Geografia
– 7º Ano A, B e C
TEMA:
BRASIL – FLUXOS ECONÔMICOS E POPULACIONAIS, CONFLITOS, TENSÕES HISTÓRICAS E
CONTEMPORÂNEAS
Habilidades: Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial e discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no Brasil, em especial no Estado de São Paulo.
Acesse o link e responda as atividades:
-Realizar pesquisa, a partir de recortes de questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
Habilidades:
(EF07CI02)
Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações
cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o
processo de propagação térmica.
(EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
(EF07CI04) Identificar, analisar e avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
Caso tenham duvida é só entrar em contato por e-mail: profidamaria@gmail.com.br ou
mnorberto@prof.educacao.sp.gov.br
Código da turma: exy7do5
Temperatura e Transferência de calor e
fenômenos naturais
Calor e temperatura
Vimos que o
calor é a energia térmica em movimento que se propaga espontaneamente de locais
de maior temperatura para outros de menor temperatura. A transferência de calor
pode se dar de três maneiras: condução, convecção e radiação. Se você já
entendeu o conceito de temperatura como agitação das moléculas e dos átomos que
constituem uma substância, poderá compreender que, quando um corpo “recebe
calor” por diferença de temperatura, a energia cinética de suas moléculas e de
seus átomos aumenta, elevando, consequentemente, sua temperatura. No sentido
oposto, um corpo, ao “ceder calor”, perde energia, reduzindo a energia de
movimento das moléculas, o que diminui sua temperatura. Ou seja, nos processos
de troca de calor, os sistemas mais quentes (maior temperatura) cedem energia
(calor) aos mais frios (menor temperatura), de forma que o grau de aquecimento
de um objeto e caracterizado quantitativamente por sua temperatura. Assim, o
calor deve ser compreendido como uma forma de transferência de energia entre
sistemas por conta das diferenças de temperatura. Para tornar mais clara a
diferença entre calor e temperatura, imagine o que ocorre ao colocarmos gelo em
uma bebida quente. Por estar a uma temperatura maior, a bebida quente cede
calor para o gelo, de modo que, enquanto sua temperatura diminui, a do gelo
aumenta. Isso ocorre até que haja equilíbrio entre suas temperaturas. Podemos
perceber então que não é o frio que sai do gelo! Pelo fato de estar a uma temperatura
mais baixa que a da bebida, o gelo recebe calor desse líquido, que resfria!
Assim, no inverno, ao estar diante de uma corrente de ar, fisicamente não
poderíamos dizer: Nossa, está entrando um frio danado aqui! Na verdade, é o
nosso corpo que, por apresentar uma temperatura mais elevada que a do ambiente,
cede calor ao ar, diminuindo nossa temperatura.
1. Observe a imagem abaixo e responda as perguntas.
a. A transferência e energia térmica entre dois
corpos com temperaturas diferentes chamamos de:
I. Calor
II. Temperatura
III.
Sensação
térmica
IV.
Equilíbrio
térmico
b. A medida de agitação das partículas, que pode
ser dada em °C ,°F ou K, chamamos de:
I. Calor
II. Temperatura
III.
Sensação
térmica
IV.
Equilíbrio
térmico
c. Após um tempo em que dois corpos com
temperaturas diferentes entraram em contato eles chegam a uma temperatura
intermediaria, que chamamos de:
I. Calor
II. Temperatura
III.
Sensação
térmica
IV.
Equilíbrio
térmico
Propagação de Calor
A
condução térmica ocorre principalmente nos sólidos. Nesse processo, a energia
térmica de uma partícula é transmitida para uma partícula próxima. Conforme
recebe energia, a partícula vibra mais intensamente e transmite parte dessa
vibração para as partículas vizinhas. A grandeza física que indica a eficiência
na propagação do calor em materiais é chamada condutividade térmica. A
capacidade de conduzir rapidamente o calor varia entre os materiais, e essa
capacidade permite classificá-los em condutores ou isolantes térmicos. Os
materiais condutores têm alta condutividade térmica, e os isolantes, baixa.
Como exemplo podemos citar os metais que são ótimos condutores de calor; já a
lã, o vidro e a madeira são maus condutores de calor.
Nos
líquidos e nos gases, o calor propaga-se por convecção, que é a transferência
de calor pela matéria em movimento. Portanto, assim como a condução, ela não
pode ocorrer no vácuo. A rigor, sabemos que a convecção não é bem um processo
de transferência de calor, visto que não há transferência de energia de um
corpo para o outro, mas apenas trocas de posição das massas; entretanto, de
forma geral a definiremos assim neste contexto.
A
terceira forma de transferência de calor é a irradiação térmica. Quando nos
aproximamos de uma fogueira, sentimos calor. Nesse caso, o calor chega até nós
por um processo diferente da convecção e da condução. Esse processo denomina-se
irradiação. A transferência de calor se dá por meio de ondas eletromagnéticas
que se propagam em todas as direções ao redor dela, sendo assim não é necessário
qualquer meio material para que a propagação ocorra. Dessa forma, a irradiação
de calor também ocorre no vácuo, como a radiação solar. Como não existe corpo
na temperatura zero absoluto, todo corpo emite radiação, mesmo que
imperceptível, predominando a radiação infravermelha na transmissão de calor.
Conhecendo como ocorrem as trocas de calor entre os corpos, o ser humano desenvolveu
objetos que diminuem essas trocas de calor com o ambiente, conservando a
temperatura de seu interior. Um exemplo é a garrafa térmica, conforme esquema
abaixo.
2. A garrafa Térmica serve para manter constante a
temperatura do líquido no seu interior e pode ser usada para conservar a
temperatura de líquidos frios ou quentes. Ela foi desenvolvida para evitar a
transferência de calor por condução, convecção e irradiação.
Cada
um dos itens da figura acima tem uma função para evitar a transferência de
calor. Escreva corretamente a o tipo de condução de calor relacionada a cada
item:
I. Nas paredes
de vidro espelhadas (I), o calor é refletido, evitando a perda de calor por
________________.
a. Irradiação
b. Condução
c. Convecção
d. Todas as anteriores
II. O vácuo
(II) entre as paredes evita a perda de calor por ________________ e
________________.
a. Irradiação e convecção
b. Condução e irradiação
c. Convecção e condução
d. Radioatividade e convergência
III. O ar (III)
é um bom isolante de calor; logo a transferência de calor na região entre a
superfície espelhada e o revestimento externo por ________________ é pequena.
a. Irradiação
b. Condução
c. Convecção
d. Todas as anteriores
IV. E a tampa
(IV), que é um isolante térmico evita a perda por ________________.
a. Irradiação
b. Condução
c. Convecção
d. Todas as anteriores
Transferência de calor e
fenômenos naturais
3. Leia o texto sobre Brisa marítima e observe a
imagem abaixo. E explique como se forma a brisa marítima.
Em um dia
ensolarado na praia, a areia quente pode até queimar a sola dos pés, mas quando
entramos no mar, a água parece estar sempre a uma temperatura mais amena. Durante
o dia, a areia sofre maior aquecimento e torna menos denso o ar sobre sua
superfície, fazendo com que ela suba. O ar próximo à água é mais frio e,
portanto, mais denso, passando a se movimentar horizontalmente e ocupando a
região sobre a superfície da areia. Esse movimento é a brisa marítima. À noite,
a situação se inverte: a água mantém-se mais quente que a areia, já que é
necessário trocar uma quantidade de calor maior para a água esfriar (não apenas
para aquecer). As camadas de ar sobre o mar estão mais quentes e tendem a
subir. Sobre a areia, a temperatura será menor, e o ar, por ser mais denso, se
deslocará em direção ao mar, dando origem à brisa continental.
A quantidade de água presente em um ambiente tem papel decisivo no aspecto climático da região, pois influencia e regula as variações de temperatura desse local. Isso acontece por causa das diferenças de calor específico: a transferência de 20 cal para 1 g de areia eleva sua temperatura em 100 °C; a mesma quantidade de calor fornecida a 1 g de água produz aumento de temperatura de apenas 20 °C, ou seja, para a mesma variação de temperatura, a água precisa receber ou perder uma quantidade de calor muito maior que a areia. Supondo as mesmas taxas de transferência de calor fornecido pelo Sol, a água demora mais para esquentar ou para esfriar. Dessa forma, ambientes úmidos, como as florestar, tropicais, tendem a ter temperaturas mais estáveis.
a. Explique por que nas regiões com maior umidade
as temperaturas são mais estáveis que em regiões áridas.
b. Isso também explica a brisa marítima? Por quê?
5. Leia o texto e observe a imagem abaixo.
Os deslocamentos de ar no planeta também estão relacionados à absorção da luz solar pela superfície terrestre. As camadas de ar mais baixas da atmosfera são mais quentes em razão da transferência de calor da superfície terrestre aquecida. O ar mais quente é menos denso e, por isso, tende a subir para camadas mais altas da atmosfera, sendo substituído por ar frio, que é mais denso e desce. Assim, é estabelecido um movimento vertical das camadas de ar, gerando correntes de convecção. Nas grandes cidades, esse movimento das camadas de ar ajuda na dispersão dos poluentes lançados na atmosfera. Em dias frios, geralmente no inverno, no entanto, em consequência do resfriamento do solo e da baixa umidade relativa do ar, a camada da atmosfera mais acima dela, fenômeno denominado inversão térmica.Com isso, a convecção é interrompida e os poluentes atmosféricos deixam de se dispersar para as camadas mais altas da atmosfera, concentrando-se nas camadas mais baixas. Nessas ocasiões, os habitantes dos grandes centros podem sentir os efeitos da maior concentração de poluentes no ar, como o aumento nos casos de irritações nos olhos e problemas respiratórios.
a. Por que o inverno é a época do ano em que mais
ocorrem inversões térmicas nas grandes cidades?
b. Qual tipo de transferência de calor ocorre nas
correntes de convecção na atmosfera?
________________________________________________
ELETIVA ECOHORTA
Profª Mileni
Após ler a cartilha postada anteriormente, sobre cultivo de plantas, vamos dar início à prática!!!!
Acesse o link abaixo e siga as instruções que estão contidas nele. Não é necessário copiar no seu caderno, apenas anote as informações sobre o seu experimento e as respostas das questões.
https://forms.gle/BmegQx4UJCXapcZa9
Entregue a atividade até o dia 12/06
Em caso de dúvidas, entre em contato com a professora via whatsapp ou via email: promileni@gmail.com
Bons Estudos!!
_______________________________________
Ótima aula!!!
Roteiro de Atividade – Semana de 08/06/2020 a 12/06/2020
Habilidades: (EF07LI09) Selecionar,
em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.
|
Leia o texto abaixo:
Science is the concerted human
effort to understand, or to understand better, the history of the natural
world and how the natural world works, with observable physical evidence as
the basis of that understanding. It is done through observation of natural
phenomena, and/or through experimentation that tries to simulate natural
processes under controlled conditions.
Consider some examples. An ecologist observing the territorial behaviors of
bluebirds and a geologist examining the distribution of fossils in an outcrop
are both scientists making observations in order to find patterns in natural
phenomena. They just do it outdoors and thus entertain the general public
with their behavior. An astrophysicist photographing distant galaxies and a
climatologist sifting data from weather balloons similarly are also
scientists making observations, but in more discrete settings.
The examples above are observational science, but there is also experimental
science. A chemist observing the rates of one chemical reaction at a variety
of temperatures and a nuclear physicist recording the results of bombardment
of a particular kind of matter with neutrons are both scientists performing
experiments to see what consistent patterns emerge. A biologist observing the
reaction of a particular tissue to various stimulants is likewise
experimenting to find patterns of behavior. These folks usually do their work
in labs and wear impressive white lab coats, which seems to mean they make
more money too.
|
1.
Primeiro passo: destaque (usando diferentes cores) no texto
as palavras que tem o mesmo significado das palavras abaixo:
entender melhor
observação
fenômeno natural
experimentação
situações controladas
comportamento
galáxias distantes
ciência experimental
impressionantes jalecos brancos
ideias velhas
ideias novas
explicar melhor a natureza
2.
Após destacar as palavras, releia o texto e responda: Qual
é o tema (assunto) do texto?
a)
O comportamento da
natureza;
b)
Ideias novas e velhas;
c)
O que é e como funciona a ciência;
d)
Os cientistas e seus jalecos brancos.
3.
No segundo parágrafo há um exemplo relativo ao
comportamento de um animal. Que animal é esse?
a)
Arara verde;
b)
Pássaro azul;
c)
Gavião branco;
d)
Beija-flor.
4.
Releia o último parágrafo e escolha a opção que equivale ao
trecho “all these people are making and recording observations of nature”:
a)
Todas essas pessoas estão fazendo e registrando observações
da natureza;
b)
Todas essas pessoas estão maquiando e gravando observações
naturais;
c)
Todas as pessoas observam e registram a natureza;
d)
Todas as pessoas analisam e estudam fenômenos naturais.
5.
Escreva, com as suas palavras, o que você compreendeu do
texto lido:
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
**************************
Essa atividade também pode ser respondida por fomulário, através do link:
https://forms.gle/Qr7ACQ8yenNysY558
Caso tenham alguma dúvida, podem enviar mensagem no WhatsApp:
(19) 99723-7042
__________________________________________________________________________________
ARTE
Professora Michelle
Semana de 08 a 12 de junho (7º ano A,B,C)
Leia o poema abaixo e responda se você concorda, ou não, e por quê,
com Alvaro de Campos:
Copie o poema no caderno de arte ou imprima e cole, depois responda o que se pede.
__________________________________________________________________________________
Professor Eliezer projeto de vida 7º ano A e B
Objetivo: Refletir sobre o processo de construção de uma ideia
até a sua realização.
Competências socioemocionais em foco: Organização, Empatia e
Respeito.
Material necessário: Diário de Práticas e Vivências
As ideias viram coisas: então comece!
·
O saber, as ideias e as ações são elementos que
podem transformar a vida das pessoas e o mundo.
·
Criar é sempre ultrapassar o que já existe, ou
seja, de realizar algo; não é inventar do nada, porque o mundo está cheio de
grandes ideias surgindo a todo instante, por todos os lugares.
·
A criatividade sem a ação é permanecer no mundo
das ideias sem a concretização.
·
Para colocar as ideias em prática, é preciso
coragem para assumir riscos, pois a ação, além de concretizar o imaginado, põe
à prova o que se imaginou.
·
Além disso, a curiosidade e a vontade de
aprender são ingredientes que não podem faltar a um realizador de grandes
ideias.
Reflita no seu cotidiano e veja algo que te
incomoda ou de alguma forma você não gosta coloque em seu diário, e em seguida
escreva algumas ideias de como pode resolver se vai precisar de ajuda enfim
escreva as ações que terá que tomar para resolver.
Após o termino tire foto e mande para o
email
profeliezer@yahoo.com
___________________________________________________________________________
Professor Eliezer, eletiva alimentação saudável.
Com base na última aula, faça alguns recortes de alimentos energéticos extra, pode usar revistas ou impressos e cole em uma folha de sulfite e guarde para não estragar que futuramente colaremos em um cartaz maior para apresentação darei uma dica abaixo:
Após o termino tire foto e mande no email
Habilidades: Identificar as informações específica em um texto, como objetivo de
leitura.
Variations
in English
How we speak is influenced by many things. Firstly, there is learning to
speak English itself, where how we pronounce our words is all part of learning
how to speak and copying the speech of those around us. If we are born into
bilingual families, then we may learn to speak English alongside another
language. Then, as we go to school, we learn to read and to write a
written equivalent of English speech that has standardised forms of spelling,
punctuation and grammar, known as standard English.
Leia o
texto e responda.
a)
Quais são os fatores que influenciam o modo
de falar a língua inglesa?
b)
b) Para você, qual é a maior dificuldade em
aprender inglês?
c)
Traduza as palavras:
Learning
copying
7º ano - 09/06/2020 - Matemática: Operações com frações
Prof. Sérgio ( 7º Anos B e C )
1) Simplifique,
se possível, as frações a seguir:
a) 2/8
b) 30/6
c) 20/8
d)102/200
e) 1/2
2) Se Maria gastou em
compras 1/3 de 1/4 de R$ 300, quanto sobrou desse total?
3) Encontre o
número que 3/5 desse número seja igual a 302.
Prof. Sergio
Professora Maristela
Um dos grandes desafios é inserir o uso de Games na sala de aula.
Dentre esses desafios que envolvam o uso de TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação podemos destacar o uso de jogos de forma educativa
Professora Maristela
Professora Maristela