ELETIVAS
BRINCANDO COM AS CORES
Profº Maristela
Vamos criar na eletiva brincando com as cores ideias, o que você quer fazer nesta eletivas. Mas não pode fugir do tema cores ok.
Enviar foto da atividade no e-mail formentini2@gmail.com a foto ou whastsApp 98136-5627
___________________________________________________
ARTE
Profº Michelle
( 6º A,B )
Atividade sobre a música "A cura tá no coração", de Gabriel O Pensador.
Assista através do link abaixo e responda:
https://www.youtube.com/watch?v=cGlCalnE8EQ
1- Você concorda que a pandemia já deixou sequela? por quê?
2- Com qual intenção você acha que o autor cita a história de Judas e de Jesus?
3- Com que obra de Salvador Dali a música dialoga?
4- Que mensagem a canção transmite? comente com suas palavras.
5- De que parte do texto você mais gostou? Justifique sua resposta.
Observação: Responda em seu caderno de arte! ___________________________________________________________________________
PROJETO DE VIDA
Profº Michelle
( Apenas 6ºA )
Atividade sobre a crônica "Empatia", da Martha Medeiros.
Faça a leitura do texto e responda o que se pede, no caderno de Pojeto de vida:
Empatia
As pessoas se preocupam em ser simpáticas, mas poucos se esforçam para serem empáticas, e algumas talvez nem saibam direito o que o termo significa. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreendê-lo emocionalmente. Vai muito além da identificação. Podemos até não nos identificar com alguém, mas nada impede que entendamos as razões pelas quais ele se comporta de determinado jeito, o que o faz sofrer e os direitos que ele tem.
Nada impede?
Desculpe, foi força de expressão. O narcisismo, por exemplo, impede a empatia. A pessoa é tão auto-focada que para ela só existem dois tipos de gente: os seus iguais e o resto, sendo que o resto não merece um segundo olhar. "Narciso acha feio o que não é espelho". Ele se retroalimenta de aplausos, elogios e concordâncias, e assim vai erguendo uma parede que o blinda contra qualquer sentimento que não lhe diga respeito. Se pisam no seu pé, reclama e exige que os holofotes se voltem para essa agressão gravíssima. Se pisarem no pé do outro, é porque o outro fez por merecer.
Afora o narcisismo, existe outro impedimento para a empatia: a ignorância. Pessoas que não circulam, não têm amigos, não se informam, não leem, enfim, pessoas que não abrem seus horizontes tornam-se preconceituosas e mantêm-se na estreiteza da sua existência. Qualquer estranho que tenha hábitos diferentes dos seus será criticado em vez de aceito e considerado. Os ignorantes têm medo do desconhecido, e o evitam.
E afora o narcisismo e a ignorância, há o mau-caratismo daqueles que, mesmo tendo o dever de pensar no bem público, colocam seus próprios interesses acima de todos e trabalham só para si mesmos, e aí os exemplos se empilham: políticos corruptos, empresários que só visam ao lucro em respeitar a legislação, pessoas que usam sua posição social para conseguir benefícios que deveriam ser conquistados pelos trâmites usuais, sem falar em atitudes prosaicas como furar fila, estacionar em vaga para deficientes, terminar namoros pelo Facebook, faltar a compromissos sem avisar antes, enfim, aquelas "coisinhas" que são feitas no automático sem pensar que há alguém do outro lado do balcão que irá se sentir prejudicado ou magoado.
É um assunto recorrente: precisamos de mais gentileza etc e tal. Só que, para muitos, ser gentil é puxar uma cadeira para a moça sentar ou juntar um pacote que alguém deixou cair. Sim, todos gentis, mas colocar-se no lugar do outro vai muito além da polidez e é o que realmente pode melhorar o mundo em que vivemos. A cada pequeno gesto, a cada decisão que tomamos, estamos interferindo na vida alheia. Logo, sejamos mais empáticos do que simpáticos. Ninguém espera que você e eu passemos a agir como heróis, apenas que tenhamos consciência de que só desenvolvendo a empatia é que se cria uma corrente de acertos e de responsabilidade. Colocar-se no lugar do outro não é uma gentileza que se faz, é a solução para sairmos dessa barbárie disfarçada e sermos uma sociedade civilizada de fato.
(Martha Medeiros)
1- Que mensagem o texto transmite? Comente:
2- Cite alguns exemplos de mau-caratismo segundo a cronista, dizendo se você concorda ou não com ela:
3- Justifique o título da crônica acima, aproveitando para sugerir um outro:
4- Faça uma ilustração que, para você, represente bem a palavra EMPATIA:
CIÊNCIAS
6ºA - Profª Ida Maria, 6ºB - Profª Mileni Norberto
Vamos refletir sobre o momento que estamos passando!
Para isso, acesse o link e responda o formulário abaixo:
https://forms.gle/H8DQMVUSsCpDeWxm7
Lembre-se: Você não está sozinho(a)!
Professor Eliezer projeto de vida 6º ano B
Bem pessoal essa semana será uma semana para a meditação, o
objetivo é que você consiga ganhar força para continuar sua caminhada, para
isso eu separei 2 mensagens que eu gostaria que vocês ouvissem pelo menos 2
vezes cada, na mensagem é citado alguns nomes de pessoas que venceram árduas
batalhas da vida se houver curiosidade pesquise sobre essas pessoas acredito
que será de grande valia para vocês.
Não esqueça ouça com atenção pelo menos duas vezes cada.
Segue link.
https://www.youtube.com/watch?v=MyZ68jS9FJE
https://www.youtube.com/watch?v=uYde6_LNwWw
Se alguém não conseguir visualizar me chame no WhatsApp
996460862
__________________________________________________________________________________
Inglês 6º ano (27/07 a 31/07)
Professora Eliane
Olá pessoal! Espero que estejam todos bem!
A atividade dessa semana é a leitura e reflexão de algumas
frases motivacionais. Leia as frases e reflita sobre elas.
___________________________________
Eletiva Ecohorta
Profª Mileni
Continue a atividade proposta na semana passada, envie foto do que você produziu
Link: https://drive.google.com/file/d/1GzEH90cD2AAbAdQp_lvmdzi3ATN6nixq/view?usp=sharing
email: promileni@gmail.com
Whatsapp: 19996125182
grande abraço!
_____________________________________________
6º ANO A e B –
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA
MAIARA DO VALE
HABILIDADES:
-Autoconhecimento e reconhecimento de suas emoções e das outras pessoas
com capacidade de lidar com elas e com a pressão de um grupo.
.
ATIVIDADE NO CADERNO
RESPONDA;
ESTAMOS
PASSANDO POR UM MOMENTO INCOMUM/DIFÍCIL (EM QUE TODOS DEVEMOS PERMANECER EM
CASA) QUAL É A SUA MAIOR DIFICULDADE POR ESTAR LONGE DA ESCOLA? DO QUE VOCÊ
SENTE FALTA
Professora
Maiara do Vale