OPERAÇÕES COM NOTAÇÃO CIENTIFICA
A
notação científica utiliza-se de uma forma a escrever números utilizando a
potência de 10. Ela tem a capacidade de reduzir a escrita de números que
apresentem algarismos muito grandes.
Soma e subtração
A
soma e a subtração a partir de notação científica deverão ser feitas da
seguinte maneira:
a)
Somar/subtrair os números, repetindo a potência de 10.
b)
Potências 10 precisam apresentar o mesmo expoente.
Assim, temos os seguintes exemplos:
3,6
. 108 + 4,7 . 108 = (3,6 + 4,7) . 108 = 8,3 . 108
8,7
. 107 – 4,1. 107 = (8,7 – 4,1) . 107 = 4,6 .
107
Divisão
A
divisão por notação científica exige a divisão entre os algarismos e diminuir
as potências de 10. Veja:
8,45
. 108 : 2,22 . 105 = (8,45 : 2,22) . 10(8-5) = 3,8 . 103
Multiplicação
A
multiplicação por notação científica exige a multiplicação dos algarismos,
repetição da base 10 e a soma entre os expoentes. Veja:
2,1
. 1011 x 2,4 . 107 = (2,1 x 2,4) . 10(11+7) =
5,04 . 1018
Vídeo aula de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=GPTxrh_mhow
Assista
o vídeo aulas indicadas para melhor esclarecimento, caso encontre dificuldades
na execução dos exercícios procure ajuda de um colega ou de seu professor
(virtualmente).
Notação Científica
A
notação científica é uma forma de escrever números usando potência de 10. É
utilizada para reduzir a escrita de números que apresentam muitos algarismos.
Números muito pequenos ou muito grandes são frequentemente encontrados nas
ciências em geral e escrever em notação científica facilita fazer comparações e
cálculos.
Um
número em notação científica apresenta o seguinte formato:
N . 10n
Sendo,
N
um número real igual ou maior que 1 e menor que 10;
n um número inteiro
(pode ser positivo ou negativo).
Exemplos
a)
6 590 000 000 000 000 = 6,59 . 10 15
b)
0, 000000000016 = 1,6 . 10 - 11
Como transformar
um número em notação científica?
1º Passo: Escrever o número na forma decimal, com apenas um algarismo
diferente de 0 na frente da vírgula.
2º Passo: Colocar no
expoente da potência de 10 o número de casas decimais que tivemos que
"andar" com a vírgula. Se ao andar com a vírgula o valor do número
diminuiu, o expoente ficará positivo, se aumentou o expoente ficará negativo.
3º Passo: Escrever o
produto (multiplicação) do número pela potência de 10.
Exemplos
1)
Transformar o número 32 000 em notação científica.
·
Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 3 e o 2,
pois desta forma ficaremos apenas com o algarismo 3 antes da vírgula;
·
Para colocar a vírgula nesta posição verificamos que tivemos que
"andar" 4 casas decimais, visto que nos números inteiros a vírgula se
encontra no final do número. Neste caso o 4 será o expoente da potência de 10.
·
Escrevendo em notação científica: 3,2 . 104
2)
A massa de um elétron é de aproximadamente 0,000000000000000000000000000911
gramas. Transforme esse valor para notação científica.
·
Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 9 e o 1,
pois desta forma ficaremos apenas com o algarismo 9 (que é o primeiro algarismo
diferente de 0) antes da vírgula;
·
Para colocar a vírgula nesta posição "andamos" 28 casas
decimais. É necessário lembrar que ao colocar a vírgula depois do 9, o número
ficou com um valor maior, então para não modificar seu valor o expoente ficará
negativo;
·
Escrevendo a massa do elétron em notação científica: 9,11 . 10 -
28 gramas
8º anos A, B e C - Português
Professora
Luciene
Roteiro
de Atividade – Semana de 29/06/2020
a 03/07/2020
Habilidades: EF69LP43A "Identificar os modos de introdução de
outras vozes no texto as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no
texto a posição do autor e dos outros autores citados e os elementos de
normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e
paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos
científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a
retextualização ocorrem nesses textos." |
VOZES
VERBAIS
A voz verbal indica se o sujeito
gramatical é agente ou paciente da ação expressa pelo verbo. Existem
três vozes do verbo ou vozes verbais no
português: a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva. Voz ativa O verbo está na voz ativa quando o sujeito gramatical é o agente da
ação, ou seja, quando o sujeito gramatical pratica a ação verbal. Exemplos:
Voz passiva O verbo está na voz passiva quando o sujeito gramatical é o paciente
da ação, ou seja, quando o sujeito gramatical sofre a ação verbal, praticada
pelo agente da passiva.
Existem dois processos distintos de formação da voz passiva: o analítico e
o sintético. Voz passiva
analítica É formada por um verbo auxiliar (normalmente o verbo ser), mais o
particípio de um verbo transitivo, seguindo quase sempre a estrutura: sujeito
paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva. Exemplos:
Exemplo de conjugação na voz passiva analítica: Notas:
Voz passiva
sintética É formada por um verbo transitivo conjugado na 3.ª pessoa do singular
ou do plural mais o pronome apassivador se, seguindo quase sempre a
estrutura: verbo transitivo + pronome se + sujeito paciente. Exemplos:
Voz reflexiva O verbo está na voz reflexiva quando o sujeito gramatical é ao mesmo
tempo agente e paciente da ação, ou seja, quando o sujeito gramatical pratica
e sofre a ação verbal. É formada por um verbo na voz ativa mais um pronome
oblíquo reflexivo (me, te, se, nos, vos, se), atuando como objeto. A voz
reflexiva pode ser recíproca, ou seja, quando há dois sujeitos que praticam a
ação um no outro. Exemplos:
Exemplo de conjugação reflexiva: Passagem da voz
ativa para a voz passiva analítica Voz ativa: O arquiteto desenhou o esboço do
edifício. Voz ativa: Voz passiva analítica: Mudanças que ocorrem: Passagem da voz
ativa para a voz passiva sintética Voz ativa: O arquiteto desenhou o esboço do
edifício. Voz ativa: Voz passiva sintética: Mudanças que ocorrem: |
Você pode complementar as informações através do vídeo linkado
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GjbZMa0UmoE
Após ler e assistir ao
vídeo, você pode, com muita atenção, responder ao questionário abaixo:
O questionário abaixo pode ser respondido e enviado à mim
através do formulário, clicando nesse link: https://forms.gle/9NacVn4G79dp32TeA
1. Passe os enunciados a seguir da voz passiva
para a voz ativa:
a) A moça era amada por muitos.
b) Diversas conquistas serão feitas por nós.
2. Passe os enunciados a seguir da voz passiva
analítica para a voz passiva sintética:
a) Crianças são alfabetizadas na escola.
b) Ali, material didático é elaborado.
3. Assinale VPS para Voz Passiva Sintética e VR
para Voz Reflexiva:
( )
Cria-se qualquer história ao gosto do freguês.
( )
Machuca-se sempre jogando bola.
( )
Vestiu-se para a festa.
( ) Vendeu-se aquele imóvel.
RESPOSTAS
1 – a) Muitos amavam a moça.
b) Nós faremos diversas conquistas.
2 – a) Alfabetizam-se crianças na escola.
b) Ali, elabora-se material didático.
3 –
VPS: “Qualquer história é
criada ao gosto do freguês.”
VR:
“Machuca a
si mesmo sempre jogando bola.”
VR:
“Vestiu a
si mesmo para a festa.”
VPS:
“Aquele imóvel foi
vendido.”
Qualquer dúvida, pode
entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
**************************************************************
Além da atividade acima, vocês devem assistir às aulas de
Português no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada
semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
__________________________________________________________________________
______________________________________
Ciências
8ºA, B e C
Profª Mileni
Habilidade: (EF08CI07) Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Apostila do Aluno
ATIVIDADE 4 – POLINIZAÇÃO: FORMAS, TIPOS E AGENTES POLINIZADORES pg 12 e 13 – não é necessário enviar foto
https://forms.gle/fZScTyfZn6rypwAG8
Aula online de Ciências: 01/07 às 15:00 pelo Google Meets: o link será enviado via Google Sala de aula e whatsapp na quarta-feira, próximo ao horário da aula (caso você não tenha acesso a nenhuma dessas plataformas entre em contato via email: promileni@gmail.com)
BONS ESTUDOS!!!
____________________________
TECNOLOGIA
8º B
Profª Mileni
Habilidade: (EF89TEC13) Analisar o fenômeno dos influenciadores digitais, comparando diferentes perfis, levantando hipóteses sobre as possíveis razões de sucesso junto a seguidores e identificando o funcionamento de algoritmos que medem a influência social.
Assista aos vídeos sobre algorítimos e publicações digitais:
https://www.youtube.com/watch?v=QQskjx69Esc
https://www.youtube.com/watch?v=jSMp3ZZEsqU
Apostila do Aluno
Atividade 4: Monetizando publicações pg 61 e 62 - Responder às questões da apostila
Envie suas respostas para a profª via whatsapp (19)996125182 ou via email promileni@gmail.com
Bons Estudos!!!
__________________________________
( 8º A,B,C )
HABILIDADES: (EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).
ATIVIDADE:
Desenvolver uma história em quadrinhos no seu caderno de arte, com margem e de no mínimo 8 quadrados de 6cm x 6cm, sobre um rítmo musical de sua opção à sua escolha.
Use sua criatividade para a história e os desenhos.
_______________________________________________________
Professor
Eliezer projeto de vida 8º ano B
Objetivo:
Criar expectativas e identificar possibilidades em relação aquilo que sua
comunidade pode oferecer quando participa "da vida” da escola.
Competências
socioemocionais em foco: Assertividade e imaginação criativa.
ATIVIDADE: O
QUE MINHA COMUNIDADE PODE FAZER PELA ESCOLA pg 74 caderno do aluno.
EU GOSTARIA
QUE MINHA COMUNIDADE TIVESSE…
Estudante, reflita
a respeito da comunidade na qual a sua escola está inserida, bem como em tudo o
que ela oferece (comércios, serviços privados ou públicos, bancos, padarias,
lojas, shoppings center, posto de saúde, posto policial, correios etc).
1-
No
seu Diário de Práticas e Vivências, elabore uma lista das coisas que gostaria
que sua comunidade tivesse ou uma lista de serviços que ajudariam no dia a dia
das pessoas.
Envie por
email
profeliezer@yahoo.com
ou zap 996460862
____________________________________________________________
Professor
Eliezer tecnologia e inovação 8ª ano A
Objetivo:
diferenciar fake news a partir de fontes confiáveis, analisar a veracidade das
informações e de diferentes perspectivas no relato de fatos por meio da
comparação em diferentes fontes de informação.
Atividade
pag 60, caderno do aluno
Assistam ao
vídeo O que é uma notícia falsa? - Workshop 2 - BBC News Brasil e sigam o
roteiro proposto pelo(a) seu(sua) professor(a).
Link do
video
https://www.youtube.com/watch?v=ZvGLQuw4GM0
Quais são os
possíveis impactos das fake News?
Qual é a
ideia central da mensagem?
Qual(is) são
as contribuição(ões) sobre a discussão do tema para sua formação?
Se preferir
responda no link
Ou tire foto
e mande no email
ou zap
996460862
Não esqueça
de colocar nome e numero
______________________________________________________________________
( 8º B )
Na semana anterior foi enviado um link para vocês acessarem do programa UPBGE de criação de jogos on line. Espero que todos tenham acessado e baixado o programa.
Para essa semana quero que me enviem um "print" via whatsapp, de uma ou mais cenas de algum jogo que você tenha tentado criar ou que já criou.
Meu celular para quem ainda não tiver: (19) 996193430.
_______________________________________________________
ELETIVA
FORTALEÇA-SE Prof Eliezer 8ºA, B, C somente quem faz eletiva fortaleça
Musculação
Com base na
aula anterior recorte uma imagem ou impresso de uma pessoa fazendo agachamento
livre e abaixo escreva os músculos envolvidos faça em uma cartolina ou folha de
sulfite, como o exemplo abaixo
Exemplo:
É só montar isso em um papel e tirar foto
Atenção
preciso que todos os alunos que fazem eletiva fortaleça entre em contato comigo
pelo whatsapp 996460862 para add no grupo
Tire foto e
envie para o email:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflPLacO7q464wS0I5mGG1YiFHMvx5ccQLMqnb7hTw7LP-_rg/viewform?usp=pp_url
8º anos A - Educação Fisica
Professor Junior
https://forms.gle/FuBF7j6M9pMvhLys8
Projeto de vida- Maristela 8º C
Habilidade: Entusiasmo, determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, assertividade, empatia, iniciativa social e interesse artístico.
Enviar as fotos das atividades no e-mail formentini2@gmail.com ou whatsApp -981365627Disciplina de Geografia-Professora:Cristiane 8ºC
As potencias tradicionais e Emergentes na Ordem Mundial do Póss Guerra
EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país e analisar os conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalização a partir do pós guerra.
Inglês 8º
ano (29/06 a 03/07)
Professora Eliane
Habilidades
EF08LI03-
Construir o sentido global de textos, relacionando suas partes, o assunto
principal e informações relevantes.
Para responder as questões acesse o link:
https://forms.gle/ezJyjyfcoaHQ6AgT7
Se tiver dúvidas entre em
contato com a professora através do e-mail. eliane.criss10e@gmail.com
__________________________________________________________________________
Geografia 8° Ano A e B - Profª Regiane
É A MESMA ATIVIDADE DA SEMANA PASSADA, SE VOCÊ JÁ FEZ NÃO PRECISA FAZER DE NOVO.
Acesse o link abaixo para realizar a atividade:
https://forms.gle/MyYQXEcevv7w2qM86
____________________________________________________________________________________________________