-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

19 março, 2020

1ª Série

Caro alunos e familiares, nesse momento de pandemia a suspensão das aulas é uma medida preventiva. Aqui os alunos encontrarão atividades para serem realizadas em sua casa, fazendo o registro em seu caderno para que no retorno das aulas ou futuras mudanças seja entregue a seu professor.

É o momento de exercer o Protagonismo.

Contamos com o apoio de todos. 

Link caderno do aluno:
 https://drive.google.com/open?id=1Rs0azpRxRJwetkep35TCBPnCWZpbjWaR 



Acesso a aulas para se preparar para o ENEM, 100% online e gratuito: 


Acesso livre: https://bit.ly/2QBBNRD


Aulas liberadas ENEM: http://bit.ly/2IKiocF

Curso grátis http://bit.ly/2FTA2sZ


APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS - 
ACESSO AS AULAS ONLINE

Para acessar o app, basta:

1 - Baixar o aplicativo Centro de Mídias SP na Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=tv.ip.edusp) ou Apple Store *(https://apps.apple.com/br/app/cmsp/id1504204115).

2 - Se autenticar no aplicativo usando o mesmo login e senha da SED


3 - Acessar o "Canal de Gestão” que será visualizado logo após a realização do login.


O Governo de São Paulo também fechou um contrato com a TV Cultura, que transmitirá as aulas por meio do Canal digital 2.3 – TV Educação.


História  (Todas as atividades serão realizadas no caderno)
Atividade 1 : Fazer uma pesquisa sobre a pré-história.

Atividade 2: Observe as charges e elabore um texto:

 



Atividade 3: 
Assinale a alternativa correta nas seguintes questões:
1) Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.
II. A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.
III. A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos.
a) Todas as proposições são verdadeiras.
b)  Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
c)  Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
d)  Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
e) Todas as proposições são falsas.

2)  Sobre a constituição das primeiras estruturas urbanas é correto afirmar:
a)  Durante o surgimento das primeiras formações urbanas os homens viviam em cavernas.
b)  Nas primeiras formações urbanas apareceram instrumentos rudimentares produzidos pelo homem.
c) O início das primeiras cidades já indicava um processo de sedentarização do homem, proporcionado pela Revolução Agrícola.
d)  Quando surgiram as primeiras formações urbanas o homem era essencialmente caçador e coletor.
e)  Na formação das primeiras cidades o homem foi ganhando capacidade de agarrar-se em árvores, tornando-se bípedes.
3) A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico (entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar:
a) o aparecimento da linguagem falada;
b) a domesticação dos animais e plantas, isto é o aparecimento da agricultura e do pastoreio;
c) o aparecimento da magia e da arte;
d) o povoamento de amplas áreas antes não povoadas, como a Europa Central e Ocidental;
e) o aparecimento de vários novos instrumentos, como a agulha de osso, os arpões, os anzóis, a machadinha, a lança e a faca.

4) Foi fator decisivo para a sobrevivência dos povos do período Neolítico: 
a) a utilização de metais como cobre e bronze. 
b) o nomadismo típico dos povos caçadores e coletores. 
c) a revolução agrícola. 
d) a revolução urbana e a formação dos impérios tecnocráticos. 
e) a formação de religiões monoteístas.

HISTÓRIA - 2ª SEMANA


1)Acesse os vídeos através dos links:
- Grandes Civilizações Mesopotâmia parte 1:
https://www.youtube.com/watch?v=0U2hNdUb1ks
- Grandes Civilizações Mesopotâmia parte 2:
https://www.youtube.com/watch?v=6zZlupxzLyk

2)Após assistir os vídeos faça uma pesquisa sobre os povos da Mesopotâmia.


3) Responder as atividades no link: https://forms.gle/PDzL1WjSP4362XVE7


Sociologia   (Todas as atividades serão realizadas no caderno)

Atividade 1:  Observe estas imagens da HQ de Antônio Eder:
 

  
 



Resposta:
1)Quando passamos a analisar a HQ podemos perceber várias mensagens subliminares, quais as que identificam?
2)Qual o objeto encontrado pelo personagem principal? O que este objeto proporciona?
3)Quais as reações do personagem?
4)Qual a paisagem de fundo nos quadrinhos e o que há de diferente entre elas?
 5)Nós podemos ser comparados ao personagem da história em quadrinhos?
6)Quais as lentes que utilizamos para interpretar o mundo a nossa volta? A nossa opinião é a mais correta?
7)Há diferentes pontos de vista sobre a mesma realidade?
8)Que ciência explica a realidade, a sociedade?

Atividade 2:    Pesquise 

1) O que é Sociologia?
2 )Quando surgiu a Sociologia e qual era a finalidade?
3 )Quais os principais teóricos da Sociologia?
4) A Sociologia é importante para nós e para a sociedade atual?

Atividade 3:

 Assista o vídeo e em seguida elabore um texto:


 Sociologia - 2ª Semana

Fazer uma pesquisa sobre os pensadores clássicos da sociologia:
1) Émile Durkheim
2) Karl Marx  

3) Max Weber


GEOGRAFIA



Etapa 1

Habilidade: Identificar as funções dos produtos do sensoriamento remoto como meios para a realização do geoprocessamento e da produção cartográfica. Aplicar o conceito de ordem mundial considerando as diferentes formas de poder entre as nações. Identificar, definir e classificar as diferentes potências e superpotências e seu papel na ordem mundial Identificar as possibilidades de tratamento cartográfico de fatos, situações, fenômenos e lugares representativos do mundo globalizado • Analisar as raízes histórico-geográficas do conceito de geopolítica • Analisar situações representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente



1 º A e B

Pesquisar. Tema Formação do Capitalismo

. Surgimento; (Localização geográfica, citar países envolvidos/ elaborar mapa)

. Características;

. Contexto históricos;(

. Inovações tecnológicas,

Montar uma linha do tempo com ordem cronológica.







Etapa 2

 Pesquisar; Divisão internacional do Trabalho

.A Divisão Internacional do trabalho e a Organização do espaço mundial,

A Primeira revolução Industrial; (Localização geográfica / citar países envolvidos/ elaborar mapas com ênfase nos país envolvidos)

.A Segunda revolução Industrial; (Localização geográfica / citar países envolvidos/ elaborar mapas com ênfase nos país envolvidos).

.A Terceira revolução Industrial; ((Localização geográfica / citar países envolvidos/ elaborar mapas com ênfase nos país envolvidos).

Observação; as condições de trabalho e os trabalhadores na Primeira e na segunda Revolução. Devem ser citados, feito relatórios.
Atividade
    1)      O que é a Divisão Internacional do Trabalho. Quais são as condições necessárias para que ela exista?
    2)      Qual é a característica fundamental da Primeira Revolução Industrial?
    3)      Qual a características marcante da Segunda Revolução Industrial? No que ela se diferencia da Primeira?
   4)      Que países lideram a Segunda Revolução Industrial?
   5)      O que foi o imperialismo?
   6)      Como podemos caracterizar a Terceira Revolução Industrial?
   7)      Em linhas gerais, qual é o papel do Brasil na atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT) ?

Etapa 3
Fazer relatórios das atividades, para entregar no dia subsequente ao retorno das aulas.


QUÍMICA



              Professora: Maristela – Disciplina Química   1ª SÉRIE


1-      Explique para reconhecer a conservação de massa em uma transformações químicas .

2-      Reconhecer que nas transformações químicas há proporções fixas entre as massas de reagentes e produtos.
Identifique no texto:

       3 - • Reconhecer os impactos socioambientais decorrentes da produção e do consumo de carvão vegetal e mineral e de outros combustíveis.
a)    O que é carvão mineral?

b)    Quais são as composição e aplicação do carvão mineral?

c)    Extração de carvão explique quais etapas;

d)    Impactos da mineração a céu aberto e subterrânea explique cada uma delas;

 

4)  • Identifique e escreva nas figuras,  formação da chuva ácida e ao efeito estufa. 
5)  Descrever as principais ideias sobre a constituição da matéria a partir das ideias de Dalton (modelo atômico
de Dalton).


            Disciplina:  Física        Atividades de Física para 1º e 2º anos do ensino médio



A PRESSÃO ATMOSFÉRICA EM VÊNUS

     Usando um barômetro, verificamos que, ao nível do mar, a pressão equivale a 76 centímetros de mercúrio. Se mergulharmos o barômetro na água do oceano, a pressão será maior, pois além do peso do ar, ele terá sobre si o peso da água.

     A cada 10 metros que afundamos o barômetro no oceano, a pressão aumentará 76 centímetros. Assim, a 10 metros de profundidade na água, a pressão total atinge 152 centímetros (76 causados pelo ar e 76, pela água). A 100 metros de profundidade, a pressão é altíssima, por volta de 836 centímetros (11 vezes maior que aquela ao nível do mar), chegando ao limite que um ser humano pode suportar.

    Vênus é o segundo planeta em distância do Sol. A terra, nosso planeta, ocupa o terceiro lugar. A atmosfera de Vênus é tão densa que nem com o melhor dos telescópios conseguimos, daqui da Terra, enxergar sua superfície.

     Essa grande densidade provoca uma enorme pressão atmosférica. Lá, ela atinge um valor 90 vezes maior que na Terra, muito além do suportável por nós, e equivalente a uma profundidade de aproximadamente 900 metros no mar.

     Os cientistas da Nasa enviaram algumas sondas a Vênus, que conseguiram penetrar na atmosfera venusiana e mandar importantes informações para a Terra, antes de serem esmagadas pela forte pressão. Outras conseguiram a incrível proeza de descer até a superfície e enviar as primeiras fotos do solo desse planeta. Mais recentemente os americanos também enviaram missões bem-sucedidas a Vênus e conseguiram mapear sua superfície.



INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

1) A pressão atmosférica ao nível do mar é de 76 centímetros de mercúrio. Qual será a pressão a 30 metros de profundidade no mar?

R:







2) Qual é aproximadamente o limite de profundidade que um ser humano pode suportar no oceano?

R:






3) Por que não conseguimos ver a superfície de Vênus da Terra, mesmo usando o melhor dos telescópios?
R:




4) Por que as sondas espaciais enviadas a Vênus funcionaram por pouco tempo?
R:




5) Por que a pressão dentro do mar é maior do que no nível do mar?
R:





LÍNGUA PORTUGUESA


TEXTO: MEU IDEAL SERIA ESCREVER...

                                                                                    Rubem Braga

Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse – “ai meu Deus, que história mais engraçada!” E então a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa (que não sai de casa), enlutada (profundamente triste), doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria – “mas essa história é mesmo muito engraçada!”

Que um casal que estivesse em casa mal-humorado, o marido bastante aborrecido com a mulher, a mulher bastante irritada como o marido, que esse casal também fosse atingido pela minha história. O marido a leria e começaria a rir, o que aumentaria a irritação da mulher. Mas depois que esta, apesar de sua má-vontade, tomasse conhecimento da história, ela também risse muito, e ficassem os dois rindo sem poder olhar um para o outro sem rir mais; e que um, ouvindo aquele riso do outro, se lembrasse do alegre tempo de namoro, e reencontrassem os dois a alegria perdida de estarem juntos.

Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera, a minha história chegasse – e tão fascinante de graça, tão irresistível, tão colorida e tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria; que o comissário ((autoridade policial) do distrito (divisão territorial em que se exerce autoridade administrativa, judicial, fiscal ou policial), depois de ler minha história, mandasse soltar aqueles bêbados e também aquelas pobres mulheres colhidas na calçada e lhes dissesse – “por favor, se comportem, que diabo! Eu não gosto de prender ninguém!” E que assim todos tratassem melhor seus empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontânea homenagem à minha história.

E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil maneiras, e fosse atribuída a um persa (habitante da antiga Pérsia, atual Irã), na Nigéria (país da África), a um australiano, em Dublin (capital da Irlanda), a um japonês, em Chicago – mas que em todas as línguas ela guardasse a sua frescura, a sua pureza, o seu encanto surpreendente; e que no fundo de uma aldeia da China, um chinês muito pobre, muito sábio e muito velho dissesse: “Nunca ouvi uma história assim tão engraçada e tão boa em toda a minha vida; valeu a pena ter vivido até hoje para ouvi-la; essa história não pode ter sido inventada por nenhum homem, foi com certeza algum anjo tagarela que a contou aos ouvidos de um santo que dormia, e que ele pensou que já estivesse morto; sim, deve ser uma história do céu que se filtrou (introduziu-se lentamente em) por acaso até nosso conhecimento; é divina.”

E quando todos me perguntassem – “mas de onde é que você tirou essa história?” – eu responderia que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal começara a contar assim: “Ontem ouvi um sujeito contar uma história...”


INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
01) Por que o autor deseja escrever uma história engraçada?
02) Por que ele diz que a moça tem uma casa cinzenta, e não verde, azul ou amarela?
03) Ao descrever um raio de sol, o autor lhe atribui características que, de certa forma, se opõem às da moça. Cite algumas dessas características opostas.
04) Como você interpretaria a oração “que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria”?
05) O autor sonha em tornar mais felizes e sensíveis apenas as pessoas de seu país? Justifique.
06) Relacione as colunas conforme as reações das pessoas diante da história:
(a) moça triste (       ) libertaria os detentos, dizendo-lhes para se comportarem, pois não gostava de
prender ninguém
(b) amigas da moça triste (     ) sentir-se-ia tão feliz que se lembraria do alegre tempo de namoro
(c) casal mal-humorado (     ) ficariam espantadas com a alegria repentina da moça
(d) comissário do distrito (    ) concluiria que teria valido a pena viver tanto, só para ouvir uma história tão engraçada
(e) sábio chinês (    ) ficaria feliz e contaria a história para a cozinheira e as amigas
07) Por que o autor não contaria aos outros que havia inventado a história engraçada para alegrar a moça triste e doente? Copie a alternativa correta:
(a) porque, na verdade, a moça triste não existia
(b) por que ele mesmo não achava a história engraçada
(c) por modéstia e humildade
(d) porque não acreditariam que ele fosse capaz de inventar aquela história
08) Afinal, que história Rubem Braga inventou para alegrar e comover tantas pessoas?
09) Na sua opinião, o que mais sensibiliza as pessoas: histórias engraçadas ou dramáticas? Justifique.
 

Atividade Gramática

1. Assinale a alternativa que indica o uso correto de preposição e artigo na frase a seguir:

O guarda informou _____ motorista que ela deveria virar _____ direita para chegar _____ praça Tiradentes.

a) a – a – a

b) à – a – à

c) à – à – à

d) a – à – a

e) à – à – a



2. Assinale a alternativa que indica o uso correto de preposição e artigo na frase a seguir:

Depois de solicitar _____ alunas que entregassem os trabalhos _____ professora, disse _____ elas que _____ nota seria divulgada dali _____ três dias.
a) as – à – à – a – à
b) às – à – a – a – a
c) às – a – a – a – à
d) as – à – a – a – a
e) às – à – à – a – à

3. A frase em que a lacuna deve ser preenchida com à é:
a) Comece _____ planejar já a sua festa de aniversário.
b) Você contou _____ ele sobre nossos planos?
c) Vou _____ Fortaleza nas férias de verão.
d) Viajaremos _____ Itália em breve.
e) A água, gota _____ gota, umedecia o vaso de gerânio.

4. Assinale a alternativa em que está correto o uso do acento indicativo de crase.
a) Não conte segredos à ninguém.
b) Ela se comparou à uma atriz famosa.
c) Tranquilizou-se à partir do momento em que foi medicado.
d) Você falou com o Renato? Entregou os documentos à ele?
e) Só estou referindo-me às pessoas que não foram convidadas.

5. Assinale a alternativa em que a presença ou a ausência da crase esteja correta:
a) Dia a dia, João vai recuperando-se.
b) Assisti à debates muito interessantes.
c) As aulas começam as 14 horas.
d) Informe as candidatas que a prova foi adiada.
e) Se for à Fortaleza, traga uma toalha de renda para mim.


INGLÊS




Atividade de Leitura e Interpretação de Textos em Inglês (Simulado Enem)

1. (Enem/2011) 

a) discutir sobre o conteúdo do seu trabalho já entregue. 

b) elogiar o tema proposto para o relatório solicitado. 
c) sugerir temas para novas pesquisas e relatórios. 
d) reclamar do curto prazo para entrega do trabalho. 
e) convencer de que fez o relatório solicitado.

2. (Enem/2011)


A tira, definida como um segmento de história em quadrinhos, pode transmitir uma mensagem com efeito de humor. A presença desse efeito no diálogo entre Jon e Garfield acontece porque 



a) Jon pensa que sua ex-namorada é maluca e que Garfield não sabia disso. 

b) Jodell é a única namorada maluca que Jon teve, e Garfield acha isso estranho. 

c) Garfield tem certeza de que a ex-namorada de Jon é sensata, o maluco é o amigo. 

d) Garfield conhece as ex-namoradas de Jon e considera mais de uma como maluca. 

e) Jon caracteriza a ex-namorada como maluca e não entende a cara de Garfield.



3. (Enem/2010

THE WEATHER MAN 



They say that the British love talking about the weather. For other nationalities, this can be a banal and boring subject of conversation, something that people talk about when they have nothing else to say to each other. And yet the weather is a very important part of our lives. That at least is the opinion of Barry Gromett, press officer for The Met Office. This is located in Exeter, a pretty cathedral city in the southwest of England. Here employees - and computers - supply weather forecasts for much of the world. 



Speak Up. Ano XXIII, nº 275. 



Ao conversar sobre a previsão do tempo, o texto mostra 



a) o aborrecimento do cidadão britânico ao falar sobre banalidades. 

b) a falta de ter o que falar em situações de avaliação de línguas. 
c) a importância de se entender sobre meteorologia para falar inglês. 
d) as diferenças e as particularidades culturais no uso de uma língua. 
e) o conflito entre diferentes ideias e opiniões ao se comunicar em inglês.

Parenting in the Digital Age: Two Problems with Technology 

Parents can easily become too involved in their kids' lives, or so many parents and experts are saying in response to a new wave of digital monitoring of student performance, and social media engagement between parents and teachers. CNN asks, "Do schools share too much with parents?" Some parents love being able to see every assignment their child is supposed to complete, what grades are being posted for every element of coursework, and what teachers are willing to share about classroom activities, using Twitter or Facebook. Parents can be involved in the classroom in a way they never have before. What's more, they don't have to ask their kids, "So, how was school today?" They already know. This, say some experts, increases the anxiety and overall dread kids feel about their oppressive school experience: they have no control. They cannot spin the message. They know they will catch hell for a grade as soon as they get home. Parents have too much control, are hovering too much.

4. A era digital também traz desvantagens para os alunos. Uma delas, apontada no texto acima, está relacionada ao:

a) cerceamento à privacidade e autonomia dos jovens. 
b) poder exagerado delegado à família. 
c) espaço cada vez maior que a família ocupa na sociedade. 
d) uso indiscriminado de novos aplicativos educacionais. 
e) compartilhamento de informações com a comunidade escolar.

Reader Stories: My First Love

He was 13 and I was 12. We met on Facebook. He asked me out and I said yes but I wasn't really up to it. I grew to love him though, and everything felt plain perfect. I knew I never wanted to lose him. We broke up and got back together a lot... but it never felt like he didn't want me. I fell for his friend. He found out and got mad but he said he still loved me. I got over his friend soon enough but I found out he was cheating on me. I cried for days and days, but I was too much in love to break up with him. He texted me telling me he wanted love to break up with him. He texted me telling me he wanted to talk, I got scared. He said he was cheating on me and broke up with me. We don't talk anymore... but I still love him... I recently found out he likes my ex-friend Daniela... I just can't deal with the pain of that... I wish I could be with him again. 

Lessons learned: 
* don't fall in love too fast. 
* be careful about when u do fall in love... it could be hard on u if they don't like u back or like someone else... 
love can feel like a dream but that may make it feel fake. 

© 2013 Holly Ashworth (http://teenadvice.about.com/). Used with permission of About Inc., which can be found online at www.about.com. All rights reserved. Acesso em 25 mar. 2013. 

5. O relato da experiência amorosa da adolescente evidencia: 

a) um ciúme injustificado e exagerado que motivou a separação do casal. 
b) a impossibilidade de encontros reais, quando o começo é via Facebook
c) uma crise gerada pelo comportamento inadequado de um dos parceiros.
d) uma dificuldade em aceitar o término do relacionamento pelo outro parceiro. 
e) uma necessidade de vingança após conhecimento de uma relação anterior.

6. A jovem autora do texto: 

a) teve dúvidas sobre se encontrar pessoalmente com seu namorado. 
b) teve um breve relacionamento amoroso com uma ex-amiga. 
c) desistiu do namorado por causa do ciúme dela e da traição dele. 
d) fez amizade e "roubou" no Facebook o namorado de uma ex-amiga. 
e) ama o namorado, mas não gosta de falar com ele pessoalmente.

Texto para as questões 7 e 8.

Something Old, Something New, Something Borrowed, Something Blue 
By Nina Callaway, About.com Guide 

The history of this tradition: The full saying is actually, "Something Old, Something New, Something Borrowed, Something Blue, a Silver Sixpence in Her Shoe," and first appeared in print in 1883. American brides often leave off the last part of the saying, gathering only the first four items. 

Something Old 
is a symbol for her family, her past, and tradition. 
Something New 
is a symbol for her new life ahead of her. 
Something Borrowed 
is traditionally borrowed from another happy bride, and symbolizes borrowed happiness. 
Something Blue 
is a symbol for fidelity, purity, and love. For Christian brides, it is also a symbol of the Virgin Mary. 

© 2013 Nina Callaway (http://weddings.about.com). Used with permission of About Inc., which can be found online at www.about.com.AlIrights reserved. Acesso em 25 mar. 2013. 

7. O texto anterior: 

a) apresenta um ditado americano que surgiu oralmente por volta de 1880. 
b) fornece cinco conselhos para serem seguidos por noivos diante do altar. 
c) explica a simbologia de um ditado americano do século XIX. 
d) justifica o fato de as noivas não levarem a sério o quinto conselho de um antigo ditado. 
d) dá dicas daquilo que a noiva deve fazer para garantir felicidade eterna. 

8. Na cultura americana, a tradição seguida pelas noivas, de acordo com o texto: 

a) dispensa frequentemente a última parte do ditado popular. 
b) salienta riqueza e prosperidade nos costumes. 
c) relaciona fidelidade, pureza e amor com algo novo. 
d) exige que as noivas vistam algo azul e emprestado. 
e) muda de acordo com a tradição de cada região.

Texto para as questões 9 e 10.

A Telephone Call 
By Dorothy Parker 

PLEASE, God, let him telephone me now. Dear God, let him call me now. I won't ask anything else of You, truly I won't. 
It isn't very much to ask. It would be so little to You, God, such a little, little thing. Only let him telephone now. Please, God. Please, please, please. 
If I didn't think about it, maybe the telephone might ring. Sometimes it does that. If I could think of something else. If I could think of something else. Knobby if I counted five. Counted hundred by fives, it might ring by that time. I’ll count slowly. I won't cheat. And if it rings when I get to three hundred, I won't stop; I won't answer it until I get to five hundred. Five, ten, fifteen, twenty, twenty-five, thirty, thirty-five, forty, forty-five, fifty... Oh, please ring. Please. 

The Publishers wish to thank the National Association for the Advancement of Colored People for authorizing the use of Dorothy Parker's work. 

9. Um conto é uma obra de ficção que pode ser narrada em terceira ou primeira pessoa. No trecho acima o conto retrata: 

a) o fervor religioso de uma pessoa à procura de Deus. 
b) a possibilidade concreta de um telefone tocar. 
e) uma promessa que está condicionada a uma ligação telefônica. 
d) o amor de uma pessoa que ligará para o amado. 
e) a ansiedade de uma pessoa à espera de um telefonema. 

10. A expressão "I won't cheat" revela que a personagem está disposta a: 

a) manter-se fiel ao namorado para sempre. 
b) não trapacear na contagem do tempo. 
e) resistir à vontade de ligar para o namorado. 
d) contar até, trezentos sem parar caso o namorado ligue. 
e) fazer uma promessa de não mais trair o parceiro.

Texto para questão 11

First, let me tell you where I’m coming from. Before I saw “The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring”, I didn´t know the difference between an orc and an elf, or what Middle-earth was in the middle of. This review is coming to you from a Tolkien-freezone. I went into Peter Jackson’s movie – the first of a trilogy – with no preconceptions. I came out, three hours later, sorry I’d have to wait a year to see what happens next in Frodo Baggins’s battle against the Dark Lord, Sauron, and thinking a trip to the bookstore to pick “The Two Towers” might be in order. (…)
This is a violent movie – too violent for little ones – and there are moments more “Matrix than medieval. Yet it transcends cheap thrills; we root for the survival of our heroes with depth of feeling that may come to a surprise. The movie keeps drawing you in deeper. Unlike so many overcooked action movies these days, “Fellowship” doesn’t entertain you into a stupor. It leaves you with your wits intact, hungry for more.

Assinale a opção correta

a) O autor do texto é leitor assíduo da obra de Tolkien.
b) O autor do texto tinha grandes expectativas com relação ao filme antes de assisti-lo.
c) O filme fez com que o autor se sentisse tentado a adquirir um livro de Tolkien. 
d) O autor recomenda o filme para adultos e crianças.
e) O filme dirigido por Peter Jackson assemelha-se a Matriz. 

Questão 12
A descrição da pizza feita pelo personagem do cartum  não passa de um argumento brincalhão para a parceira com o intuito de:


a) Justificar sua escolha como acertada para uma dieta saudável. 
b) Convencer a interlocutora sobre a composição nutricional da massa.
c) Descrever tecnicamente e elogiar seu prato preferido.
d) Persuadi-la a optar pelo mesmo prato e acrescentar uma salada.
e) Comprovar que pizza e salada são a mesma coisa.



                           DISCIPLINA:  BIOLOGIA     
         

ATIVIDADES HUMANAS QUE COMPROMETEM A FOTOSSÍNTESE

        Os constantes desmatamentos, que ocorrem em várias partes do planeta, constituem um desses exemplos. Removendo-se a cobertura vegetal de determinada região, o solo fica exposto á ação dos ventos e das enxurradas. Assim, as camadas superficiais e férteis do solo são removidas, podendo tornar a terra estéril e dificultando a recuperação vegetal dessas áreas, pelo menos em curto período de tempo.

       Outro exemplo de atividade humana que compromete a vida de seres fotossintetizantes são os freqüentes derramamentos de petróleo nos mares.

        Nos oceanos, a fotossíntese não se processa de maneira uniforme em toda a massa líquida. Como a luz penetra até mais ou menos duzentos metros de profundidade, as regiões mais profundas são destituídas de luz e, portanto, não abrigam organismos fotossintetizantes.

        Na superfície da água, uma camada de petróleo com apenas um centímetro de espessura é suficiente para reduzir de duzentos para vinte metros o poder de penetração da luz na água. Isso afeta a atividade fotossintetizante das algas, reduzindo-se, consequentemente, a produção de matéria orgânica que nutre, direta ou indiretamente, a quase totalidade dos demais seres vivos aquáticos; além disso, diminui a disponibilidade de gás oxigênio na água, o que pode provocar a morte por asfixia de inúmeras formas de vida aeróbica.

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

1)    Quem realiza a fotossíntese?





2)    O que significa terra estéril?



3)    O que acontece quando o solo fica exposto à ação dos ventos e das enxurradas?





4)    Como se formou o petróleo?





5)    Em qual parte da água a fotossíntese é produzida de forma mais intensa?


6)    O que devemos fazer para recuperar uma área vegetal que foi devastada?


7)    Na água quem realiza a fotossíntese?

8)    Que fator abiótico impede que os organismos fotossintetizantes da água sejam afetados diminuindo a quantidade de matéria orgânica?





PROJETO DE VIDA



De acordo com a Organização Mundial da Saúde estamos enfrentando uma Pandemia mundial de Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

Ao navegar em sites de notícias, redes sociais, ao assistir televisão e até mesmo no nosso cotidiano, podemos identificar e sentir os impactos de uma pandemia em nossa sociedade. E como essa pandemia está impactando seu modo de vida, seus planos, sua ações diárias?

Diários são ferramentas de autoconhecimento e formas de organizar pensamentos e emoções. Vamos criar um diário de bordo! Pegue algumas folhas ou caderno antigo que ainda possua folhas em branco. Faça uma capa que lhe agrade os olhos, com colagens ou desenhos que goste. Coloque seu nome e escreva: Diário de bordo ou Diário de Quarentena.

Para ajudar no processo responda as seguintes perguntas:



Data:

Algo que aconteceu que me deixou feliz ou esperançoso (a):

Algo que aconteceu que me deixou triste ou angustiado (a):

Algo que fiz pela primeira vez, ou algo que fiz que não fazia há muito tempo:

Uma palavra que traduza esse dia:

OBS: Caso goste de desenhar ou se quiser realizar colagens em cada página preenchida, sinta-se à vontade!





IMPORTANTE!

Como o nome já sugere, o diário deve ser preenchido diariamente ou no mínimo uma vez por semana para que consiga atingir o objetivo da tarefa.

Acredite, valerá o esforço!



MATEMÁTICA

1) Encontre o termo geral da P.A. (12, 16, 20,…).

2) Calcule o oitavo termo da progressão aritmética (-6, -2, 2,…).

3) Calcule a razão de uma progressão aritmética, sabendo que
 

4) Qual é o vigésimo termo da P.A. ( 13, 15, 17, 19, ...)?

5)  Qual é o 42ª termo da P.A. (-31, -25, -19, -13, ...)?

6) Determine o 18º termo da P.A. (52, 44, 36, 28, ...).

7) O termo geral de uma PA é dado por . Determine o terceiro termo da PA.

8) Considere as seguintes sequências e indique qual será o quinto termo:

a) 5, 7, 9, 11, ...
b) 2, 8, 4, 16, ...
c) 1, 3, 1, 3, ...
d) 243, 81, 27, 9, ...
e) 21, 19, 17, 15, ...

9) Observe as sequências que tenham alguma semelhança. Defina quais foram as características observadas:

a) 1, 3, 5, 7, 9, ...
b) 2, 4, 8, 16, ...
c) 2, 4, 6, 8, ...
d) 3, 6, 12, 24, ...
e) 5, 3, 1, -1, -3, ...

10) Em quais das seguintes sequências a diferença entre cada termo e seu anterior permanece igual?

a) 1, 3, 5, 7, 9, ...
b) 2, 4, 8, 16, ...
c) 2, 4, 6, 8, ...
d) 3, 6, 12, 24, ...
e) 5, 3, 1, -1, -3, ...

11) A copa do mundo de futebol acontece a cada quatro anos. Sabendo que uma das copas aconteceu em 1970, responda:

a) Em que ano ocorrerá a 10ª copa depois do ano de 1970?
b) Em que ano ocorrerá a 43ª copa depois de 1970?



ELETIVA DE FOTOGRAFIA


1) Fazer a leitura do texto sobre os tipos de fotografia.
( http://vidadeprofessor.pro.br/arte-da-fotografia/) Quais são os tipos de
fotografias?
2) Escreva uma notícia sobre o coronavírus com uma foto jornalística.
3) Vamos fotografar: ( Leia o texto – A arte da fotografia
http://vidadeprofessor.pro.br/arte-da-fotografia/
a) fotografando objetos ( Duas fotos)
b) fotografando pessoas ( retrato) – uma fotografia
4) Você precisa terminar a primeira etapa da nossa eletiva, que foram as questões.
Para concluir essa etapa e realizar a próxima é necessário ler este texto:
https://fotografiamais.com.br/historia-completa-da-fotografia/
5) Confeccione uma câmara escura. Acesse o site abaixo para realizar essa atividade.
http://vidadeprofessor.pro.br/camara-escura-entenda-como-funciona-e-saiba-como-
fazer-uma-camara-escura-fotografia-atividade-de-arte/
6) Fotografar dois produtos com fundo infinito. Pesquise sobre fundo infinito
7) Tirar fotografia de retrato utilizando os três temas: fotografia para documentos;
fotografia para perfil de redes sociais e fotografia criativa. Uma fotografia para cada
tema.
LÍNGUA PORTUGUESA

ProfªNéia
Medida Certa
Oi, tô te ligando pra você passar aqui em casa
Hoje à noite, se tiver desocupada
Só se der, só se der

Não, não vai dizer pra ninguém que sinto saudades
Não é verdade
Eu e você, nada a ver

É que meu pente perguntou do seu cabelo
Ouvi reclamações do meu espelho
Querendo saber de você
Que dia ele vai te ver

Eu juro que, pra mim, pouco me importa
Se eu passo toda hora na sua porta
Meu carro que se apaixonou na rota

É, não sou eu
O meu quarto que ficou apaixonado
Travesseiro dependente e viciado em você

Não sou eu
Meu lençol te quer agora e não depois
Minha cama tem a medida certa pra nós dois

É que meu pente perguntou do seu cabelo
Ouvi reclamações do meu espelho
Querendo saber de você
Que dia ele vai te ver(...)

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

1. No início do texto, há uma redução de formas linguísticas aceitáveis na fala, mas indesejáveis na escrita. Identifique o trecho em que pelo menos uma delas ocorre.

2. Uma redução de palavras na fala como “refri”(de refrigerante), “moto”(de motocicleta) ou “Zé”(de José) e as também analisadas do texto são consideradas variações da linguagem formal ou coloquial? Explique.  

3. Reescreva uma passagem (ou mais) do texto em que um objeto assume uma atitude humana:

4. A palavra “pra” no texto está na linguagem formal ou coloquial? Qual a classe gramatical dessa palavra?

5. O rapaz afirma que não é verdade que sente saudade. Podemos dizer que isso é verdade? Justifique a resposta.

6.  QUESTÃO PARA CRIATIVIDADE!  Crie uma resposta para o texto dessa canção de forma breve. Aqui você dirá se vai ou não encontrá-lo!

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 1ªB

Importante:

      Queridos alunos, como visto em nossas aulas anteriores, a tecnologia vai além de equipamentos (computadores, notebooks, celulares). Em educação, pensamos em inovação, isto é, como as tecnologias transformam ou podem transformar a sociedade.
      Diante disso seguem algumas atividades que serão realizadas de uma forma plugada
 (aparelhos tecnológicos) e desplugada ( atividades concretas sem o uso de aparelhos tecnológicos) .



Para aprofundarmos um pouco mais sobre o que estudamos, seguem algumas notícias de Fake News para a leitura e, em seguida responda as questões propostas.

5 Fake News sobre coronavírus que estão circulando pelo mundo.

A desinformação circula com força total no momento em que a epidemia do novo coronavírus assusta o mundo. Veja alguns boatos em diferentes países

Por Da Redação access_time12 mar 2020, 19h53 - Publicado em 12 mar 2020, 16h44 

– São Paulo
A pandemia do novo coronavírus está assustando o mundo. Nesta quinta-feira, 12, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o número de casos passou de 124 mil e que a doença já foi detectada em ao menos 118 países e territórios. Naturalmente, a magnitude desse episódio está sendo acompanhada de muita desinformação. Veja abaixo alguns casos de informações falsas que estão circulando sobre o tema.


 – Índia
Na Índia, uma política do partido governista Bharatiya Janata (o mesmo do primeiro—ministro Narendra Modi) disse à imprensa que as pessoas poderiam usar urina e estrume de vaca para curar o novo coronavírus. Vale lembrar que a vaca é considerada sagrada no país e que o uso da urina deste animal em situações terapêuticas é comum. Nesta sexta-feira, 12, informou a agência Reuters, um grupo religioso irá até realizar uma festa para o consumo do líquido, apesar dos alertas de profissionais da saúde quanto a sua eficácia contra o novo coronavírus e os riscos que a ingestão pode trazer.


– Irã

No Irã, um dos países mais fechados do mundo e onde o consumo de bebidas alcóolicas é proibido, circulou o boato de que a ingestão de álcool poderia combater o vírus. Como resultado, 40 pessoas morreram por complicações decorrentes da ingestão de álcool puro do tipo usado na limpeza ou bebidas contrabandeadas.



– Itália
A Itália é um dos países mais afetados pela epidemia do novo coronavírus. Hoje, é o segundo maior em número de casos confirmados, atrás apenas da China. Não à toa, o país inteiro está em quarentena. Por lá, a desinformação também anda em alta. Um dos boatos mais populares diz respeito à uma vacina, que teria sido desenvolvida na Austrália, e que poderia ser usada no combate ao vírus. Ainda de acordo com a história, a mesma só poderia ser encontrada na Suíça. Essa mentira circulou especialmente em Veneza, em um folheto distribuído nas ruas da cidade. Nele, havia um endereço de e-mail e instruções para o depósito de 50 euros para a aquisição da vacina. A história é boa e, evidentemente, trouxe esperanças para muitas pessoas, mas é falsa.

– Brasil
No Brasil, a desinformação também está circulando com força total. Um dos boatos fala sobre uma espécie de teste caseiro, que revelaria se a pessoa foi contaminada pela doença: respirar fundo, prender a respiração por mais de 10 segundos. Se conseguir fazer isso sem tossir, você não está infectado. A questão é séria e fez com que o Ministério da Saúde montasse uma página dedicada ao monitoramento dessas histórias e a checagem dos fatos.
                                                       





Questões
   1.      Você conhece outra notícia que esteja circulando pela internet que induzam a população ao erro sobre o Coronavírus?

   2.      Por que a população acredita e dissemina notícias que não são verdadeiras?

   3.      Sobre o Covid-19, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

    A-     (  )A vacina contra o Covid-19 foi descoberta.
    B-     (  )Limpar a garganta com sal e vinagre remove o Coronavírus.
    C-     (  )Pessoas com mascaras podem contrair a covid-19.  
   D-    (  )Beber água quente protege contra a covid-19.
   E-     (  )Quem retorna de viagem internacional deve fazer quarentena.
    F-      (  )Prender a respiração por 10 segundos indica se a pessoa tem a doença.

ARTE

Trabalho
Trabalho sobre: Arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana; Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais e imateriais da sua cidade
1- Vídeos
 1- Poema Morte das Casas de Ouro Preto de Carlos Drummond de Andrade na íntegra.
 Para saber mais:
 2- Nuno Ramos - A história .
3- ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL DE ARTE E CULTURA BRASILEIRAS. “Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2459/nuno-ramos  Acesso em 24 set.
4- Pesquisa
Pesquise e elabore um trabalho sobre: As Linguagens da música, dança, teatro e artes visuais, tendo como objetos de conhecimentos Patrimônio Cultural Material, Imaterial, Intervenção Artística e Arte Pública. Sugerimos um olhar para as cidades, seus patrimônios materiais e imateriais e Arte urbana, propiciando aos estudantes momentos de apreciação de museus, monumentos, prédios, obras e manifestações artísticas, valorizando seu entorno para o resgate do pertencimento de suas tradições e identidade.

 5- Desenho Elabore um desenho de um patrimônio cultura da sua cidade


Filosofia

Habilidades: Identificar informações em textos filosóficos
1 – Assistir aos vídeos

2 – Definir (O que é) e Conceituar (para que serve) Mito

3 – Produzir texto dissertativo (15Linhas): A importância do conhecimento mítico (entregar)

EDUCAÇÃO FÍSICA 
Matéria de basquetebol.       
  Questionário:
    1ª)O que é marcação individual?                          
  2ª)O que é marcação por zona?                    
   3ª)O que caracteriza a ação ofensiva de uma equipe?        
   4ª)Qual a diferença entre técnica e tática?