-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

12 julho, 2020

9º ANO - 13 A 17 DE JULHO

E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DO 9º ANO PARA O PERÍODO DE 13/07 A 17/07
Horário das aulas online

MATEMÁTICA  9ºANO C- PROF.ª MAGALY GREGGIO - ATIVIDADE ATÉ DIA 16/07 

Habilidades:

(EF09MA04) Resolver e elaborar situações-problema com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

Boa tarde, pessoal! Tudo bem com vocês? Vou repetir o formulário da semana passada, uma vez que MUITOS ALUNOS NÃO REALIZARAM A ATIVIDADE PROPOSTA e precisam fazer para obter a nota de participação do bimestre. Sendo assim, o formulário ficará aberto até a quinta-feira, após essa data fecharei a atividade e mandarei a devolutiva na sexta-feira. Tenham uma boa noite e força nos estudos! ❤️


DISCIPLINA: CIÊNCIAS


ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C para o período de 13/07 a 17/07
DISCIPLINA: CIÊNCIAS          
TEMA: Radiações e suas aplicações na saúde
Habilidades: EF09CI18* Investigar como as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações (dados, vídeos, imagens, áudios, entre outros) e argumentar a respeito de uma atitude individual e coletiva, crítica e reflexiva, sobre a natureza dessas informações, os meios de veiculação e princípios éticos envolvidos.
EF09CI19* Discutir as relações entre as necessidades sociais e a evolução das tecnologias para a Saúde compreendendo, com base em indicadores, que o acesso à Saúde está relacionado à qualidade de vida de toda a população.
RESPONDER AS ATIVIDADES ABAIXO NO LINK:  https://forms.gle/28hQyXZgeS7UqMD7A

1)Vem se tornando cada vez mais comum estarmos em ambientes que dispõem de muitos equipamentos transmissores de ondas eletromagnéticas. Em uma casa, alguns exemplos destes tipos de equipamentos podem ser:
(A) forno de micro-ondas e geladeira.
 (B) caixa de som com fio e telefone celular.
 (C) fones de ouvido e caixa de som, ambos com fio.
(D) telefone sem fio e telefone celular.
 (E) forno de micro ondas e liquidificador.

2) As ondas eletromagnéticas estão presentes em nosso dia a dia e são utilizadas em diversas tecnologias. Utilizam-se dessas ondas os seguintes aparelhos:
A) GPS, aparelho celular, radar, liquidificador.
B) GPS, telefone sem fio, liquidificador, radar.
C) aparelho celular, radar, internet, GPS. 
D) radar, geladeira, GPS aparelho celular.    

3) As rádios piratas podem interferir na comunicação entre as aeronaves e as torres de controle, prejudicando a troca de informações necessárias para que o piloto faça a decolagem ou o pouso com segurança. Essa interferência ocorre porque:
A) a tecnologia de transmissão das rádios piratas não é avançada.
B) as rádios piratas utilizam antenas potentes em suas transmissões.
C) as ondas de rádio possuem maior energia do que as ondas da comunicação aeroportuária.
D) as ondas eletromagnéticas utilizadas em ambos os casos possuem a mesma frequência.

4)” Às vezes, aparece um chiado forte quando se atende a um telefone celular perto do computador ligado, ficando difícil entender a ligação”. Esse fenômeno é explicado porque tanto o computador quanto o celular:
A) transmitem informações
B) captam ondas eletromagnéticas 
C) são aparelhos elétricos
D) transmitem imagens 

5) Apesar de os aparelhos de raios X permitirem o diagnóstico de doenças, não podem ser utilizados sem controle porque suas radiações penetrantes podem causar:
A) alterações nas células que podem ser prejudiciais à saúde. 
B) aquecimento dos tecidos tratados gerando febre
C) rompimento de vasos sanguíneos e hematomas.
D) irritação local devido à resposta imunológica específica contra esta radiação.

_______________________________________________________________________
9º anos A, B e C - Inglês
Teacher Luciene

Roteiro de Atividade – Semana de 13/07/2020 a 17/07/2020 
Habilidades:
(EF09LI18)   Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

O questionário abaixo pode ser respondido e enviado a mim através do formulário, clicando nesse link: https://forms.gle/9DT3S3qD26zm5trs5


1.   Read the text and check (ü) A, B, or C.


An Italian Teacher
An Italian teacher talks about his life and his job.
Hi, I’m Giorgio Salvatore. I’m twenty-six years old and I’m from Calabria in the south of Italy. My father is Italian and my mother is from Argentina. She’s a Spanish teacher in a school in Calabria. My best friend is Marco. He’s from Calabria, too, and he’s a student at the University of Rome.
I’m a teacher at The Language Center in Rome. Students come here to learn different languages. My friends Jean-Paul and Domingo are also teachers at The Language Center. Jean-Paul is the French teacher and Domingo is the Spanish teacher. Domingo comes from Zaragoza in Spain.
I’m the Italian teacher and my class has students from Africa, Asia, America, and Europe. It’s very interesting to meet different people and the classes are always fun. The students always speak Italian when they are together because it’s the best way to learn the language.

Example: Giorgio is Spanish.
A  True  c    B  False  cü    C  Doesn’t say  c

1   Giorgio is from the south of Italy.
     A  True  c    B  False  c    C  Doesn’t say  c
2   His mother is in Argentina.
     A  True  c    B  False  c    C  Doesn’t say  c
3   His father is a teacher.
     A  True  c    B  False  c    C  Doesn’t say  c
4   Marco is a student in Calabria.
     A  True  c    B  False  c    C  Doesn’t say  c
5   Giorgio is a language teacher.
     A  True  c    B  False  c    C  Doesn’t say  c
6   The Language Center is in Rome.
     A  True  c    B  False  c    C  Doesn’t say  c
7   Domingo is French.
     A  True  c    B  False  c    C  Doesn’t say  c
8   Giorgio’s students are from different parts of the world.
     A  True  c    B  False  c    C  Doesn’t say  c

2.   Read the text again and answer the questions.
Example: What is Giorgio’s surname?   Salvatore
1   How old is Giorgio?
     _____________________________________________
2   Where is Calabria?
     _____________________________________________
3   What is his father’s nationality?
     _____________________________________________
4   Who is Giorgio’s best friend?
     _____________________________________________
5   What is the name of Giorgio’s school?
     _____________________________________________
6   Where are the teachers at the school from?
     _____________________________________________
7   What is the French teacher’s name?
     _____________________________________________

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************
Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
__________________________________________________________________________
9º ano C - Português
Professora Luciene

Roteiro de Atividade – Semana de 13/07/2020 a 17/07/2020 
Habilidades:
(EF89LP33B) Compreender textos de gêneros variados, selecionando estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos.
  
Leia o texto abaixo:

A ciência  da mentira
Quando mentimos mais (e menos)?

Por Michael Shermer

"Mudando para a Geico [empresa americana de seguros] você realmente economiza 15% ou mais em seguros automotivos? Abraham Lincoln foi sincero?". Assim pergunta o comercial da Geico, seguido por uma gravação em falso vintage de Mary Lincoln perguntando a seu marido: "Esse vestido deixa meus quadris grandes?". O sincero Abe examina o vestido, então hesita e, com seu indicador e polegar separados por um centímetro, finalmente murmura "Talvez um pouquinho", fazendo sua mulher sair da sala, furiosa.
O humor funciona porque nós reconhecemos a pergunta como um pedido de elogio disfarçado, ou como um teste de nosso amor e fidelidade. De acordo com o livro Lying (Four Elephants Press, sem edição em português), publicado em 2013 pelo neurocientista Sam Harris, nós deveríamos dizer a verdade mesmo nessa situação: "Ao mentir, nós negamos a nossos amigos o acesso à realidade - e a ignorância resultante disso frequentemente pode prejudicá-los de maneiras que não previmos.
Nossos amigos podem agir com base em nossa falsidade, ou fracassar em problemas que poderiam ter sido resolvidos com base em boas informações". Talvez o alfaiate de Mary fosse incompetente, ou talvez Mary realmente precisasse perder peso, o que a tomaria mais saudável e feliz. Além disso, de acordo com Harris, mentiras inocentes frequentemente levam a mentiras perigosas: "Em pouco tempo você poderá se comportar como a maioria das pessoas faz, sem muito esforço: obscurecendo a verdade, ou até mentindo diretamente, sem sequer pensar sobre isso. O preço é muito alto".  Uma solução prática é pensar em uma maneira de dizer a verdade com sensibilidade.
Como Harris aponta, pesquisas  mostram que ''todas as formas de mentira - incluindo  mentiras inocentes para poupar os sentimentos alheios - são associadas com relacionamentos de baixa qualidade".
A maioria das pessoas não conta mentiras hitlerianas,  mas quase todos nós obscurecemos a verdade apenas o suficiente para fazer os outros, ou nós mesmos, se sentirem melhor. Quanto nós mentimos? Cerca de 10%, de acordo com o economista comportamental Dan Arielyem seu livro A mais pura verdade sobre a desonestidade  (Campus Elsevier, 2012).
Em um experimento em que os participantes  resolvem quantas  matrizes conseguirem em um período  limitado de tempo, e são pagos por cada resposta correta, os que entregaram seus resultados  ao experimentador na sala obtiveram uma média de quatro em 20. Na segunda condição, em que participantes  contavam  suas respostas cor- retas, destruíam a folha de respostas e diziam ao experimentador em outra sala quantas tinham  acertado,  a média foi de seis em 20 - um aumento de 10%. E o efeito persistiu mesmo quando a quantia paga por resposta correta foi aumentada de 25 centavos para 50, e depois para US$1, US$2 e até US$5. De maneira reveladora,  quando o valor atingiu US$10 por resposta correta, a quantidade de mentiras diminuiu.
A mentira, de acordo com Ariely,  não é resultado de uma análise de custo-benefício.  Ao contrário,  é uma forma de auto ilusão em que pequenas mentiras nos permitem melhorar nossa autoimagem e ainda manter a percepção de sermos pessoas honestas. Mentiras grandes não são assim.
Os psicólogos Shaul Shalvi, Ori Eldar e Yoella Bereby-Meyer testaram a hipótese de que pessoas têm uma tendência maior a mentir quando podem justificar a mentira para si mesmas. O resultado foi um artigo intitulado "Honesty requires time (and lack of justifications)"  [A sinceridade exige tempo (e falta de desculpas)],  publicado  em 2013 em Psychological Science.
Os participantes rolaram um dado três vezes em uma situação que impedia o experimentador  de ver o resultado, e foram instruídos a relatar o número obtido na primeira rolagem. (Quanto maior o número,  mais dinheiro eles recebiam). Ver o resultado da segunda e da terceira rolagem dava aos participantes a oportunidade de justificar o relato de apenas o maior dos três números; como aquele número realmente tinha aparecido,  era uma mentira justificada.
Alguns participantes tiveram que relatar sua resposta em 20 segundos, enquanto outros não tinham limite de tempo._ Ainda que os dois grupos tenham mentido, os participantes que receberam menos tempo tinham uma tendência maior a fazê-lo. Em outro experimento, participantes rolaram o dado uma vez e relataram o resultado. Os que tinham pouco tempo mentiam; _os _que tinham tempo para pensar diziam a verdade. Os dois experimentos sugerem que as pessoas tem uma tendência maior a mentir quando o tempo é curto, mas quando o tempo não é problema, elas só mentem quando tem justificativa para fazê-lo.
Talvez Mary não devesse ter dado tanto tempo para Abe ponderar sua resposta.

Michael_Shermer é editor da revista Skeptic (www.skeptic.com). Seu livro Cérebro e crença já está disponível em portugues.
Disponível em: <http:/llvww2.uol.com.br/scfam/artlgos/a_clencfa_da_mentira.html>. Acesso em:  14 fev. 2018.


O questionário abaixo pode ser respondido e enviado a mim através do formulário, clicando nesse link: https://forms.gle/6CAn8DyiCHPfGENy9

1.   Responda  às questões  seguintes  com base no texto lido:

a)   O texto  apresentado é um artigo  que faz parte de uma revista  científica. Qual é o seu tema,  ou seja, a ideia principal  que ele desenvolve?

b)   O que ocorre,  segundo  o estudo, quando  optamos  pela  mentira em  nossos  círculos de relacionamentos e amizades?

c)    Elabore um raciocínio que explique o fato "A mentira ( ... )  não é resultado  de uma análise  de custo benefício. Ao contrário,  é uma forma de auto ilusão em que pequenas  mentiras nos permitem  melhorar nossa autoimagem e ainda manter a percepção  de sermos pessoas  honestas."

d)   Qual a diferença entre a reação de quem tinha um tempo estipulado  para dizer a verdade e quem teve tempo de refletir?

2.  No texto, a demonstração das pesquisas feitas acerca do modo como o ser humano mente no cotidiano se deu por meio de:
a) análise de causas e consequências.
b) retrospectiva histórica.
e) comparações.
d) exemplos.

Justifique sua resposta.

                                                              
Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
  
**************************************************************
Além da atividade acima, vocês devem assistir às aulas de Português no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
__________________________________________________________________________


        9º ano A e B - ARTE
Prof. Anderson Sanchez

Habilidade:(EF09AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos da dança contemporânea (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc., incluindo o recurso a tecnologias digitais) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.)

Realize a atividade do link a seguir: ARTE 9A e 9B 2°BIMESTRE #form06 13/07 a 17/07

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScyQ4QYBYD0vORI6_hxP6e9vDlVT2NZnbWikUx3oCFi34MJIg/viewform

__________________________________________________________________________

        9º ano C - ELETIVA
             Prof. Anderson Sanchez

Habilidades: Construir repertório lexical relativo a temas familiares.
- Desenvolvimento da comunicação
-classificar, comparar
-inferir, deduzir
- Memorizar.

Aquisição de vocabulário sobre Alimentos, frutas e vegetais em inglês. Questões envolvendo Fruits and vegetables with images.

Realize a atividade do link a seguir: ELETIVA 9C 2°BIMESTRE #form03 13/07 a 17/07


__________________________________________________________________________


História- 9ºAno A e B - Profº Leilson  - 9ºAno C-Profª Valdilene

Habilidades: (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações

Responda as atividades acessando o link:   https://forms.gle/Fnjv2qZyj1HQurxD9 

_______________________________________________________

Eletiva – Profissões

Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.

Responder a atividades acessando o link:   https://forms.gle/T7zHvTUFKz4yMZQL9 

 _____________________________________________________________________


Disciplia Geografia- Professora: Cristiane.

Tema: Transformações Territoriais: Oceania, Europa e Ásia

Habilidade:  EF09GE08 Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e multiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania relacionando as implicações sociais, políticas economicas, ambientais econômicas, ambientais e culturais em diferentes países.

______________________________________

Eletiva de Fotografia - Profª Regiane 

Acesse o link abaixo e responda a atividade.

https://forms.gle/LM3bHyqUVRUuwax46

_________________________________________

Educação física professor Emerson 9° B Proposta de situações de recuperação https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeFDun5vgTIrZ0A0ZMZEbptoQItFx-H91sRgC3cmLzd3wN20g/viewform?usp=sf_link

_________________________________________________________________________________

Professor Eliezer projeto de vida, 9º ano C

Objetivo: Contribuir para que os jovens utilizem as redes sociais de forma saudável e a partir de reflexões sobre a construção das identidades nos meios digitais.

Competências socioemocionais em foco: Imaginação criativa, foco, organização, iniciativa social e assertividade.

 

Vamos pessoal essa atividade é baseada na pagina 72 do caderno do aluno

 

O que são digital influencers?

Porque ter um canal no YouTube, Instagram ou criar blogs?

Qual a finalidade de ter o desejo de influenciar as crenças ou opiniões de outras pessoas?

Você já parou para pensar ou já discutiu com alguém sobre as situações acima? Vamos fazer agora medite nessas questões e responda.

 

1- O que as pessoas postam nas redes sociais é sempre o que elas, de fato, estão vivendo? O que vocês pensam sobre isso?

 2- É possível saber o que é verdade e o que não é? Como?

 6- Como vocês lidam com a construção de suas identidades nas redes sociais?

 Gostam de contar histórias, exibir imagens e vídeos ou preferem a privacidade?

 7- Quando postam, buscam editar os textos, fotos e vídeos para construir uma imagem específica?

 8- Que imagem é essa? Ela é sempre positiva? Que imagens vocês acham que as pessoas que os acompanham fazem a seu respeito?

 9- Por que vocês acham que as pessoas querem construir uma imagem diferente do que realmente são?

Após o termino tire foto e mande no email

Profeliezer@yahoo.com

Ou whats 996460862

____________________________________________________________


Professor Eliezer tecnologia e inovação 9º ano A

Objetivo: investigar sobre quem são e o que fazem os influenciadores digitais, e qual a finalidade desse trabalho.

 

Vamos lá pessoal essa atividade é baseada na pagina 58

INFLUENCIADORES DIGITAIS

Quem são e o que fazem?

Com o advento das redes sociais e sua popularização, mais pessoas puderam ter acesso e até mesmo desenvolver conteúdos autorais na internet. Neste cenário, em especial nas últimas décadas, surgiram os influenciadores digitais. Essas pessoas criam canais e contas em redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook etc.) para discutir temas variados e são acompanhados por muitos seguidores.

 

Atividade assista o vídeo que está no link abaixo. Atenção esse vídeo é muito rico em informações importantes.

https://www.youtube.com/watch?v=kAHadD-ClQE

Após escreva em poucas palavras o que você entende por influenciador, e o que você aprendeu com o vídeo.

Após o termino tire foto e envie para o email.

profeliezer@yahoo.com

ou no whats 996460862


_____________________________________________________________________

ARTE

9ºC - Profº Michelle


Atividade: Responda o que se pede, se necessário consulte na internet, sobre a vida e obra do artísta Van Gogh.


1) Assinale  a alternativa que apresenta uma informação correta sobre as características psicológicas de Van Gogh:

a) (   ) Ele era um homem de personalidade intrigante, cheio de conflitos internos, desequilibrado e depressivo.
b) (   ) Van Gogh era um homem de personalidade serena, cheio de ideias brilhantes, equilibrado e animado.
c) (   ) Van Gogh era um home de personalidade irritante, cheio de manias e desajeitado.

 

2) Van Gogh tinha um credo, ou seja , uma convicção, uma opinião que resumia em:

a) (   ) Ame mesmo sem querer.
b) (   ) Ame a si mesmo.
c) (   ) Ame o que você ama.

 
3) O que Van Gogh pintava?

a) (   ) Pintava o que deixava ele triste.
b) (   ) Pintava somente o que sua imaginação permitia.
c) (   ) Pintava aquilo que via e o que ele sentia.

 
4) Quais eram as principais características das pinceladas de Van Gogh?

a) (   ) Eram tranquilas e serenas e representavam seu estado de espírito.
b) (   ) Eram agitadas e brilhantes, sugerindo movimento.

c) (   ) Eram agitadas e foscas o que sugeria a sua tristeza interior.

 
5) O que Van Gogh gostava de pintar?

a) (   ) Natureza morta, paisagens, flores e autorretrato.
b) (   ) Natureza viva, paisagens e folhas secas.
c) (   ) Natureza viva, morta e autorretrato


6) Observe as obras abaixo e escreva seus respectivos nomes:


7) Para Van Gogh seu único refúgio era:

a) (   ) a dança
b) (   ) a música
c) (   ) a arte

 
8) Assinale a alternativa que apresenta nomes de obras pintadas por Van Gogh:

a) (   ) Nevermore
b) (   ) Os cipestres
d) (   ) Abaporu
e) (   ) Trigal com corvos
f) (   ) Jacó e o Anjo

______________________________________________________________________________

PROJETO DE VIDA

9ºA,B - Profº Michelle


ATIVIDADE: Lembra que em sala de aula fizemos nosso varal dos sonhos? Pois é, você fará novamente, agora em seu caderno de projeto de vida, será que continuará sendo o mesmo desejo? sonho? desenho? Reflita, mesmo porque já se passaram meses e os tempos são outros!

Faça a leitura a seguir e assistam ao vídeo:

Quadro dos sonhos é um tipo de mural que contém seus desejos. Logo, podem estar expressos com fotos, colagens, ilustrações, montagens ou escritas. Deve se tornar um reforço diário para o que acredita. Ou seja, você resumidamente deve expressar nele tudo o que deseja para o seu ano. Ou ainda, para um período determinado de tempo. Sendo assim, o primeiro passo para construção de seu quadro é uma análise de tudo o que deseja. Apesar de ser um quadro, ele pode ser encontrado de diversas formas: um mural, um varal, um painel, online ou físico. A princípio há algumas áreas de sua vida que devem ser analisadas para traçar seus objetivos: A área pessoal: pode conter experiências que deseja vivenciar ou até uma mudança, comportamental ou física. A área profissional: pode ser um novo emprego, uma graduação, uma promoção ou um empreendimento. A área familiar/amorosa: pode ser construir uma família, reatar laços com alguém importante, fazer visitas, encontrar um novo amor, comemorar uma data especial ou até estimular o amor próprio. A área financeira: seja quitar dívidas, juntar grana, comprar algo que deseja, fazer uma viagem.

https://www.youtube.com/watch?v=YIbnvpqbu6w

_____________________________________________________________

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 9ºB
PROFª GRAZIELLE

Habilidade: EF13TEC13 refletir individualmente e coletivamente sobre os problemas sociais da sua cidade atuando positivamente no sentido de propor soluções e agir comunidade.

Continuação da atividade sobre comunidade.


Segue o link da atividade da semana no google forms.


Qualquer duvida estou a disposição.

_________________________________________________________________________________


 

Tecnologia – 9C

Professora: Maristela

Habilidade: Analisar o fenômeno dos influenciadores digitais, comparando diferentes perfis, levantando hipóteses sobre as possíveis razões de sucesso junto a seguidores e identificando o funcionamento de algoritmos que medem a influência social

1-    O que são influenciadores digitais e como avaliar sua influência?

2-       Você segue alguém famoso nas redes sociais?

3-       O que são algoritmos das redes sociais?

Enviar por E-mail formentini2@gmail.com seu nome , serie e turma ou por WhatsApp da sala


_____________________________________________________


Atividade de Português 13 a 17 de julho de 2020.

Prof.ª Néia - 9A,B

Habilidades: EF89LP01B) Desenvolver estratégias de leitura e interpretação, (EF08LP06) Identificar, em textos de diferentes gêneros, os termos constitutivos da oração EF69LP44: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos HQS.

 Leia e depois responda as questões 1 a 4

97 FILHOTES DE TARTARUGA DA ESPÉCIE, PENTE ECLODEM NA PRAIA DE MEREPE, PORTO DE GALINHAS.

Um total de 97 filhotes de tartaruga da espécie pente eclodiram no início da manhã desta terça-feira (06/01), por volta das 6h, na praia de Merepe, em Porto de Galinhas, Ipojuca, litoral sul do Estado [...]. O tempo entre a desova e eclosão foi de 53 dias e o ninho foi monitorado pela Organização Não Governamental (ONG) Eco Associados, entidade conveniada com a Secretaria de Meio Ambiente do Ipojuca.

A eclosão vai ser sistemática em vários pontos do litoral ipojucano. Em Ipojuca existem ninhos sendo monitorados em toda a orla ipojucana, desde o Pontal de Maracaípe até a praia de Muro Alto. Além do trabalho de proteção e monitoramento, os agentes ambientais da Prefeitura também realizam no entorno dos ninhos ações educativas com palestras sobre conscientização ambiental para evitar que turistas e banhistas acabem pisando ou retirando os filhotes do local.

“Estamos trabalhando na preservação ambiental do nosso grande destino turístico, valorizando além do meio ambiente o nosso turismo”, avaliou a secretária de Meio Ambiente do Ipojuca, Berenice Andrade Lima

1-     De acordo com o texto, além do trabalho de proteção e monitoramento, os agentes ambientais da Prefeitura

 A) ajudam no turismo da região.

B) monitoram a desova e eclosão.

C) realizam ações educativas.

D) valorizam o meio ambiente.

 

2-    No trecho “... entidade conveniada com a Secretaria de Meio Ambiente do

Ipojuca.”, a expressão destacada refere-se a

A) Porto de Galinhas.

B) litoral sul.

C) Eco Associados.

D) praia de Muro Alto.

   3- No trecho “... do nosso grande destino turístico...”, a palavra destacada foi utilizada para

A) apresentar a quantidade de praias em Porto de Galinhas.

B) criticar o número de turistas que vão às praias de Ipojuca.

C) destacar a fama turística de Ipojuca.

D) indicar o tamanho da praia de Merepe.

     4-As aspas utilizadas no último parágrafo em “Estamos trabalhando na preservação ambiental do nosso grande destino turístico, valorizando além do meio ambiente o nosso turismo” foi para

A) indicar o comentário do narrador.

B) marcar a fala da personagem.

C) transmitir uma informação importante.

D) destacar a fala da secretária.

 

5- Leia e depois responda a questão a seguir:


 

  5-  De acordo com esse texto,

 A)  a árvore é muito fraca.

 B)  a serra elétrica é pesada.

C)  o desmatamento está colocando o planeta em risco.

D)  o homem está trabalhando sob condições perigosas.

_________________________________________________________________ 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE.

 

Habilidades: Engajamento e comprometimento.

 Já criamos um grupo de whatssap e começamos a construir coletivamente a culminância com base em tudo que foi produzido até o momento.

VALE NOTA!

Acesse e responda:

https://forms.gle/YJBuFVDEToJRKC8g9

Lista dos alunos da eletiva:

ANA PAULA MATEUS

ERIK GABRIEL METZHER DA SILVA

JENIFER MARTINS RODRIGUES

KAUAN ARAUJO SIMPLICIO

SAMUEL RAMOS BIZERRA

ALESSANDRA CRISTINA B. S. CARDOSO

FELIPE HENRIQUE MAXIMIANO DA SILVA

LUCAS RODRIGUES DA SILVA

LUCAS RAFAEL DOS SANTOS

OCTAVIO DE MELO COLVARA

DAVY ASSIS PEREIRA DA SILVA

GABRIEL MONTANARO BISSOLI

JEOVANA MIRELLA DUARTE DE OLIVEIRA

LUAN NASCIMENTO DIAS

VINICIUS SIMOES SILVA

ALEX VINICIUS CHEREDA PEREIRA

GUSTAVO RAFAEL DA SILVA ROSA

JULIANA CAROLINA DE OLIVEIRA

KAUAN DYOGO LEÃO FERREIRA DA SILVA

NATHALY ROVELI DE ANDRADE DE BARROS FERREIRA

ALISSON DE AZEVEDO DOS SANTOS

JEOVAN LUKAS MIRANDA

JOÃO VITOR CRISTOVAM DA SILVA

NICOLAS RODRIGUES DA SILVA

SUELLEN GISLAINE SANTANA FRANCISCO

ERIK OLIVEIRA BATISTA

LUCAS DA COSTA BARROS DE SOUZA

MATHEUS HENRIQUE DE SOUZA SILVA

LAVINYA VICTORIA BRITO CORREIA DA SILVA

THIAGO GARCIA TEIXEIRA SILVA

ERIC ALEIXO PIERRE

HIGOR VINICIUS RIBEIRO DOS SANTOS

JULIO CESAR AMARAL DOS SANTOS

RHUAN DE AZEVEDO DE SARRO

 

 _________________________________________________________________