-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

12 julho, 2020

2ª SÉRIE - 13 A 17 DE JULHO

E. E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Atividades para os alunos da 2ª série para o período de 13 a 17 de julho
Horário das aulas online



2 A e B - ARTE
Prof. Anderson Sanchez



Habilidade: -Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer;
-Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma conteúdo.

- Atividade de APRECIAÇÃO e SONDAGEM . –Diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira. Devolutiva via Google forms.


Realize a atividade do link a seguir: ARTE 2°A e 2°B 2°BIMESTRE #form05 13/07 a 17/07


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScoWoi_7Nkt4hTO-54Z5R3n7_vyAUN5lPeZZuihnXUfY_Fnxg/viewform

__________________________________________________________________________
DISCIPLINA:BIOLOGIA

Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 13/07/20 a 17/07/20.

Disciplina: Biologia

Tema/Conteúdo: Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética

HabilidadeConceituar gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo, e, identificar e diferenciar características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas. 

Responda as atividades abaixo no link:   https://forms.gle/oh2EjqW7fsS8eJP27



                                                         ATIVIDADES

1)     As características humanas estão relacionadas à genética do indivíduo e também ao ambiente. Analise as afirmações a seguir:

I.   Características hereditárias são transmitidas de uma geração para outra.

II.             Características congênitas são decorrentes apenas por alterações no material genético.

III.            O câncer pode ser uma doença adquirida ou hereditária.

Assinale a alternativa que indica qual(is) afirmativa(s) está(ão)
correta(s):

(A)   I.

(B)   II.

(C)   I e II.

(D)   I, III. 

(E)   I, II e III.

 

2)(ENEM) Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas. Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram:

(A) Os genótipos e os fenótipos idênticos.

(B) Os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.

(C) Diferenças nos genótipos e fenótipos.

(D) O mesmo fenótipo e grande variedade de genótipo.

(E) O mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.

 

3)(ENEM) A Embrapa possui uma linhagem de soja transgênica resistente ao herbicida IMAZAPIR. A planta está passando por testes de segurança nutricional e ambiental, processo que exige cerca de três anos. Uma linhagem de soja transgênica requer a produção inicial de 200 plantas resistentes ao herbicida e destas são selecionadas as dez mais “estáveis”, com maior capacidade de gerar descendentes também resistentes. Esses descendentes são submetidos a doses de herbicidas três vezes superiores às aplicadas nas lavouras convencionais. Em seguida, as cinco melhores são separadas e apenas uma delas é levada a testes de segurança. Os riscos ambientais da soja transgênica são pequenos, já que ela não tem possibilidades de cruzamento com outras plantas e o perigo de polinização cruzada com outro tipo de soja é de apenas 1%. A soja transgênica, segundo o texto, apresenta baixo risco ambiental porque:

(A) A resistência ao herbicida não é estável e assim não passa para as plantas-filhas.

(B) As doses de herbicida aplicadas nas plantas são 3 vezes superiores às usuais.

(C) A capacidade da linhagem de cruzar com espécies selvagens é inexistente.

(D) A linhagem passou por testes nutricionais e após três anos foi aprovada.

(E) A linhagem obtida foi testada rigorosamente em relação a sua segurança.

 

4)(ENEM) Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriam um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de Hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que:

(A) A replicação do DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é conservado.

(B) A replicação de DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cada uma das fitas.

(C) A replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.

(D) A replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental

(E) A replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificadora.

____________________________________________________________________________________________

DISCIPLINA: FÍSICA


Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 13 a 17/07

Disciplina: Física

Tema: Energia Mecânica, Quantidade de calor, experimento de Joule

Habilidades: Reconhecer a evolução histórica do modelo de calor, a unificação entre trabalho mecânico e calor e o princípio de conservação da energia;

Responda as atividades abaixo no link:   https://forms.gle/qXdGkFBy58EnX1b96

 ATIVIDADES

1) Nas usinas termelétricas atuais, como se obtém o movimento de uma turbina?

(A) Parte da energia interna de um gás é transformada em energia cinética da turbina.

(B) Parte da energia cinética da água é transformada em energia potencial.

(C) Parte da energia potencial da água é transformada em energia potencial da turbina.

(D) Parte da energia mecânica da água é transformada em energia térmica da turbina.

(E) Nenhuma das anteriores.

 

2) Em qual dos itens a seguir a máquina a vapor não foi ou não é utilizada?

(A) Indústria de tecelagem.

(B) Embarcação.

(C) Locomotiva.

(D) Máquina agrícola.

(E) Usina hidrelétrica.

 

3) Em uma locomotiva que utiliza carvão mineral como combustível, a energia:

(A) De movimento do carvão é transformada em energia interna do vapor de água e em energia de movimento.

(B)Cinética do carvão é transformada em energia interna do vapor de água e em energia de movimento.

(C) Química do carvão é transformada em energia interna do vapor de água e em energia de movimento. 

(D) Mecânica do carvão é transformada em energia interna do vapor de água e em energia de movimento.

(E) Solar é transformada em energia interna do vapor de água e em energia de movimento.

 

4)(ENEM) No Brasil, o sistema de transporte depende do uso de combustíveis fósseis e de biomassa, cuja energia é convertida em movimento de veículos. Para esses combustíveis, a transformação de energia química em energia mecânica acontece:

(A) Na combustão, que gera gases quentes para mover os pistões no motor. 

(B) Nos eixos, que transferem torque às rodas e impulsionam o veículo.

(C) Na ignição, quando a energia elétrica é convertida em trabalho.

(D) Na exaustão, quando gases quentes são expelidos para trás.

(E) Na carburação, com a difusão do combustível no ar.

 

5)(ENEM) um motor só poderá realizar trabalho se receber uma quantidade de energia de outro sistema. No caso, a energia armazenada no combustível é, em parte, liberada durante a combustão para que o aparelho possa funcionar. Quando o motor funciona, parte da energia convertida ou transformada na combustão não pode ser utilizada para a realização de trabalho. Isso significa dizer que há vazamento da energia em outra forma. De acordo com o texto, as transformações de energia que ocorrem durante o funcionamento do motor são decorrentes de a:

(A) Liberação de calor dentro do motor ser impossível.

(B) Realização de trabalho pelo motor ser incontrolável.

(C) Conversão integral de calor em trabalho ser impossível. 

(D) Transformação de energia térmica em cinética ser impossível.

(E) Utilização de energia potencial do combustível ser incontrolável.


_________________________________________________________________ 


História 2ªSérie A e B – Profº Leilson

Habilidades: Reconhecer a importância das manifestações do pensamento para identificar os modos de vida das sociedades ao longo da história.

Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/zikGEzpeTwmNgYst7

_______________________________________________________________


Disciplina: Geografia -Professora : Cristiane

Industrialização Brasileira

Habilidade: Ler e interpretar mapas da distribuição da atividade industrial no Brasil;Identificar, por meio da linguagem cartográfica,textos e/ou iconografias, a distribuição da atividade agropecuária no território brasileiro; Reconhecer, com base em textos, mapas e/ouiconografias, os circuitos da produção agropecuária no território brasileiro; Identificar, com base em textos, mapas e/ou iconografias, os impactos ambientais do agronegócio no Brasil.

Acessar o link:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0PKW5MHHq6oAp5z2SmlszWQSr0z0626ZOxlRRzACGe-rqFg/viewform



___________________________

Eletiva - (Cons)ciência

Profª Mileni


Seu grupo já elaborou o resumo do projeto? 

Envie via email: promileni@gmail.com ou whatsapp(19)996125182


Grave um vídeo curto explicando qual projeto seu grupo irá realizar. Explique para que as pessoas que irão assistir entendam o trabalho de vocês.

Em caso de dúvidas entre em contato com a professora.


O vídeo deve ser enviado até o dia 17/07, use sua criatividade para produzi-lo!


Bons estudos

____________________


LÍNGUA PORTUGUESA 2ª SÉRIES A E B

HABILIDADE: Inferir o sentido de palavras ou expressões em textos literários do século XIX, considerando o contexto que as envolve.

ATIVIDADE

Queridas e queridos, mais uma semana que se inicia e, novamente, desejo que vocês e sua família estejam bem!

A atividade da semana segue no link:

https://forms.gle/feonCKAU26NMeveZ8

Abraços!



              QUÍMICA - Profº Maristela


Habilidade:
Construir o conceito de ligação química em termos das atrações e repulsões entre elétrons e núcleos

Responda as atividades acessando o link: 2º A https://forms.gle/Q7VtUmX6TMQT2YXP6

Responda as atividades acessando o link: 2ºB - https://forms.gle/AQc9AML7HfofVzMp6





Atividade de inglês - Teacher Ana

enviar no e-mail: analeda1000@gmail.com

Habilidades: Reconhecer o uso do Modal Verbo Can - Continuação



                ELETIVA - Criando  Modas

                   Professora Maristela

     Habilidade: Desenvolvimento e criatividade

 

Qual é seu estilo?

Descreva como você gosta de se vestir?

Você gosta de roupas da moda ou tem seu estilo próprio?

Enviar por E-mail formentini2@gmail.com seu nome , serie e turma ou por WhatsApp da sala 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Disciplina Geografia: Professora- Cristiane


 Habilidades Analisar a composição da rede urbana brasileira; .Analisar o papel de São Paulo como grande metrópole nacional e como cidade global; . Diferenciar os conceitos de rede urbana e de regiões metropolitanas.

Para desenvolver as atividades de Geografia acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0PKW5MHHq6oAp5z2SmlszWQSr0z0626ZOxlRRzACGe-rqFg/viewform

___________________________________________________________________________

MATEMÁTICA - 2ªB PROFº PAULO

Assistam os vídeos :

https://www.youtube.com/watch?v=C0xVhkbDQiQ

https://www.youtube.com/watch?v=2a_BAODebtg

Resolver o último exercício do caderno 2 do aluno de Matrizes.



Atividade do 2 B Física EM

PROFº PAULO

Assista o vídeo :

https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjckq2T2M3qAhVRA9QKHZAVCKcQwqsBMAZ6BAgOEA4&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D6o5eMbg_9mQ&usg=AOvVaw2EEanF-bG5MxgkYy0Vrt_K

 

Resolva o exercício :

I. Máquinas térmicas são dispositivos usados para converter energia mecânica em energia térmica com conseqüente realização de trabalho.

II. O enunciado da Segunda Lei da Termodinâmica, proposto por Clausius, afirma que o calor não passa espontaneamente de um corpo frio para um corpo mais quente, a não ser forçado por um agente externo como é o caso do refrigerador.

III. É possível construir uma máquina térmica que, operando em transformações cíclicas, tenha como único efeito transformar completamente em trabalho a energia térmica de uma fonte quente.

IV. Nenhuma máquina térmica operando entre duas temperaturas fixadas pode ter rendimento maior que a máquina ideal de Carnot, operando entre essas mesmas temperaturas.

São corretas apenas

a) I e II

b) II e III

c) I, III e IV

d) II e IV

A atividade pode ser respondida através do link  https://forms.gle/TcFrADMZPH6d7dUXA

NÃO DEIXE DE REALIZAR A ATIVIDADE... ESTAMOS PRÓXIMO DO FECHAMENTO DO BIMESTRE

____________________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 2°B. 

 

Habilidades: Produzir conteúdos digitais a partir de um planejamento, colocando em prática a criatividade, ética, responsabilidade e senso crítico, demonstrando habilidades de curadoria e produção de conhecimento.

Acesse e responda:

https://forms.gle/qgd6exgcgUTbJtUG7

____________________________________________________________ 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 2°B.

Habilidades: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 Acesse e responda:  

https://forms.gle/uqNH5LDyavAzS5jN8

_________________________________________________________________

Filosofia/Sociologia

Faça um texto sobre qual a importância da  Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entrega dia (08/07/2020). Data prorrogada para 21/07/2020.. valmirpaze@professor.educacao.sp.gov.br.  


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

 

Professora Thamara – Eletiva: Encena

 

Escolha uma peça que você gostaria que o grupo encenasse. Escreva um resumo da história e justifique sua escolha.

Segue um link com algumas sugestões: https://www.teatronaescola.com/index.php/banco-de-pecas

 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

 

Professora Thamara – Matemática – 2ºEM

6ª Lista de Exercícios – Sistemas Lineares

 

 

RESOLUÇÃO DE SISTEMA LINEAR DE ORDEM 4

 

Para a resolução de Sistemas Lineares de ordem maior que 3, podemos utilizar o mesmo método utilizado anteriormente, de escalonamento. Veja o exemplo:

Primeiro eliminamos o primeiro termo de L2, L3 e L4.

O mesmo pode ser feito com sistemas 5x5, 6x6 etc.

Questão 1) Dê a solução dos seguintes sistemas lineares e classifique-os em SPD, SPI ou SI: