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PSICOLOGIA VIVA

05 junho, 2020

2ª SÉRIE - 08/06 A 12/06

          

E.E. Proª Cristiane Chaves Moreira Braga

2º Ano A  -   (Projeto de vida)

Proª Aurinda Prado

Semana de 08 a 12/06/2020

Habilidades:

·         Compreender que as diferenças quando respeitadas agregam valores a vida.

·         Reconhecer a importância de se valorizar e respeitar as diferenças

A palavra empatia significa a ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando entender as circunstâncias que motivam seu comportamento, sentimentos e necessidades. Indispensável para a vida em sociedade, essa habilidade está intimamente ligada com a tolerância, o respeito à diversidade e também com a resolução de conflitos, a empatia e uma das habilidades mais importantes a ser desenvolvida no ser humano, está diretamente ligada a maneira de como você trata uma pessoa com naturalidade, não julgar as pessoas, colocar-se no lugar do outro, as pessoas empáticas são menos preconceituosas aceitam o outro como ele é.

Atividades:

1 – Como eu convivo em grupo?

2 – Por que é tão difícil enxergar as pessoas que estão a nossa volta?

3 – Como você se portaria vendo um amigo praticando bullying com um desconhecido? (atitude).

4 – A empatia, e o individualismo podem caminhar juntos? Explique,

5 – Você nota que a empatia é uma habilidade que faz parte do dia a dia dos jovens de hoje? Cite três exemplos.

Encaminhar foto da atividade.

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  E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
 Atividade- Geografia: Professora Cristiane
Habilidade:Identificar elementos representativos das diferentes fases da industrialização brasileira; Reconhecer fatos e/ou situações representativas das etapas do modelo industrial brasileiro

 

  Para os alunos do 2º ano A, B -   Período de 08/06 a 12/06



Qualquer duvida: cristianec@prof.educacao.sp.gov.br das 07horas as 12h:50min.  




 ARTE 2A e 2B  2°BIMESTRE 


2 (DUAS) Aulas.

Habilidades: -Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer;

-Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma conteúdo.



Realize a atividade do link a seguir: #form01 08/06 a 12/06




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2 aulas

História 2ªSérie A e B – Profº Leilson

Habilidades: Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças.

Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/T8xC3H1tRZX6NFU29 

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BIOLOGIA

 Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 08/06/20 a 12/06/20.

Disciplina: Biologia

Tema/Conteúdo: Citologia

Habilidade: “Reconhecer e explicar as diferentes funções da membrana celular;

Responda as atividades abaixo no caderno e depois envie para o e-mail: prof.jeni@outlook.com

Não esqueça de colocar →nome:          nº:             série/ano:

Transporte de substâncias através da membrana plasmática

Transporte ativo e passivo

As substâncias podem atravessar a membrana plasmática com gasto de energia ou não, sendo esses processos conhecidos, respectivamente, como transporte ativo e passivo.

membrana plasmática é uma estrutura formada por duas camadas de fosfolipídios presentes em todas as células existentes. Por essa bicamada inserem-se proteínas e algumas funcionam como verdadeiros poros na membrana e outras atuam como receptores. Graças a essas características, a membrana apresenta a capacidade de selecionar o que entra e o que sai da célula, garantindo, portanto, a manutenção do meio intracelular.

As substâncias entram e saem da célula de diferentes formas e o transporte por meio da membrana pode ser classificado em dois grupos: passivo e ativo.

·         Transporte passivo: é aquele em que não há gasto de energia durante o processo.

·         Transporte ativo: é aquele em que há gasto de energia durante o processo.

Mapa Mental: Transporte através da membrana

 

Transporte passivo

Podemos classificar o transporte passivo em três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose.

 

·         Difusão simples

Na difusão simples, moléculas e íons são transportados de forma natural do local onde estão em maior concentração para o local onde se apresentam em menor quantidade. Dizemos, nesse caso, que ocorre um movimento de substâncias a favor do gradiente de concentração. O oxigênio e o gás carbônico atravessam a membrana plasmática dessa forma.

 

·                     Osmose

A osmose nada mais é do que um tipo especial de difusão. Nesse tipo de transporte, o soluto não se move, mas, sim, o solvente, que, nesse caso, é a água. Ela ocorre entre dois meios aquosos que são separados por uma membrana semipermeável. A água difunde-se do meio menos concentrado para o mais concentrado até que o equilíbrio seja alcançado. A água também pode atravessar a membrana pela presença de canais denominados de aquaporinas.

·          osmose pode ser observada na região dos pelos radiculares, que apresentam uma maior concentração de solutos que a água do solo. Essa diferença de concentração faz com que a água entre no interior das raízes e seja levada posteriormente para o restante da planta.

As plantas absorvem água do solo por intermédio de um processo conhecido como osmose

·         Difusão facilitada

A difusão facilitada é aquela em que há uma proteína da membrana que atua como um carreador. Esse transporte acontece a favor do gradiente de concentração, mas substâncias impermeáveis estão envolvidas, por isso, a necessidade de ligação a uma proteína carreadora. Essas proteínas apresentam um sítio de ligação para que o soluto possa ser transportado. Após a ligação, elas sofrem uma modificação que faz com que o soluto seja levado de um lado para outro. Vale destacar também que a difusão facilitada pode ocorrer por meio de transportadores inespecíficos.

→ Transporte ativo

O transporte ativo ocorre com gasto de energia e, assim como na difusão facilitada, ocorre com a ajuda de proteínas carreadoras, que são denominadas de bombas. Diferentemente da difusão, no entanto, o transporte ocorre contra o gradiente de concentração. O exemplo mais conhecido de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio.

A bomba de sódio e potássio está diretamente relacionada com a transmissão de impulsos nervosos e contração muscular.

Funcionamento da Bomba de Sódio e Potássio

Em condições normais, a concentração de Naé mais baixa dentro da célula do que no ambiente extracelular. Enquanto isso, a concentração de Ké mais alta dentro da célula do que no ambiente extracelular.

Nessa situação, naturalmente, o Naentra na célula e o K+ sai da célula, por difusão. Isso porque os solutos tendem a se manter em equilíbrios de concentração.

Entretanto, para realizar o seu metabolismo, a célula precisa manter as diferenças de concentração entre os dois íons. Isso quer dizer que o Na+ precisa se manter em baixa concentração dentro da célula e o Kem alta concentração.

O funcionamento da bomba de sódio e potássio é possível devido duas condições básicas:

(1) A presença de proteínas transmembranas ao longo de toda a membrana plasmática. Essas proteínas contém sítios específicos para ligação dos íons Nae K+;

(2) O gasto de ATP, já que a célula precisa manter a diferença de concentração entre os íons. Por isso, a bomba de sódio e potássio é um tipo de Transporte Ativo.

As proteínas transmembranas expulsam o Na+ que entra na célula e buscam o Kque sai da célula.

A cada acionamento da bomba de sódio e potássio, 3 Na+ se ligam aos seus sítios específicos na proteína. O ATP também liga-se à proteína e perde um radical fostato, transformando-se em ADP. Isso provoca a alteração da conformação da proteína que libera os íons de Na+ no meio extracelular.

No mesmo momento, os 2 Kse ligam à proteína em seus sítios específicos. O fosfato é liberado e a proteína retoma sua conformação original, liberando os íons de K+ no interior da célula.

Esquema do funcionamento da bomba de sódio e potássio

Atividades

1)    O que significa “apresentar permeabilidade seletiva” quando falamos da membrana plasmática?

2)    Explique o que é difusão simples.

3)    O que é osmose?

4)    O que é difusão facilitada?


__________________________________________________________________________FÍSICA

Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 08/06/20 a 12/06/20.

Disciplina: Física

Tema: Clima e aquecimento

Habilidades: Avaliar cientificamente hipótese sobre aquecimento global e suas consequências ambientais e sociais.

Responda as atividades abaixo no caderno e depois envie para o e-mail: prof.jeni@outlook.com 

Não esqueça de colocar →nome:          nº:             série/ano:

CONTINUAÇÃO das atividades-AQUECIMENTO GLOBAL iniciadas na semana  de 18/05 a 22/05.

7)Quais foram os desdobramentos ambientais das Revoluções Industriais?

 

8)O que é aquecimento global?

 

9)Existe consenso entre cientistas quanto a ocorrência do aquecimento global? Quais são as divergências entre eles?

 

10-(ENEM-2013) Sabe-se que o aumento da concentração de gases como CO2, CH4 e N2O na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o sequestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica do solo.

ROSA, A. H.; COELHO, J. C. R. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo, n. 5, nov. 2003 (adaptado).

De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito estufa?

(A) Evitando a rotação de culturas.

(B) Liberando o CO2 presente no solo.

(C) Aumentando a quantidade de matéria orgânica do solo.

(D) Queimando a matéria orgânica que se deposita no solo.

(E) Atenuando a concentração de resíduos vegetais do solo.

 

11-Confirmada pelos cientistas e já sentida pela população mundial, a mudança climática global é hoje o principal desafio socioambiental a ser enfrentado pela humanidade. Mudança climática é o nome que se dá ao conjunto de alterações nas condições do clima da Terra pelo acúmulo de seis tipos de gases na atmosfera – sendo os principais o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) – emitidos em quantidade excessiva através da queima de combustíveis (petróleo e carvão) e do uso inadequado do solo.

(SANTILLI, M. Mudança climática global. Almanaque

Brasil Socio ambiental 2008. São Paulo, 2007)

Suponha que, ao invés de superaquecimento, o planeta sofresse uma queda de temperatura,

resfriando-se como numa era glacial, nesse caso:

A) a camada de geleiras, bem como o nível do mar, diminuiria.

B) as geleiras aumentariam, acarretando alterações no relevo do continente e no nível do mar.

C) o equilíbrio do clima do planeta seria reestabelecido, uma vez que ele está em processo de

aquecimento.

D) a fauna e a flora das regiões próximas ao círculo polar ártico e antártico nada sofreriam com a glaciação.

E) os centros urbanos permaneceriam os mesmos, sem prejuízo à população humana e ao seu desenvolvimento.

 

12- As mudanças climáticas e da vegetação ocorridas nos trópicos da América do Sul têm sido bem documentadas por diversos autores, existindo um grande acúmulo de evidências geológicas ou paleoclimatológicas que evidenciam essas mudanças ocorridas durante o Quaternário nessa região. Essas mudanças resultaram em restrição da distribuição das florestas pluviais, com expansões concomitantes de habitats não-florestais durante períodos áridos (glaciais), seguido da expansão das florestas pluviais e restrição das áreas não-florestais durante períodos úmidos (interglaciais).

(Disponível em: http://zoo.bio.ufpr.br.

Acesso em: 1 maio 2009)

Durante os períodos glaciais,

A) as áreas não-florestais ficam restritas a refúgios ecológicos devido à baixa adaptabilidade de espécies não-florestais a ambientes áridos.

B) grande parte da diversidade de espécies vegetais é reduzida, uma vez que necessitam de condições semelhantes a dos períodos interglaciais.

C) a vegetação comum ao cerrado deve ter se limitado a uma pequena região do centro do Brasil, da qual se expandiu até atingir a atual

distribuição.

D) plantas com adaptações ao clima árido, como o desenvolvimento de estruturas que reduzem a perda de água, devem apresentar maior área de distribuição.

E) florestas tropicais como a amazônica apresentam distribuição geográfica mais ampla, uma vez que são densas e diminuem a ação da radiação solar sobre o solo e reduzem os efeitos da aridez.

 

 

13- Entende-se por ciclo hidrológico a movimentação que a água, em seus três estados, sólido, reservatórios existentes na Terra, a atmosfera, os oceanos e os continentes. O sol fornece a energia para proporcionar essa movimentação,

uma vez que tal energia aumenta as demandas por evaporação da água líquida ou por derretimento quando em seu estado sólido. O aquecimento

global, que está ocorrendo por causa do aumento dos gases causadores do efeito estufa, tem provocado:

i. derretimento do gelo das geleiras nas regiões polares;

ii. aumento da umidade na atmosfera em aproximadamente 6% para cada grau de aumento na temperatura média da Terra;

iii. mudanças no regime climático das várias regiões, algumas ficando mais áridas, e outras, mais quentes, e, ainda, o aumento de tempestades em outras regiões.

(OLERIANO, E.S.; DIAS, H.C.T. A dinâmica da água

em microbacias hidrográficas reflorestadas

com eucalipto. 2007, IPABHi, p. 215-222.)

O aquecimento global está:

A) provocando o aumento do nível dos oceanos devido ao derretimento das geleiras.

B) diminuindo nos últimos anos devido à menor emissão dos gases causadores do efeito estufa.

C) mudando o regime climático nas várias regiões da Terra, ao diminuir a umidade atmosférica.

D) provocando uma mudança no clima da Terra e, consequentemente, espera-se, nos próximos anos, a diminuição nas tempestades.

E) afetando o ciclo hidrológico, que é a movimentação que a água no estado sólido e gasoso realiza entre a atmosfera, os oceanos e o continente.

 

 

14- Algumas atividades humanas têm adicionado à atmosfera quantidades significativas de gases que contribuem para o aumento do efeito estufa,

ocasionando mudanças climáticas, como a elevação da temperatura média global. Prevê-se um aumento de temperatura entre 1,4 e 5,8 °C e

do nível global do mar entre 0,09 m e 0,88 m até 2100, além de aumento na média anual de precipitação e de evaporação em nosso século.

Fenômenos biológicos como a interação insetos- plantas podem ser afetados: os calendários de floração, maturação de frutos e quebra de dormência das sementes dos vegetais e de passagem das diversas fases dos insetos vêm

sendo alterados. Com isso, algumas plantas ficam prontas para a polinização sem que seus polinizadores estejam prontos, ou vice-versa.

(BESUNSAN, N. O desafio das mudanças climáticas.

Biodiversidade: Ed. UnB/Petrópolis, 2008)

Com base no texto, os impactos das mudanças climáticas previstos em nível mundial:

A) serão significativos apenas a partir de 2100, quando o nível global do mar ultrapassar o valor de 0,88 m, trazendo, então, consequências como a redução de praias e o aumento da salinidade marinha.

B) irão gerar pequenos efeitos na biodiversidade, visto que a extinção de espécies sensíveis ao aquecimento global será compensada pelo surgimento de outras, mais tolerantes às temperaturas mais elevadas.

C) serão mínimos na agricultura, visto que, com as tecnologias disponíveis, é perfeitamente possível a produção de frutos e sementes sem a presença dos polinizadores naturais das plantas de interesse econômico.

D) aumentam com o tempo e atingem diversos parâmetros, desde climáticos, como aumento de temperatura, precipitação e evaporação, até

biológicos, interferindo no ciclo de vida das espécies e nas suas interações.

E) decorrem de fenômenos naturais, como o aumento da concentração de gases por atividade industrial, cujo efeito, na biodiversidade, se manifesta apenas nas espécies de pequeno porte, como insetos polinizadores.

 

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Eletiva (cons)ciência

Profª Mileni

Habilidade: (EF03LP24) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observação e de pesquisas, relatórios, artigos científicos, você sabia que..., resumos, entre outros textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.


Para iniciar um projeto científico é necessário entender como funciona o método científico, para isso, acesse  o link abaixo e responda às questões

https://forms.gle/oPYLJMCQ7e4ZEyia9

No ensino médio é possível fazer iniciação científica?

Assista ao vídeo disponível nesse link: 

https://www.youtube.com/watch?v=pVmw6ZDlIWI

Após isso, discuta com seu grupo de trabalho: "como iniciar a escrita do projeto?". Envie suas conclusões para a professora, pelo whatsapp ou pelo email promileni@gmail.com


Bons Estudos!!!


Professor: Paulo Freire 

Física


Atividades:

https://docs.google.com/document/d/1XQPSY29IQiXVDVXRJqcl0MGoLXviXJdbLu1pBYbVsJU/edit?usp=sharing

Professor: Paulo Freire 

Matemática

Atividades:

https://docs.google.com/document/d/12QcsKdlrdSkHOcuInW683eXXhSLcX_LRshqT2uP8IPA/edit?usp=sharing

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LÍNGUA PORTUGUESA 2ª SÉRIES A E B

HABILIDADE: Formular opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social, defendendo-a por meio de argumentação lógica.

ATIVIDADE VI

Car@s alunos e alunas! Tudo bem com vocês?

Nesta semana, a proposta de atividade é a produção de um Artigo de Opinião. Vamos a ela:

Tema:O impacto da pandemia na educação dos jovens brasileiros que frequentam a escola pública. A partir da leitura dos textos motivadores (links a seguir) e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação e neste período de pandemia, redija um Artigo de Opinião sobre o tema, apresentando proposta de intervenção que venha de encontro ao problema discutido. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/opiniao/2020/04/01/internas_opiniao,841652/artigo-as-primeiras-licoes-do-coronavirus.shtml

https://revistaeducacao.com.br/2020/04/15/pandemia-educacao-impactos/

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/blog/enem-como-alternativa-aos-vestibulares-em-tempos-de-pandemia.htm

IMPORTANTE:

Seu texto deverá ser enviado para o e-mail: araujomoura@professor.educacao.sp.gov.br. Coloque seu nome no assunto do e-mail, conforme esse modelo: NOME DO ALUNO – ARTIGO DE OPINIÃO. Use o arquivo que preferir para enviar (foto, editor de texto, PDF etc.). Estou à disposição de vocês. Qualquer dúvida mandem-me um e-mail.

Abraços e cuidem-se!

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EDUCAÇÃO FÍSICA - 2ª SÉRIE B

PROFº EMERSON

Pesquisa sobre o jogo de Tênis de quadra destacando os pontos:

- história do esporte

-as principais regras

-o material utilizado

-os locais onde o jogo pode ser realizados

Filosofia/Sociologia

1 - Leitura do texto (Preâmbulo)

Arquivo Aqui

2 - Pesquisar significado de palavas desconhecidas

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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 

 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 2°B.  

 

Habilidades: Resolver problemas utilizando ou não as tecnologias digitais (atividade plugada ou desplugada). Refletir individual e coletivamente sobre os problemas sociais de sua cidade atuando positivamente no sentido de propor soluções e agir comunidade. 

 PESQUISA:

Realize uma pesquisa e defina o que é:

Comunidade presencial:

Comunidade digital:

Faça uma lista das comunidades das quais você faz parte (presenciais e digitais).  

IMPORTANTE: Tire uma foto da atividade realizada em seu caderno, e envie no e-mail, moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br.  

NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO EMAIL:

NOME COMPLETO

SÉRIE E NUMERO

MATÉRIA. 

ATIVIDADE ADAPTADA DO CADERNO DO ALUNO:

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EM%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol.2%20/2a%20serie%202o%20BI.pdf Acesso em, 27 de maio de 2020.

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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 

 Disciplina:PROJETO DE VIDA- 2°B.

Habilidades: Aprender a relacionar-se; Aprender e fazer escolhas em situações favoráveis ou desfavoráveis, considerando seu Projeto de Vida e as consequências de suas escolhas e ações. 

Você se considera uma pessoa capaz de compartilhar aprendizado?  

PESQUISA: 

Escolha um (uma) colega da sala que consiga entrar em contato, e realize a seguinte pesquisa (registre as respostas no caderno, com o nome da pessoa escolhida):  

1. Você está realizando as atividades propostas no Blog da escola?

2. Qual matéria você possui maior dificuldade?

3. Qual seu maior obstáculo para realizar as atividades nesse momento de isolamento social?

4. Você já pediu ajuda de colegas da sala para realizar as atividades da escola?

Analise as respostas do(da) colega e sinalize como você poderia ajuda-lo? Quais dicas você pode oferecer para amenizar as dificuldades apresentadas?

*Além de compartilhar as ideias com o (a) colega, as registre em seu caderno.   

IMPORTANTE: Tire uma foto da atividade realizada em seu caderno, e envie no e-mail, moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br.  

NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO EMAIL:

NOME COMPLETO

SÉRIE E NUMERO  

MATÉRIA.

 

ATIVIDADE ADAPTADA DO CADERNO DO ALUNO:

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EM%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol.2%20/2a%20serie%202o%20BI.pdf Acesso em, 27 de maio de 2020. 


Química – Professora : Maristela  -  2º Ano

https://youtu.be/SLIgme-pOsU

https://youtu.be/mZwmPXwPZY8

 

Habilidade: Reconhecer que há energia envolvida na quebra e formação de ligações químicas

Exercícios Sobre Energia De Ligação

Questão 1

Veja a seguir a reação de cloração do etano na presença de luz:


Sabe-se que ela apresenta uma variação de entalpia igual a -35 Kcal.mol-1.Considerando os valores das energias de ligação presentes na reação, determine a energia da ligação C-Cl no composto CH3Cl.

C-H = 105 kcal.mol–1
Cl-Cl = 58 kcal.mol–1
H-Cl = 103 kcal.mol–1
C-C = 368 kcal.mol–1

a) -75 kcal.mol–1.

b) - 85 kcal.mol–1.

c) 85 kcal.mol–1.

d) - 95 kcal.mol–1.

e) 95 kcal.mol–1.

 

Questão 2

Observe a tabela referente aos valores de entalpias de ligação:


Com base nos valores fornecidos, qual será o valor do ΔH da combustão de 1 mol de metano?


a) – 532 kJ.

b) – 632 kJ.

c) + 432 kJ.

d) + 332 kJ.

e) + 732 kJ.

 

Questão 3

(UNCISAL) No processo de Haber-Bosch, a amônia é obtida em alta temperatura e pressão, utilizando ferro como catalisador. Essa amônia tem vasta aplicação como fonte de nitrogênio na fabricação de fertilizante e como gás de refrigeração. Dadas as energias de ligação, H – H→ 436 kJ/mol, N≡ N→ 944 kJ/mol e H – N → 390 kJ/mol, a entalpia de formação de 1 mol de amônia é:


a) –88 kJ/mol.

b) –44 kJ/mol.

c) +44 kJ/mol.

d) +88 kJ/mol.

e) +600 kJ/mol.

 

Questão 4

(UniCESUMAR-SP) A ligação covalente que mantém os átomos de nitrogênio e oxigênio unidos no óxido nítrico, NO, não é explicada pela regra do octeto, mas a sua energia de ligação pode ser calculada a partir dos dados fornecidos abaixo. Dados:

Energia de ligação N≡N: 950 kJ.mol–1;
Energia de ligação O=O: 500 kJ.mol–1;
Entalpia de formação do NO: 90 kJ.mol–1.

A partir dessas informações, é possível concluir que a energia de ligação entre os átomos de nitrogênio e oxigênio no óxido nítrico é:


a) 90 kJ.mol–1.

b) 680 kJ.mol–1.

c) 765 kJ.mol–1.

d) 1360 kJ.mol–1.

e) 1530 kJ.mol–1.

Qualquer duvida estarei esclarecendo no whatsApp das 8:00 as 18:00  Celular 981365627

emviar foto das  atividades no email formentini2@gmail.com.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

 

Professora Thamara – Matemática – 2ºEM

1ª Lista de Exercícios – Matrizes

 

Assista aos vídeos:

- Matrizes: Definição e Classificação https://www.youtube.com/watch?v=T8n5A_OYvdk

- Matrizes: Representação Genérica e Lei de Formação https://www.youtube.com/watch?v=A4M_VnaLTUQ

 

Questão 1) Na Copa do Mundo de 2010 realizada na África do Sul, o Brasil participou da primeira fase do grupo G (Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal).

Observe as tabelas a seguir.


O total de pontos feitos por cada seleção pode ser representado pela matriz 4 X 1 a seguir:



Questão 2) Observe os dois polígonos representados no plano cartesiano:

Esses dois polígonos são congruentes, e podemos considerar que o polígono EFGH é uma translação do polígono ABCD, isto é, EFGH foi obtido a partir de duas movimentações de ABCD, sendo uma na horizontal e outra na vertical. A matriz A (4x2) que representa as coordenadas dos vértices do polígono ABCD é:

 


Questão 3) Determine m, n, o p para que tenhamos 

Questão 4) Dê a matriz A = (aij) 3 x 3, em que 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

 

Professora Thamara – Eletiva: Encena

 

Faça uma pesquisa sobre Teatro Imagem e os Elementos de uma peça de Teatro.