-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

10 agosto, 2020

9º ANO - 10 A 14 DE AGOSTO

 

 E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA



Atividades de Matemática-Professor Danilo 9A&B
Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica. EF09MA02


___________________________________

Matemática 9ºANO C - Profª Magaly Greggio

Olá pessoal, como vocês estão? Estou enviando o formulário que deverá ser respondido esta semana, nele estão exercícios da AAP de vocês. Postei em nosso grupo de WhatsApp essas mesmas informações e mais orientações, inclusive um resumo para consulta. Bons Estudos!


DISCIPLINA: CIÊNCIAS

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C para o período de 10/08  a 14/08

DISCIPLINA: CIÊNCIAS                             3ºBIMESTRE      

TEMA: Evolução biológica

Habilidades: Ter noções sobre evolução biológica, discutindo processos responsáveis pela atual
diversidade dos seres vivos.; Conhecer algumas evidências da evolução biológica.

RESPONDER  AS ATIVIDADES ABAIXO NO LINK: https://forms.gle/o5hSFCW4bAvCx4sJ7

Evolução biológica

DINOSSAUROS
Os dinossauros são répteis terrestres que viveram na Terra entre 230 milhões e 65 milhões de anos atrás e que já foram extintos. Com base em restos e vestígios deixados por eles, os cientistas podem, por exemplo, deduzir informações a respeito da constituição, do comportamento, da alimentação e do ambiente em que viviam esses animais.

A diversidade de seres vivos sempre fascinou a humanidade. No entanto, as primeiras explicações científicas para a biodiversidade existente no planeta começaram a surgir somente entre o final do século XVIII e o início do século XIX. A compreensão do processo evolutivo é importante para entender o surgimento de novas espécies, as similaridades e as diferenças entre os seres vivos e a relação de parentesco entre os organismos, tanto viventes quanto extintos.


Evidências da evolução biológica

A existência de fósseis e a presença de estruturas anatomicamente semelhantes em várias espécies
são evidências da evolução.

Mudanças no cenário terrestre
A Terra vem sofrendo mudanças desde sua formação, há cerca de 4,5 bilhões de anos. A temperatura da superfície diminuiu, a composição da atmosfera mudou bastante e muitos seres vivos surgiram e evoluíram. A visão de que o ambiente terrestre e os seres vivos se transformam ao longo do tempo é bastante recente. Até poucos séculos atrás, acreditava-se que a Terra e todos os seres vivos foram criados de uma só vez e permaneciam inalterados ao longo do tempo.
Nos últimos quatro séculos, porém, a humanidade passou a considerar cada vez mais as evidências de que muitos seres vivos que habitavam a Terra em tempos remotos desapareceram e que outros surgiram em épocas mais recentes. Essas evidências apoiam estudos que indicam, por exemplo, que os primeiros seres vivos surgiram há cerca de 3,5 bilhões de anos, os grandes dinossauros se extinguiram há aproximadamente 65 milhões de anos e a espécie humana surgiu há cerca de 300 mil anos. Com base nas evidências disponíveis, atualmente, os cientistas explicam a diversidade de seres vivos como resultado da evolução biológica. De acordo com essa teoria, os seres vivos se transformam ao longo do tempo e são todos descendentes de um ancestral comum.


ATIVIDADES

1.  1. Existem evidências de que os dinossauros existiram? Justifique sua resposta.

1.  2.  Em sua opinião, os seres vivos que habitam a Terra hoje são os mesmos desde o surgimento da vida no planeta? Justifique sua resposta.

3. Você já se perguntou como podem existir tantas espécies diferentes no planeta? Como você explicaria essa diversidade?

4. Explique com suas palavras o que é evolução dos seres vivos.

__________________________________________________________________________


9º ano C - Português

Professora Luciene

 

Roteiro de Atividade – Semana de 10/08/2020 a 14/08/2020

Habilidades:

EF89LP33A Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.

 

Leia o conto “A Cartomante”, de Machado de Assis (que deixei disponível em arquivo PDF, e também pode ser acessado através do site: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000181.pdf), e dê continuidade ao nosso Projeto Leitura. Como essa será a atividade da semana, não terá prazo de 15 dias, deverá ser entregue na sexta-feira (dia 14/08/2020).

 

Você pode responder às questões através do formulário, neste link: https://forms.gle/dC8A83AVeY93Lemt6

 

Para quem não tem mais as perguntas e irá responder no caderno, pode copiá-las daqui:


“Título do livro lido”

 

1.            Ficha Técnica:

 

•          Nome(s) do(s) autor (a)(s):                                  Número de Páginas:

•          Editora:                                                                 Ano de Edição:

 

2.         Qual é o tema do livro?

 

3.         Quem são as personagens da história e qual é a participação delas no desenvolvimento do enredo?

 

4.         Que parte da história mais chamou a sua atenção? Por quê?

 

5.         De qualquer história é possível extrair conhecimento e cultura. O que você aprendeu com a história desse livro?

 

6.         Transcreva do livro uma frase que você considere importante (por ser forte, marcante, decisiva, inspiradora, bela, etc.).

 

7.         Escreva uma carta para o autor do livro para falar sua opinião sobre a obra (siga o modelo proposto).                                                                         

 

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

__________________________________________________________________________


                            9º anos A, B e C - Inglês

                                            Teacher Luciene

 

Roteiro de Atividade – Semana de 10/08/2020 a 14/08/2020

Habilidades:

(EF09LI01)    "Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação."

 

Hi, everyone! How are you?

 

Hey, please see this vídeo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=4sHX3MiPGFc

 

And now, read this little text:

 

Why is it important to learn English?

 

There are many, many reasons why learning a new language is a good idea. It allows you to communicate with new people. It helps you to see things from a different perspective, or get a deeper understanding of another culture. It helps you to become a better listener. It even has health benefits, as studies have shown that people who speak two or more languages have more active minds later in life!

 

Those are all reasons to learn any language – but did you know that there are 6,500 languages still spoken in the world today? With such an enormous number to choose from, why pick English?

 

Here are five big reasons that learning English can improve your life.

 

It’s the Official Language of 53 Countries

 

400 million people around the world speak English as their first language. Not only that, but English is listed as one of the official languages in more than a quarter of the countries in the world. That’s a lot of new people you can communicate with just by improving one language!

 

 

It’s the Most Widely Spoken Language in the World

 

What’s more, English is the rest of the world’s “second language”. While Chinese Mandarin and Spanish are the mother tongues of more people overall, most people in the world choose to learn some English after their native language. In fact, one in five people on the planet speak or understand at least a little bit of English.

 

This makes English one of the most useful languages you can learn. After all, you can’t learn all 6,500 languages in the world, but at least you will be able to communicate with people from all different countries using English.

It Can Help You Get a Better Job

 

Companies are becoming more international, and English is listed as an essential skill for more and more jobs. There are some organisations that now conduct all their business in English, no matter where in the world they are based. If you want the best paid opportunities, learning English is a great idea.

 

Download-brochure-eurocentres

 

 It Makes It Easier to Travel

 

As I said before, English is the world’s second language. This means that learning English makes it much easier to travel anywhere you want. For example, aeroplane announcements, train timetables, emergency information and street signs are often translated into English, particularly in countries that use a different type of alphabet. Plus, even if you don’t find other travellers or local people that speak your mother tongue, you are practically guaranteed to find someone who understands some English.

 

 It’s the Language of the Media

 

Most of the content on the internet is written in English. Many of the world’s biggest news outlets, including TV, newspapers, magazines and radio, are produced in English. Some of your favourite films, TV shows and pop music are probably English-language. Go to any international film festival in the world and you will see that all films are either in English or have English subtitles.

 

English is the international language of media and arts and so, if you want to access as much as possible for yourself, without relying on translations, it’s the most powerful language you can learn today!

 

 

Now, pay attention here:

 

A atividade da semana consiste em você escrever no seu caderno a sua opinião sobre “Por que é importante aprender Inglês”. Basta apenas um parágrafo, desde que seja escrito todo em Inglês.

 

Feito isso, você irá gravar um áudio lendo o seu próprio texto. Isso mesmo: você lendo em Inglês!!! Grave e me envie via WhatsApp (o número está logo abaixo).

 

Não se acanhe, não se preocupe se errar. Apenas eu ouvirei o seu áudio, ok?!!!

 

 

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

__________________________________________________________________________



                                     Tecnologia - 9º C
                                Professora - Maristela

Habilidade: EF89TEC18- Realizar de forma contínua produções de uma mídia digital específica e a análise crítica de textos digitais em diferentes formatos

Como utilizar nas redes sociais a Cidadania Digital??

O que é ética e cidadania digital?


Quais são as áreas da Cidadania Digital?
[


Enviar as fotos da atividade e-mail formentini2@gmail.com ou whastApp - 98136-5627

__________________________________________________________________________

9º ano A e B -ARTE

                          Prof. Anderson  Sanchez

Habilidade: (EF09AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos do drama, do teatro contemporâneo e do cinema (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia, incluindo o recurso a tecnologias digitais) e reconhecer seus vocabulários.

REALIZAR AS ATIVIDADES DO LINK: ARTE 9°A e 9°B 3°BIMESTRE #02 10 a 14/08

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6fT8MNw_KCXSXfrALmd8ULeLBa8E3fqNRpeFFfnNXa9akKA/viewform


__________________________________________________________________________

9º ano C -ELETIVA

                        Prof. Anderson  Sanchez

Habilidade: -Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa. Desenvolvimento da comunicação
-classificar, comparar
-inferir, deduzir
- Memorizar.


REALIZAR AS ATIVIDADES DO LINK: ELETIVA 9°C 3°BIMESTRE #02 10 a 14/08

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfi6bDzYm9X57CEy0JoNMKU86BJBZ35AY237-ttlG1oFlMVww/viewform

________________________________________________________________________ 


História- 9ºAno A e B - Profº Leilson  - 9ºAno C-Profª Valdilene

Habilidades: Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.

Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/gBEiuMPCRq2Zw6v67 


Eletiva – Profissões- Profº Leilson

Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.

Responder a atividades acessando o link:   https://forms.gle/v3PDgae76ru5J1Fe6

________________________________________

Disciplina Geografia Professora Cristiane

Habilidades 

3ºBimestre

. (EF09GE20*) Identificar o papel dos setores primário, secundário e terciário na economia da Europa, Ásia e Oceania e discutir a relevância do desenvolvimento tecnológico para as economias dos países europeus e asiáticos.






Educação física professor Emerson 9°B




Início da matéria do 3° bimestre



https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScOW-Ey3Ls9MsfaDtXRJbnjISJijwjnOYqaxMNSHZhhBZPopw/viewform?usp=sf_link


_________________________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.  

 

Habilidades: Adquirir conhecimento do processo artístico.

Expressão vocal

Assista aos vídeos e faça suas anotações no caderno.  

TEATRO NA PRÁTICA | Aquecimento Vocal

https://www.youtube.com/watch?v=imeBXkzuVlE

TEATRANDO: Aquecimento de Voz

https://www.youtube.com/watch?v=YbocBRsDEgs

_________________________________________________________________



ARTE

Professora: Michelle

( 9º ano C )


Origem do teatro

 

Dia 27 de março é comemorado o Dia Mundial do Teatro, vamos aproveitar  pra conhecermos um pouco sobre a  origem do teatro e seus elementos.

Diferente das artes visuais, nas artes cênicas o espetáculo só existe no momento da apresentação, ou seja, na relação entre o artista e o espectador.

Quando pensamos nisso logo vem a mente o teatro, não é mesmo? 

Mas a linguagem cênica também inclui a dança, muitas vezes relacionada com o teatro.

Teatro na escola

O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante. Proporciona ao estudante o contato com a qualidade poética, linguística e musical.  Permite que se desenvolva um senso estético mais apurado, que lhes ensine a diferenciar, valorizar e apreciar o belo, na arte e na vida. Há peças sobre feitos históricos, tanto brasileiros, quanto da história universal, abordando mitologia, epopéias medievais, temas bíblicos, etc. O teatro como tema transversal potencializa o aprendizado de diversas matérias, pois a vivência lúdica faz com que o aluno se aproprie do tema vivenciado.

 Surgimento do teatro

O teatro enquanto manifestação humana sempre esteve presente na história da humanidade pois por meio dele o homem expressava sentimentos, contava histórias, e louvava seus deuses.  

Por isso, ninguém sabe ao certo como e quando o teatro surgiu.  

Provavelmente, desde o tempo das cavernas, de tanto observar os animais, o homem acabou conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo e depois, deve ter encenado essa caça para seus companheiros para contar a eles como foi. 

Ta certo que não era lá um grande espetáculo, mas já era teatro, chamado de Teatro Primitivo.

Mas o teatro como conhecemos hoje, chamado de Teatro Ocidental, começou mesmo com os gregos!

Elementos da linguagem teatral

 Para os teatro existir são necessários apenas 3 elementos básicos:

Personagem (ator)

Espaço (lugar) 

Público (platéia)

Depois disso, basta a Ação acontecer e temos teatro!

Mas é claro que existem muitos outros elementos importantes que compõem o que chamamos de Sintaxe Teatral

São elementos que deixam o espetáculo, seja o teatro seja a dança, ainda mais interessante. Exemplos:a iluminação, o figurino, a maquiagem, o cenário, etc.

 Os profissionais das artes cênicas

Existe um responsável por cada um desses elementos. O que eles fazem?

DRAMATURGO:  é quem escreve a peça, o autor.

DIRETOR:  responsável por conduzir a encenação, os ensaios, dar diretrizes sobre a interpretação dos atores e a concepção geral do espetáculo.

COREÓGRAFO: em um espetáculo de dança é quem elabora, dirige e organiza a coreografia do espetáculo.

ATORES:  encenam, interpretam os personagens.

BAILARINOS ou INTÉRPRETES: interpretam as coreografias

ILUMINADOR: elabora a composição das luzes do espetáculo.

MÚSICOS: responsáveis pela música.

SONOPLASTA: responsável pelos sons.

CENÓGRAFO:  cria o cenário e os objetos da cena.

FIGURINISTA: cria as roupas que serão utilizadas pelos atores para compor a imagem do personagem

MAQUIADOR: cria a maquiagem dos personagens.


Para entendermos melhor o assunto, responda em seu caderno de arte as perguntas a seguir:

1. Qual a diferença entre a linguagem das artes cênicas e as demais?

2. Aonde começou o teatro?

3. O que é um  ditirambo?

4. Como era o teatro antes do ditirambo?

5. Quem foi o primeiro ator?

6. Como foi o desenvolvimento do teatro ocidental?

7.Qual a origem da palavra drama?

8. O que é gênero dramático?

9. Qual o objetivo da tragédia?

10. Qual a diferença entre comédia e tragédia?







_________________________________________________________________________________
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 9ºB
PROFª GRAZIELLE

Habilidade: Analisar os termos de uso em relação aos dados pessoais de forma segura na rede classificando as permissões disponíveis na rede.

SEGUE O LINK DA ATIVIDADE: https://forms.gle/WZWJenYFmgC6JC

_________________________________________________________________

Professor Eliezer projeto de vida 9º ano C

Objetivo: Promover o exercício do autoconhecimento de modo que os estudantes possam se reconhecer como adolescentes, refletir sobre suas identidades e sistematizar seus projetos de vida.

Competências socioemocionais em foco: Imaginação criativa.

 

Atividade baseada no caderno do aluno volume 3 pagina 58

 

Ser adolescente.

É comum que a adolescência seja entendida apenas como um ponto de passagem entre a infância e a vida adulta, de tal forma que as opiniões, posicionamentos e formas de vida dos adolescentes nem sempre são ouvidas ou “levadas a sério”. Essa visão é problemática, pois considera o adolescente como um “vir a ser” sem reconhecer e respeitar quem ele(ela) é no presente. É necessário adotar uma abordagem positiva no tocante a essa fase da vida, de tal forma que os(as) adolescentes possam valorizar o momento que vivem, refletir criticamente sobre ele e sobre os diferentes pontos de vista que circulam em nossa sociedade a respeito do que é ser adolescente.

 

Baseado no trecho acima responda as questões a seguir

1. O que é ser adolescente hoje?

2. Como a realidade em que vivemos influencia quem nós somos?

3. Qual relação temos com o futuro e nossos projetos de vida?

 

Após o termino tirar foto e mandar para o WhatsApp 996460862

_________________________________________________________________________________


Professor Eliezer tecnologia e inovação 9º ano A

Objetivo: promover práticas de consumo consciente

Atividade baseada na página 42, 43 do caderno do aluno volume 3

 

AQUI É NOSSA CASA

Não importa o tamanho da cidade em que você vive: muito provavelmente as cenas a seguir se repetem nela. No ônibus, no metrô, na rua, nos bares, restaurantes, elevadores, tem sempre alguém usando um telefone celular. Embora com os mais variados propósitos (pode ser para conversar, pagar uma conta, fazer uma pesquisa, entrar numa rede social, assistir a um vídeo, comprar algo, jogar), o fato é que esses aparelhos se tornaram indispensáveis para muita gente. Acontece que, como o mundo tem mais de 7,7 bilhões de pessoas, e 2,5 bilhões delas usam smartphones e trocam seus aparelhos com frequência, o problema do descarte é enorme.

O lixo eletrônico gerado por estes aparelhos e por tantos outros dispositivos também globalmente consumidos é um desafio a ser enfrentado por cada um de nós. Afinal, com tantos estímulos para consumirmos cada vez mais e com produtos que duram apenas um certo tempo, sem incorporarmos o consumo consciente ao nosso comportamento, o planeta certamente não vai dar conta. Nas próximas aulas, vamos refletir sobre essas questões e sobre nosso papel para não sermos “engolidos” pela sociedade de consumo.

Faça uma pesquisa e responda:

Escolha grandes fabricantes para pesquisar e depois responda:

1.       Qual a frequência média de lançamentos de novos modelos de smartphones?

2.       Por que os fabricantes lançam modelos novos nestes prazos?

3.       Qual é a vida útil de um smartphone?

Faça uma busca no site de grandes lojas, e analise as propagandas de celular.

Então, responda:

1.       Quais os motivos mais comuns para alguém querer trocar de celular?

2.       Na média, de quanto em quanto tempo os usuários trocam seus aparelhos?

3.       De onde vem a pressão para a troca?

Após o termino tire foto e mande para o WhatsApp 996460862

_____________________________________________________________________________


Projeto de vida

Professora: Michelle

( 9º ano A,B )


RECORTE E COLE EM SEU CADERNO DE PROJETO DE VIDA, DE REVISTAS E JORNAIS, ASSUNTOS QUE FALAM DA ATUAL SITUAÇÃO DE NOSSO PLANETA. 



________________________-______________________________________________



Atividade de Português – 10 a 14 de agosto de 2020.

Profª Néia – 9º  A e B

Habilidades: (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos  e levando em conta  características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Analise o cartaz e responda as questões a seguir:

1-A finalidade do anúncio publicitário é:

 (A) denunciar os maus-tratos aos cães.

 (B) procurar um dono para o cão.

 (C) convencer as pessoas a adotarem cães.

 (D) comparar os cães aos seus donos.

 

2-    Maltratar animais é crime. O que você acha das pessoas que maltratam seus animais de estimação?

 

3-     Explique a mensagem da frase: “Porque um dono vira-lata eu já tive...”

 

 

Leia o texto abaixo para responder as questões abaixo:

 

Quem vai salvar a vida

(...) No dia seguinte era sábado, e meu pai pegou o

Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo com ele pra passear.

Eu então perguntei:

– Ô, pai, que tal levar um saquinho para pegar a sujeira

do Trovão?

– Pegar a sujeira? – ele perguntou.

– Então, pai, não se pode deixar sujeira no meio da rua...

– Ora, ora – meu pai respondeu –, a rua é pra isso

mesmo!

– Pai, que absurdo! A rua é de todos! É como se você

levasse seu cachorro pra sujar a casa dos outros. Você não vê que a

gente pisa nessa sujeira e traz pra casa? Não vê que tem crianças

pequenas que andam na rua e sujam os pés?

Meu pai me olhou torto, torto.

E foi embora.

Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho,

que ele atirou no lixo (...).

  

                                                   Ruth Rocha. Quem vai salvar a vida? São Paulo, FTD, 2009

 

   4- . Percebe-se que o narrador do texto é

         (A) Observador                       

         (B) Personagem

 5- A parte do texto que nos indica que o narrador é um filho ou filha é

(A) “A rua é de todos!” 

(B) “(...) não se pode deixar a sujeira no meio da rua...” 

(C) “Ora, ora(...), a rua é para isso mesmo!”

(D) “Meu pai me olhou torto, torto.”

 6- Lendo o trecho, “Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (...)”, pode-se concluir que o pai:    

(A) resolveu comprar sacos de lixo.         

(B) desistiu de passear com o cão.

(C) recolheu a sujeira de seu cachorro.   

(D) pisou no lixo encontrado na rua.

 07. O texto é constituído por vários travessões. Eles foram usados porque o texto é

(A) um poema.         

(C) uma receita.

(B) um anúncio    

 (D) um diálogo.

 

 _______________________________________

___________________________________________

Eletiva de Fotografia - Professora Regiane 

Acesse o link abaixo e responda as atividades.

https://forms.gle/S18HUn6eRnDXdY5g8

_____________________________________________________________________


9 Ano - Eletiva - (show fashion )

Proª Aurinda Prado

Tema da nossa aula o Tie Dye


O Tie Dye nos permite inovar com muito pouco, é uma técnica milenar de

tingimento de roupas, é um forte símbolo de liberdade e sustentabilidade.

Você pode conhecer um pouco mais sobre esta técnica pesquisando nos site

abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=t-sY3MfGDYQ

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2020/07/08/interna_revista_corre

io,869542/durante-isolamento-o-tie-dye-volta-com-tudo-e-colore-o-guarda-roupa.shtml

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2020/07/08/interna_revista_corre

io,869542/durante-isolamento-o-tie-dye-volta-com-tudo-e-colore-o-guarda-roupa.shtml

Atividade:

1 – Produza um pequeno texto, mostrando o que você achou desta técnica.

2 –Proposta do projeto, mãos à obra, é hora de mostrar que você pode criar e se divertir com

muito pouco, pense que você pode trocar ideias com amigos pelo whats App (devida ao

distanciamento social).

Enviar foto da atividade para

aurinda@prof.educacao.sp.gov.br