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PSICOLOGIA VIVA

05 julho, 2020

1ªSÉRIE - 06 a 10 JULHO

E.E.. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DA 1ª SÉRIE A E B
06 A 10 DE JULHO
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Horário das aulas online



PORTUGUÊS- 1ºB

Olá pessoal!
Espero que estejam acompanhando às aulas e separando um bom tempo para estudar.

Habilidades:
ü  Distinguir as marcas próprias do texto literário e estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.
ü  Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário com os contextos de produção, para atribuir significados de leituras críticas em diferentes situações.
ü  Localizar informações visando a resolver problemas, no campo das instituições linguística e literária, em dicionários, enciclopédias, gramáticas, internet etc.
ü  Adaptar textos em diferentes linguagens, levando em conta aspectos linguísticos históricos e sociais.
ü  Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso do verbo nos gêneros indicados.

 Segue o link das atividades da semana: https://forms.gle/dhbr4Z6zVXhTx9TN7

Esta semana enviarei um link para uma aula diferenciada, e vocês realizarão uma atividade de recuperação em tempo real. Isso mesmo, vocês terão a chance de realizar essa atividade e recuperar suas notas, e melhorar suas médias. Será em formado do QUIZ que fazíamos em sala.
NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!
Um forte abraço, Ariane.,

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História 1ªSérie  A e B – Profº Leilson
Habilidades: Analisar os processos de formação histórica das instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes sociais;
Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/PRZ9aTZ5yYD82Spv8
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Sociologia 1ªSérie A e B – Profº Leilson
Habilidades: Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização
 Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/RcLZ2z9esZThES498 
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Eletiva – Profissões
Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.
Responder a atividades acessando o link:     https://forms.gle/HPkjzGBmhk974bna6 
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DISCIPLINA: BIOLOGIA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 1ANO A e 1ANO B para o período de 06/07 a 10/07
DISCIPLINA: BIOLOGIA
TEMA: • Densidade e crescimento da população
• Equilíbrio dinâmico das populações nos ecossistemas e fatores que interferem neste equilíbrio
Habilidades: Identificar os fatores que controlam o tamanho de uma população e as variações na densidade, em razão de mudanças ambientais ou de alterações nos fatores bióticos, com base em textos ou gráficos, e reconhecer que a ação de fatores bióticos e abióticos promove o equilíbrio dinâmico das populações, mantendo relativamente estáveis as características dos ecossistemas.
Responda as atividades abaixo no link: https://forms.gle/NaxV5Xm3eKVYndJE7






ATIVIDADES
1)     Os dados sobre o crescimento da população humana são realmente impressionantes. Segundos as últimas  estimativas, a população mundial atingiu 7,2 bilhões  de pessoas em 2015; em 1950, girava em torno de apenas “2,5 bilhões”. Ou seja, o número de seres humanos no planeta quase:
(A)   Duplicou nos últimos 65 anos.
       (B)Triplicou nos últimos 65 anos.
              (C)Diminuiu nos últimos 65 anos.
               (D)Aumentou mas não de forma significativa.
 
2)     População biológica é o conjunto de:
(A)De espécies que habitam determinada região.
(B) De indivíduos de mesma espécie, que vivem em determinada região, cruzando-se.
(C)De comunidade que vivem em um biótopo.
(D)Formada pela comunidade biológica e pelo biótopo em interação.
 
3)Em São Joaquim os termômetros atingiram 3°C negativos. Entre as 22h30 e as 23 h de terça, houve neve por aproximadamente dez minutos na cidade.
Segundo informações da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), a neve é causada pela alta umidade associada a uma frente fria que está estacionada sobre o estado.
De acordo com a Epagri, o recorde negativo de temperatura foi registrado em 1991, quando a cidade enfrentou 10°C negativos.
                                                                                                                     Folha Online, São Paulo.
             A neve citada no texto corresponde a que estado físico da água? Como é chamada a mudança de estado físico que ocorreu para que formasse a neve? Assinale a alternativa que responde respectivamente as duas perguntas.
(A)   Líquido; condensação.
(B)   Vapor; liquefação.
(C)   Sólido; solidificação
(D)   Sólido; fusão.
 
4)(ENEM) Na natureza a matéria é constantemente transformada por meio dos ciclos biogeoquímicos. Além do ciclo da água, existem os ciclos do carbono, do enxofre, do fósforo, do nitrogênio e do oxigênio. O elemento que está presente em todos os ciclos nomeados é o:
(A) fósforo.
        (B) enxofre.
(C) carbono.
(D) oxigênio.
(E) nitrogênio.
 
5)(ENEM) O nitrogênio é essencial para a vida e o maior reservatório global desse elemento, na forma de N2, é a atmosfera. Os principais responsáveis por sua incorporação na matéria orgânica são microrganismos fixadores de N2, que ocorrem de forma livre ou simbiontes com plantas.
                                                                                                                                       ADUAN,R.E. Embrapa,2004(adaptado).
Animais garantem suas necessidades metabólicas desse elemento pela
(A)   Absorção do gás nitrogênio pela respiração.
(B)   Ingestão de moléculas de carboidratos vegetais.
(C)   Incorporação de nitritos dissolvidos na água consumida.
(D)   Transferência da matéria orgânica pelas cadeias tróficas. .
(E)   Protocooperação com microrganismos fixadores de nitrogênio


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DISCIPLINA: FÍSICA
Atividades para os alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 06/07/20 a 10 /07/20.
Disciplina: Física
Tema : Tipos de energia
HABILIDADES: Analisar situações do cotidiano em que ocorram transformações de energia de diferentes tipos (elétrica, química, nuclear, térmica, cinética, potencial gravitacional, potencial elástica, etc.);
RESPONDER AS ATIVIDADES NO LINK: https://forms.gle/84dYjxCSsEeCNuT8A

Usinas maremotrizes
         Não é apenas a energia das quedas-d’água represada nos rios que pode ser utilizada para acionar turbinas e gerar energia elétrica. Embora ainda existam dificuldades a serem vencidas, também o subir e descer das marés em intervalos de 6 horas pode ser usado como recurso energético renovável. Para ter uma ideia, o custo de instalação de uma usina geradora maremotriz é cerca de 5 vezes maior do que o de uma hidrelétrica. Além disso, é preciso avaliar as consequências da construção da usina nas atividades econômicas da região e os danos ambientais que podem ser provocados nos ecossistemas marinhos.
           Em Saint-Marlo, na França, foi construída, na década de 1960, a usina maremotriz de La Rance, primeira do mundo a aproveitar a diferença entre as marés altas e baixas da região. Na região da usina, essa diferença varia de 8 a 13 metros, aproximadamente, permitindo a construção de uma barragem para aprisionar a água do mar e liberá-la para o acionamento das turbinas.
            As turbinas embutidas na barragem da usina de La Rance, que tem 330 metros de comprimento, permitindo a instalação de uma potência média de 68MW, atingindo, anualmente, a produção de cerca de 600 milhões de kWh, energia capaz de suprir uma cidade com, aproximadamente, 100 mil habitantes.
            É importante lembrar que toda forma de geração de energia tem aspectos positivos e negativos. As hidrelétricas, por exemplo, têm a favor o fato de utilizarem fonte renovável e contra a necessidade de submersão de grandes áreas para a criação de um lago, entre outros.
Atividades
1)A implantação de uma usina maremotriz de geração de eletricidade causa impacto sobre o ecossistema marinho. Esse é um aspecto considerado:
(A) Nulo
(B) Positivo
(C) Negativo
(D) Indiferente

2) Uma usina maremotriz de geração de energia é considerada:
(A) Fácil de ser implantada.
(B) Uma fonte não renovável de energia.
(C) Uma fonte poluidora, de grande produção de energia.
(D) Uma fonte renovável e não poluidora.

3) O governo prevê investir cerca de R$ 700,00 por kW de potência instalada na usina de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará. Qual seria o custo, em reais e por kW de potência instalada, de uma usina maremotriz com capacidade geradora semelhante á de Belo Monte?
(A) R$3500,00
(B) R$ 3000,00
 (C) R$ 6800,00
(D) R$ 6000,00

4) Na atualidade, as usinas hidrelétricas constituem a mais importante fonte de energia elétrica no Brasil. Embora essa fonte energética apresente diversas vantagens ambientais, também se caracteriza por algumas desvantagens, como por exemplo:
(A) É não renovável, por isso se esgotará em poucos anos e deve ser substituída.
(B) Causa impactos ambientais, principalmente devido ao alagamento de grandes áreas.
(C) As turbinas usadas para gerar energia a partir do movimento da água liberam dióxido de carbono.
(D) Só podem ser instaladas na região Norte, pois nas outras regiões há poucos cursos de água.

5)O pior acidente nuclear da História deu-se no dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear Chernobyl, na Ucrânia. O acidente produziu uma nuvem radioativa que atingiu toda a antiga URSS, Europa Oriental, Reino Unido e Escandinávia. Em 2005, a ONU divulgou um relatório no qual atribuiu 56 mortes e uma estimativa de cerca de 4.000 pessoas que possivelmente morreriam no futuro por doenças relacionadas aos eventos de Chernobyl. Apesar disso, as usinas nucleares ainda são amplamente utilizadas em diversos países da Europa e nos EUA. (http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/acidente-chernobyl.htm)
Apesar desse episódio, que mostra desvantagens do uso da energia nuclear, essa fonte de energia apresenta também vantagens, tais como:
(A) a tecnologia utilizada nas usinas nucleares é pouco sofisticada e de médio custo.
(B) usinas nucleares não liberam dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera. 
(C) a radioatividade não afeta plantas e animais.
(D) as usinas nucleares produzem lixo que pode ser reciclado.

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                                                        ARTE 1A e 1B 
                           Prof. Anderson Sanchez


Habilidade: -Analisar o lugar-espaço-escola como modo de fazer uma leitura-sondagem detonadora de questões propositivas para a intervenção;

-Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação na linguagem da
dança, gerando projetos de intervenção na escola;



Realize a atividade pelo link a seguir: ARTE 1°A e 1°B 2°BIMESTRE #form04 06/07 a 10/07



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Inglês

Habilidade: Compreenção: Conhecimentos linguísticos - Relacionar definições às palavras ligadas ao tema (jornal e jargão jornalistico).

1º Ano: https://forms.gle/TxMiuTanT1scUYW47

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EDUCAÇÃO FÍSICA - 1ª série B
PROFº NIVALDO

Segue o link da atividade dessa semana.
Educação física professor Emerson 1° A Atividade avaliadora https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSoiHOT7pH_L5uYM0H0Y0SXITE3P0U1936Yg5gvPKfqrbQaw/viewform?usp=sf_link

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TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 1ºB
PROFª GRAZIELLE

Habilidade: EM13TEC13 Refletir individualmente e coletivamente sobre os problemas sociais da sua cidade atuando positivamente no sentido de propor soluções e agir comunidade.

Segue o link da atividade da semana no google forms.


Qualquer duvida estou a disposição.
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Professor : Paulo Freira
Atividade de Matemática 1 A
https://forms.gle/PTPQfJoPdqWMv9fm8


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GEOGRAFIA/PROF VALDILENE MATOS
SEGUE LINK ATIVIDADE DA SEMANA
EMAIL: valdilene.souzza@yahoo.com.br

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLkLvCPYxIZsi99Xe5ls6UrSfJSJqVHu3CDypFhqF9cT3Z4Q/viewform?usp=pp_url





                                    Química – Professora Maristela

           Habilidade: Reconhecer a conversão de massa em transformações químicas

               
   Segue o link da atividade da semana https://forms.gle/j8wRiETXjBgSo3Q9A 

Qualquer duvida mande um email ou mensagem no grupo da sala so WhatsApp.981365627

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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 1A.

Habilidades: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

Acesse e responda ao formulário:

https://forms.gle/mB5btP3kyDu8P9Lw7


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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.

 

Habilidades: Engajamento e comprometimento.

 Já criamos um grupo de whatssap e começamos a construir coletivamente a culminância com base em tudo que foi produzido até o momento.

Acesse e responda ao formulário:

https://forms.gle/YJBuFVDEToJRKC8g9   

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Atividade de Tecnologia e Inovação – 1ª série A

Prof.ª Néia - 06 a 10 de julho 2020.

 

Habilidades:• desenvolver e aperfeiçoar seus conhecimentos digitais, associando as novas situações de aprendizagens e situações práticas); •. Desenvolver a capacidade de pensar e organizar ideias, expressando-as de forma clara e precisa nas diferentes formas de comunicação oral e escrita; •. Ampliar a capacidade do seu autoconhecimento em relação a tecnologia.

 

Quiz – Educacional

Essa atividade visa trabalhar o exercício de analisar, interagir, produzir e avaliar outros modos de ler e escrever através de conteúdos digitais. Isso se dará na construção de um Quiz - Educacional, ou seja, com conteúdo trabalhados no cotidiano escolar. A estrutura dos Quiz está disponível na internet, através

de sites e aplicativos diversos. A construção dos Quiz - Educacional ajuda os alunos na autonomia e no protagonismo de descobrir novos instrumentos de pesquisa e estudos de forma lúdica e interativa.

De posse dos vários sites e aplicativos já selecionados, é importante que se faça reflexões sobre a necessidade de explorar novos instrumentos de aprendizagem, observando suas características e modo de emprego, principalmente em projetos que possibilitem compartilhamento de

ideias, habilidades de curadoria e produção de conhecimento.

Os alunos produzirão a atividade de maneira plugada, ou seja, com os recursos de suporte digital em ferramentas gratuitas disponíveis na internet, ou desplugada, utilizando papéis, revistas, jornais e canetinha.

Na sequência, os alunos que acessem tais plataformas (aplicativos ou sites).

Irão explorar todos os recursos disponíveis, montando o Quiz - Educacional com questões relacionadas aos conteúdos que estão estudando.

 

Tema do Quis: “O uso da tecnologia pelo homem.”

O aluno fará as anotações da sua reflexão sobre a criação do quiz no seu caderno de tecnologia da informação.

 

Sugestão para a pesquisa;

Tudo sobre Quiz

https://guiadoestudante.abril.com.br/tudo-sobre/quiz/

 

Criador de Quizzes Online

https://www.onlinequizcreator.com/pt/

 Quis – Crie o seu!

https://pt.quizur.com/

 

Você pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Tecnologia  no CMSP e fazer as anotações no caderno.

 

Boa semana a todos!!!

 

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Atividade de Português 06 10 de julho de 2020.

Prof.ª Néia- 1ª séria A

 

Habilidades: EF12LP18: Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

 

Leitura e interpretação de texto- gênero Poema

Leia o texto abaixo e responda as questões:

 

 PENSO E PASSO

quando penso

que uma palavra

pode mudar tudo

não fico mudo

MUDO

 

quando penso

que um passo

descobre um mundo

não paro

PASSO

 

e assim que

passo e mudo

um novo mundo nasce

na palavra que penso.

 

(Alice Ruiz)

 

 

01-A palavra MUDO aparece duas vezes na 1.ª estrofe.

·Aponte o sentido dela, no 4.º e 5.º versos:

(A) transformar / transformar.

(B) deficiência na fala / silencioso.

(C) calado / silencioso.

(D) calado / transformar.

 

02-Assinale o que significa, para a poeta, PASSO no 10.º verso:

(A) andar.

(B) ultrapassar.

(C) passagem.

(D) espaço.

 

03-Identifique a melhor interpretação para o verso "um novo mundo nasce":

(A) Transformação da realidade.

(B) Surgimento de outro mundo.

(C) Nova geração aparece.

(D) Tudo é passageiro.

 

04-Marque a opção que melhor caracteriza o "eu lírico" desse poema:

(A) Ele é revoltado.

(B) Ele é revolucionário.

(C) Ele não é um ser acomodado diante do mundo.

(D) Ele não tem mais esperanças.

 

05-Aponte a ideia de que os versos "e assim que / passo e mudo" estabelece com os dois últimos versos:

(A) causa.

(B) tempo.

(C) consequência.

(D) condição