-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

13 junho, 2020

1ª SÉRIE - 15 a 19 de junho

PORTUGUÊS 1ºB 
Profª.  Ariane Carvalho 



“Literatura é feitiçaria que se faz com  o sangue do Coração humano.”
(Guimarães Rosa)
LITERATURA – do latim littera (letra, caráter de escritura).
Sentido amplo: qualquer texto é literatura: médica, jurídica, política, jurídica, científica, etc.
Sentido restrito: escrita com letra maiúscula. Possui um trabalho elaborado com a linguagem: literariedade.

LITERARIEDADE
- É mais expressiva, ambígua, densa, imaginária, etc.
- Explora os mais diferentes recursos linguísticos.
- Quer comover, denunciar ou simplesmente emocionar o leitor.
Intenção: trabalhar a palavra como matéria-prima da Literatura. Por isso: Literatura é arte!
Literatura é a arte de escrever e representar a realidade de forma artística.  Literatura é linguagem, é a arte da palavra. Conhecê-la equivale a compreender um pouco de nossa própria história e de nossa condição humana.



- Conscientizar;
- Alertar, denunciar situações de conflito;
- Combater e debater através das obras literárias.



Denotação: informa aquilo que é objetivo, concreto.
Ex.: notícias, receitas, informativos.
Conotação: vem da experiência pessoal, subjetiva, carregada de emoção.
Ex.: contos, poemas, crônicas




Texto literário
- Função artística, estética: construção de sentidos para além do literal, do objetivo.
- Ex.: poemas, romances, contos, poesias.
Texto não literário
- Função utilitária: informar, convencer, ordenar, responder.
Ex.: notícias e reportagens jornalísticas, textos científicos em geral, receitas culinárias, bulas de remédio.

Como saber se um texto é literário ou não?
- Observar quem escreveu e com que intenção.
- Quando escreveu e em que contexto foi produzido.
- Se há algum trabalho com a matéria-prima da Literatura – a PALAVRA -, isto é, se o texto possui literariedade.
Observe os exemplos:
Texto 1
Aterro terá escolta armada para expulsar badameiros em Jequié.
Depois de tentar, sem sucesso, retirar um grupo de 40 badameiros do aterro sanitário de Jequié,  a 359 km de Salvador, a prefeitura do município abriu licitação para contratar serviços de vigilância armada para expulsar o grupo e patrulhar a área a fim de evitar novas ocupações. O chefe de fiscalização dos serviços no aterro, Gilson Cezimbra, confirma a informação. Segundo ele, depois da evacuação dos badameiros, os homens armados vão fazer rondas no aterro. http://www.atarde.com.br/noticia.jsf?id=2255302

- É uma notícia de jornal.
- Seu objetivo é informar o leitor sobre um acontecimento.
- A linguagem é objetiva e imparcial.
- Organiza-se em ordem direta e sem utilizar figuras de linguagem.

Texto 2
O Bicho
(Manuel Bandeira)

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

- É um poema – possui versos e estrofes.
- Apresenta sonoridade e ritmo.
- Apresenta gradação e  repetição de  estrutura “o bicho  não era um cão, /  não era um  gato/ não era um rato”.
- Mantém o clima de suspense, revelando somente no  último verso a informação de maior impacto.


Estilo individual
Nenhum escritor escreve exatamente igual a outro. Cada um desenvolve um estilo pessoal ao manipular a linguagem literária.  É a sua forma particular de se expressar fazendo uso da língua.
Estilo de época
Conjunto de características que um grupo de escritores apresentam em comum. Acontece em determinando momento histórico, com ideologias diferentes. Representa o agrupamento de autores e de textos – Escolas literárias.

https://forms.gle/2Bx9JGUi7g2aPxzM7

___________________________________________________________________________________

 DISCIPLINA: BIOLOGIA
 ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 1ANO A e 1ANO B        para o período de 15/6 a 19/06
DISCIPLINA: BIOLOGIA
TEMA: A interdependência da vida – A intervenção humana e os desequilíbrios ambientais:
• Fatores de problemas ambientais
Habilidades: Identificar e caracterizar as maneiras pelas quais uma população pode alterar a vida de outra, e como organismos de uma mesma comunidade podem se relacionar entre si, com base na análise de situações concretas.

                                

Fenômenos climáticos
e ação humana

Climatologia é o estudo do clima, cientificamente definido como as condições meteorológicas médias de uma região durante certo tempo. Por meio de estudos climatológicos, é possível obter informações sobre mudança de temperatura, quantidade de chuvas e outras variáveis climáticas de uma região ao longo de um período. Esses estudos analisam diversos dados, como sedimentos de rios e oceanos, fósseis e vestígios de animais e plantas e características do tronco das árvores, buscando conhecer como era o clima do local em épocas passadas.


                                                                          O clima influencia                                                                            

o desenvolvimento das plantas.

A espessura dos anéis de
crescimento, estruturas circulares
observadas ao cortar um tronco,
varia de acordo com fatores
climáticos. Assim, sua análise pode
fornecer dados sobre o clima em
determinado período. Quanto mais
velha a árvore, maior o período
que pode ser estudado.


É possível observar as consequências das alterações no clima provocadas pela ação humana em várias regiões do Brasil e do mundo.
      Cientistas podem obter informações sobre a composição da atmosfera e a temperatura do planeta, por exemplo, de épocas bastante remotas, por meio da interpretação de elementos presentes na natureza. Isso permite estabelecer comparações com o que acontece hoje e analisar até que ponto as ações do ser humano têm influência no clima do planeta. Muitos pesquisadores acreditam que, entre a Revolução Industrial e os dias de hoje, houve um aumento significativo de temperatura e  da quantidade de gás carbônico na atmosfera e que esse aumento foi causado por atividades humanas que interferiram na dinâmica do clima.

Influência humana nos fenômenos climáticos
      O ser humano é um agente modificador do ambiente em que vive. Interpretando dados que indicam o aumento da temperatura média do planeta, a comunidade científica e os dirigentes de  têm se mostrado cada vez mais preocupados em estudar e elaborar propostas para reduzir ou amenizar os fatores que vêm causando esse aumento e intensificando a ocorrência de fenômenos climáticos intensos.
      Algumas medidas buscam alternativas à queima de combustíveis fósseis para a geração de energia, ao descarte de resíduos sólidos e ao desmatamento. Até 2018, uma série de acordos internacionais foi
realizada visando reduzir a emissão de gás carbônico e o desmatamento, reflorestar e conservar áreas naturais, incentivar o uso de energias renováveis, aumentar a reciclagem de materiais, entre outros.
Enquanto alguns fenômenos climáticos trazem transtornos e prejuízos, outros são muito perigosos.          No Brasil, por exemplo, longos períodos de seca nas regiões Sudeste e Centro-Oeste afetaram a disponibilidade de água para consumo humano; chuvas devastadoras causaram enchentes na região  Sul; ainda na região Sul, houve registros de tornados e ciclones neste século. Uma das formas de minimizar as consequências deles é saber sua ocorrência com alguma antecedência e agir preventivamente. Isso é possível, por exemplo, investindo em equipamentos meteorológicos e informando a população para que se proteja ou evacue locais de risco antes de o evento acontecer.
Problemas como a falta de água e a elevação da temperatura média global podem ser amenizados com soluções locais. A preservação da vegetação e dos recursos hídricos, a arborização de centros urbanos e o uso racional da água são exemplares dessas ações.
ATIVIDADES
1.       Explique por que regiões banhadas por correntes oceânicas frias tendem a ser secas ou desérticas.
2. Quais são os principais responsáveis pelas alterações nas variáveis que definem o clima de uma
região?
           3. O que são frentes frias? Qual é a origem delas?
           4. Descreva a formação das correntes atmosféricas.

5. Por que a redução de problemas climáticos está fortemente ligada à atuação de líderes mundiais?

6. Aponte as principais características das correntes oceânicas relacionando sua influência sobre o clima.
           7.  O gráfico a seguir mostra a concentração de gás carbônico na atmosfera terrestre em partes por milhão. Em destaque estão as informações referentes aos últimos 250 anos. Analise o gráfico
e, depois, responda à questão.
Podemos dizer que o aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera é um fenômeno cíclico, ou seja, que se repete a intervalos regulares?

 __________________________________________________________________________________
DISCIPLINA: FÍSICA
Atividades para os alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 15/06/20 a 19 /06/20.
Disciplina: Física
Tema : Tipos de energia
Habilidades: Analisar situações do cotidiano em que ocorram transformações de energia de diferentes tipos (elétrica, química, nuclear, térmica, cinética, potencial gravitacional, potencial elástica, etc.);
Responda as atividades abaixo no caderno e depois envie para o e-mail:     prof.jeni@outlook.com
Não esqueça de colocar →nome:          nº:             série/ano:
TIPOS DE ENERGIA
São as formas de executar trabalho através de fontes presentes na natureza
Existem na natureza cinco tipos de energia: mecânica, térmica, elétrica, química e radiante. Eles são responsáveis por produzir trabalho, realizar movimento, além de enviar luz para casas e prédios. 
Entenda agora os conceitos que envolvem cada um desses tipos de energia e descubra como eles são utilizados no dia a dia. 

Energia mecânica

energia mecânica é um dos tipos de energia que está associada à capacidade de produção de trabalho. Quando relacionado ao movimento é denominado de energia cinética e quando correlacionada à energia armazenada em um corpo em determinada posição, então é classificado como potencial
Energia cinética
Qualquer tipo de corpo em movimento consegue realizar trabalho e produzir energia cinética. Desta forma, essa energia está relacionada à massa e a velocidade do corpo em movimento. A quantidade de energia cinética presente em um objeto pode ser calculada pela fórmula seguinte:
Ec = mv² / 2
Onde, Ec: energia cinética, dada em Joule (j); m: massa do corpo; v: velocidade do movimento, dada em m/s.
Energia potencial
É a capacidade que determinado corpo tem de realizar trabalho a partir do momento em que for provocado. Uma bola, por exemplo, realiza movimento para baixo quando alguém a solta e deixa cair.  Essa energia pode ainda ser dividida em:
• Gravitacional: energia de um objeto que está sofrendo influência da gravidade. Um bloco suspenso por um fio, por exemplo. 
 Elástica: está relacionada com força que uma mola realiza sobre um objeto. Assim, a energia potencial elástica é aquela armazenada por meio da deformação de uma mola.

Energia térmica

É a forma de energia que está relacionada com a temperatura e calor. Quanto maior for a temperatura de um objeto, maior será também sua energia térmica. O ferro de passar, por exemplo, transforma energia elétrica em energia térmica e assim é possível desamassar as roupas. 
Segundo a termodinâmica (área de pesquisa que estuda essa energia), quando dois corpos de temperaturas diferentes estão próximos, a tendência é que a temperatura se igualem depois de transcorrido certo tempo. Dois tipos de usinas que transformam esse tipo de energia são a termoelétricas e a solar. 

Energia elétrica

energia elétrica é um dos tipos de energia mais utilizadas no mundo atualmente. Ela é a base do sistema produtivo e capaz de gerar a eletricidade que abastece as casas, ruas e comércios. A maior parte dessa energia é gerada em usinas hidrelétrica e termoelétrica. 
A energia elétrica é criada tanto por meio de transformações químicas quanto por mecânicas. Ela é modificada por meio de geradores e transportada em uma complexa rede de transmissão de alta potência que faz a eletricidade chegar ao usuário final. 

Energia química

É a forma de energia armazenada nas ligações químicas do átomo de uma matéria. Para que ocorra esse tipo de energia é necessário que a matéria passe por uma interferência muito forte. As pilhas, lâmpadas e automóveis são bons exemplos dessa energia. Em todos os casos, ela é transformada em outro tipo. Na lâmpada e pilha torna-se elétrica e no veículo em cinética
Um dos tipos de energia Mais utilizado na atualidade é a elétrica. (Imagem: Pixabay)

Energia radiante

Energia radiante é um dos tipos de energia menos conhecida, apesar de ser parte do dia a dia. É classificada como a radiação eletromagnética que se propaga em todas as direções a partir de uma fonte. Ela aparece em forma de luz, calor ou raios e pode atravessar objetos e até espaços vazios. As ondas eletromagnéticas se movimentam no vácuo a uma velocidade de 300.000 km/s. Nos meios matérias, entretanto, elas se propagam de maneira mais lenta. 

Tipos de energia renováveis 

Como atualmente existe a tendência de produção de energia renovável, outros tipos de energia têm sido explorados para que sejam transformadas em energia elétrica. Conheça três delas abaixo:
• Solar: é a energia gerada por meio da luz do sol e do calor produzido por ele. Existem diversas tecnologias para o aproveitamento dessa fonte, alguns exemplos são a do aquecimento solar, fotovoltaica, heliotérmica e arquitetura solar. O Brasil tem desenvolvido projetos com esse tipo de energia;
• Eólica: é a captação do movimento dos ventos para que sejam transformados em energia. Para isso, uma enorme torre com três hélices é instalada em terrenos para captar e transformar energia cinética em elétrica. O nordeste brasileiro se destaca no cenário internacional com esse tipo de energia. 
• Geotérmica: é a energia presente no interior da Terra. Ela é aproveitada por meio das águas termais e do vapor gerado em algumas regiões terrestres. 
·         Biomassa: obtida de matérias orgânicas.

·         Energia Gravitacional: obtida pela força das ondas dos oceanos.

·         Energia do Hidrogênio: obtido do hidrogênio.

Fontes Não Renováveis

Por sua vez, as fontes não renováveis de energia causam diversos problemas ambientais se não consumida de maneira racional. Seu uso pode implicar em desequilíbrios no ecossistema na medida em que seus recursos se esgotam. São elas:
·         Combustíveis fósseis: petróleo, carvão mineral, xisto e gás natural.

·         Energia Nuclear: obtido a partir de elementos como o urânio e tório.

Atividades
1)    Imagine que você esteja reunido com sua família, assistindo à televisão, e que, de repente, ocorra um blecaute(apagão) de energia elétrica. Uma pessoa diz:
“A energia acabou!”. Do ponto de vista da Física, essa afirmação está correta?
Justifique sua resposta.
2)    Quando um carro para de funcionar por falta de combustível, é correto afirmar que a energia do carro acabou? O que aconteceu com a energia contida inicialmente no combustível?
3)    É correto afirmar que a maior parte dos tipos de energia com os quais lidamos no dia a dia é proveniente, de algum modo, do Sol? Explique.
4)    Para colaborar com a segurança no trânsito, as motocicletas devem dispor de sinalizadores, como a lanterna de freio. A energia necessária para acender a lâmpada da lanterna é proveniente de um dínamo, um dispositivo que utiliza o movimento da motocicleta para transformar energia. Responda:
a)    Que tipos de energia são transformados no dínamo?
b)    Podemos dizer que o dínamo é uma usina elétrica em miniatura?
c)    Por que, ao acelerar uma motocicleta, o brilho da lâmpada da lanterna de freio fica mais intenso?
5)    Identifique as transformações de energia que ocorrem durante o funcionamento de um(a):
a)    Automóvel
b)    Ferro elétrico de passar roupas
c)    Pilha
d)    Computador
e)    Secador de cabelos
6)    Por que trafegar em alta velocidade é sempre tão perigoso?

______________________________________________________

                                             ARTE  1A e 1B
                                 (prof. Anderson Sanchez)

Habilidades: --Reconhecer a existência do cyberbullying no contexto digital, identificando os mecanismos de violência e intolerância digital. 


ATIVIDADE DE ARTE (CYBERBULLYING)
Após se informar utilizando a material base e outras fontes que você julgar relevantes e confiáveis, realize a atividade a seguir:
·         Em uma folha de sulfite comum, CRIE Uma ilustração OU HQ (historia em quadrinho) /tirinha, trabalhando o tema CYBERBULLYING.
Seu trabalho DEVE PROMOVER a informação/conscientização do que é cyberbullying, e OFERECER AJUDA/INFORMAÇÃO .
Atenção CRIE a sua própria ilustração ou HQ ou Tirinha, NÃO copie ou imprima as que existem da internet. Você pode até usar de inspiração, mas cópias não serão aceitas.

COMO ENTREGAR O TRABALHO:
1-      Tire uma foto de boa qualidade, nítida e com bom foco.
2-      Escreva NOME, NÚMERO E SÉRIE/TURMA no campo assunto do e-mail.
3-      Envie para o e-mail do seu professor: andi-sanchez@hotmail.com
4-      OU Caso você esteja no seu grupo de whatsapp da sala converse com seu professor no privado para enviar a foto. MESMO ENVIANDO ASSIM , escreva/informe NOME, NÚMERO E SÉRIE/TURMA.
5-      PRAZO máximo para enviar 19/06, 18 horas.


 (Material base sobre CYBERBULLYING)


ORIENTAÇÕES COM EXEMPLOS:



______________________________________________________

História 1ªSérie  A e B – Profº Leilson

Habilidades: Analisar os processos de formação histórica das instituições sociais, políticas e econômicas, relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes sociais;

Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/JSA7TZFRyq8DsYao6

 

Sociologia 1ªSérie A e B – Profº Leilson

Habilidades: Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização.

Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/PiJN5ZA6C5i9tQ9w6 


Eletiva – Profissões - Profº Leilson

Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.

Responder a atividades acessando o link: https://forms.gle/te3vEGpj1v8vzFGBA

_____________________________________

 


                                Diciplina - Química 1° Anos A e B

                               Professora: Maristela

Habilidade Reconhecer que nas transformações químicas há proporções fixas entre as massas de reagentes e produtos.

                    https://youtu.be/tX51giC3_QA



Questão 1

O que é leis Ponderais?

Questão 2

Qual é a 1º lei ponderal? E como ela é utilizada?

 

Questão 3

(FCMSC-SP) A frase: “Do nada, nada; em nada, nada pode transformar-se” relaciona-se com as ideias de:

a) Dalton.

b) Proust.

c) Boyle.

d) Lavoisier.

e) Gay-Lussac.

 

Questão 4

(Fuvest-SP) Quando 96 g de ozônio se transformam completamente, a massa de oxigênio comum produzida é igual a:

a) 32 g.

b) 48 g.

c) 64 g.

d) 80 g.

e) 96 g.



Enviar foto do exercícios no Email formentini2@gmail.com ou whatsApp. 981365627 das 8:00 as 18:00


__________________________________________________________________________________



Atividade de Português 1ª série A

Profª Néia

Habilidades: EF89LP01B) Desenvolver estratégias de leitura e interpretação, (EF08LP06) Identificar, em textos de diferentes gêneros, os termos constitutivos da oração EF69LP44: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos HQS.

 

Gênero textual HQS- História em quadrinhos

O que é História em Quadrinhos?

História em quadrinhos - ou HQ - é o nome dado à arte de narrar histórias por meio de desenhos e textos dispostos em sequência, normalmente na horizontal. Essas histórias possuem os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. No geral, apresentam Linguagem verbal e não-verbal e mista.

Outro recurso bastante explorado são as onomatopeias, definidas como palavras que tentam reproduzir os sons. Exemplo: “cabrum”, como o som de trovão; “tic-tac”, como o som dos ponteiros do relógio, entre outros.

 

Agora leia a tirinha e respondas as questões abaixo:


 

Apesar de o texto não ser claramente um anúncio, ele tem elementos que se relacionam com a publicidade.

1ª) Qual é seu público-alvo?

_________________________________________________________________

 

 

 

2ª) A que comemoração ele se refere?

_________________________________________________________________

 

 

 

3ª) Que produtos ele promove?  

_________________________________________________________________

 

 4ª) Esses produtos não são muito comuns como presente, mas o anúncio usa um bom argumento para convencer os compradores. Por que seria bom dar produtos de limpeza às mães?

__________________________________________________________________

 

5ª) Qual o tipo de linguagem utilizada na tirinha?

________________________________________________________________________



GEOGRAFIA

PROFESSORA VALDILENE MATOS

SEGUE LINK PARA ATIVIDADE DA SEMANA
.
E-MAIL: valdilene.souzza@yahoo.com.br 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfENfd47LK7t9TDzyYUh8e3s7PGCC7zT_aYinl9ajtw8LQ4wg/viewform?usp=pp_url


________________________________________________________________________

                                                                     Inglês

Habilidade trabalhada: Ler, compreender, analisar, e interpretar: opinião do leitor, classificados, primeira página, notas de correção, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

Link para atividade da semana: 1º ano: https://forms.gle/VUwdsdvFwwULpwhQA

Professor: Paulo Freire 

Matemática

Atividades



 Asssista o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=I-fPlExG5y4

Resolver todos os exercícios de proporcionalidade do caderno 2 do aluno.


 

                  _________________________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 1A. 

Habilidades: Desenvolver a iniciativa social. Empatia, respeito e confiança.   

Site da UNICEF,matéria sobre CYBERBULLYING: Cyberbullying: O que é e como pará-lo

10 coisas que adolescentes querem saber sobre cyberbullying.      

https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo 

ATIVIDADE: Consulte o site indicado e realize a leitura. Agora crie uma frase sobre cyberbullying e faça um desenho representativo. O desenho pode ser feito em folha sulfite ou no caderno, e a frase deve estar no desenho.

IMPORTANTE: Tire uma foto (de boa qualidade)  da atividade realizada e envie no e-mail, moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br.  

NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO EMAIL:

NOME COMPLETO                                           

SÉRIE E NUMERO

MATÉRIA.  

             _________________________________________________________________ 

 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE. 

Habilidades: Desenvolver a iniciativa social. Empatia, respeito e confiança. 

Site da UNICEF,matéria sobre CYBERBULLYING: Cyberbullying: O que é e como pará-lo

10 coisas que adolescentes querem saber sobre cyberbullying.

https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo  

Cyberbullying: violência virtual machuca. https://www.youtube.com/watch?v=mWQoikd72A4

 

ATIVIDADE: Leia o texto e assista ao vídeo indicado. 

 Se você tivesse que criar uma cena de teatro com o tema CYBERBULLYING, como faria? Crie uma situação, pense nos personagens, local em que se passaria a cena, etc.

IMPORTANTE: Tire uma foto (de boa qualidade) da atividade realizada e envie no e-mail, moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br

NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO EMAIL:

NOME COMPLETO

SÉRIE E NUMERO

MATÉRIA. 

             _________________________________________________________________ 

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO  

1 ANO B

PROFª GRAZIELLE ALMEIDA

OBS: ESSA É A MESMA ATIVIDADE DA SEMANA PASSADA 08/06 A 12/06 

ESTAREI RECEBENDO ATE SEXTA 19/06.

TIRAR UMA FOTO DA ATIVIDADE E ENVIAR NO MEU WHATSAPP 19998731467

EF89TEC01- Identificar e diferenciar os principais sistemas operacionais, reconhecendo suas características e modo de utilização.

1 Aula

Fazer a leitura do texto e responder as questões no caderno.

Letramento digital:

Com a modernidade, fez-se necessária uma mudança nos paradigmas de compreensão do mundo. Afinal, hoje deixamos de ler exclusivamente os conteúdos registrados no papel e passamos a consumir informação em telas, como celulares e computador.

Por isso, o letramento digital vem conquistando espaço ultimamente e está sendo o alvo de diversas discussões. Basicamente significa um conjunto de competências que permitem a um indivíduo compreender e utilizar de forma crítica a informação gerada na era da internet.

Essa definição vai além do conceito de alfabetização digital. Enquanto o segundo diz respeito à habilidade de ler e escrever informações digitais, o primeiro refere-se ao uso estratégico do que se aprende para gerar influência no contexto cultural e social.

Ou seja: é a capacidade de leitura e escrita adaptada ao mundo moderno, porém vai além disso, pois prescreve também que essas habilidades devem ser funcionais e ter implicações práticas relevantes. Nesse sentido, utilizamos os recursos tecnológicos e digitais para fins diversos, com aplicação útil e consciente.

Portanto, o letrado digital é a pessoa que lê, escreve e confronta criticamente o que assimila para solidificar o que aprendeu. Não é uma capacidade passiva, mas tipicamente ativa. O indivíduo não só aprende a usar a tecnologia e o meio digital, mas a utilizar suas funções da melhor forma, em seu proveito e com respeito pelos demais.

É importante entender ao certo o que é esse tipo de letramento, pois ele se relaciona diretamente com a preparação das pessoas para o mundo moderno, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e também interpessoais.

Revisão dos Conteúdos: Pesquise e responda

1) O que significa letramento digital?

2) Qual a importância do letramento digital?

3) O que é alfabetização e letramento digital?

4) O que podemos considerar como alfabetização tecnológica?

5) Quais são os pontos positivos e negativos dos avanços tecnológicos?

6) O que o avanço tecnológico nos proporciona?

7) Qual a influência da tecnologia na vida das pessoas?


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

 

Professora Thamara – Matemática – 1ºEM

2ª Lista de Exercícios – Proporção

 

Assista aos vídeos:

- Regra de Três Simples #1: https://www.youtube.com/watch?v=7gK3-QG363o

- Regra de Três Simples #2: https://www.youtube.com/watch?v=HfAdi2uOq8A

 

Questão 1) Quatro carros transportam 20 pessoas. Para transportar 700 pessoas, quantos carros iguais a esses seriam necessários?

 

Questão 2) Para atender 5540 ligações mensais, uma empresa de telefonia dispõe de oito atendentes. Quantos atendentes essa empresa precisará contratar para atender 7400 ligações mensais?

 

Questão 3) Para se construir um muro de 17 m² são necessários 3 trabalhadores. Quantos trabalhadores serão necessários para construir um muro de 51 m²?

 

 

Questão 4) Um automóvel com velocidade de 80 km/h gasta 15 minutos em certo percurso. Se a velocidade for reduzida para 60 km/h, que tempo, em minutos, será gasto no mesmo percurso?

 

 

Questão 5) Para alimentar o seu cão, uma pessoa gasta 10 kg de ração a cada 15 dias. Qual a quantidade total de ração consumida por semana, considerando que por dia é sempre colocada a mesma quantidade de ração?

 

Questão 6) Uma torneira enche um tanque em 6 h. Quanto tempo o mesmo tanque levará para encher, se forem utilizadas 4 torneiras com a mesma vazão da torneira anterior?



Filosofia

Interpretação do texto filosófico: Responder a questão,  Do que trata o texto mitológico Eros e Psique?