Habilidades:
(EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa
para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de
novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
|
Habilidades:
(EF89LP33B) Compreender
textos de gêneros variados, selecionando estratégias de leitura adequadas a
diferentes objetivos.
|
A ciência da mentira
Quando mentimos mais
(e menos)?
Por Michael Shermer
"Mudando
para a Geico [empresa americana de seguros] você realmente economiza 15% ou
mais em seguros automotivos? Abraham Lincoln foi sincero?". Assim
pergunta o comercial da Geico, seguido por uma gravação em falso vintage de Mary Lincoln perguntando a
seu marido: "Esse vestido deixa meus quadris grandes?". O sincero
Abe examina o vestido, então hesita e, com seu indicador e polegar separados
por um centímetro, finalmente murmura "Talvez um pouquinho",
fazendo sua mulher sair da sala, furiosa.
O
humor funciona porque nós reconhecemos a pergunta como um pedido de elogio
disfarçado, ou como um teste de nosso amor e fidelidade. De acordo com o
livro Lying (Four Elephants Press, sem edição em português), publicado em
2013 pelo neurocientista Sam Harris, nós deveríamos dizer a verdade mesmo
nessa situação: "Ao mentir, nós negamos a nossos amigos o acesso à
realidade - e a ignorância resultante disso frequentemente pode prejudicá-los
de maneiras que não previmos.
Nossos
amigos podem agir com base em nossa falsidade, ou fracassar em problemas que
poderiam ter sido resolvidos com base em boas informações". Talvez o
alfaiate de Mary fosse incompetente, ou talvez Mary realmente precisasse
perder peso, o que a tomaria mais saudável e feliz. Além disso, de acordo com
Harris, mentiras inocentes frequentemente levam a mentiras perigosas:
"Em pouco tempo você poderá se comportar como a maioria das pessoas faz,
sem muito esforço: obscurecendo a verdade, ou até mentindo diretamente, sem
sequer pensar sobre isso. O preço é muito alto". Uma solução prática é pensar em uma maneira
de dizer a verdade com sensibilidade.
Como
Harris aponta, pesquisas mostram que
''todas as formas de mentira - incluindo
mentiras inocentes para poupar os sentimentos alheios - são associadas
com relacionamentos de baixa qualidade".
A
maioria das pessoas não conta mentiras hitlerianas, mas quase todos nós obscurecemos a verdade
apenas o suficiente para fazer os outros, ou nós mesmos, se sentirem melhor.
Quanto nós mentimos? Cerca de 10%, de acordo com o economista comportamental
Dan Arielyem seu livro A mais pura verdade sobre a desonestidade (Campus Elsevier, 2012).
Em
um experimento em que os participantes
resolvem quantas matrizes
conseguirem em um período limitado de
tempo, e são pagos por cada resposta correta, os que entregaram seus
resultados ao experimentador na sala
obtiveram uma média de quatro em 20. Na segunda condição, em que
participantes contavam suas respostas cor- retas, destruíam a
folha de respostas e diziam ao experimentador em outra sala quantas
tinham acertado, a média foi de seis em 20 - um aumento de
10%. E o efeito persistiu mesmo quando a quantia paga por resposta correta
foi aumentada de 25 centavos para 50, e depois para US$1, US$2 e até US$5. De
maneira reveladora, quando o valor
atingiu US$10 por resposta correta, a quantidade de mentiras diminuiu.
A
mentira, de acordo com Ariely, não é
resultado de uma análise de custo-benefício.
Ao contrário, é uma forma de
auto ilusão em que pequenas mentiras nos permitem melhorar nossa autoimagem e
ainda manter a percepção de sermos pessoas honestas. Mentiras grandes não são
assim.
Os
psicólogos Shaul Shalvi, Ori Eldar e Yoella Bereby-Meyer testaram a hipótese
de que pessoas têm uma tendência maior a mentir quando podem justificar a
mentira para si mesmas. O resultado foi um artigo intitulado "Honesty
requires time (and lack of justifications)" [A sinceridade exige tempo (e falta de
desculpas)], publicado em 2013 em Psychological Science.
Os
participantes rolaram um dado três vezes em uma situação que impedia o
experimentador de ver o resultado, e
foram instruídos a relatar o número obtido na primeira rolagem. (Quanto maior
o número, mais dinheiro eles recebiam).
Ver o resultado da segunda e da terceira rolagem dava aos participantes a
oportunidade de justificar o relato de apenas o maior dos três números; como
aquele número realmente tinha aparecido,
era uma mentira justificada.
Alguns
participantes tiveram que relatar sua resposta em 20 segundos, enquanto
outros não tinham limite de tempo._ Ainda que os dois grupos tenham mentido, os
participantes que receberam menos tempo tinham uma tendência maior a fazê-lo.
Em outro experimento, participantes rolaram o dado uma vez e relataram o
resultado. Os que tinham pouco tempo mentiam; _os _que tinham tempo para pensar
diziam a verdade. Os dois experimentos sugerem que as pessoas tem uma
tendência maior a mentir quando o tempo é curto, mas quando o tempo não é
problema, elas só mentem quando tem justificativa para fazê-lo.
Talvez
Mary não devesse ter dado tanto tempo para Abe ponderar sua resposta.
Michael_Shermer
é editor da revista Skeptic (www.skeptic.com). Seu livro Cérebro e crença já
está disponível em portugues.
Disponível em:
<http:/llvww2.uol.com.br/scfam/artlgos/a_clencfa_da_mentira.html>.
Acesso em: 14 fev. 2018.
|
- Desenvolvimento da comunicação
-classificar, comparar
-inferir, deduzir
- Memorizar.
Aquisição de vocabulário sobre Alimentos, frutas e vegetais em inglês. Questões envolvendo Fruits and vegetables with images.
História-
9ºAno A e B - Profº Leilson - 9ºAno
C-Profª Valdilene
Habilidades: (EF09HI10) Identificar e relacionar as
dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os
conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações
Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/Fnjv2qZyj1HQurxD9
_______________________________________________________
Eletiva
– Profissões
Habilidades: Conhecer e
compreender as profissões do futuro.
Responder a atividades acessando o link: https://forms.gle/T7zHvTUFKz4yMZQL9
Disciplia Geografia- Professora: Cristiane.
Tema: Transformações Territoriais: Oceania, Europa e Ásia
Habilidade: EF09GE08 Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e multiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania relacionando as implicações sociais, políticas economicas, ambientais econômicas, ambientais e culturais em diferentes países.
Professor Eliezer projeto de vida, 9º ano C
Objetivo: Contribuir para que os jovens utilizem as redes sociais
de forma saudável e a partir de reflexões sobre a construção das identidades
nos meios digitais.
Competências socioemocionais em foco: Imaginação criativa,
foco, organização, iniciativa social e assertividade.
Vamos pessoal essa atividade é baseada na pagina 72 do
caderno do aluno
O que são digital influencers?
Porque ter um canal no YouTube, Instagram ou criar blogs?
Qual a finalidade de ter o desejo de influenciar as crenças
ou opiniões de outras pessoas?
Você já parou para pensar ou já discutiu com alguém sobre as
situações acima? Vamos fazer agora medite nessas questões e responda.
1- O que as pessoas postam nas
redes sociais é sempre o que elas, de fato, estão vivendo? O que vocês pensam
sobre isso?
Após o
termino tire foto e mande no email
Ou whats 996460862
____________________________________________________________
Professor
Eliezer tecnologia e inovação 9º ano A
Objetivo:
investigar sobre quem são e o que fazem os influenciadores digitais, e qual a
finalidade desse trabalho.
Vamos lá
pessoal essa atividade é baseada na pagina 58
INFLUENCIADORES
DIGITAIS
Quem são e o
que fazem?
Com o
advento das redes sociais e sua popularização, mais pessoas puderam ter acesso
e até mesmo desenvolver conteúdos autorais na internet. Neste cenário, em
especial nas últimas décadas, surgiram os influenciadores digitais. Essas
pessoas criam canais e contas em redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook
etc.) para discutir temas variados e são acompanhados por muitos seguidores.
Atividade
assista o vídeo que está no link abaixo. Atenção esse vídeo é muito rico em
informações importantes.
https://www.youtube.com/watch?v=kAHadD-ClQE
Após escreva
em poucas palavras o que você entende por influenciador, e o que você aprendeu
com o vídeo.
Após o
termino tire foto e envie para o email.
ou no whats 996460862
_____________________________________________________________________
https://www.youtube.com/watch?v=YIbnvpqbu6w
_____________________________________________________________
Tecnologia – 9C
Professora: Maristela
Habilidade: Analisar o fenômeno dos
influenciadores digitais, comparando diferentes perfis, levantando hipóteses
sobre as possíveis razões de sucesso junto a seguidores e identificando o
funcionamento de algoritmos que medem a influência social
1- O que são influenciadores digitais e como avaliar sua influência?
2- Você segue alguém famoso nas redes sociais?
3- O que são algoritmos das
redes sociais?
Enviar por E-mail formentini2@gmail.com seu nome , serie e turma ou por WhatsApp da sala
_____________________________________________________
Atividade de Português 13 a 17 de julho de 2020.
Prof.ª Néia - 9A,B
Habilidades: EF89LP01B)
Desenvolver estratégias de leitura e interpretação, (EF08LP06) Identificar, em
textos de diferentes gêneros, os termos constitutivos da oração EF69LP44: Inferir a presença de valores
sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos HQS.
97 FILHOTES DE
TARTARUGA DA ESPÉCIE, PENTE ECLODEM NA PRAIA DE MEREPE, PORTO DE GALINHAS.
Um total de 97
filhotes de tartaruga da espécie pente eclodiram no início da manhã desta terça-feira
(06/01), por volta das 6h, na praia de Merepe, em Porto de Galinhas, Ipojuca,
litoral sul do Estado [...]. O tempo entre a desova e eclosão foi de 53 dias e
o ninho foi monitorado pela Organização Não Governamental (ONG) Eco Associados,
entidade conveniada com a Secretaria de Meio Ambiente do Ipojuca.
A eclosão vai
ser sistemática em vários pontos do litoral ipojucano. Em Ipojuca existem ninhos
sendo monitorados em toda a orla ipojucana, desde o Pontal de Maracaípe até a praia
de Muro Alto. Além do trabalho de proteção e monitoramento, os agentes
ambientais da Prefeitura também realizam no entorno dos ninhos ações educativas
com palestras sobre conscientização ambiental para evitar que turistas e
banhistas acabem pisando ou retirando os filhotes do local.
“Estamos
trabalhando na preservação ambiental do nosso grande destino turístico, valorizando
além do meio ambiente o nosso turismo”, avaliou a secretária de Meio Ambiente
do Ipojuca, Berenice Andrade Lima
1-
De acordo com o texto, além do trabalho de
proteção e monitoramento, os agentes ambientais da Prefeitura
A) ajudam no turismo da região.
B) monitoram a
desova e eclosão.
C) realizam
ações educativas.
D) valorizam o
meio ambiente.
2-
No trecho “... entidade conveniada
com a Secretaria de Meio Ambiente do
Ipojuca.”, a
expressão destacada refere-se a
A) Porto de
Galinhas.
B) litoral sul.
C) Eco
Associados.
D) praia de Muro Alto.
3- No trecho “... do nosso grande destino turístico...”, a palavra destacada foi utilizada para
A) apresentar a
quantidade de praias em Porto de Galinhas.
B) criticar o
número de turistas que vão às praias de Ipojuca.
C) destacar a
fama turística de Ipojuca.
D) indicar o
tamanho da praia de Merepe.
4-As aspas utilizadas no último parágrafo
em “Estamos trabalhando na preservação ambiental do nosso grande destino turístico,
valorizando além do meio ambiente o nosso turismo” foi para
A) indicar o
comentário do narrador.
B) marcar a
fala da personagem.
C) transmitir
uma informação importante.
D) destacar a fala
da secretária.
5- Leia e
depois responda a questão a seguir:
5- De acordo com esse texto,
A) a árvore é muito fraca.
B) a serra elétrica é pesada.
C) o desmatamento está colocando o planeta em risco.
D) o homem está trabalhando sob condições perigosas.
_________________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.
Habilidades: Engajamento e comprometimento.
Já criamos um grupo de whatssap e começamos a construir coletivamente a culminância com base em tudo que foi produzido até o momento.
VALE NOTA!
Acesse e responda:
https://forms.gle/YJBuFVDEToJRKC8g9
Lista dos alunos da eletiva:
ANA PAULA MATEUS | ERIK GABRIEL METZHER DA SILVA | JENIFER MARTINS RODRIGUES | KAUAN ARAUJO SIMPLICIO | SAMUEL RAMOS BIZERRA |
ALESSANDRA CRISTINA B. S. CARDOSO | FELIPE HENRIQUE MAXIMIANO DA SILVA | LUCAS RODRIGUES DA SILVA | LUCAS RAFAEL DOS SANTOS | OCTAVIO DE MELO COLVARA |
DAVY ASSIS PEREIRA DA SILVA | GABRIEL MONTANARO BISSOLI | JEOVANA MIRELLA DUARTE DE OLIVEIRA | LUAN NASCIMENTO DIAS | VINICIUS SIMOES SILVA |
ALEX VINICIUS CHEREDA PEREIRA | GUSTAVO RAFAEL DA SILVA ROSA | JULIANA CAROLINA DE OLIVEIRA | KAUAN DYOGO LEÃO FERREIRA DA SILVA | NATHALY ROVELI DE ANDRADE DE BARROS FERREIRA |
ALISSON DE AZEVEDO DOS SANTOS | JEOVAN LUKAS MIRANDA | JOÃO VITOR CRISTOVAM DA SILVA | NICOLAS RODRIGUES DA SILVA | SUELLEN GISLAINE SANTANA FRANCISCO |
ERIK OLIVEIRA BATISTA | LUCAS DA COSTA BARROS DE SOUZA | MATHEUS HENRIQUE DE SOUZA SILVA | LAVINYA VICTORIA BRITO CORREIA DA SILVA | THIAGO GARCIA TEIXEIRA SILVA |
ERIC ALEIXO PIERRE | HIGOR VINICIUS RIBEIRO DOS SANTOS | JULIO CESAR AMARAL DOS SANTOS | RHUAN DE AZEVEDO DE SARRO |
|
_________________________________________________________________