Semana de Estudos Intensivas (SEI). Trabalho com habilidade socioemocionais de reflexão, autoconhecimento e reconhecimento que propiciem a automotivação.
ATIVIDADES PARA 2ANO A e 2 ANO B para o período de 27/07 a 31/07
DISCIPLINAS:BIOLOGIA E FÍSICA
TEMA: Texto motivacional – Lição da borboleta
Habilidades: Despertar no aluno o interesse em construir seu conhecimento diante de um momento tão diferente e difícil, pelo qual estamos passando; Permitir aos estudantes o exercício do seu processo de aquisição de conhecimentos utilizando as ferramentas disponíveis por ele neste momento.
Semana de estudos intensivos
TEXTO MOTIVACIONAL
Lição da borboleta
Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo.
Através dela, um homem, por várias horas passou a observar a borboleta, vendo
como ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele
pequeno buraco. Então verificou que ela parou de fazer qualquer progresso.
Parecia
que ela tinha ido mais longe que podia, que não conseguiria ir adiante. Então o
homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o casulo.
A
borboleta então saiu facilmente, mas seu corpo estava murcho, era pequeno e
tinha as asas amassadas.
O homem
continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento,
as asas dela se abrissem e se esticassem para serem capazes de suportar o
corpo, que iria se afirmar a tempo. Nada aconteceu!
Na
verdade, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando, com um corpo murcho
e as asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar...
O que o
homem, com sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendia era que o casulo
e o esforço realizado pela borboleta para passar pela pequena abertura era o
modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para suas
asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do
casulo.
Algumas
vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossas vidas.
Se Deus
nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos
deixaria aleijados. Nós não seríamos tão fortes como poderíamos ser e nunca
poderíamos voar...
Eu pedi
força..., E Deus me deu dificuldades para me fazer forte.
Eu pedi
sabedoria..., E Deus me deu problemas para resolver.
Eu pedi
prosperidade..., E Deus me deu cérebro e músculo para trabalhar.
Eu pedi
coragem..., E Deus me deu perigo a superar.
Eu pedi
amor..., E Deus me deu pessoas com problemas para ajudar.
Eu pedi
favores..., E Deus me deu oportunidades.
Eu não
recebi nada do que pedi..., Mas recebi tudo o que precisava!!!
Erzsebet Mangucci, autora do livro Vivendo a
Leitura e a Escrita, da Solução Editora.
Pense e reflita
sobre o texto.
E não se esqueça !
Ninguém
pode construir seu caminho, a não ser você mesmo.
Assim como ninguém pode mudar você, a
não ser você mesmo.
Escreva no seu caderno um pequeno texto sobre sua reflexão.
Boa
reflexão.
_____________________________________________________
ELETIVA: (Cons)ciência
LÍNGUA PORTUGUESA 2ª SÉRIES A E B
ATIVIDADE XIII
Queridas e queridos,
Quero deixar a vocês uma mensagem de otimismo. Sei que as coisas estão difíceis para todos, mas tenham fé. Tudo vai passar!!!!!
Cuidem-se e cuidemo-nos uns dos outros!
Segue o link: https://forms.gle/DTBkaDcfKZ3Lmwo69
Prof. Paulo Freire
Matemática
Assista o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=40LjiTXFuyY
Escalonar o sistema e calcular X , Y e Z.
Prof. Paulo Freire
Física
Assista o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=kNzjPoNwU20
Resolva o exercício:
Sobre os gases monoatômicos e ideais que passam por um processo de transformação isobárica, podemos afirmar corretamente que:
a) Toda a quantidade de calor (Q) cedida ao sistema será transformada em trabalho mecânico.
b) A quantidade de calor (Q) cedida ao sistema é diretamente proporcional à sua variação de temperatura.
c) A energia interna do gás (U) permanece constante.
d) A variação de energia interna(ΔU) é inversamente proporcional à variação volumétrica (ΔV).
e) A temperatura do gás varia, mas não há trocas de calor entre o sistema e o meio externo.
Atividade de Inglês - Teacher Ana Leda
enviar no email: analeda1000@gmail.com
Habilidades: Analisar a pronúncia das palavras na musica e reconhecer o vocabulário.
Hello,students!
Please,
Ouçam a música I believe I Can fly no link: https://www.youtube.com/watch?v=GIQn8pab8Vc
Escrevam no caderno a letra da música em inglês.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Thamara – Matemática e Eletiva Encena
Competências Socioemocionais – 2ºEM
Assista ao vídeo e faça uma reflexão (até 10 linhas):
- https://www.youtube.com/watch?v=k-RoXJV3yDE&feature=youtu.be
____________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 2°B. PROJETO DE VIDA- 2°B.
Habilidades: Desenvolver competências socioemocionas: Autoconsciência; Autogestão; Consciência social; Habilidades de relacionamento e Tomada de decisão responsável.
Você conhece o "RAZÕES PARA CREDITAR"?
Com o propósito de divulgar histórias de superação, notícias que dão esperança e ajudar pessoas que necessitam, a ideia começou com um Blog em 2012 e hoje conta com um facebook, um instagram de sucesso, e um site que possui sua própria plataforma de "vaquinha virtual" (VOAA) que já arrecadou dinheiro para mudar a vida de muitas pessoas!
"Não é que o mundo esteja pior, você que não fica sabendo das coisas boas que acontecem"
“O maior site de conteúdo positivo do país, nosso propósito é fortalecer o otimismo das pessoas.”
Frases do site que resumem bem o propósito dessa iniciativa.
Veja algumas notícias que rolam por lá:
Acesse o site (ou instagram ou a pág do facebook) do "RAZÕES PARA CREDITAR", escolha uma
notícia que lhe inspirou de alguma forma, incentivou, ou renovou suas
esperanças. Anote o título da notícia no caderno e escreva como se sentiu sobre
ela (mínimo 5 linhas).
Site:
https://razoesparaacreditar.com/
Instagram:
https://instagram.com/razoesparaacreditar?igshid=pmzsizf8bpix
Facebook:
https://www.facebook.com/RazoesParaAcreditar/
_______________________________________________________
Habilidades: Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo;
Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer;
Resolva as questões a seguir com bastante atenção para recapitular assuntos importantes que você estudou:
Instruções
Pensando na fotografia como uma prática que desde sua invenção revolucionou muitas práticas sociais e artísticas tendo sempre um papel muito importante na vida cotidiana das pessoas em diversas situações e que já passou por tantas mudanças: Desenvolva um artigo de opinião abordando quais são as funções e qual a importância da prática da fotografia em nossa sociedade desde sua invenção até os dias de hoje. Seu texto deve ter no mínimo 15 linhas e conter título.
Leia o texto a seguir e reflita para escrever seu artigo de opinião:
A palavra Fotografia vem do grego [fós] ("luz"), e [grafis] ("estilo", "pincel") ou grafê, e significa "desenhar com luz e contraste".
Por definição, fotografia é, essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos. Se por um lado os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e, desde a introdução do filme fotográfico colorido, quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológicos têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia.
Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.
História
A fotografia não é a obra final de um único criador. Ao longo da história, diversas pessoas foram agregando conceitos e processos que deram origem à fotografia como a conhecemos. O mais antigo destes conceitos foi o da câmara escura, descrita pelo napolitano Giovanni Baptista Della Porta, já em 1558, e conhecida por Leonardo da Vinci que a usava, como outros artistas no século XVI para esboçar pinturas.
A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judéia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Nièpce chamou o processo de "heliografia", gravura com a luz do Sol. Paralelamente, outro francês, Daguerre, produzia com uma câmera escura efeitos visuais em um espetáculo denominado "Diorama". Daguerre e Niépce trocaram correspondência durante alguns anos, vindo finalmente a firmarem sociedade.
Imagem da primeira fotografia permanente do mundo feita por Nicéphore Niépce, em 1825.
Imagem da primeira fotografia colorida da história, tirada por James Clerk Maxwell em 1861.
A fotografia então popularizou-se como produto de consumo a partir de 1888. A empresa Kodak abriu as portas com um discurso de marketing onde todos podiam tirar suas fotos, sem necessitar de fotografos profissionais com a introdução da câmera tipo "caixão" e pelo filme em rolos substituíveis criados por George Eastman.
Desde então, o mercado fotográfico teve experimentado uma crescente evolução tecnológica, como o estabelecimento do filme colorido como padrão e o foco automático, ou exposição automática. Essas inovações indubitavelmente facilitaram a captação da imagem, melhoraram a qualidade de reprodução ou a rapidez do processamento, mas muito pouco foi alterado nos princípios básicos da fotografia.
A grande mudança recente, produzida a partir do final do século XX, foi a digitalização dos sistemas fotográficos. A fotografia digital mudou paradigmas no mundo da fotografia, minimizando custos, reduzindo etapas, acelerando processos e facilitando a produção, manipulação, armazenamento e transmissão de imagens pelo mundo. O aperfeiçoamento da tecnologia de reprodução de imagens digitais tem quebrado barreiras de restrição em relação a este sistema por setores que ainda prestigiam o tradicional filme, e assim, irreversivelmente ampliando o domínio da fotografia digital.
Referências: História da fotografia:https://pointdaarte.webnode.com.br/news/a-historia-da-fotografia/.
Disciplina: Geografia. Professora Cristiane
Habilidade : (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa. Compreensão em leitura. Condições de produção e recepção de textos.
Acessar:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfOVQZ8Vr5nJrNyqlP3vPWHZI3T7JpHhHsvk28A35We4jP0WA/viewform
_____________________________________________
2º ano A – Projeto de vida
- Profª Aurinda Prado
Ver o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=yc2QotIiJvI
https://www.youtube.com/watch?v=PuZy6gYtU6o
No vídeo você vai ouvir uma música gravada em 1977, que
mesmo com o passar dos anos tem muito a ver com o presente.
Responda
1 Qual o nome da música?
2 Nome do cantor?
Faça um breve texto, registrando, do seu ponto de vista a
relação de semelhança entre a letra da música a pandemia e suas consequências
sobre a humanidade.
______________________________________________________________