PESQUISA ONLINE - ALIMENTAÇÃO
A pesquisa ficará no ar de 28 a 30/04.
O link para acesso ao questionário é: https://sed.educacao.sp.gov. br/QuestionarioAulaRemota/ Estudantes
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Atividades para o período de 27/04 a 30/04 para os alunos da 3ª série A, B e C.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
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Professora Cristiane – Geografia
Nome Completo: ___________ n∘: ___ Série: _3º A,B e C____
Habilidade: Currículo do Estado de São Paulo: Analisar situações representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente; Identificar os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana. Competências Gerais da BNCC: C7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta; C9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Tema Regionalização do Espaço Mundial
Regionalização socioeconômica do espaço mundial
Na regionalização socioeconômica do espaço mundial, temos a classificação dos territórios com base no nível de desenvolvimento.
Existem diversas formas de se regionalizar o espaço geográfico, haja vista que as regiões nada mais são do que as classificações observadas pelo intelecto humano sobre o espaço geográfico. Assim, existem regiões adotadas subjetivamente pelas pessoas no meio cotidiano e regiões elaboradas a partir de critérios científicos, que obedecem a pré-requisitos e conceitos de ordem natural ou social.
A regionalização socioeconômica do espaço mundial é, pois, uma forma de realizar uma divisão entre os diferentes países com base no nível de desenvolvimento no âmbito do capitalismo contemporâneo. Basicamente, trata-se de uma atualização da chamada “Teoria dos Mundos”, que regionalizava o planeta com base em países de primeiro mundo (capitalistas desenvolvidos), segundo mundo (de economia planificada ou “socialistas”) e terceiro mundo (capitalistas subdesenvolvidos). No caso da regionalização socioeconômica, considera-se apenas a existência do primeiro e terceiro mundos, haja vista que a perspectiva socialista ou planificada não possui mais abertura no plano internacional após a queda do Muro de Berlim.
Essa regionalização classifica os países em dois principais grupos: de um lado, os países do norte desenvolvido; de outro, os países do sul subdesenvolvido. Por isso, muitos chamam essa divisão de regionalização norte-sul.
Posto isso, considera-se que a maior parte dos países ricos encontra-se situada nas terras emersas posicionadas mais ao norte do globo, enquanto os países pobres estão majoritariamente no sul. No entanto, essa divisão não segue à risca a delimitação cartográfica do planeta, havendo aqueles países centrais no hemisfério sul, como é o caso da Austrália, e países periféricos no hemisfério norte, a exemplo da China.
Observe a imagem a seguir:
Representação da divisão dos países com base em critérios socioeconômicos
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É importante observar que, além de ser muito abrangente, essa forma de regionalização do espaço geográfico mundial possui uma série de limitações. A principal delas é a de não evidenciar a heterogeneidade existente entre os países de um mesmo grupo na classificação. Os países do norte desenvolvido, por exemplo, apresentam-se com as mais diversas perspectivas, havendo aqueles considerados como “potências”, a exemplo dos Estados Unidos, da Alemanha e outros, e aqueles considerados limitados economicamente ou que sofrem crises recentes, tais como Portugal, Grécia, Rússia e Itália.
Já entre os países do sul subdesenvolvido, também existem evidentes distinções. Por um lado, há aqueles países pouco ou não industrializados, como economias centradas no setor primário basicamente, e, por outro lado, aqueles países ditos “emergentes” ou “subdesenvolvidos industrializados”, tais como o BRICS (exceto a Rússia), os Tigres Asiáticos e outros. Alguns deles, como a China, possuem economias muito avançadas em termos de produção e geração de riquezas, porém sofrem com condições sociais limitadas, má distribuição de renda, analfabetismo, pobreza e problemas diversos.
Entender a dinâmica do espaço mundial, mesmo que em uma perspectiva específica, é uma tarefa bastante complicada, de forma que as generalizações tendem ao erro. No entanto, a regionalização norte-sul é importante no sentido de nos dar uma orientação geral sobre o nível de desenvolvimento social e econômico dos países e das populações nas diferentes partes do planeta. Assim, constrói-se uma base sobre a qual é possível nos aprofundarmos em termos de estudos e conhecimentos para melhor caracterizar as relações socioespaciais no plano político e econômico internacional.
Acessar; https://www.youtube.com/watch?v=vhcbc-KgMAg
Atividade
1) O que é regionalização do espaço?
2) Para que serve a Regionalização do Espaço Mundial?
3) Quais os critérios de regionalização?
4) Quais são os tipos de Regionalização do mundo?
5) Qual o objetivo de regionalizar o espaço geográfico?
6) Quais são as vantagens e importância de se regionalizar o espaço?
7) O que é regionalização de exemplos?
8) Elaborar. Uma dissertação relacionando Texto e Vídeo; Regionalização do espaço geográfico Mundial. (Mínimo 20 linhas)
As atividades devem ser enviada por E-Mail cristianeregynac@gmail.com
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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO
PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves
Moreira Braga
Professora Fabiana – Inglês
3- EM-Estratégias de leitura: Ler, compreender, analisar
e interpretar: relatos de experiência, páginas da internet, boletins
informativos, piadas, adivinhas, verbetes de dicionário e diálogos, inferindo
seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.
1- Leia
atenciosamente o texto
Why
Work Abroad?
Well
after I finished my apprenticeship back home in Germany, I had realised that I wanted to
improve my English and some part of me has always wanted to work abroad. I went
for an internship in London in 2009. I went for a short 3 months but it turned
into 2 years instead as I fell in love with a local. I headed back to Germany
in April in 2011 but didn't stay long since I saw applied for a job on
the Careertrotter website
for German
speaking jobs in Malta.
Why
do you think about Malta?
Malta
offers everything I have wanted, we are now surrounded by Sea, Sun and Sand.
The official language is English, so I can definitely improve my English.
We planned on staying here for 2 years, but I think it will be
longer.
I
am now working in Customer Service for an international
company and I am very happy. I work with Dutch, Chinese and Spanish speakers
and with this mix of different cultures, I really get a feel for the
multicultural office. I love living in Malta, it's much less complicated. I learn
new things, the weather is beautiful and people are much more relaxed in
comparison to Germany. You adapt automatically.
Malta
is a very multicultural and international. You start to gain new insights and
begin to realise that the German way is not always the best.
Any
Advice for future candidates?
You
shouldn't be afraid of changes, you should follow your heart and go abroad. Many people
are afraid to leave everything behind. But don't think like that. You can see
your family and friends still and it's a great excuse for them to come over for
a new holiday.
1- Em uma folha separada, coloque
seu nome, número e série. Copie as perguntas e responda em português:
a- Para qual cidade Sabrina foi
estagiar?
b- Quanto tempo ela ficou? Por quê?
c- O que Malta oferece?
d- Qual emprego ela encontrou em
Malta?
e- Quais idiomas ela tem contato?
f- Qual é o conselho dado por Sabrina?
Observação: Esse questionário deverá ser entregue à
professora.
Para mais informações: https://www.careertrotter.eu/success-stories/sabrinas-new-german-speaking-jobs-in-malta
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Professora: Maristela – Disciplina Química 3º Anos
Atmosfera como fonte
de materiais
Produção da amônia:
A estequiometria é a forma de
calcular as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em uma reação
química.
Link para compreender; https://youtu.be/bQmP5ivZkOo
1)
Considere
a reação de formação da amônia N_{2}(g) + 3H_{2}(g) \rightleftharpoons
2NH_{3}(g) e o gráfico, que mostra a influência conjunta da pressão e da
temperatura no seu rendimento.
A análise do gráfico permite
concluir, corretamente, que, marque a alternativa correta;
a-
( ) a
reação de formação da amônia é endotérmica.
b-
( ) o rendimento da reação, a 300 atm, é maior
a 600°C.
c-
( ) a constante de equilíbrio (KC) não
depende da temperatura.
d-
( ) a constante de equilíbrio (KC) é maior a
400°C do que a 500°C.
e-
( ) a reação de formação da amônia é favorecida
pela diminuição da pressão.
2) A palavra potassa é usada em geral para indicar o carbonato de potássio
(K2CO3), que, em meio aquoso, sofre hidrólise. A produção do sabão é possível
porque a hidrólise da potassa leva à formação de um meio fortemente;
a- ( ) ácido, promovendo a esterificação.
b- (
) ácido, promovendo a saponificação.
c- ( ) alcalino, promovendo a esterificação.
d- (
) alcalino, promovendo a saponificação.
c-
( ) ácido, promovendo a
hidrólise da gordura
Link para compreender ; https://youtu.be/rUp2RBuQQec
3) Estrutura de Lewis
Entre os gases mencionados na tabela,
o gás poluente que contribui para a acidez da chuva e apresenta geometria
linear é:
a- (
) CO
b – ( ) SO2
c – ( ) O3
d –(
) NO2
e – ( ) CO2
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DISCIPLINA: BIOLOGIA
TEMA: Diversidade da vida
Habilidades: relacionar
nome científico de um ser vivo ao nome científico correspondente;
Identificar os grandes
grupos de seres vivos a partir de características distintas.
DISPERSÃO DE FRUTOS E SEMENTES
Estudos mostram que animais do passado podem ter sido importantes
dispersores de sementes. Alguns desses animais hoje já estão extintos.
Após a polinização e a
formação dos frutos, ocorre a dispersão das sementes,
que é a fase mais crítica na vida de uma planta. As sementes precisam
“mover-se”
para longe da planta-mãe, pois assim as plantas-filhas evitam competir
com esta por
água e luz.
Para conseguir isso, os
frutos desenvolveram durante sua evolução formas,
cores e composições químicas distintas, tornando-se atraentes para muitos
animais, que os comem e assim dispersam suas sementes.
Frutos dispersos por aves
são em geral pequenos, vermelhos ou pretos
e doces. Já os frutos que evoluíram associados á dispersão por mamíferos
são grandes, amarelos, marrons ou verdes e aromáticos, como a guabiroba.
Outros frutos, como os figos, são verdes cheirosos e avidamente consumidos
por morcegos e primatas.
Na Costa Rica, em 1982,
dois pesquisadores norte-americanos,
Daniel Janzen e Paul Martin, observaram que várias espécies de frutos
do país não eram consumidas por qualquer espécie da fauna nativa, e sim
por cavalos e bois. Em locais onde esses animais de criação não chegavam,
tais frutos, devido ao grande tamanho, não eram ingeridos pela fauna
nativa (como antas e macacos), e apodreciam sob a planta-mãe,
aparentemente
contrariando a tese de que a dispersão de sementes seria vantajosa. Os
dois
pesquisadores sugeriam, então, que
esses frutos teriam sido dispersos
por grandes mamíferos, como as
grandes preguiças, os tatus gigantescos e
os gonfotérios (parentes dos elefantes), extintos há cerca de 10 mil
anos.
Alguns destes frutos são
utilizados por pessoas, como caju, cacau, buriti,
jatobá, pequi e outros.
Plantas brasileiras que
teriam sido dispersas por animais extintos:
Nome: Cacau (Theobroma cacao)
Nome: Pequi ( Caryocarbrasiliense)
Dispersor atual: macaco-da-noite ou jurupará. Dispersor atual:
desconhecido
Comprimento do fruto: 20 cm
Comprimento do fruto: 7 cm
Nome: Bacuri (Platonia insignis)
Nome: Jatobá (Hymenaea courbaril)
Dispersor atual: desconhecido
Dispersor atual: cutia
Comprimento do fruto: 10 a 12 cm
Comprimento do fruto: 10 a 12 cm
Nome: Buriti (Maximiliana maripa)
Nome: Indaiá ( Attalea dúbia)
Dispersor atual: desconhecido
Dispersor
atual: gado
Comprimento do fruto: 5 a 7 cm
Comprimento do fruto: 4 a 5 cm
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1) Qual é a principal ideia destacada pelo
texto?
2) O que é dispersão de sementes? Qual a
importância da dispersão das sementes?
3) Quais são as características apresentadas
por frutos dispersos por mamíferos?
4) Quais são as características apresentadas
por frutos dispersos por aves?
5) O que os dois pesquisadores da Costa Rica
observaram?
6) Quais eram os grandes mamíferos
dispersores do passado extintos há cerca de 10 mil anos?
7) Cite três plantas que também são
dispersadas pelo ser humano.
8) Porque a palavra “mover-se “no primeiro
parágrafo do texto está entre aspas?
9) O que aconteceria se o jurupará fosse
extinto?
10) Por que a fruta-do-lobo recebe esse nome?
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DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
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DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Eu espero que
vocês estejam bem, e tenham aproveitado esse tempo para cuidar
de você e de
quem ama.
Vamos ao nosso
conteúdo?
Trabalharemos
muito com a coesão e coerência, retomaremos assuntos que ajudarão nesse
processo;
como o uso dos pronomes, ambiguidades, e retomaremos ainda os recursos sonoros como rimas,
aliterações,
sons, jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos
visuais.
Um forte abraço, Ariane.
Semana
1
Leia o texto abaixo.
Quadrilha
João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que
amava Joaquim que amava
Lili que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre,
Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili
casou com J. Pinto Fernandes que
não tinha entrado na história.
ANDRADE, Carlos Drummond de.
Disponível em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/drumm.html>
1- De acordo com esse texto, a personagem Lili
A) casou-se com Joaquim.
B) casou-se com J. Pinto.
C) foi para o convento.
D) morreu de desastre.
E) suicidou-se de tristeza.
(habilidade: Localizar informações explícitas em um
texto)
2- Qual a visão do poeta em relação ao
relacionamento amoroso:
Crítica
Irônica
Trágica
Romântica
Mórbido
(habilidade: Localizar informações implícitas em um
texto)
Leia o texto
abaixo e responda.
A melhor amiga do
homem
Diogo Schelp
Devemos muito à vaca. Mas há quem a veja como inimiga. A
vaca, aqui referida como a
parte pelo todo bovino, é acusada de contribuir para
a degradação do ambiente e para o aquecimento
global. Cientistas atribuem ao
1,4 bilhão de cabeças de gado existentes no mundo quase metade
das emissões de
metano, um dos gases causadores do efeito estufa. Acusam-se as chifrudas de
beber água demais e ocupar um espaço precioso para a agricultura.
O truísmo inconveniente é que homem e vaca são unha e
carne. [...] Imaginar o mundo sem
vacas é como desejar um planeta livre dos
homens – uma ideia, aliás, vista com simpatia por
ambientalistas menos
esperançosos quanto à nossa espécie. “Alterar radicalmente o papel dos
bovinos
no nosso cotidiano, subtraindo-lhes a importância econômica, pode levá-los à
extinção e
colocar em jogo um recurso que está na base da construção da
humanidade e, por que não, de seu
futuro”, diz o veterinário José Fernando
Garcia, da Universidade Estadual Paulista em
Araçatuba. [...]
A vaca tem um papel econômico crucial até onde é
considerada animal sagrado. Na Índia, metade
da energia doméstica vem da queima
de esterco. O líder indiano Mahatma Gandhi (1869-1948),
que, como todo hindu,
não comia carne bovina, escreveu: “A mãe vaca, depois de morta, é tão útil
quanto viva”. Nos Estados Unidos, as bases da superpotência foram estabelecidas
quando a
conquista do Oeste foi dada por encerrada, em 1890, fazendo surgir nas
Grandes Planícies
americanas o maior rebanho bovino do mundo de então. “Esse
estoque permitiu que a carne se
tornasse, no século seguinte, uma fonte de
proteína para as massas, principalmente na forma de hambúrguer”, escreveu
Florian Werner. [...] Comer um bom bife é uma aspiração natural e cultural.
Ou
seja, nem que a vaca tussa a humanidade deixará de ser onívora.
Revista Veja. p. 90-91, 17 jun. 2009. Fragmento.
3- No trecho “...subtraindo-lhes a
importância...” (. 10), o pronome destacado retoma o termo
A) ambientalistas.
B) bovinos.
C) cientistas.
D) homens.
E) rebanhos.
(habilidade: Estabelecer relações entre partes de um
texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para a continuidade de um
texto.)
Leia o texto
abaixo.
POLUIÇÃO DA ÁGUA
O papel de chiclete jogado ali, a garrafa de plástico aqui,
a lata de refrigerante acolá.
No primeiro temporal, as chuvas levam esse lixo
para bueiros e depois para algum rio que atravessa
a cidade. Quem não viu um
monte dessas coisas flutuando na água?
Mas essa é a poluição que enxergamos. A que não vemos é causada
pelo esgoto das residências,
que lança nos rios, além de dejetos, restos de
comida e um tipo de bactéria que deles se alimenta:
são as chamadas bactérias
aeróbicas, que consomem oxigênio e acabam com a vida aquática,
além de causarem
problemas de saúde se ingeridas.
Outro problema são as indústrias localizadas nas margens
dos rios e lagos. Só recentemente foram
criadas leis para obrigá-las a tratar o
esgoto industrial, a fim de diminuir a quantidade de poluentes
químicos que
elas despejam nas águas e que foram responsáveis pela “morte de muitos rios e
lagos
de todo o mundo”.
Poluição Ambiental – Revista da Lição de Casa. In: O
Estado de S. Paulo, encarte 5, p. 4-5 –
adaptado.
4- No trecho “A que não vemos é
causada pelo esgoto das residências,“, a palavra destacada refere-se à
A) bactéria.
B) comida.
C) garrafa.
D) poluição.
E) quantidade.
(habilidade: Estabelecer relações entre partes de um
texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para a continuidade de um
texto.)
Leia o texto
abaixo.
Vida
Quando era criança pura,
Moleque, danado e travesso.
Tudo que tocava levava
Ao mundo da fantasia.
Mas logo me tornei adolescente.
A confusão permeava minha mente.
Por mais que tentasse a magia,
Estavam fechadas as portas da fantasia.
Tempo passou, tornei-me adulto.
Sempre à procura do lado oculto.
Mas as viagens malucas
Continuavam presas à magia.
Logo chegou a velhice,
Aquela que tudo esclarece.
Que cochichou bem baixinho:
Sabedoria, só
para quem a merece.
BELO, João. Disponível em: <www.mundojovem.com.br>
- p.9, nº 384 -
Março/2008.
5- No verso “Que cochichou
bem baixinho”, a expressão destacada refere-se a
A) adolescente.
B) adulto.
C) criança.
D) sabedoria.
E) velhice.
(habilidade: Estabelecer relações entre partes de um texto,
identificando repetições ou
substituições
que contribuem para a continuidade de um texto.)
Leia o texto
abaixo.
O rio
O homem viu o rio e se entusiasmou pela sua beleza. O rio
corria pela planície, contornando
árvores e molhando grandes pedras. Refletia o
sol e era margeado por grama verde e macia.
O homem pegou o rio e o levou para casa, esperando que,
lá, ele desse a mesma beleza. Mas o que
aconteceu foi sua casa ser inundada e
suas coisas levadas pela água.
O homem devolveu o rio à planície. Agora quando lhe falam
das belezas que antes admirava, ele
diz que não se lembra. Não se lembra das
planícies, das grandes pedras, dos reflexos do sol e da
grama verde e macia.
Lembra-se apenas de sua
casa alagada e de suas coisas perdidas pela corrente.
FRANÇA JUNIOR, Oswaldo. As laranjas iguais. São
Paulo: Nova Fronteira, 1985, p.13.
6- No trecho “... e se entusiasmou pela sua beleza.”, o termo destacado refere-se à palavra
A) árvores.
B) pedras.
C) planície.
D) rio.
E) sol.
(habilidade: Estabelecer relações entre partes de um
texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para a continuidade de um
texto.)
Um pé de quê?
Antes de existir a cidade de Belém, vivia lá uma tribo
que sofria de falta de alimentos. Por isso,
o cacique mandava sacrificar todas
as crianças que nasciam. Por ironia do destino, sua filha, Iaçá,
ficou grávida.
Quando a criança nasceu, foi sacrificada. Durante dias, Iaçá rogou a tupã uma
solução para acabar com o sacrifício das crianças. Foi quando ouviu um choro de
um bebê do
lado de fora de sua tenda. Era sua filha sorridente ao pé de uma
palmeira. Iaçá correu
para abraçá-la, mas acabou dando de cara com a palmeira.
Iaçá ficou ali chorando até morrer.
No dia seguinte, o cacique encontrou Iaçá
morta, agarrada à palmeira, olhando fixamente para as
frutinhas pretas. Ele as
apanhou, amassou e fez delas um vinho vermelho encarnado. Para os índios,
aquilo eram as lágrimas de sangue de Iaçá. Por isso, açaí, em tupi, quer dizer
“fruto que chora”.
O açaí virou o prato principal dos índios da região.
Depois, foram chegando os portugueses,
os nordestinos, os japoneses. E o que se
diz é que eles só ficaram porque experimentaram açaí.
Almanaque Brasil Socioambiental 2008. 2ª ed. São
Paulo. outubro, 2007. Fragmento.
7- No trecho “Iaçá correu para abraçá-la,...” (. 6), no Texto, o pronome em destaque refere-se à
A) criança.
B) tenda.
C) filha.
D) palmeira.
E) Iaçá.
(habilidade: Estabelecer relações entre partes de um
texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para a continuidade de um
texto.)
Leia o texto
abaixo e responda.
Tempestade
8- A noite se antecipou. Os homens ainda não a esperavam
quando ela desabou sobre a cidade
em nuvens carregadas. Ainda não estavam
acesas as luzes do cais, no Farol das Estrelas não
brilhavam ainda as lâmpadas
pobres que iluminavam os copos [...], muitos saveiros ainda
cortavam as águas
do mar quando o vento trouxe a noite de nuvens pretas.
AMADO, Jorge. Mar morto. 79ª ed. Rio de Janeiro:
Record, 2001. Fragmento.
No trecho “... que
iluminavam os copos...”, o pronome destacado retoma o substantivo
A) homens.
B) luzes do cais.
C) Farol das Estrelas.
D) lâmpadas pobres.
E) saveiros.
(habilidade: Estabelecer relações entre partes de um
texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para a continuidade de um
texto.)
Disponível
em: <http://pluralinguagem.autonomia.g12.br/?p=100>. Acesso em: 21 set.
2011.
9- Esse texto
é um poema contemporâneo, rompendo com padrões tradicionais da composição
poética. Entretanto, apresenta um elemento de continuidade que é o uso de
A) imagem
elucidativa.
B)
narratividade.
C)
objetividade.
D)
pontuação direta.
E) rimas.
(habilidade: Ler e compreender, com certa autonomia,
textos em versos, explorando
recursos sonoros como rimas, aliterações, sons,
jogos de palavras, imagens poéticas
(sentidos figurados) e recursos visuais
Leia o poema de Fernando Pessoa.
Ulisses
O mito é o nada que é tudo.
O mesmo sol que abre os céus
É um mito brilhante e mudo –
O corpo morto de Deus,
Vivo e desnudo.
Este, que aqui aportou,
Foi por não ser existindo.
Sem existir nos bastou.
Por não ter vindo foi vindo
E nos criou.
Assim a lenda se escorre
A entrar na realidade,
E a fecundá-la decorre.
Em baixo, a vida, metade
De nada, morre.
(Disponível em:
<www.lpm.com.br/livros/Imagens/mensagem_
fernando_pessoa(1).pdf>. Acesso em: 5 ago. 2017.)
10- No primeiro verso do poema, além da metáfora, ocorre
a figura de linguagem conhecida como
A) ironia.
B) hipérbole.
C) paradoxo.
D) eufemismo.
E) prosopopeia.
Link 3ªA: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdkk-sLfg_GuE9-EfBMe65SvWevWGfk_MnTh65gVBzScxm2w/viewform?usp=pp_url
Link 3ªB: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSce9DvYKxK3xqL2s-vdrUZfTGCZoi3TPi-YJQFgWwq9T25k-A/viewform?usp=pp_url
Link 3ªC: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScaG4Cz_vVEH_J6mj4ZTWY3S-t1pk1AYJmIsSjWFxOkmj8s5w/viewform?usp=pp_url
Link 3ªA: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdkk-sLfg_GuE9-EfBMe65SvWevWGfk_MnTh65gVBzScxm2w/viewform?usp=pp_url
Link 3ªB: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSce9DvYKxK3xqL2s-vdrUZfTGCZoi3TPi-YJQFgWwq9T25k-A/viewform?usp=pp_url
Link 3ªC: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScaG4Cz_vVEH_J6mj4ZTWY3S-t1pk1AYJmIsSjWFxOkmj8s5w/viewform?usp=pp_url
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DISCIPLINA: MATEMÁTICA
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DISCIPLINA: FÍSICA
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DISCIPLINA: MATEMÁTICA
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Disciplina: História
Habilidades: Analisar criticamente as
justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potencias para interferir
nas várias regiões do planeta.
Responda as atividades acessando os
links:
DISCIPLINA: FÍSICA
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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.
Habilidades:
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação
de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas
sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar
informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo
e autoria na vida pessoal e coletiva.
Texto: WhatsApp
é principal rede de disseminação de fake news sobre covid-19.
Muitas
notícias falsas trazem o nome da Fiocruz como fonte.
Pesquisa
desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que 73,7% das
informações e notícias falsas sobre o novo coronavírus circularam pelo
aplicativo de troca de mensagens WhatsApp. Outros 10,5% foram publicados no
Instagram e 15,8% no Facebook.
Os
dados fazem parte de trabalho das pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde
Pública (Ensp/Fiocruz) Claudia Galhardi e Maria Cecília de Souza Minayo, com
base nas notificações recebidas entre os dias 17 de março e 10 de abril pelo
aplicativo Eu Fiscalizo.
Segundo
Claudia Galhardi, a partir de 17 de março o aplicativo registrou aumento
significativo de denúncias de fake news relacionadas à área de saúde.
“Recebemos denúncias de diversas fake news circuladas no WhatsApp,
principalmente, mas também no Facebook e no Instagram. São publicações pessoais, como "não acredite no
coronavírus", coisas assim."
A
pesquisadora disse que contabilizou cerca de 30 notificações relacionadas à
covid-19. “As mídias digitais têm sido muito utilizadas. Circulam muitas notícias
falsas sobre receitas caseiras, álcool produzido em casa, inclusive usando o
nome da Fiocruz como fonte da informação, como se a orientação fosse da
fundação ou de outras instituições”, afirmou.
Do
total de notícias falsas sobre o coronavírus que circularam pelo WhatsApp,
71,4% citam a Fiocruz como fonte. No Facebook, as atribuições à instituição de
pesquisa caem para 26,6%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das
Nações Unidas para a Infância (Unicef) somam 2% das instituições citadas como fonte
das informações falsas.
Os
dados obtidos até o momento estão sendo organizados e, até o início de maio
será lançado um relatório detalhando os tipos de fake news, se são mentiras
inventadas ou informações distorcidas, informou a pesquisadora da Fiocruz.
Aplicativo
O
aplicativo Eu Fiscalizo é um meio pelo qual os usuários podem notificar
conteúdos impróprios em veículos de comunicação, mídias e redes sociais. A
ferramenta foi lançada no dia 10 de fevereiro como projeto de pós-doutorado de
Claudia Galhardi, com a supervisão da pesquisadora Cecília Minayo.
Por
meio da ferramenta, o usuário pode notificar conteúdos que violem os direitos
das crianças e adolescentes ou que propaguem fake news. São aceitas denúncias
de peças veiculadas por TV aberta ou por assinatura, serviço de streaming,
jogos eletrônicos, cinema, espetáculos, publicidade e mídias sociais.
“O
aplicativo recebe notificações, mensagens, sugestões, elogios e denúncias de
conteúdos nocivos nos meios de comunicação, entretenimento e mídias sociais.
Podem denunciar conteúdos com relação a cenas de sexo, de violência. Incluímos
publicidade, com a preocupação com o público infantil, a proteção em relação a
publicidades enganosas e persuasivas.”
O
aplicativo permite o envio de foto, vídeos e mensagens de texto e está
disponível na Playstore e Apple Store.
Publicado em 16/04/2020 - 15h35min Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro
ATIVIDADE:
*Responda no caderno.
1- Após
a leitura do texto, responda com suas palavras: Qual a importância e como o uso
da tecnologia pode ser utilizado no combate ao fake news? Cite exemplos de ferramentas
tecnológicas que podem auxiliar nesse propósito.
2- Crie uma fake news relacionada ao tema covid-19.
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2- Crie uma fake news relacionada ao tema covid-19.
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DISCIPLINA: ARTE
SITE DE PESQUISA: https://santhatela.com.br/movimentos-artisticos/
Bom dia
alunos, nesse site vocês vão encontrar várias obras de alguns artistas, por favor
quero uma releitura de uma obra do realismo e a pesquisa da biografia do artista que você escolheu para fazer a releitura, e o porque da escolha
pelo artista, para a próxima semana quero uma releitura do impressionismo e uma do expressionismo e também a biografia dos artistas
escolhidos , e o porque da escolha de ambos. Favor enviar para o meu e mail ednastarpedagoga@gmail.com foto do desenho e as biografias e sua
resposta.