-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

25 abril, 2020

3ª SÉRIE - 27/04 A 30/04

           
PESQUISA ONLINE - ALIMENTAÇÃO 
A pesquisa ficará no ar de 28 a 30/04.



_______________________________________________________________________________
Atividades para o período de 27/04 a 30/04 para os alunos da 3ª série A, B e C.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO  
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
_____________________________________________________

Professora Cristiane – Geografia


Nome Completo: ­­­­­­­­___________ n∘: ___ Série: _3º A,B e C____



Habilidade: Currículo do Estado de São Paulo: Analisar situações representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente; Identificar os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana. Competências Gerais da BNCC: C7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta; C9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
  Tema Regionalização do Espaço Mundial
Regionalização socioeconômica do espaço mundial
Na regionalização socioeconômica do espaço mundial, temos a classificação dos territórios com base no nível de desenvolvimento.
Existem diversas formas de se regionalizar o espaço geográfico, haja vista que as regiões nada mais são do que as classificações observadas pelo intelecto humano sobre o espaço geográfico. Assim, existem regiões adotadas subjetivamente pelas pessoas no meio cotidiano e regiões elaboradas a partir de critérios científicos, que obedecem a pré-requisitos e conceitos de ordem natural ou social.
A regionalização socioeconômica do espaço mundial é, pois, uma forma de realizar uma divisão entre os diferentes países com base no nível de desenvolvimento no âmbito do capitalismo contemporâneo. Basicamente, trata-se de uma atualização da chamada “Teoria dos Mundos”, que regionalizava o planeta com base em países de primeiro mundo (capitalistas desenvolvidos), segundo mundo (de economia planificada ou “socialistas”) e terceiro mundo (capitalistas subdesenvolvidos). No caso da regionalização socioeconômica, considera-se apenas a existência do primeiro e terceiro mundos, haja vista que a perspectiva socialista ou planificada não possui mais abertura no plano internacional após a queda do Muro de Berlim.
Essa regionalização classifica os países em dois principais grupos: de um lado, os países do norte desenvolvido; de outro, os países do sul subdesenvolvido. Por isso, muitos chamam essa divisão de regionalização norte-sul.
Posto isso, considera-se que a maior parte dos países ricos encontra-se situada nas terras emersas posicionadas mais ao norte do globo, enquanto os países pobres estão majoritariamente no sul. No entanto, essa divisão não segue à risca a delimitação cartográfica do planeta, havendo aqueles países centrais no hemisfério sul, como é o caso da Austrália, e países periféricos no hemisfério norte, a exemplo da China.
Observe a imagem a seguir:



Regionalização socioeconômica do espaço mundial - Brasil Escola







Representação da divisão dos países com base em critérios socioeconômicos
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
É importante observar que, além de ser muito abrangente, essa forma de regionalização do espaço geográfico mundial possui uma série de limitações. A principal delas é a de não evidenciar a heterogeneidade existente entre os países de um mesmo grupo na classificação. Os países do norte desenvolvido, por exemplo, apresentam-se com as mais diversas perspectivas, havendo aqueles considerados como “potências”, a exemplo dos Estados Unidos, da Alemanha e outros, e aqueles considerados limitados economicamente ou que sofrem crises recentes, tais como Portugal, Grécia, Rússia e Itália.
Já entre os países do sul subdesenvolvido, também existem evidentes distinções. Por um lado, há aqueles países pouco ou não industrializados, como economias centradas no setor primário basicamente, e, por outro lado, aqueles países ditos “emergentes” ou “subdesenvolvidos industrializados”, tais como o BRICS (exceto a Rússia), os Tigres Asiáticos e outros. Alguns deles, como a China, possuem economias muito avançadas em termos de produção e geração de riquezas, porém sofrem com condições sociais limitadas, má distribuição de renda, analfabetismo, pobreza e problemas diversos.
Entender a dinâmica do espaço mundial, mesmo que em uma perspectiva específica, é uma tarefa bastante complicada, de forma que as generalizações tendem ao erro. No entanto, a regionalização norte-sul é importante no sentido de nos dar uma orientação geral sobre o nível de desenvolvimento social e econômico dos países e das populações nas diferentes partes do planeta. Assim, constrói-se uma base sobre a qual é possível nos aprofundarmos em termos de estudos e conhecimentos para melhor caracterizar as relações socioespaciais no plano político e econômico internacional.
Acessar; https://www.youtube.com/watch?v=vhcbc-KgMAg
Atividade

1) O que é regionalização do espaço?
2) Para que serve a Regionalização do Espaço Mundial?
3) Quais os critérios de regionalização?
4) Quais são os tipos de Regionalização do mundo?
5) Qual o objetivo de regionalizar o espaço geográfico?
6) Quais são as vantagens e importância de se regionalizar o espaço?
7) O que é regionalização de exemplos?

8) Elaborar. Uma dissertação relacionando Texto e  Vídeo; Regionalização do espaço geográfico Mundial. (Mínimo 20 linhas)

As atividades devem ser enviada por E-Mail cristianeregynac@gmail.com
_________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO  
                 
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Fabiana – Inglês

3- EM-Estratégias de leitura: Ler, compreender, analisar e interpretar: relatos de experiência, páginas da internet, boletins informativos, piadas, adivinhas, verbetes de dicionário e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.


1-    Leia atenciosamente o texto

Why Work Abroad?
Well after I finished my apprenticeship back home in Germany, I had realised that I wanted to improve my English and some part of me has always wanted to work abroad. I went for an internship in London in 2009. I went for a short 3 months but it turned into 2 years instead as I fell in love with a local. I headed back to Germany in April in 2011 but didn't stay long since I saw applied for a job on the Careertrotter website for German speaking jobs in Malta. 
Why do you think about Malta?
Malta offers everything I have wanted, we are now surrounded by Sea, Sun and Sand. The official language is English, so I can definitely improve my English.  We planned on staying here for 2 years, but I think it will be longer. 
I am now working in Customer Service for an international company and I am very happy. I work with Dutch, Chinese and Spanish speakers and with this mix of different cultures, I really get a feel for the multicultural office. I love living in Malta, it's much less complicated. I learn new things, the weather is beautiful and people are much more relaxed in comparison to Germany. You adapt automatically. 
Malta is a very multicultural and international. You start to gain new insights and begin to realise that the German way is not always the best. 
Any Advice for future candidates? 
You shouldn't be afraid of changes, you should follow your heart and go abroad. Many people are afraid to leave everything behind. But don't think like that. You can see your family and friends still and it's a great excuse for them to come over for a new holiday.
1-    Em uma folha separada, coloque seu nome, número e série. Copie as perguntas e responda em português:

a-    Para qual cidade Sabrina foi estagiar?
b-    Quanto tempo ela ficou? Por quê?
c-    O que Malta oferece?
d-    Qual emprego ela encontrou em Malta?
e-    Quais idiomas ela tem contato?
f-     Qual é o conselho dado por Sabrina?
Observação: Esse questionário deverá ser entregue à professora.




___________________________________________________________

              Professora: Maristela – Disciplina Química   3º Anos

Atmosfera como fonte de materiais
Produção da amônia:
         A estequiometria é a forma de calcular as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em uma reação química.
 Link para compreender; https://youtu.be/bQmP5ivZkOo
1)      Considere a reação de formação da amônia N_{2}(g) + 3H_{2}(g) \rightleftharpoons 2NH_{3}(g) e o gráfico, que mostra a influência conjunta da pressão e da temperatura no seu rendimento.

A análise do gráfico permite concluir, corretamente, que, marque a alternativa correta;
a-      (    )   a reação de formação da amônia é endotérmica.
b-      (    ) o rendimento da reação, a 300 atm, é maior a 600°C.
c-       (    ) a constante de equilíbrio (KC) não depende da temperatura.
d-      (    ) a constante de equilíbrio (KC) é maior a 400°C do que a 500°C.
e-      (    ) a reação de formação da amônia é favorecida pela diminuição da pressão.

2) A palavra potassa é usada em geral para indicar o carbonato de potássio (K2CO3), que, em meio aquoso, sofre hidrólise. A produção do sabão é possível porque a hidrólise da potassa leva à formação de um meio fortemente;
a- (    ) ácido, promovendo a esterificação.
b- (    ) ácido, promovendo a saponificação.
c- (    ) alcalino, promovendo a esterificação.
d- (    ) alcalino, promovendo a saponificação.
c-  (    ) ácido, promovendo a hidrólise da gordura

Link para compreender ;  https://youtu.be/rUp2RBuQQec
3)      Estrutura de Lewis

      Entre os gases mencionados na tabela, o gás poluente que contribui para a acidez da chuva e apresenta geometria linear é:
a-      (   )  CO
b – (   )  SO2
c – (   )  O3
d –(   )  NO2

e – (   ) CO2
_______________________________________________________________________


DISCIPLINA: BIOLOGIA

TEMA: Diversidade da vida

           Habilidades: relacionar nome científico de um ser vivo ao nome científico correspondente;
        Identificar os grandes grupos de seres vivos a partir de características distintas.

DISPERSÃO DE FRUTOS E SEMENTES

Estudos mostram que animais do passado podem ter sido importantes
dispersores de sementes. Alguns desses animais hoje já estão extintos.
        Após a polinização e a formação dos frutos, ocorre a dispersão das sementes,
que é a fase mais crítica na vida de uma planta. As sementes precisam “mover-se”
para longe da planta-mãe, pois assim as plantas-filhas evitam competir com esta por
água e luz.
        Para conseguir isso, os frutos desenvolveram durante sua evolução formas,
cores e composições químicas distintas, tornando-se atraentes para muitos
animais, que os comem e assim dispersam suas sementes.
        Frutos dispersos por aves são em geral pequenos, vermelhos ou pretos
e doces. Já os frutos que evoluíram associados á dispersão por mamíferos
são grandes, amarelos, marrons ou verdes e aromáticos, como a guabiroba.
Outros frutos, como os figos, são verdes cheirosos e avidamente consumidos
por morcegos e primatas.
        Na Costa Rica, em 1982, dois pesquisadores norte-americanos,
Daniel Janzen e Paul Martin, observaram que várias espécies de frutos
do país não eram consumidas por qualquer espécie da fauna nativa, e sim
por cavalos e bois. Em locais onde esses animais de criação não chegavam,
tais frutos, devido ao grande tamanho, não eram ingeridos pela fauna
nativa (como antas e macacos), e apodreciam sob a planta-mãe, aparentemente
contrariando a tese de que a dispersão de sementes seria vantajosa. Os dois
 pesquisadores sugeriam, então, que esses frutos teriam sido dispersos
 por grandes mamíferos, como as grandes preguiças, os tatus gigantescos e
os gonfotérios (parentes dos elefantes), extintos há cerca de 10 mil anos.
 Alguns destes frutos são utilizados por pessoas, como caju, cacau, buriti,
 jatobá, pequi e outros.

                     Plantas brasileiras que teriam sido dispersas por animais extintos:

          Nome: Cacau (Theobroma cacao)                                                 Nome: Pequi  ( Caryocarbrasiliense)
         Dispersor atual:  macaco-da-noite ou jurupará.                           Dispersor atual: desconhecido
         Comprimento do fruto: 20 cm                                                        Comprimento do fruto: 7 cm
         Nome: Bacuri (Platonia insignis)                                                     Nome: Jatobá (Hymenaea courbaril)
         Dispersor atual: desconhecido                                                         Dispersor atual: cutia
         Comprimento do fruto: 10 a 12 cm                                               Comprimento do fruto: 10 a 12 cm
          Nome: Buriti (Maximiliana maripa)                                               Nome: Indaiá ( Attalea dúbia)
         Dispersor atual: desconhecido                                                        Dispersor atual: gado
          Comprimento do fruto: 5 a 7 cm                                                     Comprimento do fruto: 4 a 5 cm


INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
  1) Qual é a principal ideia destacada pelo texto?
  2) O que é dispersão de sementes? Qual a importância da dispersão das sementes?
  3) Quais são as características apresentadas por frutos dispersos por mamíferos?
  4) Quais são as características apresentadas por frutos dispersos por aves?
  5) O que os dois pesquisadores da Costa Rica observaram?
  6) Quais eram os grandes mamíferos dispersores do passado extintos há cerca de 10 mil anos?
  7) Cite três plantas que também são dispersadas pelo ser humano.
  8) Porque a palavra “mover-se “no primeiro parágrafo do texto está entre aspas?
  9) O que aconteceria se o jurupará fosse extinto?
 10) Por que a fruta-do-lobo recebe esse nome?    
__________________________________________________________________________

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

Eu espero que vocês estejam bem, e tenham aproveitado esse tempo para cuidar 
de você e de quem ama.
Vamos ao nosso conteúdo?
     Trabalharemos muito com a coesão e coerência, retomaremos assuntos que ajudarão nesse processo; 
como o uso dos pronomes, ambiguidades, e retomaremos ainda os  recursos sonoros como rimas, 
aliterações, sons, jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais.
                                                          Um forte abraço, Ariane.



Semana 1


 Leia o texto abaixo.
 Quadrilha

João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava 
Lili que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, 
Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que 
não tinha entrado na história.
ANDRADE, Carlos Drummond de.
Disponível em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/drumm.html>

1- De acordo com esse texto, a personagem Lili
A) casou-se com Joaquim.
B) casou-se com J. Pinto.
C) foi para o convento.
D) morreu de desastre.
E) suicidou-se de tristeza.

(habilidade: Localizar informações explícitas em um texto)

2- Qual a visão do poeta em relação ao relacionamento amoroso:
Crítica
Irônica
Trágica
Romântica
Mórbido
(habilidade: Localizar informações implícitas em um texto)

Leia o texto abaixo e responda.
A melhor amiga do homem
Diogo Schelp

Devemos muito à vaca. Mas há quem a veja como inimiga. A vaca, aqui referida como a
     parte pelo todo bovino, é acusada de contribuir para a degradação do ambiente e para o aquecimento 
global. Cientistas atribuem ao 1,4 bilhão de cabeças de gado existentes no mundo quase metade
 das emissões de metano, um dos gases causadores do efeito estufa. Acusam-se as chifrudas de
 beber água demais e ocupar um espaço precioso para a agricultura.
O truísmo inconveniente é que homem e vaca são unha e carne. [...] Imaginar o mundo sem 
vacas é como desejar um planeta livre dos homens – uma ideia, aliás, vista com simpatia por 
ambientalistas menos esperançosos quanto à nossa espécie. “Alterar radicalmente o papel dos 
bovinos no nosso cotidiano, subtraindo-lhes a importância econômica, pode levá-los à extinção e
colocar em jogo um recurso que está na base da construção da humanidade e, por que não, de seu
 futuro”, diz o veterinário José Fernando Garcia, da Universidade Estadual Paulista em 
Araçatuba. [...]
A vaca tem um papel econômico crucial até onde é considerada animal sagrado. Na Índia, metade
 da energia doméstica vem da queima de esterco. O líder indiano Mahatma Gandhi (1869-1948), 
que, como todo hindu, não comia carne bovina, escreveu: “A mãe vaca, depois de morta, é tão útil 
quanto viva”. Nos Estados Unidos, as bases da superpotência foram estabelecidas quando a 
conquista do Oeste foi dada por encerrada, em 1890, fazendo surgir nas Grandes Planícies 
americanas o maior rebanho bovino do mundo de então. “Esse estoque permitiu que a carne se
 tornasse, no século seguinte, uma fonte de proteína para as massas, principalmente na forma de hambúrguer”, escreveu Florian Werner. [...] Comer um bom bife é uma aspiração natural e cultural. 
Ou seja, nem que a vaca tussa a humanidade deixará de ser onívora.
Revista Veja. p. 90-91, 17 jun. 2009. Fragmento.


3- No trecho “...subtraindo-lhes a importância...” (. 10), o pronome destacado retoma o termo
A) ambientalistas.
B) bovinos.
C) cientistas.
D) homens.
E) rebanhos.

      (habilidade: Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições  
que contribuem para a continuidade de um texto.)

Leia o texto abaixo.
POLUIÇÃO DA ÁGUA

O papel de chiclete jogado ali, a garrafa de plástico aqui, a lata de refrigerante acolá. 
No primeiro temporal, as chuvas levam esse lixo para bueiros e depois para algum rio que atravessa 
a cidade. Quem não viu um monte dessas coisas flutuando na água?
Mas essa é a poluição que enxergamos. A que não vemos é causada pelo esgoto das residências, 
que lança nos rios, além de dejetos, restos de comida e um tipo de bactéria que deles se alimenta:
 são as chamadas bactérias aeróbicas, que consomem oxigênio e acabam com a vida aquática, 
além de causarem problemas de saúde se ingeridas.
Outro problema são as indústrias localizadas nas margens dos rios e lagos. Só recentemente foram
 criadas leis para obrigá-las a tratar o esgoto industrial, a fim de diminuir a quantidade de poluentes 
químicos que elas despejam nas águas e que foram responsáveis pela “morte de muitos rios e lagos 
de todo o mundo”.
Poluição Ambiental – Revista da Lição de Casa. In: O Estado de S. Paulo, encarte 5, p. 4-5 –
 adaptado.

4- No trecho “A que não vemos é causada pelo esgoto das residências,“, a palavra destacada refere-se à
A) bactéria.
B) comida.
C) garrafa.
D) poluição.
E) quantidade.

(habilidade: Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou 
substituições  que contribuem para a continuidade de um texto.)


Leia o texto abaixo.
Vida
Quando era criança pura,
Moleque, danado e travesso.
Tudo que tocava levava
Ao mundo da fantasia.

Mas logo me tornei adolescente.
A confusão permeava minha mente.
Por mais que tentasse a magia,
Estavam fechadas as portas da fantasia.

Tempo passou, tornei-me adulto.
Sempre à procura do lado oculto.
Mas as viagens malucas
Continuavam presas à magia.

Logo chegou a velhice,
Aquela que tudo esclarece.
Que cochichou bem baixinho:
      Sabedoria, só para quem a merece.
BELO, João. Disponível em: <www.mundojovem.com.br>
 - p.9, nº 384 - Março/2008.

5- No verso “Que cochichou bem baixinho”, a expressão destacada refere-se a
A) adolescente.
B) adulto.
C) criança.
D) sabedoria.
E) velhice.

(habilidade: Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou
 substituições  que contribuem para a continuidade de um texto.)

Leia o texto abaixo.
O rio

O homem viu o rio e se entusiasmou pela sua beleza. O rio corria pela planície, contornando 
árvores e molhando grandes pedras. Refletia o sol e era margeado por grama verde e macia.
O homem pegou o rio e o levou para casa, esperando que, lá, ele desse a mesma beleza. Mas o que
 aconteceu foi sua casa ser inundada e suas coisas levadas pela água.
O homem devolveu o rio à planície. Agora quando lhe falam das belezas que antes admirava, ele 
diz que não se lembra. Não se lembra das planícies, das grandes pedras, dos reflexos do sol e da 
grama verde e macia. Lembra-se apenas de sua
casa alagada e de suas coisas perdidas pela corrente.
FRANÇA JUNIOR, Oswaldo. As laranjas iguais. São Paulo: Nova Fronteira, 1985, p.13.

6- No trecho “... e se entusiasmou pela sua beleza.”, o termo destacado refere-se à palavra
A) árvores.
B) pedras.
C) planície.
D) rio.
E) sol.
(habilidade: Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou
 substituições  que contribuem para a continuidade de um texto.)


Um pé de quê?
Antes de existir a cidade de Belém, vivia lá uma tribo que sofria de falta de alimentos. Por isso,
 o cacique mandava sacrificar todas as crianças que nasciam. Por ironia do destino, sua filha, Iaçá, 
ficou grávida. Quando a criança nasceu, foi sacrificada. Durante dias, Iaçá rogou a tupã uma 
solução para acabar com o sacrifício das crianças. Foi quando ouviu um choro de um bebê do 
lado de fora de sua tenda. Era sua filha sorridente ao pé de uma palmeira. Iaçá correu
 para abraçá-la, mas acabou dando de cara com a palmeira. Iaçá ficou ali chorando até morrer. 
No dia seguinte, o cacique encontrou Iaçá morta, agarrada à palmeira, olhando fixamente para as
 frutinhas pretas. Ele as apanhou, amassou e fez delas um vinho vermelho encarnado. Para os índios,
 aquilo eram as lágrimas de sangue de Iaçá. Por isso, açaí, em tupi, quer dizer “fruto que chora”.
O açaí virou o prato principal dos índios da região. Depois, foram chegando os portugueses, 
os nordestinos, os japoneses. E o que se diz é que eles só ficaram porque experimentaram açaí.
Almanaque Brasil Socioambiental 2008. 2ª ed. São Paulo. outubro, 2007. Fragmento.


7- No trecho “Iaçá correu para abraçá-la,...” (. 6), no Texto, o pronome em destaque refere-se à
A) criança.
B) tenda.
C) filha.
D) palmeira.
E) Iaçá.
(habilidade: Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou 
substituições  que contribuem para a continuidade de um texto.)
Leia o texto abaixo e responda.

Tempestade
8- A noite se antecipou. Os homens ainda não a esperavam quando ela desabou sobre a cidade 
em nuvens carregadas. Ainda não estavam acesas as luzes do cais, no Farol das Estrelas não
 brilhavam ainda as lâmpadas pobres que iluminavam os copos [...], muitos saveiros ainda
 cortavam as águas do mar quando o vento trouxe a noite de nuvens pretas.
AMADO, Jorge. Mar morto. 79ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. Fragmento.

No trecho “... que iluminavam os copos...”, o pronome destacado retoma o substantivo
A) homens.
B) luzes do cais.
C) Farol das Estrelas.
D) lâmpadas pobres.
E) saveiros.
(habilidade: Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou 
substituições  que contribuem para a continuidade de um texto.)


Disponível em: <http://pluralinguagem.autonomia.g12.br/?p=100>. Acesso em: 21 set. 2011.
9- Esse texto é um poema contemporâneo, rompendo com padrões tradicionais da composição
 poética. Entretanto, apresenta um elemento de continuidade que é o uso de
A) imagem elucidativa.
B) narratividade.
C) objetividade.
D) pontuação direta.
E) rimas.

(habilidade: Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando 
recursos sonoros como rimas, aliterações, sons, jogos de palavras, imagens poéticas 
(sentidos figurados) e recursos visuais

Leia o poema de Fernando Pessoa.
Ulisses
O mito é o nada que é tudo.
O mesmo sol que abre os céus
É um mito brilhante e mudo –
O corpo morto de Deus,
Vivo e desnudo.
Este, que aqui aportou,
Foi por não ser existindo.
Sem existir nos bastou.
Por não ter vindo foi vindo
E nos criou.
Assim a lenda se escorre
A entrar na realidade,
E a fecundá-la decorre.
Em baixo, a vida, metade
De nada, morre.
(Disponível em: <www.lpm.com.br/livros/Imagens/mensagem_
fernando_pessoa(1).pdf>. Acesso em: 5 ago. 2017.)

10- No primeiro verso do poema, além da metáfora, ocorre
a figura de linguagem conhecida como
A) ironia.
B) hipérbole.
C) paradoxo.
D) eufemismo.
E) prosopopeia.

Link 3ªA: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdkk-sLfg_GuE9-EfBMe65SvWevWGfk_MnTh65gVBzScxm2w/viewform?usp=pp_url

Link 3ªB: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSce9DvYKxK3xqL2s-vdrUZfTGCZoi3TPi-YJQFgWwq9T25k-A/viewform?usp=pp_url

Link 3ªC: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScaG4Cz_vVEH_J6mj4ZTWY3S-t1pk1AYJmIsSjWFxOkmj8s5w/viewform?usp=pp_url


__________________________________________

DISCIPLINA: MATEMÁTICA


______________________________________________________________________________

                                                       Disciplina: História

                         Habilidades: Analisar criticamente as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potencias para interferir nas várias regiões do planeta.

                                  Responda as atividades acessando os links: 

                                  https://forms.gle/ba1fLL1FdwVbrA5o6 

                                  https://forms.gle/VYBdPMN7yPNaUcYu9 
__________________________________________________

DISCIPLINA: FÍSICA


_______________________________________________________________________________________


   GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO


E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.




        
Habilidades: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


Texto: WhatsApp é principal rede de disseminação de fake news sobre covid-19.
Muitas notícias falsas trazem o nome da Fiocruz como fonte.

Pesquisa desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que 73,7% das informações e notícias falsas sobre o novo coronavírus circularam pelo aplicativo de troca de mensagens WhatsApp. Outros 10,5% foram publicados no Instagram e 15,8% no Facebook.

Os dados fazem parte de trabalho das pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Claudia Galhardi e Maria Cecília de Souza Minayo, com base nas notificações recebidas entre os dias 17 de março e 10 de abril pelo aplicativo Eu Fiscalizo.

Segundo Claudia Galhardi, a partir de 17 de março o aplicativo registrou aumento significativo de denúncias de fake news relacionadas à área de saúde. “Recebemos denúncias de diversas fake news circuladas no WhatsApp, principalmente, mas também no Facebook e no Instagram. São publicações  pessoais, como "não acredite no coronavírus", coisas assim."

A pesquisadora disse que contabilizou cerca de 30 notificações relacionadas à covid-19. “As mídias digitais têm sido muito utilizadas. Circulam muitas notícias falsas sobre receitas caseiras, álcool produzido em casa, inclusive usando o nome da Fiocruz como fonte da informação, como se a orientação fosse da fundação ou de outras instituições”, afirmou.

Do total de notícias falsas sobre o coronavírus que circularam pelo WhatsApp, 71,4% citam a Fiocruz como fonte. No Facebook, as atribuições à instituição de pesquisa caem para 26,6%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) somam 2% das instituições citadas como fonte das informações falsas.

Os dados obtidos até o momento estão sendo organizados e, até o início de maio será lançado um relatório detalhando os tipos de fake news, se são mentiras inventadas ou informações distorcidas, informou a pesquisadora da Fiocruz.

Aplicativo

O aplicativo Eu Fiscalizo é um meio pelo qual os usuários podem notificar conteúdos impróprios em veículos de comunicação, mídias e redes sociais. A ferramenta foi lançada no dia 10 de fevereiro como projeto de pós-doutorado de Claudia Galhardi, com a supervisão da pesquisadora Cecília Minayo.

Por meio da ferramenta, o usuário pode notificar conteúdos que violem os direitos das crianças e adolescentes ou que propaguem fake news. São aceitas denúncias de peças veiculadas por TV aberta ou por assinatura, serviço de streaming, jogos eletrônicos, cinema, espetáculos, publicidade e mídias sociais.

“O aplicativo recebe notificações, mensagens, sugestões, elogios e denúncias de conteúdos nocivos nos meios de comunicação, entretenimento e mídias sociais. Podem denunciar conteúdos com relação a cenas de sexo, de violência. Incluímos publicidade, com a preocupação com o público infantil, a proteção em relação a publicidades enganosas e persuasivas.”

O aplicativo permite o envio de foto, vídeos e mensagens de texto e está disponível na Playstore e Apple Store. 


Publicado em 16/04/2020 - 15h35min Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro



ATIVIDADE:

 *Responda no caderno.

1- Após a leitura do texto, responda com suas palavras: Qual a importância e como o uso da tecnologia pode ser utilizado no combate ao fake news? Cite exemplos de ferramentas tecnológicas que podem auxiliar nesse propósito.  
2- Crie uma fake news relacionada ao tema covid-19.
________________________________________________________________________


DISCIPLINA: ARTE




Bom dia alunos, nesse site vocês vão encontrar várias obras de alguns artistas, por favor quero uma releitura de uma obra do realismo e a pesquisa da biografia do artista que você escolheu  para fazer a releitura, e o porque da escolha pelo artista, para a próxima semana quero uma releitura do  impressionismo e uma do  expressionismo e também a biografia dos artistas escolhidos , e o porque da escolha de ambos. Favor enviar para o meu e mail ednastarpedagoga@gmail.com  foto do desenho e as biografias e sua resposta. 
Obrigada!

         _________________________________________________________________

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA

Convide as pessoas que moram com você e se exercitem! Registre com vídeos e fotos.