E.E.. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DA 1ª SÉRIE A E B
06 A 10 DE JULHO
__________________________________________________
PORTUGUÊS- 1ºB
Olá pessoal!
Espero que estejam acompanhando às aulas e separando um bom
tempo para estudar.
Habilidades:
ü Distinguir
as marcas próprias do texto literário e estabelecer relações entre o texto
literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico,
social e político.
ü Relacionar
informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto
literário com os contextos de produção, para atribuir significados de leituras
críticas em diferentes situações.
ü Localizar
informações visando a resolver problemas, no campo das instituições linguística
e literária, em dicionários, enciclopédias, gramáticas, internet etc.
ü Adaptar
textos em diferentes linguagens, levando em conta aspectos linguísticos
históricos e sociais.
ü Analisar
os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso do verbo nos gêneros
indicados.
Segue o link das atividades
da semana:
https://forms.gle/dhbr4Z6zVXhTx9TN7
Esta semana enviarei um link para uma aula diferenciada, e vocês
realizarão uma atividade de recuperação em tempo real. Isso mesmo, vocês terão
a chance de realizar essa atividade e recuperar suas notas, e melhorar suas
médias. Será em formado do
QUIZ que fazíamos em
sala.
NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!
Um forte abraço, Ariane.,
______________________________________________
História
1ªSérie A e B – Profº Leilson
Habilidades: Analisar os processos de formação histórica das
instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos
diferentes grupos e agentes sociais;
_______________________________________________
Sociologia
1ªSérie A e B – Profº Leilson
Habilidades:
Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização
_______________________________________________________
Eletiva
– Profissões
Habilidades: Conhecer e
compreender as profissões do futuro.
_____________________________________________________________
DISCIPLINA: BIOLOGIA
ATIVIDADES
PARA OS ALUNOS 1ANO A e 1ANO B para o período de 06/07 a 10/07
TEMA: • Densidade e crescimento da população
•
Equilíbrio dinâmico das populações nos ecossistemas e fatores que interferem
neste equilíbrio
Habilidades: Identificar os
fatores que controlam o tamanho de uma população e as variações na densidade,
em razão de mudanças ambientais ou de alterações nos fatores bióticos, com base
em textos ou gráficos, e reconhecer que a ação de fatores bióticos e abióticos
promove o equilíbrio dinâmico das populações, mantendo relativamente estáveis
as características dos ecossistemas.
ATIVIDADES
1)
Os
dados sobre o crescimento da população humana são realmente impressionantes.
Segundos as últimas estimativas, a
população mundial atingiu 7,2 bilhões de
pessoas em 2015; em 1950, girava em torno de apenas “2,5 bilhões”. Ou seja, o
número de seres humanos no planeta quase:
(A)
Duplicou
nos últimos 65 anos.
(B)Triplicou nos últimos 65 anos.
(C)Diminuiu
nos últimos 65 anos.
(D)Aumentou
mas não de forma significativa.
2) População
biológica é o conjunto de:
(A)De espécies que habitam determinada
região.
(B) De indivíduos de mesma espécie, que
vivem em determinada região, cruzando-se.
(C)De comunidade que vivem em um biótopo.
(D)Formada pela comunidade biológica e
pelo biótopo em interação.
3)Em São Joaquim os termômetros atingiram 3°C negativos.
Entre as 22h30 e as 23 h de terça, houve neve por aproximadamente dez minutos
na cidade.
Segundo informações da
Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), a
neve é causada pela alta umidade associada a uma frente fria que está
estacionada sobre o estado.
De acordo com a Epagri,
o recorde negativo de temperatura foi registrado em 1991, quando a cidade
enfrentou 10°C negativos.
Folha
Online, São Paulo.
A neve citada no texto corresponde
a que estado físico da água? Como é chamada a mudança de estado físico que
ocorreu para que formasse a neve? Assinale a alternativa que responde
respectivamente as duas perguntas.
(A)
Líquido;
condensação.
(B)
Vapor;
liquefação.
(C)
Sólido;
solidificação.
(D)
Sólido;
fusão.
4)(ENEM) Na natureza a matéria é constantemente transformada por
meio dos ciclos biogeoquímicos. Além do ciclo da água, existem os ciclos do
carbono, do enxofre, do fósforo, do nitrogênio e do oxigênio. O elemento que
está presente em todos os ciclos nomeados é o:
(A) fósforo.
(B) enxofre.
(C) carbono.
(D) oxigênio.
(E) nitrogênio.
5)(ENEM) O nitrogênio é essencial
para a vida e o maior reservatório global desse elemento, na forma de N2,
é a atmosfera. Os principais responsáveis por sua incorporação na matéria
orgânica são microrganismos fixadores de N2, que ocorrem de forma
livre ou simbiontes com plantas.
ADUAN,R.E. Embrapa,2004(adaptado).
Animais
garantem suas necessidades metabólicas desse elemento pela
(A)
Absorção
do gás nitrogênio pela respiração.
(B)
Ingestão
de moléculas de carboidratos vegetais.
(C)
Incorporação
de nitritos dissolvidos na água consumida.
(D)
Transferência
da matéria orgânica pelas cadeias tróficas. .
(E)
Protocooperação
com microrganismos fixadores de nitrogênio
_____________________________________________________________
DISCIPLINA: FÍSICA
Atividades
para os alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 06/07/20 a 10 /07/20.
Disciplina: Física
Tema :
Tipos de energia
HABILIDADES: Analisar situações do cotidiano em que ocorram
transformações de energia de diferentes tipos (elétrica, química, nuclear,
térmica, cinética, potencial gravitacional, potencial elástica, etc.);
Usinas maremotrizes
Não é apenas a energia
das quedas-d’água represada nos rios que pode ser utilizada para acionar
turbinas e gerar energia elétrica. Embora ainda existam dificuldades a serem
vencidas, também o subir e descer das marés em intervalos de 6 horas pode ser
usado como recurso energético renovável. Para ter uma ideia, o custo de
instalação de uma usina geradora maremotriz é cerca de 5 vezes maior do que o
de uma hidrelétrica. Além disso, é preciso avaliar as consequências da
construção da usina nas atividades econômicas da região e os danos ambientais
que podem ser provocados nos ecossistemas marinhos.
Em
Saint-Marlo, na França, foi construída, na década de 1960, a usina maremotriz
de La Rance, primeira do mundo a aproveitar a diferença entre as marés altas e
baixas da região. Na região da usina, essa diferença varia de 8 a 13 metros,
aproximadamente, permitindo a construção de uma barragem para aprisionar a água
do mar e liberá-la para o acionamento das turbinas.
As
turbinas embutidas na barragem da usina de La Rance, que tem 330 metros de
comprimento, permitindo a instalação de uma potência média de 68MW, atingindo,
anualmente, a produção de cerca de 600 milhões de kWh, energia capaz de suprir
uma cidade com, aproximadamente, 100 mil habitantes.
É
importante lembrar que toda forma de geração de energia tem aspectos positivos
e negativos. As hidrelétricas, por exemplo, têm a favor o fato de utilizarem
fonte renovável e contra a necessidade de submersão de grandes áreas para a
criação de um lago, entre outros.
Atividades
1)A implantação de uma usina maremotriz de
geração de eletricidade causa impacto sobre o ecossistema marinho. Esse é um
aspecto considerado:
(A) Nulo
(B) Positivo
(C) Negativo
(D) Indiferente
2) Uma usina maremotriz de geração de energia é
considerada:
(A) Fácil de ser implantada.
(B) Uma fonte não renovável de energia.
(C) Uma fonte poluidora, de grande produção de
energia.
(D) Uma fonte renovável e não poluidora.
3) O governo prevê investir cerca de R$ 700,00 por kW de potência
instalada na usina de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará. Qual seria o custo, em
reais e por kW de potência instalada, de uma usina maremotriz com capacidade
geradora semelhante á de Belo Monte?
(A) R$3500,00
(B) R$ 3000,00
(C) R$ 6800,00
(D) R$ 6000,00
4) Na atualidade, as usinas hidrelétricas constituem a mais importante
fonte de energia elétrica no Brasil. Embora essa fonte energética apresente
diversas vantagens ambientais, também se caracteriza por algumas desvantagens,
como por exemplo:
(A) É não renovável, por
isso se esgotará em poucos anos e deve ser substituída.
(B) Causa impactos ambientais, principalmente devido ao alagamento de
grandes áreas.
(C) As turbinas usadas
para gerar energia a partir do movimento da água liberam dióxido de carbono.
(D) Só podem ser
instaladas na região Norte, pois nas outras regiões há poucos cursos de água.
5)O pior
acidente nuclear da História deu-se no dia 26 de abril de 1986, na Usina
Nuclear Chernobyl, na Ucrânia. O acidente produziu uma nuvem radioativa que
atingiu toda a antiga URSS, Europa Oriental, Reino Unido e Escandinávia. Em
2005, a ONU divulgou um relatório no qual atribuiu 56 mortes e uma estimativa
de cerca de 4.000 pessoas que possivelmente morreriam no futuro por doenças
relacionadas aos eventos de Chernobyl. Apesar disso, as usinas nucleares ainda
são amplamente utilizadas em diversos países da Europa e nos EUA.
(http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/acidente-chernobyl.htm)
Apesar
desse episódio, que mostra desvantagens do uso da energia nuclear, essa fonte
de energia apresenta também vantagens, tais como:
(A) a
tecnologia utilizada nas usinas nucleares é pouco sofisticada e de médio custo.
(B) usinas nucleares não
liberam dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.
(C) a
radioatividade não afeta plantas e animais.
(D) as usinas
nucleares produzem lixo que pode ser reciclado.
_____________________________________________________________
ARTE 1A e 1B
Prof. Anderson Sanchez
Habilidade: -Analisar o lugar-espaço-escola como modo de fazer uma leitura-sondagem detonadora de questões propositivas para a intervenção;-Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação na linguagem dadança, gerando projetos de intervenção na escola;
Realize a atividade pelo
link a seguir: ARTE 1°A e 1°B 2°BIMESTRE #form04 06/07 a 10/07
_____________________________________________________________
Inglês
Habilidade: Compreenção: Conhecimentos
linguísticos - Relacionar definições às
palavras ligadas ao tema (jornal e jargão jornalistico).
1º Ano: https://forms.gle/TxMiuTanT1scUYW47
_____________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA - 1ª série B
PROFº NIVALDO
Segue o link da atividade dessa semana.
Educação física professor Emerson 1° A
Atividade avaliadora
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSoiHOT7pH_L5uYM0H0Y0SXITE3P0U1936Yg5gvPKfqrbQaw/viewform?usp=sf_link
_____________________________________________________________
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 1ºB
PROFª GRAZIELLE
Habilidade: EM13TEC13 Refletir
individualmente e coletivamente sobre os problemas sociais da sua cidade
atuando positivamente no sentido de propor soluções e agir comunidade.
Segue o link da atividade da semana no google forms.
Qualquer duvida estou a disposição.
_____________________________________________________________
Professor : Paulo Freira
Atividade de Matemática 1 A
https://forms.gle/PTPQfJoPdqWMv9fm8
___________________________________________________________________________________
GEOGRAFIA/PROF VALDILENE MATOS
SEGUE LINK ATIVIDADE DA SEMANA
EMAIL: valdilene.souzza@yahoo.com.br
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLkLvCPYxIZsi99Xe5ls6UrSfJSJqVHu3CDypFhqF9cT3Z4Q/viewform?usp=pp_url
Química – Professora Maristela
Habilidade: Reconhecer a conversão de massa em
transformações químicas
Segue o link da atividade da semana: https://forms.gle/j8wRiETXjBgSo3Q9A
Qualquer duvida mande um email ou mensagem no grupo da sala so WhatsApp.981365627
____________________________________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
PROJETO DE VIDA- 1A.
Habilidades: Agir pessoal e
coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos,
inclusivos, sustentáveis e solidários.
Acesse
e responda ao formulário:
https://forms.gle/mB5btP3kyDu8P9Lw7
____________________________________________________________
GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
Eletiva: EXPRESSA-TE.
Habilidades:
Engajamento e comprometimento.
Já criamos um grupo de
whatssap e começamos a construir coletivamente a culminância com base em tudo
que foi produzido até o momento.
Acesse e responda ao formulário:
https://forms.gle/YJBuFVDEToJRKC8g9
____________________________________________________________
Atividade de Tecnologia e Inovação – 1ª série A
Prof.ª Néia - 06 a 10 de julho 2020.
Habilidades:•
desenvolver e aperfeiçoar seus conhecimentos digitais, associando as novas
situações de aprendizagens e situações práticas); •. Desenvolver a capacidade
de pensar e organizar ideias, expressando-as de forma clara e precisa nas
diferentes formas de comunicação oral e escrita; •. Ampliar a capacidade do seu
autoconhecimento em relação a tecnologia.
Quiz
– Educacional
Essa atividade visa
trabalhar o exercício de analisar, interagir, produzir e avaliar outros modos
de ler e escrever através de conteúdos digitais. Isso se dará na construção de
um Quiz - Educacional, ou seja, com conteúdo
trabalhados no cotidiano escolar. A estrutura dos Quiz está disponível na
internet, através
de sites e aplicativos
diversos. A construção dos Quiz - Educacional ajuda os alunos na autonomia e no
protagonismo de descobrir novos instrumentos de pesquisa e estudos de forma
lúdica e interativa.
De posse dos vários
sites e aplicativos já selecionados, é importante que se faça reflexões sobre a
necessidade de explorar novos instrumentos de aprendizagem, observando suas características e modo
de emprego, principalmente em projetos que possibilitem compartilhamento de
ideias, habilidades de
curadoria e produção de conhecimento.
Os alunos produzirão a
atividade de maneira plugada, ou seja, com os recursos de suporte digital em
ferramentas gratuitas disponíveis na internet, ou desplugada, utilizando
papéis, revistas, jornais e canetinha.
Na sequência, os
alunos que acessem tais plataformas (aplicativos ou sites).
Irão explorar todos os
recursos disponíveis, montando o Quiz - Educacional com questões relacionadas
aos conteúdos que estão estudando.
Tema do Quis: “O uso
da tecnologia pelo homem.”
O aluno fará as
anotações da sua reflexão sobre a criação do quiz no seu caderno de tecnologia
da informação.
Sugestão para a
pesquisa;
Tudo
sobre Quiz
https://guiadoestudante.abril.com.br/tudo-sobre/quiz/
Criador
de Quizzes Online
https://www.onlinequizcreator.com/pt/
Quis –
Crie o seu!
https://pt.quizur.com/
Você
pode enviar seu Trabalho por e-mail: cleidineiacristinadasilva@gmail.com
Além do Trabalho acima,
vocês devem assistir às aulas de Tecnologia
no CMSP e fazer as anotações no caderno.
Boa semana a todos!!!
__________________________________________________________________________
Atividade de Português 06 10 de julho de 2020.
Prof.ª Néia- 1ª séria A
Habilidades: EF12LP18: Apreciar poemas e outros
textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras,
reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de
encantamento, jogo e fruição.
EF15LP01 : Identificar a função social de
textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente
(a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e
digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os
produziu e a quem se destinam.
Leitura
e interpretação de texto- gênero Poema
Leia o texto abaixo e responda as questões:
PENSO E PASSO
quando penso
que uma palavra
pode mudar tudo
não fico mudo
MUDO
quando penso
que um passo
descobre um mundo
não paro
PASSO
e assim que
passo e mudo
um novo mundo nasce
na palavra que penso.
(Alice Ruiz)
01-A palavra MUDO aparece duas vezes na 1.ª
estrofe.
·Aponte o sentido dela, no 4.º e 5.º versos:
(A) transformar / transformar.
(B) deficiência na fala / silencioso.
(C) calado / silencioso.
(D) calado / transformar.
02-Assinale o que significa, para a poeta, PASSO no
10.º verso:
(A) andar.
(B) ultrapassar.
(C) passagem.
(D) espaço.
03-Identifique a melhor interpretação para o verso
"um novo mundo nasce":
(A) Transformação da realidade.
(B) Surgimento de outro mundo.
(C) Nova geração aparece.
(D) Tudo é passageiro.
04-Marque a opção que melhor caracteriza o "eu
lírico" desse poema:
(A) Ele é revoltado.
(B) Ele é revolucionário.
(C) Ele não é um ser acomodado diante do mundo.
(D) Ele não tem mais esperanças.
05-Aponte a ideia de que os versos "e assim
que / passo e mudo" estabelece com os dois últimos versos:
(A) causa.
(B) tempo.
(C) consequência.
(D) condição