Caro alunos e familiares, nesse momento de pandemia a suspensão das aulas é uma medida preventiva. Aqui os alunos encontrarão atividades para serem realizadas em sua casa, fazendo o registro em seu caderno para que no retorno das aulas ou futuras mudanças seja entregue a seu professor.
É o momento de exercer o Protagonismo.
Contamos com o apoio de todos.
Link caderno do aluno:
https://drive.google.com/open?id=1Rs0azpRxRJwetkep35TCBPnCWZpbjWaR
Acesso a aulas para se preparar para o ENEM, 100% online e gratuito:
Acesso livre: https://bit.ly/2QBBNRD
Aulas liberadas ENEM: http://bit.ly/2IKiocF
Curso grátis http://bit.ly/2FTA2sZ
APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS -
ACESSO AS AULAS ONLINE
Para acessar o app, basta:
1 - Baixar o aplicativo Centro de Mídias SP na Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=tv.ip.edusp) ou Apple Store *(https://apps.apple.com/br/app/cmsp/id1504204115).
2 - Se autenticar no aplicativo usando o mesmo login e senha da SED
3 - Acessar o "Canal de Gestão” que será visualizado logo após a realização do login.
O Governo de São Paulo também fechou um contrato com a TV Cultura, que transmitirá as aulas por meio do Canal digital 2.3 – TV Educação.
História (Todas as atividades serão realizadas no caderno)
Atividade 1
: Fazer uma pesquisa sobre a pré-história.
Atividade 2:
Observe as charges e elabore um texto:
Atividade 3:
Assinale a alternativa correta nas seguintes questões:
Assinale a alternativa correta nas seguintes questões:
1)
Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida,
assinale a alternativa correta.
I.
A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra
e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e
Neolítico.
II.
A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a
invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.
III.
A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo
níveis técnicos naturalmente mais primitivos.
a)
Todas as proposições são verdadeiras.
b)
Apenas as proposições I e II são
verdadeiras.
c)
Apenas as proposições I e III são
verdadeiras.
d)
Apenas as proposições II e III são
verdadeiras.
e)
Todas as proposições são falsas.
2) Sobre a constituição das primeiras estruturas
urbanas é correto afirmar:
a) Durante o surgimento das primeiras formações
urbanas os homens viviam em cavernas.
b) Nas primeiras formações urbanas apareceram
instrumentos rudimentares produzidos pelo homem.
c) O início das primeiras
cidades já indicava um processo de sedentarização do homem, proporcionado pela
Revolução Agrícola.
d) Quando surgiram as primeiras formações urbanas o homem era essencialmente caçador e coletor.
d) Quando surgiram as primeiras formações urbanas o homem era essencialmente caçador e coletor.
e) Na formação das primeiras cidades o homem foi
ganhando capacidade de agarrar-se em árvores, tornando-se bípedes.
3) A transição do
Paleolítico Superior para o Neolítico (entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi
acompanhada por algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas,
poderíamos citar:
a) o aparecimento da
linguagem falada;
b) a domesticação dos
animais e plantas, isto é o aparecimento da agricultura e do pastoreio;
c) o aparecimento da magia
e da arte;
d) o povoamento de amplas
áreas antes não povoadas, como a Europa Central e Ocidental;
e) o aparecimento de
vários novos instrumentos, como a agulha de osso, os arpões, os anzóis, a
machadinha, a lança e a faca.
4) Foi fator decisivo para a sobrevivência dos povos do
período Neolítico:
a) a utilização de metais
como cobre e bronze.
b) o nomadismo típico dos
povos caçadores e coletores.
c) a revolução
agrícola.
d) a revolução urbana e a
formação dos impérios tecnocráticos.
e) a formação de religiões
monoteístas.
HISTÓRIA - 2ª SEMANA
1)Acesse os vídeos através dos links:
- Grandes Civilizações Mesopotâmia parte 1:
https://www.youtube.com/watch?v=0U2hNdUb1ks
- Grandes Civilizações Mesopotâmia parte 2:
https://www.youtube.com/watch?v=6zZlupxzLyk
2)Após assistir os vídeos faça uma pesquisa sobre os povos da Mesopotâmia.
3) Responder as atividades no link: https://forms.gle/PDzL1WjSP4362XVE7
HISTÓRIA - 2ª SEMANA
1)Acesse os vídeos através dos links:
- Grandes Civilizações Mesopotâmia parte 1:
https://www.youtube.com/watch?v=0U2hNdUb1ks
- Grandes Civilizações Mesopotâmia parte 2:
https://www.youtube.com/watch?v=6zZlupxzLyk
2)Após assistir os vídeos faça uma pesquisa sobre os povos da Mesopotâmia.
3) Responder as atividades no link: https://forms.gle/PDzL1WjSP4362XVE7
Sociologia (Todas as atividades serão realizadas no caderno)
Atividade 1: Observe estas imagens da HQ de Antônio Eder:
Resposta:
1)Quando passamos a analisar a HQ podemos perceber
várias mensagens subliminares, quais as que identificam?
2)Qual o objeto encontrado pelo personagem
principal? O que este objeto proporciona?
3)Quais as reações do personagem?
4)Qual a paisagem de fundo nos quadrinhos e o que
há de diferente entre elas?
5)Nós podemos ser comparados ao personagem da
história em quadrinhos?
6)Quais as lentes que utilizamos para interpretar o
mundo a nossa volta? A nossa opinião é a mais correta?
7)Há diferentes pontos de vista sobre a mesma
realidade?
8)Que ciência explica a realidade, a sociedade?
Atividade 2: Pesquise
1) O que é Sociologia?
2 )Quando surgiu a Sociologia e qual era a
finalidade?
3 )Quais os principais teóricos da Sociologia?
4) A Sociologia é importante para nós e para a
sociedade atual?
Atividade 3:
Assista o vídeo e em seguida elabore um texto:
Sociologia - 2ª Semana
Fazer uma pesquisa sobre os pensadores clássicos da
sociologia:
1) Émile Durkheim
2) Karl
Marx
3) Max
Weber
GEOGRAFIA
Etapa 1
Habilidade: Identificar as funções dos produtos do sensoriamento remoto como
meios para a realização do geoprocessamento e da produção cartográfica. Aplicar
o conceito de ordem mundial considerando as diferentes formas de poder entre as
nações. Identificar, definir e classificar as diferentes potências e
superpotências e seu papel na ordem mundial Identificar as possibilidades de
tratamento cartográfico de fatos, situações, fenômenos e lugares
representativos do mundo globalizado • Analisar as raízes histórico-geográficas
do conceito de geopolítica • Analisar situações representativas da ordem
mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na
manutenção do sistema mundial vigente
1 º A e B
Pesquisar. Tema Formação do Capitalismo
. Surgimento; (Localização geográfica, citar países
envolvidos/ elaborar mapa)
. Características;
. Contexto históricos;(
. Inovações tecnológicas,
Montar uma linha do tempo com ordem cronológica.
Etapa 2
Pesquisar; Divisão
internacional do Trabalho
.A Divisão Internacional do trabalho e a Organização do
espaço mundial,
A Primeira revolução Industrial; (Localização geográfica /
citar países envolvidos/ elaborar mapas com ênfase nos país envolvidos)
.A Segunda revolução Industrial; (Localização geográfica /
citar países envolvidos/ elaborar mapas com ênfase nos país envolvidos).
.A Terceira revolução Industrial; ((Localização geográfica /
citar países envolvidos/ elaborar mapas com ênfase nos país envolvidos).
Observação; as condições de trabalho e os trabalhadores na
Primeira e na segunda Revolução. Devem ser citados, feito relatórios.
Atividade
1)
O que é a Divisão Internacional do Trabalho.
Quais são as condições necessárias para que ela exista?
2)
Qual é a característica fundamental da Primeira
Revolução Industrial?
3)
Qual a características marcante da Segunda
Revolução Industrial? No que ela se diferencia da Primeira?
4)
Que países lideram a Segunda Revolução
Industrial?
5)
O que foi o imperialismo?
6)
Como podemos caracterizar a Terceira Revolução
Industrial?
7)
Em linhas gerais, qual é o papel do Brasil na
atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT) ?
Etapa 3
Fazer relatórios das atividades, para
entregar no dia subsequente ao retorno das aulas.
Professora: Maristela – Disciplina Química 1ª SÉRIE
1- Explique
para reconhecer a conservação de massa em uma transformações químicas .
2- Reconhecer
que nas transformações químicas há proporções fixas entre as massas de
reagentes e produtos.
Identifique no texto:
3 - •
Reconhecer os impactos socioambientais decorrentes da produção e do consumo de
carvão vegetal e mineral e de outros combustíveis.
a) O que é
carvão mineral?
b) Quais são as composição e aplicação do carvão mineral?
c) Extração de carvão explique quais etapas;
d) Impactos da mineração a céu aberto e subterrânea explique cada
uma delas;
4) • Identifique e escreva nas figuras, formação da chuva ácida e ao efeito
estufa.
5) Descrever as principais ideias sobre a constituição
da matéria a partir das ideias de Dalton (modelo atômico
de Dalton).
Disciplina: Física
Atividades de Física para 1º e 2º anos do ensino médio
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA
EM VÊNUS
Usando um barômetro, verificamos que, ao
nível do mar, a pressão equivale a 76 centímetros de mercúrio. Se mergulharmos
o barômetro na água do oceano, a pressão será maior, pois além do peso do ar,
ele terá sobre si o peso da água.
A cada 10 metros que afundamos o barômetro
no oceano, a pressão aumentará 76 centímetros. Assim, a 10 metros de
profundidade na água, a pressão total atinge 152 centímetros (76 causados pelo
ar e 76, pela água). A 100 metros de profundidade, a pressão é altíssima, por
volta de 836 centímetros (11 vezes maior que aquela ao nível do mar), chegando
ao limite que um ser humano pode suportar.
Vênus é o segundo planeta em distância do
Sol. A terra, nosso planeta, ocupa o terceiro lugar. A atmosfera de Vênus é tão
densa que nem com o melhor dos telescópios conseguimos, daqui da Terra,
enxergar sua superfície.
Essa grande densidade provoca uma enorme pressão
atmosférica. Lá, ela atinge um valor 90 vezes maior que na Terra, muito além do
suportável por nós, e equivalente a uma profundidade de aproximadamente 900
metros no mar.
Os cientistas da Nasa enviaram algumas
sondas a Vênus, que conseguiram penetrar na atmosfera venusiana e mandar
importantes informações para a Terra, antes de serem esmagadas pela forte
pressão. Outras conseguiram a incrível proeza de descer até a superfície e
enviar as primeiras fotos do solo desse planeta. Mais recentemente os
americanos também enviaram missões bem-sucedidas a Vênus e conseguiram mapear
sua superfície.
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1) A pressão atmosférica ao nível do mar é de
76 centímetros de mercúrio. Qual será a pressão a 30 metros de profundidade no
mar?
R:
2) Qual é aproximadamente o limite de
profundidade que um ser humano pode suportar no oceano?
R:
3) Por que não conseguimos ver a superfície de
Vênus da Terra, mesmo usando o melhor dos telescópios?
R:
4) Por que as sondas espaciais enviadas a Vênus
funcionaram por pouco tempo?
R:
5) Por que a pressão dentro do mar é maior do
que no nível do mar?
R:
LÍNGUA PORTUGUESA
TEXTO:
MEU IDEAL SERIA ESCREVER...
Rubem Braga
Meu ideal seria
escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está naquela casa
cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse
a chorar e dissesse – “ai meu Deus, que história mais engraçada!” E então a
contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a
história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente
espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de
sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa (que
não sai de casa), enlutada (profundamente triste), doente. Que ela mesma
ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria –
“mas essa história é mesmo muito engraçada!”
Que um casal que estivesse em casa mal-humorado, o marido bastante
aborrecido com a mulher, a mulher bastante irritada como o marido, que esse
casal também fosse atingido pela minha história. O marido a leria e começaria a
rir, o que aumentaria a irritação da mulher. Mas depois que esta, apesar de sua
má-vontade, tomasse conhecimento da história, ela também risse muito, e
ficassem os dois rindo sem poder olhar um para o outro sem rir mais; e que um,
ouvindo aquele riso do outro, se lembrasse do alegre tempo de namoro, e reencontrassem
os dois a alegria perdida de estarem juntos.
Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera, a minha
história chegasse – e tão fascinante de graça, tão irresistível, tão colorida e
tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria; que o
comissário ((autoridade policial) do distrito (divisão territorial em que se
exerce autoridade administrativa, judicial, fiscal ou policial), depois de ler
minha história, mandasse soltar aqueles bêbados e também aquelas pobres mulheres
colhidas na calçada e lhes dissesse – “por favor, se comportem, que diabo! Eu
não gosto de prender ninguém!” E que assim todos tratassem melhor seus
empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontânea
homenagem à minha história.
E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil
maneiras, e fosse atribuída a um persa (habitante da antiga Pérsia, atual Irã),
na Nigéria (país da África), a um australiano, em Dublin (capital da Irlanda),
a um japonês, em Chicago – mas que em todas as línguas ela guardasse a sua
frescura, a sua pureza, o seu encanto surpreendente; e que no fundo de uma
aldeia da China, um chinês muito pobre, muito sábio e muito velho dissesse:
“Nunca ouvi uma história assim tão engraçada e tão boa em toda a minha vida;
valeu a pena ter vivido até hoje para ouvi-la; essa história não pode ter sido
inventada por nenhum homem, foi com certeza algum anjo tagarela que a contou
aos ouvidos de um santo que dormia, e que ele pensou que já estivesse morto;
sim, deve ser uma história do céu que se filtrou (introduziu-se lentamente em)
por acaso até nosso conhecimento; é divina.”
E quando todos me perguntassem – “mas de onde é que você tirou essa
história?” – eu responderia que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na
rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal
começara a contar assim: “Ontem ouvi um sujeito contar uma história...”
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
01) Por que o autor deseja escrever uma história engraçada?
02) Por que ele diz que a moça tem uma casa cinzenta, e não verde, azul ou amarela?
03) Ao descrever um raio de sol, o autor lhe atribui características que, de certa forma, se opõem às da moça. Cite algumas dessas características opostas.
04) Como você interpretaria a oração “que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria”?
05) O autor sonha em tornar mais felizes e sensíveis apenas as pessoas de seu país? Justifique.
06) Relacione as colunas conforme as reações das pessoas diante da história:
(a) moça triste ( ) libertaria os detentos, dizendo-lhes para se comportarem, pois não gostava de
prender ninguém
(b) amigas da moça triste ( ) sentir-se-ia tão feliz que se lembraria do alegre tempo de namoro
(c) casal mal-humorado ( ) ficariam espantadas com a alegria repentina da moça
(d) comissário do distrito ( ) concluiria que teria valido a pena viver tanto, só para ouvir uma história tão engraçada
(e) sábio chinês ( ) ficaria feliz e contaria a história para a cozinheira e as amigas
07) Por que o autor não contaria aos outros que havia inventado a história engraçada para alegrar a moça triste e doente? Copie a alternativa correta:
(a) porque, na verdade, a moça triste não existia
(b) por que ele mesmo não achava a história engraçada
(c) por modéstia e humildade
(d) porque não acreditariam que ele fosse capaz de inventar aquela história
08) Afinal, que história Rubem Braga inventou para alegrar e comover tantas pessoas?
09) Na sua opinião, o que mais sensibiliza as pessoas: histórias engraçadas ou dramáticas? Justifique.
Atividade Gramática
1. Assinale a alternativa que indica o uso correto de
preposição e artigo na frase a seguir:
O guarda informou _____ motorista que ela deveria virar
_____ direita para chegar _____ praça Tiradentes.
a) a – a – a
b) à – a – à
c) à – à – à
d) a – à – a
e) à – à – a
2. Assinale a alternativa que indica o uso correto de
preposição e artigo na frase a seguir:
Depois de solicitar _____ alunas que entregassem os
trabalhos _____ professora, disse _____ elas que _____ nota seria divulgada
dali _____ três dias.
a) as – à – à – a – à
b) às – à – a – a – a
c) às – a – a – a – à
d) as – à – a – a – a
e) às – à – à – a – à
3. A frase em que a lacuna deve ser preenchida com à é:
a) Comece _____ planejar já a sua festa de aniversário.
b) Você contou _____ ele sobre nossos planos?
c) Vou _____ Fortaleza nas férias de verão.
d) Viajaremos _____ Itália em breve.
e) A água, gota _____ gota, umedecia o vaso de gerânio.
4. Assinale a alternativa em que está correto o uso do
acento indicativo de crase.
a) Não conte segredos à ninguém.
b) Ela se comparou à uma atriz famosa.
c) Tranquilizou-se à partir do momento em que foi
medicado.
d) Você falou com o Renato? Entregou os documentos à ele?
e) Só estou referindo-me às pessoas que não foram
convidadas.
5. Assinale a alternativa em que a presença ou a ausência
da crase esteja correta:
a) Dia a dia, João vai recuperando-se.
b) Assisti à debates muito interessantes.
c) As aulas começam as 14 horas.
d) Informe as candidatas que a prova foi adiada.
e) Se for à Fortaleza, traga uma toalha de renda para
mim.
Atividade de Leitura e Interpretação de Textos em Inglês (Simulado Enem)
1. (Enem/2011)
a) discutir sobre o conteúdo do seu trabalho já entregue.
b) elogiar o tema proposto para o relatório
solicitado.
c) sugerir temas para novas pesquisas e
relatórios.
d) reclamar do curto prazo para entrega do
trabalho.
e) convencer de que fez o relatório solicitado.
2. (Enem/2011)
A tira, definida como um segmento de história em quadrinhos,
pode transmitir uma mensagem com efeito de humor. A presença desse efeito no
diálogo entre Jon e Garfield acontece porque
a) Jon pensa que sua
ex-namorada é maluca e que Garfield não sabia disso.
b) Jodell é a única namorada
maluca que Jon teve, e Garfield acha isso estranho.
c) Garfield tem certeza
de que a ex-namorada de Jon é sensata, o maluco é o amigo.
d) Garfield conhece as
ex-namoradas de Jon e considera mais de uma como maluca.
e) Jon caracteriza a
ex-namorada como maluca e não entende a cara de Garfield.
3. (Enem/2010)
THE WEATHER MAN
They say that the British love talking about the weather. For
other nationalities, this can be a banal and boring subject of conversation,
something that people talk about when they have nothing else to say to each
other. And yet the weather is a very important part of our lives. That at least
is the opinion of Barry Gromett, press officer for The Met Office. This is
located in Exeter, a pretty cathedral city in the southwest of England. Here
employees - and computers - supply weather forecasts for much of the
world.
Speak Up. Ano XXIII, nº 275.
Ao conversar sobre a previsão do tempo, o texto mostra
a) o aborrecimento do
cidadão britânico ao falar sobre banalidades.
b) a falta de ter o que
falar em situações de avaliação de línguas.
c) a importância de se
entender sobre meteorologia para falar inglês.
d) as diferenças e as
particularidades culturais no uso de uma língua.
e) o conflito entre
diferentes ideias e opiniões ao se comunicar em inglês.
Parenting in the Digital Age: Two Problems with
Technology
Parents can easily become too involved in their kids' lives,
or so many parents and experts are saying in response to a new wave of digital
monitoring of student performance, and social media engagement between parents
and teachers. CNN asks, "Do schools share too much with parents?"
Some parents love being able to see every assignment their child is supposed to
complete, what grades are being posted for every element of coursework, and
what teachers are willing to share about classroom activities, using Twitter or
Facebook. Parents can be involved in the classroom in a way they never have
before. What's more, they don't have to ask their kids, "So, how was
school today?" They already know. This, say some experts, increases the
anxiety and overall dread kids feel about their oppressive school experience:
they have no control. They cannot spin the message. They know they will catch
hell for a grade as soon as they get home. Parents have too much control, are
hovering too much.
4. A era digital também traz desvantagens para os alunos. Uma
delas, apontada no texto acima, está relacionada ao:
a) cerceamento à
privacidade e autonomia dos jovens.
b) poder exagerado delegado à
família.
c) espaço cada vez maior que a
família ocupa na sociedade.
d) uso indiscriminado de
novos aplicativos educacionais.
e) compartilhamento de
informações com a comunidade escolar.
Reader Stories: My First Love
He was 13 and I was 12. We met on Facebook. He asked me out
and I said yes but I wasn't really up to it. I grew to love him though, and
everything felt plain perfect. I knew I never wanted to lose him. We broke up
and got back together a lot... but it never felt like he didn't want me. I fell
for his friend. He found out and got mad but he said he still loved me. I got
over his friend soon enough but I found out he was cheating on me. I cried for
days and days, but I was too much in love to break up with him. He texted me
telling me he wanted love to break up with him. He texted me telling me he
wanted to talk, I got scared. He said he was cheating on me and broke up with
me. We don't talk anymore... but I still love him... I recently found out he
likes my ex-friend Daniela... I just can't deal with the pain of that... I wish
I could be with him again.
Lessons learned:
* don't fall in love
too fast.
* be careful about when
u do fall in love... it could be hard on u if they don't like u back or like
someone else...
* love can feel like a dream
but that may make it feel fake.
© 2013 Holly Ashworth
(http://teenadvice.about.com/). Used with permission of About Inc., which can
be found online at www.about.com. All rights reserved. Acesso em 25 mar.
2013.
5. O relato da experiência amorosa da adolescente
evidencia:
a) um ciúme
injustificado e exagerado que motivou a separação do casal.
b) a impossibilidade de
encontros reais, quando o começo é via Facebook
c) uma crise gerada pelo
comportamento inadequado de um dos parceiros.
d) uma dificuldade em aceitar
o término do relacionamento pelo outro parceiro.
e) uma necessidade de vingança
após conhecimento de uma relação anterior.
6. A jovem autora do texto:
a) teve dúvidas sobre se
encontrar pessoalmente com seu namorado.
b) teve um breve
relacionamento amoroso com uma ex-amiga.
c) desistiu do namorado
por causa do ciúme dela e da traição dele.
d) fez amizade e
"roubou" no Facebook o namorado de uma ex-amiga.
e) ama o namorado, mas não
gosta de falar com ele pessoalmente.
Texto para as questões 7 e 8.
Something Old, Something New, Something Borrowed, Something
Blue
By Nina Callaway, About.com Guide
The history of this tradition: The full saying is actually,
"Something Old, Something New, Something Borrowed, Something Blue, a
Silver Sixpence in Her Shoe," and first appeared in print in 1883.
American brides often leave off the last part of the saying, gathering only the
first four items.
Something Old
is a symbol for her family, her past, and tradition.
Something New
is a symbol for her new life ahead of her.
Something Borrowed
is traditionally borrowed from another happy bride, and
symbolizes borrowed happiness.
Something Blue
is a symbol for fidelity, purity, and love. For Christian
brides, it is also a symbol of the Virgin Mary.
© 2013 Nina Callaway
(http://weddings.about.com). Used with permission of About Inc., which can be
found online at www.about.com.AlIrights reserved. Acesso em 25 mar. 2013.
7. O texto anterior:
a) apresenta um ditado
americano que surgiu oralmente por volta de 1880.
b) fornece cinco conselhos
para serem seguidos por noivos diante do altar.
c) explica a simbologia de um
ditado americano do século XIX.
d) justifica o fato de as
noivas não levarem a sério o quinto conselho de um antigo ditado.
d) dá dicas daquilo que
a noiva deve fazer para garantir felicidade eterna.
8. Na cultura americana, a tradição seguida pelas noivas, de
acordo com o texto:
a) dispensa frequentemente a
última parte do ditado popular.
b) salienta riqueza e
prosperidade nos costumes.
c) relaciona fidelidade,
pureza e amor com algo novo.
d) exige que as noivas vistam
algo azul e emprestado.
e) muda de acordo com a
tradição de cada região.
Texto para as questões 9 e 10.
Texto para as questões 9 e 10.
A Telephone Call
By Dorothy Parker
PLEASE, God, let him telephone me now. Dear God, let him call
me now. I won't ask anything else of You, truly I won't.
It isn't very much to ask. It would be so little to You, God,
such a little, little thing. Only let him telephone now. Please, God. Please,
please, please.
If I didn't think about it, maybe the telephone might ring.
Sometimes it does that. If I could think of something else. If I could think of
something else. Knobby if I counted five. Counted hundred by fives, it might
ring by that time. I’ll count slowly. I won't cheat. And if it rings when I get
to three hundred, I won't stop; I won't answer it until I get to five hundred.
Five, ten, fifteen, twenty, twenty-five, thirty, thirty-five, forty,
forty-five, fifty... Oh, please ring. Please.
The Publishers wish to thank the National Association for the
Advancement of Colored People for authorizing the use of Dorothy Parker's
work.
9. Um conto é uma obra de ficção que pode ser narrada em
terceira ou primeira pessoa. No trecho acima o conto retrata:
a) o fervor religioso de
uma pessoa à procura de Deus.
b) a possibilidade
concreta de um telefone tocar.
e) uma promessa que está
condicionada a uma ligação telefônica.
d) o amor de uma pessoa
que ligará para o amado.
e) a ansiedade de uma pessoa à
espera de um telefonema.
10. A expressão "I won't cheat" revela que a
personagem está disposta a:
a) manter-se fiel ao
namorado para sempre.
b) não trapacear na contagem
do tempo.
e) resistir à vontade de ligar
para o namorado.
d) contar até, trezentos sem
parar caso o namorado ligue.
e) fazer uma promessa de não
mais trair o parceiro.
Texto para questão 11
First, let me tell you where I’m coming from. Before I saw
“The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring”, I didn´t know the
difference between an orc and an elf, or what Middle-earth was in the middle
of. This review is coming to you from a Tolkien-freezone. I went into Peter
Jackson’s movie – the first of a trilogy – with no preconceptions. I came out,
three hours later, sorry I’d have to wait a year to see what happens next in
Frodo Baggins’s battle against the Dark Lord, Sauron, and thinking a trip to
the bookstore to pick “The Two Towers” might be in order. (…)
This is a violent movie – too violent for little ones – and
there are moments more “Matrix than medieval. Yet it transcends cheap thrills;
we root for the survival of our heroes with depth of feeling that may come to a
surprise. The movie keeps drawing you in deeper. Unlike so many overcooked action
movies these days, “Fellowship” doesn’t entertain you into a stupor. It leaves
you with your wits intact, hungry for more.
Assinale a opção correta
a) O autor do texto é
leitor assíduo da obra de Tolkien.
b) O autor do texto
tinha grandes expectativas com relação ao filme antes de assisti-lo.
c) O filme fez com que o autor
se sentisse tentado a adquirir um livro de Tolkien.
d) O autor recomenda o
filme para adultos e crianças.
e) O filme dirigido por Peter
Jackson assemelha-se a Matriz.
Questão 12
A descrição da pizza feita pelo personagem do cartum
não passa de um argumento brincalhão para a parceira com o intuito de:
a) Justificar sua escolha como
acertada para uma dieta saudável.
b) Convencer a
interlocutora sobre a composição nutricional da massa.
c) Descrever tecnicamente e
elogiar seu prato preferido.
d) Persuadi-la a optar
pelo mesmo prato e acrescentar uma salada.
e) Comprovar que pizza e
salada são a mesma coisa.
DISCIPLINA: BIOLOGIA
ATIVIDADES HUMANAS QUE COMPROMETEM A FOTOSSÍNTESE
Os constantes desmatamentos, que
ocorrem em várias partes do planeta, constituem um desses exemplos.
Removendo-se a cobertura vegetal de determinada região, o solo fica exposto á
ação dos ventos e das enxurradas. Assim, as camadas superficiais e férteis do
solo são removidas, podendo tornar a terra estéril e dificultando a recuperação
vegetal dessas áreas, pelo menos em curto período de tempo.
Outro exemplo de atividade humana que
compromete a vida de seres fotossintetizantes são os freqüentes derramamentos
de petróleo nos mares.
Nos oceanos, a fotossíntese não se
processa de maneira uniforme em toda a massa líquida. Como a luz penetra até
mais ou menos duzentos metros de profundidade, as regiões mais profundas são
destituídas de luz e, portanto, não abrigam organismos fotossintetizantes.
Na superfície da água, uma camada de
petróleo com apenas um centímetro de espessura é suficiente para reduzir de
duzentos para vinte metros o poder de penetração da luz na água. Isso afeta a
atividade fotossintetizante das algas, reduzindo-se, consequentemente, a
produção de matéria orgânica que nutre, direta ou indiretamente, a quase
totalidade dos demais seres vivos aquáticos; além disso, diminui a
disponibilidade de gás oxigênio na água, o que pode provocar a morte por
asfixia de inúmeras formas de vida aeróbica.
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1) Quem realiza a fotossíntese?
2) O que significa terra estéril?
3) O que acontece quando o solo fica exposto à ação
dos ventos e das enxurradas?
4) Como se formou o petróleo?
5) Em qual parte da água a fotossíntese é produzida
de forma mais intensa?
6) O que devemos fazer para recuperar uma área
vegetal que foi devastada?
7) Na água quem realiza a fotossíntese?
8) Que fator abiótico impede que os organismos
fotossintetizantes da água sejam afetados diminuindo a quantidade de matéria
orgânica?
PROJETO DE VIDA
De acordo com a Organização Mundial da Saúde estamos
enfrentando uma Pandemia mundial de Covid-19, causada pelo novo coronavírus.
Ao navegar em sites de notícias, redes sociais, ao assistir
televisão e até mesmo no nosso cotidiano, podemos identificar e sentir os
impactos de uma pandemia em nossa sociedade. E como essa pandemia está
impactando seu modo de vida, seus planos, sua ações diárias?
Diários são ferramentas de autoconhecimento e formas de
organizar pensamentos e emoções. Vamos criar um diário de bordo! Pegue algumas
folhas ou caderno antigo que ainda possua folhas em branco. Faça uma capa que
lhe agrade os olhos, com colagens ou desenhos que goste. Coloque seu nome e
escreva: Diário de bordo ou Diário de Quarentena.
Para ajudar no processo responda as seguintes perguntas:
Data:
Algo que aconteceu que me deixou feliz ou esperançoso (a):
Algo que aconteceu que me deixou triste ou angustiado (a):
Algo que fiz pela primeira vez, ou algo que fiz que não fazia
há muito tempo:
Uma palavra que traduza esse dia:
OBS: Caso goste de desenhar ou se quiser realizar colagens
em cada página preenchida, sinta-se à vontade!
IMPORTANTE!
Como o nome já sugere, o diário deve ser preenchido
diariamente ou no mínimo uma vez por semana para que consiga atingir o objetivo
da tarefa.
Acredite, valerá o esforço!
MATEMÁTICA
1) Encontre
o termo geral da P.A. (12, 16, 20,…).
2) Calcule
o oitavo termo da progressão aritmética (-6, -2, 2,…).
3) Calcule
a razão de uma progressão aritmética, sabendo que
4) Qual é o vigésimo termo da P.A. ( 13,
15, 17, 19, ...)?
5) Qual é o 42ª termo da P.A. (-31, -25, -19, -13, ...)?
5) Qual é o 42ª termo da P.A. (-31, -25, -19, -13, ...)?
6) Determine o 18º termo da
P.A. (52, 44, 36, 28, ...).
7) O termo geral de uma PA é dado por
. Determine o terceiro termo da
PA.
8) Considere as seguintes sequências e indique qual será o quinto termo:
a) 5, 7, 9, 11, ...
b) 2, 8, 4, 16, ...
c) 1, 3, 1, 3, ...
d) 243, 81, 27, 9, ...
e) 21, 19, 17, 15, ...
9) Observe as sequências que tenham alguma semelhança. Defina quais foram as características observadas:
a) 1, 3, 5, 7, 9, ...
b) 2, 4, 8, 16, ...
c) 2, 4, 6, 8, ...
d) 3, 6, 12, 24, ...
e) 5, 3, 1, -1, -3, ...
10) Em quais das seguintes sequências a diferença entre cada termo e seu anterior permanece igual?
a) 1, 3, 5, 7, 9, ...
b) 2, 4, 8, 16, ...
c) 2, 4, 6, 8, ...
d) 3, 6, 12, 24, ...
e) 5, 3, 1, -1, -3, ...
11) A copa do mundo de futebol acontece a cada quatro anos. Sabendo que uma das copas aconteceu em 1970, responda:
a) Em que ano ocorrerá a 10ª copa depois do ano de 1970?
b) Em que ano ocorrerá a 43ª copa depois de 1970?
a) 5, 7, 9, 11, ...
b) 2, 8, 4, 16, ...
c) 1, 3, 1, 3, ...
d) 243, 81, 27, 9, ...
e) 21, 19, 17, 15, ...
9) Observe as sequências que tenham alguma semelhança. Defina quais foram as características observadas:
a) 1, 3, 5, 7, 9, ...
b) 2, 4, 8, 16, ...
c) 2, 4, 6, 8, ...
d) 3, 6, 12, 24, ...
e) 5, 3, 1, -1, -3, ...
10) Em quais das seguintes sequências a diferença entre cada termo e seu anterior permanece igual?
a) 1, 3, 5, 7, 9, ...
b) 2, 4, 8, 16, ...
c) 2, 4, 6, 8, ...
d) 3, 6, 12, 24, ...
e) 5, 3, 1, -1, -3, ...
11) A copa do mundo de futebol acontece a cada quatro anos. Sabendo que uma das copas aconteceu em 1970, responda:
a) Em que ano ocorrerá a 10ª copa depois do ano de 1970?
b) Em que ano ocorrerá a 43ª copa depois de 1970?
ELETIVA DE FOTOGRAFIA
1) Fazer a leitura do texto sobre os tipos de fotografia.
( http://vidadeprofessor.pro.br/arte-da-fotografia/) Quais são os tipos de
fotografias?
2) Escreva uma notícia sobre o coronavírus com uma foto jornalística.
3) Vamos fotografar: ( Leia o texto – A arte da fotografia
http://vidadeprofessor.pro.br/arte-da-fotografia/
a) fotografando objetos ( Duas fotos)
b) fotografando pessoas ( retrato) – uma fotografia
4) Você precisa terminar a primeira etapa da nossa eletiva, que foram as questões.
Para concluir essa etapa e realizar a próxima é necessário ler este texto:
https://fotografiamais.com.br/historia-completa-da-fotografia/
5) Confeccione uma câmara escura. Acesse o site abaixo para realizar essa atividade.
http://vidadeprofessor.pro.br/camara-escura-entenda-como-funciona-e-saiba-como-
fazer-uma-camara-escura-fotografia-atividade-de-arte/
6) Fotografar dois produtos com fundo infinito. Pesquise sobre fundo infinito
7) Tirar fotografia de retrato utilizando os três temas: fotografia para documentos;
fotografia para perfil de redes sociais e fotografia criativa. Uma fotografia para cada
tema.
LÍNGUA PORTUGUESA
ProfªNéia
Medida Certa
Oi, tô te ligando pra você passar aqui
em casa
Hoje à noite, se tiver desocupada
Só se der, só se der
Não, não vai dizer pra ninguém que
sinto saudades
Não é verdade
Eu e você, nada a ver
É que meu pente perguntou do seu
cabelo
Ouvi reclamações do meu espelho
Querendo saber de você
Que dia ele vai te ver
Eu juro que, pra mim, pouco me importa
Se eu passo toda hora na sua porta
Meu carro que se apaixonou na rota
É, não sou eu
O meu quarto que ficou apaixonado
Travesseiro dependente e viciado em
você
Não sou eu
Meu lençol te quer agora e não depois
Minha cama tem a medida certa pra nós
dois
É que meu pente perguntou do seu
cabelo
Ouvi reclamações do meu espelho
Querendo saber de você
Que dia ele vai te ver(...)
(Trecho da música de https://www.letras.mus.br/jorge-mateus/medida-certa/
RESPONDA
ÀS QUESTÕES:
1.
No início do texto, há uma redução de
formas linguísticas aceitáveis na fala, mas indesejáveis na escrita.
Identifique o trecho em que pelo menos uma delas ocorre.
2.
Uma redução de palavras na fala como
“refri”(de refrigerante), “moto”(de motocicleta) ou “Zé”(de José) e as também
analisadas do texto são consideradas variações da linguagem formal ou
coloquial? Explique.
3.
Reescreva uma passagem (ou mais) do
texto em que um objeto assume uma atitude humana:
4.
A palavra “pra” no texto está na
linguagem formal ou coloquial? Qual a classe gramatical dessa palavra?
5.
O rapaz afirma que não é verdade que
sente saudade. Podemos dizer que isso é verdade? Justifique a resposta.
6. QUESTÃO PARA CRIATIVIDADE! Crie
uma resposta para o texto dessa canção de forma breve. Aqui você dirá se vai ou
não encontrá-lo!
ATIVIDADE DE TECNOLOGIA
E INOVAÇÃO 1ªB
Importante:
Queridos alunos, como visto em nossas aulas anteriores, a tecnologia
vai além de equipamentos (computadores, notebooks, celulares). Em educação,
pensamos em inovação, isto é, como as tecnologias transformam ou podem
transformar a sociedade.
Diante disso seguem algumas atividades que serão realizadas de uma
forma plugada
(aparelhos tecnológicos) e desplugada (
atividades concretas sem o uso de aparelhos tecnológicos) .
|
Para aprofundarmos um pouco mais sobre
o que estudamos, seguem algumas notícias de Fake News para a leitura e, em
seguida responda as questões propostas.
5 Fake News sobre coronavírus que estão
circulando pelo mundo.
A desinformação circula com força total no
momento em que a epidemia do novo coronavírus assusta o mundo. Veja alguns
boatos em diferentes países
Por Da Redação access_time12 mar 2020, 19h53
- Publicado em 12 mar 2020, 16h44
|
– São Paulo
A pandemia do novo coronavírus está assustando o mundo. Nesta quinta-feira, 12, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o número de casos passou de 124 mil e que a doença já foi detectada em ao menos 118 países e territórios. Naturalmente, a magnitude desse episódio está sendo acompanhada de muita desinformação. Veja abaixo alguns casos de informações falsas que estão circulando sobre o tema.
–
Índia
Na Índia, uma política do partido governista
Bharatiya Janata (o mesmo do primeiro—ministro Narendra Modi) disse à
imprensa que as pessoas poderiam usar urina e estrume de vaca para curar o
novo coronavírus. Vale lembrar que a vaca é considerada sagrada no país e que
o uso da urina deste animal em situações terapêuticas é comum. Nesta
sexta-feira, 12, informou a agência Reuters, um grupo religioso irá até
realizar uma festa para o consumo do líquido, apesar dos alertas de
profissionais da saúde quanto a sua eficácia contra o novo coronavírus e os
riscos que a ingestão pode trazer.
– Irã
No Irã, um dos
países mais fechados do mundo e onde o consumo de bebidas alcóolicas é
proibido, circulou o boato de que a ingestão de álcool poderia combater o
vírus. Como resultado, 40 pessoas morreram por complicações decorrentes da
ingestão de álcool puro do tipo usado na limpeza ou bebidas contrabandeadas.
– Itália
A Itália é um dos países mais afetados pela
epidemia do novo coronavírus. Hoje, é o segundo maior em número de casos
confirmados, atrás apenas da China. Não à toa, o país inteiro está em
quarentena. Por lá, a desinformação também anda em alta. Um dos boatos mais
populares diz respeito à uma vacina, que teria sido desenvolvida na
Austrália, e que poderia ser usada no combate ao vírus. Ainda de acordo com a
história, a mesma só poderia ser encontrada na Suíça. Essa mentira circulou
especialmente em Veneza, em um folheto distribuído nas ruas da cidade. Nele,
havia um endereço de e-mail e instruções para o depósito de 50 euros para a
aquisição da vacina. A história é boa e, evidentemente, trouxe esperanças
para muitas pessoas, mas é falsa.
– Brasil
No Brasil, a desinformação também está
circulando com força total. Um dos boatos fala sobre uma espécie de teste
caseiro, que revelaria se a pessoa foi contaminada pela doença: respirar
fundo, prender a respiração por mais de 10 segundos. Se conseguir fazer isso
sem tossir, você não está infectado. A questão é séria e fez com que o
Ministério da Saúde montasse uma página dedicada ao monitoramento dessas
histórias e a checagem dos fatos.
|
Questões
1. Você conhece outra notícia que esteja
circulando pela internet que induzam a população ao erro sobre o Coronavírus?
2. Por que a população acredita e dissemina
notícias que não são verdadeiras?
3. Sobre o Covid-19,
marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
A- ( )A
vacina contra o Covid-19 foi descoberta.
B- (
)Limpar a garganta com sal e vinagre remove o Coronavírus.
C- (
)Pessoas com mascaras podem contrair a covid-19.
D- (
)Beber água quente protege contra a covid-19.
E- ( )Quem
retorna de viagem internacional deve fazer quarentena.
F- (
)Prender a respiração por 10 segundos indica se a pessoa tem a doença.
ARTE
Trabalho
Trabalho
sobre: Arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da
cultura urbana; Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens
simbólicos materiais e imateriais da sua cidade
1- Vídeos
1- Poema Morte das Casas de Ouro Preto de
Carlos Drummond de Andrade na íntegra.
“Disponível
em:https://www.youtube.com/watch?v=84pZpzK1yzU https://www.youtube.com/watch?v=idRSvVBL9nE
Para saber mais:
2- Nuno Ramos - A história .
3-
ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL DE ARTE E CULTURA BRASILEIRAS. “Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2459/nuno-ramos Acesso em 24 set.
4- Pesquisa
Pesquise e
elabore um trabalho sobre: As Linguagens da música, dança, teatro e artes
visuais, tendo como objetos de conhecimentos Patrimônio Cultural Material,
Imaterial, Intervenção Artística e Arte Pública. Sugerimos um olhar para as
cidades, seus patrimônios materiais e imateriais e Arte urbana, propiciando aos
estudantes momentos de apreciação de museus, monumentos, prédios, obras e
manifestações artísticas, valorizando seu entorno para o resgate do
pertencimento de suas tradições e identidade.
5- Desenho Elabore um desenho de um patrimônio
cultura da sua cidade
Filosofia
Habilidades: Identificar
informações em textos filosóficos
1 – Assistir aos vídeos
2 – Definir (O que é) e Conceituar (para que serve) Mito
3 – Produzir texto dissertativo (15Linhas): A importância
do conhecimento mítico (entregar)
EDUCAÇÃO FÍSICA
Matéria de basquetebol.
Questionário:
1ª)O que é marcação individual?
2ª)O que é marcação por zona?
3ª)O que caracteriza a ação ofensiva de uma equipe?
4ª)Qual a diferença entre técnica e tática?