Sentido amplo: qualquer texto é literatura: médica, jurídica, política, jurídica, científica, etc.
Sentido restrito: escrita com letra maiúscula. Possui um trabalho elaborado com a linguagem: literariedade.
LITERARIEDADE
- É mais expressiva, ambígua, densa, imaginária, etc.
- Explora os mais diferentes recursos linguísticos.
- Quer comover, denunciar ou simplesmente emocionar o leitor.
Intenção: trabalhar a palavra como matéria-prima da Literatura. Por isso: Literatura é arte!
Literatura é a arte de escrever e representar a realidade de forma artística. Literatura é linguagem, é a arte da palavra. Conhecê-la equivale a compreender um pouco de nossa própria história e de nossa condição humana.
- Conscientizar;
- Alertar, denunciar situações de conflito;
- Combater e debater através das obras literárias.
Denotação: informa aquilo que é objetivo, concreto.
Ex.: notícias, receitas, informativos.
Conotação: vem da experiência pessoal, subjetiva, carregada de emoção.
Ex.: contos, poemas, crônicas
Texto literário
- Função artística, estética: construção de sentidos para além do literal, do objetivo.
- Ex.: poemas, romances, contos, poesias.
Texto não literário
- Função utilitária: informar, convencer, ordenar, responder.
Ex.: notícias e reportagens jornalísticas, textos científicos em geral, receitas culinárias, bulas de remédio.
Como saber se um texto é literário ou não?
- Observar quem escreveu e com que intenção.
- Quando escreveu e em que contexto foi produzido.
- Se há algum trabalho com a matéria-prima da Literatura – a PALAVRA -, isto é, se o texto possui literariedade.
Observe os exemplos:
Texto 1
Aterro terá escolta armada para expulsar badameiros em Jequié.
Depois de tentar, sem sucesso, retirar um grupo de 40 badameiros do aterro sanitário de Jequié, a 359 km de Salvador, a prefeitura do município abriu licitação para contratar serviços de vigilância armada para expulsar o grupo e patrulhar a área a fim de evitar novas ocupações. O chefe de fiscalização dos serviços no aterro, Gilson Cezimbra, confirma a informação. Segundo ele, depois da evacuação dos badameiros, os homens armados vão fazer rondas no aterro. http://www.atarde.com.br/noticia.jsf?id=2255302
- É uma notícia de jornal.
- Seu objetivo é informar o leitor sobre um acontecimento.
- A linguagem é objetiva e imparcial.
- Organiza-se em ordem direta e sem utilizar figuras de linguagem.
Texto 2
O Bicho
(Manuel Bandeira)
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
- É um poema – possui versos e estrofes.
- Apresenta sonoridade e ritmo.
- Apresenta gradação e repetição de estrutura “o bicho não era um cão, / não era um gato/ não era um rato”.
- Mantém o clima de suspense, revelando somente no último verso a informação de maior impacto.
Estilo individual
Nenhum escritor escreve exatamente igual a outro. Cada um desenvolve um estilo pessoal ao manipular a linguagem literária. É a sua forma particular de se expressar fazendo uso da língua.
Estilo de época
Conjunto de características que um grupo de escritores apresentam em comum. Acontece em determinando momento histórico, com ideologias diferentes. Representa o agrupamento de autores e de textos – Escolas literárias.
https://forms.gle/2Bx9JGUi7g2aPxzM7
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DISCIPLINA: BIOLOGIA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 1ANO A e 1ANO B para o período de 15/6 a 19/06
• Fatores de problemas ambientais
e ação humana
Climatologia é o estudo do clima, cientificamente definido como as condições meteorológicas médias de uma região durante certo tempo. Por meio de estudos climatológicos, é possível obter informações sobre mudança de temperatura, quantidade de chuvas e outras variáveis climáticas de uma região ao longo de um período. Esses estudos analisam diversos dados, como sedimentos de rios e oceanos, fósseis e vestígios de animais e plantas e características do tronco das árvores, buscando conhecer como era o clima do local em épocas passadas.
Cientistas podem obter informações sobre a composição da atmosfera e a temperatura do planeta, por exemplo, de épocas bastante remotas, por meio da interpretação de elementos presentes na natureza. Isso permite estabelecer comparações com o que acontece hoje e analisar até que ponto as ações do ser humano têm influência no clima do planeta. Muitos pesquisadores acreditam que, entre a Revolução Industrial e os dias de hoje, houve um aumento significativo de temperatura e da quantidade de gás carbônico na atmosfera e que esse aumento foi causado por atividades humanas que interferiram na dinâmica do clima.
O ser humano é um agente modificador do ambiente em que vive. Interpretando dados que indicam o aumento da temperatura média do planeta, a comunidade científica e os dirigentes de têm se mostrado cada vez mais preocupados em estudar e elaborar propostas para reduzir ou amenizar os fatores que vêm causando esse aumento e intensificando a ocorrência de fenômenos climáticos intensos.
Algumas medidas buscam alternativas à queima de combustíveis fósseis para a geração de energia, ao descarte de resíduos sólidos e ao desmatamento. Até 2018, uma série de acordos internacionais foi
realizada visando reduzir a emissão de gás carbônico e o desmatamento, reflorestar e conservar áreas naturais, incentivar o uso de energias renováveis, aumentar a reciclagem de materiais, entre outros.
Enquanto alguns fenômenos climáticos trazem transtornos e prejuízos, outros são muito perigosos. No Brasil, por exemplo, longos períodos de seca nas regiões Sudeste e Centro-Oeste afetaram a disponibilidade de água para consumo humano; chuvas devastadoras causaram enchentes na região Sul; ainda na região Sul, houve registros de tornados e ciclones neste século. Uma das formas de minimizar as consequências deles é saber sua ocorrência com alguma antecedência e agir preventivamente. Isso é possível, por exemplo, investindo em equipamentos meteorológicos e informando a população para que se proteja ou evacue locais de risco antes de o evento acontecer.
região?
e, depois, responda à questão.
• Podemos dizer que o aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera é um fenômeno cíclico, ou seja, que se repete a intervalos regulares?
Energia mecânica
Energia
térmica
Energia
elétrica
Energia
química
Energia radiante
Tipos de energia renováveis
Fontes Não Renováveis
História 1ªSérie A e B – Profº Leilson
Habilidades:
Analisar os processos de formação histórica das instituições sociais, políticas
e econômicas, relacionando-os às práticas dos diferentes grupos e agentes
sociais;
Responda as
atividades acessando o link: https://forms.gle/JSA7TZFRyq8DsYao6
Sociologia 1ªSérie A e B – Profº
Leilson
Habilidades:
Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização.
Responda as
atividades acessando o link: https://forms.gle/PiJN5ZA6C5i9tQ9w6
Eletiva – Profissões - Profº Leilson
Habilidades: Conhecer e
compreender as profissões do futuro.
Responder a atividades acessando o link: https://forms.gle/te3vEGpj1v8vzFGBA
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Diciplina - Química 1° Anos A e B
Professora: Maristela
Habilidade: Reconhecer que nas transformações químicas há proporções fixas entre as massas de reagentes e produtos.
https://youtu.be/tX51giC3_QA
Questão 1
O que é leis
Ponderais?
Questão 2
Qual é a 1º
lei ponderal? E como ela é utilizada?
Questão
3
(FCMSC-SP) A frase: “Do nada, nada;
em nada, nada pode transformar-se” relaciona-se com as ideias de:
a) Dalton.
b) Proust.
c) Boyle.
d) Lavoisier.
e) Gay-Lussac.
Questão
4
(Fuvest-SP) Quando 96 g de ozônio se
transformam completamente, a massa de oxigênio comum produzida é igual a:
a) 32 g.
b) 48 g.
c) 64 g.
d) 80 g.
e) 96 g.
Atividade
de Português 1ª série A
Profª
Néia
Habilidades: EF89LP01B)
Desenvolver estratégias de leitura e interpretação, (EF08LP06) Identificar, em
textos de diferentes gêneros, os termos constitutivos da oração EF69LP44: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de
diferentes visões de mundo, em textos HQS.
Gênero textual
HQS- História em quadrinhos
O que é
História em Quadrinhos?
História
em quadrinhos - ou HQ - é o nome dado à arte de narrar histórias por meio de
desenhos e textos dispostos em sequência, normalmente na horizontal. Essas
histórias possuem os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens,
tempo, lugar e desfecho. No geral, apresentam Linguagem verbal e não-verbal e mista.
Outro
recurso bastante explorado são as onomatopeias,
definidas como palavras que tentam reproduzir os sons. Exemplo: “cabrum”, como
o som de trovão; “tic-tac”, como o som dos ponteiros do relógio, entre outros.
Agora leia a
tirinha e respondas as questões abaixo:
Apesar de o texto não ser claramente um anúncio, ele tem elementos que
se relacionam com a publicidade.
1ª) Qual é seu público-alvo?
_________________________________________________________________
2ª) A que comemoração ele se refere?
_________________________________________________________________
3ª) Que produtos ele promove?
_________________________________________________________________
4ª) Esses produtos não são muito comuns como presente, mas o anúncio usa um bom argumento para convencer os compradores. Por que seria bom dar produtos de limpeza às mães?
__________________________________________________________________
5ª) Qual o tipo
de linguagem utilizada na tirinha?
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfENfd47LK7t9TDzyYUh8e3s7PGCC7zT_aYinl9ajtw8LQ4wg/viewform?usp=pp_url
Inglês
Habilidade trabalhada: Ler, compreender, analisar, e interpretar: opinião do leitor,
classificados, primeira página, notas de correção, piadas, adivinhas e
diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e
usos sociais.
Professor: Paulo Freire
Matemática
Atividades
Asssista o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=I-fPlExG5y4
Resolver todos os exercícios de proporcionalidade do caderno 2 do aluno.
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GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina: PROJETO DE VIDA- 1A.
Habilidades:
Desenvolver a iniciativa social. Empatia, respeito e confiança.
Site
da UNICEF,matéria sobre CYBERBULLYING: Cyberbullying: O que é e como pará-lo
10
coisas que adolescentes querem saber sobre cyberbullying.
https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo
ATIVIDADE: Consulte o site indicado e realize a
leitura. Agora crie uma frase sobre cyberbullying e faça um desenho
representativo. O desenho pode ser feito em folha sulfite ou no caderno, e a
frase deve estar no desenho.
IMPORTANTE: Tire uma foto (de boa qualidade) da atividade realizada e envie no e-mail, moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br.
NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO
EMAIL:
NOME COMPLETO
SÉRIE E NUMERO
MATÉRIA.
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GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.
E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Monique
Disciplina:
Eletiva: EXPRESSA-TE.
Habilidades:
Desenvolver a iniciativa social. Empatia, respeito e confiança.
Site
da UNICEF,matéria sobre CYBERBULLYING: Cyberbullying: O que é e como pará-lo
10
coisas que adolescentes querem saber sobre cyberbullying.
https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo
Cyberbullying:
violência virtual machuca. https://www.youtube.com/watch?v=mWQoikd72A4
ATIVIDADE: Leia o texto e assista ao vídeo
indicado.
Se você tivesse que criar uma cena de teatro
com o tema CYBERBULLYING, como faria? Crie uma situação, pense nos
personagens, local em que se passaria a cena, etc.
IMPORTANTE:
Tire
uma foto (de boa qualidade) da atividade realizada e envie no e-mail, moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br.
NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO
EMAIL:
NOME COMPLETO
SÉRIE E NUMERO
MATÉRIA.
_________________________________________________________________
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
1 ANO B
PROFª GRAZIELLE ALMEIDA
OBS: ESSA É A MESMA ATIVIDADE DA SEMANA PASSADA 08/06 A 12/06
ESTAREI RECEBENDO ATE SEXTA 19/06.
TIRAR UMA FOTO DA ATIVIDADE E ENVIAR NO MEU WHATSAPP 19998731467
EF89TEC01- Identificar e diferenciar os principais sistemas operacionais, reconhecendo suas características e modo de utilização.
1 Aula
Fazer a leitura do texto e responder as questões no caderno.
Letramento digital:
Com a modernidade, fez-se necessária uma mudança nos paradigmas de compreensão do mundo. Afinal, hoje deixamos de ler exclusivamente os conteúdos registrados no papel e passamos a consumir informação em telas, como celulares e computador.
Por isso, o letramento digital vem conquistando espaço ultimamente e está sendo o alvo de diversas discussões. Basicamente significa um conjunto de competências que permitem a um indivíduo compreender e utilizar de forma crítica a informação gerada na era da internet.
Essa definição vai além do conceito de alfabetização digital. Enquanto o segundo diz respeito à habilidade de ler e escrever informações digitais, o primeiro refere-se ao uso estratégico do que se aprende para gerar influência no contexto cultural e social.
Ou seja: é a capacidade de leitura e escrita adaptada ao mundo moderno, porém vai além disso, pois prescreve também que essas habilidades devem ser funcionais e ter implicações práticas relevantes. Nesse sentido, utilizamos os recursos tecnológicos e digitais para fins diversos, com aplicação útil e consciente.
Portanto, o letrado digital é a pessoa que lê, escreve e confronta criticamente o que assimila para solidificar o que aprendeu. Não é uma capacidade passiva, mas tipicamente ativa. O indivíduo não só aprende a usar a tecnologia e o meio digital, mas a utilizar suas funções da melhor forma, em seu proveito e com respeito pelos demais.
É importante entender ao certo o que é esse tipo de letramento, pois ele se relaciona diretamente com a preparação das pessoas para o mundo moderno, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e também interpessoais.
Revisão dos Conteúdos: Pesquise e responda
1) O que significa letramento digital?
2) Qual a importância do letramento digital?
3) O que é alfabetização e letramento digital?
4) O que podemos considerar como alfabetização tecnológica?
5) Quais são os pontos positivos e negativos dos avanços tecnológicos?
6) O que o avanço tecnológico nos proporciona?
7) Qual a influência da tecnologia na vida das pessoas?
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Thamara – Matemática – 1ºEM
2ª Lista de Exercícios – Proporção
Assista aos vídeos:
- Regra de Três Simples #1: https://www.youtube.com/watch?v=7gK3-QG363o
- Regra de Três Simples #2: https://www.youtube.com/watch?v=HfAdi2uOq8A
Questão 1) Quatro carros transportam 20
pessoas. Para transportar 700 pessoas, quantos carros iguais a esses seriam
necessários?
Questão 2) Para atender 5540 ligações mensais, uma
empresa de telefonia dispõe de oito atendentes. Quantos atendentes essa empresa
precisará contratar para atender 7400 ligações mensais?
Questão 3) Para se
construir um muro de 17 m² são necessários 3 trabalhadores. Quantos
trabalhadores serão necessários para construir um muro de 51 m²?
Questão 4) Um automóvel com velocidade
de 80 km/h gasta 15 minutos em certo
percurso. Se a velocidade for reduzida para 60 km/h, que tempo, em minutos, será gasto no mesmo percurso?
Questão 5) Para alimentar o seu cão, uma
pessoa gasta 10 kg de ração a cada 15 dias. Qual a quantidade total de ração
consumida por semana, considerando que por dia é sempre colocada a mesma
quantidade de ração?
Questão 6) Uma torneira enche um tanque em 6 h. Quanto
tempo o mesmo tanque levará para encher, se forem utilizadas 4 torneiras com a
mesma vazão da torneira anterior?
Interpretação do texto filosófico: Responder a questão, Do que trata o texto mitológico Eros e Psique?