E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
HORÁRIO DAS AULAS ONLINE
TEMA: Origem da vida: - Concepções
mítico-religiosas - Teorias
científicas
Habilidades: Interpretar concepções religiosas e
científicas para a origem da vida e dos seres vivos. Estabelecer a relação
entre as condições da Terra primitiva e a origem dos primeiros seres vivos
RESPONDA AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/xNkQUv53CZmFw2zr9
A origem da vida
Será que a Terra sempre foi como nós a
conhecemos hoje? Como se originaram os primeiros seres vivos e como teriam
esses seres evoluído e gerado a imensa diversidade de formas vivas que habitam
hoje o nosso planeta? Desde a Antiguidade, essas questões preocupam o ser
humano, mas respondê-las não é simples, pois não é possível retroceder no tempo
e ver como a vida se originou e evoluiu. Entretanto, é possível pautar nossos
conhecimentos em evidências geológicas, químicas, físicas e biológicas, observadas
e baseadas em fatos, para tentar propor hipóteses sobre a origem da vida. A
Astrobiologia, uma área crescente dentro das ciências, investiga a origem, a
evolução, a distribuição e o futuro da vida no Universo. É um campo de estudos
interdisciplinar que, além das ciências já citadas, emprega ferramentas
matemáticas e computacionais para tratamento dos dados e elaboração de modelos.
A origem dos seres vivos
Em textos literários antigos, encontramos
citações sobre a origem de sapos a partir da lama. Essa noção, de que os seres
vivos surgem a partir da matéria inanimada (elementos não vivos), perdurou
desde a Antiguidade até o século XIX e ficou conhecida como teoria da
geração espontânea ou abiogênese (do grego: a = prefixo de
negação; bio = vida; génesis = origem). Uma longa discussão entre
diversos pesquisadores ocorreu nesse período, até que a teoria da biogênese fosse
aceita. Segundo essa teoria, um ser vivo só surge de outro ser vivo
preexistente. Vamos abordar essa longa discussão de modo resumido, citando
apenas alguns dos trabalhos e pesquisadores envolvidos. Sempre que se analisa
uma longa apenas alguns dos fatos que ocorreram na época. Em geral, os pesquisadores
baseiam-se em uma série de observações da natureza, de avanços teóricos e
conceituais da ciência, além do trabalho de outros pesquisadores. Assim, ao
fazermos a síntese de uma história científica com mais de 2 mil anos de
duração, tratando de apenas alguns experimentos e pesquisadores, não
pretendemos que você tenha uma ideia equivocada do que ocorreu nesse período,
pensando que somente essas pessoas estão envolvidas. Aristóteles, um importante
filósofo grego que viveu de 384 a.C. a 322 a.C. e cujas ideias influenciaram
diversas áreas do conhecimento, estudou detalhadamente a anatomia e o processo
de reprodução sexuada de vários animais, mas aceitava a geração espontânea para
seres cujo processo de reprodução desconhecia.
De Aristóteles até o fim do século XIX vários estudos foram feitos, mas vamos
citar apenas os realizados por Francesco Redi em 1668, John T. Needham em 1745,
Lazzaro Spallanzani em 1770 e Pasteur em 1860
Biogênese versus abiogênese
Os
experimentos de redi
Em 1668, Francesco Redi (1626-1697)
investigou a suposta origem de vermes na carne em decomposição. Na época, o
surgimento desses vermes era interpretado como fruto de geração espontânea. No
entanto, Redi questionava essa interpretação, pois notava que moscas são
atraídas pelos corpos em decomposição e neles colocam seus ovos. Desses ovos, surgem
as larvas, que se
transformam em moscas adultas. Como as larvas são vermiformes, os “vermes” que
ocorrem nos corpos em decomposição nada mais seriam que larvas de moscas. Redi
concluiu, então, que essas larvas não surgem espontaneamente a partir da decomposição
da carne, mas são resultantes da eclosão dos ovos postos por moscas atraídas
pelo corpo em decomposição. Para testar sua hipótese, Redi realizou o seguinte experimento:
colocou pedaços de carne crua dentro de frascos, deixando alguns cobertos com
gaze e outros completamente abertos. De acordo com a teoria da abiogênese,
deveriam surgir vermes ou nascer moscas a partir da decomposição da própria
carne tanto em frascos abertos quanto em frascos cobertos com gaze. Isso,
entretanto, não aconteceu. Nos frascos mantidos abertos, Redi verificou ovos,
larvas e moscas sobre a carne, mas nos frascos cobertos com gaze nenhuma dessas
formas foi encontrada (Fig. 7.3).
Esse experimento apoiou a
hipótese de Redi e mostrou que não havia geração espontânea de vermes em corpos
em decomposição. Entretanto, para outros casos, Redi aceitava a ideia de
geração espontânea. Por exemplo, para ele essa ideia explicaria o surgimento de
vermes parasitas do intestino humano. Na época em que Redi realizou seus
experimentos, o microscópio já havia sido inventado e microrganismos já haviam
sido observados. Muita discussão também foi gerada sobre a origem dessas formas
de vida, que na época eram chamadas de “animálculos” ou “infusórios” (e hoje
chamamos de microrganismos)
Biologia Celular Os experimentos de Needham e Spallanzani
John Turberville
Needham (1713-1781) começou a desenvolver seu interesse pela natureza
observando e descrevendo, com o auxílio dos microscópios, pequenos seres com
movimentos, os quais eram na época chamados de animálculos. Ele desenvolveu uma
série de experimentos que, segundo suas ideias, traziam evidências de que os
animálculos eram gerados espontaneamente.
Em seu principal experimento,
apresentado em 1748, Needham preparava um caldo de carne de carneiro e o
distribuía, ainda quente, em diversos frascos, que eram fechados com rolhas e
deixados em repouso por alguns dias. Desse modo, ele pretendia descobrir se as
formas de vida eram produzidas a partir de algo de fora dos frascos ou a partir
do próprio caldo nutritivo.
Ao examinar essas soluções ao
microscópio, Needham observava animálculos, o que o fazia concluir que eles
tinham surgido espontaneamente dos caldos. Diante desses resultados, Needham
interpretou que a solução nutritiva continha uma “força vital”, responsável
pelo surgimento das formas vivas. O naturalista italiano Lazzaro Spallanzani
(1729-1799) e alguns outros cientistas contestavam as interpretações de
Needham. Eles consideravam que os seres microscópicos observados por Needham
poderiam vir de ovos que estavam no ar, nas paredes dos frascos ou no próprio caldo. Spallanzani era adepto da teoria da biogênese. Spallanzani
repetiu os experimentos de Needham com algumas modificações e obteve resultados
diferentes. Em seus experimentos, ele colocou substâncias nutritivas em balões
de vidro, submeteu-os à fervura e em
seguida fechou-os usando um maçarico, que derretia o próprio vidro do balão e o
selava hermeticamente. Deixava resfriar por alguns dias e então abria os
frascos e observava o líquido ao microscópio. Nenhum organismo estava presente.
Spallanzani defendeu seus resultados em uma publicação de 1765, explicando que
Needham não havia fervido sua solução nutritiva por tempo suficientemente longo
para matar todos os animálculos existentes nela e, assim, esterilizá-la.
Needham, em 1769, respondeu a essa crítica dizendo que, ao ferver por muito tempo as substâncias nutritivas, Spallanzani havia destruído a “força
vital” e, fechando os frascos hermeticamente, tornava o ar desfavorável ao
aparecimento da vida. Spallanzani fez outros experimentos para combater as
críticas de Needham, mas a controvérsia entre eles, naquela época, não se
resolveu. Needham e Spallanzani eram experimentadores muito competentes, que
utilizaram técnicas e metodologias inovadoras para o período histórico em que viveram.
Os dois fizeram diversos experimentos para testar suas ideias, mas nenhum deles
abandonou suas
hipóteses, mesmo após as análises de seus resultados.
Conhecer episódios históricos que
se desenvolvem em torno de uma controvérsia científica é importante, pois nos
permite perceber que, muitas vezes, as tomadas de decisão em favor de uma ou
outra hipótese são influenciadas pela visão dos pesquisadores acerca da questão.
Foi o que aconteceu no episódio com esses dois naturalistas.
Na época em que esses
pesquisadores viveram, a corrente de pensamento mais aceita era o vitalismo.
Os vitalistas propunham que, se os movimentos dos astros eram explicados por
uma força invisível (ou essência), também deveria existir uma essência da vida ou
força vital. A queda do vitalismo ocorreu devido ao fracasso de muitos
experimentos destinados a verificar a existência de uma força vital
unificadora. Entre esses experimentos destaca-se de Pasteur, que comentaremos a
seguir.
Os experimentos de pasteur
Por volta de 1860, Louis Pasteur
(1822-1895) realizou experimentos com balões de vidro e infusões, aplicando a
técnica de Spallanzani para esticar o pescoço do balão com o uso do fogo. No
caso de Pasteur, o pescoço era curvo e mantido aberto, sendo chamado de pescoço
de cisne (Fig. 7.4).
Figura 7.4. Parte de gravura que retrata Louis Pasteur em
seu laboratório, examinando um balão com líquido
esbranquiçado, que corresponde àquele em que houve crescimento de
microrganismos, ficando contaminado, e outro com líquido transparente, que
corresponde ao estéril.
a
Os experimentos de Pasteur estão
descritos e esquematizados na figura 7.5. Analise-a antes de prosseguir com a
leitura do texto. No balão intacto, esses microrganismos não conseguem chegar
até o líquido nutritivo e estéril, pois ficam retidos no filtro formado pelas
gotículas de água surgidas no pescoço do balão durante o resfriamento. Já nos
frascos em que o pescoço é quebrado, esse filtro deixa de existir, e os
microrganismos presentes no ar podem entrar em contato com o líquido nutritivo, e onde
se proliferam ao encontrar condições adequadas para seu desenvolvimento. Assim,
o ar contém microrganismos que se desenvolvem no líquido nutritivo. Não há uma
“força vital”, como diziam os defensores da abiogênese.
Os
experimentos realizados por Pasteur contribuíram para reforçar a hipótese da
biogênese, que passou a ser mais aceita. Outros pesquisadores ainda continuaram
a defender a teoria da geração espontânea por algum tempo, travando debates
calorosos com Pasteur.
Biologia Celular
U
Estratégias de leitura: Ler, compreender, analisar e interpretar: depoimentos, livreto de apresentação de cursos universitários (índice, carta de boas-vindas, tabelas com cursos, resumo dos cursos, relatos de experiência, textos informativo-descritivos, testemunhos), piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.
História 3ªSérie
A,B e C –
Profº Leilson
Habilidades: Analisar o papel histórico
das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos
diferentes agentes e forças sociais.
_________________________________________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
PROJETO DE VIDA- 3°A.
Habilidades: Aprender a conhecer-se. Conhecer a realidade na qual está inserido.
Acesse
e responda:
https://forms.gle/mHxaeLen7387E1Z38
_________________________________________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO-
3°C.
Habilidades: Elaborar perguntas para garantir
uma base sólida para investigação de um problema ou desafio. Apropriar-se de
diversas linguagens e recursos tecnológicos, incluindo-se digitalmente para
usar, enquanto participante de grupos de engajamento e ativismo juvenil, de
forma responsável e ética, as TDIC.
Entraremos na 3° etapa do nosso projeto:
questionário online para os professores da escola Cristiane Chaves Moreira
Braga.
Acesse
e responda:
https://forms.gle/Q6yr27rmKuQK9tyW6
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Arte
Professora Edna
Habilidade:Explorar os processos de criação desta linguagem em ambientes digitais Atividade:
"Basquiat" traz uma introdução sobre um dos primeiros grafiteiros a ganhar popularidade artística e que depois se revelaria também como pintor neo-expressionista. Aparece uma das principais figuras da Pop Art, o artista plástico Andy Warhol, mentor de Jean-Michel Basquiat. Abordar o tema da trajetória de um artista. Os Gêmeos Gustavo e Otavio Pandolfo e o quanto o Grafite está ligado diretamente ao movimento Hip Hop. E das ruas para as galerias.
Percursos de experimentação do diálogo com os meios de comunicação;
Formulário 1
https://forms.gle/TUvMxgZKyNfvKWdG9
Formulário 2
https://forms.gle/dyUZoufi7FsHsSjB8
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Atividade de Tecnologia e Inovação- 10 a 14 de agosto 2020.
Prof.ª Néia 3ª sérieA
Habilidades: EF09HI33: Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
Inteligência Artificial
Dando continuidade da aula anterior sobre a Educação 4.0, o aluno irá pesquisar sobre a Inteligência Artificial.
ü Quando surgiu?
ü Quem são seus criadores?
ü Quais os objetivos esperados?
ü Quais os impactos na sociedade?
ü O uso da Inteligência Artificial na mídia?
Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!!
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Português
3ªSérie A ,B e C professora Ariane
Vamos continuar falando um pouco sobre o ENEM, e possíveis temas, falaremos também sobre o que NÃO fazer na redação.
Habilidades:
Relacionar, como realidade cultural lusófona, as produções, em língua portuguesa, na África e no Brasil.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Considerar indícios de valores presentes na contemporaneidade manifestos na tessitura de um texto.
Analisar criticamente as relações entre poesia da modernidade e a construção do mundo atual.
Usar conhecimentos de terceiros (citação) na produção de projeto de texto próprio, mantendo autoria
Elaborar a revisão de texto produzido seguindo procedimentos aprendidos na série.
Responda as
atividades acessando ao link: https://forms.gle/7e5veTYe2vUChGoG9
Assistir o vídeo :
https://www.youtube.com/watch?v=Nx6oLGKWzBA
Resolva os exercícios :
Construa o gráfico de f(x) = 4x² – 4x – x.
Determine os pontos de intersecção da parábola da função f(x) = 2x² – 3x + 1, com o eixo das abscissas.
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ELETIVA
Professora Maristela: MODAS
Habilidades: Conhecimento; Pensamento crítico e criativo; Comunicação - Utilizar diferentes linguagens .
Redação
Quais as tendências da moda na entre os jovens moderna, ?
Pesquise na próxima aula teremos um questionário sobre o assunto.
OBS: Enviar foto das atividade no e-mail - formentini2@gmail.com com a data serie e nome do aluno
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Profª Thamara - Matemática - 3ºB
https://forms.gle/c4DLYWUa9BrVSdT3A
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Profª Thamara - Tecnologia e Inovação - 3ºB
https://forms.gle/TfRZiAPR3Qz77FDd7
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Profª Thamara - Eletiva Encena - 2º e 3ºEM
https://forms.gle/mJCGxqSvPXtDNsVT7
Atividade de Tecnologia e Inovação- 17 a 21 de agosto 2020.
Prof.ª Néia – 3ªsérie A
Habilidades: EF09HI33: Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
Linguagem computacional
Dando continuidade da aula anterior sobre a Educação 4.0, o aluno irá pesquisar sobre a Linguagem Computacional.
v
**Quais as principais linguagens de programação do mercado de T.I.
Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!!
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Prof. Paulo Freire
Matemática
Assistir o vídeo :
https://www.youtube.com/watch?v=WI_Oe3Bot2o
Resolver o exercício :
calcular a distância percorrida a partir da área do gráfico
https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/conteudo/images/vxt.jpg
Prof. Paulo Freire
Física
Determine o que vem a ser um modelo atómico, de exemplo,
e crie um exercício.
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