Espero que estejam acompanhando às aulas e separando um bom tempo para estudar.
Habilidade:
Reconhecer as características e a organização de um artigo de opinião.
Inferir significados, apoiando-se em pistas presentes no texto e na mobilização de conhecimentos prévios.
Ler, compreender, analisar e interpretar textos dissertativos-argumentativos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.
Identificar efeito de ironia ou humor em
textos variados."
Dissertação
A dissertação é um discurso lógico e generalizador que apresenta uma tese (o que se quer provar), um ponto de vista sobre determinado assunto. Ela pressupõe, sempre, conhecimento do assunto sobre o qual se deseja discorrer, reflexão sobre o tema proposto e posterior organização das ideias.
O texto dissertativo padrão apresenta-se composto de três partes:
introdução, desenvolvimento e conclusão, cada uma das quais pode conter um ou mais parágrafos.
A problematização do tema (o levantamento de uma hipótese de trabalho) é fundamental para a elaboração de um texto crítico, coeso, coerente, aprofundado e constitui o passo inicial (introdução) do texto dissertativo. Não basta, no entanto, possuir uma tese sobre o tema, é necessário desenvolver para demonstrar essa tese.
No desenvolvimento a preocupação maior de quem elabora o texto deve ser a de fundamentar de maneira clara e convincente as ideias que expõe ou defende. Sustentam-se os argumentos através de duas formas: evidência e raciocínio.
São quatro os tipos de evidência:
1 – fatos: só eles provam, “contra fatos não há argumentos!”. Mas seu valor de prova é relativo, pois os fatos estão sujeitos às modificações da ciência, da técnica, da moral...
2 – exemplos: são fatos típicos, específicos e representativos de uma determinada situação.
3 – estatísticas: de grande valor persuasivo, embora possam ser manipuladas.
4 – testemunhos: palavras de pessoa considerada “expert” no assunto.
São também quatro os tipos de raciocínio (raciocinar é o processo de extrair inferências de fatos, exemplos, estatísticas e testemunhos):
1 – indução: extrair uma generalização de um ou mais fatos particulares (raciocínio que vai do particular para o geral). É o método utilizado pelo cientista quando, a partir de inúmeras experiências, descobre a lei que rege os casos particulares.
Ivone é professora da rede estadual e ganha pouco. Jair é professor da rede estadual e ganha pouco. Laís é professora da rede estadual e ganha pouco. Desses fatos particulares, facilmente chego à conclusão de que os professores da rede estadual ganham pouco.
2 – dedução: é a aplicação de uma regra geral a um caso particular (raciocínio que vai do geral para o particular). O processo de dedução é silogístico e baseia-se na exatidão das premissas. Silogismo é o raciocínio formado de três proposições: a primeira, chamada de premissa maior; a segunda, premissa menor, e a terceira, conclusão. O exemplo clássico de silogismo é:
Redação e Interpretação de Texto
Todos os homens são mortais. (premissa maior) Sócrates é homem. (premissa menor) Logo, Sócrates é mortal. (conclusão)
A força desse tipo de raciocínio está na exatidão da premissa maior, caso contrário pode-se incorrer em conclusões absurdas: Todo político é desonesto. Teodoro é político. Logo, Teodoro é desonesto.
3 – relações causais: elas estabelecem possibilidades e não certezas e apresentam-se sob dois aspectos:
a) de causa a efeito: Beber cerveja me dá dor de estômago. Se beber cerveja, ficarei com dor de estômago.
b) de efeito a causa (procura-se determinar a causa): O rio Tietê transborda com as chuvas de verão. Isto acontece porque os trabalhos de desassoreamento não estão sendo feitos corretamente.
4 – analogia: determina o grau de probabilidade de uma situação através do exame de acontecimentos ou circunstâncias semelhantes. Meu vizinho sofre do estômago, toma chá de boldo e passa bem. Eu sofro do estômago, portanto, se tomar chá de boldo, passarei bem. O último movimento do texto dissertativo é a conclusão que deve derivar naturalmente do desenvolvimento (com suas evidências e raciocínios) e ratificar a introdução.
Um forte abraço, Ariane. https://forms.gle/ks4goDMP6R9zLAy4A
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 3ANO A, 3 ANO B e 3ANO C para o período de 15/06 a 19/06
DISCIPLINA: BIOLOGIA
TEMA: Biologia das plantas
· Habilidades: Comparar diferentes grupos vegetais com base nas respectivas aquisições e associar as suas características morfofuncionais aos diferentes habitats por eles ocupado.
Responda as atividades abaixo no link
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSesagqqRTVO0f5-ChgoKODKpxEDjK6XsdUQKjAMB-31EDm-LA/viewform?usp=sf_link
Atividades sobre o Reino Vegetal
1)(ENEM) A imagem representa o processo de evolução das plantas e algumas de suas estruturas. Para o sucesso desse processo, a partir de um ancestral simples, os diferentes grupos vegetais desenvolveram estruturas adaptativas que lhes permitiram sobreviver em diferentes ambientais. Qual das estruturas adaptativas apresentadas contribuiu para uma maior diversidade genética?
(A
(A) As sementes aladas, que favorecem a dispersão aérea
(B) Os arquegônios, que protegem o embrião multicelular.
(C) Os grãos de pólen, que garantem a polinização cruzada.
(D) Os frutos, que promovem uma maior eficiência reprodutiva.
(E) Os vasos condutores, que possibilitam o transporte de seiva bruta.
2)(ENEM) Caso os cientistas descobrissem alguma substância que impedisse a reprodução de todos os insetos, certamente nos livraríamos de várias doenças em que esses animais são vetores. Em compensação teríamos grandes problemas como a diminuição drástica de plantas que dependem dos insetos para polinização, que é o caso das:
(A) Algas.
(B) Briófitas, como os musgos.
(C) Pteridófitas, como as samambaias.
(D) Gimnospermas, como os pinheiros.
(E) Angiospermas, como as árvores frutíferas.
3)(UNESP) Um estudante recebeu nove cartões, cada um apresentando uma característica ou o nome de uma estrutura presente em diferentes grupos de plantas.
Sua tarefa era formar dois grupos de três cartões, de modo que no grupo I fossem incluídos apenas cartões com características ou estruturas encontradas em briófitas e, no grupo II, apenas cartões com características ou estruturas encontradas em angiospermas.
4)(UNICAMP-SP) Considerando os respectivos ciclos de vida e de reprodução, um pinheiro-do-paraná pode ser diferenciado de um jequitibá pela;
(A)Ausência de sementes e presença de flores.
(B)Ausência de sementes e de frutos.
(C)Presença de sementes e ausências de frutos.
(D)Presença de frutos e ausência de sementes.
5)(FUVEST-SP) Ao longo da evolução das plantas, os gametas:
(A)Tornaram-se cada vez mais isolados do meio externo e, assim, protegidos.
(B)Tornaram-se cada vez mais expostos ao meio externo, o que favorece o sucesso da fecundação.
(C)Mantiveram-se morfologicamente iguais em todos os grupos.
(D)Permaneceram dependentes de água, para transporte e fecundação, em todos os grupos.
(E)Apareceram no mesmo grupo no qual também surgiram os tecidos vasculares como novidade evolutiva.
6)(FUVEST-SP)
O diagrama representa as relações filogenéticas entre as algas e os principais grupos de plantas atuais. Cada círculo numerado indica uma aquisição evolutiva compartilhada apenas pelos grupos representados nos ramos acima desse círculo. Por exemplo, o círculo 1 representa “embrião dependente do organismo genitor”, característica comum a todos os grupos, exceto ao das algas. Os círculos de números 2,3 e 4 representam, respectivamente:
A) Alternância
de gerações; frutos; sementes.
B) Alternância de
gerações; tecidos condutores; fruto.
C) Tecidos condutores;
semente; flor.
( D) Tecidos condutores;
semente; fruto.
( E) Semente;
flor; tecidos condutores.
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História 3ªSérie A,B e C – Profº Leilson
Habilidades: Caracterizar
formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e
no espaço.
Responda as
atividades acessando o link: https://forms.gle/jXnmEWzpR7YQAhZg8
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ELETIVA CRIANDO MODA
Habilidade: criatividade e foco
Ola meninas e meninos hoje vou propor um desafio para que voces façam mudanças em acessorio de você estou mandando um link para que vcs escolham qual é mais sua cara ok!!!.
Personalize suas capinhas
Um jeito legal de reaproveitar aquelas capinhas que você já enjoou é personalizá-las.
Dá pra usar tinta, glitter, tecido e mais um montão de coisas diferentes pra criar a sua exclusiva.
https://youtu.be/1ArC0GRkbRo
COMO DESFIAR BERMUDA E CALÇA JEANS - CUSTOMIZAR-
Um jeito legal de reaproveitar aquela calça ou bermuda bem legal para transformar algo que vcê ja tenha e queira dar uma cara nova para ela.
Enviar foto do exercícios no Email formentini2@gmail.com ou whatsApp. 981365627 das 8:00 as 18:00.
Diciplina – Química 3º A , B e C
Professora: Maristela
Habilidade: Saber prever a quantidade (em massa, em quantidade de matéria e em volume) de base forte que deve ser adicionada a um ácido forte para que a solução obtida seja neutra, dadas as concentrações das soluções
QUESTÃO
1
Considere duas
soluções aquosas (X e Y) de mesmo volume e de pH 2,0 e 4,0, respectivamente.
Analise as afirmações a seguir:
I. A solução X é
ácida.
II. A solução Y é
básica.
III. A solução X é
neutra.
III. A solução Y é
neutra.
São afirmativas
CORRETAS:
a) I e II apenas.
b) I e III apenas.
c) II e III apenas.
d) I, II e III.
e) I apenas.
QUESTÃO
2
Um alvejante de
roupas possui a concentração em quantidade de matéria de hidróxido
aproximadamente igual a 1,0.10-5 M. Nessas
condições, podemos afirmar que a concentração de H+ será
da ordem de: (Dado: Kw = 10-14)
a) 10-2
b) 10-3
c) 10-9
d) 10-14
e) 0
QUESTÃO
3
(Vunesp) As leis de
proteção ao meio ambiente proíbem que as indústrias lancem nos rios efluentes
com pH menor que 5 ou superior a 8. Os efluentes das indústrias I, II e III
apresentam as seguintes concentrações (em mol/L) de H+ ou OH-.
Considerando apenas a
restrição referente ao pH, podem ser lançados em rios, sem tratamento prévio,
os efluentes
a) da indústria I,
somente.
b) da indústria II, somente.
c) da indústria III,
somente.
d) das indústrias I e
II, somente.
e) das indústrias I,
II e III.
QUESTÃO
4
(Enem) Uma dona de
casa acidentalmente deixou cair na geladeira a água proveniente do degelo de um
peixe, o que deixou um cheiro forte e desagradável dentro do eletrodoméstico.
Sabe-se que o odor característico de peixe se deve às aminas e que esses
compostos se comportam como bases. Na tabela são listadas as concentrações
hidrogeniônicas de alguns materiais encontrados na cozinha, que a dona de casa
pensa em utilizar na limpeza da geladeira.
Entre os materiais
listados, quais são apropriados para amenizar esse odor?
a) Álcool ou sabão.
b) Suco de limão ou
álcool.
c) Suco de limão ou
vinagre.
d) Suco de limão, leite ou sabão.
e) Sabão ou carbonato de sódio/barrilha.
Enviar foto do exercícios no Email formentini2@gmail.com ou whatsApp. 981365627 das 8:00 as 18:00.
Diciplina – Projeto de Vida 3º C
Professora: Maristela
Habilidade: Tolerância ao estresse, assertividade, persistência, imaginação criativa e confiança..
1- Para você o que é tolerância?
2 - Em sua vida você ja teve que desistir de algum sonho?
3 - Você é uma pessoa que desiste no primeiro obstaculo ou persiste para alcançar seus objetivos? Conte um pouco sobre o assunto.
4 - Qual sera seu maior sonho?
Enviar foto do exercícios no Email formentini2@gmail.com ou whatsApp. 981365627 das 8:00 as 18:00.
ELETIVA FOTOGRAFIA
PROFº SEBASTIÃO
envie via whatsapp ou email sebastiaodonizete@professor.educacao.sp.gov.br
Habilidades:
Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo;
Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer;
Instruções
Observe essas imagens:
Agora leia com atenção:
Nessa semana como você percebeu pelas imagens desenvolveremos atividades com as habilidades relacionadas à linguagem artística da fotografia que é considerada um tipo de arte visual. A invenção da fotografia revolucionou a forma de olhar e representar o mundo. Antes dela, para capturar uma imagem da natureza era necessário fazer um desenho ou uma pintura. Depois dela, cada instante da vida pode ser guardado num simples clique na máquina. A fotografia é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador, é um momento congelado, sendo possível analisar seus detalhes e guardá-lo por muito tempo. Uma fotografia que altera sua visão de mundo ou afeta você pode ser considerada arte, não importa qual seja sua qualificação técnica ou procedimental.
Assista ao vídeo a seguir sobre a história da fotografia:
https://www.youtube.com/watch?v=VDfwlD139Es
Após assistir ao vídeo:
§ Realize a seguinte atividade em seu caderno de desenho da disciplina;Eletivas onde vc poderá imprimir e colar suas fotografias
§ Você irá desenvolver em seu caderno de arte um desenho como capa para as atividades do segundo bimestre a partir do tema Fotografia:Elabore um desenho que represente a arte de fotografar .Procure preencher a folha com seu desenho.Coloque escrito 2º bimestre no seu desenho;pode ser tb uma composição de varias fotografias
§ Inicie sua atividade colocando em seu caderno de arte a seguinte margem e cabeçalho para que sua atividade fique organizada e possa ser devidamente avaliada,como foi instruído no ínicio do primeiro bimestre
| ||
| Nº: | Nome: |
data | At...AS.. | |
série | EE Profª Cristiane Chaves Moreira Braga /Hprtolândia | |
sp | Profº Sebastião Donizete Moreira |
§ Seu desenho deve ser desenvolvido com organização.Após elaborar a ilustração fotografe e envie para o link ou para o e-mail informados acima.Lembre-se de enviar uma foto em que as informações e sua identificação possam ser entendidas com clareza.Qualquer dúvida estou a disposição.
Bons estudos!Professor Sebastião.
_________________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: PROJETO DE VIDA- 3°A.
Habilidades: Desenvolver a iniciativa social. Empatia, respeito e confiança.
Site da UNICEF,matéria sobre CYBERBULLYING: Cyberbullying: O que é e como pará-lo
10 coisas que adolescentes querem saber sobre cyberbullying.
https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo
ATIVIDADE: Consulte o site indicado e realize a leitura. Agora crie uma frase sobre cyberbullying e faça um desenho representativo. O desenho pode ser feito em folha sulfite ou no caderno, e a frase deve estar no desenho.
IMPORTANTE: Tire uma foto (de boa qualidade) da atividade realizada e envie no e-mail, moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br.
NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO EMAIL:
NOME COMPLETO
SÉRIE E NUMERO
MATÉRIA.
_________________________________________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO-
3°C.
Habilidades: Resolver problemas utilizando as tecnologias
digitais (atividade plugada); Refletir individual e coletivamente sobre os
problemas sociais;
Solucionar problemas como criador e não apenas como
consumidor de informações manifestando, habilidades de curadoria e refletindo
sobre a vida contemporânea, engajando-se e refletindo, com protagonismo cívico,
sobre a sociedade e seus problemas.
Site
da UNICEF,matéria sobre CYBERBULLYING: Cyberbullying: O que é e como pará-lo
10
coisas que adolescentes querem saber sobre cyberbullying:
https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo
Site
para criar um CARTAZ DIGITAL:
Tutorial:
como Criar Cartaz no Canva.
https://www.youtube.com/watch?v=jrRzO9wRlQA
ATIVIDADE:
Leia
a matéria indicada sobre CYBERBULLYING; consulte o site CANVA, assim como o
vídeo com o tutorial, e faça um CARTAZ DIGITAL!
O tema do cartaz será CYBERBULLYING. Será utilizado como
uma campanha contra cyberbullying, contendo informações sobre o tema. Seu
público alvo serão os alunos da escola Cristiane.
Use sua criatividade!
A atividade pode ser realizada em dupla ou individual.
IMPORTANTE: Envie
o resultado da atividade no e-mail, moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br.
No caso de dupla, mande apenas 1 e-mail com as
informações dos 2 estudantes!
NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO
EMAIL:
NOME COMPLETO
SÉRIE E NUMERO
MATÉRIA.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Thamara – Matemática – 3ºEM
Lista de Exercícios – Números Complexos
Assista aos vídeos:
- Números Complexos: Introdução: https://www.youtube.com/watch?v=FvAYQHyaRFA
- Operações com Números Complexos: https://www.youtube.com/watch?v=KjD5DpsSBkY
Questão 1) Se i é a unidade imaginária do
conjunto dos números complexos, então o complexo (4 · i3 + 3 · i2 + 2 · i + 1)
pode ser reduzido para: (dica: substitua as potências de i)
Questão
2) Dê a soma dos
números complexos z1 = 2 + 7i e z2 = -5 - 2i.
Questão 3) Dados dois números complexos quaisquer z1 =
4 + i e z2 = 2i, qual é o resultado de z1 – z2 ?
Questão 4) Considere
os seguintes números complexos z1 = 10 + 2i, z2 = 5 – 3i e z3 = – 9 + 5i e calcule a
soma z1 + z2 + z3.
Questão
5) Calcule a subtração z1 – z2 sendo z1 = 12 – 3i e z2 = 15 + 2i.
Questão
6) (Unesp-SP) Se z = (2 + i) ∙ (1 + i) ∙ i, então z, o conjugado de z, será dado por:
Questão 7) (UFSCar-SP) Sejam x, y R e z = x + yi um
número complexo.
a) Calcule o produto (x + yi) ∙ (1 + i).
b) Determine x e y, para que se tenha (x + yi) ∙ (1 + i) = 2
Questão 8) Considere os seguintes números complexos z1 = 10 + 2i, z2 = 5 – 3i e z3 = – 9 + 5i e calcule a
sua soma:
Questão
9) Calcule a subtração destes dois números complexos: z1 = 12 – 3i e z2 = 15 + 2i.
Questão
10) Considere os números complexos z1= (1 + 3i) e z2 = (1 − i). Calcule z1
/ z2.
Filosofia/Sociologia
Pesquisa sobre quem foi o autor da obra Ética a Nicômaco
EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR EMERSON
3°B
PESQUISA SOBRE O HIP-HOP E O STREET DANCE
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd-sus9lHE0tNAJ8T99xYIqMM_UC5Mx09jd91HkdZiPvT6fwg/viewform?usp=sf_link
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