Habilidade: -Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer;
-Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma conteúdo.
- Atividade de APRECIAÇÃO e SONDAGEM . –Diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira. Devolutiva via Google forms.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScoWoi_7Nkt4hTO-54Z5R3n7_vyAUN5lPeZZuihnXUfY_Fnxg/viewform
Atividades para os
alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 13/07/20 a 17/07/20.
Disciplina: Biologia
Tema/Conteúdo: Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade
genética
Habilidade: Conceituar gene, alelo, homozigoto,
heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo, e, identificar e
diferenciar características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas.
Responda as atividades abaixo no
link: https://forms.gle/oh2EjqW7fsS8eJP27
ATIVIDADES
1)
As
características humanas estão relacionadas à genética do indivíduo e também ao
ambiente. Analise as afirmações a seguir:
I. Características
hereditárias são transmitidas de uma geração para outra.
II.
Características
congênitas são decorrentes apenas por alterações no material genético.
III.
O
câncer pode ser uma doença adquirida ou hereditária.
Assinale a alternativa que
indica qual(is) afirmativa(s) está(ão)
correta(s):
(A)
I.
(B)
II.
(C)
I
e II.
(D)
I,
III.
(E)
I,
II e III.
2)(ENEM) Em um experimento,
preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma
planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em
dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições
de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e
outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à
luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no
escuro apresentava folhas amareladas. Ao final do experimento, os dois grupos
de plantas apresentaram:
(A) Os genótipos e os
fenótipos idênticos.
(B) Os genótipos
idênticos e os fenótipos diferentes.
(C) Diferenças nos
genótipos e fenótipos.
(D) O mesmo fenótipo e
grande variedade de genótipo.
(E) O mesmo fenótipo e
grande variedade de genótipos.
3)(ENEM) A Embrapa possui uma linhagem de soja transgênica
resistente ao herbicida IMAZAPIR. A planta está passando por testes de
segurança nutricional e ambiental, processo que exige cerca de três anos. Uma
linhagem de soja transgênica requer a produção inicial de 200 plantas
resistentes ao herbicida e destas são selecionadas as dez mais “estáveis”, com
maior capacidade de gerar descendentes também resistentes. Esses descendentes
são submetidos a doses de herbicidas três vezes superiores às aplicadas nas
lavouras convencionais. Em seguida, as cinco melhores são separadas e apenas
uma delas é levada a testes de segurança. Os riscos ambientais da soja
transgênica são pequenos, já que ela não tem possibilidades de cruzamento com
outras plantas e o perigo de polinização cruzada com outro tipo de soja é de
apenas 1%. A soja transgênica, segundo o texto, apresenta baixo risco ambiental
porque:
(A) A resistência ao herbicida não é estável e assim não
passa para as plantas-filhas.
(B) As doses de herbicida aplicadas nas plantas são 3 vezes
superiores às usuais.
(C) A capacidade da linhagem de cruzar com espécies
selvagens é inexistente.
(D) A linhagem passou por testes nutricionais e após três anos
foi aprovada.
(E) A linhagem obtida foi testada rigorosamente em relação
a sua segurança.
4)(ENEM)
Nos dias de
hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum
momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos
organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do
DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de
dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick
descreveram a molécula de DNA, eles sugeriam um modelo de como essa molécula
deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos
utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases
nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos
resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como
premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases
nitrogenadas. Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das
pontes de Hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl
a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que:
(A) A
replicação do DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é
recém-sintetizada e o filamento parental é conservado.
(B) A
replicação de DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA
recém-sintetizado e parentais em cada uma das fitas.
(C) A
replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita
parental e uma recém-sintetizada.
(D) A replicação
do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA
parental
(E) A
replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita
molde e uma fita codificadora.
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DISCIPLINA: FÍSICA
Atividades para os
alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 13 a 17/07
Disciplina: Física
Tema:
Energia Mecânica, Quantidade de calor, experimento de Joule
Habilidades: Reconhecer a evolução histórica do modelo de calor, a unificação
entre trabalho mecânico e calor e o princípio de conservação da energia;
Responda as atividades abaixo no link: https://forms.gle/qXdGkFBy58EnX1b96
ATIVIDADES
1) Nas usinas termelétricas atuais, como se obtém o
movimento de uma turbina?
(A) Parte da energia interna de um gás é transformada em
energia cinética da turbina.
(B) Parte da energia cinética da água é transformada em
energia potencial.
(C) Parte da energia potencial da água é transformada em
energia potencial da turbina.
(D) Parte da energia mecânica da água é transformada em
energia térmica da turbina.
(E) Nenhuma das anteriores.
2) Em qual dos itens a seguir a máquina a vapor não foi ou
não é utilizada?
(A) Indústria de tecelagem.
(B) Embarcação.
(C) Locomotiva.
(D) Máquina agrícola.
(E) Usina hidrelétrica.
3) Em uma locomotiva que utiliza carvão mineral como
combustível, a energia:
(A) De movimento do carvão é transformada em energia
interna do vapor de água e em energia de movimento.
(B)Cinética do carvão é transformada em energia interna do
vapor de água e em energia de movimento.
(C) Química do carvão é transformada em energia interna do
vapor de água e em energia de movimento.
(D) Mecânica do carvão é transformada em energia interna do
vapor de água e em energia de movimento.
(E) Solar é transformada em energia interna do vapor de
água e em energia de movimento.
4)(ENEM) No Brasil, o sistema de transporte depende do uso
de combustíveis fósseis e de biomassa, cuja energia é convertida em movimento
de veículos. Para esses combustíveis, a transformação de energia química em
energia mecânica acontece:
(A) Na combustão, que gera gases quentes para mover os
pistões no motor.
(B) Nos eixos, que transferem torque às rodas e impulsionam
o veículo.
(C) Na ignição, quando a energia elétrica é convertida em
trabalho.
(D) Na exaustão, quando gases quentes são expelidos para
trás.
(E) Na carburação, com a difusão do combustível no ar.
5)(ENEM) um motor só poderá realizar trabalho se receber
uma quantidade de energia de outro sistema. No caso, a energia armazenada no
combustível é, em parte, liberada durante a combustão para que o aparelho possa
funcionar. Quando o motor funciona, parte da energia convertida ou transformada
na combustão não pode ser utilizada para a realização de trabalho. Isso
significa dizer que há vazamento da energia em outra forma. De acordo com o
texto, as transformações de energia que ocorrem durante o funcionamento do
motor são decorrentes de a:
(A) Liberação de calor dentro do motor ser impossível.
(B) Realização de trabalho pelo motor ser incontrolável.
(C) Conversão integral de calor em trabalho ser
impossível.
(D) Transformação de energia térmica em cinética ser
impossível.
(E) Utilização de energia potencial do combustível ser
incontrolável.
História
2ªSérie A e B – Profº Leilson
Habilidades: Reconhecer a importância
das manifestações do pensamento para identificar os modos de vida das
sociedades ao longo da história.
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/zikGEzpeTwmNgYst7
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Disciplina: Geografia -Professora : Cristiane
Industrialização Brasileira
Habilidade: Ler e interpretar mapas da distribuição da atividade industrial no Brasil;Identificar, por meio da linguagem cartográfica,textos e/ou iconografias, a distribuição da atividade agropecuária no território brasileiro; Reconhecer, com base em textos, mapas e/ouiconografias, os circuitos da produção agropecuária no território brasileiro; Identificar, com base em textos, mapas e/ou iconografias, os impactos ambientais do agronegócio no Brasil.
Acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0PKW5MHHq6oAp5z2SmlszWQSr0z0626ZOxlRRzACGe-rqFg/viewform
Profª Mileni
Seu grupo já elaborou o resumo do projeto?
Envie via email: promileni@gmail.com ou whatsapp(19)996125182
Grave um vídeo curto explicando qual projeto seu grupo irá realizar. Explique para que as pessoas que irão assistir entendam o trabalho de vocês.
Em caso de dúvidas entre em contato com a professora.
O vídeo deve ser enviado até o dia 17/07, use sua criatividade para produzi-lo!
Bons estudos
____________________
LÍNGUA PORTUGUESA 2ª
SÉRIES A E B
HABILIDADE: Inferir o sentido de palavras ou expressões em textos
literários do século XIX, considerando o contexto que as envolve.
ATIVIDADE
Queridas e queridos, mais uma semana
que se inicia e, novamente, desejo que vocês e sua família estejam bem!
A atividade da semana segue no link:
https://forms.gle/feonCKAU26NMeveZ8
Abraços!
QUÍMICA - Profº Maristela
Habilidade: Construir o conceito de
ligação química em termos das atrações e repulsões entre elétrons e núcleos
Responda as atividades acessando o link: 2º A - https://forms.gle/Q7VtUmX6TMQT2YXP6
Responda
as atividades acessando o link: 2ºB - https://forms.gle/AQc9AML7HfofVzMp6
Atividade de inglês - Teacher Ana
enviar no e-mail: analeda1000@gmail.com
Habilidades: Reconhecer o uso do Modal Verbo Can - Continuação
ELETIVA - Criando Modas
Professora Maristela
Habilidade: Desenvolvimento
e criatividade
Qual é seu estilo?
Descreva como você gosta de se vestir?
Você gosta de roupas da moda ou tem seu
estilo próprio?
Enviar por E-mail formentini2@gmail.com
seu nome , serie e turma ou por WhatsApp da sala
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Disciplina Geografia: Professora- Cristiane
Habilidades Analisar a composição da rede urbana brasileira;
Para desenvolver as atividades de Geografia acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0PKW5MHHq6oAp5z2SmlszWQSr0z0626ZOxlRRzACGe-rqFg/viewform
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Assistam os vídeos :
https://www.youtube.com/watch?v=C0xVhkbDQiQ
https://www.youtube.com/watch?v=2a_BAODebtg
Resolver o último exercício do caderno 2 do aluno de Matrizes.
Atividade do 2 B Física EM
PROFº PAULO
Assista o vídeo :
Resolva o exercício :
I. Máquinas térmicas são dispositivos usados para converter energia
mecânica em energia térmica com conseqüente realização de trabalho.
II. O enunciado da Segunda Lei da Termodinâmica, proposto por Clausius,
afirma que o calor não passa espontaneamente de um corpo frio para um corpo mais
quente, a não ser forçado por um agente externo como é o caso do refrigerador.
III. É possível construir uma máquina térmica que, operando em
transformações cíclicas, tenha como único efeito transformar completamente em
trabalho a energia térmica de uma fonte quente.
IV. Nenhuma máquina térmica operando entre duas temperaturas fixadas
pode ter rendimento maior que a máquina ideal de Carnot, operando entre essas
mesmas temperaturas.
São corretas apenas
a) I e II
b) II e III
c) I, III e IV
d) II e IV
A atividade pode ser respondida através do link https://forms.gle/TcFrADMZPH6d7dUXA
NÃO DEIXE DE REALIZAR A ATIVIDADE... ESTAMOS PRÓXIMO DO FECHAMENTO DO BIMESTRE
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GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO-
2°B.
Habilidades: Produzir conteúdos digitais a partir de um planejamento, colocando
em prática a criatividade, ética, responsabilidade e senso crítico,
demonstrando habilidades de curadoria e produção de conhecimento.
Acesse
e responda:
https://forms.gle/qgd6exgcgUTbJtUG7
____________________________________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
PROJETO DE VIDA- 2°B.
Habilidades: Agir pessoal e coletivamente com autonomia,
responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões
com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e
solidários.
Acesse e responda:
https://forms.gle/uqNH5LDyavAzS5jN8
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Filosofia/Sociologia
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E.
Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Thamara – Eletiva: Encena
Escolha uma peça que você
gostaria que o grupo encenasse. Escreva um resumo da história e justifique sua
escolha.
Segue um link com algumas
sugestões: https://www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E.
Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Thamara – Matemática – 2ºEM
6ª Lista de Exercícios – Sistemas Lineares
RESOLUÇÃO DE
SISTEMA LINEAR DE ORDEM 4
Para a resolução de Sistemas Lineares de ordem maior que 3,
podemos utilizar o mesmo método utilizado anteriormente, de escalonamento. Veja
o exemplo:
Primeiro eliminamos o primeiro termo de L2, L3
e L4.
O mesmo pode ser feito com sistemas 5x5, 6x6 etc.
Questão 1) Dê a solução dos seguintes sistemas lineares e
classifique-os em SPD, SPI ou SI: