E.E.
Proª Cristiane Chaves Moreira Braga
9º Ano -
Eletiva - Show Fashion
Proª
Aurinda Prado
Semana de 08 a 12/06/2020
Habilidades: - Estimular o estudante a acreditar e pôr em
pratica seu potencial criativo, valorizar o reuso como forma sustentável.
Dando sequência a atividade da aula anterior termine a peça
de roupa que
customizou, fotografe ou filme e encaminhe para o professor,
Posteriormente poderemos montar um trabalho expondo tudo o
que for criado.
2 (DUAS) Aulas.
Habilidade: (EF09AR09) -Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança contemporânea, incluindo aquelas que envolvem recursos de tecnologias digitais, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
Realize a atividade do link a seguir: #form01 08/06 a 12/06
https://docs.google.com/forms/d/18K0w2cVSFdCMdAyh_hQwYqGTc4-2Vynor4B9IbU8vM0/edit
Habilidades:Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de
lazer, esportes, entre outros).
-Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências da economia (profissões e mercado de trabalho) e da Política no cenário mundial.
- Memorizar.
-Analisar e concluir.
https://docs.google.com/forms/d/1J0Qk5z9LE_6q_eKJ7WXMoRBP7jqYEYhy4Ltgi1DnWNg/edit
História- 9ºAno A e B - Profº Leilson - 9ºAno C-Profª Valdilene
Habilidades:
(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises,
os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações
de poder entre as nações.
Responda as
atividades acessando o link: https://forms.gle/pMwSFQcLLxzKWXDG7
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2 aulas
Eletiva – Profissões - Profº Leilson
Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.
Responder a atividades acessando o link: https://forms.gle/inPbC3EfAZyXkMCHA
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TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
9 ANO B
PROFª GRAZIELLE ALMEIDA
EF89TEC01- Identificar e diferenciar os
principais sistemas operacionais, reconhecendo suas características e modo de
utilização.
1 Aula
Fazer a leitura do texto e responder as questões no caderno.
(OBS: TIRAR UMA FOTO DA ATIVIDADE E ENVIAR NO MEU WHATSAPP 19998731467)
Letramento digital:
Com a
modernidade, fez-se necessária uma mudança nos paradigmas de compreensão do
mundo. Afinal, hoje deixamos de ler exclusivamente os conteúdos registrados no
papel e passamos a consumir informação em telas, como celulares e computador.
Por isso, o
letramento digital vem conquistando espaço ultimamente e está sendo o alvo de
diversas discussões. Basicamente significa um conjunto de competências que
permitem a um indivíduo compreender e utilizar de forma crítica a informação
gerada na era da internet.
Essa definição
vai além do conceito de alfabetização digital. Enquanto o segundo diz respeito
à habilidade de ler e escrever informações digitais, o primeiro refere-se ao uso
estratégico do que se aprende para gerar influência no contexto cultural e
social.
Ou seja: é a
capacidade de leitura e escrita adaptada ao mundo moderno, porém vai além
disso, pois prescreve também que essas habilidades devem ser funcionais e ter
implicações práticas relevantes. Nesse sentido, utilizamos os recursos
tecnológicos e digitais para fins diversos, com aplicação útil e consciente.
Portanto, o
letrado digital é a pessoa que lê, escreve e confronta criticamente o que
assimila para solidificar o que aprendeu. Não é uma capacidade passiva, mas
tipicamente ativa. O indivíduo não só aprende a usar a tecnologia e o meio
digital, mas a utilizar suas funções da melhor forma, em seu proveito e com
respeito pelos demais.
É importante entender ao certo o que é esse tipo de letramento, pois ele se relaciona diretamente com a preparação das pessoas para o mundo moderno, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e também interpessoais.
Revisão dos Conteúdos: Pesquise e
responda
1) O que significa letramento digital?
2) Qual a importância do letramento
digital?
3) O que é alfabetização e letramento
digital?
4) O que podemos considerar como
alfabetização tecnológica?
5) Quais são os pontos positivos e
negativos dos avanços tecnológicos?
6) O que o avanço tecnológico nos
proporciona?
7) Qual a influência da tecnologia na vida das pessoas?
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ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO
B e 9 ANO C para o período de 08/06
a 12/06
TEMA: Matéria e energia (Radiação)
· Habilidades: (EF09CI18) Investigar como as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações.
Responda as atividades abaixo no caderno e depois envie para o e-mail: prof.jeni@outlook.com
Não esqueça de colocar →nome: nº: série/ano:
História
da radiação
A história da radiação teve início
com as descobertas do físico alemão Wilhelm K. Röntgen, em 1895, a respeito
dos raios X. Esse feito possibilitou que outros cientistas
fizessem outras pesquisas sobre radiações. Como é o caso do cientista
Becquerel, que estudou as características de substâncias fosforescentes e
fluorescentes, além também das propriedades de sais de urânio que o levaram à
descoberta da radioatividade.
Mais tarde, o
casal formado por Marie
Curie e Pierre Curie,
aprofundando os trabalhos iniciados por Becquerel, descobriu outros dois
elementos químicos que também eram capazes de emitir radiação. A esses
elementos foram dados os nomes de rádio (Ra) e polônio (Po) – em homenagem à
Polônia, país de origem de Marie Curie. Tais descobertas renderam aos três o
Prêmio Nobel de Física, em 1903.
O físico Ernest Rutherford também teve sua contribuição para o estudo das radiações. Foi a
partir de suas pesquisas que foi possível descobrir a natureza das emissões radioativas e os tipos de radiações emitidas (raios
alfa, raios beta e partículas gama). Em 1908, Rutherford recebeu o Prêmio Nobel
de Química por suas descobertas a respeito da desintegração dos elementos e a
química de compostos radioativos.
A
radiação é a propagação de ondas eletromagnéticas
ou partículas, emitidas por fontes naturais, como o Sol, ou artificiais, quando
são emitidas por aparelhos construídos pelo homem, como os equipamentos
de raios-X.
A radiação é caracterizada
pela emissão e deslocamento de energia na
forma de partículas ou ondas eletromagnéticas, seja no vácuo, seja em outro
meio. Todos os dias, estamos expostos à radiação de diversas fontes e, apesar
do senso comum dizer o contrário, não é prejudicial quando usada da maneira
correta e controlada. Alguns exemplos de radiação são: ondas de rádio AM e FM,
raios X, radiação infravermelha e ultravioleta, entre outras.
Os diversos tipos de radiação estão
mais presentes em nosso dia a dia do que podemos imaginar.
Para que
serve
Atualmente, são diversas as
aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como
nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer.
Mas
a radiação também é utilizada nos meios de comunicação,
como nos rádios e nos celulares. Na a arqueologia, a radiação é utilizada para
fazer a datação de artefatos antigos e
fósseis, utilizando carbono-14.
A utilização para cada fim depende dos
tipos de radiação e suas possibilidades de uso. A seguir, apresentaremos os
tipos de radiações conhecidas e suas características.
Tipos de
radiação
As radiações podem ser divididas em dois grandes grupos: as
radiações não ionizantes e as ionizantes. Essa classificação leva em conta os
efeitos gerados e os níveis de energia de cada tipo.
·
Radiações não ionizantes
São
consideradas radiações com baixa energia e baixa
frequência, são radiações que se propagam na forma
de ondas eletromagnéticas com fontes naturais ou artificiais. Seu efeito,
normalmente é ligado à geração de luz ou calor.
Os principais exemplos desse tipo de radiação, e que aparecem com mais
frequência no nosso cotidiano, são: as ondas de rádio, as ondas emitidas pelos
celulares e radares, transmissão de TVs, redes Wi-Fi etc.
·
Radiações ionizantes
Quando
comparadas ao tipo anterior de radiação, possuem maior energia,
provocando a ionização dos materiais com que ocorrem a interação. E, assim como
as radiações não ionizantes, também podem ser emitidas por meio naturais e
artificiais.
Os tipos de radiações ionizantes mais
comuns são: os raios-X, que são usados em aparelhos de radiologia
para uso médico, e
as partículas alfa e beta, e os raios-gama, emitidos por núcleos de átomos
instáveis, ou seja, átomos radioativos.
A principal diferença entre as radiações alfa, beta e gama é em relação
ao poder de penetração nos diferentes meios: enquanto a alfa pode ser bloqueada
por uma simples folha de papel e a beta, por uma fina camada de alumínio, os
raios gama necessitam de camadas grossas de chumbo ou concreto para
bloqueá-los.
Aplicações
A tomografia
é um tipo de aplicação da radiação para fins médicos.
Como dito anteriormente, a radiação é bastante
utilizada no nosso cotidiano nas mais diversas áreas. A seguir listaremos
algumas das principais aplicações da radiação:
- Tratamentos
de radioterapia
- Diagnósticos médicos por radiografia, mamografia
e tomografia
- Esterilização de materiais cirúrgicos
- Controle de qualidade na fabricação de peças diversas
na indústria
- Conservação de alimentos
- Datação de objetos antigos (arqueologia)
- Geração de energia elétrica em usinas nucleares
- Utilização em centros de pesquisas e
universidades para diversos estudos
ATIVIDADES (utilize
o seu caderno para responder as atividades)
1)
Cite 5 exemplos de radiações que você e sua família
utilizam na sua casa.
2)
Descreva o que é radiação.
3)
Explique o que são radiações não ionizantes.
4)
Cite 3 exemplos de radiações não ionizantes.
5)
Liste 4 aplicações da radiação.
6)
Existe radiação que se propaga no vácuo?
________________________________________________________________
Nome
Completo: ________________________________________ n∘:
___ Série: ______
Roteiro
de Atividade – Semana de 08/06/2020
a 12/06/2020
Habilidades: EF89LP03 "Analisar textos de opinião (artigos
de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de
redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e
fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses
textos." |
Esta atividade é uma continuação da aula anterior, em que
foi pedido para que vocês destacassem algumas expressões do artigo de opinião
intitulado “Frente ao colapso urbano brasileiro: Feliz Dia Mundial do
habitat?”, de Bruno Dias. (Disponível em: https://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2017/10/02/frente-ao-colapso-urbano-brasileiro-feliz-dia-mundial-do-habitat.htm).
Agora, após destacar as
expressões, releia o texto se atentando aos itens destacados e observando o
efeito que causam nas palavras às quais se relacionam. Feito a releitura,
responda as questões abaixo:
1.
As expressões destacadas funcionam como:
a)
Esses termos são modificadores de verbos e substantivos, ou
seja, têm a função de alterar o sentido dos verbos e dos substantivos de forma
a caracterizá-los;
b)
Esses termos não atribuem significados e nem modificam o
sentido dos verbos e substantivos;
c)
Esses termos são palavras aleatórias escolhidas pelo autor
para deixar o texto difícil de ler;
d)
São termos que foram utilizados para contrariar a ideia
inicial exposta pelo autor do artigo de opinião.
2.
No final do primeiro parágrafo, no trecho “[...] a redução expressiva de recursos públicos
para políticas habitacionais e de urbanização de favelas, trazendo um cenário nada animador.”, o termo em destaque expressa:
a)
Um fato, algo que inegavelmente aconteceu;
b)
A opinião do autor sobre o cenário citado.
c)
Significa que a vida na favela não é animada o suficiente.
d)
Significa que o púbico político não é nada animador.
3.
Justifique: por que você escolheu essa resposta na questão 2?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
4.
De acordo com o artigo de opinião lido, qual foi o motivo
que levou os moradores da Vila Beira Mar (RJ) a construírem, com mutirão, uma
quadra poliesportiva e conquistarem a iluminação pública através de energia solar?
a)
A comunidade estava cansada da quadra antiga e
queria uma iluminação mais econômica;
b)
A comunidade estava cansada pela falta de espaços de lazer;
c)
A comunidade queria realizar as conquistas por conta
própria, sem dinheiro público;
d)
A comunidade queria mostrar ao mundo que mutirões funcionam
e ajudam a comunidade.
5.
O tema central do texto é:
a)
O crescimento das favelas do estado de São Paulo;
b)
A organização dos moradores para resolverem os problemas
que existem nas comunidades;
c)
A redução nos gastos governamentais direcionados à
habitação e o reflexo dessa redução no aumento das favelas pelo país;
d)
A comemoração pelo Dia Mundial do Habitat.
**************************
Essa atividade também pode ser respondida por
fomulário, através do link:
https://forms.gle/ELL3PRcAZB6fYKA2A
Caso tenham alguma dúvida, podem enviar
mensagem no WhatsApp:
(19) 99723-7042
______________________________________________________________
ATIVIDADE DE INGLÊS - 9º ANOS A, B e C
Nome
Completo: _________________________________________ n∘:
___ Série: ______
Roteiro
de Atividade – Semana de 08/06/2020
a 12/06/2020
Habilidades: (EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa
para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de
novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial. |
Read the text below:
Ecosystems are the interactions of
the biotic componentes (living things such as people, plants, animals and
microorganisms) and abiotic componentes (non-living such as soil, water anda
ir) in a geografic área and the natural cycles thats sustain those
componentes. An ecosystem can be large, like the ocean, or small, like the holdfast
of a kelp plant. There are many different fields of Science that focus on
different aspects of ecosystems. When scientists in multiple fields are able
to share their data and perpectives, a larger view of an ecosystem is
produced. |
Now answer these
questions:
1.
Para ajudar na compreensão do texto, destaque as palavras a
seguir, seguindo as cores pedidas:
Vermelho
Ecosystems
Interactions
Geografic area
Natural
Ocean
Different
Science
Scientists
Multiple
Perpectives
ecosystem
Verde
People
Plants
Animals
Those
Small
Like
Plant
There are
2.
According to the text, how should you complete the phrase:
“Na ecosystem is...”?
_________________________________________________________________________
3.
Using words from text, explain in English what is the
componentes:
a)
Biotic
________________________________________________________________________
b)
Abiotic
_______________________________________________________________________
4.
Complete the statement using text’s words: “An ecosystem
can be...”:
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
5.
Can you say which two
different fields of Science focus on?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
6.
What happens when scientists are able to share their data
and perspectives?
________________________________________________________________________
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Essa atividade também pode ser respondida por
fomulário, através do link:
https://forms.gle/qtJDpNGUSTuHUUGM8
Caso tenham alguma dúvida, podem enviar
mensagem no WhatsApp:
(19) 99723-7042
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ARTE
Professora Michelle
Semana de 08 a 12 de junho (9º ano C)
Leia, copie ou cole o anunciado abaixo em seu caderno de arte.
Professor Eliezer projeto de vida, 9º ano C
Objetivo: - Possibilitar a reflexão dos estudantes acerca das
vivências escolares de seus familiares; relacionar tais vivências ao contexto
atual da educação no Brasil;
- Perceber o momento
de transição entre sua escolaridade atual e o ingresso no Ensino Médio.
Competências socioemocionais em foco: Empatia,
assertividade, foco, curiosidade para aprender, organização e imaginação
criativa.
Material necessário: - - Diários de Práticas e Vivências,
pesquisa internet.
Faça uma pesquisa sobre os assuntos abaixo:
❖ O que vocês já ouviram falar
sobre o acesso dos jovens ao Ensino Médio no país?
❖ Todos os jovens brasileiros,
com idade para cursar o Ensino Médio, estão na escola? O que vocês sabem sobre
esse assunto?
❖ Sabem dizer quem, das pessoas
do seu convívio, completou o Ensino Médio?
❖ Vocês sabem qual o impacto do
Ensino Médio na carreira profissional das pessoas?
Logo após faça uma pesquisa com seus familiares com o
objetivo de saber o grau de escolaridade deles não esqueça dos avos e se
possível bisavos.
Após o termino tire foto e mande para o email
profeliezer@yahoo.com
_____________________________________________________________
Prof Eliezer tecnologia e informação 9º ano A
Tarefa do caderno do aluno pag 56 para quem não tem segue
link abaixo:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EF%20anos%20finais%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol%202/SPFE%209%20ano%20EF%20vol%202%20PARTE%202.pdf
Atividade fake News de 6 exemplos sobre o que sabe sobre
fake News, depois assista o vídeo do link abaixo e responda o que aprendeu com
essas informações.
https://www.youtube.com/watch?v=ZvGLQuw4GM0
Registre tudo no caderno tire foto e envie no email
profeliezer@yahoo.com
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ELETIVA
FORTALEÇA-SE Prof Eliezer
Musculação
Com base na
aula anterior recorte uma imagem de uma pessoa fazendo supino reto e abaixo escreva
os músculos envolvidos faça isso em uma folha de sulfite, imagine como se fosse
um banner informativo semelhante aqueles que possuem nas academias ao ar livre
como nas praças. Guarde para futuramente colarmos em um cartaz maior
Palavras chave para pesquisa supino reto músculos envolvidos.
Tire foto e
envie para o email:
profeliezer@yahoo.com
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.
Habilidades: engajamento e comprometimento.
Preciso urgentemente criar um canal para me comunicar com vocês. Caso contrário não será possível avalia-los.
Enviem-me um e-mail com um numero de celular para contato (mesmo que não possua um numero envie o e-mail informando).
Alerte seus colegas que estão matriculados na disciplina!
E-MAIL: moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br
NO ASSUNTO DO EMAIL:
NOME COMPLETO
SÉRIE E NUMERO
MATÉRIA: EXPRESSA-TE
NO CORPO DO EMAIL: NUMERO DO CELULAR PARA CONTATO. MESMO QUE NÃO POSSUA UM NÚMERO DISPONÍVEL, ENVIE O EMAIL INFORMANDO.
Projeto de vida
Professora Michelle
Semana de 08 a 12 de junho ( 9º ano A e B)
Hoje iremos falar um pouco da auto regulação do tempo!
Não irei postar o link da CMSP, pois em São Paulo foi feriado e não postaram as aulas apresentadas no Centro de mídias.
Pois Bem, vamos Lá!
O tempo é precioso para o ser humano, especialmente para as crianças. Saber como administrar a rotina para poder encaixar todas as tarefas no dia e não esquecer nada é algo que já deve ser ensinado para os pequenos logo no início de suas vidas. Como base de aprendizado, r o ensinamento do controle de tempo, como criar sua rotina de estudos, organização e diversão, por exemplo.
A administração do tempo, quando é entendida, já começa a despertar a obrigação de cumprimento de tarefas e de sua rotina de atividades, coisas que fazem parte do crescimento e desenvolvimento do senso de responsabilidade em sua vida.
Essa administração de tempo ensina a dividir o seu tempo entre as coisas que gosta de fazer, como brincar, jogar video game e assistir à TV e as tarefas que são obrigatórias, como arrumar o quarto, fazer o dever e organizar suas coisas.
A organização da rotina é fundamental para a criança estabelecer quanto tempo terá para desenvolver cada tarefa e entender quanto tempo ela precisa para ter tudo concluído.
Para conseguir regular melhor seu tempo, seu tempo está disponível disponível, comece fazendo estes simples passos:
Comece com tarefas simples, como arrumar o quarto e fazer o dever de casa: por mais que sejam tarefas simples, é fundamental que a aprenda a arrumar o seu quarto e crie a responsabilidade de fazer o dever de casa. Essas duas tarefas já ajudarão a desenvolver um controle de tempo, ordenação de ideias, responsabilidade e princípios de organização para aprender como arrumar suas coisas e ter a iniciativa de fazer seus deveres.
Aprenda a não deixar para a última hora: saber administrar o tempo é fundamental para que não deixe suas atividades para última hora. Ela precisa saber que se tem uma prova na quinta feira, precisa se organizar para estudar alguns dias antes.
Saiba que tudo tem consequências: você entender que se ele não desenvolver uma tarefa, terá consequências disso em sua vida. Se não tiver a proatividade de fazer seu dever de escola, a professora irá cobrá-lo. Enfim, nesse processo de aprendizagem da administração do tempo é importante saber o que acontece se não fizer o que precisa. Tudo terá uma consequência!
Para todo o processo de aprendizagem de administração do tempo acontecer, você pode montar um quadro de atividades semanais para descrever todas as atividades que precisa desenvolver. Dessa forma, irá saber como fazer cada tarefa e quanto tempo hábil terá para poder fazer tudo o que precisa.
Objetivo: Conhecer quais são os tipos de
enquadramento utilizados na fotografia. Reconhecer os vários enquadramentos
durante a captura de imagens digitais. Saber variar os planos no momento da
captura de imagens de um mesmo objeto e perceber os efeitos visuais e as
sensações que esta variação pode produzir.
Ampliando Conhecimento...
Vocês já estudaram sobre o surgimento da fotografia no início do século XIX. Mas é bom relembrar que a máquina fotográfica revolucionou os modos de pensar a arte e trouxe novas possibilidades de criação de imagens. No início, a fotografia teve mais a função de documentar momentos da vida cotidiana, mas depois, passou a ser considerada uma linguagem artística. Hoje, a fotografia tem dominado o mundo das artes visuais assim como o vídeo.
E hoje nós temos acesso a equipamentos digitais que nos permitem capturar, com muita facilidade, instantes da vida. E aproveitando essa “mania” de tirar fotos, hoje vocês irãoconhecer o conceito de "planos", de "enquadramento", de ponto de vista do fotógrafo/a, tão necessário para garantir uma boa foto.
Agora, observe essa fotografia de Sebastião Salgado:http://photos1.blogger.com/hello/191/2091/1024/Salgado05.jpg
Faça um analise
da imagem:
COPIE AS QUESTÕES E INFORMAÇÕES NO
CADERNO.
1) Qual o
ângulo escolhido por ele para fazer o registro da cena?
2) O que vêem?
3) Onde você
acha que Salgado tirou a foto?
4) Por que será
que ele escolheu este ângulo, este ponto de vista?
5) O que ele
conseguiu captar ao fotografar num plano geral?
Associe a escolha do artista com
sua intenção de revelar a multidão de garimpeiros a procura de ouro e o desenho
que se forma com os inúmeros corpos andando em direções variadas.
O fotógrafo
optou por capturar aquele momento, daquele ângulo específico, não foi obra do
acaso. Logo, se conhecemos os planos e percebemos que a escolha dos mesmos pode
dar significado ou mesmo alterar a interpretação do observador, é interessante
conhecermos melhor algumas das possibilidades de enquadramento. Ao termos
conhecimento dos enquadramentos, passamos a fotografar com intenção e não
simplesmente clicando o botão da máquina ou do celular por acaso.
Vamos conhecer
os três planos e exemplificar cada um deles:
1 - Plano
geral: toma o máximo da extensão do local, da paisagem que se quer
fotografar;
2 - Plano
médio: fecha o ângulo e se aproxima mais do modelo/tema escolhido;
3 - Plano
de detalhe: apresenta apenas algumas partes ou parcelas do modelo
Observe os exemplos:
Plano Médio
Plano de Detalhe
Agora faça a captura de duas imagens para cada plano
estudado com suas máquinas digitais ou seus celulares e envie.
Professora Maristela
Um dos grandes desafios é inserir o uso de Games na sala de aula.
Dentre esses desafios que envolvam o uso de TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação podemos destacar o uso de jogos de forma educativa
Atividade de Português- 9º A,B
Profª Néia
Habilidades: EF89LP01B) Desenvolver estratégias de leitura e
interpretação, (EF08LP06) Identificar, em textos de diferentes gêneros, ostermos constitutivos da oração EF69LP44 : Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos ede diferentes visões de mundo, em textos HQS.
INTERPRETAÇÃO DE TIRINHA / HQ
Leia a tirinha de Mafalda para resolver as próximas 4 (quatro) questões: