-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

05 junho, 2020

9º ANO - 08/06 A 12/06

E.E. Proª Cristiane Chaves Moreira Braga

9º Ano  -   Eletiva - Show Fashion

Proª Aurinda Prado

Semana de 08 a 12/06/2020

Habilidades: - Estimular o estudante a acreditar e pôr em pratica seu potencial criativo, valorizar o reuso como forma sustentável.

Dando sequência a atividade da aula anterior termine a peça de roupa que

customizou, fotografe ou filme e encaminhe para o professor,

Posteriormente poderemos montar um trabalho expondo tudo o que for criado.

________________________________________________
Atividade de Matemática 
Professor Danilo 9A & 9B

Habilidade 

Ampliacao dos campos numéricos:Números reais (a necessidade de medir qualquer segmento na reta.EF09MA01


2) Localize na reta  : A=4,02 B=2,7 C=-2,242 D=-3 E=1,5


E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA

Professora-Cristiane
  Atividades para os alunos do 9º ano A, B e C
     para o período de  a 08/06 a 12/06
nome                                                              nº   serie 9º

Habilidade; EF09GE14B) Analisar projeções cartográficas, anamorfoses geográficas e mapas temáticos relacionados às questões sociais, ambientais, econômicas, culturais, políticas de diferentes regiões do mundo.

acessar: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdE0kUQtp8cl--h3A8VDnmILMthS_gcELzUTRaA-iCr1WDllg/viewform

 Qualquer duvida:cristianecprof.educacao.sp.gov.br






ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - PROFª MAGALY GREGGIO 
9ºANO C 

Boa tarde, pessoal! Vamos começar o nosso segundo bimestre fazendo um formulário com alguns exercícios dos nossos estudos, vocês terão até terça feira (16/06/2020) às 23h59 para realizarem essa atividade. Vamos começar gente, força nessa nova etapa! Um abraço 😘  

Acessem o link para realizar a atividade: https://forms.gle/xyJVAhSki9rLeNxS6

ARTE 9A e 9B 2°BIMESTRE. 


2 (DUAS) Aulas.


Habilidade: (EF09AR09) -Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança contemporânea, incluindo aquelas que envolvem recursos de tecnologias digitais, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.


Realize a atividade do link a seguir: #form01 08/06 a 12/06

https://docs.google.com/forms/d/18K0w2cVSFdCMdAyh_hQwYqGTc4-2Vynor4B9IbU8vM0/edit

______________________________________________________

                         ELETIVA 9C  2°BIMESTRE. 



(2 aulas)


Habilidades:Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de
lazer, esportes, entre outros).
-Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências da economia (profissões e mercado de trabalho) e da Política no cenário mundial.
- Memorizar.
-Analisar e concluir.


Realize a atividade do link a seguir: #form01 08/06 a 12/06

https://docs.google.com/forms/d/1J0Qk5z9LE_6q_eKJ7WXMoRBP7jqYEYhy4Ltgi1DnWNg/edit

______________________________________________________ 

4 Aulas

 História- 9ºAno A e B - Profº Leilson  - 9ºAno C-Profª Valdilene

Habilidades: (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações.

Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/pMwSFQcLLxzKWXDG7 

______________________________________________________________

 2 aulas

Eletiva – Profissões  - Profº Leilson

Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.

Responder a atividades acessando o link: https://forms.gle/inPbC3EfAZyXkMCHA

___________________________________________________________________

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO  

9 ANO B

PROFª GRAZIELLE ALMEIDA

EF89TEC01- Identificar e diferenciar os principais sistemas operacionais, reconhecendo suas características e modo de utilização.

1 Aula

Fazer a leitura do texto e responder as questões no caderno.

(OBS: TIRAR UMA FOTO DA ATIVIDADE E ENVIAR NO MEU WHATSAPP 19998731467)

Letramento digital:

Com a modernidade, fez-se necessária uma mudança nos paradigmas de compreensão do mundo. Afinal, hoje deixamos de ler exclusivamente os conteúdos registrados no papel e passamos a consumir informação em telas, como celulares e computador.

Por isso, o letramento digital vem conquistando espaço ultimamente e está sendo o alvo de diversas discussões. Basicamente significa um conjunto de competências que permitem a um indivíduo compreender e utilizar de forma crítica a informação gerada na era da internet.

Essa definição vai além do conceito de alfabetização digital. Enquanto o segundo diz respeito à habilidade de ler e escrever informações digitais, o primeiro refere-se ao uso estratégico do que se aprende para gerar influência no contexto cultural e social.

Ou seja: é a capacidade de leitura e escrita adaptada ao mundo moderno, porém vai além disso, pois prescreve também que essas habilidades devem ser funcionais e ter implicações práticas relevantes. Nesse sentido, utilizamos os recursos tecnológicos e digitais para fins diversos, com aplicação útil e consciente.

Portanto, o letrado digital é a pessoa que lê, escreve e confronta criticamente o que assimila para solidificar o que aprendeu. Não é uma capacidade passiva, mas tipicamente ativa. O indivíduo não só aprende a usar a tecnologia e o meio digital, mas a utilizar suas funções da melhor forma, em seu proveito e com respeito pelos demais.

É importante entender ao certo o que é esse tipo de letramento, pois ele se relaciona diretamente com a preparação das pessoas para o mundo moderno, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e também interpessoais.

Revisão dos Conteúdos: Pesquise e responda

1) O que significa letramento digital?

2) Qual a importância do letramento digital?

3) O que é alfabetização e letramento digital?

4) O que podemos considerar como alfabetização tecnológica?

5) Quais são os pontos positivos e negativos dos avanços tecnológicos?

6) O que o avanço tecnológico nos proporciona?

7) Qual a influência da tecnologia na vida das pessoas?

___________________________________________________________________

CIÊNCIAS

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C       para o período de 08/06 a 12/06

DISCIPLINA: CIÊNCIAS          

TEMA: Matéria e energia (Radiação)

·    Habilidades: (EF09CI18) Investigar como as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações. 

Responda as atividades abaixo no caderno e depois envie para o e-mail: prof.jeni@outlook.com 

Não esqueça de colocar →nome:          nº:             série/ano: 

História da radiação

            A história da radiação teve início com as descobertas do físico alemão Wilhelm K. Röntgen, em 1895, a respeito dos raios X. Esse feito possibilitou que outros cientistas fizessem outras pesquisas sobre radiações. Como é o caso do cientista Becquerel, que estudou as características de substâncias fosforescentes e fluorescentes, além também das propriedades de sais de urânio que o levaram à descoberta da radioatividade.

Mais tarde, o casal formado por Marie Curie e Pierre Curie, aprofundando os trabalhos iniciados por Becquerel, descobriu outros dois elementos químicos que também eram capazes de emitir radiação.  A esses elementos foram dados os nomes de rádio (Ra) e polônio (Po) – em homenagem à Polônia, país de origem de Marie Curie. Tais descobertas renderam aos três o Prêmio Nobel de Física, em 1903.

              O físico Ernest Rutherford também teve sua contribuição para o estudo das radiações. Foi a partir de suas pesquisas que foi possível descobrir a natureza das emissões radioativas e os tipos de radiações emitidas (raios alfa, raios beta e partículas gama). Em 1908, Rutherford recebeu o Prêmio Nobel de Química por suas descobertas a respeito da desintegração dos elementos e a química de compostos radioativos.

A  radiação é a propagação de ondas eletromagnéticas ou partículas, emitidas por fontes naturais, como o Sol, ou artificiais, quando são emitidas por aparelhos construídos pelo homem, como os equipamentos de raios-X.

           A radiação é caracterizada pela emissão e deslocamento de energia na forma de partículas ou ondas eletromagnéticas, seja no vácuo, seja em outro meio. Todos os dias, estamos expostos à radiação de diversas fontes e, apesar do senso comum dizer o contrário, não é prejudicial quando usada da maneira correta e controlada. Alguns exemplos de radiação são: ondas de rádio AM e FM, raios X, radiação infravermelha e ultravioleta, entre outras.


Os diversos tipos de radiação estão mais presentes em nosso dia a dia do que podemos imaginar.

Para que serve

          Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer.

Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares. Na a arqueologia, a radiação é utilizada para fazer a datação de artefatos antigos e fósseis, utilizando carbono-14.

A utilização para cada fim depende dos tipos de radiação e suas possibilidades de uso. A seguir, apresentaremos os tipos de radiações conhecidas e suas características.

Tipos de radiação

        As radiações podem ser divididas em dois grandes grupos:  as radiações não ionizantes e as ionizantes. Essa classificação leva em conta os efeitos gerados e os níveis de energia de cada tipo.

·         Radiações não ionizantes

São consideradas radiações com baixa energia e baixa frequência, são radiações que se propagam na forma de ondas eletromagnéticas com fontes naturais ou artificiais. Seu efeito, normalmente é ligado à geração de luz ou calor.

         Os principais exemplos desse tipo de radiação, e que aparecem com mais frequência no nosso cotidiano, são: as ondas de rádio, as ondas emitidas pelos celulares e radares, transmissão de TVs, redes Wi-Fi etc.

·         Radiações ionizantes

Quando comparadas ao tipo anterior de radiação, possuem maior energia, provocando a ionização dos materiais com que ocorrem a interação. E, assim como as radiações não ionizantes, também podem ser emitidas por meio naturais e artificiais.

        Os tipos de radiações ionizantes mais comuns são:  os raios-X, que são usados em aparelhos de radiologia para uso médico, e as partículas alfa e beta, e os raios-gama, emitidos por núcleos de átomos instáveis, ou seja, átomos radioativos.

        A principal diferença entre as radiações alfa, beta e gama é em relação ao poder de penetração nos diferentes meios: enquanto a alfa pode ser bloqueada por uma simples folha de papel e a beta, por uma fina camada de alumínio, os raios gama necessitam de camadas grossas de chumbo ou concreto para bloqueá-los.

 

Aplicações


A tomografia é um tipo de aplicação da radiação para fins médicos.

Como dito anteriormente, a radiação é bastante utilizada no nosso cotidiano nas mais diversas áreas. A seguir listaremos algumas das principais aplicações da radiação:

- Tratamentos de radioterapia

- Diagnósticos médicos por radiografia, mamografia e tomografia

- Esterilização de materiais cirúrgicos

- Controle de qualidade na fabricação de peças diversas na indústria

- Conservação de alimentos

- Datação de objetos antigos (arqueologia)

- Geração de energia elétrica em usinas nucleares

- Utilização em centros de pesquisas e universidades para diversos estudos

 

ATIVIDADES (utilize o seu caderno para responder as atividades)

1)    Cite 5 exemplos de radiações que você e sua família utilizam na sua casa.

2)    Descreva o que é radiação.

3)    Explique o que são radiações não ionizantes.

4)    Cite 3 exemplos de radiações não ionizantes.

5)    Liste 4 aplicações da radiação.

6)    Existe radiação que se propaga no vácuo?

 ________________________________________________________________

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS - 9º ANO C

Nome Completo: ­­­­________________________________________ n: ___ Série: ______

 

Roteiro de Atividade – Semana de 08/06/2020 a 12/06/2020

 

Habilidades:

EF89LP03    "Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos."

 

Esta atividade é uma continuação da aula anterior, em que foi pedido para que vocês destacassem algumas expressões do artigo de opinião intitulado “Frente ao colapso urbano brasileiro: Feliz Dia Mundial do habitat?”, de Bruno Dias. (Disponível em: https://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2017/10/02/frente-ao-colapso-urbano-brasileiro-feliz-dia-mundial-do-habitat.htm). 

 

Agora, após destacar as expressões, releia o texto se atentando aos itens destacados e observando o efeito que causam nas palavras às quais se relacionam. Feito a releitura, responda as questões abaixo:

 

1.    As expressões destacadas funcionam como: 

 


a)    Esses termos são modificadores de verbos e substantivos, ou seja, têm a função de alterar o sentido dos verbos e dos substantivos de forma a caracterizá-los;

b)   Esses termos não atribuem significados e nem modificam o sentido dos verbos e substantivos;

c)    Esses termos são palavras aleatórias escolhidas pelo autor para deixar o texto difícil de ler;

d)   São termos que foram utilizados para contrariar a ideia inicial exposta pelo autor do artigo de opinião.      

                


2.    No final do primeiro parágrafo, no trecho  “[...] a redução expressiva de recursos públicos para políticas habitacionais e de urbanização de favelas, trazendo um cenário nada animador.”,  o termo em destaque expressa:

 

a)    Um fato, algo que inegavelmente aconteceu;

b)   A opinião do autor sobre o cenário citado.

c)    Significa que a vida na favela não é animada o suficiente.

d)   Significa que o púbico político não é nada animador.

 

3.    Justifique: por que você escolheu essa resposta na questão 2?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

 

4.    De acordo com o artigo de opinião lido, qual foi o motivo que levou os moradores da Vila Beira Mar (RJ) a construírem, com mutirão, uma quadra poliesportiva e conquistarem a iluminação pública através de energia solar?     

 

a)    A comunidade estava cansada da quadra antiga e queria uma iluminação mais econômica;

b)   A comunidade estava cansada pela falta de espaços de lazer;

c)    A comunidade queria realizar as conquistas por conta própria, sem dinheiro público;

d)   A comunidade queria mostrar ao mundo que mutirões funcionam e ajudam a comunidade.

 

5.    O tema central do texto é:

 

a)    O crescimento das favelas do estado de São Paulo;

b)   A organização dos moradores para resolverem os problemas que existem nas comunidades;

c)    A redução nos gastos governamentais direcionados à habitação e o reflexo dessa redução no aumento das favelas pelo país;

d)   A comemoração pelo Dia Mundial do Habitat.


**************************

Essa atividade também pode ser respondida por fomulário, através do link: 

https://forms.gle/ELL3PRcAZB6fYKA2A

 

 Caso tenham alguma dúvida, podem enviar mensagem no WhatsApp: 

      (19) 99723-7042

______________________________________________________________

 ATIVIDADE DE INGLÊS - 9º ANOS A, B e C


Nome Completo: ­­­­­­­­_________________________________________ n: ___ Série: ______

 

Roteiro de Atividade – Semana de 08/06/2020 a 12/06/2020

 

Habilidades:

(EF09LI18)   Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.

 

Read the text below:

 

        Ecosystems are the interactions of the biotic componentes (living things such as people, plants, animals and microorganisms) and abiotic componentes (non-living such as soil, water anda ir) in a geografic área and the natural cycles thats sustain those componentes. An ecosystem can be large, like the ocean, or small, like the holdfast of a kelp plant. There are many different fields of Science that focus on different aspects of ecosystems. When scientists in multiple fields are able to share their data and perpectives, a larger view of an ecosystem is produced.

 

Now answer these questions:

 

1.    Para ajudar na compreensão do texto, destaque as palavras a seguir, seguindo as cores pedidas:

 


Vermelho

Ecosystems

Interactions

Geografic area

Natural

Ocean

Different

Science

Scientists

Multiple

Perpectives

ecosystem

 

Verde

People

Plants

Animals

Those

Small

Like

Plant

There are

 

2.    According to the text, how should you complete the phrase: “Na ecosystem is...”?

 

_________________________________________________________________________

 

3.    Using words from text, explain in English what is the componentes:

 

a)    Biotic

________________________________________________________________________

b)   Abiotic

_______________________________________________________________________

 

4.    Complete the statement using text’s words: “An ecosystem can be...”: 

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

 

5.    Can you say which two different  fields of Science focus on?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

 

6.    What happens when scientists are able to share their data and perspectives?

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________


 **************************

Essa atividade também pode ser respondida por fomulário, através do link: 

https://forms.gle/qtJDpNGUSTuHUUGM8

 

 Caso tenham alguma dúvida, podem enviar mensagem no WhatsApp: 

      (19) 99723-7042

_____________________________________________________________ 

ARTE

Professora Michelle

Semana de 08 a 12 de junho  (9º ano C)


Leia, copie ou cole o anunciado abaixo em seu caderno de arte.


Agora que já sabe o que vem a ser Banksy, fotografe um graffiti que tenha visto em seu bairro, cidade ou lugar que tenha ido, do seu celular, depois tente reproduzir em seu caderno. Lembrando que tem que ter as características do Banksy.

___________________________________________________________________________________________________

Professor Eliezer projeto de vida, 9º ano C

Objetivo: - Possibilitar a reflexão dos estudantes acerca das vivências escolares de seus familiares; relacionar tais vivências ao contexto atual da educação no Brasil;

 - Perceber o momento de transição entre sua escolaridade atual e o ingresso no Ensino Médio.

Competências socioemocionais em foco: Empatia, assertividade, foco, curiosidade para aprender, organização e imaginação criativa.

Material necessário: - - Diários de Práticas e Vivências, pesquisa internet.

Faça uma pesquisa sobre os assuntos abaixo:

O que vocês já ouviram falar sobre o acesso dos jovens ao Ensino Médio no país?

Todos os jovens brasileiros, com idade para cursar o Ensino Médio, estão na escola? O que vocês sabem sobre esse assunto?

Sabem dizer quem, das pessoas do seu convívio, completou o Ensino Médio?

Vocês sabem qual o impacto do Ensino Médio na carreira profissional das pessoas?

Logo após faça uma pesquisa com seus familiares com o objetivo de saber o grau de escolaridade deles não esqueça dos avos e se possível bisavos.

Após o termino tire foto e mande para o email

profeliezer@yahoo.com


_____________________________________________________________

Prof Eliezer tecnologia e informação 9º ano A

Tarefa do caderno do aluno pag 56 para quem não tem segue link abaixo:

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EF%20anos%20finais%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol%202/SPFE%209%20ano%20EF%20vol%202%20PARTE%202.pdf

Atividade fake News de 6 exemplos sobre o que sabe sobre

fake News, depois assista o vídeo do link abaixo e responda o que aprendeu com essas informações.

https://www.youtube.com/watch?v=ZvGLQuw4GM0

Registre tudo no caderno tire foto e envie no email

profeliezer@yahoo.com

________________________________________________________________

ELETIVA FORTALEÇA-SE Prof Eliezer

Musculação

Com base na aula anterior recorte uma imagem de uma pessoa fazendo supino reto e abaixo escreva os músculos envolvidos faça isso em uma folha de sulfite, imagine como se fosse um banner informativo semelhante aqueles que possuem nas academias ao ar livre como nas praças. Guarde para futuramente colarmos em um cartaz maior

Exemplo:

Palavras chave para pesquisa supino reto músculos envolvidos.

Tire foto e envie para o email:

profeliezer@yahoo.com

______________________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.

Habilidades: engajamento e comprometimento. 

Preciso urgentemente criar um canal para me comunicar com vocês. Caso contrário não será possível avalia-los.  

Enviem-me um e-mail com um numero de celular para contato (mesmo que não possua um numero envie o e-mail informando).  

Alerte seus colegas que estão matriculados na disciplina! 

E-MAIL: moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br 

NO ASSUNTO DO EMAIL: 

NOME COMPLETO 

SÉRIE E NUMERO 

MATÉRIA: EXPRESSA-TE    

NO CORPO DO EMAIL: NUMERO DO CELULAR PARA CONTATO.  MESMO QUE NÃO POSSUA UM NÚMERO DISPONÍVEL, ENVIE O EMAIL INFORMANDO.




Projeto de vida

Professora Michelle

Semana de 08 a 12 de junho  ( 9º ano A e B)


Hoje iremos falar um pouco da auto regulação do tempo!

Não irei postar o link da CMSP, pois em São Paulo foi feriado e não postaram as aulas apresentadas no Centro de mídias.

Pois Bem, vamos Lá!

O tempo é precioso para o ser humano, especialmente para as crianças. Saber como administrar a rotina para poder encaixar todas as tarefas no dia e não esquecer nada é algo que já deve ser ensinado para os pequenos logo no início de suas vidas. Como base de aprendizado, r o ensinamento do controle de tempo, como criar sua rotina de estudos, organização e diversão, por exemplo.

A administração do tempo, quando é entendida, já começa a despertar a obrigação de cumprimento de tarefas e de sua rotina de atividades, coisas que fazem parte do crescimento e desenvolvimento do senso de responsabilidade em sua vida.

Essa administração de tempo ensina a dividir o seu tempo entre as coisas que gosta de fazer, como brincar, jogar video game e assistir à TV e as tarefas que são obrigatórias, como arrumar o quarto, fazer o dever e organizar suas coisas.

A organização da rotina é fundamental para a criança estabelecer quanto tempo terá para desenvolver cada tarefa e entender quanto tempo ela precisa para ter tudo concluído.

Para conseguir regular melhor seu tempo, seu tempo está disponível disponível, comece fazendo estes simples passos:

  • Comece com tarefas simples, como arrumar o quarto e fazer o dever de casa: por mais que sejam tarefas simples, é fundamental que a aprenda a arrumar o seu quarto e crie a responsabilidade de fazer o dever de casa. Essas duas tarefas já ajudarão a desenvolver um controle de tempo, ordenação de ideias, responsabilidade e princípios de organização para aprender como arrumar suas coisas e ter a iniciativa de fazer seus deveres.

  • Aprenda a não deixar para a última hora: saber administrar o tempo é fundamental para que não deixe suas atividades para última hora. Ela precisa saber que se tem uma prova na quinta feira, precisa se organizar para estudar alguns dias antes.

  • Saiba que tudo tem consequências: você entender que se ele não desenvolver uma tarefa, terá consequências disso em sua vida. Se não tiver a proatividade de fazer seu dever de escola, a professora irá cobrá-lo. Enfim, nesse processo de aprendizagem da administração do tempo é importante saber o que acontece se não fizer o que precisa. Tudo terá uma consequência!

Para todo o processo de aprendizagem de administração do tempo acontecer, você pode montar um quadro de atividades semanais para descrever todas as atividades que precisa desenvolver. Dessa forma, irá saber como fazer cada tarefa e quanto tempo hábil terá para poder fazer tudo o que precisa.



ELETIVA FOTOGRAFIA
PROFª REGIANE

Objetivo: Conhecer quais são os tipos de enquadramento utilizados na fotografia. Reconhecer os vários enquadramentos durante a captura de imagens digitais. Saber variar os planos no momento da captura de imagens de um mesmo objeto e perceber os efeitos visuais e as sensações que esta variação pode produzir.

Ampliando Conhecimento...

Vocês já estudaram sobre o surgimento da fotografia no início do século XIX. Mas é bom relembrar que a máquina fotográfica revolucionou os modos de pensar a arte e trouxe novas possibilidades de criação de imagens. No início, a fotografia teve mais a função de documentar momentos da vida cotidiana, mas depois, passou a ser considerada uma linguagem artística. Hoje, a fotografia tem dominado o mundo das artes visuais assim como o vídeo.

E hoje nós temos acesso a equipamentos digitais que nos permitem capturar, com muita facilidade, instantes da vida. E aproveitando essa “mania” de tirar fotos, hoje vocês irãoconhecer o conceito de "planos", de "enquadramento", de ponto de vista do fotógrafo/a, tão necessário para garantir uma boa foto.

Agora, observe essa fotografia de Sebastião Salgado:

http://photos1.blogger.com/hello/191/2091/1024/Salgado05.jpg

Faça um analise da imagem:

COPIE AS QUESTÕES E INFORMAÇÕES NO CADERNO.

1) Qual o ângulo escolhido por ele para fazer o registro da cena?

2) O que vêem?

3) Onde você acha que Salgado tirou a foto?

4) Por que será que ele escolheu este ângulo, este ponto de vista?

5) O que ele conseguiu captar ao fotografar num plano geral?

Associe a escolha do artista com sua intenção de revelar a multidão de garimpeiros a procura de ouro e o desenho que se forma com os inúmeros corpos andando em direções variadas.

O fotógrafo optou por capturar aquele momento, daquele ângulo específico, não foi obra do acaso. Logo, se conhecemos os planos e percebemos que a escolha dos mesmos pode dar significado ou mesmo alterar a interpretação do observador, é interessante conhecermos melhor algumas das possibilidades de enquadramento. Ao termos conhecimento dos enquadramentos, passamos a fotografar com intenção e não simplesmente clicando o botão da máquina ou do celular por acaso.

Vamos conhecer os três planos e exemplificar cada um deles:

1 -  Plano geral: toma o máximo da extensão do local, da paisagem que se quer fotografar;

2 -  Plano médio: fecha o ângulo e se aproxima mais do modelo/tema escolhido;

3 -  Plano de detalhe: apresenta apenas algumas partes ou parcelas do modelo

Observe os exemplos:

Plano Geral

Plano Médio

Plano de Detalhe

Agora faça a captura de duas imagens para cada plano estudado com suas máquinas digitais ou seus celulares e envie.



TECNOLOGIA - 9 C ANOS 

Professora Maristela

Habilidade: Identificar e explorar as TDIC, reconhecendo suas especificidades e aplicabilidades em diferentes contextos de uso.


Para quem tem celular : https://youtu.be/ZAaKlODic2w



Um dos grandes desafios  é inserir o uso de Games na sala de aula.

Dentre esses desafios que envolvam o uso de TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação podemos destacar o uso de jogos de forma educativa

Gostaria de desafiar você a criar  algum jogo  para quem não tem celular tambem podera ser feito no papel de um personagem que vc goste  em forma de gibi .

tire foto em envie e-mail formentini2@gmail.com ( NÃO ESQUEÇA DE POR NOME, Nº SERIE E O ANOS)
duvidas mandar WhatsApp das 8:00 as 18:00












Atividade de Português- 9º A,B


Profª Néia

Habilidades: EF89LP01B) Desenvolver estratégias de leitura e

interpretação, (EF08LP06) Identificar, em textos de diferentes gêneros, os
termos constitutivos da oração EF69LP44 : Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e
de diferentes visões de mundo, em textos HQS.

 

INTERPRETAÇÃO DE TIRINHA / HQ

 

Leia a tirinha de Mafalda para resolver as próximas 4 (quatro) questões:

 

1ª) As tirinhas são gêneros textuais
que exploram as linguagens verbal e não verbal. Suas principais características
são:

a) Leitura atraente/produção em
quadrinhos/apresentação descritiva.
b) Leitura atraente/produção
injuntiva/posicionamento crítico.
c) Leitura atraente/produção em
quadrinhos/narrativa de fatos.
d) Leitura atraente/narrativa de fatos/produção
injuntiva.

2ª) No texto, a palavra “inquilino” é utilizada
para
a) caracterizar o morador de um imóvel alugado.
b) caracterizar o coração da personagem do
quadrinho.
c) caracterizar a importância da devolução do
troco.
d) caracterizar a necessidade que a criança tem
de comprar balas.

3ª) No quadrinho 1, o período “Tome, pensei em
ficar com o troco da padaria para
comprar balas, mas não
consegui”, a expressão grifada assume função
a) Injuntiva
b) Apelativa
c) Adversativa
d) Aditiva


4ª) Em: “Esse que a gente tem aqui dentro”, no último quadrinho, o
pronome demonstrativo encontrado na frase refere-se
a) ao troco.
b) ao pagamento.
c) ao inquilino.
d) ao coração.