PESQUISA ONLINE - ALIMENTAÇÃO
A pesquisa ficará no ar de 28 a 30/04.
Atividades para os alunos do 8º ano A, B e C
para o período de 27/04 a 30/04
______________________________________________________
para o período de 27/04 a 30/04
______________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
DISCIPLINA : GEOGRAFIA - PROFª REGIANE
PROCESSOS POPULACIONAIS A PARTIR DE INDICADORES DEMOGRÁFICOS DA AMÉRICA E DA ÁFRICA
HABILIDADES: (EF08GE25*) Descrever e distinguir os conceitos da demografia e analisar a aproximação com a Geografia das Populações na análise dos processos populacionais.
VAMOS DIALOGAR?
1) Para iniciar os estudos relacionados aos processos populacionais, vou lançar algumas questões iniciais sobre demografia e indicadores socioeconômicos: (copie e responda no caderno)
a) Você sabe o que é Demografia?
b) A Geografia das Populações se dedica a estudar o quê?
c) A população mundial está distribuída de que forma nas diferentes regiões do mundo?
d) O que são os indicadores sociais?
O que significa a sigla IDH? Qual instituição realiza esse cálculo?
e) Para que serve o IDH? Você conhece outros exemplos de indicadores?
Ampliando conhecimento...
A demografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar o comportamento, as transformações e a dinâmica geral da população, utilizando-se principalmente de elementos estatísticos e pesquisas qualitativas. Esse ramo do saber em muito se aproxima à Geografia da População, que, da mesma forma, também se preocupa com as dinâmicas populacionais, enfatizando as questões sociais relacionadas ao espaço geográfico. Para conhecer as dinâmicas sociais é necessário ter acesso aos indicadores sociais que são dados estatísticos sobre os vários aspectos da vida de um povo que, em conjunto, retratam o estado social da nação e permitem conhecer o seu nível de desenvolvimento social. A partir destes indicadores sociais, pode ser avaliada a renda per capita, analfabetismo (grau de instrução), condições alimentares e condições médicas-sanitárias de uma região ou país.
O IDH foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de medir o grau econômico e, principalmente, como as pessoas estão vivendo nos países de todo o mundo. Na grande maioria dos países, são os órgãos oficiais do governo. No Brasil, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o órgão oficial responsável pela produção das estatísticas que compõem o sistema de indicadores sociais.
LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO: CONCEITOS DEMOGRÁFICOS
2) Agora que você já leu os textos, anote em seu caderno as palavras, termos e/ou expressões, a fim de diferenciar os principais conceitos demográficos.
3) Para avançar neste estudo, pesquise outros conceitos demográficos (crescimento populacional, densidade demográfica, migrações e outros) e exemplos da sua influência na dinâmica populacional.
VOCÊ PODE ENVIAR SUAS ATIVIDADES RESPONDIDAS PARA O EMAIL regianed045@gmail.com
________________________________________________________________
TURMAS 8ºA,B,C
MATEMÁTICA
Olá pessoal, sejam bem-vindos!
Saudades de todos, espero que estejam bem, vamos dar continuidade para as
nossas aulas.
“Aprenda com o ontem. Viva o hoje. Tenha esperança
para o amanhã”
Albert
Einstein
Como de costume uma mensagem para começar nossas aulas: https://youtu.be/gJj0GXBSaYs
Pessoal, vamos dar continuidade aos nossos trabalhos. Em primeiro lugar, gostaria de lembra-los da importância de criarmos uma rotina de estudos, para isso sigam as seguintes orientações:
1. Assistir aulas do
Centro de mídias de São Paulo (aplicativo) ou na televisão, através do canal
cultura
- Atenção! Horários de aulas no Centro de mídias de SP e da TV educação
- 8º ano – Ensino Fundamental
- CMSP - 9h45min – 10h30min
- TV educação – 10h30min – 12h00min
- Aos alunos que não tiverem acesso às aulas do Centro de Mídias de São Paulo, podem fazer as atividades do caderno “Aprender sempre” e da AAPP que será mandada.
2. Deixar um horário
reservado em seu dia para rever as aulas ministradas;
3. Realizar as
atividades propostas pelo professor no blog e do caderno “Aprender sempre” que
vocês vão receber
4. Não se esqueçam
que descansar é preciso, mas ações, metas traçadas e perseguidas com
disciplina, trabalho árduo e determinação é o caminho para o sucesso. Fiquem
bem e estudem!
Atividades Semanais:
Nós, nesse período de ensino à
distância, usaremos algumas diferentes ferramentas de estudos. Sigam todas as
orientações da escola, fiquem atentos ao nosso blog (https://ecristianechaves.blogspot.com/search/label/Ensino%20M%C3%A9dio),
e, se preciso, podem me enviar e-mail (greggiomagaly@gmail.com).
- Assistir vídeo aulas para retomada dos conteúdos e aprendizagem
- 8ºano A, B, C
- Potências e potenciação – acessem o link:
- Radiciação – acessem o link:
- Congruência entre triângulos – acessem o link:
- Combinações perfeitas – acessem o link:
- Porcentagem – acessem o link:
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
Habilidades:
EF69LP12B Analisar textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos.
(EF69LP14) Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.
Queridos alunos do 8∘ Ano,
Nós, nesse período de ensino à distância, usaremos algumas diferentes ferramentas de estudos. Sigam todas as orientações da escola, fiquem atentos ao nosso blog (https://ecristianechaves.blogspot.com/search/label/Ensino%20M%C3%A9dio), e, se preciso, podem me enviar e-mail (luciene.kido@outook.com).
Nessa primeira semana de retorno, faremos uma atividade de interpretação textual. Basta seguir as orientações abaixo:
No caderno do aluno (ou na internet, se você preferir), você terá acesso à letra da música “Eduardo e Mônica”, da banda Legião Urbana. O primeiro passo é ler, ler com muita atenção e se preciso reler.
Feito isso, você pode, acessar ao clipe da música no YouTube, através do link:
Eduardo e Mônica . A ideia aqui, é associar o texto ao “filme” para auxiliar na compreensão do enredo.
Pronto. Agora você pode iniciar a atividade efetivamente:
• Em seu caderno, escreva um breve resumo sobre a história contada pela canção em estudo;
• Em seguida, encontre na letra da música e copie no caderno, os trechos em que constam as seguintes informações:
v Como Eduardo e Mônica se conheceram;
v Quais as primeiras impressões que um teve sobre o outro ao se encontrarem pela primeira vez;
v Qual a diferença do nível de escolaridade entre eles;
v Como está a relação deles ao término da música/história.
• Agora, encontre duas partes do texto que expressam um fato (algo que aconteceu), e duas partes que expressem uma opinião (seja do Eduardo, da Mônica ou do narrador).
Caprichem na letra, sejam organizados, e deem respostas completas.
Terminada a atividade, quem puder, pode tirar uma foto do caderno e enviar para o meu e-mail (citado acima). Quem não puder enviar a foto, pode ficar tranquilo(a), eu poderei vistar quando voltarmos para a escola.
Espero que todos consigam fazer as atividades e possam aprender!
Beijos e abraços virtuais (físicos não podemos, rsrs)!
Fiquem em casa! Fiquem seguros!
Realize as atividades propostas com muita calma e atenção! caso tenham dúvidas entre em contato via whatsapp ou email (mnorberto@prof.educacao.sp.gov.br)
___________________________________________________
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
Profª Mileni
Profª Mileni
Realize as atividades propostas com muita calma e atenção! caso tenham dúvidas entre em contato via whatsapp ou email (mnorberto@prof.educacao.sp.gov.br)
Atividade 1
Responda as questões de revisão no seguinte link:
Atividade 2
observe a imagem e leia o texto abaixo para responder às questões
Ao
sair das usinas, a eletricidade produzida começa a ser transportada e, no
início do percurso, transformadores elevam a tensão, evitando a perda excessiva
de energia. Depois de percorrer o longo caminho entre as usinas e os centros
consumidores nas redes de transmissão, a energia elétrica chega a subestações
onde transformadores abaixadores reduzem o nível de tensão, para que possa ser
iniciado o processo de distribuição. Entretanto, apesar de mais baixa, a tensão
ainda não é adequada para o consumo imediato, por isso, transformador menores
são instalados nos postes de rua para reduzirem ainda mais a voltagem da
energia que vai diretamente para as residências, comércio, empresas e
indústrias.
De acordo com as informações contidas no
texto, responda as questões do formulário abaixo:
Bons estudos!!
___________________________________________________________________________________________________________
HISTÓRIA/PROF VALDILENE MATOS
Atividades para os alunos do 8º Ano A, B e
C
27/04 a 30/04
Habilidades: Identificar as principais características do pensamento iluminista e os valores por eles defentdidos.
Identificar os principais campos da atividade humana influenciados pelo iluminismo.
O Iluminismo
Iluminismo é o nome que damos a um
conjunto de obras filosóficas e pesquisas científicas, desenvolvidas na Europa
a partir do século XVII (anos 1600).
Um período em que o continente vivia
uma renovação cultural e científica marcante, sendo que as grandes navegações já haviam
revelado quase todo o globo terrestre. Ao mesmo tempo, inovações científicas
surgiam em praticamente todas as áreas da atividade humana.
Naquele contexto, o pensamento iluminista teve seus primeiros
representantes, ainda sem serem identificados como tais. Isaac Newton (1643-1727),
por exemplo, é um dos grandes pensadores do período e você deve conhecê-lo como
o pai da teoria da gravidade.
Ou seja, apesar de hoje pensarmos
o Iluminismo como um movimento
iluminista ou como uma escola filosófica, na prática, não havia
um único movimento.
O que havia era um contexto social
que permitia a muitas pessoas brilhantes pesquisarem, escreverem e difundirem
suas descobertas e teorias.
Concluindo e respondendo a
pergunta o que foi o Iluminismo, podemos dizer que se tratava de
uma forma de pensar o mundo e as sociedades humanas.
Um novo modelo, que ia contra a igreja e a monarquia absolutista, inspirando a
classe burguesa a procurar alterar as estruturas sociais.
Ideias iluministas
Para que você tenha um guia rápido do que o Iluminismo defendia, podemos resumir as
principais ideias da seguinte forma:
·
A ciência e o método científico como única forma de fazer progredir a
humanidade;
·
A necessidade de tornar todos os homens cidadãos plenos;
·
A necessidade de permitir que os homens se expressem livremente;
·
A reformulação da sociedade, eliminando privilégios da nobreza e do
clero (igreja).
Estes são apenas alguns pontos e, é
claro, nem todos os filósofos pensavam exatamente da mesma forma, ou estavam
preocupados com as mesmas questões.
Mas, havia um sentimento geral que se
encontrava nestes ideais e que mais tarde resultaria na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Esta declaração, criada
durante a Revolução
Francesa, se tornou um dos primeiros documentos de direitos cidadãos, inspirando as constituições de vários países pelo mundo
Iluminismo: principais características
Quando se fala em características do Iluminismo, trata-se
basicamente das características do iluminismo francês.
Ou seja, embora estivesse por toda a
Europa, o Iluminismo teve um centro de difusão e, a partir deste, teve impacto
maior em alguns países que em outros.
Suas características gerais eram
sempre as mesmas, a partir da certeza de que a razão era superior à fé,
portanto:
·
negava a origem divina dos reis, porque não havia provas desta origem;
·
ignorava qualquer crença religiosa que fosse contrária à evidência
científica;
·
liberalismo econômico, ou seja, sem intervenção do Estado, por Adam
Smith;
·
contrários ao absolutismo;
·
avanço da ciência e da razão;
·
predomínio da burguesia.
Principais pensadores iluministas
·
Montesquieu (1689-1755): um dos primeiros a
pensar o poder do Estado separado em esferas, ou como hoje conhecemos: Executivo, Legislativo e Judiciário.
·
Voltaire (1694-1778): um dos primeiros
liberais modernos, o filósofo defendia as liberdades individuais acima de tudo.
·
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): um grande pensador humanista, que
pregava a necessidade de reformar a educação, respeitando a natureza humana.
·
Denis Diderot (1713-1784): organizador da Enciclopédia (junto com
d´Alembert), mas também muito conhecido por suas críticas ácidas a corte
francesa.
O Iluminismo no Brasil
Assim como o Iluminismo se espalhou da França para vários
lugares do mundo, também chegou ao Brasil.
Mas, o que foi o Iluminismo para nós,
brasileiros? Para começar, é preciso lembrar que os ideais iluministas eram
contrários à opressão e à desigualdade. Assim como
eram contrários à igreja e, também, à monarquia. E o que era o
Brasil no século XVIII?
Apenas uma colônia de Portugal, que
sequer podia importar os livros franceses, por proibição da metrópole.
No entanto, dois fatores contribuíram
para que tivéssemos acesso aos filósofos iluministas:
o contrabando e os brasileiros que estudavam no exterior.
Ambos trouxeram aquelas ideias para o
Brasil e, tanto aqui quanto lá, algumas revoltas se estabeleceram, entre elas:
·
A Inconfidência Mineira (1789);
·
A Conjuração Baiana (1798);
·
A Revolução Pernambucana (1817).
Todas foram derrotadas pelas forças
portuguesas, mas até mesmo a independência brasileira, em 1822, foi
influenciada pelo Iluminismo.
Ou seja, o pensamento iluminista, de caráter burguês e liberal,
ecoou muito depois do século das luzes e também, para muito longe do berço
francês.
Contribuiu para criar uma nova
estrutura social, com reconhecimento de direitos, constituições, separação de
poderes e, claro, destituiu muitas monarquias.
Exercícios sobre Iluminismo
1-
Os filósofos representantes do movimento iluminista
contestavam:
a. os defensores da propriedade
privada.
b. os princípios do Socialismo
Científico.
c. o conhecimento científico
emergente na época.
d. as ideias direcionadas à liberdade
de comércio.
e. as instituições do Antigo Regime e
o Absolutismo.
2-
O movimento filosófico denominado Iluminismo surgiu
na Europa do século XVIII, baseando-se na crença absoluta da razão como forma
única de o homem alcançar a tão sonhada autonomia intelectual, o progresso
material, o desenvolvimento das virtudes morais, bem como o aprofundamento do
conhecimento científico. Ademais, os pensadores iluministas compartilhavam a
ideia de que a razão humana alçaria o homem à sublime condição de dominador
absoluto da natureza.
A partir das
informações contidas no texto, é possível considerar que:
a. Os pensadores iluministas
acreditavam no conhecimento religioso como forma de libertar o homem do
pensamento mágico-mítico, ascendendo, assim, ao conhecimento científico.
b. Os pensadores iluministas
depositavam total confiança na capacidade da razão como forma de contraposição
ao conhecimento advindo das concepções teocêntricas e do obscurantismo
característico do senso comum.
c. A confiança depositada pelos
iluministas no papel absoluto dos desejos e das vontades humanas surgia como um
contraponto à ditadura imposta pela razão humana.
d. Como figura proeminente do
Iluminismo, o pensador francês Immanuel Kant destacou-se como combatente do
pensamento filosófico cientifico.
e. Os Iluministas desacreditavam por
completo no poder da razão para conduzir o homem à liberdade e à felicidade.
3-
Dentre os filósofos do chamado século das luzes,
que preconizavam a difusão do saber como o meio mais eficaz para se pôr fim à
superstição, à ignorância, ao império da opinião e do preconceito, e que
acreditavam estar dando uma contribuição enorme para o progresso do espírito
humano, Rousseau, certamente, ocupa um lugar não muito cômodo.
NASCIMENTO, Milton
Meira. Rousseau:
da servidão à liberdade. In. WEFFORT, Francisco C. Os Clássicos da
Política,
Vol. 1. São Paulo: Ática, 1991, p. 189.
Sobre a filosofia política de
Rousseau, é correto afirmar que:
a. uma vez instaurado governo como
corpo submisso à autoridade soberana, ulterior esforço de manutenção deste
estado torna-se desnecessário.
B. as formas clássicas de governo
aristocrático são incompatíveis com a ideia de um povo soberano.
c. apenas por um pacto legítimo os
homens, após terem perdido a sua liberdade natural, podem receber, em troca, a
liberdade civil.
d. a ação política/governamental é
boa em si quando leva em consideração a natureza própria do ser humano, da sua
índole natural.
___________________________________________________________________
1º atividade
PROJETO DE VIDA
1º atividade
Copie no caderno.
Habilidades socioemocionais.
Anotem um
sinal de + na competência que considera mais desenvolvida em si mesmo e um
sinal de - na competência menos desenvolvida em si mesmo.
Competências
socioemocionais
|
Menos desenvolvidas
|
Mais desenvolvidas
|
determinação
|
||
organização
|
||
foco
|
||
persistência
|
||
responsabilidade
|
||
iniciativa social
|
||
Curiosidade para
aprender
|
||
imaginação criativa
|
||
empatia
|
A habilidade
que foi escolhida como mais desenvolvida responda:
Porque você
tem facilidade de desenvolver essa competência, você se sente bem e importante
quando à pratica?
A habilidade
que foi escolhida como menos desenvolvida responda:
Porque tem
dificuldade de executar essa habilidade? Tem interesse de executar mais essa
habilidade?
Não precisa
copiar.
Medite o que
deveria ser feito por você para praticar as competências mais difíceis?
2º atividade
Apenas
sorria:
Segundo sua história, ele foi capturado pelo inimigo e
lançado numa cela de prisão. Estava certo de que, pelos olhares desdenhosos e
pelo tratamento rude que recebeu de seus carcereiros, seria executado no dia
seguinte. A partir daqui, contarei a história conforme me lembro, com minhas
próprias palavras.
“Eu tinha a certeza de que seria morto. Fiquei terrivelmente
nervoso e perturbado. Remexi em meus bolsos para ver se havia algum cigarro que
tivesse escapado à sua revista. Encontrei um e, por causa de minhas mãos
trêmulas, mal podia levá-lo aos lábios. Mas eu não tinha fósforos: estes eles
haviam levado.
Olhei através das grades para meu carcereiro. Ele não
respondeu ao meu olhar.
Afinal, não se estabelece contato visual com uma coisa, um
cadáver. Eu gritei para ele: ‘Tem fogo, por favor? ”. Ele olhou para mim,
encolheu os ombros e veio até onde eu estava para acender meu cigarro. Ao se
aproximar e acender o fósforo, seus olhos inadvertidamente se cruzaram com os
meus.
Naquele momento eu sorri. Naquele instante foi como se uma
faísca saltasse no espaço entre nossos dois corações, nossas duas almas. Sei
que ele não queria, mas meu sorriso saltou por entre as grades e gerou um
sorriso em seus lábios também. Ele acendeu meu cigarro, mas permaneceu perto,
olhando-me diretamente nos olhos e continuando a sorrir.
Continuei sorrindo para ele, agora consciente da pessoa e
não apenas do carcereiro. E seu olhar para mim também parecia ter uma nova
dimensão! —Você tem filhos? – Ele perguntou.
—Sim, aqui, aqui. Tirei minha carteira e procurei
nervosamente as fotografias de minha família. Ele também puxou as fotos de seus
“niños” e começou a falar sobre seus planos para eles. Meus olhos se encheram
de lágrimas. Eu disse que temia nunca mais ver minha família novamente, nunca
ter a chance de vê-los crescer. Lágrimas também afloraram em seus olhos.
De repente, sem qualquer outra palavra, ele destravou minha
cela e silenciosamente me conduziu para fora. Uma vez fora da prisão,
conduziu-me silenciosamente por estradas secundárias, para fora da cidade. Lá,
nos limites da cidade, ele me libertou, e sem nenhuma outra palavra, voltou em
direção à cidade. ‘Minha vida foi salva por um sorriso’. ”
Sim, o sorriso a conexão verdadeira, espontânea e natural
entre as pessoas.
Conto esta história porque aprendi com ela. Realmente
acredito que, se nós nos reconhecêssemos como pessoas, desconsiderando nossos
títulos, cargos, status, não teríamos inimigos. Não poderíamos ter ódio, inveja
ou medo. A história de Saint-Exupéry fala daquele momento mágico em que duas
almas se reconhecem.
Um sorriso genuíno dirigido a outra pessoa diz um bocado de
coisas. Diz: “Eu o aceito como você é, de maneira incondicional”. Quando você
sorri para uma outra pessoa, ela se sente valiosa, importante e digna. Sente-se
melhor em relação a si mesma. E o que custa a você é um simples sorriso, uma
expressão de autêntica cordialidade.
Vamos, sorria!
Copie apenas as
perguntas e responda no caderno.
Responda:
Determinação, organização, foco, persistência,
responsabilidade, iniciativa social, Curiosidade para aprender, empatia,
amabilidade.
Qual dessas competências podem ser encontradas nas atitudes
que tiveram os personagens no texto acima? Identifique com a parte do texto.
___________________________________________________________________
1 aula___________________________________________________________________
TECNOLOGIA
Tecnologia e informação.
Meme
O denominado
Meme é um termo criado pelo escritor Richard Dawkins, em seu livro The Selfish
Gene (O Gene Egoísta, lançado em 1976), cujo significado é um composto de
informações que podem se multiplicar entre os cérebros ou em determinados
locais como, livros. A síntese de seu livro é sobre o meme, considerado uma
evolução cultural, capaz de se propagar. O Meme pode ser considerado uma ideia,
um conceito, sons ou qualquer outra informação que possa ser transmitida
rapidamente. Apenas a título de curiosidade, o estudo deste conceito é chamado
de memética.
Em
referência ao campo da informática, a expressão Memes de Internet é utilizada
para caracterizar uma ideia ou conceito, que se difundi através da web
rapidamente. O Meme pode ser uma frase, link, vídeo, site, imagem entre outros,
os quais se espalham por intermédio de e-mails, blogs, sites de notícia, redes
sociais e demais fontes de informação.
É comum os
Memes se transformarem nos chamados Virais, os quais se beneficiam para
divulgar e propagar uma marca e ou serviço. Esta é uma das aplicações dos
Memes, pois devido a seu quase instantâneo crescimento, virou alvo de estudo
das indústrias, interessadas em vender seus produtos. Os Memes são utilizados
comercialmente para espalhar o denominado Marketing Viral, Guerrilha e Buzz
Marketing (publicidade massiva). Existem ainda os Memes que geram e divulgam
conteúdo, como o TED Talks.
Atividade.
Fazer um
meme através de seu gosto musical, ou modificando objetos, elementos já
existentes, como uma foto que se constitui a partir da junção de partes de
outras imagens e/ou colagem. A partir dos memes criados, reflita como eles são
vitalizados nas redes sociais, via compartilhamentos.
Enfim crie
um meme a partir de fotos, imagens de revistas etc. Faça colagem em uma folha e
depois cole no caderno divirta-se e use sua criatividade.
Ótimo estudo!
___________________________________________________________________
Disciplina- Inglês
Professora Eliane
Roteiro de atividades 8º ano - Semana de 27/04/2020 a 30/04/2020
Habilidades
(EF08LI03) Construir o sentido global de textos,
relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.
(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns,
relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, blogues, entre outros), com o
uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e
edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro.
O texto abaixo mostra as respostas de alguns estudantes
em um fórum de discussão.
Um fórum de discussão é uma ferramenta para páginas de
Internet destinada a promover debates por meio de mensagens publicadas,
abordando uma mesma questão.
What’s your dream job?
We want to know what you dream of doing
when you leave school.
“I
would like to be an astronaut because I love space. I want to visit planet
Saturn and Jupiter. I also want to go to the moon.”
Megan,
9, Selby
“I
don’t know... maybe an author like J K Rowling or a poet like Robert Frost.”
Ayesha,
11, Hyderabad
“I
want to be a journalist, hopefully in fashion!”
Sarah,
12, London
“I
would love to be a hairdresser or a singer or an actress or a dancer!”
Courtney,
9, Leeds
“I
want to be a zoo keeper because I love animals.”
Oliver,
8, Watford
“I
want to work in agriculture when I am older.”
Alex,
12, Margate
“I
would like to be a neurosurgeon when I’m older – it means a brain surgeon for
anybody who does not know- or I would like to be a spy.”
Miriam,
13, Glasgow
“I
want to be in a film like Harry Potter, or be a carpenter.”
Yasmin,
12
“I
want to be a police woman or an air hostess, which would be cool.”
Caitlin,
11, Newcastle
“Maybe
lawyer or a president!”
Alice,
9, Wigan
|
Atividade
1
A) O
texto é parte de um:
(
) Chat
(
) Forum
(
) blog
B) Quais
as características desse tipo de texto?
(
) instantaneous message exchange
(
) posted messages
(
) comments
C) Qual
é o assunto do texto?
__________________________________________________________
D) Qual
é a faixa etária dos participantes da discussão?
(
) fifteen to eighteen
(
) nine to thirteen
(
) all ages
Atividade 2
Relacione os nomes dos participantes da discussão com a descrição
dos seus sonhos.
A) Ayesha ( ) She wants to make furniture.
B) Alex ( ) She wants to work on a plane.
C) Yasmin ( ) She wants to work in a hospital.
D) Miriam ( ) He wants to work in a zoo.
E) Caitlin ( ) She wants to write books.
F) Alice ( ) She wants to provide people with legal
advice and
services.
G) Oliver ( ) She wants to report the news.
H) Courtney (
) She wants to work as a hairdresser.
I Sarah ( ) She wants to travel to space.
J) Megan ( ) He wants to work on farms.
Atividade
3
Imagine que você vai postar um comentário nesse fórum.
Responda: What’s your dream job?
Leia os textos do fórum e use-os como exemplos para
escrever a sua resposta (em inglês).
Observação-
Faça
as atividades no caderno. Não precisa copiar o texto.
PROFESSORA: MICHELLE
SÉRIES: 8ºA,B,C
HABILIDADES: Identificar as principais características da escrita do ser humano no Renascimento artístico e cultural, assim seus significados.
A ESCRITA GÓTICA A escrita ou letra gótica (ou escolástica) é o nome pelo qual é chamada o tipo de letra angulosa e com linhas quebradas, originada na idade média entre os séculos XII e XIII. Foi usada na Europa ocidental desde 1150 até 1500. Este estilo caligráfico e tipográfico continuou a ser utilizado em países germânicos e de língua alemã até o século XX. (Copie esse texto no caderno de desenho, se possível imprima esse alfabeto).
Faça uma breve pesquisa sobre os tipos de letras góticas e ilustre em seu caderno de desenho. formule frases adequadas para o período em que vivemos.
DISCIPLINA DE TECNOLOGIA
PROFESSORA: MARISTELA
SÉRIES: 8ºA, B, C
1º Aula
1º Aula
Copie e responda no caderno
MUNDO DIGITAL
Por exemplo, já pesquisou alguma vez o que significa “www” (world wide web)?
Pesquise e registre as suas descobertas sobre o significado de “www”.
Faça seu registro:
Atividade 2
Você conhece as expressões abaixo? Já ouviu falar delas? Converse com o(a) colega ao
lado sobre o conhecimento de vocês sobre esses assuntos e, se necessário, consulte a internet
utilizando um dispositivo móvel, como o celular.
Elaboração/Criação de cartões com cada verbete
Você sabe o que significa “verbete”?
Verbete é a definição que você encontra em um dicionário, por exemplo, para explicar o
significado de uma palavra. Sendo assim, trata-se de um texto que conta o que quer dizer
determinado termo ou expressão.
Destaque os cartões que você encontra nos anexos, ao final deste Caderno. Preencha a
frente deles com essas expressões. Na parte de trás de cada um deles, faça um desenho/texto
representando o significado de cada expressão.
Exposição da atividade:
Chegou a hora de montarmos um varal para pendurar os cartões, que pode ser em formato
de móbile, por exemplo. Também é possível realizar uma exposição virtual, publicando fotos das
suas produções nas redes sociais e na internet, utilizando a hashtag: #InovaEducação. Aproveite
para conhecer, por meio da hashtag, o que estudantes de outras escolas estão criando!
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
Convide as pessoas que moram com você e se exercitem! Registre com vídeos e fotos.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
Convide as pessoas que moram com você e se exercitem! Registre com vídeos e fotos.