PESQUISA ONLINE - ALIMENTAÇÃO
A pesquisa ficará no ar de 28 a 30/04.
O link para acesso ao questionário é: https://sed.educacao.sp.gov. br/QuestionarioAulaRemota/ Estudantes
_________________________________________________________
Atividades para os alunos do 9º ano A, B e C
para o período de 27/04 a 30/04
para o período de 27/04 a 30/04
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
_________________________________________________________
E. E. Cristiane Chaves Moreira Braga
| |||
Aluno(a):
|
Nº
| ||
Ano / Série: 9º
|
Data: ____/____/_______
|
NOTA:
| |
Professora: Aurinda Prado
|
Disciplina: Eletivas
|
Atividade avaliativa
A todos os alunos que estão participando do projeto de Eletiva, cujo assunto abordado, e em desenvolvimento é a customização, ou seja, o reaproveitamento de roupas e outros itens:
Fazer uma pesquisa visando ampliar o conhecimento de cada um sobre O CONSUMO CONSCIENTE, que tem como objetivo, esclarecer a todos a importância de se preservas o meio ambiente com base na sustentabilidade.
O estudante deve usar como fonte o site InfoEscola , onde consta um fragmento do texto produzido por CAMILA OLIVEIRA DA CRUZ, mestre em ecologia e Graduada em Ciências Biológica.
Habilidade: Compreender a função histórica que a fotografia possui na compreensão da realidade.
Quando inventada, a fotografia passou a ser considerada uma verdadeira revolução das artes, pois com ela o homem teria a mais fiel reprodução do mundo que o cerca. No entanto, com o passar do tempo, a ideia de que as fotos somente registram o real perderam espaço para uma compreensão mais artística desse novo feito.
Mesmo tendo caráter instantâneo mediante uma situação vivida, a fotografia não deixa de ter uma leitura própria do mundo. O fotógrafo, ao utilizar suas lentes, não coloca em uso a simples funcionalidade de um instrumento automático. Cada vez que clica (e eterniza) uma determinada situação, o fotógrafo realiza uma série de escolhas que influem diretamente sobre a maneira que podemos compreender a situação enquadrada pelas lentes.
A mais importante dessas decisões envolve o próprio ato de fotografar. Ao escolher um determinado cenário, o fotógrafo não se lança a uma série de cliques indiscriminados. É importante ressaltar que o registro envolve uma escolha. Por isso, ao analisar uma foto é importante analisar o maior número de dados possíveis sobre quando e onde o fotógrafo decidiu tomar uma foto. Outra importante questão é salientar dados biográficos sobre quem tirou essa mesma foto.
VAMOS PESQUISAR!
1) Pesquise a biografia do fotografo canadense Finbarr O’Reilly. (Vida e trabalho)
2) Pesquise quais são os elementos da linguagem cartográfica e suas finalidades. Anote de forma resumida. Acesse o link abaixo:http://www.dhnet.org.br/w3/henrique/galeria/biblioteca/textosfoto/linguagem2.htm
3) Agora, leia parte de uma reportagem:
Nigéria: Escassez de água mata mais do que Boko Haram (O Boko Haram é um dos maiores e mais perigosos grupos terroristas da atualidade. Sua área de atuação é a Nigéria e regiões de entorno).
Enquanto a campanha terrorista ceifou mais de 4.000 vidas, a falta de água potável e os maus sistemas de saneamento causaram cerca de 73.000 mortes, segundo a WaterAid, uma organização sem fins lucrativos com sede em Londres.
O déficit de água não está limitado a áreas isoladas localizadas na vasta região norte do país. Em Lagos, uma parcela de cerca de 15 milhões da população de 21 milhões da metrópole costeira tem acesso limitado a água encanada.
[...]
"Todos se preocupam com o Boko Haram, mas o nigeriano médio continua enxergando a água como um bem privado e não como um bem público que precisa ser fornecido pelo governo", disse Idayat Hassan, diretor do Centro para a Democracia e o Desenvolvimento, um instituto de pesquisa com sede na capital, Abuja.
[...]
A terceira maior responsável pela morte de crianças com menos de 5 anos na África é a diarreia, uma doença que pode -- em nove de cada 10 casos -- ser evitada pelo acesso a água limpa e saneamento, segundo a WaterAid. A Nigéria responde por 11 por cento de todas as mortes de crianças com menos de 5 anos, segundo a Unicef. [...]
a) Descreva o que você sentiu ao ler as informações contidas no texto.
b) Agora observe a foto tirada por Finbarr O´Reilly, acessando esse link https://pt.slideshare.net/mobile/pedronr3/premios-de-fotojornalismo-2005. Após observar a foto, qual fonte de informação foi mais impactante. A foto ou o texto? Explique.
c) Quais elementos mais chamaram a atenção na foto de O´Reilly? Destaque-os e explique porque você acha isso.
Você pode enviar suas atividades para o e-mail - regianed045@gmail.com
_________________________________________________________________________________
Atividades para os alunos do 9º ano A, B e C
para o período de 27/04 a 30/04
As atividades devem ser enviadas por E-mail: cristianeregynac@gmail.com
Atividade: Geografia-Professora Cristiane
Habilidade:EF09GEO9. Integração Mundial e Suas Interpretações:Globalização e Mundialização
Exercícios A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta.
A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo. Na prática, ela é vista como a total ou parcial integração entre as diferentes localidades do planeta e a maior instrumentalização proporcionada pelos sistemas de comunicação e transporte.
Veja também: As três fases do capitalismo ao longo da história
Mas o que é globalização exatamente?
O conceito de globalização é dado por diferentes maneiras conforme os mais diversos autores em Geografia, Ciências Sociais, Economia, Filosofia e História que se pautaram em seu estudo. Em uma tentativa de síntese, podemos dizer que a globalização é entendida como a integração com maior intensidade das relações socioespaciais em escala mundial, instrumentalizada pela conexão entre as diferentes partes do globo terrestre.
Vale lembrar, no entanto, que esse conceito não se refere simplesmente a uma ocasião ou acontecimento, mas a um processo. Isso significa dizer que a principal característica da globalização é o fato de ela estar em constante evolução e transformação, de modo que a integração mundial por ela gerada é cada vez maior ao longo do tempo.
A globalização permite, em tese, uma maior integração entre as diferentes áreas do planeta.
Há um século, por exemplo, a velocidade da comunicação entre diferentes partes do planeta até existia, porém ela era muito menos rápida e eficiente que a dos dias atuais, que, por sua vez, poderá ser considerada menos eficiente em comparação com as prováveis evoluções técnicas que ocorrerão nas próximas décadas. Podemos dizer, então, que o mundo encontra-se cada dia mais globalizado.
O avanço realizado nos sistemas de comunicação e transporte, responsável pelo avanço e consolidação da globalização atual, propiciou uma integração que aconteceu de tal forma que tornou comum a expressão “aldeia global”. O termo “aldeia” faz referência a algo pequeno, onde todas as coisas estão próximas umas das outras, o que remete à ideia de que a integração mundial no meio técnico-informacional tornou o planeta metaforicamente menor.
A origem da Globalização
Não existe um total consenso sobre qual é a origem do processo de globalização. O termo em si só veio a ser elaborado a partir da década de 1980, tendo uma maior difusão após a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria. No entanto, são muitos os autores que defendem que a globalização tenha se iniciado a partir da expansão marítimo-comercial europeia, no final do século XV e início do século XVI, momento no qual o sistema capitalista iniciou sua expansão pelo mundo.
De toda forma, como já dissemos, ela foi gradativamente apresentando evoluções, recebendo incrementos substanciais com as transformações tecnológicas proporcionadas pelas três revoluções industriais. Nesse caso, cabe um destaque especial para a última delas, também chamada de Revolução Técnico-Científica-Informacional, iniciada a partir de meados do século XX e que ainda se encontra em fase de ocorrência. Nesse processo, intensificaram-se os avanços técnicos no contexto dos sistemas de informação, com destaque para a difusão dos aparelhos eletrônicos e da internet, além de uma maior evolução nos meios de transporte.
Portanto, a título de síntese, podemos considerar que, se a globalização iniciou-se há cerca de cinco séculos aproximadamente, ela consolidou-se de forma mais elaborada e desenvolvida ao longo dos últimos 50 anos, a partir da segunda metade do século XX em diante.
Aspectos positivos e negativos da globalização
Uma das características da globalização é o fato de ela se manifestar nos mais diversos campos que sustentam e compõem a sociedade: cultura, espaço geográfico, educação, política, direitos humanos, saúde e, principalmente, a economia. Dessa forma, quando uma prática cultural chinesa é vivenciada nos Estados Unidos ou quando uma manifestação tradicional africana é revivida no Brasil, temos a evidência de como as sociedades integram suas culturas, influenciando-se mutuamente.
Existem muitos autores que apontam os problemas e os aspectos negativos da globalização, embora existam muitas polêmicas e discordâncias no cerne desse debate. De toda forma, considera-se que o principal entre os problemas da globalização é uma eventual desigualdade social por ela proporcionada, em que o poder e a renda encontram-se em maior parte concentrados nas mãos de uma minoria, o que atrela a questão às contradições do capitalismo.
Além disso, acusa-se a globalização de proporcionar uma desigual forma de comunicação entre os diferentes territórios, em que culturas, valores morais, princípios educacionais e outros são reproduzidos obedecendo a uma ideologia dominante. Nesse sentido, forma-se, segundo essas opiniões, uma hegemonia em que os principais centros de poder exercem um controle ou uma maior influência sobre as regiões economicamente menos favorecidas, obliterando, assim, suas matrizes tradicionais.
Entre os aspectos positivos da globalização, é comum citar os avanços proporcionados pela evolução dos meios tecnológicos, bem como a maior difusão de conhecimento. Assim, por exemplo, se a cura para uma doença grave é descoberta no Japão, ela é rapidamente difundida (a depender do contexto social e econômico) para as diferentes partes do planeta. Outros pontos considerados vantajosos da globalização é a maior difusão comercial e também de investimentos, entre diversos outros fatores.
É claro que o que pode ser considerado como vantagem ou desvantagem da globalização depende da abordagem realizada e também, de certa forma, da ideologia empregada em sua análise. Não é objetivo, portanto, deste texto entrar no mérito da discussão em dizer se esse processo é benéfico ou prejudicial para a sociedade e para o planeta.
Efeitos da Globalização
Existem vários elementos que podem ser considerados como consequências da globalização no mundo. Uma das evidências mais emblemáticas é a configuração do espaço geográfico internacional em redes, sejam elas de transporte, de comunicação, de cidades, de trocas comerciais ou de capitais especulativos. Elas formam-se por pontos fixos – sendo algumas mais preponderantes que outras – e pelos fluxos desenvolvidos entre esses diferentes pontos.
Outro aspecto que merece destaque é a expansão das empresas multinacionais, também chamadas de transnacionais ou empresas globais. Muitas delas abandonam seus países de origem ou, simplesmente, expandem suas atividades em direção aos mais diversos locais em busca de um maior mercado consumidor, de isenção de impostos, de evitar tarifas alfandegárias e de angariar um menor custo com mão de obra e matérias-primas. O processo de expansão dessas empresas globais e suas indústrias reverberou no avanço da industrialização e da urbanização em diversos países subdesenvolvidos e emergentes, incluindo o Brasil.
Outra dinâmica propiciada pelo avanço da globalização é a formação dos acordos regionais ou dos blocos econômicos. Embora essa ocorrência possa ser inicialmente considerada como um entrave à globalização, pois acordos regionais poderiam impedir uma global interação econômica, ela é fundamental no sentido de permitir uma maior troca comercial entre os diferentes países e também propiciar ações conjunturais em grupos.
Por fim, cabe ressaltar que o avanço da globalização culminou também na expansão e consolidação do sistema capitalista, além de permitir sua rápida transformação. Assim, com a maior integração mundial, o sistema liberal – ou neoliberal – ampliou-se consideravelmente na maior parte das políticas econômicas nacionais, difundindo-se a ideia de que o Estado deve apresentar uma mínima intervenção na economia.
A globalização é, portanto, um tema complexo, com incontáveis aspectos e características. Sua manifestação não pode ser considerada linear, de forma a ser mais ou menos intensa a depender da região onde ela se estabelece, ganhando novos contornos e características. Podemos dizer, assim, que o mundo vive uma ampla e caótica inter-relação entre o local e o global.
Lista de Exercícios
Questão 1
(UFPI) Sobre a economia globalizada:
a) Homogeneizou as culturas e reduziu as discrepâncias econômicas entre os países.
b) Integrou economias e possibilitou a difusão de hábitos dos lugares pelo mundo.
c) Deu visibilidade às minorias, a povos e culturas de recantos isolados do mundo.
d) Quase anulou a xenofobia e os conflitos étnicos e religiosos em todo o planeta.
Questão 2
2) O índio xingu, que ainda acredita em Tupã, assiste pela televisão a uma partida de futebol que acontece em Barcelona ou a um show dos Rolling Stones na praia de Copacabana. Não obstante, não há que se iludir: o índio não vive na mesma realidade em que um morador do Harlem ou de Hong Kong, uma vez que são distintas as relações dessas diferentes pessoas com a realidade do mundo moderno; isso porque o homem é um ser cultural, que se apoia nos valores da sua comunidade, que, de fato, são os seus.
GULLAR, F. Folha de S. Paulo. São Paulo: 19 out. 2008 (adaptado).
Ao comparar essas diferentes sociedades em seu contexto histórico, verifica-se que
a) Pessoas de diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologias de vanguarda, desfrutam da mesma realidade cultural.
b) O índio assiste do futebol ao show, mas não é capaz de entendê-los, porque não pertencem à sua cultura.
c) Pessoas com culturas, valores e relações diversas têm, hoje em dia, acesso às mesmas informações.
d) Os moradores do Harlem e de Hong Kong, devido à riqueza de sua História, têm uma visão mais aprimorada da realidade.
e) A crença em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de Hong Kong, mais ricos, vivem de acordo com o presente.
3) Analisar de forma crítica os aspectos da globalização que acarretam em perdas para a sociedade, assim como as perspectivas com relação às reações adversas provocadas por tais transformações. Explique
4) Quais as fases da globalização?
Atividade 2
Tema: Globalização
Assistir documentário: Camisetas Viajando: A história das roupas de segunda mão e a dívida do terceiro mundo
https://www.youtube.com/watch?v=YMuDd0j6gWU
1) Fazer relatório do documentário Camisetas Viajando
2) Acessar o vídeo assistir e responder as questões com atenção
Atividade
1) Descreva o caminho das roupas doadas à Zâmbia pelos Estados Unidos.
2) Quem narra o documentário?
3) Como o país Zâmbia entrou em crise?
4) Quais eram os produtos que gerava o desenvolvimento da Zâmbia?
5) Cite os sonhos de Lukas?
6) Como a população vive na Zâmbia?
7) Quais são, os sonhos da população da zâmbia?
8) Qual a crítica presente no documentário?
9) Como são colhidas as roupas nos bairros dos Estados Unidos? As pessoas sabem para onde vão essas roupas?
10) Compare o Brasil com a Zâmbia.
_______________________________________________________________________________
TURMAS 9ºA,B,C
MATEMÁTICA
Olá pessoal, sejam bem-vindos!
Saudades de todos, espero que estejam bem, vamos dar continuidade para as
nossas aulas.
“Aprenda com o ontem. Viva o hoje. Tenha esperança
para o amanhã”
Albert
Einstein
Como de costume uma mensagem para começar nossas aulas: https://youtu.be/gJj0GXBSaYs
Pessoal, vamos dar
continuidade aos nossos trabalhos. Em primeiro lugar, gostaria de lembra-los da
importância de criarmos uma rotina de estudos, para isso sigam as seguintes
orientações:
1. Assistir aulas do Centro de
mídias de São Paulo (aplicativo) ou na televisão, através do canal cultura:
- Atenção! Horários de aulas no Centro de mídias de SP e da TV educação:
- 9ºano - Ensino Fundamental:
- CMSP - 15h30min - 16h30min
- TV Educação - 14h00min - 15h30min
- Aos alunos que não tiverem acesso às aulas do Centro de Mídias de São Paulo, podem fazer as atividades do caderno “Aprender sempre” e da AAPP que será mandada.
3. Realizar as atividades propostas pelo professor no blog e no caderno "Aprender sempre" que vocês vão receber;
4. Não se esqueçam que descansar é preciso, mas ações, meças traçadas e perseguidas com disciplina, trabalho árduo e determinação é o caminho para o sucesso. Fiquem bem e estudem!
Atividades Semanais:
Nós, nesse período de ensino à
distância, usaremos algumas diferentes ferramentas de estudos. Sigam todas as
orientações da escola, fiquem atentos ao nosso blog (https://ecristianechaves.blogspot.com/search/label/Ensino%20M%C3%A9dio),
e, se preciso, podem me enviar e-mail (greggiomagaly@gmail.com).
- Assistir vídeo aulas para retomadas dos conteúdos e aprendizagem
- 9ºano
- Conjuntos numéricos - acessem o link:
- A proporcionalidade direta: uma razão para existir - acessem o link:
- Razão: uma relação entre grandezas - acessem o link:
- Conhecendo a planta baixa - acessem o link:
DISCIPLINA: PORTUGUÊS 9º ANO
Leia atentamente o texto. Em seguida,
responda às questões sobre ele:
A
mudança
A gente veio para a cidade e trouxe
tudo o que tinha: latas de plantas, umas cinco galinhas num baú, um banco,
camas, guarda-roupa sem porta. Pusemos tudo num caminhão. Um menino meu veio
segurando o cachorrinho. O papagaio também veio.
Tinham contado lá na roça que a
cidade tem de tudo: trabalho, oficina, hospital, escola, ônibus. Lá onde a
gente vivia não dava mais para ficar. Era só capinar, colher, trabalhar para os
fazendeiros ganhando uma miséria. Então resolvemos mudar.
Aqui a vida não é fácil. Arranjei
trabalho na fábrica e controlo as máquinas. Faço todo dia a mesma coisa, o dia
inteiro. Cansa mexer nas máquinas sempre do mesmo jeito, e, se a gente se
distrair, fica sem os dedos.
Ganho pouco e tenho de morar onde o
aluguel é barato. A casa é bem simples e tem um pedaço de terra onde a gente
plantou umas ervas de chá, couve, cheiro-verde. O dinheiro não dá para comprar
muita coisa; até os meninos pequenos trabalham. Às vezes penso em voltar para a
roça. Mas aqui meus filhos podem estudar, tem um muito esforçado que trabalha
no supermercado e já está na oitava série. Na roça a vida é sossegada, tem
muita natureza, não tem perigo de assalto. Mas a vida só é boa para quem é dono
da terra. Lá a nossa vida não tem esperança nenhuma. Parece que ninguém liga
para o povo da roça.
RODRIGUES, Rosicler Martins. “Cidades
Brasileiras”. São Paulo. Ed. Moderna – 1992.
Questão 1 – O texto lido
intitula-se “A mudança”. Após a leitura atenta, identifique a mudança a que a
narradora se refere:
Questão 2 – Aponte a passagem
que apresenta o motivo da mudança, identificada na questão anterior, da
narradora e a sua família:
a) “Era só capinar, colher, trabalhar para os fazendeiros
ganhando uma miséria.”
b) “Arranjei trabalho na fábrica e controlo as máquinas.”
c) “Ganho pouco e tenho de morar onde o aluguel é barato.”
d) “O dinheiro não dá para comprar muita coisa […]”
Questão 3 – A narradora refere-se à roça, onde vivia com a família, no
trecho:
a) “Aqui a vida não
é fácil.”
b) “[…] um pedaço de terra onde a gente plantou umas ervas de
chá […]”
c) “Mas aqui meus filhos podem estudar […]”
d) “Lá a nossa vida não tem esperança nenhuma.”
Questão 4 – A narradora do texto
expõe uma opinião no fragmento:
a) “A gente veio para a cidade e trouxe tudo o que tinha […]”
b) “Tinham contado lá na roça que a cidade tem de tudo […]”
c) “Faço todo dia a mesma coisa, o dia inteiro.”
d) “Mas a vida só é boa para quem é dono da terra.”
Questão 5 – Na frase “[…] se a gente se distrair, fica sem os
dedos.”, a palavra grifada exprime:
a) uma suposição feita pela narradora.
b) uma dúvida exposta pela narradora.
c) uma recomendação dada pela narradora.
d) uma conclusão apresentada pela narradora.
Questão 6 – Na oração “A casa é
bem simples […]”, o vocábulo “bem”:
a) define a característica da casa.
b) explica a característica da casa.
c) intensifica a característica da casa.
d) complementa a característica da casa.
Questão 7 – No segmento “Às
vezes penso em voltar para a roça. Mas aqui meus filhos podem estudar […]”, o
termo “Mas” indica:
a) um fato que se soma a outro.
b) um fato que é causa do outro.
c) um fato que compensa o outro.
d) um fato que se alterna com o outro.
Questão 8 – “Parece que ninguém
liga para o povo da roça”. Tendo em vista o sentido do verbo “liga”, pode-se
afirmar que esse período do texto poderia ser escrito deste modo:
a) “Parece que ninguém confia no povo da roça.”
b) “Parece que ninguém compreende o povo da roça.”
c) “Parece que ninguém conversa com o povo da roça.”
d) “Parece que ninguém se importa com o povo da roça.”
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Luciene Kido – Língua Portuguesa e Língua Inglesa
Roteiro de Atividade 9∘ Ano - Inglês – Semana de 27/04/2020 a 01/05/2020
Habilidades:
(EF09LI07) Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.
(EF09LI14) Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
|
Queridos alunos do 9∘ Ano,
Nós, nesse período de ensino à distância, usaremos algumas diferentes ferramentas de estudos. Sigam todas as orientações da escola, fiquem atentos ao nosso blog (https://ecristianechaves.blogspot.com/search/label/Ensino%20M%C3%A9dio), e, se preciso, podem me enviar e-mail (luciene.kido@outook.com).
Vamos iniciar de forma leve, através desse Crossword. Complete com as palavras resultantes das dicas abaixo, todas relacionadas a Festivals and Celebrations.
Across
1. Connected with events or people in the past (10)
4. One of the four periods of the year: spring, summer, autumn or winter (6)
7. A way of behaving which has been established for a long time (6)
8. Where something begins or comes from (6)
11. A party, dance, meeting, etc., that has been organised for a particular time (5)
12. A special social event, such as a party, organised because something special has happened or
is going to happen (11)
13. A line of people that moves through a public place on a special occasion (6)
14. A small object that explodes to produce a loud noise and bright colours (8)
17. Relating to religion (9)
Down
2. A formal event that is performed on important social or religious occasions (8)
3. Following the ways of behaving that have continued in a group of people or society for a long time (11)
5. A public celebration where people wear special clothes, and dance and play music in the streets (8)
6. The way of life of a group of people, including their language, beliefs, values, arts and symbols (7)
9. Something that you put on something to make it look attractive or special (10)
10. To join other people somewhere to make a group, or to bring people together into a group (6)
12. The set of clothes typical of a particular country or period of history (7)
15. To cover or surround something with paper, cloth or other material (4)
16. To organise an event (4)
I hope you are safe. I hope you are helthy. I hope you can stay home.
I miss you guys!!!
________________________________________________________________________________
PROJETO DE VIDA
1ª AULA
Copie no caderno.
Habilidades socioemocionais.
Anotem um
sinal de + na competência que considera mais desenvolvida em si mesmo e um
sinal de - na competência menos desenvolvida em si mesmo.
Competências
socioemocionais
|
Menos desenvolvidas
|
Mais desenvolvidas
|
determinação
|
||
organização
|
||
foco
|
||
persistência
|
||
responsabilidade
|
||
iniciativa social
|
||
Curiosidade para
aprender
|
||
imaginação criativa
|
||
empatia
|
A habilidade
que foi escolhida como mais desenvolvida responda:
Porque você
tem facilidade de desenvolver essa competência, você se sente bem e importante
quando à pratica?
A habilidade
que foi escolhida como menos desenvolvida responda:
Porque tem
dificuldade de executar essa habilidade? Tem interesse de executar mais essa
habilidade?
Não precisa
copiar.
Medite o que
deveria ser feito por você para praticar as competências mais difíceis?
2º aula
leia o texto
Apenas
sorria:
Segundo sua história, ele foi capturado pelo inimigo e
lançado numa cela de prisão. Estava certo de que, pelos olhares desdenhosos e
pelo tratamento rude que recebeu de seus carcereiros, seria executado no dia
seguinte. A partir daqui, contarei a história conforme me lembro, com minhas
próprias palavras.
“Eu tinha a certeza de que seria morto. Fiquei terrivelmente
nervoso e perturbado. Remexi em meus bolsos para ver se havia algum cigarro que
tivesse escapado à sua revista. Encontrei um e, por causa de minhas mãos
trêmulas, mal podia levá-lo aos lábios. Mas eu não tinha fósforos: estes eles
haviam levado.
Olhei através das grades para meu carcereiro. Ele não
respondeu ao meu olhar.
Afinal, não se estabelece contato visual com uma coisa, um
cadáver. Eu gritei para ele: ‘Tem fogo, por favor? ”. Ele olhou para mim,
encolheu os ombros e veio até onde eu estava para acender meu cigarro. Ao se
aproximar e acender o fósforo, seus olhos inadvertidamente se cruzaram com os
meus.
Naquele momento eu sorri. Naquele instante foi como se uma
faísca saltasse no espaço entre nossos dois corações, nossas duas almas. Sei
que ele não queria, mas meu sorriso saltou por entre as grades e gerou um
sorriso em seus lábios também. Ele acendeu meu cigarro, mas permaneceu perto,
olhando-me diretamente nos olhos e continuando a sorrir.
Continuei sorrindo para ele, agora consciente da pessoa e
não apenas do carcereiro. E seu olhar para mim também parecia ter uma nova
dimensão! —Você tem filhos? – Ele perguntou.
—Sim, aqui, aqui. Tirei minha carteira e procurei
nervosamente as fotografias de minha família. Ele também puxou as fotos de seus
“niños” e começou a falar sobre seus planos para eles. Meus olhos se encheram
de lágrimas. Eu disse que temia nunca mais ver minha família novamente, nunca
ter a chance de vê-los crescer. Lágrimas também afloraram em seus olhos.
De repente, sem qualquer outra palavra, ele destravou minha
cela e silenciosamente me conduziu para fora. Uma vez fora da prisão,
conduziu-me silenciosamente por estradas secundárias, para fora da cidade. Lá,
nos limites da cidade, ele me libertou, e sem nenhuma outra palavra, voltou em
direção à cidade. ‘Minha vida foi salva por um sorriso’. ”
Sim, o sorriso a conexão verdadeira, espontânea e natural
entre as pessoas.
Conto esta história porque aprendi com ela. Realmente
acredito que, se nós nos reconhecêssemos como pessoas, desconsiderando nossos
títulos, cargos, status, não teríamos inimigos. Não poderíamos ter ódio, inveja
ou medo. A história de Saint-Exupéry fala daquele momento mágico em que duas
almas se reconhecem.
Um sorriso genuíno dirigido a outra pessoa diz um bocado de
coisas. Diz: “Eu o aceito como você é, de maneira incondicional”. Quando você
sorri para uma outra pessoa, ela se sente valiosa, importante e digna. Sente-se
melhor em relação a si mesma. E o que custa a você é um simples sorriso, uma
expressão de autêntica cordialidade.
Vamos, sorria!
Copie apenas as
perguntas e responda no caderno.
Responda:
Determinação, organização, foco, persistência,
responsabilidade, iniciativa social, Curiosidade para aprender, empatia,
amabilidade.
Qual dessas competências podem ser encontradas nas atitudes
que tiveram os personagens no texto acima? Identifique com a parte do texto.
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
TECNOLOGIA
1 aula
Tecnologia e informação.
Meme
O denominado
Meme é um termo criado pelo escritor Richard Dawkins, em seu livro The Selfish
Gene (O Gene Egoísta, lançado em 1976), cujo significado é um composto de
informações que podem se multiplicar entre os cérebros ou em determinados
locais como, livros. A síntese de seu livro é sobre o meme, considerado uma
evolução cultural, capaz de se propagar. O Meme pode ser considerado uma ideia,
um conceito, sons ou qualquer outra informação que possa ser transmitida
rapidamente. Apenas a título de curiosidade, o estudo deste conceito é chamado
de memética.
Em
referência ao campo da informática, a expressão Memes de Internet é utilizada
para caracterizar uma ideia ou conceito, que se difundi através da web
rapidamente. O Meme pode ser uma frase, link, vídeo, site, imagem entre outros,
os quais se espalham por intermédio de e-mails, blogs, sites de notícia, redes
sociais e demais fontes de informação.
É comum os
Memes se transformarem nos chamados Virais, os quais se beneficiam para
divulgar e propagar uma marca e ou serviço. Esta é uma das aplicações dos
Memes, pois devido a seu quase instantâneo crescimento, virou alvo de estudo
das indústrias, interessadas em vender seus produtos. Os Memes são utilizados
comercialmente para espalhar o denominado Marketing Viral, Guerrilha e Buzz
Marketing (publicidade massiva). Existem ainda os Memes que geram e divulgam
conteúdo, como o TED Talks.
Atividade.
Fazer um
meme através de seu gosto musical, ou modificando objetos, elementos já
existentes, como uma foto que se constitui a partir da junção de partes de
outras imagens e/ou colagem. A partir dos memes criados, reflita como eles são
vitalizados nas redes sociais, via compartilhamentos.
Enfim crie
um meme a partir de fotos, imagens de revistas etc. Faça colagem em uma folha e
depois cole no caderno divirta-se e use sua criatividade.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Prezados!
Preste atenção no que se pede e faça todos os exercícios.
Responda às questões:
Temas das Atividades: REDES SOCIAIS
A Internet é um espaço que precisa continuar livre, democrático e positivo, mas algumas vezes nos deparamos com conteúdos danosos ou ofensivos, que podem ser prejudiciais para muitos usuários. A atividade propõe que você estudante reflita sobre o que fazer para ter uma Internet mais positiva, com o objetivo de fazer com que possa relacionar este tema com seu cotidiano de uso. A discussão, subsidiada pela apresentação de materiais que buscam inspirar a reflexão sobre o auto-cuidado e a consciência cidadã na Internet.
01) Defina o que é uma rede social:
a) no campo das comunicações; b) no cartum estudado;
02) As redes sociais são mesmo necessárias para todo mundo? Justifique sua resposta:
03) Quais as vantagens e desvantagens das redes sociais?
04) A principal característica textual existente nas postagens das redes sociais, principalmente no Twitter, é:
(a) o uso excessivo de gírias;
(b) a falta de pontuação nos textos;
(c) a preocupação com a síntese textual;
(d) facilidade de relacionamento entre desconhecidos;
(e) o uso de letras maiúsculas para chamar a atenção;
07) A imagem da charge pode mesmo ser considerada uma “rede social”? Por quê?
08) O que você entende por analfabetismo digital? Podemos dizer que a família presente na charge é um exemplo disso?
09) Quais são as redes sociais mais conhecidas? Enumere-as:
10) Existe alguma rede social que possa ser considerada absolutamente necessária para um ser humano? Cite-a e justifique sua resposta:
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
História : 9º Ano
A e B - Professor Leilson
9ºAno C – Professora Valdilene
Habilidades: Descrever e contextualizar os principais
aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República
no Brasil.
Responder as
atividades acessando o link:
________________________________________________________________________
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
TEMA: Matéria e energia
Habilidades: Investigar
as mudanças do estado físico da matéria para explicar e
representar essas
transformações com base no modelo de constituição.
O PERIGO DOS METAIS PESADOS
Mercúrio, chumbo e cádmio, entre
outros, são muito densos: são chamados de metais pesados. Formam compostos
solúveis na água e podem ser absorvidos pelo organismo. No organismo, eles se
depositam em vários órgãos, como o cérebro, a medula, o fígado e os rins. A
partir de certa concentração, podem causar danos à saúde e até levar a pessoa
contaminada à morte.
Vários metais pesados são usados na
indústria para facilitar transformações químicas, e acabam sendo lançados no
ambiente, onde contaminam a água e os alimentos. São também liberados na queima
do carvão e de outros combustíveis fósseis. Além disso, o mercúrio é usado no garimpo,
para separar o ouro em pó da lama.
Primeiro, o mercúrio é lançado sobre a lama. O ouro dissolve-se no
mercúrio e a mistura não adere à lama. Em seguida, a solução de ouro e mercúrio
é aquecida e o mercúrio evapora, restando apenas o ouro. Nesse processo, o
mercúrio se espalha de várias formas: contamina o garimpeiro que o manuseia; a
água e o solo em que é lançado; o ar, onde os vapores se espalham.
Outra fonte de contaminação são as pilhas
e baterias de aparelhos elétricos e a lâmpada fluorescentes (que usa o gás
argônio e vapor de mercúrio). Lançados no lixo, esses materiais acabam vazando
e contaminando o solo e os lençóis de água.
Os metais pesados podem ir se acumulando
ao longo da cadeia alimentar, já que o organismo os elimina com dificuldade. O
mercúrio, por exemplo, pode ser absorvido por algas, passar para o corpo de
invertebrados aquáticos e chegar até o corpo dos peixes- onde estará mais
concentrado. Quando comemos peixes ou crustáceos, estaremos ingerindo mercúrio
concentrado.
É necessário que os órgãos do governo
exerçam um controle severo sobre a emissão de metais pesados, monitorando sua
concentração no ambiente. É preciso também evitar que baterias com chumbo,
mercúrio e cádmio sejam misturados com o lixo comum. Por lei, os fabricantes
têm de implantar um programa de coleta e transporte de pilhas e baterias
usadas. Em seguida, devem providenciar a armazenagem ou o reaproveitamento
desses metais pesados.
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1)Qual a finalidade da indústria utilizar metais pesados?
2) De que forma o mercúrio usado nos garimpos afeta a vida
terrestre e o ambiente?
3)Qual a forma de contaminação do homem por metais pesados
via oral?
4) Como e quem deve fiscalizar a presença de metais pesados
no ambiente?
5) Uma indústria lançou mercúrio em um lago. Na cadeia
alimentar abaixo, qual ser vivo apresenta maior concentração de metal?
algas→pequenos crustáceos→peixes→pelicanos
6) O mercúrio é usado no garimpo para separar ouro da lama.
Descreva este processo.
7) Qual é a maneira correta de descartar baterias e
pilhas?
_________________________________________________________________________
DISCIPLINA: ARTE
HABILIDADES: identificar no grafite as intervenções urbanas em seus lugares de vivência a problemática situação em que vivemos atualmente, ou seja, contribuição cultural e econômica.
Estilo Grafite
O estilo grafite é conhecido pelo emprego de letras decorativas que se fundem e muitas
vezes se confundem às imagens. É muito comum a representação de nomes e símbolos
incorporados ao desenho e também o uso de elementos de volume como a perspectiva e
sombras nas letras. A grande referência deste estilo é a cultura Hip-Hop.
A seguir crie seu grafite, como tema: a nossa atualidade mundial, use a criatividade!
___________________________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: ELETIVA- EXPRESSA-TE (TEATRO).
Habilidades: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação - Utilizar diferentes linguagens.
PESQUISA:
1- Como surgiu o TEATRO?
2- O que é “TEATRO DE COSTUMES”?
3-Quem foi ARIANO SUASSUNA? Cite uma de suas obras.
*Separe uma matéria do caderno para realizar as atividades da ELETIVA.