Atividade de Matemática 8º ano - Profª Magaly Greggio
Habilidade:
(EF01MA15) Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
Olá pessoal, como vocês estão? Estou mandando o link da nossa atividade desta semana, faremos um formulário "Desafios Matemáticos". Bons estudos!
Link do formulário:
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO –8C
Profª:
Silvia Mara
Semana: 17/08/2020 a 21/08/2020
Conteúdo:
Cultura e Cidadania Digital
Questões éticas e legais envolvidas nos usos das TDIC.
Habilidades:
EF89TEC07: Utilizar as TDIC para promover práticas de consumo consciente.
EF89TEC18: Realizar de forma contínua produções de uma mídia digital específica
e a análise crítica de textos digitais em diferentes formatos.
EF89TEC19: Utilizar
ferramentas digitais online e offline realizar produções digitais (blog, sites,
redes sociais e outros).
Vídeo: O Lixo eletrônico: entenda a importância de
descartar corretamente
https://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=52pfRQawboA&feature=emb_logo
Profª: Silvia Mara
Semana:
17/08/2020 a 21/08/2020
Conteúdo: “Eu, nós e o mundo” - Atitudes que
transformam: o consumo consciente
Competências
socioemocionais em foco: Curiosidade
para aprender e iniciativa social
Habilidade:
Posicionar-se
como protagonista de ações que contribuem para o desenvolvimento da aula e
despertar o Curiosidade para aprender e iniciativa social.
Link da atividade: https://forms.gle/iA67QxiyTaV66ymP8
ü Competências socioemocionais em foco: Curiosidade
para aprender e iniciativa social.
ü Caderno do aluno páginas 61 até 63- Atividades 4.
ATIVIDADE 4
Assista aos vídeos do
Consciente Coletivo e preste atenção nos conceitos de sustentabilidade
e consumo.
ü Sustentabilidade
e consumo.
https://www.youtube.com/watch?v=jL_13S1GmT0&list=PL48D36B34AB11860B&index=1
ü Três
atitudes que impactam na sustentabilidade, apresentadas pela nutricionista Ana
Chezanoski.
https://www.youtube.com/watch?v=upEv-7Qg4Ig&t=28s
https://www.youtube.com/watch?v=YcEQj3uuWUY
ü Faça
anotações no seu Diário de Práticas e Vivências sobre o que você achou.
ü Busque
estar aberto(a) a novos conhecimentos e ideias, o que pode possibilitar o
desenvolvimento da competência curiosidade para aprender
Bom Trabalho!
E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
HORÁRIO DAS AULAS ONLINE
8º
ano A, B e C - Português
Professora
Luciene
Roteiro
de Atividade – Semana de 17/08/2020
a 21/08/2020
Habilidades: EF08LP16A "Utilizar elementos que marquem os
efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e
argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões
de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.)." |
Sinais de Pontuação
Leia o texto abaixo, sobre as regras para uso dos sinais de pontuação:
Sinais de Pontuação são sinais gráficos que contribuem para a coerência e a coesão de textos, bem como têm a função de desempenhar questões de ordem estílica. São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—). Como usar e exemplosPonto (.)O ponto, ou ponto final, é utilizado para terminar a ideia ou discurso e indicar o final de um período. O ponto é, ainda, utilizado nas abreviações. Exemplos: · Acordei e logo pensei nela e na discussão que tivemos. Depois, saí para trabalhar e resolvi ligar e pedir perdão. · O filme recebeu várias indicações para o óscar. · Esse acontecimento remonta ao ano 300 a.C., segundo afirmam os nossos historiadores. · Sr. João, lamentamos informar que o seu voo foi cancelado. Vírgula (,)A vírgula indica uma pausa no discurso. Sua utilização é tão importante que pode mudar o significado quando não utilizada ou utilizada de modo incorreto. A vírgula também serve para separar termos com a mesma função sintática, bem como para separar o aposto e o vocativo. Exemplos: · Vou precisar de farinha, ovos, leite e açúcar. · Rose Maria, apresentadora do programa da manhã, falou sobre as receitas vegetarianas. (aposto) · Desta maneira, Maria, não posso mais acreditar em você. (vocativo) Ponto e Vírgula (;)O ponto e vírgula serve para separar várias orações dentro de uma mesma frase e para separar uma relação de elementos. É um sinal que muitas vezes gera confusão nos leitores, já que ora representa uma pausa mais longa que a vírgula e ora mais breve que o ponto. Exemplos: · Os empregados, que ganham pouco, reclamam; os patrões, que não lucram, reclamam igualmente. · Joaquim celebrou seu aniversário na praia; não gosta do frio e nem das montanhas. · Os conteúdos da prova são: Geografia; História; Português. Dois Pontos (:)Esse sinal gráfico é utilizado antes de uma explicação, para introduzir uma fala ou para iniciar uma enumeração. Exemplos: · Na matemática as quatro operações essenciais são: adição, subtração, multiplicação e divisão. · Joana explicou: — Não devemos pisar na grama do parque. Ponto de Exclamação (!)O ponto de exclamação é utilizado para exclamar. Assim, é colocado em frases que denotam sentimentos como surpresa, desejo, susto, ordem, entusiasmo, espanto. Exemplos: · Que horror! · Ganhei! Ponto de Interrogação (?)O ponto de interrogação é utilizado para interrogar, perguntar. Utiliza-se no final das frases diretas ou indiretas-livre. Exemplos: · Quer ir ao cinema comigo? · Será que eles preferem jornais ou revistas? Reticências (...)As reticências servem para suprimir palavras, textos ou até mesmo indicar que o sentido vai muito mais além do que está expresso na frase. Exemplos: · Ana gosta de comprar sapatos, bolsas, calças… · Não sei… Preciso pensar no assunto. · Aspas (" ")É utilizado para enfatizar palavras ou expressões, bem como é usada para delimitar citações de obras. Exemplos: · Satisfeito com o resultado do vestibular, se sentia o “bom”. · Brás Cubas dedica suas memórias a um verme: "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas." Parênteses ( ( ) )Os parênteses são utilizados para isolar explicações ou acrescentar informação acessória. Exemplos: · O funcionário (o mais mal-humorado que já vi) fez a troca dos artigos. · Cheguei à casa cansada, jantei (um sanduíche e um suco) e adormeci no sofá. Travessão (—)O Travessão é utilizado no início de frases diretas para indicar os diálogos do texto bem como para substituir os parênteses ou dupla vírgula. Exemplos: · Muito descontrolada, Paula gritou com o marido: — Por favor, não faça isso agora pois teremos problemas mais tarde. · Maria - funcionária da prefeitura - aconselhou-me que fizesse assim. |
Estes vídeos também irão ajudar:
https://www.youtube.com/watch?v=ODkVN0kRciE
https://www.youtube.com/watch?v=9tdpcfdr244
https://www.youtube.com/watch?v=HwMYC5pFJGo
Agora, podemos colocar a mão na massa:
Exercícios (para serem feitos no caderno: copiar e responder)
1. O texto abaixo precisa de pontuação. Pontue-o adequadamente.
Acordei às oito e pouco da manhã atrasada como sempre e peguei o ônibus com as minhas amigas Ana Maria e Bia e fomos para a escola
A Ana que gosta de ir à janela pediu para a Maria trocar de lugar com ela a Maria que estava cheia de calor disse que preferia ficar onde estava ambas ficaram chateadas logo cedo
Li um cartaz que anunciava Feira de Livros Usados Vamos Mas ninguém me deu resposta nem sequer a Bia Que começo de dia
2. Nas frases abaixo há um sinal de pontuação incorreto. Indique.
3. Antas araras macacos papagaios e tucanos eram alguns dos animais de estimação dos índios brasileiros.
Assinale a alternativa em que as vírgulas estão corretas.
a. ( ) Antas araras, macacos papagaios e tucanos.
b. ( ) Antas araras macacos, papagaios, e tucanos.
c. ( ) Antas, araras macacos, papagaios, e tucanos.
d. ( ) Antas, araras, macacos, papagaios e tucanos.
e. ( ) Antas, araras, macacos papagaios e tucanos, eram.
4. Assinale a frase que deve terminar com um ponto de interrogação.
a. ( ) Nossa que desaforo
b. ( ) Onde queres colocar isso
c. ( ) Que maravilhoso o dia de hoje
d. ( ) Se quiseres, podes me procurar
e. ( ) Dentro de dois dias vai sair o resultado, disse o professor
5. Assinale a alternativa em que a pontuação foi corretamente empregada.
a. ( ) Imagine amiga, quem é que veio aqui visitar com alegria, essa família linda?
b. ( ) Apesar de toda a atenção do funcionário o fato passou, despercebido a todos, que estavam no Departamento naquele dia.
c. ( ) No inverno, através de vidros nas casas de Fraiburgo vê-se o vento frio chicotear, as árvores frondosas!
d. ( ) Os funcionários da Prefeitura de Fraiburgo, voltam hoje para casa mais cedo, pois o prédio será dedetizado.
e. ( ) O escritor, Otto Lara Resende, deixou-nos um vasto legado de artigos, contos e romances.
Qualquer dúvida, pode
entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
**************************************************************
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada
semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
__________________________________________________________________________
ELETIVA: SAÚDE
Profª Ida Maria
(EF08CI10) Identificar sintomas, modos de transmissão, tratamento das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST, incluindo HIV/Aids e discutir e argumentar sobre a importância das estratégias e métodos de prevenção como promoção do autocuidado e como uma questão de saúde pública.
(EF08CI19*) Reconhecer a importância da prevenção no contexto da saúde sexual e reprodutiva para identificar e propor atitudes de autocuidado e respeito a si e ao outro.
(EF08CI21*) Discutir os fatores de proteção psicoafetivos pertinentes à idade pré-dolescência e a adolescência valorizando o autocuidado e o respeito a si e ao outro, e a vida.
Qualquer dúvida é só entrar em contato: profidamaria@gmail.com
Código da turma no Google Sala de Aula: nxeuteg
Atividade: Palestra com fisioterapeuta - https://forms.gle/uNaS5ob4x3fULaEYA
A primeira palestra será dia 31/08 ás 16:00 com uma psicóloga
____________________________________________________________________
ARTE
Profº Michelle
( 8ºA,B,C )
Atividade: Copie em seu caderno, responda o que se pede. Reuni-se em casa com seus familiares, não precisa ser 5 pessoas, ok. Grave o vídeo e me envie, arrasem!!!
_________________________________________________________________________________
ELETIVA
Profº Michelle
( Apenas 8º B )
Através de nosso grupo de whatzapp, você deverá postar um jogo criado por você retratando o momento em que estamos vivendo, sem falta!
Obs. Mesmo que o jogo estaja imcompleto, preciso estar analisando os trabalhos de vocês.
_________________________________________________________________________________
_______________________________________________________
Professor Eliezer projeto de vida 8º ano B
Objetivo: Possibilitar que os estudantes desenvolvam o
pensamento sustentável, necessário às situações da vida.
Tarefa baseada na página 61, 62, 63 do caderno do aluno
volume 3.
Iremos listar as principais cores com exemplos de materiais
que se encaixam em cada classificação:
• Vermelho: sacolas, embalagens, potes e garrafas;
•. Azul: jornal, papelão, revistas, caderno;
• Verde: frascos, copo e garrafas de vidro;
• Marrom: restos de alimentos, carnes, vegetais;
•. Amarelo: peças de alumínio e cobre, latas em geral;
• Cinza: resíduos em geral não recicláveis ou misturados.
Além dessas mais conhecidas, ainda existem outras categorias
que são menos comuns:
• Preto: madeira;
• Laranja: resíduos perigosos ou contaminados;
• Roxo: resíduos radioativos;
• Branco: resíduos de ambulatórios e serviços de saúde.
Responda as questões abaixo com atenção essas respostas são
pessoais:
a)
O que você entende por consumo consciente?
b)
Como o
consumo consciente pode mudar a vida das pessoas e sua relação com o mundo?
c)
Você conhece algum projeto social que trabalhe
com a temática de sustentabilidade ou consumo consciente? Quais ações são
desenvolvidas? Elas são sustentáveis e inspiradoras? Caso não conheça, faça uma
pesquisa na internet e descubra pelo menos uma!
Professor
Eliezer tecnologia e inovação 8º ano A
Objetivo:
promover práticas de consumo consciente.
Tarefa
baseada na página 45 do caderno do aluno volume 3.
Dando
continuidade da última aula planeje uma campanha para uso e descarte consciente
de lixo eletrônico. Pensem nos números ou dados que mais o surpreendeu e,
quando chegar a um consenso sobre o que vai entrar na campanha, coloque tudo no
papel, ou na tela, e crie um cartaz. Lembrem-se: para serem efetivas, as
campanhas têm de ser informativas e atraentes. Escolha bem as palavras, as
informações e as ideias que quer transmitir. E então, escolha as imagens que
vão compor a produção de vocês. Os cartazes em sulfite ou cartolina têm uma
longa história e sempre funcionaram muito bem, mas se quiserem usar um recurso
digital, uma dica é o canva, uma plataforma online que oferece alguns recursos
gratuitos, como templates de infográficos, apresentações, cartazes, panfletos,
logotipos e muitas outras coisas bacanas. É só escolher o design e, de forma
fácil e intuitiva, você mesmo prepara a sua arte! Disponível em:
<www.canva.com>. Acesso em 12.mar.2020.
Após o
termino envie para o zap 996460862
_________________________________________________________________
Professor Eliezer Eletiva, fortaleça-se
Objetivo: conhecer exercício e músculos envolvidos.
Construir um cartaz informativo, com informações do
exercício rosca direta, use colagem etc.
Exemplo abaixo:
Após o termino envie para WhatsApp 996460862
____________________________________________________________________________
CIÊNCIAS
Profª Mileni
Habilidade: (EF08CI09) Identificar e comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método adequado à prevenção da gravidez na adolescência e de Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST
Atividade:
__________________________________________________
Inglês 8º ano (17/08 a 21/08)
Professora Eliane
Habilidades
EF08LI03-
Construir o sentido global de textos, relacionando suas partes, o assunto
principal e informações relevantes.
A atividade é a mesma da
semana passada. Quem já fez não precisa enviar novamente.
Para responder as questões acesse o link:
https://forms.gle/3W8n5ATwD8TquDuWA
Se tiver dúvidas entre em
contato com a professora através do e-mail.
eliane.criss10e@gmail.com
______________________
TECNOLOGIA 8ºB
Competências socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender e iniciativa social
Habilidade: Posicionar-se como protagonista de ações que contribuem para o desenvolvimento da aula e despertar o Curiosidade para aprender e iniciativa social.
Caderno do aluno páginas 61 até 63- Atividades 4.
Enviar foto por email formentini2@gmIL.com ou whatsApp 981365627.
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFº NIVALDO