-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

16 agosto, 2020

8º ANO - 17 A 21 DE AGOSTO

Atividade de Matemática 8º ano - Profª Magaly Greggio 

Habilidade:

(EF01MA15) Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.

Olá pessoal, como vocês estão? Estou mandando o link da nossa atividade desta semana, faremos um formulário "Desafios Matemáticos". Bons estudos!  

Link do formulário: 



TECNOLOGIA E INOVAÇÃO –8C

Profª: Silvia Mara                                                                                                       


Semana: 17/08/2020 a 21/08/2020

Conteúdo: Cultura e Cidadania Digital

Questões éticas e legais envolvidas nos usos das TDIC.

Habilidades: EF89TEC07: Utilizar as TDIC para promover práticas de consumo consciente. EF89TEC18: Realizar de forma contínua produções de uma mídia digital específica e a análise crítica de textos digitais em diferentes formatos.

 EF89TEC19: Utilizar ferramentas digitais online e offline realizar produções digitais (blog, sites, redes sociais e outros).

Vídeo: O Lixo eletrônico: entenda a importância de descartar corretamente

https://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=52pfRQawboA&feature=emb_logo






PROJETO DE VIDA – 8ºA

Profª: Silvia Mara


Semana: 17/08/2020 a 21/08/2020

Conteúdo: “Eu, nós e o mundo” - Atitudes que transformam: o consumo consciente

 

Competências socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender e iniciativa social

Habilidade: Posicionar-se como protagonista de ações que contribuem para o desenvolvimento da aula e despertar o Curiosidade para aprender e iniciativa social.

Link da atividade: https://forms.gle/iA67QxiyTaV66ymP8

ü  Competências socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender e iniciativa social.

ü  Caderno do aluno páginas 61 até 63- Atividades 4.

    ATIVIDADE 4

Assista aos vídeos do Consciente Coletivo e preste atenção nos conceitos de sustentabilidade e consumo.

  


ü  Sustentabilidade e consumo.

https://www.youtube.com/watch?v=jL_13S1GmT0&list=PL48D36B34AB11860B&index=1

 

ü  Três atitudes que impactam na sustentabilidade, apresentadas pela nutricionista Ana Chezanoski.

https://www.youtube.com/watch?v=upEv-7Qg4Ig&t=28s

 https://www.youtube.com/watch?v=Cv415sorLbE&t=10s

 https://www.youtube.com/watch?v=VCGqXd6MJZc

 https://www.youtube.com/watch?v=LxUk5YwTGKY

 12/08 - 8° ano EF - Projeto de Vida - Atitudes que transformam: O consumo consciente

https://www.youtube.com/watch?v=YcEQj3uuWUY

 

ü  Faça anotações no seu Diário de Práticas e Vivências sobre o que você achou.

ü  Busque estar aberto(a) a novos conhecimentos e ideias, o que pode possibilitar o desenvolvimento da competência curiosidade para aprender

                                                                                                                                                           Bom Trabalho!







E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


HORÁRIO DAS AULAS ONLINE


_____________________________________________________

8º ano A, B e C -  Português

Professora Luciene

Roteiro de Atividade – Semana de 17/08/2020 a 21/08/2020

Habilidades:

EF08LP16A  "Utilizar elementos que marquem os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.)."

 

Sinais de Pontuação

Leia o texto abaixo, sobre as regras para uso dos sinais de pontuação: 

Sinais de Pontuação são sinais gráficos que contribuem para a coerência e a coesão de textos, bem como têm a função de desempenhar questões de ordem estílica.

São eles:

o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).

Como usar e exemplos

Ponto (.)

O ponto, ou ponto final, é utilizado para terminar a ideia ou discurso e indicar o final de um período. O ponto é, ainda, utilizado nas abreviações.

Exemplos:

·         Acordei e logo pensei nela e na discussão que tivemos. Depois, saí para trabalhar e resolvi ligar e pedir perdão.

·         O filme recebeu várias indicações para o óscar.

·         Esse acontecimento remonta ao ano 300 a.C., segundo afirmam os nossos historiadores.

·         Sr. João, lamentamos informar que o seu voo foi cancelado.

 

Vírgula (,)

A vírgula indica uma pausa no discurso. Sua utilização é tão importante que pode mudar o significado quando não utilizada ou utilizada de modo incorreto. A vírgula também serve para separar termos com a mesma função sintática, bem como para separar o aposto e o vocativo.

Exemplos:

·         Vou precisar de farinha, ovos, leite e açúcar.

·         Rose Maria, apresentadora do programa da manhã, falou sobre as receitas vegetarianas. (aposto)

·         Desta maneira, Maria, não posso mais acreditar em você. (vocativo)

 

Ponto e Vírgula (;)

O ponto e vírgula serve para separar várias orações dentro de uma mesma frase e para separar uma relação de elementos.

É um sinal que muitas vezes gera confusão nos leitores, já que ora representa uma pausa mais longa que a vírgula e ora mais breve que o ponto.

Exemplos:

·         Os empregados, que ganham pouco, reclamam; os patrões, que não lucram, reclamam igualmente.

·         Joaquim celebrou seu aniversário na praia; não gosta do frio e nem das montanhas.

·         Os conteúdos da prova são: Geografia; História; Português.

 

Dois Pontos (:)

Esse sinal gráfico é utilizado antes de uma explicação, para introduzir uma fala ou para iniciar uma enumeração.

Exemplos:

·         Na matemática as quatro operações essenciais são: adição, subtração, multiplicação e divisão.

·         Joana explicou: — Não devemos pisar na grama do parque.

 

 

Ponto de Exclamação (!)

O ponto de exclamação é utilizado para exclamar. Assim, é colocado em frases que denotam sentimentos como surpresa, desejo, susto, ordem, entusiasmo, espanto.

Exemplos:

·         Que horror!

·         Ganhei!

 

Ponto de Interrogação (?)

O ponto de interrogação é utilizado para interrogar, perguntar. Utiliza-se no final das frases diretas ou indiretas-livre.

Exemplos:

·         Quer ir ao cinema comigo?

·         Será que eles preferem jornais ou revistas?

 

Reticências (...)

As reticências servem para suprimir palavras, textos ou até mesmo indicar que o sentido vai muito mais além do que está expresso na frase.

Exemplos:

·         Ana gosta de comprar sapatos, bolsas, calças…

·         Não sei… Preciso pensar no assunto.

·          

Aspas (" ")

É utilizado para enfatizar palavras ou expressões, bem como é usada para delimitar citações de obras.

Exemplos:

·         Satisfeito com o resultado do vestibular, se sentia o “bom”.

·         Brás Cubas dedica suas memórias a um verme: "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas."

 

Parênteses ( ( ) )

Os parênteses são utilizados para isolar explicações ou acrescentar informação acessória.

Exemplos:

·         O funcionário (o mais mal-humorado que já vi) fez a troca dos artigos.

·         Cheguei à casa cansada, jantei (um sanduíche e um suco) e adormeci no sofá.

 

Travessão (—)

O Travessão é utilizado no início de frases diretas para indicar os diálogos do texto bem como para substituir os parênteses ou dupla vírgula.

Exemplos:

·         Muito descontrolada, Paula gritou com o marido: — Por favor, não faça isso agora pois teremos problemas mais tarde.

·         Maria - funcionária da prefeitura - aconselhou-me que fizesse assim.

 

 

Estes vídeos também irão ajudar:

https://www.youtube.com/watch?v=ODkVN0kRciE

https://www.youtube.com/watch?v=9tdpcfdr244

https://www.youtube.com/watch?v=HwMYC5pFJGo

 

Agora, podemos colocar a mão na massa:

 

Exercícios (para serem feitos no caderno: copiar e responder)

1. O texto abaixo precisa de pontuação. Pontue-o adequadamente.

Acordei às oito e pouco da manhã atrasada como sempre e peguei o ônibus com as minhas amigas Ana Maria e Bia e fomos para a escola

A Ana que gosta de ir à janela pediu para a Maria trocar de lugar com ela a Maria que estava cheia de calor disse que preferia ficar onde estava ambas ficaram chateadas logo cedo

Li um cartaz que anunciava Feira de Livros Usados Vamos Mas ninguém me deu resposta nem sequer a Bia Que começo de dia

Na escola aulas apresentações de trabalhos Sim, não lembrava que a professora devolveria as provas corrigidas
Ninguém sai da sala até que eu termine de dizer o resultado de todos

Quando chegou a minha vez
Estou decepcionada
E entregando o meu teste completou Teve o melhor resultado da turma

 

2. Nas frases abaixo há um sinal de pontuação incorreto. Indique.

a) Vou comprar agora mesmo: protetor solar; água e fruta.
b) Preciso saber se você vai almoçar antes de sair?
c) Que susto.
d) Maria, você vem com a gente amanhã!
e) Como dizia a minha avó: mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

 

3. Antas araras macacos papagaios e tucanos eram alguns dos animais de estimação dos índios brasileiros.

 

Assinale a alternativa em que as vírgulas estão corretas.

 

a. ( ) Antas araras, macacos papagaios e tucanos.

b. ( ) Antas araras macacos, papagaios, e tucanos.

c. ( ) Antas, araras macacos, papagaios, e tucanos.

d. ( ) Antas, araras, macacos, papagaios e tucanos.

e. ( ) Antas, araras, macacos papagaios e tucanos, eram.

 

4Assinale a frase que deve terminar com um ponto de interrogação.

a. ( ) Nossa que desaforo

b. ( ) Onde queres colocar isso

c. ( ) Que maravilhoso o dia de hoje

d. ( ) Se quiseres, podes me procurar

e. ( ) Dentro de dois dias vai sair o resultado, disse o professor

 

5Assinale a alternativa em que a pontuação foi corretamente empregada.

a. ( ) Imagine amiga, quem é que veio aqui visitar com alegria, essa família linda?

b. ( ) Apesar de toda a atenção do funcionário o fato passou, despercebido a todos, que estavam no Departamento naquele dia.

c. ( ) No inverno, através de vidros nas casas de Fraiburgo vê-se o vento frio chicotear, as árvores frondosas!

d. ( ) Os funcionários da Prefeitura de Fraiburgo, voltam hoje para casa mais cedo, pois o prédio será dedetizado.

e. ( ) O escritor, Otto Lara Resende, deixou-nos um vasto legado de artigos, contos e romances. 

 

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

__________________________________________________________________________


ELETIVA: SAÚDE

Profª Ida Maria

(EF08CI10) Identificar sintomas, modos de transmissão, tratamento das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST, incluindo HIV/Aids e discutir e argumentar sobre a importância das estratégias e métodos de prevenção como promoção do autocuidado e como uma questão de saúde pública.

(EF08CI19*) Reconhecer a importância da prevenção no contexto da saúde sexual e reprodutiva para identificar e propor atitudes de autocuidado e respeito a si e ao outro.

(EF08CI21*) Discutir os fatores de proteção psicoafetivos pertinentes à idade pré-dolescência e a adolescência valorizando o autocuidado e o respeito a si e ao outro, e a vida.

Qualquer dúvida é só entrar em contato: profidamaria@gmail.com

Código da turma no Google Sala de Aula: nxeuteg

Atividade: Palestra com fisioterapeuta - https://forms.gle/uNaS5ob4x3fULaEYA

A primeira palestra será dia 31/08 ás 16:00 com uma psicóloga

____________________________________________________________________

                            ARTE

                        Profº Michelle

                          ( 8ºA,B,C )

Atividade: Copie em seu caderno, responda o que se pede. Reuni-se em casa com seus familiares, não precisa ser 5 pessoas, ok. Grave o vídeo e me envie, arrasem!!!


 

_________________________________________________________________________________

ELETIVA

Profº Michelle

( Apenas 8º B )


  Através de nosso grupo de whatzapp, você deverá postar um jogo criado por você retratando o momento em que estamos vivendo, sem falta!

Obs. Mesmo que o jogo estaja imcompleto, preciso estar analisando os trabalhos de vocês.

_________________________________________________________________________________


_______________________________________________________


Professor Eliezer projeto de vida 8º ano B

Objetivo: Possibilitar que os estudantes desenvolvam o pensamento sustentável, necessário às situações da vida.

Tarefa baseada na página 61, 62, 63 do caderno do aluno volume 3.



Iremos listar as principais cores com exemplos de materiais que se encaixam em cada classificação:

 

• Vermelho: sacolas, embalagens, potes e garrafas;

•. Azul: jornal, papelão, revistas, caderno;

• Verde: frascos, copo e garrafas de vidro;

• Marrom: restos de alimentos, carnes, vegetais;

•. Amarelo: peças de alumínio e cobre, latas em geral;

• Cinza: resíduos em geral não recicláveis ou misturados.

Além dessas mais conhecidas, ainda existem outras categorias que são menos comuns:

• Preto: madeira;

• Laranja: resíduos perigosos ou contaminados;

• Roxo: resíduos radioativos;

• Branco: resíduos de ambulatórios e serviços de saúde.

 

Responda as questões abaixo com atenção essas respostas são pessoais:

a)       O que você entende por consumo consciente?

 

b)       Como o consumo consciente pode mudar a vida das pessoas e sua relação com o mundo?

 

c)       Você conhece algum projeto social que trabalhe com a temática de sustentabilidade ou consumo consciente? Quais ações são desenvolvidas? Elas são sustentáveis e inspiradoras? Caso não conheça, faça uma pesquisa na internet e descubra pelo menos uma!

 

 

d) Como você pode contribuir com um mundo mais sustentável exercendo o seu protagonismo juvenil?


___________________________________________________________________________________________



Professor Eliezer tecnologia e inovação 8º ano A

Objetivo: promover práticas de consumo consciente.

Tarefa baseada na página 45 do caderno do aluno volume 3.

 

Dando continuidade da última aula planeje uma campanha para uso e descarte consciente de lixo eletrônico. Pensem nos números ou dados que mais o surpreendeu e, quando chegar a um consenso sobre o que vai entrar na campanha, coloque tudo no papel, ou na tela, e crie um cartaz. Lembrem-se: para serem efetivas, as campanhas têm de ser informativas e atraentes. Escolha bem as palavras, as informações e as ideias que quer transmitir. E então, escolha as imagens que vão compor a produção de vocês. Os cartazes em sulfite ou cartolina têm uma longa história e sempre funcionaram muito bem, mas se quiserem usar um recurso digital, uma dica é o canva, uma plataforma online que oferece alguns recursos gratuitos, como templates de infográficos, apresentações, cartazes, panfletos, logotipos e muitas outras coisas bacanas. É só escolher o design e, de forma fácil e intuitiva, você mesmo prepara a sua arte! Disponível em: <www.canva.com>. Acesso em 12.mar.2020.

 

Após o termino envie para o zap 996460862


_________________________________________________________________


Professor Eliezer Eletiva, fortaleça-se

Objetivo: conhecer exercício e músculos envolvidos.

 

Construir um cartaz informativo, com informações do exercício rosca direta, use colagem etc.

Exemplo abaixo:


Após o termino envie para WhatsApp 996460862


____________________________________________________________________________


CIÊNCIAS

Profª Mileni

Habilidade: (EF08CI09) Identificar e comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método adequado à prevenção da gravidez na adolescência e de Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST

Atividade:

Estude o conteúdo Métodos contraceptivos e IST's acessando o link:

Confira a resolução da atividade anterior acessando o link:

Anote suas dúvidas e participe da aula online dia 19/08 às 15:00
Link será enviado via whatsapp, caso não esteja no grupo de sua sala entre em contato

whatsapp: (19)996125182

Bons estudos!!!

__________________________________________________


Inglês         8º ano        (17/08 a 21/08)      

Professora Eliane

Habilidades

EF08LI03- Construir o sentido global de textos, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

A atividade é a mesma da semana passada. Quem já fez não precisa enviar novamente.

Para responder as questões acesse o link:

https://forms.gle/3W8n5ATwD8TquDuWA

Se tiver dúvidas entre em contato com a professora através do e-mail.     eliane.criss10e@gmail.com

______________________

TECNOLOGIA 8ºB

Profª Mileni

ATIVIDADE

Faça a atividade 8 - Programação Plugada (Caderno do Aluno vol. 2)
pg 65

Envie sua reflexão da atividade via whatsapp ou email

Bons estudos!

______________________



PROJETO DE VIDA - 8º C

Profº Maristela

Competências socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender e iniciativa social

Habilidade: Posicionar-se como protagonista de ações que contribuem para o desenvolvimento da aula e despertar o Curiosidade para aprender e iniciativa social.

  Caderno do aluno páginas 61 até 63- Atividades 4.

Enviar foto por email formentini2@gmIL.com ou whatsApp 981365627.


EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFº NIVALDO

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZ484h3YgtluskDvQN9uKiEzkRUlk6trTtp6EKvDQ8psACng/viewform?usp=sf_link


ED Física - Profº Junior 

Acesse o link abaixo e responda as Atividades

https://forms.gle/2YFXZeGqkNdXo4Pg6