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PSICOLOGIA VIVA

25 abril, 2020

2ª SÉRIE - 27/04 A 30/04

     PESQUISA ONLINE - ALIMENTAÇÃO 
A pesquisa ficará no ar de 28 a 30/04.


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 Atividades para o período de 27/04 a 30/04 para os alunos da 2ª série A e 2ª série B
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO  
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
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E. E.  Cristiane Chaves Moreira Braga 
Aluno(a):  
 
Ano / Série: 2º A 
Data: ____/____/_______ 
NOTA: 
Professora: Aurinda Prado 
Disciplina: Projeto de Vida 
Atividade Avaliativa 
Produzir uma arvore genealógica de profissões, de seus familiares, para isso você terá que contar com a ajuda de membros de sua família (fonte oral, oralidade). 
Ao concluir analise o resultado desta arvore você terá em mãos parte da história dos seus, e verá dentro da escolha profissional de cada um, durante a vida dos mesmos, que nem todos puderam fazer opções e muitas vezes abraçaram o que deles estava mais próximo, até mesmo por falta de oportunidade. 
Hoje você estudante, faz parte de uma nova realidade que te permite chegar onde quiser basta ter focoa partir disso pense, profissionalmente o que almeja para o futuro? 
Faça uma pesquisa sobre esta profissão 


Professora Cristiane– Geografia


Nome Completo: ­­­­­­­­_____________________________________ n∘: ___ Série: ______

As atividades devem ser entregues por E-mail; cristianeregynac@gmail.com

Habilidade: Currículo do Estado de São Paulo: Ler e interpretar mapas e gráficos para extrair informações que permitam identificar singularidades e distinções das diversas etapas da formação territorial do Brasil; Comparar as diferentes formas de regionalização do Brasil. Competência Geral da BNCC: C2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 Para apoio à pesquisa, sugerio alguns atlas digitais que podem ser encontrados mapas temáticos diversos:
Mapa Evolução da divisão territorial, disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/15771evolucao-da-divisao-territorial-do-brasil.html?=&t=acesso-ao-produto (Acesso 16 de mar de 2020). Mapa Evolução da população total, disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/15771evolucao-da-divisao-territorial-do-brasil.html?=&t=acesso-ao-produto acesso (Acesso 16 de mar de 2020). Matéria do jornal da USP com o título: “Os indígenas e os impactos da colonização europeia, disponível em : https://jornal.usp.br/atualidades/os-indigenas-e-os-impactos-dacolonizacao-europeia/ (Acesso 16 de mar de 2020). Vídeo Chegada dos portugueses ao Brasil, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=32yOeie37Z0 (Acesso 16 de mar de 2020).
Acessar: https://www.youtube.com/watch?v=M7Rt6GMJlXU

Tema: Gênese Geoeconômica do Território e a formação das Fronteiras Brasileiras

Gênese Geoeconômica do Território Brasileiro
Século XVI: a América Latina era dividido entre a Coroa da Espanha e de Portugal, através do Tratado de Tordesilhas*.
*O Tratado de Tordesilhas foi um acordo celebrado em 1494 entre o Reino de Portugal e o Reino da Espanha para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as metrópoles fora da Europa.
Distribuição de terras: sesmarias
Brasil Colônial:
Marco histórico: 1500 d. C.
O território antes ocupado por índios (onda a natureza era predominante) foi tomado por portugueses ,os quais iniciaram profundas transformações nas relações sociais.
Os limites territoriais do Brasil tal qual conhecemos hoje...
Afinal... Quais fatores influenciaram na formação do território, da economia e da sociedade brasileira?
Com uma população índigena relativamente escassa e aparentemente sem indícios de metais preciosos, os portugueses optaram pelos "plantations".
PROCESSO!!!
Neste período as atividades econômicas se limitavam ao litoral do Brasil, sendo que a capital estava instalada em Salvador:
exploração do pau-brasil*, litoral brasileiro;
cana-de-açúcar, em latifúndios do litoral paulista e do Nordeste;
pecuária.
O Brasil, enquanto país e com essa dimensão territorial, nem sempre existiu, pois suas atuais fronteiras são resultantes de políticas da metrópole portuguesa, orientadas de acordo com o ciclo econômico vigente:
monocultura da cana-de-açúcar ocorrida do Nordeste (séc. XVI...);
as drogas do sertão na Amazônia (séc. XVII...);
ouro, a partir do Sudeste brasileiro (séc. XVIII);
café no planalto paulista (séc. XIX);
pecuária (séc. XVI ao XIX).
Palavras-chave: expansão marítima; colonização da América Latina; política de exportação; produtos primários/agrícolas; trabalho escravo.
Quinto maior país do mundo (8.514.876 km2), cuja população está concentrada no litoral!
Tal economia permitiu que o reino de Portugal em associação com a Holanda começasse a tomar posse efetiva do que viria a se constituir a quinta maior nação do mundo.
Escravidão indígena e negra.
Século XVIII: com a decadência da economia açucareira em decorrência da produção nas Antilhas...
Século XVII: uma vez que na Europa o reino português estava sobre o domínio espanhol, os portugueses instalados no Brasil dão início a expansão de sua área de domínio através de assentamentos esporádicos.
A produção de algodão na região do atual Maranhão foi uma medida adotada pelos portugueses para impedir a ocupação holandesa.
Os holandeses também se beneficiaram deste quadro político...
A exploração de ouro no estado de MG e MS (anteriormente pertencente a Espanha*) desempenhou um papel importantíssimo na fixação de cidades no interior da colônia portuguesa, ao atrair diversos aventureiros - os bandeirantes.
A exploração das drogas do sertão* na Amazônia favoreceu este processo, uma vez que a coroa espanhola não demonstrava interesse nestas terras, estando suas atividades concentradas no litoral ocidental da América do Sul.
(ÍNDIOS, PORTUGUESES OU ESPANHÓIS ?)
*Até o Tratado de Madri (1750) e o direito de posse: determinou os limites e estabeleceu que a paz sempre reinaria entre as duas colônias sul-americanas, até em tempos de guerra.
O Tratado de Madrid foi importante para o Brasil porque definiu aproximadamente o contorno geográfico do Brasil hoje.
Saiba mais sobre os acordos tratados entre Portugal e Espanha acerca da divisão territorial do Brasil em: http://www.historiatecabrasil.com/2010/05/tratados-territorias-do-brasil.html
A pecuária no Nordeste e a exploração do ouro se despontavam como uma oportunidade de adentrar o espaço físico.
Como consequência foram criados novos eixos de integração interna da colônia. Assim, com o objetivo de arrecadar mais impostos a capital brasileira foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro .
Curiosidade:
Drogas do sertão é um termo que se refere a determinadas especiarias (ervas aromáticas, plantas medicinais, cacau, canela, baunilha, cravo, castanha-do-pará e guaraná.) extraídas do chamado sertão brasileiro (como era conhecida a floresta do Brasil) na época dos bandeirantes. Por serem desconhecidas na Europa seu contrabando rendia excelentes preços. Para combater tal prática, em 1616, Francisco Caldeira Castelo Branco fundou, na foz do rio Amazonas, o forte do Presépio, dando origem à atual cidade de Belém.
Metade da população era de escravos negros.
As culturas como açúcar, drogas do sertão, borracha, café e a pecuária desenvolveram-se em áreas diferentes de acordo as vantagens comparativas naturais e históricas de cada porção do espaço brasileiro. Esse arquipélago mercantil configura-se como “bacias de drenagens” integradas ao centro em grandes cidades portuárias, que escoavam a produção ao mercado externo. Essa organização do território produziu as grandes cidades portuárias do Brasil rural-agrário, centros modernos com laços intensos aos centros urbanos europeus. Pode-se citar as cidades: Belém, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Luís, etc.
ARQUIPÉLAGOS ECONÔMICOS:
NE açucareiro; AM extrativista e o SE mineiro e cafeeiro
Brasil Império e República:
Produção da cana-de-açúcar:
A polarização entre o senhor de engenho e o escravo – entre a casa grande e a senzala – e a condição de colônia orientada pela monocultura latifundiária exportadora foram os elementos fundadores das instituições políticas e econômicas das zonas açucareiras. Pode-se dizer que aí estão os elementos constitutivos de instituições ruins do Nordeste: extrema desigualdade social, uma elite política e econômica demasiadamente pequena e a formação de um arcabouço legal e tributário extrativista.
Ainda hoje é possível observar casos de sub-emprego nos campos e nas cidades e de degradação ambiental (avanço sobre áreas biologicamente diversificadas) em países pobres e subdesenvolvidos em função deste tipo de distribuição de terras, por exemplo, a monocultura latifundiária de soja no Cerrado.
=>
A exploração do pau-brasil:
Os índios o usavam na produção de arcos e flechas e na pintura, antes mesmo dos portugueses aqui chegarem. Porém a brasileína – corante extraído da madeira, utilizada na produção de tintas, sobretudo para tecidos – foi o que interessou de imediato à Coroa. Portugal, que antes adquiria esta substância por intermédio dos mercadores que vinham do Oriente, visualizou um futuro promissor pela frente e tornou a exploração do Pau-Brasil exclusiva.
A exploração da árvore do pau-brasil veio a ser a primeira atividade econômica e depois foi a base para a implantação dos "plantations". Sua extração foi fácil, pois o pau-brasil estava localizado em florestas do litoral e havia um intercâmbio permanente com os índios, que talhavam e conduziam as toras em troca de mercadorias européias banais, tais como facões, machados, espelhos, panos, entre outras coisas.
No ano de 1530, em alguns locais litorâneos, o pau-brasil já era insuficiente, apesar do Brasil ter mantido a exportação da madeira até o início do século XIX. Já em 1605 foi instituído o "Regimento Pau-Brasil", ou seja, a proibição do corte deste tipo de madeira.
A exploração destruiu boa parte de nossas florestas. Do início de seu tráfico restou somente 3% de Floresta Atlântica e, por consequência, convivemos até hoje com o desmatamento indiscriminado que coloca em perigo nossa biodiversidade.
Pau-Brasil
sociedade colonial e monárquica
sociedade atual
Sociedade colonial
Devastação da Mata Atlântica
Além das atividades econômicas já citadas haviam diversas outras sendo praticadas no fim do século XIX e início do século XX, tais como:
o café (Vale do Paraíba);
o mate (em parte da região Sul);
o cacau (litoral baiano);
o fumo (em MG);
a borracha (AM).
Entretando, foi o avanço persistente da pecuária sobre o MT e MS que ajudou a configurar o atual limite territorial do Brasil.
A produção da borracha:
A borracha atraiu para a região amazônica muitos migrantes nordestinos (arigós) que se transformaram na mão-de-obra e também garantiu a posterior anexação do Acre. Alguns se estabeleceram nas proximidades de Belém e de Manaus, onde deram início a uma importante agricultura praticadas em pequenas propriedades familiares.
O crescimento econômico e populacional atraiu também a indústria de bens de consumo para a Amazônia. Para facilitar o escoamento da produção e receber as mercadorias compradas no estrangeiro, foram construídos os portos e ferrovias.
Nas grandes cidades da região, os barões da borracha impõe um novo modo de vida baseado na Belle Époque (palacetes, igrejas, praças, bosques, etc.) e espaços culturais (teatros, escolas, jornais, etc).
Esse período de intensa reorganização do espaço entra em crise devido à concorrência feita pela borracha produzida na Ásia.
Se a borracha e a indústria eram fonte de riqueza da elite, as atividades tradicionais permaneceram, sobretudo, como fonte de sobrevivência de uma grande parcela populacional em contraste com o avanço da soja.
Ruínas do Forte São Joaquim
Heranças arquitetônicas
A produção das “Drogas do Sertão”:
No plano da construção espacial brasileira, os jesuítas ampliaram o limite do território conhecido ao funcionar como vanguarda do poder colonial e ao explorar as drogas do sertão.
A coroa portuguesa, manobrando persistentemente e meticulosamente para a expansão geográfica da sua soberania, ordenou a construção de fortificações ao longo do perímetro exterior das expedições.
Assim surgiram os fortes de São Joaquim(RR), São José das Marabitanas (Alto Rio Negro), São Gabriel (Rio Negro), Tabatinga (Rio Solimões) e Príncipe da Beira (Rio Guaporé), balizando o contorno das nossas fronteiras terrestres.
Atividades agrícolas:
juta, guaraná, mandioca, cacau, cupuaçu, pimenta-do-reino
X
soja, café, cacau e o feijão
Forte Príncipe da Beira
(sítio arqueológico)
A produção realizada em território brasileiro era destinada para o mercado europeu, sendo que a PECUÁRIA era o único produto destinado a abastecer o mercado interno.
Diante de sua vocação exportadora as estradas de ferro eram construídas visando ligar os espaços produtivos aos portos de abastecimento internacional, de maneira que havia poucas vias de ligação interna.
Assim, ao olhar atentamente a figura anterior é possível perceber que até então o território brasileiro era totalmente desarticulado, assemelhando-se a um conjunto de ilhas econômicas.
Áreas com atividade pecuária
O assentamento das primeiras cidades e vilas na franja costeira brasileira (Nordeste e Santos, por exemplo) aliado a uma política de monopolização do acesso às terras foram os responsáveis pelo assentamento da população nestas áreas, fatores que se tornaram obstáculos para a distribuição populacional mais homogênea, considerando sua extensa fronteira.
A produção cafeeira:
As condições naturais (terrenos menos acidentados e o solo de terra roxa) favoreceram a economia cafeeira no Sudeste. A migração em massa (principalmente de italianos) foi a solução para o problema da mão-de-obra, depois da proibição do tráfico negreiro e da Lei de Terras.
A maior parte das ferrovias no estado de São Paulo foi construída somente após o estabelecimento destas fazendas, quando a população dos povoados se tornou numerosa e o volume da produção compensava o investimento.
No final do séc. XIX o Brasil passou a conhecer crises de superprodução de café, aliado ao fato de que as crescentes exportações do café causaram rápido esgotamento dos solos.
A transformação política* do Sudeste (principalmente de SP) favoreceu a transição de uma economia agro-exportadora para uma economia urbano-industrial. O café a as ferrovias constituíram uma infra-estrutura importante para assegurar o desenvolvimento do capitalismo no Brasil. Sua função foi a de inserir-nos na economia mundial como país de economia primário-exportadora, no contexto da divisão internacional do trabalho.
Produção pecuária:
A pecuária era uma atividade de subsistência, a qual fornecia meio de transporte, força motriz, produtos alimentícios, roupas, sapatos e outros utensílios.
Inicialmente, a cana-de-açúcar se espalhou por grandes latifúndios na faixa próxima ao litoral, sendo proibida outras atividades, como consequência disso o gado foi empurrado para o interior semi-árido do Nordeste onde se instalaram inúmeras fazendas. A pecuária era uma atividade econômica que também subsidiava a mineração.
Tais atividades econômicas contribuíam para o desenvolvimento econômico dessas áreas e garantiam a posse de inúmeras terras do interior do país!!!
Atualmente, esta atividade extensiva continua ocupando boa parte do território brasileiro, o que evidencia a reprodução dos interesses econômicos: Nordeste (território já dominado - em declínio) X Centro-Oeste (território dominado, mas pouco explorado - em Ascenção).
Focos de queimada
avanço da soja e da pecuária
* Grandes proprietários => plantadores de café, proprietários urbanos e comerciantes
Novas relações: trabalho assalariado e o mercado consumidor interno => centros urbanos
Resumindo:
A ocupação da Amazônia ocorreu devido à existência de muitos rios e suas especiarias, o que permitiu a implantação de pequenos núcleos que não prosperaram. Uma efetiva ocupação ocorreu, mas voltada, sobretudo para a subsistência, sendo a extração de produtos vegetais a base da economia.
A ocupação do Nordeste embora tenha sido próspera não foi suficiente para garantir o desenvolvimento econômico da região, dado que os interesses comerciais se voltaram sobretudo para o Sudeste. Considerando as condições climáticas do semi-árido, a população ainda sofre com o pouco investimento.
A ocupação do Sudeste se deu a partir da economia cafeeira e da implantação das ferrovias, o que levou a maior a transformação do espaço brasileiro, ao facilitar a industrialização e a urbanização, apesar de ter ter limitado e até subordinado o desenvolvimento industrial de outras regiões.
A ocupação do Centro-Oeste foi possível graças a exploração da pecuária e do ouro, mas também a construção de Brasília nos anos de 1960. Este recente acontecimento tem sido compensado pelos pesados investimento em tecnologia agrícola.
A ocupação do Sul foi realizada por colonos estrangeiros, principalmente, mas também por criadores paulistas, que haviam se estabelecido em áreas de campo, desenvolvendo a pecuária, que encontrou condições ambientais favoráveis para o desenvolvimento, tendo como finalidade a exportação do couro.
Ao poucos foi se intensificando a articulação entre as regiões e reduzindo o isolamento anterior...
=> Profundas desigualdades regionais...
Cada ciclo econômico ocorrido no Brasil contribuiu para a formação do território nacional e outras características que observamos nos dias atuais...


Atividades:
1)O que é o princípio uti possidetis e quando este mecanismo foi usado por Portugal?
A conquista e a posse das terras no Brasil Colonial foram feitas por particulares que deviam lealdade ao rei de Portugal.
a) Qual foi a mudança territorial do Brasil entre os séculos XVI e XVIII?
b) Quais as principais atividades econômicas que promoveram tal mudança?
c) Qual foi a política utilizada pela Metrópole para a distribuição das terras no Brasil Colonial?

2) (Cesgranrio-RJ) A formação do território brasileiro no período colonial resultou de vários movimentos expansionistas e foi consolidada por tratados no século XVIII. Assinale a opção que relaciona corretamente os movimentos de expansão com um dos Tratados de Limites.
a) A expansão da fronteira norte, impulsionada pela descoberta de minas de ouro, foi consolidada no tratado de Utrecht.
b) A região missioneira do sul constituiu um caso à parte, só resolvido a favor de Portugal com a extinção da Companhia de Jesus.
c) O Tratado de Madri revogou o de Tordesilhas e deu ao território brasileiro conformação semelhante à atual.
d) O Tratado do Pardo garantiu a Portugal o controle da região das missões e do rio da Prata.
e) Os tratados de Santo Ildefonso e Badajós consolidaram o domínio português no sul, passando a incluir a região platina.
3)Faça um resumo do texto.
4) Fazer relatório do último vídeo citado a acima.

5) Relacionar texto com o vídeo “A formação do Território Brasileiro”

______________________________________________________   DISCIPLINA: FÍSICA


TEMA: Propriedades térmicas

Habilidades: Avaliar o uso de materiais utilizados na construção de objetos e estruturas levando em consideração seus coeficientes de dilatação; identificar as principais fontes de calor nas casas e ambientes frequentados pelos alunos; diferenciar materiais que conduzem ou isolam calor.


EMBALAGEM: ISOLANTE TÉRMICO 
Caixas de leite contra o calor


    Embalagens do tipo “longa vida” servem como material isolante em telhados de amianto.

    “Milhões de famílias brasileiras de baixa renda que habitam casas com telhado de amianto —preferido devido ao seu menor custo — já dispõem de uma solução simples e barata para evitar o calor emitido pelas telhas , que no verão podem atingir o 70°C. Trata-se do ‘ forro vida longa’, malha isolante formada por embalagens abertas do tipo ‘longa vida’ 9usadas para comercializar leite e sucos) ligadas por cola de sapateiro. A invenção é fruto de pesquisa do engenheiro civil- industrial Luis Otto, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, que recebeu um diploma no Concurso Nacional de Tecnologia para a Cidadania, promovido pelo Banco do Brasil, e cujo projeto passou a constar no Banco de Tecnologia Sociais.

‘A ideia partiu da necessidade de abrir as caixas de leite para diminuir seu espaço dentre dos sacos de lixo. Uma análise de sua composição verificou que há uma superfície de alumínio capaz de refletir 95% do calor das telhas’, conta Luis Otto, atualmente empenhado na divulgação do ‘forro vida longa’ e no ensino de sua aplicação para as populações de baixa renda.

    Durante a pesquisa, o engenheiro colocou várias embalagens abertas entre duas telhas de cimento-amianto superpostas, deixando-as expostas ao Sol durante uma hora. Ao lado, foram colocadas outras duas telhas, sem a proteção de caixas. Ao fim do período, foi verificado que a telha embaixo da camada isolante permaneceu fria, enquanto a outra estava muito aquecida.

    Outro teste foi realizado em uma casa em Ubatuba, cidade no litoral de São Paulo, onde existem muitas casas e barracos com telhado de cimento-amianto. Dessa vez, várias embalagens foram unidas com cola de sapateiro, formando faixas, que depois foram aplicadas debaixo das telhas de um cômodo. ‘O resultado foi excelente e trouxe grande satisfação para a família, pois o quarto onde dormem um casal e quatro crianças pequenas tornou-se muito mais confortável’, diz o pesquisador.

   Além de servir como subcobertura para qualquer tipo de telhado que se aqueça, as embalagens também podem ser transformadas em persianas e cortinas. Outra vantagem é que sua reutilização vai diminuir a carga de lixo não biodegradável, o que significa menor necessidade de área para aterros e lixões.”

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

1)    No texto, qual a finalidade do uso das embalagens do tipo “longa vida”?

2)    Como surgiu a ideia de usar embalagens de leite como “forro vida longa”?

3)    Que propriedade do alumínio inspirou o inventor do forro feito com caixas de leite?

4)    Como as pessoas podem ser beneficiadas com o uso das caixas de leite como forro?

5)    O que fez o inventor do “forro vida longa” para verificar se o material realmente protegeria os moradores de uma casa contra o calor? Qual foi o resultado do teste?

6)    As caixas abertas e coladas são colocadas sob as telhas, com a superfície de alumínio voltada para cima. Seria possível inverter essas posições colocando as caixas sobre as telhas? Justifique.

7)    Seria possível colocá-las com a superfície de alumínio voltada para baixo? Justifique.



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Professora: Maristela – Disciplina Química   2º Anos

Relações quantitativas envolvidas nas transformações químicas que ocorrem em soluções:
Relações estequiométricas:
A estequiometria é a forma de calcular as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em uma reação química.
 Link para compreender; https://youtu.be/9pYhwU6hjTs
Link para compreender https://youtu.be/QCkdOU_yLgc

Os exercícios de estequiometria podem ser resolvidos através de três etapas básicas:
a)      Escrever a equação química;
b)      Balanceamento da equação química;
c)       Realizar a regra de três conforme os dados da questão.


Exercícios :
1) Qual das equações abaixo está balanceada de forma incorreta:

a) 1 KClO4 → 1 KCl+ 2 O2
b) 2 Fe + 3 H2SO4 → 1 Fe2(SO4)3 + 6 H2
c) 1 C12H22O11 → 12 C + 11 H2O
d) 2 C2H4O + 5 O2 → 4 CO2 + 4 H2O
e) 2 NaHCO3 → 1 Na2CO+ 1 CO2 + 1 H2O


2) (UFPE) Considere as reações químicas abaixo.

 Podemos afirmar que:
a) todas estão balanceadas.


b) 2, 3 e 4 estão balanceadas.

c) somente 2 e 4 estão balanceadas.

d) somente 1 não está balanceada.

e) nenhuma está corretamente balanceada, porque os estados físicos dos reagentes e produtos são diferentes.
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DISCIPLINA: BIOLOGIA

Tema: As funções vitais básicas

Habilidades: Reconhecer os constituintes básicos que formam seres animais ou vegetais; diferenciar esses seres e seus tipos de células; diferenciar quais são os reagentes e os produtos dos processos de fotossíntese.

O QUE SÃO ESPONJAS?
     “BICHO OU PLANTA?
     As esponjas são encontradas no fundo do mar ou em ambientes de água doce como rios e lagos.
    Têm cores e formas variadas, mas todas vivem grudadas a pedras ou ‘ancoradas’ na areia. Algumas são parecidas com as esponjas artificiais, que usamos para tomar banho ou lavar a louça.
    Outras são bem curiosas, podendo ter mais de um metro de altura ou serem tão finas quanto uma folha de papel.
    Esses seres da água já deram muito trabalho aos cientistas. Com algumas características dos animais e outras dos vegetais, as esponjas pareciam não se encaixar em nenhum desses reinos.
     À primeira vista, elas parecem ser plantas, por não se locomoverem. No entanto, a característica que melhor separa as plantas dos animais é o modo como cada um obtém o alimento que precisa para sobreviver. As plantas produzem seu alimento a partir da água e de gás carbônico, na presença da luz, num processo chamado fotossíntese. Já os animais obtêm os nutrientes de que precisam comendo plantas (animais herbívoros) ou outros animais (carnívoros).
     E as esponjas? [...]
     Com experiências de laboratório, descobriu-se que a água entra por pequenos buracos na superfície de seu corpo, os poros, e sai por buracos maiores, chamados ósculos. No caminho, a água circula por uma rede de canais que cobre todo o corpo da esponja. E, no meio desses canais, há redes extremamente finas, que aprisionam partículas orgânicas [...] e, também, seres muito pequenos, como bactérias. Caiu na rede, as células da esponja tratam de digerir!
Esse processo em que as células captam o alimento é chamado fagocitose.
     Foi a constatação de que as esponjas não realizam fotossíntese, como fazem as plantas, e sim, precisam se alimentar de vegetais e outros animais que serviu para incluí-las no reino animal.
    Para ter sempre água circulando por seu corpo, a esponja precisa trabalhar. Algumas de suas células têm um flagelo—uma espécie de “chicote” —que movimenta a água em uma só direção. Essas células são chamadas coanócitos e fazem a esponja absorver água pelos poros e eliminá-la pelo ósculo.
     Como todos os animais aquáticos, as esponjas também precisam respirar para absorverem o oxigênio dissolvido na água. Diferentemente dos peixes, que respiram pelas guelras, elas não têm órgãos especializados nessa função. Desse modo, cada célula precisa captar sozinha o oxigênio dissolvido na água.
     Para conseguirem respirar, as células não podem estar a mais de um milímetro de distância da água, pois necessitam estar em contato direto com água. Essa limitação obrigaria as esponjas serem animais finíssimos, não fosse o seu sistema de canais (eles de novo!). Como os canais ficam cheios de água e conseguem chegar a todos os pontos do corpo, nenhuma célula fica muito longe do líquido. Assim, as maiores esponjas podem ter um metro e meio de diâmetro. [...]
     Par sustentar o peso de seu corpo, as esponjas produzem duas estruturas que funcionam como esqueleto. Uma delas é a espongina, substância elástica e resistente. A outra é mais dura e chama-se espícula. Esta última apresenta formas variadas. E é pelo formato das espículas—visíveis somente ao microscópio—que os cientistas classificam as espécies de esponjas. [...] Agora, lembre-se: apesar de terem uma estrutura de sustentação para o corpo, as esponjas são animais invertebrados, pois não têm coluna vertebral.”

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1)De que trata o texto “bicho ou planta”?

2)O texto afirma, no 3º parágrafo, que “esses seres da água já deram muito trabalho aos cientistas”. Por quê?

3)As esponjas são animais ou plantas? Que trecho do texto justifica sua resposta?

4)As esponjas são vertebrados ou invertebrados? Por quê?


5)Qual é a vantagem da existência de vários canais no corpo da esponja? O que ocorreria se não houvesse esses canais?

6)Como as esponjas respiram?

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DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA 

HABILIDADE: ANALISAR OS EFEITOS SEMÂNTICOS E EXPRESSIVOS, EM UM TEXTO, PRODUZIDOS PELO USO DE NEOLOGISMOS

Caros e Caras estudantes!
Antes de mais nada, quero externar meu profundo desejo de que vocês e seus familiares estejam todos bem. Quero que este momento se abrevie logo para que possamos nos encontrar na escola e vivermos o futuro que virá. Abraços a todos vocês!

ATIVIDADE

Ler o conto “CHUVA: A ABENSONHADA” do escritor moçambicano Mia Couto. (Coletânea em anexo). Em seguida, deverá produzir um pequeno parágrafo em seu caderno explicando o que a palavra “abensonhada”, presente no título do texto, significa para você.


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HISTÓRIA

HABILIDADES: Valorizar a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos, identificando-os em suas manifestações e representações em diferentes sociedades

Responder as atividades acessando os links:


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PROJETO DE VIDA


Produzir uma arvore genealógica de profissões, de seus familiares, para isso você terá que

contar com a ajuda de membros de sua família (fonte oral, oralidade).
Ao concluir analise o resultado desta arvore você terá em mãos parte da história dos seus, e
verá dentro da escolha profissional de cada um, durante a vida dos mesmos, que nem todos
puderam fazer opções e muitas vezes abraçaram o que deles estava mais próximo, até mesmo
por falta de oportunidade.
Hoje você estudante, faz parte de uma nova realidade que te permite chegar onde quiser
basta ter foco, a partir disso pense, profissionalmente o que almeja para o futuro?

Faça uma pesquisa sobre esta profissão

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DISCIPLINA: INGLÊS