-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

12 julho, 2020

1ª SÉRIE - 13 A 17 DE JULHO

E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
Atividades para os alunos da 1ª série para o período de 13 a 17 de julho

Horário das aulas online

DISCIPLINA:  BIOLOGIA

DISCIPLINA: BIOLOGIA
TEMA: A interdependência da vida – A intervenção humana e os desequilíbrios ambientais:
• Fatores de problemas ambientais
Habilidades: Identificar e caracterizar as maneiras pelas quais uma população pode alterar a vida de outra, e como organismos de uma mesma comunidade podem se relacionar entre si, com base na análise de situações concretas.

Responda as atividades abaixo no link: https://forms.gle/UzcCrQMs5eVPTtia6

ATIVIDADES
1) Tem-se observado aumento no número de casos de câncer de pele por causa do maior índice de radiação ultravioleta que atinge a superfície terrestre. Que fenômeno tem relação mais direta com esse aumento?


(A) Chuva ácida.
(B) Inversão térmica.
(C) Efeito estufa.
(D)  Destruição da camada de ozônio.


.
2) Um lago com uma cadeia alimentar constituída de plâncton, plantas aquáticas, caramujos, pequenos peixes e aves aquáticas carnívoras teve suas águas contaminadas pelo inseticida DDT, que tem a características de se acumular no corpo dos seres vivos. Em qual dos constituintes da cadeia alimentar espera-se encontrar maior concentração desse inseticida?


(A) Caramujos.
(B)  Aves aquáticas.
(C) Peixes.
(D) Plâncton.

3) Em uma entrevista sobre a redução das florestas na Amazônia, um dos diretores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) afirmou o seguinte: “A pecuária exerce papel maior que a agricultura na linha de frente do desmatamento. Ela é o grande vetor da conversão da floresta em outros usos econômicos”. No entanto, ele disse que a responsabilidade pelo desmatamento não pode ser atribuída a apenas um setor, já que a extração ilegal de madeira numa área, por exemplo, é geralmente a atividade que abre espaço para a entrada da pecuária.
A partir dessas declarações, pode-se concluir que:
(A) a criação de gado representa pouco impacto no desmatamento das áreas ocupadas pela floresta.
(B) a atividade agrícola é a principal causa da devastação da floresta amazônica.
(C) é a utilização da floresta como fonte de recursos econômicos que promove o desmatamento.
(D) é a agricultura de subsistência que promove a devastação da floresta amazônica.
(E) o desmatamento das florestas se deve mais à agricultura que à pecuária.

4)BALEIAS CORREM RISCO DE EXTINÇÃO
As baleias vivem na zona compreendida entre o Ártico e o Antártico (...). Muitas delas estão em perigo de extinção devido à alteração dos habitats e por causa das alterações climáticas, que influenciam o ciclo de vida e o comportamento das espécies. Também acontecem vários acidentes com as baleias, que por muitas vezes morrem ao ficarem presas nas redes de pesca... (VISÃO, São Paulo, n.º 821, 27.11 2008. Adaptado)
Segundo o texto, pode-se concluir sobre as agressões às baleias, que
(A) os acidentes com redes de pesca e os impactos ambientais vêm ameaçando a sobrevivência de muitas espécies de baleias.
(B) são os acidentes com as redes e as atividades relacionadas à caça que ameaçam as espécies, já que as baleias conseguem resistir à alteração dos seus habitats.
(C) mesmo ameaçadas pelas redes de pesca e pelas mudanças ambientais, as baleias conseguem resistir e ocupam, hoje, áreas cada vez mais extensas.
(D) o risco de extinção para algumas espécies já é coisa do passado, porque as alterações nos habitats originais das baleias foram interrompidas.


5)(ENEM) Nos últimos 60 anos, a população mundial duplicou, enquanto o consumo de água foi multiplicado por sete. Da água existente no planeta, 97% são de água salgada (Mares e Oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e apenas 1% corresponde à água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos. A poluição pela descarga de resíduos municipais e industriais, combinada com a exploração excessiva dos recursos hídricos disponíveis, ameaça o meio ambiente, comprometendo a disponibilidade de água doce para o abastecimento das populações humanas. Se esse ritmo se mantiver, em alguns anos a água potável tornar-se-á um bem extremamente raro e caro. Considerando o texto, uma proposta viável para conservar o meio ambiente e a água doce seria:
(A) Fazer uso exclusivo da água subterrânea, pois ela pouco interfere na quantidade de água dos rios.
(B) Desviar a água dos mares para os rios e lagos, de maneira a aumentar o volume de água doce nos pontos de captação.
(C) Promover a adaptação das populações humanas ao consumo de água do mar, diminuindo assim a demanda sobre a água doce.
(D)  Realizar a descarga dos resíduos municipais e industriais diretamente nos mares, de maneira a não afetar a água doce disponível.
(E) Reduzir a poluição e a exploração dos recursos naturais, otimizar o uso da água potável e aumentar a captação da água da chuva.


___________________________________________________________________________________________________
DISCIPLINA: FÍSICA



Atividades para os alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 13/07a 17/07/20

Disciplina: Física
Tema : Cinemática.
Habilidades: Analisar situações do cotidiano em que ocorram movimento, repouso,trajetória, aceleração , referencial, movimento retilíneo, etc.

ORIENTAÇÕES: Para responder as atividades consulte o seu caderno que irá ajudá-lo, revendo o assunto.
Responda as atividades abaixo no link:  https://forms.gle/84X6b2nwv6Gxtw5T9

ATIVIDADES
1)(UEPB) Um professor de Física, verificando em sua sala de aula que todos os seus alunos se encontram sentados, passou a fazer algumas afirmações para que eles refletissem e recordassem alguns conceitos sobre movimento.
Das afirmações seguintes formuladas pelo professor, a única correta è:
(A)  Pedro (aluno da sala) está em repouso em relação aos demais colegas, mas todos nós estamos em movimento em relação à Terra.
(B)  Mesmo para mim(professor), que não paro de andar, seria possível achar um referencial em relação ao qual eu estivesse em repouso. 
(C)  A velocidade dos alunos que eu consigo observar, agora sentados em seus lugares, é nula para qualquer observador humano.
(D)  Como não há repouso absoluto, nenhum de nós está em repouso, em relação a nenhum referencial.
(E)  O Sol está em repouso em relação a qualquer referencial.

2)(UERN) Na sala de aula, você está sentado e permanece imóvel nessa posição. Podemos afirmar que você está em repouso em relação a um sistema de eixos ortogonais:
(A) Fixo na entrada da sala. 
(B) Concebido fixo na Lua.
(C) Colocado fixo num automóvel que passa na frente da escola.
(D) Imaginado fixo no Sol.
(E) Qualquer que seja o sistema.

3) (FESP-SP) Das afirmações:
I. Uma partícula em movimento em relação a um referencial pode estar em repouso em relação a outro referencial.
II. A forma da trajetória de uma partícula depende do referencial adotado.
III. Se a distância entre dois corpos permanece constante, então um está em repouso em relação ao outro.
São corretas:
(A)          Apenas I e II.  
(B)          Apenas III.
(C)          Apenas I e III.
(D)          Todas.
(E)          Apenas II e III.



4) Ao lançar um corpo verticalmente para cima, com velocidade inicial de 10m/s, pode-se observar e afirmar que:
(A) O corpo apresenta um movimento acelerado.
(B) O corpo apresenta um movimento acelerado durante a subida e retardado durante a descida.
(C) O corpo apresenta aceleração no ponto mais alto de sua trajetória. 
(D) No ponto mais alto de sua trajetória a velocidade e a aceleração do corpo são nulas.
(E) Ao atingir a mesma posição de lançamento, o corpo apresenta a mesma velocidade.

_________________________________________________________________________________________________



1 A e B – ARTE
Prof.Anderson Sanchez

Habilidade: Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, dança, música e teatro gerando projetos de intervenção na escola;


-Música, ATIVIDADE 1 e 2 : SONDAGEM e APRECIAÇÂO página 101 (2 aulas).Devolutiva via Google forms.

Realize a atividade do link a seguir:ARTE 1°A e 1°B 2°BIMESTRE #form05 13/07 a 17/07



__________________________________________________________________________
 

História 1ªSérie  A e B – Profº Leilson

Habilidades: Analisar os processos de formação histórica das instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes sociais;

Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/xUv756Dgc7VkeDk6A

__________________________________________________________________________________

Sociologia     1ªSérie A e B – Profº Leilson

Habilidades: Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização

 Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/xvWVfhj6CSvBvQn76 

__________________________________________________ 

Eletiva – Profissões

Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.

Responder a atividades acessando o link:   https://forms.gle/T7zHvTUFKz4yMZQL9  

________________________________________________________________________ 


PORTUGUÊS- PROFESSORA ARIANE 


Vamos revisitar o acordo ortográfico, a fim de melhorar nossas produções.

https://forms.gle/RAJqYyRQLEDCcfNk6

________________________________________________________________________

Inglês

Habilidades: Estratégias de leitura.

https://forms.gle/sxsVkfiQYHtK4Nre7

________________________________________________________________________




  QUÍMICA - Profº Maristela

Habilidade: Aplicar as leis de conservação de massa e proporções fixas para prever massas de reagentes ou produtos

Responda as atividades acessando o link: 1º A https://forms.gle/sZar26MKxbJbvUuf8

Responda as atividades acessando o link: 1ºB - https://forms.gle/YFP2szL7v4artX3k7


_____________________________________________________________________________________

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 1ºB
PROFª GRAZIELLE

Habilidade: EM13TEC13 refletir individualmente e coletivamente sobre os problemas sociais da sua cidade atuando positivamente no sentido de propor soluções e agir comunidade.

Continuação da atividade sobre comunidade.


Segue o link da atividade da semana no google forms.


Qualquer duvida estou a disposição.
_____________________________________________________________________

GEOGRAFIA
PROF. VALDILENE MATOS

Segue link da atividade da semana.

https://forms.gle/yum6otgbzU28UWEF8

E-mail: valdilene.souzza@yahoo.com.br

______________________________________________________


Atividade de Tecnologia e Informação- 13 a 17 de julho 2020.

Prof.ª Néia 1 série A

Habilidades: • desenvolver e aperfeiçoar seus conhecimentos digitais, associando as novas situações de aprendizagens e situações práticas); •. Desenvolver a capacidade de pensar e organizar ideias, expressando-as de forma clara e precisa nas diferentes formas de comunicação oral e escrita; •. Ampliar a capacidade do seu autoconhecimento em relação a tecnologia.

 

Gamificação jogos

A gamificação consiste em trazer a dinâmica dos games para a sala de

aula e é uma das maiores tendências atuais no campo da educação. Alguns

dos aspectos dos jogos que podem ser trazidos para a sala de aula são

o desafio, que estimula os alunos a se superarem; a definição de objetivos,

que ajuda o estudante a manter o foco nas tarefas; e a competição, que

aumenta o engajamento quando incentivada de maneira saudável.

Em sala, a gamificação aparece, por exemplo, por meio de atividades aplicadas

de forma lúdica, que concedem recompensas conforme o aluno aplica seu

conhecimento e que ficam mais difíceis ao passo que o estudante avança nas tarefas.

 

Agora mão na massa

 1- Nessa atividade o aluno pesquisará sobre gamificação ou jogos online

  2- Como funciona, quais jogos dá para associar em sala de aula

  3- Como criar os jogos online

  4-Anotar todas informações no caderno, para a próxima aula dar sequência na

atividade.

 Boa pesquisa!!

 Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia no CMSP e fazer as anotações no caderno.

                                          _____________________________________________

MATEMÁTICA - PROFº PAULO 

1ª SÉRIE A

Assista o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=Z5aVW_Zgifk

Resolva os exercícios :

QUESTÃO 1

Calcule o valor de k de modo que a função f(x) = 4x² – 4x – k não tenha raízes, isto é, o gráfico da parábola não possui ponto em comum com o eixo x.

QUESTÃO 2

Determine os valores de m, para que a função f(x) = (m – 2)x² – 2x + 6 admita raízes reais. 

QUESTÃO 3 

O gráfico da função quadrática definida por y = x² – mx + (m – 1), em que m Є R, tem um único ponto em comum com o eixo das abscissas. Determine y associado ao valor de x = 2.


QUESTÃO 4

Determine os pontos de intersecção da parábola da função f(x) = 2x² – 3x + 1, com o eixo das abscissas.

 

 ____________________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 1A.

Habilidades: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

Acesse e responda:

https://forms.gle/GSJvextPBZ5tP8qHA

 

_________________________________________________________________ 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.

 

Habilidades: Engajamento e comprometimento.

 Já criamos um grupo de whatssap e começamos a construir coletivamente a culminância com base em tudo que foi produzido até o momento.

VALE NOTA!

Acesse e responda:

https://forms.gle/YJBuFVDEToJRKC8g9

Lista dos alunos da eletiva:

ANA PAULA MATEUS

ERIK GABRIEL METZHER DA SILVA

JENIFER MARTINS RODRIGUES

KAUAN ARAUJO SIMPLICIO

SAMUEL RAMOS BIZERRA

ALESSANDRA CRISTINA B. S. CARDOSO

FELIPE HENRIQUE MAXIMIANO DA SILVA

LUCAS RODRIGUES DA SILVA

LUCAS RAFAEL DOS SANTOS

OCTAVIO DE MELO COLVARA

DAVY ASSIS PEREIRA DA SILVA

GABRIEL MONTANARO BISSOLI

JEOVANA MIRELLA DUARTE DE OLIVEIRA

LUAN NASCIMENTO DIAS

VINICIUS SIMOES SILVA

ALEX VINICIUS CHEREDA PEREIRA

GUSTAVO RAFAEL DA SILVA ROSA

JULIANA CAROLINA DE OLIVEIRA

KAUAN DYOGO LEÃO FERREIRA DA SILVA

NATHALY ROVELI DE ANDRADE DE BARROS FERREIRA

ALISSON DE AZEVEDO DOS SANTOS

JEOVAN LUKAS MIRANDA

JOÃO VITOR CRISTOVAM DA SILVA

NICOLAS RODRIGUES DA SILVA

SUELLEN GISLAINE SANTANA FRANCISCO

ERIK OLIVEIRA BATISTA

LUCAS DA COSTA BARROS DE SOUZA

MATHEUS HENRIQUE DE SOUZA SILVA

LAVINYA VICTORIA BRITO CORREIA DA SILVA

THIAGO GARCIA TEIXEIRA SILVA

ERIC ALEIXO PIERRE

HIGOR VINICIUS RIBEIRO DOS SANTOS

JULIO CESAR AMARAL DOS SANTOS

RHUAN DE AZEVEDO DE SARRO

 

 _________________________________________________________________

Filosofia

Faça um resumo do texto Eros e Psique

Prazo para entrega dia (08/07//2020). Data prorrogada para 21/07/2020 

valmirpaze@professor.educacao.sp.gov.br