanos.
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/ygyMmP4dYRGXDtmF8
_____________________________________
Eletiva
– Profissões –Profº Leilson
Habilidades: Conhecer e
compreender as profissões do futuro.
Responder as atividades acessando o link: https://forms.gle/u8n3NQH7PA6kMdJG7
___________________________________
Professor
Eliezer projeto de vida 9º ano C
Objetivo
promover a criatividade e a comunicação.
Nessa
atividade, você produzirá um FANZINE, retratando de forma criativa suas
projeções de futuro.
Para saber
mais:
Fanzines são
publicações simples, independentes e baratas.
Historicamente,
foram utilizadas como um modo dos artistas e comunicadores disseminarem suas
produções e ideias (em muitos casos, como o próprio nome sugere, eram
publicações feitas por fãs de bandas, séries, livros e outros produtos
culturais, que publicavam informações e pontos de vista sobre o que gostavam).
Não há um formato único ou ideal de Fanzine – cada pessoa constrói sua
publicação com liberdade e criatividade, desenvolvendo competências relacionadas
à autogestão e à abertura para o novo, e buscando passar suas mensagens da
melhor maneira possível.
Links para
você fazer sua fanzine
https://www.youtube.com/watch?v=srC5gcUoqXA
https://www.youtube.com/watch?v=yIZJb0ATPR8
https://www.youtube.com/watch?v=pu-xNYWSO6Q
Pessoal
vocês terão 2 semanas para fazer esse trabalho não se preocupem e caprichem
Após o termino envie para 996460862
________________________________________________________________________
Professor
Eliezer tecnologia e inovação 9º ano A
Objetivo:
Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em uma linguagem de
programação.
Atividade
pagina 50 caderno do aluno.
Ao contrário
da última atividade, aqui, dado os comandos em linguagem de máquina,
realizaremos a tarefa.
Boa tarefa
após o termino envie para 996460862
__________________________________________________________________________
Atividade de Português de 21 a 25 de setembro 2020.
Prof.ª Néia – 9º ano A,B
Habilidades EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais,
poemas, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais,
charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada,
ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos
Gênero: Artigo de opinião
Leia o texto abaixo para responder às questões:
1-. O tema do texto é a
a) descoberta de Darwin.
b) convivência com as diferenças.
c) educação de qualidade.
d) Constituição do país.
2-. Sobre o título do texto, pode-se afirmar que
a) apresenta desvios da gramática normativa do português.
b) relaciona-se pouco com o tema em debate no texto.
c) expressa a causa para o problema em discussão.
d) é retomado explicitamente no último parágrafo.
3-. A frase que melhor expressa a tese defendida no texto é:
a) “ (...) temos de respeitar todas as manifestações culturais, o que só
acontecerá com a educação e a civilização do indivíduo”. (1º parágrafo)
b) “O ensino também ajuda a moldar a ética através de valores morais,
como a cidadania”. (2º parágrafo)
c) “Embora pertençamos à mesma espécie, aspectos étnicos e culturais nos
diferenciam uns dos outros”. (1º parágrafo)
d) “A civilização da pessoa implica, entre outras coisas, aceitação,
respeito e convivência com os outros cidadãos”. (3º parágrafo).
4-. A tese do texto é sustentada por dois argumentos: a necessidade de
educação e de civilização do indivíduo. Os parágrafos em que esses argumentos
foram desenvolvidos são, respectivamente,
a) o 1º e o 2º parágrafos.
b) o 2º e o 4º parágrafos.
c) o 1º e o 3º parágrafos.
d) o 2º e o 3º parágrafos.
Leia um trecho de um artigo de opinião:
"O automóvel é péssimo para suprir a necessidade coletiva, enquanto o
trem (seja de superfície ou metrô) é mais que vantajoso, pois é
rápido, barato, pouco poluidor e transporta muita gente."
5-. As palavras em destaque expressam ideia de
a) condição e explicação.
b) adição e consequência.
c) oposição e consequência.
d) oposição e explicação.
Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Português no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!
______________________________________________________________
ATIVIDADE DE TECNOLOGIA 9º ANO B
Educação física professor Emerson 9°B
Atividade de equilíbrio
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2MY1B9WhMk0VMlBGiDSKmOneFCACJrpdPEC_Ars6xeVazZA/viewform?usp=sf_link
___________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina:
Habilidades: Tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro indivíduo.
SETEMBRO AMARELO: é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Essa semana vocês terão como atividade reflexiva, acessar o link do site “FALAR INSPIRA VIDA” https://www.falarinspiravida.com.br/, e explorar o conteúdo abordado.
IMPORTANTE: Aproveitem para colocar em dia as atividades solicitadas do 3° bimestre.
ATIVIDADE DE Geografia aos alunos que não responderam na
data, nova oportunidade está sendo dada.
1) https://forms.gle/Rm8urZgW8Tx3d1986
2) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSck9_Dfr-DVTpimo3Snfdqk2pPSRfQ4yQ2VxGufF0JV8p9B0w/viewform
3)https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfVVBgXk4TTMSEiDyV8W83wOOJalY67kMmIUwDkwV0hY74R-w/viewform
4) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeh0OiHJx7skA-mOVHxRkzvoZl9H0O2dOdJ4swr3m_s6QZzvA/viewform
5) https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeh0OiHJx7skA-mOVHxRkzvoZl9H0O2dOdJ4swr3m_s6QZzvA/viewform
9 º A Eletiva
Show Faschion - Profª Aurinda Prado
Existem conceitos que por mais que se fale e discuta muitos
não levam a sério, um deles e a sustentabilidade.
Então, que algumas duvidas possam ser esclarecidas através
do vídeo sugerido abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=cSzDdNA8jwM
(Mas afinal o que é sustentabilidade)
Atividades:
1 – Qual o verdadeiro conceito de sustentabilidade?
2 – Explique segundo o vídeo os danos causados na atmosfera
pela industrialização.
3 – Defina a Sigla IPCC?
4 – Quais os fatores podem ter causado a crise hídrica de
2014?
OBS: Fazer as atividades no caderno, por nome, fotografar e
enviar para o professor se tiver dúvidas entre em contato.
aurinda@prof.educacao.sp.gov.br
(11) 99554-9642
Tecnologia - 9º C
Profº Maristela - Reforço
Habilidade: Utilizar as TDIC para promover práticas de consumo consciente.
Faça um breve resumo, o que você compreendeu sobre a ética na tecnologia e práticas de consumo consciente?
Ética na tecnologia: a critérios de que(m) e para que(m)?
Os desafios da conjugação da ética com o avanço acelerado da tecnologia encontra barreiras nos valores morais, sociais e até criminais.
s padrões éticos são construídos a partir de concepções sociais nas quais devem ser consideradas o tempo e espaço em que determinados eventos estão inseridos. A tecnologia, que até aqui, facilitou a vida da sociedade e acelerou sua evolução, trouxe também implicações prejudiciais que conflitam com questões éticas da sociedade atual. Preconceito, racismo, invasão de privacidade, experimentos com humanos e até mesmo riscos de vida já foram relacionado ao uso de algoritmos e avanços tecnológicos. Uma simples pesquisa na Internet já traz histórias que demonstram a fragilidade da tecnologia.
Em 2015, a Google lançou o Google Photos, um serviço de compartilhamento e armazenamento que agrupa fotos semelhantes em um mesmo álbum a partir da criação de tags, o problema foi quando no reconhecimento de pessoas negras, a tag de identificação criada de forma automática foi "gorila". Tay, a inteligência artificial projetada pela Microsoft em 2016, com o intuito de conversar com as pessoas via Twitter, teve uma "vida" curta. Foram necessárias apenas 24 horas para que a robô, que aprendia à medida em que se relacionava com os humanos, formasse um "caráter" nazista, pornográfico, racista e sexista. Apesar de ter aprendido tais valores com os internautas, ela não possuía capacidade analítica para qualquer julgamento cognitivo a respeito do que absorvia.
Logo depois, um vídeo chamou a atenção de todos nas redes sociais: uma saboneteira automática, acionada por infravermelho, não faz a liberação do sabonete se você tiver a pele negra. Recentemente, o Facebook teve problemas com a venda não-autorizada de dados dos seus usuários, com impactos que influenciaram a eleição presidencial da maior potência mundial, como os Estados Unidos. Mais recentemente, na considerada Era da Automatização, já ocorreu o primeiro acidente automobilístico fatal provocado por um veículo sem motorista. No Arizona, EUA, uma mulher morreu ao ser​atropelada por um carro autônomo da Uber​, que estava em fase de testes. E não raro, há casos de robôs que ​mataram profissionais durante o processo de implementação ou manutenção da máquina.
Os limites éticos, morais e até legais seguem se contrapondo à tecnologia em determinados momentos. Se por um lado, nem todos eles constituem ilegalidades nos termos da lei,- não sendo, portanto,passíveis de sucesso em um processo judicial ou ação pública- por outro, é preciso ter uma preocupação em relação a como e por quem essas tecnologias estão sendo criadas e testadas, reavaliando os critérios éticos, principalmente em ambientes empresariais.
Os questionamentos à temática são inúmeros, desde como ensinar ética para algoritmos, quais são e quem define os limites, quais os impactos sociais, até quem será responsabilizado por essas transgressões, como no caso da Tay, se houver acusação por discriminação, quem criminalizar: empresa ou internautas? No caso do Uber, causar a morte de alguém é, de fato, crime; sendo assim, o homicídio é culposo ou doloso, quem julgar: empresa, desenvolvedores?
A legislação não acompanha a velocidade do avanço tecnológico e, ainda que os acontecimentos fossem inimagináveis - exceto por apostas feitas por pessoas muito à frente do seu tempo, como no livro 1984 -, poderiam ser previstos e mapeados para definir antecipadamente as soluções. Principalmente se levarmos em consideração cada caso que não constitui uma violação legal, em circunstâncias que dêem abertura para discussões morais e éticas. No caso da saboneteira, por exemplo, seria ilegal ou apenas antiético? Foi uma escolha consciente durante o processo de produção, ou apenas ausência de diversidade na criação e nos testes? Diante deste cenário ainda recente e impreciso, , há um desafio interdisciplinar: da tecnologia, aqui entendida como a aplicação prática do conhecimento científico; da ética, enquanto noções e princípios basilares da moralidade social (a qual, por natureza, se transforma ao longo do tempo e está atrelada diretamente à cultura); e da sociologia, à medida que a sociedade é a principal impactada quando as demais não estiverem em equilíbrio. Desta forma, estamos diante de uma​ uma intersecção quase filosófica.
Todavia, tais dilemas não são exclusividade da tecnologia. Na área da Ciências Biológicas, existe um extenso ​Código de Ética do Biólogo​, a fim de conceder direitos e explicitar deveres. O código orienta a atuação desses profissionais e,os valores basilares, principalmente em relação a inovação científica e tecnológica da área - as famosas pesquisas e seus testes incluindo ainda, previsão de penalidades quando o mesmo não for cumprido.
O que é, sim, exclusividade da tecnologia, assim como em diversos outros temas, é a proporção e velocidade dos impactos - sejam eles positivos ou não.
Contudo, o bom senso, o respeito à vida e aos direitos humanos básicos, devem ser sempre considerados na hora da inovação técnico-científica. Não é por ser tecnicamente possível enquanto aplicação prática de qualquer área de atuação-, que pode ou deve ser feito, tanto do ponto de vista legal -e, portanto, óbvio-, quanto do ponto de vista ético, -nem sempre tão óbvio. Essa deveria ser, portanto,uma preocupação de todos: órgãos reguladores, sociedade civil, governo, setor empresarial etc, uma vez que o impacto, seja positivo ou não, não limita pessoas por classe, raça, credo ou região. Um exemplo explícito e recente é a do cientista ​He Jiankui​, que criou, sem permissão, bebês geneticamente modificados. Tecnicamente foi, sim, possível. Mas, segundo a maioria massiva de pesquisadores e especialistas no assunto, dado o nível de risco, isso não deveria ter acontecido em hipótese alguma, e as investigações apontam para penalidades legais. Se por um lado, de acordo com o governo chinês, ele será punido por violações da lei (ainda não
especificadas quais são), por outro, o cientista emitiu, de acordo com a investigação, uma avaliação ética (atribuindo autoria a terceiros).
Ainda que possível, qual a análise ética? Ponto fundamental para compreender onde se quer chegar. Não se deseja, aqui, emitir uma verdade absoluta sobre como fazer, determinar a necessidade de um código de conduta, relatórios de avaliações éticas, ou ainda, comitês internos especializados no assunto. A forma é irrelevante, o imprescindível, e urgente, é que haja um olhar mais crítico, ético e sobretudo legal sobre os avanços tecnológicos, evitando que estragos irreversíveis assolem a sociedade.
Com isso não se quer, de forma alguma, limitar ou desacelerar a inovação. Mas sim fomentá-la, a partir de perspectivas integrais e interdisciplinares em seu desenvolvimento, baseado não só nos benefícios e nas transformações numéricas - que são muitas -, mas também, emocionais e humanas.
Para o mercado de tecnologia, é uma grande oportunidade. Empresas compreenderem as questões éticas, estão - e estarão - cada vez mais à frente da evolução. A sociedade e, especialmente, as novas gerações, buscam alinhamento de propósito e preocupação com ações e inovações que gerem impactos socioambientais negativos. Ética na tecnologia, a exemplo de empresas ​eco-friendly
​ , é sobretudo um investimento requerido, prosperidade de mercado e uma vantagem competitiva indispensável. A ​Apple entendeu bem isso​.
Como muito comentado por aí: não é possível alcançar um nível superior na tecnologia com um nível inferior de ética. E é para isso que é crucial unir esforços
enviar por e-mail formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627
____________________________________________________________________________________________
9º
anos A, B e C - Inglês
Teacher
Luciene
Roteiro
de Atividade – Semana de 21/09/2020
a 25/09/2020
Habilidades: (EF09LI02) Compilar as ideias-chave de textos por meio
de tomada de notas. |
Reading
Hi, dears!!! How are you!!!
Após ler o texto que segue, responda ao questionário: (ATIVIDADE PARA SER FEITA NO
CADERNO)
He Loves Hot Dogs He was driving home. He couldn't wait to get home. He was hungry. He hadn't eaten in eight hours. Eight hours ago he had eaten two hot dogs. The hot dogs were delicious. He had put lots of mustard, onions, and relish on the hot dogs. They were so delicious. He got home. He walked upstairs. He walked into his apartment. He opened his refrigerator. He took a package out of the refrigerator. It was a package of _________________________________________________________________________________________________________ __________________________________ Eletiva de Fotografia - Profª Regiane Acesse o link abaixo e responda as Atividades ____________________________________________ hot dogs. He took two
hot dogs out of the package. He put them into the microwave. He took mustard,
onions, and relish out of his refrigerator. He grabbed two hot dog buns. He
was ready to eat two more delicious hot dogs! |
1. Qual o tema/assunto do texto?
2. Por quanto
tempo ele estava sem comer?
3. Como tinha sido
refeição anterior e há quanto tempo?
4. O que ele fez
ao chegar em casa?
5. O que ele tinha
guardado na geladeira e de que forma os preparou para comer?
Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
**************************************************************
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada
semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
_________________________________________________________________________
9º ano C - Português
Professora Luciene
Roteiro de Atividade – Semana de 21/09/2020 a 25/09/2020
Habilidades: EF69LP07B "Produzir textos em diferentes gêneros,
considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação." |
Figuras de Linguagem
Oi,
pessoal! Como vocês estão? Vamos para a atividade da semana?
Use
as anotações dos vídeos da semana retrasada para responder ao questionário
abaixo (ATIVIDADE PARA SER
FEITA NO CADERNO: SÓ RESPONDER)
Exercícios
de figuras de linguagem
Questão 1
Que
figura de linguagem está presente neste diálogo entre mãe e filho:
—
Não estou satisfeita com as tuas notas, filho.
—
Eu sei, mãe. Não sou bom nessas matérias.
Questão 2
Indique
as alternativas que apresentam a figura de linguagem personificação, também
chamada de prosopopeia.
a) as pedras humilham
b) os confetes festejam
c) os diários contam
segredos
d) os copos celebram as
alegrias
e) a floresta clama por
piedade
Questão 3
Identifique
as figuras de linguagem nas orações abaixo:
a) O Velho Chico ocupa
cerca de 8% do território brasileiro.
b) Aquele tum-tum do seu
coração aumentava cada vez que se aproximava da pretendente.
c) “Chove chuva, chove
sem parar.” (Jorge Ben Jor)
d) A mim me enganou só
uma vez.
e) Sou um passarinho com
desejo de voar.
Questão 4
Indique
a alternativa correta.
a) Antítese e paradoxo
são dois nomes para a mesma figura de linguagem, a que utiliza ideias
contrárias.
b) Aliteração,
paronomásia, assonância e onomatopeia são figuras de sintaxe.
c) As figuras de
linguagem são classificadas em: figuras de palavras, figuras de pensamento,
figuras morfológicas e figuras de som.
d) Aliteração é a
repetição de sons vocálicos.
e) Este é um exemplo de
metonímia: “Parece que temos um Pavarotti”.
Questão 5
Quais
figuras de sintaxe foram usadas nas orações abaixo?
a) Tudo o que ele disse
eu já fiz.
b) Gosto de campo, ele de
praia.
c) Na memória, lindas
recordações de infância.
d) Fez e refez, leu e
releu e deu o trabalho por concluído.
e) Eu quero sair, eu
quero passear, eu quero ver gente, eu quero dançar!
Questão 6
Qual
das orações abaixo apresenta uma perífrase, também chamada de antonomásia?
a) Saia já para fora!
b) Foi salvo pelo melhor
amigo do homem.
c) “É o pau, é a pedra, é
o fim do caminho” (Tom Jobim)
d) Escreveu, não leu; o
pau comeu.
e) Não aguentava mais
aquele buá-buá nos meus ouvidos.
Questão 7
Indique
em quais alternativas foram usadas metáforas e em quais foram usadas
comparações.
a) Ele é simplesmente um
deus grego.
b) Ele é bonito como um
deus grego.
c) Suas palavras são
doces da minha infância.
d) Age como um burro!
e) Aquele homem é um
burro.
Questão 8
Qual
a figura de linguagem presente nas orações abaixo?
1. Convide-o a
retirar-se, por favor.
2. A testemunha faltou
com a verdade.
Questão 9
São
exemplos de catacrese:
a) cabeça do alfinete,
fio de óleo, corpo do texto.
b) olhos frios, tristeza
de cheiro, brisa doce.
c) pulmão do mundo,
cidade maravilhosa, ouro negro.
d) a nuvem chora, a noite
celebra, vida cruel.
e) O cavaleiro, muito
cavalheiro, ajudou a moça a descer do cavalo.
Questão 10
Qual
a figura de linguagem presente na oração abaixo?
“O
relógio da parede eu estou acostumado com ele, mas você precisa mais de relógio
do que eu”. (Rubem
Braga)
_________________________________________________________________________________________
Qualquer dúvida, pode
entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
**************************************************************
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada
semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
_________________________________________________________________________