E.E.
Proª Cristiane Chaves Moreira Braga
2º Ano
A -
(Projeto de vida)
Proª
Aurinda Prado
Semana de 08 a 12/06/2020
Habilidades:
·
Compreender que as diferenças quando
respeitadas agregam valores a vida.
·
Reconhecer a importância de se valorizar e
respeitar as diferenças
A palavra empatia significa a ação de se
colocar no lugar de outra pessoa, buscando entender as circunstâncias que
motivam seu comportamento, sentimentos e necessidades. Indispensável para a
vida em sociedade, essa habilidade está intimamente ligada com a tolerância, o
respeito à diversidade e também com a resolução de conflitos, a empatia e uma
das habilidades mais importantes a ser desenvolvida no ser humano, está
diretamente ligada a maneira de como você trata uma pessoa com naturalidade,
não julgar as pessoas, colocar-se no lugar do outro, as pessoas empáticas são
menos preconceituosas aceitam o outro como ele é.
Atividades:
1 –
Como eu convivo em grupo?
2 –
Por que é tão difícil enxergar as pessoas que estão a nossa volta?
3 –
Como você se portaria vendo um amigo praticando bullying com um desconhecido?
(atitude).
4 – A
empatia, e o individualismo podem caminhar juntos? Explique,
5 – Você
nota que a empatia é uma habilidade que faz parte do dia a dia dos jovens de hoje?
Cite três exemplos.
Encaminhar
foto da atividade.
_________________________________________________________
Para os alunos do 2º ano A, B - Período de 08/06 a 12/06
2 (DUAS) Aulas.
Habilidades: -Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer;
-Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma conteúdo.
Habilidades: Estabelecer relações entre as formas de
colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e
diferenças.
Responda as
atividades acessando o link: https://forms.gle/T8xC3H1tRZX6NFU29
____________________________________________________________________________
BIOLOGIA
Disciplina: Biologia
Tema/Conteúdo: Citologia
Habilidade: “Reconhecer e
explicar as diferentes funções da membrana celular;
Responda as atividades abaixo no caderno e depois envie para o e-mail: prof.jeni@outlook.com
Não esqueça de colocar →nome: nº: série/ano:
Transporte
de substâncias através da membrana plasmática
Transporte ativo e passivo
As substâncias podem atravessar a membrana
plasmática com gasto de energia ou não, sendo esses processos conhecidos,
respectivamente, como transporte ativo e passivo.
A membrana plasmática é uma estrutura
formada por duas camadas de fosfolipídios presentes em todas as células
existentes. Por essa bicamada inserem-se proteínas e algumas funcionam
como verdadeiros poros na membrana e outras atuam como receptores. Graças a essas características, a
membrana apresenta a capacidade de selecionar o que entra e o que sai da
célula, garantindo, portanto, a manutenção do meio intracelular.
As substâncias entram e saem
da célula de diferentes formas e o transporte por meio da membrana pode ser
classificado em dois grupos: passivo e ativo.
·
Transporte passivo: é aquele em que não
há gasto de energia durante o processo.
·
Transporte ativo: é aquele em que
há gasto de energia durante o processo.
Mapa
Mental: Transporte através da membrana
Transporte
passivo
Podemos classificar o transporte passivo
em três tipos: difusão simples, difusão facilitada
e osmose.
·
Difusão
simples
Na difusão simples, moléculas e íons são transportados
de forma natural do local onde estão em maior concentração para o local onde se
apresentam em menor quantidade. Dizemos, nesse caso, que ocorre
um movimento de substâncias a favor do gradiente de concentração. O oxigênio e
o gás carbônico atravessam a membrana plasmática dessa forma.
·
Osmose
A osmose nada mais é do que
um tipo especial de
difusão. Nesse tipo de transporte, o soluto não se move,
mas, sim, o solvente, que, nesse caso, é a água. Ela ocorre entre dois meios
aquosos que são separados por uma membrana semipermeável. A água difunde-se do
meio menos concentrado para o mais concentrado até que o equilíbrio seja
alcançado. A água também pode atravessar a membrana pela presença de canais
denominados de aquaporinas.
·
osmose pode ser observada na região dos pelos radiculares,
que apresentam uma maior concentração de solutos que a água do solo. Essa
diferença de concentração faz com que a água entre no interior das raízes e seja levada
posteriormente para o restante da planta.
As plantas absorvem água do solo por intermédio
de um processo conhecido como osmose
·
Difusão facilitada
A difusão facilitada é
aquela em que há uma proteína
da membrana que atua como um carreador. Esse transporte
acontece a favor do gradiente de concentração, mas substâncias impermeáveis
estão envolvidas, por isso, a necessidade de ligação a uma proteína carreadora.
Essas proteínas apresentam um sítio de ligação para que o soluto possa ser
transportado. Após a ligação, elas sofrem uma modificação que faz com que o
soluto seja levado de um lado para outro. Vale destacar também que a difusão
facilitada pode ocorrer por meio de transportadores inespecíficos.
→ Transporte ativo
O transporte ativo ocorre
com gasto de energia e, assim como na difusão facilitada, ocorre com a ajuda de
proteínas carreadoras, que são denominadas de bombas. Diferentemente da
difusão, no entanto, o transporte ocorre contra o gradiente de concentração. O
exemplo mais conhecido de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio.
A bomba de sódio e potássio está
diretamente relacionada com a transmissão de impulsos nervosos e contração
muscular.
Funcionamento da Bomba de Sódio e
Potássio
Em condições normais, a concentração de
Na+ é mais baixa dentro da célula do que no ambiente
extracelular. Enquanto isso, a concentração de K+ é mais alta
dentro da célula do que no ambiente extracelular.
Nessa situação, naturalmente, o Na+ entra
na célula e o K+ sai da célula, por difusão.
Isso porque os solutos tendem a se manter em equilíbrios de concentração.
Entretanto, para realizar o seu
metabolismo, a célula precisa manter as diferenças de concentração entre os
dois íons. Isso quer dizer que o Na+ precisa se manter em baixa
concentração dentro da célula e o K+ em alta concentração.
O funcionamento da bomba de sódio e
potássio é possível devido duas condições básicas:
(1) A presença de proteínas
transmembranas ao longo de toda a membrana plasmática. Essas proteínas contém sítios
específicos para ligação dos íons Na+ e K+;
(2) O gasto de ATP, já que a célula
precisa manter a diferença de concentração entre os íons. Por isso, a bomba de
sódio e potássio é um tipo de Transporte Ativo.
As proteínas transmembranas expulsam o
Na+ que entra na célula e buscam o K+ que sai
da célula.
A cada acionamento da bomba de sódio e
potássio, 3 Na+ se ligam aos seus sítios específicos na
proteína. O ATP também liga-se à proteína e perde um radical fostato,
transformando-se em ADP. Isso provoca a alteração da conformação da proteína
que libera os íons de Na+ no meio extracelular.
No mesmo momento, os 2 K+ se
ligam à proteína em seus sítios específicos. O fosfato é liberado e a proteína
retoma sua conformação original, liberando os íons de K+ no
interior da célula.
Esquema
do funcionamento da bomba de sódio e potássio
Atividades
1)
O
que significa “apresentar permeabilidade seletiva” quando falamos da membrana
plasmática?
2)
Explique
o que é difusão simples.
3)
O
que é osmose?
4)
O
que é difusão facilitada?
__________________________________________________________________________FÍSICA
Atividades para os
alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 08/06/20 a 12/06/20.
Disciplina: Física
Tema: Clima
e aquecimento
Habilidades: Avaliar cientificamente hipótese sobre aquecimento global e suas
consequências ambientais e sociais.
Responda as atividades abaixo no caderno e depois envie para o e-mail: prof.jeni@outlook.com
Não esqueça
de colocar →nome: nº: série/ano:
CONTINUAÇÃO das atividades-AQUECIMENTO GLOBAL iniciadas na semana de 18/05 a 22/05.
7)Quais
foram os desdobramentos ambientais das Revoluções Industriais?
8)O
que é aquecimento global?
9)Existe
consenso entre cientistas quanto a ocorrência do aquecimento global? Quais são
as divergências entre eles?
10-(ENEM-2013) Sabe-se
que o aumento da concentração de gases como CO2, CH4 e N2O na atmosfera é
um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é
uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para
o sequestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica do solo.
ROSA, A. H.; COELHO, J. C. R. Cadernos Temáticos de
Química Nova na Escola, São Paulo, n. 5, nov. 2003 (adaptado).
De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o
agravamento do efeito estufa?
(A)
Evitando a rotação de culturas.
(B)
Liberando o CO2 presente no solo.
(C)
Aumentando a quantidade de matéria orgânica do solo.
(D)
Queimando a matéria orgânica que se deposita no solo.
(E)
Atenuando a concentração de resíduos vegetais do solo.
11-Confirmada pelos cientistas e já sentida pela população
mundial, a mudança climática global é hoje o principal desafio socioambiental a
ser enfrentado pela humanidade. Mudança climática é o nome que se dá ao
conjunto de alterações nas condições do clima da Terra pelo acúmulo de seis
tipos de gases na atmosfera – sendo os principais o dióxido de carbono (CO2) e
o metano (CH4) – emitidos em quantidade excessiva através da queima de
combustíveis (petróleo e carvão) e do uso inadequado do solo.
(SANTILLI, M. Mudança
climática global. Almanaque
Brasil Socio ambiental 2008. São Paulo, 2007)
Suponha que, ao invés de superaquecimento, o
planeta sofresse uma queda de temperatura,
resfriando-se como numa era glacial, nesse
caso:
A) a camada de geleiras, bem como o nível do
mar, diminuiria.
B) as geleiras
aumentariam, acarretando alterações no relevo do continente e no nível do mar.
C) o equilíbrio do clima do planeta seria
reestabelecido, uma vez que ele está em processo de
aquecimento.
D) a fauna e a flora das regiões próximas ao
círculo polar ártico e antártico nada sofreriam com a glaciação.
E) os centros urbanos permaneceriam os mesmos,
sem prejuízo à população humana e ao seu desenvolvimento.
12- As mudanças climáticas e da vegetação ocorridas nos
trópicos da América do Sul têm sido bem documentadas por diversos autores,
existindo um grande acúmulo de evidências geológicas ou paleoclimatológicas que
evidenciam essas mudanças ocorridas durante o Quaternário nessa região. Essas
mudanças resultaram em restrição da distribuição das florestas pluviais, com
expansões concomitantes de habitats não-florestais durante períodos
áridos (glaciais), seguido da expansão das florestas pluviais e restrição das
áreas não-florestais durante períodos úmidos (interglaciais).
(Disponível em: http://zoo.bio.ufpr.br.
Acesso em: 1 maio 2009)
Durante os períodos glaciais,
A) as áreas não-florestais ficam restritas a
refúgios ecológicos devido à baixa adaptabilidade de espécies não-florestais a
ambientes áridos.
B) grande parte da diversidade de espécies vegetais
é reduzida, uma vez que necessitam de condições semelhantes a dos períodos
interglaciais.
C) a vegetação comum ao cerrado deve ter se limitado
a uma pequena região do centro do Brasil, da qual se expandiu até atingir a
atual
distribuição.
D) plantas com
adaptações ao clima árido, como o desenvolvimento de estruturas que reduzem a
perda de água, devem apresentar maior área de distribuição.
E) florestas tropicais como a amazônica
apresentam distribuição geográfica mais ampla, uma vez que são densas e
diminuem a ação da radiação solar sobre o solo e reduzem os efeitos da aridez.
13- Entende-se por ciclo
hidrológico a movimentação que a água, em seus três estados, sólido,
reservatórios existentes na Terra, a atmosfera, os oceanos e os continentes. O
sol fornece a energia para proporcionar essa movimentação,
uma vez que tal energia aumenta as demandas por
evaporação da água líquida ou por derretimento quando em seu estado sólido. O
aquecimento
global, que está ocorrendo por causa do aumento
dos gases causadores do efeito estufa, tem provocado:
i. derretimento
do gelo das geleiras nas regiões polares;
ii. aumento
da umidade na atmosfera em aproximadamente 6% para cada grau de aumento na
temperatura média da Terra;
iii. mudanças
no regime climático das várias regiões, algumas ficando mais áridas, e outras,
mais quentes, e, ainda, o aumento de tempestades em outras regiões.
(OLERIANO, E.S.; DIAS, H.C.T. A dinâmica da
água
em microbacias hidrográficas reflorestadas
com eucalipto. 2007, IPABHi, p. 215-222.)
O aquecimento global está:
A) provocando o
aumento do nível dos oceanos devido ao derretimento das geleiras.
B) diminuindo nos últimos anos devido à menor emissão
dos gases causadores do efeito estufa.
C) mudando o regime climático nas várias
regiões da Terra, ao diminuir a umidade atmosférica.
D) provocando uma mudança no clima da Terra e,
consequentemente, espera-se, nos próximos anos, a diminuição nas tempestades.
E) afetando o ciclo hidrológico, que é a
movimentação que a água no estado sólido e gasoso realiza entre a atmosfera, os
oceanos e o continente.
14- Algumas atividades humanas
têm adicionado à atmosfera quantidades significativas de gases que contribuem
para o aumento do efeito estufa,
ocasionando mudanças climáticas, como a
elevação da temperatura média global. Prevê-se um aumento de temperatura entre
1,4 e 5,8 °C e
do nível global do mar entre 0,09 m e 0,88 m
até 2100, além de aumento na média anual de precipitação e de evaporação em
nosso século.
Fenômenos biológicos como a interação insetos- plantas
podem ser afetados: os calendários de floração, maturação de frutos e quebra de
dormência das sementes dos vegetais e de passagem das diversas fases dos
insetos vêm
sendo alterados. Com isso, algumas plantas ficam
prontas para a polinização sem que seus polinizadores estejam prontos, ou
vice-versa.
(BESUNSAN, N. O desafio das mudanças
climáticas.
Biodiversidade: Ed. UnB/Petrópolis, 2008)
Com base no texto, os impactos das mudanças climáticas
previstos em nível mundial:
A) serão significativos apenas a partir de
2100, quando o nível global do mar ultrapassar o valor de 0,88 m, trazendo,
então, consequências como a redução de praias e o aumento da salinidade marinha.
B) irão gerar pequenos efeitos na
biodiversidade, visto que a extinção de espécies sensíveis ao aquecimento
global será compensada pelo surgimento de outras, mais tolerantes às
temperaturas mais elevadas.
C) serão mínimos na agricultura, visto que, com
as tecnologias disponíveis, é perfeitamente possível a produção de frutos e
sementes sem a presença dos polinizadores naturais das plantas de interesse
econômico.
D) aumentam com o tempo e atingem diversos parâmetros,
desde climáticos, como aumento de temperatura, precipitação e evaporação, até
biológicos,
interferindo no ciclo de vida das espécies e nas suas interações.
E) decorrem de fenômenos naturais, como o aumento
da concentração de gases por atividade industrial, cujo efeito, na
biodiversidade, se manifesta apenas nas espécies de pequeno porte, como insetos
polinizadores.
Eletiva (cons)ciência
Profª Mileni
Habilidade: (EF03LP24) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observação e de pesquisas, relatórios, artigos científicos, você sabia que..., resumos, entre outros textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
Para iniciar um projeto científico é necessário entender como funciona o método científico, para isso, acesse o link abaixo e responda às questões
https://forms.gle/oPYLJMCQ7e4ZEyia9
No ensino médio é possível fazer iniciação científica?
Assista ao vídeo disponível nesse link:
https://www.youtube.com/watch?v=pVmw6ZDlIWI
Após isso, discuta com seu grupo de trabalho: "como iniciar a escrita do projeto?". Envie suas conclusões para a professora, pelo whatsapp ou pelo email promileni@gmail.com
Bons Estudos!!!
Professor: Paulo Freire
Física
Professor: Paulo Freire
Matemática
HABILIDADE: Formular opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social, defendendo-a por meio de argumentação lógica.
ATIVIDADE VI
Car@s alunos e alunas! Tudo bem com vocês?
Nesta semana, a proposta de atividade é a produção de um Artigo de Opinião. Vamos a ela:
Tema:O impacto da pandemia na educação dos jovens brasileiros que frequentam a escola pública. A partir da leitura dos textos motivadores (links a seguir) e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação e neste período de pandemia, redija um Artigo de Opinião sobre o tema, apresentando proposta de intervenção que venha de encontro ao problema discutido. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
https://revistaeducacao.com.br/2020/04/15/pandemia-educacao-impactos/
IMPORTANTE:
Seu texto deverá ser enviado para o e-mail: araujomoura@professor.educacao.sp.gov.br. Coloque seu nome no assunto do e-mail, conforme esse modelo: NOME DO ALUNO – ARTIGO DE OPINIÃO. Use o arquivo que preferir para enviar (foto, editor de texto, PDF etc.). Estou à disposição de vocês. Qualquer dúvida mandem-me um e-mail.
Abraços e cuidem-se!
______________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA - 2ª SÉRIE B
PROFº EMERSON
Pesquisa sobre o jogo de Tênis de quadra destacando os pontos:
- história do esporte
-as principais regras
-o material utilizado
-os locais onde o jogo pode ser realizados
Filosofia/Sociologia
1 - Leitura do texto (Preâmbulo)
Arquivo Aqui
2 - Pesquisar significado de palavas desconhecidas
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina:
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO-
2°B.
Habilidades: Resolver problemas utilizando ou não as tecnologias digitais (atividade plugada ou desplugada). Refletir individual e coletivamente sobre os problemas sociais de sua cidade atuando positivamente no sentido de propor soluções e agir comunidade.
PESQUISA:
Realize uma pesquisa e defina o que é:
Comunidade presencial:
Comunidade digital:
Faça uma lista das comunidades das quais você faz parte (presenciais
e digitais).
IMPORTANTE:
Tire
uma foto da atividade realizada em seu caderno, e envie no e-mail, moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br.
NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO
EMAIL:
NOME COMPLETO
SÉRIE E NUMERO
MATÉRIA.
ATIVIDADE ADAPTADA DO CADERNO DO ALUNO:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EM%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol.2%20/2a%20serie%202o%20BI.pdf Acesso em, 27 de maio de 2020.
_________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina:PROJETO DE VIDA- 2°B.
Habilidades: Aprender a relacionar-se; Aprender e fazer escolhas em situações favoráveis ou desfavoráveis, considerando seu Projeto de Vida e as consequências de suas escolhas e ações.
Você se considera uma pessoa capaz de compartilhar aprendizado?
PESQUISA:
Escolha um (uma) colega da sala que consiga entrar em
contato, e realize a seguinte pesquisa (registre
as respostas no caderno, com o nome da pessoa escolhida):
1. Você está realizando as atividades propostas no Blog
da escola?
2. Qual matéria você possui maior dificuldade?
3. Qual seu maior obstáculo para realizar as atividades
nesse momento de isolamento social?
4. Você já pediu ajuda de colegas da sala para realizar
as atividades da escola?
Analise as respostas do(da) colega e sinalize como você
poderia ajuda-lo? Quais dicas você pode oferecer para amenizar as dificuldades
apresentadas?
*Além
de compartilhar as ideias com o (a) colega, as registre em seu caderno.
IMPORTANTE:
Tire
uma foto da atividade realizada em seu caderno, e envie no e-mail, moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br.
NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO
EMAIL:
NOME COMPLETO
SÉRIE E NUMERO
MATÉRIA.
ATIVIDADE ADAPTADA DO CADERNO DO ALUNO:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EM%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol.2%20/2a%20serie%202o%20BI.pdf
Acesso em, 27 de maio de 2020.
Química – Professora : Maristela - 2º Ano
https://youtu.be/mZwmPXwPZY8
Habilidade: Reconhecer que há energia envolvida na
quebra e formação de ligações químicas
Exercícios Sobre Energia De Ligação
Questão 1
Veja a seguir a reação de cloração do etano na presença de
luz:
Sabe-se que ela apresenta uma variação de entalpia igual a
-35 Kcal.mol-1.Considerando os valores das energias de ligação
presentes na reação, determine a energia da ligação C-Cl no composto CH3Cl.
a) -75 kcal.mol–1.
b) - 85 kcal.mol–1.
c) 85 kcal.mol–1.
d) - 95 kcal.mol–1.
e) 95 kcal.mol–1.
Questão 2
Observe a tabela referente aos valores de entalpias de
ligação:
Com base nos valores fornecidos, qual será o valor do ΔH da
combustão de 1 mol de metano?
a) – 532 kJ.
b) – 632 kJ.
c) + 432 kJ.
d) + 332 kJ.
e) + 732 kJ.
Questão 3
(UNCISAL) No processo de Haber-Bosch, a amônia é obtida em
alta temperatura e pressão, utilizando ferro como catalisador. Essa amônia tem
vasta aplicação como fonte de nitrogênio na fabricação de fertilizante e como
gás de refrigeração. Dadas as energias de ligação, H – H→ 436 kJ/mol, N≡ N→ 944
kJ/mol e H – N → 390 kJ/mol, a entalpia de formação de 1 mol de amônia é:
a) –88 kJ/mol.
b) –44 kJ/mol.
c) +44 kJ/mol.
d) +88 kJ/mol.
e) +600 kJ/mol.
Questão 4
(UniCESUMAR-SP) A ligação covalente que mantém os átomos de
nitrogênio e oxigênio unidos no óxido nítrico, NO, não é explicada pela regra
do octeto, mas a sua energia de ligação pode ser calculada a partir dos dados
fornecidos abaixo. Dados:
Energia de ligação N≡N: 950 kJ.mol–1;
Energia de ligação O=O: 500 kJ.mol–1;
Entalpia de formação do NO: 90 kJ.mol–1.
A partir dessas informações, é possível concluir que a
energia de ligação entre os átomos de nitrogênio e oxigênio no óxido nítrico é:
a) 90 kJ.mol–1.
b) 680 kJ.mol–1.
c) 765 kJ.mol–1.
d) 1360 kJ.mol–1.
e) 1530 kJ.mol–1.
Qualquer duvida estarei esclarecendo no whatsApp das 8:00 as 18:00 Celular 981365627
emviar foto das atividades no email formentini2@gmail.com.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Thamara – Matemática – 2ºEM
1ª Lista de Exercícios – Matrizes
Assista aos vídeos:
- Matrizes: Definição e Classificação https://www.youtube.com/watch?v=T8n5A_OYvdk
- Matrizes: Representação Genérica e Lei de Formação https://www.youtube.com/watch?v=A4M_VnaLTUQ
Questão
1) Na Copa do Mundo de 2010 realizada na África do Sul, o Brasil
participou da primeira fase do grupo G (Brasil, Coréia do Norte, Costa do
Marfim e Portugal).
Observe as tabelas a seguir.
O total de pontos feitos por cada seleção pode ser representado
pela matriz 4 X 1 a seguir:
Questão 2) Observe os dois
polígonos representados no plano cartesiano:
Esses dois polígonos são congruentes, e podemos considerar que o polígono EFGH é uma translação do polígono ABCD, isto é, EFGH foi obtido a partir de duas movimentações de ABCD, sendo uma na horizontal e outra na vertical. A matriz A (4x2) que representa as coordenadas dos vértices do polígono ABCD é:
Questão 4) Dê a matriz A = (aij) 3 x 3, em
que
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Thamara – Eletiva: Encena
Faça uma pesquisa sobre Teatro
Imagem e os Elementos de uma peça de Teatro.