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Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

05 junho, 2020

7º ANO - 08/06 A 12/06


Geografia – 7º Ano A, B e C 

TEMA: BRASIL – FLUXOS ECONÔMICOS E POPULACIONAIS, CONFLITOS, TENSÕES HISTÓRICAS E CONTEMPORÂNEAS

Habilidades: Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial e discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no Brasil, em especial no Estado de São Paulo.

Acesse o link e responda as atividades:

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf6Eac269ZwWk4eX9AeU1re_rlPwRLhwinyrEnINsBbu7lu1w/viewform?usp=sf_link

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Atividade de Matemática
Professor Danilo  7A 

Habilidad
Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros. EF07MA04


 
Atividade de Língua Portuguesa 

Professora Maiara 7Ano A e B



PORTUGUÊS 7º ano C 2°BIMESTRE

06 (SEIS AULAS)

Habilidades: -Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, escolha do entrevistado etc.).
-Realizar pesquisa, a partir de recortes de questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas


Realize a atividade do link a seguir: #form01 08/06 a 12/06




Realização de pesquisa sobre a vida de personalidades brasileiras .
ATENÇÃO. A pesquisa deverá ser feita com calma e enviada em formulário a parte.
#form1.1 PESQUISA

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DISCIPLINA: CIÊNCIAS

 Profª  Ida Maria - 7ºA e 7ºB; Profª Mileni 7ºC

Habilidades: 

(EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo de propagação térmica.

(EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.

(EF07CI04) Identificar, analisar e avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.

Caso tenham duvida é só entrar em contato por e-mail: profidamaria@gmail.com.br ou

mnorberto@prof.educacao.sp.gov.br

Código da turma: exy7do5

 

Temperatura e Transferência de calor e fenômenos naturais

 Link para a atividade: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfj2EGvTZOx7_c_qxLZd3dNTV5PG53w9xedhTnbZfsexkPdJQ/viewform?usp=sf_link

 

Calor e temperatura

Vimos que o calor é a energia térmica em movimento que se propaga espontaneamente de locais de maior temperatura para outros de menor temperatura. A transferência de calor pode se dar de três maneiras: condução, convecção e radiação. Se você já entendeu o conceito de temperatura como agitação das moléculas e dos átomos que constituem uma substância, poderá compreender que, quando um corpo “recebe calor” por diferença de temperatura, a energia cinética de suas moléculas e de seus átomos aumenta, elevando, consequentemente, sua temperatura. No sentido oposto, um corpo, ao “ceder calor”, perde energia, reduzindo a energia de movimento das moléculas, o que diminui sua temperatura. Ou seja, nos processos de troca de calor, os sistemas mais quentes (maior temperatura) cedem energia (calor) aos mais frios (menor temperatura), de forma que o grau de aquecimento de um objeto e caracterizado quantitativamente por sua temperatura. Assim, o calor deve ser compreendido como uma forma de transferência de energia entre sistemas por conta das diferenças de temperatura. Para tornar mais clara a diferença entre calor e temperatura, imagine o que ocorre ao colocarmos gelo em uma bebida quente. Por estar a uma temperatura maior, a bebida quente cede calor para o gelo, de modo que, enquanto sua temperatura diminui, a do gelo aumenta. Isso ocorre até que haja equilíbrio entre suas temperaturas. Podemos perceber então que não é o frio que sai do gelo! Pelo fato de estar a uma temperatura mais baixa que a da bebida, o gelo recebe calor desse líquido, que resfria! Assim, no inverno, ao estar diante de uma corrente de ar, fisicamente não poderíamos dizer: Nossa, está entrando um frio danado aqui! Na verdade, é o nosso corpo que, por apresentar uma temperatura mais elevada que a do ambiente, cede calor ao ar, diminuindo nossa temperatura.

 

1.  Observe a imagem abaixo e responda as perguntas.


 

a.  A transferência e energia térmica entre dois corpos com temperaturas diferentes chamamos de:

I.            Calor

II.         Temperatura

III.       Sensação térmica

IV.       Equilíbrio térmico

 

b.  A medida de agitação das partículas, que pode ser dada em °C ,°F ou K, chamamos de:

I.            Calor

II.         Temperatura

III.       Sensação térmica

IV.       Equilíbrio térmico

 

c.  Após um tempo em que dois corpos com temperaturas diferentes entraram em contato eles chegam a uma temperatura intermediaria, que chamamos de:

I.            Calor

II.         Temperatura

III.       Sensação térmica

IV.       Equilíbrio térmico

 


Propagação de Calor

A condução térmica ocorre principalmente nos sólidos. Nesse processo, a energia térmica de uma partícula é transmitida para uma partícula próxima. Conforme recebe energia, a partícula vibra mais intensamente e transmite parte dessa vibração para as partículas vizinhas. A grandeza física que indica a eficiência na propagação do calor em materiais é chamada condutividade térmica. A capacidade de conduzir rapidamente o calor varia entre os materiais, e essa capacidade permite classificá-los em condutores ou isolantes térmicos. Os materiais condutores têm alta condutividade térmica, e os isolantes, baixa. Como exemplo podemos citar os metais que são ótimos condutores de calor; já a lã, o vidro e a madeira são maus condutores de calor.

Nos líquidos e nos gases, o calor propaga-se por convecção, que é a transferência de calor pela matéria em movimento. Portanto, assim como a condução, ela não pode ocorrer no vácuo. A rigor, sabemos que a convecção não é bem um processo de transferência de calor, visto que não há transferência de energia de um corpo para o outro, mas apenas trocas de posição das massas; entretanto, de forma geral a definiremos assim neste contexto.

A terceira forma de transferência de calor é a irradiação térmica. Quando nos aproximamos de uma fogueira, sentimos calor. Nesse caso, o calor chega até nós por um processo diferente da convecção e da condução. Esse processo denomina-se irradiação. A transferência de calor se dá por meio de ondas eletromagnéticas que se propagam em todas as direções ao redor dela, sendo assim não é necessário qualquer meio material para que a propagação ocorra. Dessa forma, a irradiação de calor também ocorre no vácuo, como a radiação solar. Como não existe corpo na temperatura zero absoluto, todo corpo emite radiação, mesmo que imperceptível, predominando a radiação infravermelha na transmissão de calor. Conhecendo como ocorrem as trocas de calor entre os corpos, o ser humano desenvolveu objetos que diminuem essas trocas de calor com o ambiente, conservando a temperatura de seu interior. Um exemplo é a garrafa térmica, conforme esquema abaixo.

 

2.  A garrafa Térmica serve para manter constante a temperatura do líquido no seu interior e pode ser usada para conservar a temperatura de líquidos frios ou quentes. Ela foi desenvolvida para evitar a transferência de calor por condução, convecção e irradiação.

 


 

Cada um dos itens da figura acima tem uma função para evitar a transferência de calor. Escreva corretamente a o tipo de condução de calor relacionada a cada item:

I. Nas paredes de vidro espelhadas (I), o calor é refletido, evitando a perda de calor por ________________.

a.  Irradiação

b.  Condução

c.  Convecção

d.  Todas as anteriores

 

II.   O vácuo (II) entre as paredes evita a perda de calor por ________________ e ________________.

a.  Irradiação e convecção

b.  Condução e irradiação

c.  Convecção e condução

d.  Radioatividade e convergência

 

III. O ar (III) é um bom isolante de calor; logo a transferência de calor na região entre a superfície espelhada e o revestimento externo por ________________ é pequena.

a.  Irradiação

b.  Condução

c.  Convecção

d.  Todas as anteriores

 

IV.   E a tampa (IV), que é um isolante térmico evita a perda por ________________.

a.  Irradiação

b.  Condução

c.  Convecção

d.  Todas as anteriores


 

Transferência de calor e fenômenos naturais

 

3.  Leia o texto sobre Brisa marítima e observe a imagem abaixo. E explique como se forma a brisa marítima.

 

Em um dia ensolarado na praia, a areia quente pode até queimar a sola dos pés, mas quando entramos no mar, a água parece estar sempre a uma temperatura mais amena. Durante o dia, a areia sofre maior aquecimento e torna menos denso o ar sobre sua superfície, fazendo com que ela suba. O ar próximo à água é mais frio e, portanto, mais denso, passando a se movimentar horizontalmente e ocupando a região sobre a superfície da areia. Esse movimento é a brisa marítima. À noite, a situação se inverte: a água mantém-se mais quente que a areia, já que é necessário trocar uma quantidade de calor maior para a água esfriar (não apenas para aquecer). As camadas de ar sobre o mar estão mais quentes e tendem a subir. Sobre a areia, a temperatura será menor, e o ar, por ser mais denso, se deslocará em direção ao mar, dando origem à brisa continental.


4.  Leia o texto a seguir sobre a água e seu papel no clima e responda as questões:

 

A quantidade de água presente em um ambiente tem papel decisivo no aspecto climático da região, pois influencia e regula as variações de temperatura desse local. Isso acontece por causa das diferenças de calor específico: a transferência de 20 cal para 1 g de areia eleva sua temperatura em 100 °C; a mesma quantidade de calor fornecida a 1 g de água produz aumento de temperatura de apenas 20 °C, ou seja, para a mesma variação de temperatura, a água precisa receber ou perder uma quantidade de calor muito maior que a areia. Supondo as mesmas taxas de transferência de calor fornecido pelo Sol, a água demora mais para esquentar ou para esfriar. Dessa forma, ambientes úmidos, como as florestar, tropicais, tendem a ter temperaturas mais estáveis.


a.  Explique por que nas regiões com maior umidade as temperaturas são mais estáveis que em regiões áridas.

b.  Isso também explica a brisa marítima? Por quê?

 

5.  Leia o texto e observe a imagem abaixo.

 

Os deslocamentos de ar no planeta também estão relacionados à absorção da luz solar pela superfície terrestre. As camadas de ar mais baixas da atmosfera são mais quentes em razão da transferência de calor da superfície terrestre aquecida. O ar mais quente é menos denso e, por isso, tende a subir para camadas mais altas da atmosfera, sendo substituído por ar frio, que é mais denso e desce. Assim, é estabelecido um movimento vertical das camadas de ar, gerando correntes de convecção. Nas grandes cidades, esse movimento das camadas de ar ajuda na dispersão dos poluentes lançados na atmosfera. Em dias frios, geralmente no inverno, no entanto, em consequência do resfriamento do solo e da baixa umidade relativa do ar, a camada da atmosfera mais acima dela, fenômeno denominado inversão térmica.Com isso, a convecção é interrompida e os poluentes atmosféricos deixam de se dispersar para as camadas mais altas da atmosfera, concentrando-se nas camadas mais baixas. Nessas ocasiões, os habitantes dos grandes centros podem sentir os efeitos da maior concentração de poluentes no ar, como o aumento nos casos de irritações nos olhos e problemas respiratórios.



a.  Por que o inverno é a época do ano em que mais ocorrem inversões térmicas nas grandes cidades?

b.  Qual tipo de transferência de calor ocorre nas correntes de convecção na atmosfera?


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ELETIVA ECOHORTA

Profª Mileni

Após ler a cartilha postada anteriormente, sobre cultivo de plantas, vamos dar início à prática!!!!

Acesse o link abaixo e siga as instruções que estão contidas nele. Não é necessário copiar  no seu caderno,  apenas anote as informações sobre o seu experimento e as respostas das questões.

https://forms.gle/BmegQx4UJCXapcZa9

Entregue a atividade até o dia 12/06

Em caso de dúvidas, entre em contato com a professora via whatsapp ou via email: promileni@gmail.com



Bons Estudos!!


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HISTÓRIA/PROFª VALDILENE MATOS
SEMANA: 08 A 12/06
E-MAIL: valdilene.souzza@yahoo.com.br ( qualquer dúvida no e-mail ou no whatsapp)


Habilidade trabalhada esta semana está  no formulário.


para abrir e responder é só copiar esse link e colar no Google. E não esqueça de colocar nome, número e série ok?
Essa atividade está no grupo da sala também.

Ótima aula!!!


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                    DISCIPLINA: INGLÊS 7º B


Roteiro de Atividade – Semana de 08/06/2020 a 12/06/2020

 

Habilidades:

(EF07LI09) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.

 

 

Leia o texto abaixo:

 

What is Science?

 

     Science is the concerted human effort to understand, or to understand better, the history of the natural world and how the natural world works, with observable physical evidence as the basis of that understanding. It is done through observation of natural phenomena, and/or through experimentation that tries to simulate natural processes under controlled conditions.

     Consider some examples. An ecologist observing the territorial behaviors of bluebirds and a geologist examining the distribution of fossils in an outcrop are both scientists making observations in order to find patterns in natural phenomena. They just do it outdoors and thus entertain the general public with their behavior. An astrophysicist photographing distant galaxies and a climatologist sifting data from weather balloons similarly are also scientists making observations, but in more discrete settings.

     The examples above are observational science, but there is also experimental science. A chemist observing the rates of one chemical reaction at a variety of temperatures and a nuclear physicist recording the results of bombardment of a particular kind of matter with neutrons are both scientists performing experiments to see what consistent patterns emerge. A biologist observing the reaction of a particular tissue to various stimulants is likewise experimenting to find patterns of behavior. These folks usually do their work in labs and wear impressive white lab coats, which seems to mean they make more money too.

     The critical commonality is that all these people are making and recording observations of nature, or of simulations of nature, in order to learn more about how nature, in the broadest sense, works.

 

 

1.    Primeiro passo: destaque (usando diferentes cores) no texto as palavras que tem o mesmo significado das palavras abaixo:

 

entender melhor

observação

fenômeno natural

experimentação

situações controladas

comportamento

galáxias distantes

ciência experimental

impressionantes jalecos brancos

ideias velhas

ideias novas

explicar melhor a natureza

 

2.    Após destacar as palavras, releia o texto e responda: Qual é o tema (assunto) do texto?

 

a)    O comportamento da natureza;

b)   Ideias novas e velhas;

c)    O que é e como funciona a ciência;

d)   Os cientistas e seus jalecos brancos.

 

3.    No segundo parágrafo há um exemplo relativo ao comportamento de um animal. Que animal é esse?  

 

a)    Arara verde;

b)   Pássaro azul;

c)    Gavião branco;

d)   Beija-flor.

 

4.    Releia o último parágrafo e escolha a opção que equivale ao trecho “all these people are making and recording observations of nature”:

 

a)    Todas essas pessoas estão fazendo e registrando observações da natureza;

b)   Todas essas pessoas estão maquiando e gravando observações naturais;

c)    Todas as pessoas observam e registram a natureza;

d)   Todas as pessoas analisam e estudam fenômenos naturais.

 

5.    Escreva, com as suas palavras, o que você compreendeu do texto lido:

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Essa atividade também pode ser respondida por fomulário, através do link: 

https://forms.gle/Qr7ACQ8yenNysY558


 Caso tenham alguma dúvida, podem enviar mensagem no WhatsApp: 

      (19) 99723-7042

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ARTE

Professora Michelle

Semana de 08 a 12 de junho  (7º ano A,B,C)

Leia o poema abaixo e responda se você concorda, ou não, e por quê, 

com Alvaro de Campos:


Copie o poema no caderno de arte ou imprima e cole, depois responda o que se pede.

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Professor Eliezer projeto de vida 7º ano A e B

Objetivo: Refletir sobre o processo de construção de uma ideia até a sua realização.

Competências socioemocionais em foco: Organização, Empatia e Respeito.

Material necessário: Diário de Práticas e Vivências

As ideias viram coisas: então comece!

·         O saber, as ideias e as ações são elementos que podem transformar a vida das pessoas e o mundo.

·         Criar é sempre ultrapassar o que já existe, ou seja, de realizar algo; não é inventar do nada, porque o mundo está cheio de grandes ideias surgindo a todo instante, por todos os lugares.

·         A criatividade sem a ação é permanecer no mundo das ideias sem a concretização.

·         Para colocar as ideias em prática, é preciso coragem para assumir riscos, pois a ação, além de concretizar o imaginado, põe à prova o que se imaginou.

·         Além disso, a curiosidade e a vontade de aprender são ingredientes que não podem faltar a um realizador de grandes ideias.

 

Reflita no seu cotidiano e veja algo que te incomoda ou de alguma forma você não gosta coloque em seu diário, e em seguida escreva algumas ideias de como pode resolver se vai precisar de ajuda enfim escreva as ações que terá que tomar para resolver.

 

Após o termino tire foto e mande para o email

profeliezer@yahoo.com

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Professor Eliezer, eletiva alimentação saudável.

Com base na última aula, faça alguns recortes de alimentos energéticos extra, pode usar revistas ou impressos e cole em uma folha de sulfite e guarde para não estragar que futuramente colaremos em um cartaz maior para apresentação darei uma dica abaixo:


Após o termino tire foto e mande no email

profeliezer@yahoo.com

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 Atividades para o 7 ano A e C


Professora: Ana Leda
Enviar as atividades no meu email: analeda1000@gmail.com


Habilidades: Identificar as informações específica em um texto, como objetivo de leitura.

 

 

Variations in English

 

How we speak is influenced by many things. Firstly, there is learning to speak English itself, where how we pronounce our words is all part of learning how to speak and copying the speech of those around us. If we are born into bilingual families, then we may learn to speak English alongside another language.  Then, as we go to school, we learn to read and to write a written equivalent of English speech that has standardised forms of spelling, punctuation and grammar, known as standard English.

Leia o texto e responda.

 

a)   Quais são os fatores que influenciam o modo de falar a língua inglesa?

b)   b) Para você, qual é a maior dificuldade em aprender inglês?

c)   Traduza as palavras:

Learning
copying




7º ano - 09/06/2020  - Matemática: Operações com frações

 

Prof. Sérgio ( 7º Anos B e C )

 

1)    Simplifique, se possível, as frações a seguir:

 

a) 2/8

b) 30/6

c) 20/8

d)102/200

e) 1/2

 

2) Se Maria gastou em compras 1/3 de 1/4 de R$ 300, quanto sobrou desse total?

 

3) Encontre o número que 3/5 desse número seja igual a 302.

 

 

Prof. Sergio

 


TECNOLOGIA - 7 A e C ANOS 

Professora Maristela

Habilidade: Identificar e explorar as TDIC, reconhecendo suas especificidades e aplicabilidades em diferentes contextos de uso.


Para quem tem celular : https://youtu.be/ZAaKlODic2w



Um dos grandes desafios  é inserir o uso de Games na sala de aula.

Dentre esses desafios que envolvam o uso de TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação podemos destacar o uso de jogos de forma educativa

Gostaria de desafiar você a criar  algum jogo  para quem não tem celular tambem podera ser feito no papel de um personagem que vc goste  em forma de gibi .

Tire foto em envie e-mail formentini2@gmail.com  ( Não esquecer de por nome nº serie e o ano) duvidas mande no whatsApp DAS 8: 00 as 18:00




Projeto de Vida - 7 C 

Professora Maristela


Habilidade: Organização, empatia e respeito

O poder da empatia: como ela impacta a vida das pessoas?
Pesquise sobre o assunto e faça uma redação com no minimo de 25 linhas.

Tire foto em envie e-mail formentini2@gmail.com  ( Não esquecer de por nome nº serie e o ano) duvidas mande no whatsApp DAS 8: 00 as 18:00


Eletiva

Professora Maristela


Habilidade: Organização, empatia e respeito e criatividade

HISTORIA SOBRE AS CORES

Pesquise sobre o assunto e faça uma redação com no 

minimo de 25 linhas.


Tire foto em envie e-mail formentini2@gmail.com  ( Não esquecer de por nome nº serie e o ano) duvidas mande no whatsApp DAS 8: 00 as 18:00