GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Cristiane – Geografia
Nome Completo: _____________________________________ n∘: ___ Série: _9ª A,B e C__
As atividades de Geografia devem ser entregue por E-mail; cristianeregynac@gmail.com
9º Atividade: Geografia-Professora Cristiane
Habilidade:EF09GEO9. Integração Mundial e Suas Interpretações:Globalização e Mundialização
Exercícios A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta.
A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo. Na prática, ela é vista como a total ou parcial integração entre as diferentes localidades do planeta e a maior instrumentalização proporcionada pelos sistemas de comunicação e transporte.
Veja também: As três fases do capitalismo ao longo da história
Mas o que é globalização exatamente?
O conceito de globalização é dado por diferentes maneiras conforme os mais diversos autores em Geografia, Ciências Sociais, Economia, Filosofia e História que se pautaram em seu estudo. Em uma tentativa de síntese, podemos dizer que a globalização é entendida como a integração com maior intensidade das relações socioespaciais em escala mundial, instrumentalizada pela conexão entre as diferentes partes do globo terrestre.
Vale lembrar, no entanto, que esse conceito não se refere simplesmente a uma ocasião ou acontecimento, mas a um processo. Isso significa dizer que a principal característica da globalização é o fato de ela estar em constante evolução e transformação, de modo que a integração mundial por ela gerada é cada vez maior ao longo do tempo.
A globalização permite, em tese, uma maior integração entre as diferentes áreas do planeta.
Há um século, por exemplo, a velocidade da comunicação entre diferentes partes do planeta até existia, porém ela era muito menos rápida e eficiente que a dos dias atuais, que, por sua vez, poderá ser considerada menos eficiente em comparação com as prováveis evoluções técnicas que ocorrerão nas próximas décadas. Podemos dizer, então, que o mundo encontra-se cada dia mais globalizado.
O avanço realizado nos sistemas de comunicação e transporte, responsável pelo avanço e consolidação da globalização atual, propiciou uma integração que aconteceu de tal forma que tornou comum a expressão “aldeia global”. O termo “aldeia” faz referência a algo pequeno, onde todas as coisas estão próximas umas das outras, o que remete à ideia de que a integração mundial no meio técnico-informacional tornou o planeta metaforicamente menor.
A origem da Globalização
Não existe um total consenso sobre qual é a origem do processo de globalização. O termo em si só veio a ser elaborado a partir da década de 1980, tendo uma maior difusão após a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria. No entanto, são muitos os autores que defendem que a globalização tenha se iniciado a partir da expansão marítimo-comercial europeia, no final do século XV e início do século XVI, momento no qual o sistema capitalista iniciou sua expansão pelo mundo.
De toda forma, como já dissemos, ela foi gradativamente apresentando evoluções, recebendo incrementos substanciais com as transformações tecnológicas proporcionadas pelas três revoluções industriais. Nesse caso, cabe um destaque especial para a última delas, também chamada de Revolução Técnico-Científica-Informacional, iniciada a partir de meados do século XX e que ainda se encontra em fase de ocorrência. Nesse processo, intensificaram-se os avanços técnicos no contexto dos sistemas de informação, com destaque para a difusão dos aparelhos eletrônicos e da internet, além de uma maior evolução nos meios de transporte.
Portanto, a título de síntese, podemos considerar que, se a globalização iniciou-se há cerca de cinco séculos aproximadamente, ela consolidou-se de forma mais elaborada e desenvolvida ao longo dos últimos 50 anos, a partir da segunda metade do século XX em diante.
Aspectos positivos e negativos da globalização
Uma das características da globalização é o fato de ela se manifestar nos mais diversos campos que sustentam e compõem a sociedade: cultura, espaço geográfico, educação, política, direitos humanos, saúde e, principalmente, a economia. Dessa forma, quando uma prática cultural chinesa é vivenciada nos Estados Unidos ou quando uma manifestação tradicional africana é revivida no Brasil, temos a evidência de como as sociedades integram suas culturas, influenciando-se mutuamente.
Existem muitos autores que apontam os problemas e os aspectos negativos da globalização, embora existam muitas polêmicas e discordâncias no cerne desse debate. De toda forma, considera-se que o principal entre os problemas da globalização é uma eventual desigualdade social por ela proporcionada, em que o poder e a renda encontram-se em maior parte concentrados nas mãos de uma minoria, o que atrela a questão às contradições do capitalismo.
Além disso, acusa-se a globalização de proporcionar uma desigual forma de comunicação entre os diferentes territórios, em que culturas, valores morais, princípios educacionais e outros são reproduzidos obedecendo a uma ideologia dominante. Nesse sentido, forma-se, segundo essas opiniões, uma hegemonia em que os principais centros de poder exercem um controle ou uma maior influência sobre as regiões economicamente menos favorecidas, obliterando, assim, suas matrizes tradicionais.
Entre os aspectos positivos da globalização, é comum citar os avanços proporcionados pela evolução dos meios tecnológicos, bem como a maior difusão de conhecimento. Assim, por exemplo, se a cura para uma doença grave é descoberta no Japão, ela é rapidamente difundida (a depender do contexto social e econômico) para as diferentes partes do planeta. Outros pontos considerados vantajosos da globalização é a maior difusão comercial e também de investimentos, entre diversos outros fatores.
É claro que o que pode ser considerado como vantagem ou desvantagem da globalização depende da abordagem realizada e também, de certa forma, da ideologia empregada em sua análise. Não é objetivo, portanto, deste texto entrar no mérito da discussão em dizer se esse processo é benéfico ou prejudicial para a sociedade e para o planeta.
Efeitos da Globalização
Existem vários elementos que podem ser considerados como consequências da globalização no mundo. Uma das evidências mais emblemáticas é a configuração do espaço geográfico internacional em redes, sejam elas de transporte, de comunicação, de cidades, de trocas comerciais ou de capitais especulativos. Elas formam-se por pontos fixos – sendo algumas mais preponderantes que outras – e pelos fluxos desenvolvidos entre esses diferentes pontos.
Outro aspecto que merece destaque é a expansão das empresas multinacionais, também chamadas de transnacionais ou empresas globais. Muitas delas abandonam seus países de origem ou, simplesmente, expandem suas atividades em direção aos mais diversos locais em busca de um maior mercado consumidor, de isenção de impostos, de evitar tarifas alfandegárias e de angariar um menor custo com mão de obra e matérias-primas. O processo de expansão dessas empresas globais e suas indústrias reverberou no avanço da industrialização e da urbanização em diversos países subdesenvolvidos e emergentes, incluindo o Brasil.
Outra dinâmica propiciada pelo avanço da globalização é a formação dos acordos regionais ou dos blocos econômicos. Embora essa ocorrência possa ser inicialmente considerada como um entrave à globalização, pois acordos regionais poderiam impedir uma global interação econômica, ela é fundamental no sentido de permitir uma maior troca comercial entre os diferentes países e também propiciar ações conjunturais em grupos.
Por fim, cabe ressaltar que o avanço da globalização culminou também na expansão e consolidação do sistema capitalista, além de permitir sua rápida transformação. Assim, com a maior integração mundial, o sistema liberal – ou neoliberal – ampliou-se consideravelmente na maior parte das políticas econômicas nacionais, difundindo-se a ideia de que o Estado deve apresentar uma mínima intervenção na economia.
A globalização é, portanto, um tema complexo, com incontáveis aspectos e características. Sua manifestação não pode ser considerada linear, de forma a ser mais ou menos intensa a depender da região onde ela se estabelece, ganhando novos contornos e características. Podemos dizer, assim, que o mundo vive uma ampla e caótica inter-relação entre o local e o global.
Lista de Exercícios
Questão 1
(UFPI) Sobre a economia globalizada:
a) Homogeneizou as culturas e reduziu as discrepâncias econômicas entre os países.
b) Integrou economias e possibilitou a difusão de hábitos dos lugares pelo mundo.
c) Deu visibilidade às minorias, a povos e culturas de recantos isolados do mundo.
d) Quase anulou a xenofobia e os conflitos étnicos e religiosos em todo o planeta.
Questão 2
2) O índio xingu, que ainda acredita em Tupã, assiste pela televisão a uma partida de futebol que acontece em Barcelona ou a um show dos Rolling Stones na praia de Copacabana. Não obstante, não há que se iludir: o índio não vive na mesma realidade em que um morador do Harlem ou de Hong Kong, uma vez que são distintas as relações dessas diferentes pessoas com a realidade do mundo moderno; isso porque o homem é um ser cultural, que se apoia nos valores da sua comunidade, que, de fato, são os seus.
GULLAR, F. Folha de S. Paulo. São Paulo: 19 out. 2008 (adaptado).
Ao comparar essas diferentes sociedades em seu contexto histórico, verifica-se que
a) Pessoas de diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologias de vanguarda, desfrutam da mesma realidade cultural.
b) O índio assiste do futebol ao show, mas não é capaz de entendê-los, porque não pertencem à sua cultura.
c) Pessoas com culturas, valores e relações diversas têm, hoje em dia, acesso às mesmas informações.
d) Os moradores do Harlem e de Hong Kong, devido à riqueza de sua História, têm uma visão mais aprimorada da realidade.
e) A crença em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de Hong Kong, mais ricos, vivem de acordo com o presente.
3) Analisar de forma crítica os aspectos da globalização que acarretam em perdas para a sociedade, assim como as perspectivas com relação às reações adversas provocadas por tais transformações. Explique
4) Quais as fases da globalização?
Atividade 2
Tema: Globalização
Assistir documentário: Camisetas Viajando: A história das roupas de segunda mão e a dívida do terceiro mundo
https://www.youtube.com/watch?v=YMuDd0j6gWU
1) Fazer relatório do documentário Camisetas Viajando
2) Acessar o vídeo assistir e responder as questões com atenção
Atividade
1) Descreva o caminho das roupas doadas à Zâmbia pelos Estados Unidos.
2) Quem narra o documentário?
3) Como o país Zâmbia entrou em crise?
4) Quais eram os produtos que gerava o desenvolvimento da Zâmbia?
5) Cite os sonhos de Lukas?
6) Como a população vive na Zâmbia?
7) Quais são, os sonhos da população da zâmbia?
8) Qual a crítica presente no documentário?
9) Como são colhidas as roupas nos bairros dos Estados Unidos? As pessoas sabem para onde vão essas roupas?
10) Compare o Brasil com a Zâmbia.
Caro alunos
e familiares, nesse momento de pandemia a suspensão das aulas é uma medida preventiva. Aqui os alunos encontrarão atividades para serem realizadas em sua casa, fazendo o registro em seu caderno para que no retorno das aulas ou futuras mudanças seja entregue a seu professor.
É o momento de exercer o Protagonismo.
Contamos com o apoio de todos.
Link caderno do aluno:
https://drive.google.com/open?id=1Rs0azpRxRJwetkep35TCBPnCWZpbjWaR
APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS -
ACESSO AS AULAS ONLINE
Para acessar o app, basta:
1 - Baixar o aplicativo Centro de Mídias SP na Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=tv.ip.edusp) ou Apple Store *(https://apps.apple.com/br/app/cmsp/id1504204115).
2 - Se autenticar no aplicativo usando o mesmo login e senha da SED
3 - Acessar o "Canal de Gestão” que será visualizado logo após a realização do login.
O Governo de São Paulo também fechou um contrato com a TV Cultura, que transmitirá as aulas por meio do Canal digital 2.3 – TV Educação.
História - PROFº LEILSON (Todas as atividades serão realizadas no caderno)
Atividade 1
- Fazer uma pesquisa sobre a Primeira
República do Brasil (1889-1930), destacando as revoltas ocorridas durante o
período.
Atividade 2- Observe a charge e elabore um texto:
Atividade 3- Assinale
a alternativa correta nas seguintes questões:
1)
(PUC – Rio, 2006) Durante a Primeira República (1889 – 1930), houve, na
sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a
insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão
social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos,
então vigentes. Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE revoltas
dessa natureza:
A)
Guerra de Canudos e Revolta da Vacina.
B)
Revolta Federalista e Guerra do contestado.
C)
Revolta da Vacina e Revolta da Armada.
D)
Revolta da Chibata e Revolta Federalista
E)
Guerra do Contestado e Revolta da Armada.
2) Explique sobre o que foi a política do
café-com-leite (1894 – 1930) no Brasil.
3)
Entre as revoltas promovidas pelo movimento tenentista destacam-se:
A)
Revolta dos 18 do forte de Copacabana e Revolta Paulista (1924)
B)
Revolta da Chibata e Revolta da Vacina.
C)
Revolta Paulista (1924) e Guerra de Canudos.
D)
Revolta de Canudos e Revolta dos Emboabas.
E)
Revolta dos 18 do forte de Copacabana e Revolta do Contestado.
4)
(Unesp) A República Brasileira, na última década do Século XIX, caminhava para
a consolidação da oligarquia dos coronéis/fazendeiros. A crise
econômico-financeira agravava as condições de vida na cidade e no campo. A
rebelião de Canudos pode ser entendida como movimento de:
a)
hesitação dos mandatários políticos em desfechar medidas repressivas contra a
gente oprimida.
b)
tensão social agravada pela expulsão dos camponeses que atuavam nas frentes
pioneiras catarinenses e paranaenses.
c)
resistência da população sertaneja contra a estrutura agrário-latifundiária e
as medidas repressivas oficiais.
d)
descontentamento dos fanáticos que buscavam efetivar práticas liberais
burguesas.
e)
rebeldia dos jagunços que se opunham à rede de açudes e às campanhas de combate
às secas.
HISTÓRIA - 2ª SEMANA
HISTÓRIA - 2ª SEMANA
Atividade 1) Fazer uma pesquisa sobre as Revoltas
ocorrida durante a Primeira República no Brasil.
Atividade 2) Assinale a alternativa correta:
A) Leia o parágrafo abaixo.
“A Revolta da Vacina permanece como exemplo quase
único na história do país de movimento popular de êxito baseado na defesa do
direito dos cidadãos de não serem arbitrariamente tratados pelo governo”.
(CARVALHO, José
Murilo de. Os Bestializados. São Paulo:
Companhia das Letras, 1987. p. 138-139)
Considere as seguintes afirmações a respeito do
movimento social acima referido, ocorrido em 1904.
I.
Entre as motivações da revolta, destacou-se a resistência popular ao
cumprimento da vacinação obrigatória contra a varíola, o que levou à ocorrência
de uma série de distúrbios e manifestações violentas no centro da cidade do Rio
de Janeiro;
II.
A Revolta foi insuflada pelos remanescentes da oposição jacobina e
positivista, que tentaram instrumentalizar a insatisfação popular, a fim de
derrubar o governo;
III.
Apesar de ter sido derrotado, o movimento provocou a desestabilização do
regime republicano, na medida em que ocasionou uma profunda crise econômica,
resolvida somente com a assinatura do funding-loan.
Quais estão corretas?
a.
Apenas I.
b.
Apenas III.
c.
Apenas I e II.
d.
Apenas I e III.
e.
Apenas II e III.
b) Dentre os movimentos populares que
surgiram durante a República Velha, alguns tiveram caráter religioso,
destacando-se o messianismo. Qual das alternativas abaixo apresenta
corretamente movimentos deste tipo?
a.
Revolta do Contestado e Revolta da
Vacina.
b.
Revolta do Contestado e Revolta da
Chibata.
c.
Guerra de Canudos e Revolta da Chibata.
d.
Guerra de Canudos e Revolta do
Contestado
e.
Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.
Atividade 3-
A) Revolta da Vacina e Guerra do Contestado
B) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina
C) Revolta da Vacina e Revolta da Chibata
D) Revolta da Vacina e Guerra de Canudos
As atividades de Geografia devem ser enviadas por E-mail; cristianeregynac@gmail.com
Etapa 1
Habilidade ( EF09GEO1) Analisar criticamente de que forma a
hegemonia exercida em várias regiões do planeta, novamente em situações de
conflito, intervenções / ou influencia cultural em diferentes tempos e lugares.
(EF09GEO02 Analisar a
atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais
na vida da população em relação ao consumo, á cultura e a mobilidade.
9 º A, b e C
Pesquisar. Tema: Globalização
. Desenvolvimento do capitalismo (surgimento);
. Avanços Científicos e Tecnológicos;
. Terceira Revolução Industrial/ Revolução Cientifica
. Fazer um cartaz em ordem cronológica dos principais
acontecimentos históricos dos últimos séculos, que culminaram na integração de
todo o mundo.( Linha do tempo; principais, objetos que marcaram os 3 últimos
séculos).
Etapa 2
Pesquise a respeito sobre o país de origem de cada uma das
marcas mencionadas na imagem acima. A qual setor da economia elas estão
inseridas e também com qual ou quais produtos estas empresas trabalham. Os
resultados obtidos deverão ser anotados no caderno, para aula subsequente.
Etapa 3
3ª Do Plural (Engenheiros do Hawaii)
Corrida pra vender cigarro
cigarro pra vender remédio
remédio pra curar a tosse
tossir, cuspir, jogar pra fora
corrida pra vender os carros
pneu, cerveja e gasolina
cabeça pra usar boné
e professar a fé de quem patrocina
Eles querem te vender, eles querem te comprar
querem te matar, de rir ... Querem te fazer chorar
quem são eles?
quem eles pensam que são?
Corrida contra o relógio
silicone contra a gravidade
dedo no gatilho, velocidade
quem mente antes diz a verdade
satisfação garantida
obsolescência programada
eles ganham a corrida antes mesmo da largada
E eles querem te vender, eles querem te comprar
querem te matar, à sede...eles querem te sedar
quem são eles?
quem eles pensam que são?
Vender... Comprar... Vedar os olhos
jogar a rede contra a parede
querem te deixar com sede
não querem nos deixar pensar
quem são eles?
quem eles pensam que são?
Corrida pra vender cigarro
cigarro pra vender remédio
remédio pra curar a tosse
tossir, cuspir, jogar pra fora
corrida pra vender os carros
pneu, cerveja e gasolina
cabeça pra usar boné
e professar a fé de quem patrocina
Eles querem te vender, eles querem te comprar
querem te matar, de rir ... Querem te fazer chorar
quem são eles?
quem eles pensam que são?
Corrida contra o relógio
silicone contra a gravidade
dedo no gatilho, velocidade
quem mente antes diz a verdade
satisfação garantida
obsolescência programada
eles ganham a corrida antes mesmo da largada
E eles querem te vender, eles querem te comprar
querem te matar, à sede...eles querem te sedar
quem são eles?
quem eles pensam que são?
Vender... Comprar... Vedar os olhos
jogar a rede contra a parede
querem te deixar com sede
não querem nos deixar pensar
quem são eles?
quem eles pensam que são?
Atividade: Após fazer a leitura da musica (quem puder ouça,
tem a musica na integra no youtobe)
1)
Reescreva um texto com a letra da música,
dissertativo.
2)
Relacione as palavras da letra da música com as
palavras do tema Globalização- consumo e alienação. (Lembrando que a letra da
musica faz menção ao consumismo estimulado por diferentes meios de comunicação,
como; TV, Rádio e Internet.
3)
Descreva um texto relacionando os problemas
citados com as disparidades socioeconômicos que caracterizam as sociedades.
Conclusão; Atividades
sugeridas, contribuíram em qual (is) aspectos, no que acrescentou? Faça um breve relatório do que foi aprendido.
CIÊNCIAS
9ANO- 2020-
ATIVIDADES-Estados físicos da matéria
1 )
Relacione
as propriedades às suas características.
I-Dureza ( ) Capacidade de ser deformado sem se romper.
II-Viscosidade ( )Capacidade de retornar à forma original após
uma deformação.
III- Ductibilidade ( ) Propriedade de ocupar o espaço disponível.
IV-Elasticidade ( ) Resistência oferecida ao
escoamento.
V-Expansibilidade ( ) Facilidade de evaporar-se.
VI-Volatilidade ( ) Resistência
a ter a sua superfície riscada.
2)
A
composição do ar atmosférico, em volume, é, aproximadamente, 78% de gás
nitrogênio, 21% de gás oxigênio e 1% de outros gases. No entanto, o gás
oxigênio ocupa todo o volume da sala de aula onde você está, e não apenas 21%.
Proponha uma explicação com base em um modelo de partículas.
3)
Responda.
a)
Como
são chamadas as propriedades que são comuns a toda matéria? Cite pelo menos
duas dessas propriedades.
b)
Como
são denominadas as propriedades que dependem do material do qual o corpo é
feito? Cite pelo menos duas dessas propriedades.
4)
Considere
o seguinte texto:
O cobre é um metal
utilizado em quase todas as instalações elétricas por ser um bom condutor de eletricidade.
Para produzir os fios elétricos, uma máquina pressiona o cobre contra um
orifício circular, de modo que, ao atravessar o orifício, é obtido um fio
comprido. Por sua vez, o orifício costuma ser feito em um diamante (geralmente
artificial) por um feixe de luz laser, pois mesmo brocas especiais seriam
desgastadas sem produzir no diamante o orifício desejado.
Com base nessas
informações, responda:
a)
Qual
propriedade da matéria está relacionada à moldagem do cobre em fios finos e
compridos?
b)
Qual
propriedade do diamante torna inviável sua perfuração pelos meios usuais,
necessitando para isso uma técnica especial que usa um feixe de luz laser?
5)
Considere
a situação a seguir.
Em um laboratório foram
analisados os pontos de fusão e de ebulição de diversos materiais. A partir
dessa análise foi montada a seguinte tabela:
Material
|
Ponto de fusão(°C)
|
Ponto de ebulição
(°C)
|
A
|
0
|
50
|
B
|
40
|
95
|
C
|
10
|
120
|
D
|
60
|
160
|
a)
Se
a partir de uma temperatura de -5°C aquecemos os quatros materiais, em que
ordem ocorrerá a fusão?
b)
Se
mantivermos o aquecimento, em que ordem eles entraram em ebulição?
c) A
uma temperatura de 30°C, em qual estado físico cada material se encontra?
d) Quando a temperatura chegar a
100°C, qual será o estado físico de cada um deles?
e) Qual dos materiais apresentados
é sólido a 55°C?
6)
A
água muda de estado físico em temperaturas bem determinadas. Essas temperaturas
são as mesmas em qualquer local da terra? Que fator pode modificar essas
temperaturas?
7)
Por
que em uma cidade localizada no alto de uma montanha um alimento demora mais
tempo para cozinhar do que em uma cidade próxima ao litoral? O que indicaria
para uma pessoa que quisesse cozinhar seus alimentos mais rápido, considerando
que ela mora em uma cidade a 2000metros de altitude em relação ao nível do mar?
8) Analise a seguinte situação.
O professor de Ciências propôs o seguinte desafio aos alunos: como
identificar o conteúdo de dois frascos idênticos com o mesmo volume de líquido
incolor e inodoro, um deles contendo água da torneira e o outro, água do mar?
Nessa atividade não foi permitido experimentar o sabor dos líquidos.
Um aluno, sabendo que a água do mar é mais densa do que a água da
torneira, decidiu usar uma balança e medir a massa de cada um dos frascos.
Explique se o uso desse procedimento é adequado para resolver o problema.
9)
Você recebeu uma placa de madeira de formato
retangular com 1cm de espessura. Como determinar a densidade dessa placa de
madeira usando apenas uma balança e uma trena?
10)
Qual a relação que podemos obter entre o odor
de um material e a volatilidade?
11)
Por
que o diamante é considerado o material mais duro que existe, se pode ser
quebrado?
TECNOLOGIA
ATIVIDADE DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
ATIVIDADES PARA A TURMA DO 9ºB
LEIAM E RESOLVAM AS ATIVIDADES 1 e 2 DA PÁGINA 42 DO CADERNO
DO ALUNO.
NA ATIVIDADE 2 SERÁ NECESSÁRIO ULTILIZAR OS CARTÕES QUE ESTÃO ANEXADOS NO FINAL DO CADERNO DE TECNOLOGIA.
NA ATIVIDADE 2 SERÁ NECESSÁRIO ULTILIZAR OS CARTÕES QUE ESTÃO ANEXADOS NO FINAL DO CADERNO DE TECNOLOGIA.
MATEMÁTICA - PROFª MAGALY
CADERNO DO ALUNO – SPFAZ ESCOLA
ATIVDADE 02
RETOMANDO OS CONJUNTOS NUMÉRICOS
Fazer os exercícios 2.1 e 2.3
da página 21
ATIVIDADE 03
OS NÚMEROS REAIS
Fazer os exercícios 3.1 e 3.2
da página 23
ATIVIDADE 04
Assistir vídeo aulas sobre:
·
Razão entre grandezas
·
Proporcionalidade
direta e inversa
·
Relações entre os
ângulos formados por retas paralelas cortadas pela reta transversal
ATIVIDADE 05
Fazer os exercícios da página
26 do caderno do aluno
PROJETO DE VIDA
Criação do Diário de Práticas e
Vivências.
Criar um
diário usando sua criatividade pode ser com folhas de sulfite brancas ou
coloridas ou com outro tipo de folha ao seu querer, pode amarar com barbante ou
no estilo pergaminho você escolhe, seja criativo.
Esse diário
se chamara DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS, para ser usado durante o ano, depois
de pronto escreva nele algo sobre você exemplo, seus sonhos, a profissão que
deseja exercer, como se sente em relação a escola que estuda, enfim o mundo ao
seu redor, depois faça um comentário sobre o que você sente sobre a condição
atual do planeta a respeito do novo vírus.
Esse diário
é seu por isso capriche pode ser colado imagens de revista, impressões, e pode
desenhar também como já dito antes use sua criatividade.
Dica: se
possível peça ajuda dos pais ou responsáveis para te auxiliar.
Alguns
exemplos de diário artesanal lembrando que o uso de objetos cortante tenha
alguém para te auxiliar, esses são apenas exemplos faça da maneira que achar
melhor.
INGLÊS
9º Anos A, B e C:
Coronavirus
Read the text below:
How to
Protect Yoursef
Know How it Spreads
·
There is currently no vaccine to prevent coronavirus disease 2019
(COVID-19).
·
The best way to prevent illness is to avoid being
exposed to this virus.
·
The virus is thought to spread mainly from person-to-person.
o
Between people who are in close contact with one another (within about 6
feet).
o
Through respiratory droplets produced when an infected person coughs or
sneezes.
·
These droplets can land in the mouths or noses of people who are nearby
or possibly be inhaled into the lungs.
Take steps to protect yourself
·
Wash your hands often with soap and water for at
least 20 seconds especially after you have been in a public place, or after
blowing your nose, coughing, or sneezing.
·
If soap and water are not readily available, use a hand
sanitizer that contains at least 60% alcohol. Cover all surfaces of your
hands and rub them together until they feel dry.
·
Avoid touching your eyes, nose, and mouth with
unwashed hands.
Avoid close contact
·
Avoid close contact with people who
are sick
·
Put distance between yourself and other people if
COVID-19 is spreading in your community. This is especially important for people who are at higher risk of getting very sick.
Take steps to protect others
Stay home if you’re sick
Cover coughs and sneezes
·
Cover your mouth and nose with a tissue
when you cough or sneeze or use the inside of your elbow.
·
Throw used tissues in the trash.
·
Immediately wash your hands with soap and water for at
least 20 seconds. If soap and water are not readily available, clean your hands
with a hand sanitizer that contains at least 60% alcohol.
Wear a facemask if you are sick
·
If you are sick: You should wear a facemask when
you are around other people (e.g., sharing a room or vehicle) and before you
enter a healthcare provider’s office. If you are not able to wear a facemask
(for example, because it causes trouble breathing), then you should do your
best to cover your coughs and sneezes, and people who are caring for you should
wear a facemask if they enter your room. Learn what to do if you are sick.
·
If you are NOT sick: You do not need to
wear a facemask unless you are caring for someone who is sick (and they are not
able to wear a facemask). Facemasks may be in short supply and they should be
saved for caregivers.
Clean and disinfect
·
Clean AND disinfect frequently touched surfaces daily. This includes
tables, doorknobs, light switches, countertops, handles, desks, phones, keyboards,
toilets, faucets, and sinks.
·
If surfaces are dirty, clean them: Use detergent
or soap and water prior to disinfection.
_______________________________________________________________
After reading, you have to create a message to
convince people to stay in and take care. How can you do this?
Your message have to use at least 2 paragrafs, and
one or two images.
Modal Verbs: Should and Must
Now, answer the Quiz on
the page: http://www.learnenglish-online.com/grammar/tests/shouldmust.html , and try your skills.
TECNOLOGIA
Letramento Digital
Muitas são
as definições e concepções acerca do letramento digital em circulação, que
focam desde o uso proficiente de ferramentas digitais até o tratamento crítico
de conteúdos que circulam nos ambientes digitais; desde o ler e escrever em
contextos digitais, em uma perspectiva funcional, o que envolve o trato com
diferentes linguagens e mídias, até participação crítica e ética nas práticas
sociais próprias das culturas digitais.
Com a
modernidade, fez-se necessária uma mudança nos paradigmas de compreensão do
mundo. Afinal, hoje deixamos de ler exclusivamente os conteúdos registrados no
papel e passamos a consumir informação em telas, como celulares e computador.
Por isso, o
letramento digital vem conquistando espaço ultimamente e está sendo o alvo de
diversas discussões. Basicamente significa um conjunto de competências que
permitem a um indivíduo compreender e utilizar de forma crítica a informação
gerada na era da internet.
Proficiente=
competente e eficiente no que faz; capaz, preparado, conhecedor.
Aproveitando o tema acima faça uma
pesquisa sobre o Corona vírus COVID-19, não é permitido usar apenas um site a
pesquisa deve ser feita com no mínimo 5 sites diferentes, e faça um texto
informativo sobre o vírus não esqueça de colocar quando ele foi descoberto.
Observação: marcar na folha os sites
usados para pesquisa.
Dica: peça ajuda dos pais ou
responsável, familiares em geral.
PORTUGUÊS
9º Ano C:
Projeto Leitura
Dar continuidade ao Projeto
Leitura: quem não estiver com o livro emprestado da escola,
deverá ler alguma obra que tenha em casa (desde que não seja literatura infantil),
e realizar as atividades como as anteriores.
Crase
Acessar o link: https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-crase/
, COPIAR E RESPONDER NO CADERNO, os 15 primeiros exercícios da página.
Orações Coordenadas:
Realize uma pesquisa, NO CADERNO, sobre: Orações
Coordenadas Sindéticas.
ARTE
ARTE
ATIVIDADE AVALIATIVA DE ARTE
Leia o
texto abaixo com muita atenção:
POP-ART
A Pop
Art é uma escola que utiliza em suas representações pictóricas imagens e
símbolos de natureza popular. Originado particularmente nos Estados Unidos e na
Inglaterra, este movimento foi assim batizado em 1954, quando o inglês Lawrence Alloway denominou, ao se referir a tudo que era produzido pela
cultura em massa no hemisfério ocidental, especialmente aos produtos
procedentes da América do norte.
Alguns
criadores, inspirados no movimento dadaísta liderado por Marcel Duchamp,
decidiram, em fins dos anos 50, se apropriar de imagens inerentes ao universo
da propaganda norte americana e converte-las em matéria-prima de suas obras.
Esses ícones abundantes no dia-a-dia do século XX detinham um alto poder
imagético.
A Pop-art
representava um retorno da arte figurativa, contrapondo- o ao Expressionismo
alemão que até então dominava a cena artística. Agora era a vez da cultura em
massa, do culto as imagens televisivas, as fotos, às histórias em quadrinhos,
às cenas impressas nas telas dos cinemas, à produção publicitária.
Na década
de 20, os filósofos Horkheimer e Adorno já discorriam sobre a expressão
indústria
cultural, para expressar a mercantilização de toda criação humana, inclusive a
de cunho cultural. Nos anos 60 tudo é produzido massivamente, e cria- se uma
aura especial em torno do que é considerado popular. Desta esfera
transplantam-se a simbologia e a simbologia e os signos, típicos da massa, para
que assim rompam-se todas as possíveis barreiras entre a arte e o povo. Há um
certo fascínio em torno do modo de vida da população dos EUA.
Os artistas
recorrem à ironia para elaborar uma crítica ao excesso de consumismo que permeia o
comportamento social, estetizando os produtos massificados, tais como os
provenientes da esfera publicitária, do cinema, dos quadrinhos, e de outras
áreas afins. Eles se valem de ferramentas como a tinta acrílica, poliéster,
látex, colorações fortes e calorosas, imitando artefatos da rotina popular.
Estes
objetos que integram o dia-a-dia da massa são multiplicados em porte bem maior,
o que converte sua concretude real em uma dimensão hiper- real. Enquanto,
porem, a pop art parece censurar o consumismo, ela igualmente não prescinde dos
itens que integram o circuito do consumo capitalista. Exemplo disso são as
famosas Sopas Campbell e as garrafas de Coca-Cola criadas pelo ‘papa’ deste
movimento, o artista Andy Warhol.
Prezado(a) Aluno(a)!
1-Leia as questões
abaixo com atenção;
2-Marque para cada
questão 1 alternativa.
QUESTOES
1) O Pop art surgiu:
A) Na França
B) Nos Estados Unidos
C) Na Alemanha
D) No Reino Unido
2) Tem relação com o Pop Art:
A) Impressionismo
B) Cubismo
C) Expressionismo Alemão
D) Renascimento
3) É característico do Pop Art:
A) Desenhos figurativos expressando o consumismo
B) Poster com figuras antigas
C) Propagadas falsas
D) Cores neutras e sem energia
4) O Pop Art fez maior sucesso:
A) Na Inglaterra
B) Na Alemanha
C) Na França
D) Nos Estados Unidos
5) O consumismo da época causava _____
aos artistas na elaboração de suas obras.
A) Ódio
B) Alegria
C) Tristeza
D) Ironia
6) O auge do Pop Art, em que tudo foi
produzido de maneira massiva sob o “popular”,foi:
A) Na década de 20
B) Em 1954
C) Nos anos 60
D) Nos anos 50
7) São exemplos de consumismo:
A) Natureza
B) Alimentos
C) Simbologia
D) Cunho Cultural
8) Os produtos que eram procedentes
da_________ foram denominados por esse movimento; por um crítico inglês.
A) América do Sul
B) América do Norte
C) Europa
D) Ásia
9) Foi considerado o “Papa” do Pop Art:
A)
Lawrence Alloway
B)
Korkheimer
C)
Adorno
D) Andy Warhol
10) É característica do Pop Art:
A) Arte Medieval renovada
B) Arte Moderna da Alemanha
C) Esferas
publicitárias,cinema,quadrinhos,etc
D) Cultura
afro-indígena
·
- Em uma folha separada, escolha uma imagem de POP-ART e reproduza.
- Não esqueça da margem.
Nos vemos em breve, até logo!
ELETIVA DE FOTOGRAFIA
1) Fazer a leitura do texto
sobre os tipos de fotografia.
Quais são os tipos de fotografias?
2) Escreva uma notícia sobre o
coronavírus com uma foto jornalística.
3) Vamos fotografar: ( Leia o
texto – A arte da fotografia http://vidadeprofessor.pro.br/arte-da-fotografia/
a) fotografando objetos ( Duas
fotos)
b) fotografando pessoas (
retrato) – uma fotografia
4) Você precisa terminar a
primeira etapa da nossa eletiva, que foram as questões.
Para concluir essa
etapa e realizar a próxima é necessário ler este texto: https://fotografiamais.com.br/historia-completa-da-fotografia/
5) Confeccione uma câmara
escura. Acesse o site abaixo para realizar essa atividade.
6) Fotografar dois produtos
com fundo infinito. Pesquise sobre fundo infinito
7) Tirar fotografia de retrato
utilizando os três temas: fotografia para documentos;
fotografia para perfil de
redes sociais e fotografia criativa.
Uma fotografia para cada tema.
ProfªNéia
Medida Certa
Oi, tô te ligando pra você passar aqui
em casa
Hoje à noite, se tiver desocupada
Só se der, só se der
Não, não vai dizer pra ninguém que
sinto saudades
Não é verdade
Eu e você, nada a ver
É que meu pente perguntou do seu
cabelo
Ouvi reclamações do meu espelho
Querendo saber de você
Que dia ele vai te ver
Eu juro que, pra mim, pouco me importa
Se eu passo toda hora na sua porta
Meu carro que se apaixonou na rota
É, não sou eu
O meu quarto que ficou apaixonado
Travesseiro dependente e viciado em
você
Não sou eu
Meu lençol te quer agora e não depois
Minha cama tem a medida certa pra nós
dois
É que meu pente perguntou do seu
cabelo
Ouvi reclamações do meu espelho
Querendo saber de você
Que dia ele vai te ver(...)
RESPONDA
ÀS QUESTÕES:
1.
No início do texto, há uma redução de
formas linguísticas aceitáveis na fala, mas indesejáveis na escrita.
Identifique o trecho em que pelo menos uma delas ocorre.
2.
Uma redução de palavras na fala como
“refri”(de refrigerante), “moto”(de motocicleta) ou “Zé”(de José) e as também
analisadas do texto são consideradas variações da linguagem formal ou
coloquial? Explique.
3.
Reescreva uma passagem (ou mais) do
texto em que um objeto assume uma atitude humana:
4.
A palavra “pra” no texto está na
linguagem formal ou coloquial? Qual a classe gramatical dessa palavra?
5.
O rapaz afirma que não é verdade que
sente saudade. Podemos dizer que isso é verdade? Justifique a resposta.
6. QUESTÃO PARA CRIATIVIDADE! Crie
uma resposta para o texto dessa canção de forma breve. Aqui você dirá se vai ou
não encontrá-lo!
ATIVIDADE DE TECNOLOGIA
E INOVAÇÃO 9ºB
Importante:
Queridos alunos, como visto em nossas aulas anteriores, a tecnologia
vai além de equipamentos (computadores, notebooks, celulares). Em educação,
pensamos em inovação, isto é, como as tecnologias transformam ou podem
transformar a sociedade.
Diante disso seguem algumas atividades que serão realizadas de uma
forma plugada
(aparelhos tecnológicos) e desplugada (
atividades concretas sem o uso de aparelhos tecnológicos) .
|
Para aprofundarmos um pouco mais sobre
o que estudamos, seguem algumas notícias de Fake News para a leitura e, em
seguida responda as questões propostas.
5 Fake News sobre coronavírus que estão
circulando pelo mundo.
A desinformação circula com força total no
momento em que a epidemia do novo coronavírus assusta o mundo. Veja alguns
boatos em diferentes países
Por Da Redação access_time12 mar 2020, 19h53
- Publicado em 12 mar 2020, 16h44
|
– São Paulo
A pandemia do novo coronavírus está assustando o mundo. Nesta quinta-feira, 12, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o número de casos passou de 124 mil e que a doença já foi detectada em ao menos 118 países e territórios. Naturalmente, a magnitude desse episódio está sendo acompanhada de muita desinformação. Veja abaixo alguns casos de informações falsas que estão circulando sobre o tema.
–
Índia
Na Índia, uma política do partido governista
Bharatiya Janata (o mesmo do primeiro—ministro Narendra Modi) disse à
imprensa que as pessoas poderiam usar urina e estrume de vaca para curar o
novo coronavírus. Vale lembrar que a vaca é considerada sagrada no país e que
o uso da urina deste animal em situações terapêuticas é comum. Nesta
sexta-feira, 12, informou a agência Reuters, um grupo religioso irá até
realizar uma festa para o consumo do líquido, apesar dos alertas de
profissionais da saúde quanto a sua eficácia contra o novo coronavírus e os
riscos que a ingestão pode trazer.
– Irã
No Irã, um dos
países mais fechados do mundo e onde o consumo de bebidas alcóolicas é
proibido, circulou o boato de que a ingestão de álcool poderia combater o
vírus. Como resultado, 40 pessoas morreram por complicações decorrentes da
ingestão de álcool puro do tipo usado na limpeza ou bebidas contrabandeadas.
– Itália
A Itália é um dos países mais afetados pela
epidemia do novo coronavírus. Hoje, é o segundo maior em número de casos
confirmados, atrás apenas da China. Não à toa, o país inteiro está em
quarentena. Por lá, a desinformação também anda em alta. Um dos boatos mais
populares diz respeito à uma vacina, que teria sido desenvolvida na
Austrália, e que poderia ser usada no combate ao vírus. Ainda de acordo com a
história, a mesma só poderia ser encontrada na Suíça. Essa mentira circulou
especialmente em Veneza, em um folheto distribuído nas ruas da cidade. Nele,
havia um endereço de e-mail e instruções para o depósito de 50 euros para a
aquisição da vacina. A história é boa e, evidentemente, trouxe esperanças
para muitas pessoas, mas é falsa.
– Brasil
No Brasil, a desinformação também está
circulando com força total. Um dos boatos fala sobre uma espécie de teste
caseiro, que revelaria se a pessoa foi contaminada pela doença: respirar
fundo, prender a respiração por mais de 10 segundos. Se conseguir fazer isso
sem tossir, você não está infectado. A questão é séria e fez com que o
Ministério da Saúde montasse uma página dedicada ao monitoramento dessas
histórias e a checagem dos fatos.
|
Questões
1. Você conhece outra notícia que esteja
circulando pela internet que induzam a população ao erro sobre o Coronavírus?
2. Por que a população acredita e dissemina
notícias que não são verdadeiras?
3. Sobre o Covid-19,
marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
A- ( )A
vacina contra o Covid-19 foi descoberta.
B- (
)Limpar a garganta com sal e vinagre remove o Coronavírus.
C- (
)Pessoas com mascaras podem contrair a covid-19.
D- (
)Beber água quente protege contra a covid-19.
E- ( )Quem
retorna de viagem internacional deve fazer quarentena.
F- (
)Prender a respiração por 10 segundos indica se a pessoa tem a doença.
MATEMÁTICA - PROFº DANILO 9ºA e 9ºB
MATEMÁTICA - PROFº DANILO 9ºA e 9ºB
HISTÓRIA - PROFª AURINDA
Brasil República
Faça uma pesquisa:
tema “Brasil República”. (levando se em conta as revoltas ocorridas
durante o período).
MATEMÁTICA – 9 ANO_ (Parte II)
Professora: Magaly G.M Greggio
ATIVIDADE 06
Assistir ao filme: Uma Mente
Brilhante
Observar situações problemas e
fazer um resumo.
ATIVIDADE 07
Fazer uma pesquisa na internet,
podendo ser vídeo aulas, e realizar em seu caderno anotações que julgarem
importantes, sobre os assuntos:
- ·
Conjuntos Numéricos (números naturais, números
inteiros, números racionais, números irracionais e números reais).
- ·
Razões e proporções: Razão entre duas
grandezas; Velocidade média; Densidade demográfica, Escala; Proporção;
- ·
Grandezas proporcionais: Regra de três simples
e composta;
- · Radiciação e potenciação.
Perguntas sobre a Capoeira
1ª)Qual o estilo de capoeira que até hoje está mais próximo das tradições africanas?
2ª) Qual das capoeiras tem uma metodologia própria para ensinar os golpes a seus participantes?
3ª) Quais os instrumentos que costumam integrar as atividades de acompanhamento musical e rítmico das rodas de capoeira?
4ª) Quais os nomes dos movimentos que integram o jogo de capoeira?
5ª)No jogo da capoeira ,qual é o movimento ritmado e constante que simula tentativas de ataque e contra-ataque e do qual partem todos os outros movimentos ?