E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Matemática 9ºANO C - Profª Magaly Greggio
ATIVIDADES
PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C para o período de 10/08 a 14/08
DISCIPLINA: CIÊNCIAS 3ºBIMESTRE
TEMA: Evolução biológica
Habilidades: Ter
noções sobre evolução biológica, discutindo processos responsáveis pela atual
diversidade dos seres vivos.; Conhecer algumas evidências da evolução
biológica.
RESPONDER AS ATIVIDADES ABAIXO NO LINK: https://forms.gle/o5hSFCW4bAvCx4sJ7
Evolução biológica
DINOSSAUROS
Os dinossauros são répteis terrestres que viveram na Terra entre
230 milhões e 65 milhões de anos atrás e que já foram extintos. Com base em
restos e vestígios deixados por eles, os cientistas podem, por exemplo, deduzir
informações a respeito da constituição, do comportamento, da alimentação e do
ambiente em que viviam esses animais.
A diversidade de seres vivos sempre fascinou
a humanidade. No entanto, as primeiras explicações científicas para a
biodiversidade existente no planeta começaram a surgir somente entre o final do
século XVIII e o início do século XIX. A compreensão do processo evolutivo é
importante para entender o surgimento de novas espécies, as similaridades e as
diferenças entre os seres vivos e a relação de parentesco entre os organismos,
tanto viventes quanto extintos.
Evidências da evolução biológica
A existência de fósseis e a presença de
estruturas anatomicamente semelhantes em várias espécies
são evidências da evolução.
Mudanças no cenário terrestre
A Terra vem sofrendo mudanças desde sua formação, há cerca de 4,5
bilhões de anos. A temperatura da superfície diminuiu, a composição da
atmosfera mudou bastante e muitos seres vivos surgiram e evoluíram. A visão de
que o ambiente terrestre e os seres vivos se transformam ao longo do tempo é bastante recente. Até poucos séculos atrás, acreditava-se
que a Terra e todos os seres vivos foram criados de uma só vez e permaneciam
inalterados ao longo do tempo.
Nos últimos quatro séculos, porém, a humanidade passou a considerar cada vez
mais as evidências de que muitos seres vivos que habitavam a Terra em tempos
remotos desapareceram e que outros surgiram em épocas mais recentes. Essas
evidências apoiam estudos que indicam, por exemplo, que os primeiros seres vivos surgiram há cerca de 3,5 bilhões de anos,
os grandes dinossauros se extinguiram há aproximadamente 65 milhões de anos e a
espécie humana surgiu há cerca de 300 mil anos. Com base nas evidências
disponíveis, atualmente, os cientistas explicam a diversidade de seres vivos
como resultado da evolução biológica. De acordo com essa teoria, os seres vivos
se transformam ao longo do tempo e são todos descendentes de um ancestral comum.
ATIVIDADES
1. 1. Existem evidências de que os dinossauros existiram? Justifique
sua resposta.
1. 2. Em sua opinião, os seres vivos que habitam a Terra hoje são os mesmos desde o surgimento da vida no planeta? Justifique sua resposta.
3. Você já se perguntou como podem existir tantas espécies
diferentes no planeta? Como você explicaria essa diversidade?
4. Explique
com suas palavras o que é evolução dos seres vivos.
__________________________________________________________________________
9º ano C - Português
Professora Luciene
Roteiro
de Atividade – Semana de 10/08/2020
a 14/08/2020
Habilidades: EF89LP33A Ler, de forma autônoma, textos de gêneros
variados. |
Leia o conto “A Cartomante”, de Machado de Assis
(que deixei disponível em arquivo PDF, e também pode ser acessado através do
site: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000181.pdf),
e dê continuidade ao nosso Projeto Leitura. Como essa será a atividade da
semana, não terá prazo de 15 dias, deverá ser entregue na sexta-feira (dia
14/08/2020).
Você pode responder às
questões através do formulário, neste link: https://forms.gle/dC8A83AVeY93Lemt6
Para quem não tem mais
as perguntas e irá responder no caderno, pode copiá-las daqui:
“Título do livro
lido”
1.
Ficha
Técnica:
• Nome(s) do(s) autor (a)(s): Número de Páginas:
• Editora:
Ano de Edição:
2. Qual
é o tema do livro?
3. Quem
são as personagens da história e qual é a participação delas no desenvolvimento
do enredo?
4. Que
parte da história mais chamou a sua atenção? Por quê?
5. De
qualquer história é possível extrair conhecimento e cultura. O que você
aprendeu com a história desse livro?
6. Transcreva
do livro uma frase que você considere importante (por ser forte, marcante,
decisiva, inspiradora, bela, etc.).
7. Escreva
uma carta para o autor do livro para falar sua opinião sobre a obra (siga
o modelo proposto).
Qualquer dúvida, pode
entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
**************************************************************
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada
semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
__________________________________________________________________________
9º anos A, B e C - Inglês
Teacher Luciene
Roteiro
de Atividade – Semana de 10/08/2020
a 14/08/2020
Habilidades: (EF09LI01) "Fazer uso da língua inglesa para
expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o
contexto e os recursos linguísticos voltados para a eficácia da
comunicação." |
Hi, everyone! How are
you?
Hey, please see this
vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=4sHX3MiPGFc
And now, read this little
text:
Why is it important to learn English? There are many, many
reasons why learning a new language is a good idea. It allows you to
communicate with new people. It helps you to see things from a different
perspective, or get a deeper understanding of another culture. It helps you
to become a better listener. It even has health benefits, as studies have
shown that people who speak two or more languages have more active minds
later in life! Those are all reasons
to learn any language – but did you know that there are 6,500 languages still
spoken in the world today? With such an enormous number to choose from, why
pick English? Here are five big
reasons that learning English can improve your life. It’s the Official
Language of 53 Countries 400 million people
around the world speak English as their first language. Not only that, but
English is listed as one of the official languages in more than a quarter of
the countries in the world. That’s a lot of new people you can communicate
with just by improving one language! It’s the Most Widely
Spoken Language in the World What’s more, English
is the rest of the world’s “second language”. While Chinese Mandarin and
Spanish are the mother tongues of more people overall, most people in the
world choose to learn some English after their native language. In fact, one
in five people on the planet speak or understand at least a little bit of
English. This makes English
one of the most useful languages you can learn. After all, you can’t learn
all 6,500 languages in the world, but at least you will be able to
communicate with people from all different countries using English. It Can Help You Get a
Better Job Companies are
becoming more international, and English is listed as an essential skill for
more and more jobs. There are some organisations that now conduct all their
business in English, no matter where in the world they are based. If you want
the best paid opportunities, learning English is a great idea. Download-brochure-eurocentres It Makes It Easier to Travel As I said before,
English is the world’s second language. This means that learning English
makes it much easier to travel anywhere you want. For example, aeroplane
announcements, train timetables, emergency information and street signs are
often translated into English, particularly in countries that use a different
type of alphabet. Plus, even if you don’t find other travellers or local
people that speak your mother tongue, you are practically guaranteed to find
someone who understands some English. It’s the Language of the Media Most of the content
on the internet is written in English. Many of the world’s biggest news
outlets, including TV, newspapers, magazines and radio, are produced in
English. Some of your favourite films, TV shows and pop music are probably
English-language. Go to any international film festival in the world and you
will see that all films are either in English or have English subtitles. English is the
international language of media and arts and so, if you want to access as
much as possible for yourself, without relying on translations, it’s the most
powerful language you can learn today! |
Now, pay attention
here:
A atividade da semana consiste em você escrever no seu
caderno a sua opinião sobre “Por que é importante aprender Inglês”. Basta
apenas um parágrafo, desde que seja escrito todo em Inglês.
Feito isso, você irá gravar um áudio lendo o seu
próprio texto. Isso mesmo: você lendo em Inglês!!! Grave e me envie via
WhatsApp (o número está logo abaixo).
Não se acanhe, não se
preocupe se errar. Apenas eu ouvirei o seu áudio, ok?!!!
Qualquer dúvida, pode
entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
**************************************************************
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada
semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
__________________________________________________________________________
Como utilizar nas redes sociais a Cidadania Digital??
O que é ética e cidadania digital?Enviar as fotos da atividade e-mail formentini2@gmail.com ou whastApp - 98136-5627
__________________________________________________________________________
9º
ano A e B -ARTE
Prof. Anderson Sanchez
Habilidade: (EF09AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos do drama, do teatro contemporâneo e do cinema (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, iluminação e sonoplastia, incluindo o recurso a tecnologias digitais) e reconhecer seus vocabulários.
REALIZAR
AS ATIVIDADES DO LINK:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6fT8MNw_KCXSXfrALmd8ULeLBa8E3fqNRpeFFfnNXa9akKA/viewform
__________________________________________________________________________
9º
ano C -ELETIVA
Prof. Anderson Sanchez
Habilidade: -Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa. Desenvolvimento da comunicação
-classificar, comparar
-inferir, deduzir
- Memorizar.
REALIZAR AS ATIVIDADES DO LINK: ELETIVA 9°C
3°BIMESTRE #02 10 a 14/08
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfi6bDzYm9X57CEy0JoNMKU86BJBZ35AY237-ttlG1oFlMVww/viewform
________________________________________________________________________
História-
9ºAno A e B - Profº Leilson - 9ºAno
C-Profª Valdilene
Habilidades: Identificar
e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e
discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os
casos de violação dos direitos humanos.
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/gBEiuMPCRq2Zw6v67
Eletiva
– Profissões- Profº Leilson
Habilidades: Conhecer e
compreender as profissões do futuro.
Responder a atividades
acessando o link: https://forms.gle/v3PDgae76ru5J1Fe6
Habilidades 3ºBimestre |
. (EF09GE20*) Identificar o papel dos
setores primário, secundário e terciário na economia da Europa, Ásia e
Oceania e discutir a relevância do desenvolvimento tecnológico para as
economias dos países europeus e asiáticos. |
_________________________________________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
Eletiva: EXPRESSA-TE.
Habilidades: Adquirir
conhecimento do processo artístico.
Expressão vocal
Assista
aos vídeos e faça suas anotações no caderno.
TEATRO NA PRÁTICA | Aquecimento Vocal
https://www.youtube.com/watch?v=imeBXkzuVlE
TEATRANDO: Aquecimento de Voz
https://www.youtube.com/watch?v=YbocBRsDEgs
_________________________________________________________________
ARTE
Professora: Michelle
( 9º ano C )
Origem do teatro
Dia 27 de março é comemorado o Dia Mundial do Teatro, vamos aproveitar pra conhecermos um pouco sobre a origem do teatro e seus elementos.
Diferente das artes visuais, nas artes cênicas o espetáculo só existe no momento da apresentação, ou seja, na relação entre o artista e o espectador.
Quando pensamos nisso logo vem a mente o teatro, não é mesmo?
Mas a linguagem cênica também inclui a dança, muitas vezes relacionada com o teatro.
O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante. Proporciona ao estudante o contato com a qualidade poética, linguística e musical. Permite que se desenvolva um senso estético mais apurado, que lhes ensine a diferenciar, valorizar e apreciar o belo, na arte e na vida. Há peças sobre feitos históricos, tanto brasileiros, quanto da história universal, abordando mitologia, epopéias medievais, temas bíblicos, etc. O teatro como tema transversal potencializa o aprendizado de diversas matérias, pois a vivência lúdica faz com que o aluno se aproprie do tema vivenciado.
Surgimento do teatro
O teatro enquanto manifestação humana sempre esteve presente na história da humanidade pois por meio dele o homem expressava sentimentos, contava histórias, e louvava seus deuses.
Por isso, ninguém sabe ao certo como e quando o teatro surgiu.
Provavelmente, desde o tempo das cavernas, de tanto observar os animais, o homem acabou conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo e depois, deve ter encenado essa caça para seus companheiros para contar a eles como foi.
Ta certo que não era lá um grande espetáculo, mas já era teatro, chamado de Teatro Primitivo.
Mas o teatro como conhecemos hoje, chamado de Teatro Ocidental, começou mesmo com os gregos!
Elementos da linguagem teatral
Para os teatro existir são necessários apenas 3 elementos básicos:
Personagem (ator)
Espaço (lugar)
Público (platéia)
Depois disso, basta a Ação acontecer e temos teatro!
Mas é claro que existem muitos outros elementos importantes que compõem o que chamamos de Sintaxe Teatral.
São elementos que deixam o espetáculo, seja o teatro seja a dança, ainda mais interessante. Exemplos:a iluminação, o figurino, a maquiagem, o cenário, etc.
Os profissionais das artes cênicas
Existe um responsável por cada um desses elementos. O que eles fazem?
DRAMATURGO: é quem escreve a peça, o autor.
DIRETOR: responsável por conduzir a encenação, os ensaios, dar diretrizes sobre a interpretação dos atores e a concepção geral do espetáculo.
COREÓGRAFO: em um espetáculo de dança é quem elabora, dirige e organiza a coreografia do espetáculo.
ATORES: encenam, interpretam os personagens.
BAILARINOS ou INTÉRPRETES: interpretam as coreografias
ILUMINADOR: elabora a composição das luzes do espetáculo.
MÚSICOS: responsáveis pela música.
SONOPLASTA: responsável pelos sons.
CENÓGRAFO: cria o cenário e os objetos da cena.
FIGURINISTA: cria as roupas que serão utilizadas pelos atores para compor a imagem do personagem
MAQUIADOR: cria a maquiagem dos personagens.
Para entendermos melhor o assunto, responda em seu caderno de arte as perguntas a seguir:
1. Qual a diferença entre a linguagem das artes cênicas e as
demais?
2. Aonde começou o teatro?
3. O que é um ditirambo?
4. Como era o teatro antes do ditirambo?
5. Quem foi o primeiro ator?
6. Como foi o desenvolvimento do teatro ocidental?
7.Qual a origem da palavra drama?
8. O que é gênero dramático?
9. Qual o objetivo da tragédia?
10. Qual a diferença entre comédia e tragédia?
Habilidade: Analisar os termos de uso em relação aos dados pessoais de forma segura na rede classificando as permissões disponíveis na rede.
SEGUE O LINK DA ATIVIDADE: https://forms.gle/WZWJenYFmgC6JC
_________________________________________________________________
Professor Eliezer projeto de vida 9º ano C
Objetivo: Promover o exercício do autoconhecimento de modo que
os estudantes possam se reconhecer como adolescentes, refletir sobre suas
identidades e sistematizar seus projetos de vida.
Competências socioemocionais em foco: Imaginação criativa.
Atividade baseada no caderno do aluno volume 3 pagina 58
Ser adolescente.
É comum que a adolescência seja entendida apenas como um
ponto de passagem entre a infância e a vida adulta, de tal forma que as opiniões,
posicionamentos e formas de vida dos adolescentes nem sempre são ouvidas ou
“levadas a sério”. Essa visão é problemática, pois considera o adolescente como
um “vir a ser” sem reconhecer e respeitar quem ele(ela) é no presente. É
necessário adotar uma abordagem positiva no tocante a essa fase da vida, de tal
forma que os(as) adolescentes possam valorizar o momento que vivem, refletir
criticamente sobre ele e sobre os diferentes pontos de vista que circulam em
nossa sociedade a respeito do que é ser adolescente.
Baseado no trecho acima responda as questões a seguir
1. O que é ser adolescente hoje?
2. Como a realidade em que vivemos influencia quem nós
somos?
3. Qual relação temos com o futuro e nossos projetos de
vida?
Após o termino tirar foto e mandar para o WhatsApp 996460862
_________________________________________________________________________________
Professor Eliezer tecnologia e inovação 9º ano A
Objetivo: promover práticas de consumo consciente
Atividade baseada na página 42, 43 do caderno do aluno
volume 3
AQUI É NOSSA CASA
Não importa o tamanho da cidade em que você vive: muito
provavelmente as cenas a seguir se repetem nela. No ônibus, no metrô, na rua,
nos bares, restaurantes, elevadores, tem sempre alguém usando um telefone
celular. Embora com os mais variados propósitos (pode ser para conversar, pagar
uma conta, fazer uma pesquisa, entrar numa rede social, assistir a um vídeo,
comprar algo, jogar), o fato é que esses aparelhos se tornaram indispensáveis
para muita gente. Acontece que, como o mundo tem mais de 7,7 bilhões de
pessoas, e 2,5 bilhões delas usam smartphones e trocam seus aparelhos com
frequência, o problema do descarte é enorme.
O lixo eletrônico gerado por estes aparelhos e por tantos
outros dispositivos também globalmente consumidos é um desafio a ser enfrentado
por cada um de nós. Afinal, com tantos estímulos para consumirmos cada vez mais
e com produtos que duram apenas um certo tempo, sem incorporarmos o consumo
consciente ao nosso comportamento, o planeta certamente não vai dar conta. Nas
próximas aulas, vamos refletir sobre essas questões e sobre nosso papel para
não sermos “engolidos” pela sociedade de consumo.
Faça uma pesquisa e responda:
Escolha grandes fabricantes para pesquisar e depois
responda:
1.
Qual a frequência média de lançamentos de novos
modelos de smartphones?
2.
Por que os fabricantes lançam modelos novos
nestes prazos?
3.
Qual é a vida útil de um smartphone?
Faça uma busca no site de grandes lojas, e analise as
propagandas de celular.
Então, responda:
1.
Quais os motivos mais comuns para alguém querer
trocar de celular?
2.
Na média, de quanto em quanto tempo os usuários
trocam seus aparelhos?
3.
De onde vem a pressão para a troca?
Após o termino tire foto e mande para o WhatsApp 996460862
_____________________________________________________________________________
Projeto de vida
Professora: Michelle
( 9º ano A,B )
RECORTE E COLE EM SEU CADERNO DE PROJETO DE VIDA, DE REVISTAS E JORNAIS, ASSUNTOS QUE FALAM DA ATUAL SITUAÇÃO DE NOSSO PLANETA.
________________________-______________________________________________
Atividade de Português – 10 a 14 de agosto de 2020.
Profª Néia – 9º A e B
Analise o cartaz e responda as questões a seguir:
1-A finalidade do anúncio publicitário é:
(A) denunciar os maus-tratos aos cães.
(B) procurar um dono para o cão.
(C) convencer as pessoas a adotarem cães.
(D) comparar os cães aos seus donos.
2- Maltratar animais é crime. O que você acha das pessoas que maltratam seus animais de estimação?
3- Explique a mensagem da frase: “Porque um dono vira-lata eu já tive...”
Leia o texto abaixo para responder as questões abaixo:
Quem vai salvar a vida
(...) No dia seguinte era sábado, e meu pai pegou o
Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo com ele pra passear.
Eu então perguntei:
– Ô, pai, que tal levar um saquinho para pegar a sujeira
do Trovão?
– Pegar a sujeira? – ele perguntou.
– Então, pai, não se pode deixar sujeira no meio da rua...
– Ora, ora – meu pai respondeu –, a rua é pra isso
mesmo!
– Pai, que absurdo! A rua é de todos! É como se você
levasse seu cachorro pra sujar a casa dos outros. Você não vê que a
gente pisa nessa sujeira e traz pra casa? Não vê que tem crianças
pequenas que andam na rua e sujam os pés?
Meu pai me olhou torto, torto.
E foi embora.
Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho,
que ele atirou no lixo (...).
Ruth Rocha. Quem vai salvar a vida? São Paulo, FTD, 2009
4- . Percebe-se que o narrador do texto é
(A) Observador
(B) Personagem
5- A parte do texto que nos indica que o narrador é um filho ou filha é
(A) “A rua é de todos!”
(B) “(...) não se pode deixar a sujeira no meio da rua...”
(C) “Ora, ora(...), a rua é para isso mesmo!”
(D) “Meu pai me olhou torto, torto.”
6- Lendo o trecho, “Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (...)”, pode-se concluir que o pai:
(A) resolveu comprar sacos de lixo.
(B) desistiu de passear com o cão.
(C) recolheu a sujeira de seu cachorro.
(D) pisou no lixo encontrado na rua.
07. O texto é constituído por vários travessões. Eles foram usados porque o texto é
(A) um poema.
(C) uma receita.
(B) um anúncio
(D) um diálogo.
_______________________________________
https://forms.gle/S18HUn6eRnDXdY5g8
_____________________________________________________________________
9 Ano - Eletiva - (show fashion )
Proª Aurinda Prado
Tema da nossa aula o Tie Dye
O Tie Dye nos permite inovar com muito pouco, é uma técnica milenar de
tingimento de roupas, é um forte símbolo de liberdade e sustentabilidade.
Você pode conhecer um pouco mais sobre esta técnica pesquisando nos site
abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=t-sY3MfGDYQ
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2020/07/08/interna_revista_corre
io,869542/durante-isolamento-o-tie-dye-volta-com-tudo-e-colore-o-guarda-roupa.shtml
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2020/07/08/interna_revista_corre
io,869542/durante-isolamento-o-tie-dye-volta-com-tudo-e-colore-o-guarda-roupa.shtml
Atividade:
1 – Produza um pequeno texto, mostrando o que você achou desta técnica.
2 –Proposta do projeto, mãos à obra, é hora de mostrar que você pode criar e se divertir com
muito pouco, pense que você pode trocar ideias com amigos pelo whats App (devida ao
distanciamento social).
Enviar foto da atividade para
aurinda@prof.educacao.sp.gov.br