-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

28 junho, 2020

8º ANO - 29 DE JUNHO A 03 DE JULHO

E.E.. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DO 8º ANO A, B, C
29 DE JUNHO  A 03 DE JULHO
________________________________________________
Horário das aulas online
MATEMÁTICA - Professora Magaly 
Habilidades:

(EF08MA11) - Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.
(EFMA01) - Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

Olá pessoal, essa semana daremos continuidade na nossa atividade no Kahoot. Vou enviar um link para vocês acessarem e fazerem 10 questões, estas que terão um cronômetro para cada questão de 1 minuto. As questões são básicas e visam retomar algumas habilidades que foram trabalhadas nos exercícios anteriormente propostos na nossa disciplina e pelo Centro de Mídias de São Paulo. Sua participação e esforço é muito importante.

Ao final da atividade, vocês vão poder visualizar suas pontuações em relação a dos colegas e ver como você está, mas não precisam colocar o nome podem apenas colocar o número de vocês, ou as inicias do nome, fiquem à vontade!

E para obterem a participação dessa tarefa, vou solicitar que ao término tirem foto da tela do computador ou celular sinalizando que chegaram ao fim do exercício e essa foto deve ser enviada,exclusivamente, para o meu e-mail greggiomagaly@gmail.com. Lembrando que sempre estou a disposição para dúvidas e dificuldades no envio!


Não esqueçam de colocar nome, número e a turma no e-mail.
A atividade será encerrada no dia 13/07/2020.

Para a realização da atividade, acessem o link:

REVISÃO 

OPERAÇÕES COM NOTAÇÃO CIENTIFICA

A notação científica utiliza-se de uma forma a escrever números utilizando a potência de 10. Ela tem a capacidade de reduzir a escrita de números que apresentem algarismos muito grandes.

Soma e subtração

A soma e a subtração a partir de notação científica deverão ser feitas da seguinte maneira:

a)    Somar/subtrair os números, repetindo a potência de 10.

b)   Potências 10 precisam apresentar o mesmo expoente.

Assim, temos os seguintes exemplos:

3,6 . 108 + 4,7 . 108 = (3,6 + 4,7) . 108  = 8,3 . 108

8,7 . 107 – 4,1. 107 = (8,7 – 4,1) . 107 = 4,6 . 107  

Divisão

A divisão por notação científica exige a divisão entre os algarismos e diminuir as potências de 10. Veja:

8,45 . 108 : 2,22 . 105 = (8,45 : 2,22) . 10(8-5)   = 3,8 . 103

Multiplicação

A multiplicação por notação científica exige a multiplicação dos algarismos, repetição da base 10 e a soma entre os expoentes. Veja:

2,1 . 1011 x 2,4 . 107 = (2,1 x 2,4) . 10(11+7) = 5,04 . 1018

 

Vídeo aula de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=GPTxrh_mhow

Assista o vídeo aulas indicadas para melhor esclarecimento, caso encontre dificuldades na execução dos exercícios procure ajuda de um colega ou de seu professor (virtualmente).

Notação Científica

A notação científica é uma forma de escrever números usando potência de 10. É utilizada para reduzir a escrita de números que apresentam muitos algarismos. Números muito pequenos ou muito grandes são frequentemente encontrados nas ciências em geral e escrever em notação científica facilita fazer comparações e cálculos.

Um número em notação científica apresenta o seguinte formato:

N . 10n

Sendo,

N um número real igual ou maior que 1 e menor que 10;
n um número inteiro (pode ser positivo ou negativo).

Exemplos

a) 6 590 000 000 000 000 = 6,59 . 10 15

b) 0, 000000000016 = 1,6 . 10 - 11

Como transformar um número em notação científica?

1º Passo: Escrever o número na forma decimal, com apenas um algarismo diferente de 0 na frente da vírgula.
2º Passo: Colocar no expoente da potência de 10 o número de casas decimais que tivemos que "andar" com a vírgula. Se ao andar com a vírgula o valor do número diminuiu, o expoente ficará positivo, se aumentou o expoente ficará negativo.
3º Passo: Escrever o produto (multiplicação) do número pela potência de 10.

Exemplos

1) Transformar o número 32 000 em notação científica.

·         Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 3 e o 2, pois desta forma ficaremos apenas com o algarismo 3 antes da vírgula;

·         Para colocar a vírgula nesta posição verificamos que tivemos que "andar" 4 casas decimais, visto que nos números inteiros a vírgula se encontra no final do número. Neste caso o 4 será o expoente da potência de 10.

·         Escrevendo em notação científica: 3,2 . 104

2) A massa de um elétron é de aproximadamente 0,000000000000000000000000000911 gramas. Transforme esse valor para notação científica.

·         Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 9 e o 1, pois desta forma ficaremos apenas com o algarismo 9 (que é o primeiro algarismo diferente de 0) antes da vírgula;

·         Para colocar a vírgula nesta posição "andamos" 28 casas decimais. É necessário lembrar que ao colocar a vírgula depois do 9, o número ficou com um valor maior, então para não modificar seu valor o expoente ficará negativo;

·         Escrevendo a massa do elétron em notação científica: 9,11 . 10 - 28 gramas

8º anos A, B e C - Português

Professora Luciene

 

Roteiro de Atividade – Semana de 29/06/2020 a 03/07/2020

 

Habilidades:

EF69LP43A  "Identificar os modos de introdução de outras vozes no texto as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos."


VOZES VERBAIS

 Para conhecer mais sobre Vozes Verbais, vocês podem ler (não precisa copiar) o texto abaixo:

 

 

voz verbal indica se o sujeito gramatical é agente ou paciente da ação expressa pelo verbo. Existem três vozes do verbo ou vozes verbais no português: a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva.

Voz ativa

O verbo está na voz ativa quando o sujeito gramatical é o agente da ação, ou seja, quando o sujeito gramatical pratica a ação verbal.

Exemplos:

  • Mariana leu o livro.
  • A avó fez o almoço.
  • O professor corrigiu as provas dos alunos.

Voz passiva

O verbo está na voz passiva quando o sujeito gramatical é o paciente da ação, ou seja, quando o sujeito gramatical sofre a ação verbal, praticada pelo agente da passiva.

Exemplos:

  • O livro foi lido por Mariana.
  • Leu-se o livro.
  • O almoço foi feito pela avó.
  • Fez-se o almoço.
  • As provas dos alunos foram corrigidas pelo professor.
  • Corrigiram-se as provas.

Existem dois processos distintos de formação da voz passiva: o analítico e o sintético.

Voz passiva analítica

É formada por um verbo auxiliar (normalmente o verbo ser), mais o particípio de um verbo transitivo, seguindo quase sempre a estrutura: sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva.

Exemplos:

  • A dança foi coreografada por ela.
  • As capas dos cadernos foram enfeitadas pelas crianças.
  • Os pacientes serão atendidos pelo médico logo que possível.

Exemplo de conjugação na voz passiva analítica:
Verbo vender no pretérito perfeito do Indicativo:
(Eu) fui vendido
(Tu) foste vendido
(Ele) foi vendido
(Nós) fomos vendidos
(Vós) fostes vendidos
(Eles) foram vendidos

Notas:

  • Além do verbo ser, existem outros verbos auxiliares que, embora menos frequentes, podem formar a voz passiva analítica, como os verbos estar, ficar, andar, viver,…
  • Normalmente é utilizada a preposição por, ou suas formas contraídas (pelo, pela, pelos, pelas), para a formação da voz passiva analítica.

Voz passiva sintética

É formada por um verbo transitivo conjugado na 3.ª pessoa do singular ou do plural mais o pronome apassivador se, seguindo quase sempre a estrutura: verbo transitivo + pronome se + sujeito paciente.

Exemplos:

  • Vendem-se limões.
  • Cantam-se canções.
  • Finalizou-se o acordo.

Voz reflexiva

O verbo está na voz reflexiva quando o sujeito gramatical é ao mesmo tempo agente e paciente da ação, ou seja, quando o sujeito gramatical pratica e sofre a ação verbal. É formada por um verbo na voz ativa mais um pronome oblíquo reflexivo (me, te, se, nos, vos, se), atuando como objeto. A voz reflexiva pode ser recíproca, ou seja, quando há dois sujeitos que praticam a ação um no outro.

Exemplos:

  • A menina penteia-se todos os dias.
  • O cozinheiro feriu-se com a faca.
  • Nós olhamo-nos no espelho.
  • Eles olharam-se longamente antes de se abraçarem.
  • Pedro e Bianca amam-se muito.

Exemplo de conjugação reflexiva:
Verbo sentar no presente do Indicativo:
(Eu) sento-me
(Tu) sentas-te
(Ele) senta-se
(Nós) sentamo-nos
(Vós) sentai-vos
(Eles) sentam-se

Passagem da voz ativa para a voz passiva analítica

Voz ativa: O arquiteto desenhou o esboço do edifício.
Voz passiva analítica: O esboço do edifício foi desenhado pelo arquiteto.

Voz ativa:
Sujeito da ativa: o arquiteto
Verbo transitivo: desenhou
Objeto direto: o esboço do edifício

Voz passiva analítica:
Sujeito da passiva: o esboço do edifício
Locução verbal: foi desenhado
Agente da passiva: o arquiteto

Mudanças que ocorrem:
O sujeito da voz ativa se transforma em agente da passiva.
O objeto direto da voz ativa se transforma no sujeito da passiva.
O verbo transitivo da voz ativa se transforma em locução verbal (verbo auxiliar ser + particípio do verbo principal).

Passagem da voz ativa para a voz passiva sintética

Voz ativa: O arquiteto desenhou o esboço do edifício.
Voz passiva sintética: Desenhou-se o esboço do edifício.

Voz ativa:
Sujeito da ativa: o arquiteto
Verbo transitivo: desenhou
Objeto direto: o esboço do edifício

Voz passiva sintética:
Sujeito da passiva: o esboço do edifício
Verbo transitivo: desenhou
Partícula apassivadora: se

Mudanças que ocorrem:
O objeto direto da voz ativa se transforma no sujeito da passiva.
O sujeito da voz ativa se transforma na partícula apassivadora se, não havendo agente da passiva.

 

 

Você pode complementar as informações através do vídeo linkado aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GjbZMa0UmoE


Após ler e assistir ao vídeo, você pode, com muita atenção, responder ao questionário abaixo:

O questionário abaixo pode ser respondido e enviado à mim através do formulário, clicando nesse link: https://forms.gle/9NacVn4G79dp32TeA

 

1. Passe os enunciados a seguir da voz passiva para a voz ativa:

 

a) A moça era amada por muitos.

 

b) Diversas conquistas serão feitas por nós.

 

2. Passe os enunciados a seguir da voz passiva analítica para a voz passiva sintética:

 

a) Crianças são alfabetizadas na escola.

 

b) Ali, material didático é elaborado.

 

3. Assinale VPS para Voz Passiva Sintética e VR para Voz Reflexiva:

 

(      ) Cria-se qualquer história ao gosto do freguês.

 

(      ) Machuca-se sempre jogando bola.

 

(      ) Vestiu-se para a festa.

 

(      ) Vendeu-se aquele imóvel.

 

RESPOSTAS

1 – a) Muitos amavam a moça.

b) Nós faremos diversas conquistas.

2 – a) Alfabetizam-se crianças na escola.

b) Ali, elabora-se material didático.

3 – VPS: “Qualquer história é criada ao gosto do freguês.”

VR: “Machuca a si mesmo sempre jogando bola.”

VR: “Vestiu a si mesmo para a festa.”

VPS: “Aquele imóvel foi vendido.”

 

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************

Além da atividade acima, vocês devem assistir às aulas de Português no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

__________________________________________________________________________

 EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFESSOR NIVALDO

Realizar a atividade através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdz5tWv0dpiwpMDOMvhXIo0t9hkirau7iesWTdSUHObd7jNAQ/viewform?usp=sf_link


______________________________________


Ciências

8ºA, B  e C

Profª Mileni

Habilidade: (EF08CI07) Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.


Apostila do Aluno

ATIVIDADE 4 – POLINIZAÇÃO: FORMAS, TIPOS E AGENTES POLINIZADORES pg 12 e 13 – não é necessário enviar foto

 Após fazer as atividades da apostila, responda ao formulário acessando o link abaixo:

https://forms.gle/fZScTyfZn6rypwAG8 

 Envie até dia 04/07!!!!

Aula online de Ciências: 01/07 às 15:00 pelo Google Meets: o link será enviado via Google Sala de aula e whatsapp na quarta-feira, próximo ao horário da aula (caso você não tenha acesso a nenhuma dessas plataformas entre em contato via email: promileni@gmail.com)


BONS ESTUDOS!!!

____________________________

TECNOLOGIA

8º B

Profª Mileni

Habilidade: (EF89TEC13) Analisar o fenômeno dos influenciadores digitais, comparando diferentes perfis, levantando hipóteses sobre as possíveis razões de sucesso junto a seguidores e identificando o funcionamento de algoritmos que medem a influência social.


Assista aos vídeos sobre algorítimos e publicações digitais:

https://www.youtube.com/watch?v=QQskjx69Esc 

https://www.youtube.com/watch?v=jSMp3ZZEsqU


Apostila do Aluno

Atividade 4: Monetizando publicações pg 61 e 62 - Responder às questões da apostila


Envie suas respostas para a profª via whatsapp (19)996125182 ou via email promileni@gmail.com


Bons Estudos!!!

__________________________________

 Disciplina ARTE

Professora Michelle

( 8º A,B,C )


HABILIDADES: (EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).

ATIVIDADE:

Desenvolver uma história em quadrinhos no seu caderno de arte, com margem e de no mínimo 8 quadrados de 6cm x 6cm, sobre um rítmo musical de sua opção à sua escolha.

Use sua criatividade para a história e os desenhos.

_______________________________________________________


Professor Eliezer projeto de vida 8º ano B

Objetivo: Criar expectativas e identificar possibilidades em relação aquilo que sua comunidade pode oferecer quando participa "da vida” da escola.

Competências socioemocionais em foco: Assertividade e imaginação criativa.

ATIVIDADE: O QUE MINHA COMUNIDADE PODE FAZER PELA ESCOLA pg 74 caderno do aluno.

EU GOSTARIA QUE MINHA COMUNIDADE TIVESSE…

Estudante, reflita a respeito da comunidade na qual a sua escola está inserida, bem como em tudo o que ela oferece (comércios, serviços privados ou públicos, bancos, padarias, lojas, shoppings center, posto de saúde, posto policial, correios etc).

1-      No seu Diário de Práticas e Vivências, elabore uma lista das coisas que gostaria que sua comunidade tivesse ou uma lista de serviços que ajudariam no dia a dia das pessoas.

 

Envie por email

profeliezer@yahoo.com

ou zap 996460862


____________________________________________________________


Professor Eliezer tecnologia e inovação 8ª ano A

Objetivo: diferenciar fake news a partir de fontes confiáveis, analisar a veracidade das informações e de diferentes perspectivas no relato de fatos por meio da comparação em diferentes fontes de informação.

Atividade pag 60, caderno do aluno

Assistam ao vídeo O que é uma notícia falsa? - Workshop 2 - BBC News Brasil e sigam o roteiro proposto pelo(a) seu(sua) professor(a).

Link do video

https://www.youtube.com/watch?v=ZvGLQuw4GM0

 

Quais são os possíveis impactos das fake News?

Qual é a ideia central da mensagem?

Qual(is) são as contribuição(ões) sobre a discussão do tema para sua formação?

Se preferir responda no link

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeqXCy5zWzUZheKv8m7l_kqSZdaB01-Qk5XPar0ZRFHlSRhaw/viewform?usp=sf_link

 

Ou tire foto e mande no email

profeliezer@yahoo.com

ou zap 996460862

Não esqueça de colocar nome e numero

______________________________________________________________________


 Disciplina ELETIVA ( LOUD GAMES )

Professora Michelle

( 8º B )

Na semana anterior foi enviado um link para vocês acessarem do programa UPBGE de criação de jogos on line. Espero que todos tenham acessado e baixado o programa.

Para essa semana quero que me enviem um  "print" via whatsapp, de uma ou mais cenas de algum jogo que você tenha tentado criar ou que já criou.

Meu celular para quem ainda não tiver: (19) 996193430.

_______________________________________________________


ELETIVA FORTALEÇA-SE Prof Eliezer 8ºA, B, C somente quem faz eletiva fortaleça

Musculação

Com base na aula anterior recorte uma imagem ou impresso de uma pessoa fazendo agachamento livre e abaixo escreva os músculos envolvidos faça em uma cartolina ou folha de sulfite, como o exemplo abaixo

Exemplo:

É só montar isso em um papel e tirar foto

Atenção preciso que todos os alunos que fazem eletiva fortaleça entre em contato comigo pelo whatsapp 996460862 para add no grupo

 

 

Tire foto e envie para o email:

profeliezer@yahoo.com

ou zap 996460862

____________________________________________________________




HISTÓRIA
PROF. VALDILENE MATOS
E-MAIL: valdilene.souzza@yahoo.com.br
acesse o link abaixo para ter acessoa  aula da semana.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflPLacO7q464wS0I5mGG1YiFHMvx5ccQLMqnb7hTw7LP-_rg/viewform?usp=pp_url


8º anos A - Educação Fisica

Professor Junior

https://forms.gle/FuBF7j6M9pMvhLys8



Projeto de vida- Maristela 8º C

Habilidade: Entusiasmo, determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, assertividade,  empatia, iniciativa social e interesse artístico.

Enviar as fotos das atividades no e-mail formentini2@gmail.com ou whatsApp -981365627

_____________________________________________________________________________________________________________________________-----

Disciplina de Geografia-Professora:Cristiane 8ºC

Olá, pessoal! Essa semana vamos continuar com a atividade da semana passada, para que vocês possam ter mais tempo de desenvolver os exercícios propostos e aprenderem mais. Vamos aproveitar essa oportunidade e entregar a atividade que foi estabelecida anteriormente! Um abraço e bons estudos.

As potencias tradicionais e Emergentes na Ordem Mundial do Póss Guerra

EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país e analisar os conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalização a partir do pós guerra.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVBX1eIbZbQl4F0Ha5lwCf7loIo8cLznxliwEml78YVC9-fg/viewform 

Olá, pessoal! Essa semana vamos continuar com a atividade da semana passada, para que vocês possam ter mais tempo de desenvolver os exercícios propostos e aprenderem mais. Vamos aproveitar essa oportunidade e entregar a atividade que foi estabelecida anteriormente! Um abraço e bons estudos.


Inglês         8º ano          (29/06 a 03/07)      

Professora Eliane

Habilidades

EF08LI03- Construir o sentido global de textos, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

Para responder as questões acesse o link:

https://forms.gle/ezJyjyfcoaHQ6AgT7

Se tiver dúvidas entre em contato com a professora através do e-mail.     eliane.criss10e@gmail.com

__________________________________________________________________________

                     Geografia 8° Ano A e B - Profª Regiane

É  A MESMA ATIVIDADE DA SEMANA PASSADA, SE VOCÊ JÁ FEZ NÃO PRECISA FAZER DE NOVO.

Acesse o link abaixo para realizar a atividade:

https://forms.gle/MyYQXEcevv7w2qM86

____________________________________________________________________________________________________