para o período de 26/05 a 29/05
ATIVIDADE PARA OS ALUNOS DO 9ºANO C
26/05 a 29/05
- Compreender a necessidade das sucessivas ampliações dos conjuntos numéricos, culminando com os números irracionais;
- Saber realizar de modo significativo situações-problema envolvendo razão, conjuntos numéricos e porcentagem no contexto diário.
Eletiva de Fotografia - Professora Regiane
Objetivo:Conhecer quais são os tipos de
enquadramento utilizados na fotografia. Reconhecer os vários enquadramentos
durante a captura de imagens digitais. Saber variar os planos no momento da
captura de imagens de um mesmo objeto e perceber os efeitos visuais e as
sensações que esta variação pode produzir.
Ampliando Conhecimento...
Vocês já
estudaram sobre o surgimento da fotografia no início do século XIX. Mas é bom
relembrar que a máquina fotográfica revolucionou os modos de pensar a arte e
trouxe novas possibilidades de criação de imagens. No início, a fotografia teve
mais a função de documentar momentos da vida cotidiana, mas depois, passou a
ser considerada uma linguagem artística. Hoje, a fotografia tem dominado o
mundo das artes visuais assim como o vídeo.
E hoje nós
temos acesso a equipamentos digitais que nos permitem capturar, com muita
facilidade, instantes da vida. E aproveitando essa “mania” de tirar fotos, hoje
vocês irãoconhecer o conceito de "planos", de "enquadramento",
de ponto de vista do fotógrafo/a, tão necessário para garantir uma boa foto.
Agora,
observe essa fotografia de Sebastião Salgado:
Faça um
analise da imagem:
COPIE AS QUESTÕES E INFORMAÇÕES NO
CADERNO.
1)Qual o
ângulo escolhido por ele para fazer o registro da cena?
2) O que
vêem?
3) Onde você
acha que Salgado tirou a foto?
4) Por que
será que ele escolheu este ângulo, este ponto de vista?
5) O que ele
conseguiu captar ao fotografar num plano geral?
Associe a escolha do artista com
sua intenção de revelar a multidão de garimpeiros a procura de ouro e o desenho
que se forma com os inúmeros corpos andando em direções variadas.
O fotógrafo
optou por capturar aquele momento, daquele ângulo específico, não foi obra do
acaso. Logo, se conhecemos os planos e percebemos que a escolha dos mesmos pode
dar significado ou mesmo alterar a interpretação do observador, é interessante
conhecermos melhor algumas das possibilidades de enquadramento. Ao termos
conhecimento dos enquadramentos, passamos a fotografar com intenção e não
simplesmente clicando o botão da máquina ou do celular por acaso.
Vamos
conhecer os três planos e exemplificar cada um deles:
1 - Plano
geral: toma o máximo da extensão do local, da paisagem que se quer
fotografar;
2- Plano
médio: fecha o ângulo e se aproxima mais do modelo/tema escolhido;
3 - Plano de detalhe: apresenta apenas
algumas partes ou parcelas do modelo
Observe os exemplos:
Plano Geral
Plano Médio
Plano de Detalhe
Nome
Completo: _______________________________________ n∘:
___ Série: ______
Roteiro
de Atividade – Semana de 26/05/2020
a 20/05/2020
Semana de Recuperação Intensiva
Habilidades: (EF09LI14) Utilizar
conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e
síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade
discursiva.
|
Os seguintes exercícios se relacionam à atividade sobre conectores
(Linking Words), trabalhada anteriormente.
Vocês deverão ler o
resumo abaixo, e depois copiar e responder os exercícios no caderno.
Linking
Words
But — Mas.
She will go with us, but she doesn’t
have money. — Ela irá com a gente mas ela não tem dinheiro.
And — E.
My sister and I like to
play videogames. — A minha irmã e eu gostamos de jogar video game.
However — No entanto, porém, como quer que ou da
forma que.
This trip will be
amazing, however, it is very dangerous. — Esta viagem vai ser
demais, porém, ela é muito perigosa.
However you decide
we will do the job. — Como quer que você decida ou da maneira que você decidir nós faremos o
trabalho.
Besides — Além, além disso, além do quê.
Besides that, we
need more money to buy the car. — Além
disso, nós precisamos de mais dinheiro para comprar o carro.
In Addition To — Além disso, em adição a isso.
We have a new
product. In addition to that, we are going to launch a new website. —
Nós temos um novo produto. Além disso, nós vamos lançar um novo website.
As Well As — Assim como, bem como, também.
They need to learn
English as well as French. — Eles precisam aprender inglês bem como francês ou também
francês.
Also e Too — Também.
Here you can also learn
Spanish. — Aqui você também pode aprender espanhol.
In that school you can
learn Spanish too. —
Naquela escola você pode aprender espanhol também.
So — Então.
We just bought a new
car, so we are going to the beach tomorrow. — Nós
acabamos de comprar um carro novo, então nós vamos para a praia amanhã.
While — Enquanto.
He was doing the
dishes while I was watching tv. — Ele
estava lavando os pratos enquanto eu estava assistindo televisão.
As A Result — Como resultado.
He stopped smoking. As a result he started drinking
a lot of coffee. — Ele parou de fumar. Como resultado ele começou a beber muito
café.
Because Of — Por causa de.
Because of the new
boss I will be promoted. — Por causa do novo chefe eu serei promovido.
As He — Já que.
As he stopped
smoking, he started drinking a lot of coffee. — Já
que ele parou de fumar, ele começou a beber muito café.
In A Nut Shell — Resumidamente.
This is how the law works
in Brazil in a nut shell. —
Assim é como a lei funciona no Brasil em miúdos ou resumindo.
By the time. — Na hora em que.
By the time we arrived
the police was already there. — Na hora que nós
chegamos a polícia já estava lá.
In order to — Para quê.
In order to help you, I
need your e-mail address. — Para lhe ajudar eu
preciso do seu endereço de email.
If. — Se.
If you pay me
I will go with you. — Se você me pagar eu irei com você.
On the other hand. — Por outro lado.
We lost the car, but on the other hand we didn’t
lose our luggage. — Nós perdemos o carro, mas por outro lado nós não perdemos a nossa
bagagem.
Como dizer: por um lado
isso, por outro lado aquilo.
On the one hand I’d like
more money. But on the other hand I’m not
prepared to work the extra hours. — Por
um lado eu gostaria de mais dinheiro. Por outro lado eu não estou preparado para
trabalhar as horas extras.
Exercises:
1.
When
we need to addict someting at an idea, we use:
( ) besides
( ) but
2.
“O
aluno não estuda, nem faz tarefas. _______________ provavelmente reprovará o
ano escolar”. Se a frase estivesse em inglês, o termo que completaria
corretamente a lacuna seria:
( ) on the other hand
( ) as a result
3.
“I
prepare this exercise with care, _____________ you stayed safe in your home!”.
A palavra que preenche o espaço é:
( ) while
( ) where
4.
A
tradução correta da frase no exercício 3 é:
( ) Eu preparei estes exercícios com carinho,
enquanto você ficava seguro em sua casa.
( ) Eu preparei estes exercícios com carinho,
quando você ficava seguro em casa.
5.
Escreva,
em
inglês, a frase: “Quando eu
terminar estes exercícios, saberei um pouco mais sobre linking words”.
____________________________________________________________________
9º A, B e C - Português
Nome
Completo: ____________________________________ n∘:
___ Série: ______
Roteiro
de Atividade – Semana de 26/05/2020
a 20/05/2020
Semana de Recuperação Intensiva
Habilidades: (EF69LP14) Analisar tema/questão polêmica, explicações
e ou argumentos em textos de relevância social. |
Leiam com atenção o Artigo de Opinião abaixo:
Opinião: Estar no mundo virtual faz esquecer
que ele está inserido no real
Pessoas se expõem
nas redes sociais sem medir consequências.
Uso impulsivo da web complica vida de adolescentes.
Ana Cássia
Maturano, Especial para o G1, em São Paulo
A ampliação do conhecimento
pelas pessoas se deve muito ao advento da internet. Quem tem acesso a ela,
esteja onde estiver, pode saber de coisas que, de outra forma, seria quase
impossível. Inclusive, entra-se em contato com a produção científica, que antes
era restrita às bibliotecas universitárias.
Mas não é só isso: compras
são feitas, operações bancárias realizadas, acompanhamento da vida escolar dos
filhos, e tantas outras coisas... Inclusive, as pessoas se relacionam com
outras através da internet, fazendo coisas que para elas seria inconcebível de
outra forma. Afinal, não têm que encará-las frente a frente.
Tanto é assim que, nas
redes sociais, as pessoas chegam a fazer um diário sobre suas vidas. Contam
tudo. Algo que, em outros tempos, se restringia a um diário, que era apenas
lido por quem o escrevia, tendo segredos ou não. Era um espaço privado.
Hoje, por pouco que possam
dizer sobre si, estão se expondo a milhares de pessoas em todo o mundo. Sem ter
bem clara a exposição que terão. Com a diferença de que, queimado o diário, ele
deixa de existir. Na internet isso não acontece – não basta deletar uma
informação, foto ou vídeo, eles podem ter sido copiados por alguém, que vai
usá-los como bem entender. Não se tem o controle das coisas.
Isso tem complicado a vida
de alguns adolescentes (não só deles), como a menina de 14 anos que teve sua
intimidade exposta em imagens num site de relacionamento. Ou o rapaz de 19 anos
que deu detalhes de sua vida pessoal, ajudando pessoas de má-fé a planejarem
seu sequestro.
Estar no mundo virtual faz
esquecer que ele está inserido no real. Com uma ideia de que se tem controle
sobre ele, que se está no comando, bastando dar um clique. Essa é uma das
características observadas nos adolescentes, que sentem poderem e saberem tudo,
como se sempre estivessem no controle das coisas e de suas vidas. Como a ideia
de que usar droga depende só da vontade deles, achando que podem parar de
usá-las na hora que bem entenderem.
Assim, acabam agindo de
maneira impulsiva, não considerando todos os fatores envolvidos numa ação. O
que fica difícil balizar quando se lida com a internet, pois justamente não é
possível fiscalizar para onde vão as informações lá colocadas e o que vão fazer
com elas. Perde-se o controle.
Limite
Não só eles estão perdendo a noção
de controle, seus pais os acompanham nisso. Os valores passados a eles em prol
de uma liberdade que foi conquistada a duras penas tem se confundido com falta
de limites. Para muitos liberdade sexual e libertinagem é a mesma coisa. Não é.
Exercer livremente algo não
exime ninguém de responsabilidade. Principalmente em relação a si próprio. Que
preço paga alguém que é visto nu ou em carícias íntimas com outra pessoa por
milhares? Para alguns, fica difícil até sair de casa. Mesmo que se diga que
ninguém tem nada a ver com isso.
Além de tudo isso, há um
outro fator – a necessidade de exposição e de serem vistas que as pessoas têm
sentido. Já geramos nossos filhos mostrando-os ao mundo, com os ultrassons
avançados. Filmamos seu nascimento e mostramos a todos, inclusive a eles, que
se assustam com as imagens. Há pais que já procuram uma agência de modelos
quando ainda são bebês. E vão cada vez mais valorizando isso, esquecendo-se do
valor da privacidade.
Não precisamos voltar aos
valores da era vitoriana ou à época em que não se podia dizer nada sobre si,
com o risco de ser mal interpretado pela ditadura. Porém, temos que preservar o
que mais de valioso temos – nós mesmos.
Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2010/08/opiniao-estar-no-mundo-virtual-faz-esquecer-que-ele-esta-inserido-no-real.html
Agora, copie e responda as questões abaixo no seu caderno:
1.
Segundo a autora, a internet ampliou o conhecimento das
pessoas, pois:
a)
através dela têm acesso à informações que, de outra forma,
não teriam acesso.
b)
as pessoas pesquisam e estudam muito mais por estarem
conectadas.
c)
é muito fácil aprender se você ler tudo na internet.
2.
Qual o gênero textual citado no texto, que se compara a
exposição que as pessoas fazem das próprias vidas na internet?
a)
Carta ao leitor
b)
Artigo de Opinião
c)
Diário
3.
No trecho: “Não só eles estão perdendo a noção de controle,
seus pais os acompanham nisso. Os valores passados a eles em prol de uma
liberdade que foi conquistada a duras penas tem se confundido com falta de
limites. Para muitos liberdade sexual e libertinagem é a mesma coisa. Não é.”, a
quem se refere o pronome “ele” na primeira frase?
a)
Aos pais
b)
Aos adolescentes
c)
Aos sites de relacionamentos
4.
No trecho citado na questão 3, que expressão evidencia a opinião da autora sobre o fato citado?
Copie-o abaixo:
_________________________________________________________________________
5.
Qual é a solução sugerida pela autora para resolver o problema
da super-exposição na internet?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Qualquer dúvida entrem em contato pelo e-mail:
HISTÓRIA -9º ANO A e B -ProfºLeilson
9ºC Profª Valdilene
Habilidades: Interpretação de imagens , produção de
texto, descrever e contextualizar os principais aspectos
sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República noBrasil.
Responder as atividades acessando o link: https://forms.gle/4FCsUeaHUFAXtBzEA
ELETIVA
–PROFISSÕES –PROFº LEILSON
Habilidades: Leitura, escrita, interpretação, conhecer
e compreender as profissões do futuro.
Responder as atividades acessando o link:
https://forms.gle/QYsi1KqKiN4NbWHv5
_________________________________________
Atividade de Português – 9º ano A e B do ensino
fundamental II
Profª
Néia
Habilidades: (EF89LP01B)
Desenvolver estratégias de leitura e interpretação, (EF08LP06) Identificar, em
textos de diferentes gêneros, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus
modificadores, verbo e seus complementos e modificadores e análise linguísticos.
Leitura e interpretação de texto, com a
identificação e classificação do sujeito
Quem inventou a pipoca?
Prepare o filme
O nome do
inventor e a data da criação são desconhecidos. O que se sabe é que a pipoca
surgiu na América, onde o alimento já era consumido há cerca de 4 mil anos. Os
astecas, por exemplo, que viviam na região onde fica o atual território do
México, usavam a pipoca em rituais para homenagear os deuses. O alimento só se
expandiu pelo mundo por volta de 1890 e se tornou popular nos Estados Unidos
quando técnicas que facilitavam a plantação do milho foram desenvolvidas.
Disponível
em: <http://recreio.uol.com.br>.
Leia atentamente o texto para responder as
questões sobre o sujeito na oração abaixo
Questão 1 – “O nome do inventor e a
data da criação são desconhecidos.”.
Identifique o sujeito dessa oração:
Questão 2 – O sujeito, identificado
acima, classifica-se como:
Questão 3 – “[…] usavam a
pipoca em rituais para homenagear os deuses.”.
Volte ao texto e aponte o sujeito do verbo em
destaque nessa parte do texto:
Questão 4 – Registra-se a presença
de sujeito indeterminado em:
a) “Quem
inventou a pipoca?”
b) “O que se
sabe é que a pipoca […]”
c) “O
alimento só se expandiu pelo mundo por volta de 1890 […]”
d) “[…] e se
tornou popular nos Estados Unidos […]”
Questão 5 – Grife o núcleo do
sujeito da frase a seguir:
“[…] o alimento já era consumido há cerca de 4 mil anos.”
Questão 6 – Na
construção da frase acima, predomina o emprego do sujeito é:
a) simples
b) oculto
c) composto
d)
indeterminado
EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFESSOR EMERSON
FAÇA OS EXERCÍCIOS E GRAVE UM VÍDEO, INCENTIVANDO ASSIM AS OUTRAS PESSOAS A SE MOVIMENTAREM.
ENVIE O VÍDEO PARA O E-MAIL emeralmeida@yahoo.com.br OU emeralmeida@yahoo.com.br
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para o período de 26/05 a 29/05
E.E. Profª Cristiane
Chaves Moreira Braga
9º Ano A - Disciplina Eletiva (Show Fashion)
Profª Aurinda Prado
Semana de 26 a
29/05/2020
Habilidade:
·
Perceber, as possibilidades de transformações
de roupas velhas em outro vestuário, exercício da criação, utilizar os
conhecimentos históricos da moda e valorização do processo criativo.
Atividade: Esta semana sairemos da teoria para a prática, chegou a ora de pormos a mão na maça como se diz.
1º passo tomar uma peça de
roupa usada.
2º Passo pegue seu caderno ou
uma folha de sulfite, olhe para peça escolhida, e comesse a traçar no papel seu
objetivo, design, o que você quer ou pode fazer, como transformas uma peça
dando-lhe uma cara nova.
3º Executar: corte, costure,
borde, cole, desfie, trance, faça o que achar melhor, não tenha pressa, o
resultado será um produto único novo feito por você.
Na próxima semana daremos
sequência a esta atividade.
OBS :Peço que se tiverem WhatsApp
dos colegas de sala passem mensagem pois estou fechando o primeiro bimestre, e
que enviem as atividades para meu e-mails aurindavieira1@gmail.com.
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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: ELETIVA- EXPRESSA-TE (TEATRO).
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS (26/05 a 29/05)
Habilidades: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação - Utilizar diferentes linguagens.
Olá, Alunos!
Acessem o questionário no google Forms, através do link:
https://forms.gle/C3rC7e3jn8Czvtxc9
Aguardo a resolução do questionário para finalizar as notas!
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Tecnologia
Professora: Maristela
Videoaula sobre Fake News
1- O que significa fake news?
3- De exemplos de consequências de fake news.
4-Como combater as fake news?
9 ° A C
Habilidades :
Identificar os movimentos característicos da capoeira.
Identificar e nomear passos e movimentos caraterísticos da
manifestação rítmica.
Tema 1 – Capoeira
Atividade 1 .
1 ) Faça uma pesquisa sobre o tema Capoeira , historicamente
e como é praticado? E responda.
2 ) Porque do
nome Capoeira?
3 ) Porque que a Capoeira é um uma luta?
4 ) Porque a Capoeira é considerado um Jogo e Esporte?
Enviar as respostas no e-mail:
______________________________________________________
ELETIVA FORTALEÇA-SE Prof Eliezer
Musculação
O treinamento de força, conhecido popularmente como musculação é uma forma de exercício contra resistência, para o treinamento e desenvolvimento dos músculos esqueléticos. Utiliza a força da gravidade (com barras, halteres, pilhas de peso ou o peso do próprio corpo) e a resistência gerada por equipamentos, elásticos e molas para opor forças aos músculos que, por sua vez, devem gerar força oposta através de contrações musculares.
Esta forma de treinamento físico é utilizada para fins atléticos (por meio da melhora no desempenho de atletas), estéticos (no desenvolvimento do volume muscular) e de saúde (auxiliando no tratamento de doenças musculares, ósseas, metabólicas, melhora na mobilidade, postura etc).
acesse o link:
https://grandeatleta.com.br/supino/
Pesquise
quais são os músculos que esse exercício fortalece.
Responda e
envie para o email:
profeliezer@yahoo.com