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PSICOLOGIA VIVA

11 maio, 2020

1ª SÉRIE - 11/05 A 15/05


Atividades para os alunos da 1ª série A e B

para o período de 11/05 a 15/05


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
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HISTÓRIA 
1ª Série


Habilidades: Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber.

Responder as atividades acessando o Link: https://forms.gle/VvTYFxVvc6V4GQ877


SOCIOLOGIA
1ªSérie 

Habilidades: Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.

Faça uma pesquisa sobre Augusto Comte (1798-1857) considerado o pai da sociologia.

Enviar pesquisa através do link:  https://forms.gle/Lp2NsX177sdQNo579  


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ELETIVA – PROFISSOÕES  - PROFESSOR : LEILSON


Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.



Acesse o link:   (  https://forms.gle/ehMhgPkw14q3zJTu5 )




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INGLÊS







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 TECNOLOGIA E INOVAÇÃO



PROFª GRAZIELLE ALMEIDA


TURMA: 1ºB





O que é Cultura Maker?
O movimento Cultura Maker é uma evolução do “Do it yourself” ou, em bom português, do “Faça você mesmo”.
O conceito principal é que qualquer pessoa, dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento, pode criar as suas próprias soluções para problemas do cotidiano.
É bem verdade que essa (nem tão) nova tendência tem se popularizado e assumido um status mais profissional nos dias de hoje.
O que tem impulsionado o movimento é o surgimento de novas tecnologias, como as impressoras 3D, máquinas de corte à laser, kits de robótica e o próprio acesso massivo à internet de banda larga.
Em uma analogia bem simples, é como se as chamadas gambiarras, que todo brasileiro está acostumado a fazer, ganhassem sofisticação e requinte.
Talvez o principal papel do movimento Maker seja difundir o aprendizado pela prática.
Não que a teoria não tenha valor, é claro.
Contudo, por meio do “faça você mesmo”, mais pessoas têm acesso à confecção de produtos.
É algo que antes era restrito às indústrias de massa e, atualmente, está mais democratizado.
conhecimento circula mais e todos têm a oportunidade de desenvolver ideias inovadoras e compartilhá-las com o mundo.
Para Dale Dougherty, criador da revista MAKE, primeira publicação especializada do movimento, a Cultura Maker tem como um dos seus principais objetivos provocar o potencial criativo das pessoas, fazendo com que elas raciocinem e ajam de maneira pouco convencional.
É o famoso “pensar fora da caixa”.
Dougherty, em outras palavras, está dizendo que esse fenômeno mundial faz com que as pessoas se tornem mais autônomas e proativas.
Com isso, obviamente, ficam menos dependentes dos outros para encontrar as suas próprias soluções.
Os jovens, desde cedo, estão em contato com esse universo e se tornando, aos poucos, os principais agentes do seu desenvolvimento intelectual.
Por meio de brincadeiras, jogos de desafio e charadas, por exemplo, eles vão em busca de respostas para problemas que, mais tarde, vão ser úteis para o seu futuro.




ATIVIDADE
1-    O que é cultura Maker?

2-    Qual a importância da Cultura Maker na educação? 

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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
 Disciplina: PROJETO DE VIDA. 
   
      Habilidades: Identificar as próprias características pessoais; construir e valorar positivamente conceitos acerca de si próprio. 

    
     Biografia é a história da vida de uma pessoa. A palavra tem origem nos termos gregos bios, que significa “vida”, e graphein, que significa “escrever”. É a descrição dos fatos particulares da vida de uma pessoa, incluindo sua trajetória.   




A autobiografia é a biografia escrita pela pessoa de quem a biografia fala, geralmente resulta de quando o autor realiza o levantamento de sua própria existência.   




*Acesse os links para ter acesso a três exemplos de grandes autobiografias já escritas (ao clicar no link, você será redirecionado para a Amazon e poderá ler a sinopse desses livros): 











Atividades:



 Qual dessas autobiografias você gostaria de ler? E por quê?



 Agora é sua vez! Escreva a sua autobiografia, respondendo as seguintes questões: 


a) Data de nascimento:
b) Local onde nasceu e vive atualmente:
c) Onde estudou:
d) Algumas habilidades específicas:
e) Um pensamento em que realmente acredite:
f) Algo sobre a sua família:
g) Com uma palavra o que gostaria de se tornar:   

*Realize as atividades em seu caderno.

Material do educador, Aulas Projeto de Vida-ensino médio. Disponível em: <https: http://www.iema.ma.gov.br/wp-content/uploads/2016/12/MATERIAL-DO-EDUCADOR-AULAS-DE-PROJETO-DE-VIDA.pdf >. Acesso em 29 de abril de 2020. 

  
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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
 Disciplina: ELETIVA- EXPRESSA-TE (TEATRO).     



Habilidades: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação - Utilizar diferentes linguagens. 
  

 VIDA BRUTA.   



“Vida Bruta” é uma peça dirigida ao público adolescente, que tem em sua essência a fábula e a intercessão de linguagens artísticas como a dança, a música, o circo e o teatro.  

 Tratando das questões juvenis com um elenco formado por atores juvenis treinados pelo Satyros, “Vida Bruta” oferece a este público um espaço de reflexão e arte. 

O espetáculo “Vida Bruta” foi desenvolvido a partir de depoimentos pessoais dos próprios artistas adolescentes, sobre os seus problemas do dia a dia, suas angústias, seus desejos e frustrações. 

*Assista a peça através do link, e faça anotações sobre elementos que te chamaram atenção no espetáculo. 



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GEOGRAFIA 1ª série A e B
Prof. Valdilene Matos
Olá tudo bem com vocês?
Espero que sim, vamos a mais uma aula?
Habilidades:
·        Aplicar o conceito de ordem mundial considerando as diferentes formas de poder entre as nações;
·        Identificar, definir e classificar as superpotências e seu papel na ordem mundial;
Nova Ordem Mundial
Nova Ordem Geopolítica Mundial – significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da Guerra Fria. Então Nova Ordem Mundial é formada pela expansão de polos econômicos de poder e globalização.
Com a queda do Muro de Berlim, em 1989 e o fim da Guerra ria com a queda da União Soviética, em 1991, o mundo se viu diante de uma nova configuração política. A soberania dos Estados Unidos e do capitalismo se estendeu por praticamente todo o mundo e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se consolidou como o maior e mais poderoso tratado militar internacional. O planeta, que antes se encontrava na denominada “Ordem Bipolar” da Guerra Fria, passou a buscar um novo termo para designar o novo plano político.
A primeira expressão que pode ser designada para definir a Nova Ordem Mundial é a unipolaridade, uma vez que, sob o ponto de vista militar, os EUA se tornaram soberanos diante da impossibilidade de qualquer outro país rivalizar com os norte-americanos nesse quesito.
A segunda expressão utilizada é a multipolaridade, pois, após o término da Guerra Fria, o poderio militar não era mais o critério principal a ser estabelecido para determinar a potencialidade global de um Estado Nacional, mas sim o poderio econômico. Nesse plano, novas frentes emergiram para rivalizar com os EUA, a saber: o Japão e a União Europeia, em um primeiro momento, e a China em um segundo momento, sobretudo a partir do final da década de 2000.
Mudanças na hierarquia internacional
Outra mudança acarretada pela emergência da Nova Ordem Mundial foi a necessidade da reclassificação da hierarquia entre os Estados nacionais. Antigamente, costumava-se classificar os países em 1º mundo (países capitalistas desenvolvidos), 2º mundo (países socialistas desenvolvidos) e 3º mundo (países subdesenvolvidos e emergentes). Com o fim do segundo mundo, uma nova divisão foi elaborada.
A partir de então, divide-se o mundo em países do Norte (desenvolvidos) e países do Sul (subdesenvolvidos), estabelecendo uma linha imaginária que não obedece inteiramente à divisão norte-sul cartográfica, conforme podemos observar na figura abaixo.
Mapa com a divisão norte-sul e a área de influência dos principais centros de poder

É possível perceber, no mapa acima, que a divisão entre norte e sul não corresponde à divisão estabelecida usualmente pela Linha do Equador, uma vez que os critérios utilizados para essa divisão são econômicos, e não cartográficos. Percebe-se que alguns países do hemisfério norte (como os Estados do Oriente Médio, a Índia, o México e a China) encontram-se nos países do Sul, enquanto os países do hemisfério sul (como Austrália e Nova Zelândia), por se tratar de economias mais desenvolvidas, encontram-se nos países do Norte.
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No mapa acima também podemos visualizar as áreas de influência política dos principais atores econômicos mundiais. Vale lembrar, porém, que a área de influência dos EUA pode se estender para além da divisão estabelecida, uma vez que sua política externa, muitas vezes, atua nas mais diversas áreas do mundo, com destaque para algumas regiões do Oriente Médio.
A “Guerra ao terror”
Como vimos, após o final da Guerra Fria, os Estados Unidos se viram isolados na supremacia bélica do mundo. Apesar de a Rússia ter herdado a maior parte do arsenal nuclear da União Soviética, o país mergulhou em uma profunda crise ao longo dos anos 1990 e início dos anos 2000, o que não permitiu que o país mantivesse a conservação de seu arsenal, pois isso custa muito dinheiro.
Em face disso, os Estados Unidos precisavam de um novo inimigo para justificar os seus estrondosos investimentos em armamentos e tecnologia bélica. Em 2001, entretanto, um novo inimigo surgiu com os atentados de 11 de Setembro, atribuídos à organização terrorista Al-Qaeda.


A tragédia de 11 de Setembro vitimou centenas de pessoas, mas motivou os EUA a gastarem ainda mais com armas. ¹
Com isso, sob o comando do então presidente George W. Bush, os Estados Unidos iniciaram uma frenética Guerra ao Terror, em que foram gastos centenas de bilhões de dólares. Primeiramente os gastos se direcionaram à invasão do Afeganistão, em 2001, sob a alegação de que o regime Talibã que governava o país daria suporte para a Al-Qaeda. Em segundo, com a perseguição dos líderes dessa organização terrorista, com destaque para Osama Bin Laden, que foi encontrado e morto em maio de 2011, no Paquistão.
O que se pode observar é que não existe, ao menos por enquanto, nenhuma nação que se atreva a estabelecer uma guerra contra o poderio norte-americano. O “inimigo” agora é muito mais difícil de combater, uma vez que armas de destruição em massa não podem ser utilizadas, pois são grupos que atacam e se escondem em meio à população civil de inúmeros países.
Geopolítica não é apenas junção dos nomes geografia e política e sim políticas de relações internacionais entre os Estados-Nação (países) que se utilizam de diversos meios, como a guerra, as sansões econômicas e a violência para fazer valer seus interesses.

 Atividade Avaliativa (Pesquisa)
Vamos fazer uma reflexão crítica sobre HQ (História em quadrinhos)?
Você sabia que muitas vezes as histórias em quadrinhos são instrumentos utilizados pelo país de criação como forma de propagar seus valores e modo de vida?
1ª Sobre os personagens abaixo pesquisem e respondam:
          1-   Capitão América
         2-   Homem Aranha
3-   Superman
           4-   Homem de Ferro
 a)    Quem criou?
                b)   Quando foi criado?
                                                         c)    Qual mensagem principal difundem em suas histórias?
2ª Crie um ou mais heróis brasileiros e escreva sua HQ, use a criatividade e capriche na arte porque irei postá-las de todos que permitirem e assim que retornarmos montaremos um mural.
Então favor colocar no final da atividade: autorizo postagem dessa atividade ou não autorizo postagem.



Química 1ª série A e B
Professora: Maristela

Para copiar no caderno e reponder

Habilidades:
Reconhecer o estado físico dos materiais a partir de suas temperaturas de fusão e de ebulição.


         Para ajudar a compreender: https://youtu.be/ulzPNWhMhMo
          Para ajudar a compreender: https://youtu.be/tJe08Kwpyc0
          Para ajudar a compreender: https://youtu.be/0IhqmE5qiXU 


         Exercícios Estados Físicos Da Matéria


 Questão 1
 A tabela a seguir traz os pontos de fusão e ebulição, em ºC, sob pressão de 1 atm, de alguns materiais. Com base nas informações da tabela, assinale a alternativa que indica quais materiais estão no estado de agregação líquido à temperatura ambiente (cerca de 25ºC):

Tabela com pontos de fusão e ebulição de várias substâncias
a) Oxigênio e Metanol
b) Metanol, acetona e mercúrio
c) Metanol e mercúrio
d) Amônia, acetona, mercúrio e alumínio
e) Nenhuma das alternativas.

Questão 2
(Vunesp) O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80°C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar resíduo. Essa observação pode ser explicada pelo fenômeno da:
a) fusão.
b) sublimação.
c) solidificação.
d) liquefação.
e) ebulição.
Questão 3
(Mackenzie-SP) As fases de agregação para as substâncias abaixo, quando expostas a uma temperatura de 30 ºC , são, respectivamente:
Tabela com pontos de fusão e ebulição de alguns materiais
Tabela com pontos de fusão e ebulição de alguns materiais
a) sólido, líquido, gasoso e líquido.
b) líquido, sólido, líquido e gasoso.
c) líquido, gasoso, líquido e sólido.
d) gasoso, líquido, gasoso e sólido.
e) sólido, gasoso, líquido e gasoso.

Questão 4
O ponto de fusão do cobre é igual a 1083 ºC e o ponto de ebulição é de 2 310 ºC. Assinale a alternativa que indica corretamente o estado físico do cobre em 20ºC, 100ºC, 1000ºC e 2500ºC, respectivamente:
a) sólido, sólido, líquido, gasoso.
b) Sólido, sólido, sólido, sólido.
c) Sólido, sólido, sólido, gasoso.
d) Sólido, sólido, sólido, líquido.
e) Sólido, líquido, líquido, gasoso

OBS: Enviar foto das atividade no e-mail - formentini2@gmail.com com a data  serie e nome do aluno.
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ARTE (1ª série A e B)- Anderson Sanchez
SEMANA: 11/05 a 15/05

Habilidade: 1ª EM       - Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana. Heranças culturais; patrimônio cultural imaterial e material; estética do cotidiano; tradição e ruptura; ligação arte e vida; arte contemporânea.

Atividade #1: Leia o texto no link a seguir e resuma no caderno de arte os pontos chaves e o que você entendeu sobre patrimônio cultural.

Atividade #2:  Pesquise o que lhe é pedido e responda as questões que se seguem através do link:
                                      GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Thamara - Matemática

2ª Lista de Exercícios - 1º EM

PROGRESSÃO ARITMÉTICA

Definição

Consideremos a sequência ( 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16).
Observamos que, a partir do segundo termo, a diferença entre qualquer termo e seu antecessor é sempre a mesma:

4 – 2 = 6 – 4 = 10 – 8 = 14 – 12 = 16 – 14 = 2

Sequências como esta são denominadas progressões aritméticas (PA).A diferença constante é chamada de razão da progressão e costuma ser representada por r. Na PA dada temos r = 2.
Podemos, então, dizer que:
São exemplos de PA:
·  (5, 10, 15, 20, 25, 30) é uma PA de razão r = 5
·  (12, 9, 6, 3, 0, -3) é uma PA de razão r = -3
·  (2, 2, 2, 2, 2,...) é uma PA de razão r = 0

Notação

PA( a1, a2, a3, a4,.... , an)


Onde:
a1= primeiro termo
an = último termo, termo geral ou n-ésimo termo
n = número de termos (se for uma PA finita )
r = razão

            PROGRESSÃO GEOMÉTRICA

Definição

Consideremos a sequência (1, 3, 9, 27, 81, 243, 729).
Observamos que, a partir do segundo termo, a DIVISÃO entre qualquer termo e seu antecessor é sempre a mesma:

3:1 = 9:3 = 27:9 = 81:27 = 243:81 = 729:243 =3

Sequências como esta são denominadas progressões geométicas (PG).
A diferença constante é chamada de razão da progressão e costuma ser representada por q.
Na PG dada temos q = 3.
Podemos, então, dizer que:
São exemplos de PG:
·  (5, 10, 20, 40, 80) é uma PG de razão q=2
·  (81, 27, 9, 3, 1, 1/3, 1/9) é uma PG de razão q= 1/3
·  (2, 2, 2, 2, 2,...) é uma PG de razão q=1

Notação

PG( a1, a2, a3, a4,.... , an)

Onde:
a1= primeiro termo
an = último termo, termo geral ou n-ésimo termo
n = número de termos (se for uma PG finita )
q = razão


ATIVIDADES

1)   Qual é a razão da PA (5, 10, 15, 20)?
2)   Qual é o 20º termo da PA (12, 15, 18,...)?
3)   Escreva uma PA de razão 4 onde o primeiro termo vale 7.
4)   Calcule a soma dos números de 15 a 125.
5)   Calcule a razão de uma PA cujo primeiro termo vale 8 e o quarto termo vale 23.
6)   Determine a razão da PG (-3,3,-3,3,...).
7)   Qual é a razão da PG (-8, -4, -2, ...)?
8)   Quantos termos tem a PG (2, 4, 8, ..., 1024)?
9)   Escreva uma PG de 10 termos, considerando a1 =3 e q = 1,5.
10) Determine o 9º termo da PG (-1, -3, ...)


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DISCIPLINA: FÍSICA


Atividades para os alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 11/05/20 a 15/05/20.

Disciplina: Física

Tema : Peso e massa

Habilidades:Identificar diferentes tipos de forças como peso e sua relação com a gravitação universal.









Atividades
1)Como você diferencia massa de peso?
2) Se uma balança indica que você tem 48 kg de massa, qual será o seu peso aqui na Terra, onde g vale 9,8 m/s2?
3) Sabendo-se que a aceleração da gravidade(g) na Lua igual a 1,67m/s2, qual seria o seu peso nesse satélite natural da Terra?
4) O que você entende por força gravitacional?
5) Dê o enunciado da Lei da gravitação Universal.
6) Escreva a equação que representa a Lei da Gravitação Universal, dando o significado de seus termos.
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DISCIPLINA: BIOLOGIA

          
   TEMA: Ciclos biogeoquímicos

·     Habilidades: Identificar as etapas principais dos ciclos biogeoquímicos.

   Para acessar clique no link: https://bit.ly/3bp0JDP
  As atividades estão incluídas no link.


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Educação Física

Bom dia aos queridos alunos, nesta semana encerraremos uma sequência de atividades complementares de educação física com alguns alongamentos,apenas faça os alongamentos e convide as pessoas que moram com você para fazerem também, depois registre esses momentos com fotos ,filmagens ou um relatório escrito desta experiência. Abraço a todos e bom exercícios!



























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Português- Profª. Néia

1º Série Médio

Habilidades: Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos , como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio , das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias. Reconhecer, considerando a situação comunicativa, as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

PARA RELEMBRAR.....

O QUE É CONTO?

ü  Informações sobre o Conto - O conto é um texto narrativo do gênero literário. Ele tem o foco em um fato ou um determinado acontecimento, geralmente é uma ficção, ou seja, é uma história inventada. Os contos são fantasiosos, histórias de faz de conta que são muito contadas para as crianças.
ü  Estrutura do conto: O conto é estruturado com base na tipologia narrativa, ou seja, é necessária uma introdução, desenvolvimento e conclusão da história. Dessa forma, o conto contém a presença de personagens, de um narrador, do tempo, espaço, enredo e conflito (chamado clímax).
ü  Tipos de conto
               Logo, o conto apresenta duas subdivisões devido às várias formas com que pode ser                                        escrito. Dessa forma, as duas subdivisões mais comuns são: os contos fantásticos e os contos de fadas.
ü  Conto fantástico: as ações dentro da narrativa são consideradas irreais, ou seja, que fogem da realidade, sobrenaturais. Dessa forma, apresentam situações que não podem ser explicadas.
ü  Conto de fadas: são narrativas que possuem personagens antigos, medievais ou folclóricos como fadas e gnomos. Logo, são nesses tipos de conto em que a moral, ou seja, um ensinamento é passado ao final da história.

Atividades:

Leia o fragmento abaixo do conto “A CARTOMANTE”, de Machado de Assis e responda às questões.
“Não queria arrancar-lhe as ilusões. Também ele, em criança, e ainda depois, foi supersticioso, teve um arsenal inteiro de crendices, que a mãe lhe incutiu e que aos vinte anos desapareceram. No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião, ele, como tivesse recebido da mãe ambos os ensinos, envolveu-os na mesma dúvida, e logo depois em uma só negação total. Camilo não acreditava em nada. Por quê? Não poderia dizê-lo, não possuía um só argumento; limitava-se a negar tudo. E digo mal, porque negar é ainda afirmar, e ele não formulava incredulidade; diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando”.
                                                                                                                                              [12º parágrafo]

ATIVIDADE 1 – Segundo o trecho apresentado, Camilo:
a) Ainda criança, preferiu não acreditar em nada.
b) Desde criança desprezava superstições.
 c) Diante do desconhecido, preferiu ficar indiferente.
d) Era crédulo, apesar de negar qualquer fé.
e) Negava qualquer envolvimento com religião.

ATIVIDADE 2 - “No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita...”, a expressão destacada refere-se a:
a) Crendices.
 b) Ensinos.
c) Ilusões.
d) Mistério.
e) Religião.

ATIVIDADE 3 - “...que a mãe lhe incutiu e que aos vinte anos desapareceram.”, de acordo com o contexto a palavra destacada significa
a) Insinuar.
b) Informar.
c) Indicar.
 d) Introduzir.
 e) Invocar.

 ATIVIDADE 4. Em relação às descrenças de Camilo, há uma opinião do narrador em:
A) “ diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando.”
B) “ Camilo não acreditava em nada. Por quê? Não poderia dizê-lo (...)”
C) “ E digo mal, porque negar é ainda afirmar, e ele não formulava a incredulidade”
D) “ No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião.”



ATIVIDADE  5- Como se classifica esse tipo de conto?

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