-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

10 agosto, 2020

3º SÉRIE - 10 A 14 DE AGOSTO

 

 E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


HORÁRIO DAS AULAS ONLINE

_______________________________________ 
           DISCIPLINA: BIOLOGIA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS  3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C   para o período de 10/08 a 14/08


TEMA: Origem da vida:  - Concepções mítico-religiosas  - Teorias científicas 

Habilidades: Interpretar concepções religiosas e científicas para a origem da vida e dos seres vivos. Estabelecer a relação entre as condições da Terra primitiva e a origem dos primeiros seres vivos

 

RESPONDA AS ATIVIDADES  NO LINK:   https://forms.gle/xNkQUv53CZmFw2zr9

A origem da vida

        Será que a Terra sempre foi como nós a conhecemos hoje? Como se originaram os primeiros seres vivos e como teriam esses seres evoluído e gerado a imensa diversidade de formas vivas que habitam hoje o nosso planeta? Desde a Antiguidade, essas questões preocupam o ser humano, mas respondê-las não é simples, pois não é possível retroceder no tempo e ver como a vida se originou e evoluiu. Entretanto, é possível pautar nossos conhecimentos em evidências geológicas, químicas, físicas e biológicas, observadas e baseadas em fatos, para tentar propor hipóteses sobre a origem da vida. A Astrobiologia, uma área crescente dentro das ciências, investiga a origem, a evolução, a distribuição e o futuro da vida no Universo. É um campo de estudos interdisciplinar que, além das ciências já citadas, emprega ferramentas matemáticas e computacionais para tratamento dos dados e elaboração de modelos.


A origem dos seres vivos

      Em textos literários antigos, encontramos citações sobre a origem de sapos a partir da lama. Essa noção, de que os seres vivos surgem a partir da matéria inanimada (elementos não vivos), perdurou desde a Antiguidade até o século XIX e ficou conhecida como teoria da geração espontânea ou abiogênese (do grego: a = prefixo de negação; bio = vida; génesis = origem). Uma longa discussão entre diversos pesquisadores ocorreu nesse período, até que a teoria da biogênese fosse aceita. Segundo essa teoria, um ser vivo só surge de outro ser vivo preexistente. Vamos abordar essa longa discussão de modo resumido, citando apenas alguns dos trabalhos e pesquisadores envolvidos. Sempre que se analisa uma longa apenas alguns dos fatos que ocorreram na época. Em geral, os pesquisadores baseiam-se em uma série de observações da natureza, de avanços teóricos e conceituais da ciência, além do trabalho de outros pesquisadores. Assim, ao fazermos a síntese de uma história científica com mais de 2 mil anos de duração, tratando de apenas alguns experimentos e pesquisadores, não pretendemos que você tenha uma ideia equivocada do que ocorreu nesse período, pensando que somente essas pessoas estão envolvidas. Aristóteles, um importante filósofo grego que viveu de 384 a.C. a 322 a.C. e cujas ideias influenciaram diversas áreas do conhecimento, estudou detalhadamente a anatomia e o processo de reprodução sexuada de vários animais, mas aceitava a geração espontânea para seres cujo processo de reprodução desconhecia.
De Aristóteles até o fim do século XIX vários estudos foram feitos, mas vamos citar apenas os realizados por Francesco Redi em 1668, John T. Needham em 1745, Lazzaro Spallanzani em 1770 e Pasteur em 1860

 

Biogênese versus abiogênese

Os experimentos de redi
      Em 1668, Francesco Redi (1626-1697) investigou a suposta origem de vermes na carne em decomposição. Na época, o surgimento desses vermes era interpretado como fruto de geração espontânea. No entanto, Redi questionava essa interpretação, pois notava que moscas são atraídas pelos corpos em decomposição e neles colocam seus ovos. Desses ovos, surgem as larvas, que se
transformam em moscas adultas. Como as larvas são vermiformes, os “vermes” que ocorrem nos corpos em decomposição nada mais seriam que larvas de moscas. Redi concluiu, então, que essas larvas não surgem espontaneamente a partir da decomposição da carne, mas são resultantes da eclosão dos ovos postos por moscas atraídas pelo corpo em decomposição. Para testar sua hipótese, Redi realizou o seguinte experimento: colocou pedaços de carne crua dentro de frascos, deixando alguns cobertos com gaze e outros completamente abertos. De acordo com a teoria da abiogênese, deveriam surgir vermes ou nascer moscas a partir da decomposição da própria carne tanto em frascos abertos quanto em frascos cobertos com gaze. Isso, entretanto, não aconteceu. Nos frascos mantidos abertos, Redi verificou ovos, larvas e moscas sobre a carne, mas nos frascos cobertos com gaze nenhuma dessas formas foi encontrada (Fig. 7.3).
        Esse experimento apoiou a hipótese de Redi e mostrou que não havia geração espontânea de vermes em corpos em decomposição. Entretanto, para outros casos, Redi aceitava a ideia de geração espontânea. Por exemplo, para ele essa ideia explicaria o surgimento de vermes parasitas do intestino humano. Na época em que Redi realizou seus experimentos, o microscópio já havia sido inventado e microrganismos já haviam sido observados. Muita discussão também foi gerada sobre a origem dessas formas de vida, que na época eram chamadas de “animálculos” ou “infusórios” (e hoje chamamos de microrganismos)


Biologia Celular
Os experimentos de Needham e Spallanzani
        John Turberville Needham (1713-1781) começou a desenvolver seu interesse pela natureza observando e descrevendo, com o auxílio dos microscópios, pequenos seres com movimentos, os quais eram na época chamados de animálculos. Ele desenvolveu uma série de experimentos que, segundo suas ideias, traziam evidências de que os animálculos eram gerados espontaneamente.
        Em seu principal experimento, apresentado em 1748, Needham preparava um caldo de carne de carneiro e o distribuía, ainda quente, em diversos frascos, que eram fechados com rolhas e deixados em repouso por alguns dias. Desse modo, ele pretendia descobrir se as formas de vida eram produzidas a partir de algo de fora dos frascos ou a partir do próprio caldo nutritivo.
        Ao examinar essas soluções ao microscópio, Needham observava animálculos, o que o fazia concluir que eles tinham surgido espontaneamente dos caldos. Diante desses resultados, Needham interpretou que a solução nutritiva continha uma “força vital”, responsável pelo surgimento das formas vivas. O naturalista italiano Lazzaro Spallanzani (1729-1799) e alguns outros cientistas contestavam as interpretações de Needham. Eles consideravam que os seres microscópicos observados por Needham poderiam vir de ovos que estavam no ar, nas paredes dos frascos ou no próprio caldo. Spallanzani era adepto da teoria da biogênese. Spallanzani repetiu os experimentos de Needham com algumas modificações e obteve resultados diferentes. Em seus experimentos, ele colocou substâncias nutritivas em balões de vidro, submeteu-os à fervura e em
seguida fechou-os usando um maçarico, que derretia o próprio vidro do balão e o selava hermeticamente.           Deixava resfriar por alguns dias e então abria os frascos e observava o líquido ao microscópio. Nenhum organismo estava presente. Spallanzani defendeu seus resultados em uma publicação de 1765, explicando que Needham não havia fervido sua solução nutritiva por tempo suficientemente longo para matar todos os animálculos existentes nela e, assim, esterilizá-la. Needham, em 1769, respondeu a essa crítica dizendo que, ao ferver por muito tempo as substâncias nutritivas, Spallanzani havia destruído a “força vital” e, fechando os frascos hermeticamente, tornava o ar desfavorável ao aparecimento da vida. Spallanzani fez outros experimentos para combater as críticas de Needham, mas a controvérsia entre eles, naquela época, não se resolveu. Needham e Spallanzani eram experimentadores muito competentes, que utilizaram técnicas e metodologias inovadoras para o período histórico em que viveram. Os dois fizeram diversos experimentos para testar suas ideias, mas nenhum deles abandonou suas
hipóteses, mesmo após as análises de seus resultados.
        Conhecer episódios históricos que se desenvolvem em torno de uma controvérsia científica é importante, pois nos permite perceber que, muitas vezes, as tomadas de decisão em favor de uma ou outra hipótese são influenciadas pela visão dos pesquisadores acerca da questão. Foi o que aconteceu no episódio com esses dois naturalistas.
        Na época em que esses pesquisadores viveram, a corrente de pensamento mais aceita era o vitalismo. Os vitalistas propunham que, se os movimentos dos astros eram explicados por uma força invisível (ou essência), também deveria existir uma essência da vida ou força vital. A queda do vitalismo ocorreu devido ao fracasso de muitos experimentos destinados a verificar a existência de uma força vital unificadora. Entre esses experimentos destaca-se de Pasteur, que comentaremos a seguir.


Os experimentos de pasteur
        Por volta de 1860, Louis Pasteur (1822-1895) realizou experimentos com balões de vidro e infusões, aplicando a técnica de Spallanzani para esticar o pescoço do balão com o uso do fogo. No caso de Pasteur, o pescoço era curvo e mantido aberto, sendo chamado de pescoço de cisne (Fig. 7.4).

Figura 7.4. Parte de gravura que retrata Louis Pasteur em seu laboratório, examinando um balão com líquido
esbranquiçado, que corresponde àquele em que houve crescimento de microrganismos, ficando contaminado, e outro com líquido transparente, que corresponde ao estéril.
a

 

        Os experimentos de Pasteur estão descritos e esquematizados na figura 7.5. Analise-a antes de prosseguir com a leitura do texto. No balão intacto, esses microrganismos não conseguem chegar até o líquido nutritivo e estéril, pois ficam retidos no filtro formado pelas gotículas de água surgidas no pescoço do balão durante o resfriamento. Já nos frascos em que o pescoço é quebrado, esse filtro deixa de existir, e os microrganismos presentes no ar podem entrar em contato com o líquido nutritivo, e onde se proliferam ao encontrar condições adequadas para seu desenvolvimento. Assim, o ar contém microrganismos que se desenvolvem no líquido nutritivo. Não há uma “força vital”, como diziam os defensores da abiogênese.

Os experimentos realizados por Pasteur contribuíram para reforçar a hipótese da biogênese, que passou a ser mais aceita. Outros pesquisadores ainda continuaram a defender a teoria da geração espontânea por algum tempo, travando debates calorosos com Pasteur.
Biologia Celular

U

_______________________________________

Inglês


Estratégias de leitura: Ler, compreender, analisar e interpretar: depoimentos, livreto de apresentação de cursos universitários (índice, carta de boas-vindas, tabelas com cursos, resumo dos cursos, relatos de experiência, textos informativo-descritivos, testemunhos), piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.


__________________________________________

Química. 

Professora  -  Maristela

https://forms.gle/m1DY6nu1DgdNot7C7 -      3º A

https://forms.gle/dRYEKg6veZGXHx6RA -    3º B

História 3ªSérie A,B e C – Profº Leilson

Habilidades: Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.

Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/AxKGbupgRXEQnvMP7 
________________________________________ 


Disciplina Geografia.Professora Cristiane
Habilidade:.Extrair informações de textos e imagens sobre a distribuição espacial dos países africanos

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________






Educação física professor Emerson 3°B




Início da matéria do 3° bimestre




https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSft_JPp6odI8WCqnmtfcSFnkoFxl9Odve88EM46GQBEAwYN2w/viewform?usp=sf_link 

 

_________________________________________________________________

 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 3°A.

Habilidades: Aprender a conhecer-se. Conhecer a realidade na qual está inserido.

Acesse e responda: 

https://forms.gle/mHxaeLen7387E1Z38

_________________________________________________________________ 


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 3°C.   

Habilidades: Elaborar perguntas para garantir uma base sólida para investigação de um problema ou desafio. Apropriar-se de diversas linguagens e recursos tecnológicos, incluindo-se digitalmente para usar, enquanto participante de grupos de engajamento e ativismo juvenil, de forma responsável e ética, as TDIC.  

Entraremos na 3° etapa do nosso projeto: questionário online para os professores da escola Cristiane Chaves Moreira Braga. 

Acesse e responda:  

https://forms.gle/Q6yr27rmKuQK9tyW6 

       ____________________________________________________________

Arte

Professora Edna


Habilidade:Explorar os processos de criação desta linguagem em ambientes digitais Atividade:

 "Basquiat" traz uma introdução sobre um dos primeiros grafiteiros a ganhar popularidade artística e que depois se revelaria também como pintor neo-expressionista. Aparece uma das principais figuras da Pop Art, o artista plástico Andy Warhol, mentor de Jean-Michel Basquiat. Abordar o tema da trajetória de um artista. Os Gêmeos Gustavo e Otavio Pandolfo e o quanto  o Grafite está ligado diretamente ao movimento  Hip Hop. E das ruas para as galerias.

Percursos de experimentação do diálogo com os meios de comunicação;

Formulário 1


https://forms.gle/TUvMxgZKyNfvKWdG9

Formulário 2

https://forms.gle/dyUZoufi7FsHsSjB8

________________________________________________________________


Atividade de Tecnologia e Inovação- 10 a 14 de agosto 2020.

Prof.ª Néia    3ª sérieA

HabilidadesEF09HI33: Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.

 

 

Inteligência Artificial

   

 

Dando continuidade da aula anterior sobre a Educação 4.0, o aluno irá pesquisar sobre a Inteligência Artificial.

ü  Quando surgiu?

ü  Quem são seus criadores?

ü  Quais os objetivos esperados?

ü  Quais os impactos na sociedade?

ü  O uso da Inteligência Artificial na mídia?

 

Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno. 

Boa semana a todos!!!

 ____________________________


Português 

  3ªSérie A ,B e C professora Ariane 

Vamos continuar falando um pouco sobre o ENEM, e possíveis temas, falaremos também sobre o que NÃO  fazer na redação.

Habilidades:
Relacionar, como realidade cultural lusófona, as produções, em língua portuguesa, na África e no Brasil.
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Considerar indícios de valores presentes na contemporaneidade manifestos na tessitura de um texto.
Analisar criticamente as relações entre poesia da modernidade e a construção do mundo atual.
Usar conhecimentos de terceiros (citação) na produção de projeto de texto próprio, mantendo autoria
Elaborar a revisão de texto produzido seguindo procedimentos aprendidos na série.


Responda as atividades acessando ao  link:  https://forms.gle/7e5veTYe2vUChGoG9 

__________________________

ELETIVA (CONS)CIÊNCIA

Profª Mileni

Continuando o processo de construção dos projetos: 

Seu grupo já agendou uma reunião comigo essa semana?
Se não, me mande mensagem e vamos conversar!
whatsapp (19)996125182

Para ajudar no processo de construção do projeto, leia o texto abaixo:

Qualquer dúvida entre em contato! 

Grande abraço!

_________________________________



Prof. Paulo Freire

Matemática

Assistir o vídeo :


https://www.youtube.com/watch?v=Nx6oLGKWzBA



Resolva os exercícios :


  1. Construa o gráfico de  f(x) = 4x² – 4x – x.


  1. Determine os pontos de intersecção da parábola da função f(x) = 2x² – 3x + 1, com o eixo das abscissas.




Prof. Paulo Freire

Física

Faça uma pesquisa sobre MODELOS ATÓMICOS ( Física Quântica )

 

__________________________________

Projeto de Vida - 3 B - Professora Regiane 

Acesse o link abaixo e responda as atividades.


___________________________________________________________________


ELETIVA 

     Professora Maristela: 
MODAS

 


Habilidades: Conhecimento; Pensamento crítico e criativo; Comunicação - Utilizar diferentes linguagens . 

                                         Redação

Quais as tendências da moda na entre os jovens moderna, ?

Pesquise na próxima aula teremos um questionário sobre o assunto.


OBS: Enviar foto das atividade no e-mail - formentini2@gmail.com com a data  serie e nome do aluno

                                        GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Profª Thamara - Matemática - 3ºB

https://forms.gle/c4DLYWUa9BrVSdT3A

                                        GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Profª Thamara - Tecnologia e Inovação - 3ºB

https://forms.gle/TfRZiAPR3Qz77FDd7

                                          GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Profª Thamara - Eletiva Encena - 2º e 3ºEM

https://forms.gle/mJCGxqSvPXtDNsVT7



Atividade de Tecnologia e Inovação-   17 a 21 de agosto 2020.

Prof.ª Néia – 3ªsérie A

HabilidadesEF09HI33: Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.

 

Linguagem computacional

 

Dando continuidade da aula anterior sobre a Educação 4.0, o aluno irá pesquisar sobre a Linguagem Computacional.

v   

**Quais as principais linguagens de programação do mercado de T.I.

 

Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno. 

Boa semana a todos!!!

 _________________________________________


Prof. Paulo Freire

Matemática


Assistir o vídeo : 


https://www.youtube.com/watch?v=WI_Oe3Bot2o


Resolver o exercício : 

calcular a distância percorrida a partir da área do gráfico


https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/conteudo/images/vxt.jpg




Prof. Paulo Freire

Física

Determine o que vem a ser um modelo atómico, de exemplo,

e crie um exercício.



v  ((