-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

01 maio, 2020

2ª SÉRIE - 04/05 A 08/05

Atividades para os alunos da 2ª série A e B

para o período de 04/05 a 08/05


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
______________________________________________
Programação das aulas no Aplicativo Centro de Mídias


_________________________________________________________



E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
  Atividades para os alunos do 2º ano A, B 
     para o período de 04/05 a 08/05

Professora; Cristiane-Geografia

Habilidades;  Currículo Paulista de Geografia: (EM02GE13*) - Analisar o processo de formação do território brasileiro e identificar as demarcações de limites e fronteiras em diferentes tempos; (EF02GE14*) - Identificar em registros históricogeográficos, as formas de organização político-administrativa do Brasil em diferentes tempos e relacionar com a criação do Estado de São Paulo;  (EF07GE15*) - Analisar as divisões regionais do IBGE e outras propostas de regionalização tais como: os Complexos Regionais ou Regiões Geoeconômicas e descrever as características culturais, econômicas, naturais, políticas e sociais de cada região brasileira.

Tema: Ideias e Concepções sobre a formação territorial
Atividade
Observação: Para responder as questões acesse: https://bndigital.bn.gov.br/dossies/biblioteca-virtual-da-cartografia-historica-do-seculo-xvi-ao-xviii/artigos/terra-brasilis/
Ou <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6687.pdf
(mapa Terra Brasilis (Atlas Miller, 1519), elaborado por Pedro Reinel e Lopo Homem, e a leitura de um trecho do livro “Brasil: 500 anos de povoamento)

1) O que é o território?
2) É possível afirmar que o Brasil sempre teve a mesma formação territorial?
3) Quais fatores influenciaram a formação territorial do Brasil?
4) Em relação à extensão territorial, você já ouviu dizer que o Brasil tem o tamanho de um continente? O que isso representa para você?
5) Para finalizar essa atividade os(as) estudantes, pesquisem sobre a formação do território brasileiro a partir do link indicado no texto e do Atlas Histórico do Brasil, disponível em: <https://atlas.fgv.br/apresentacao> Acesso em: 28 out. 2019. O Atlas abrange um longo período histórico, desde antes da chegada dos portugueses no Brasil até a atualidade. Na impossibilidade de uso da internet sugiro  consultar materiais didáticos que tratem deste tema e que está disponíveis na escola. Com base nessa pesquisa  os(as) estudantes produzam um texto de no máximo 20 linhas, em folha avulsa e/ou no caderno, que contemple os aspectos principais relacionados à formação do território brasileiro e as definições de Limites, Fronteiras e Território.
Observação: Uma breve explicação;

 É importante conceituar território, limites e fronteiras, lembrando que o termo território foi originalmente formulado pela Biologia no século XVIII para denominar a área delimitada por uma espécie, onde são desempenhadas as suas funções vitais. O conceito foi incorporado posteriormente pela Geografia, e ganhou contornos geopolíticos ao se configurar como o espaço físico no qual o Estado se concretiza. Ao se compreender o que é o território, deve-se levar em conta toda a diversidade e complexidade das relações sociais, de convivências e diferenças culturais que se estabelecem em um mesmo espaço. Dessa forma, o conteúdo político do território é expresso em diferentes escalas além do Estado nacional, como no interior das cidades onde territorialidades diferentes manifestam distintas formas de poder.  A configuração territorial, ou seja, a forma do território de um país, é definida pelos limites que indicam até onde esse território se estende. As fronteiras podem ser terrestres, que são aquelas localizadas ao longo dos limites que separam dois países, ou marítimas, que separam o território de um país das águas oceânicas. É fundamental trabalhar a diferença entre os conceitos de limite e fronteira, pois o primeiro denomina algo estático e o outro, algo dinâmico.  





DISCIPLINA : FÍSICA

Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 04/05/20 a 08/05/20.
Disciplina: Física
Tema: Propriedades térmicas
Habilidades: Avaliar o uso de materiais utilizados na construção de objetos e estruturas levando em consideração seu coeficiente de dilatação.
Dilatação térmica dos sólidos e líquidos
       Dilatação térmica é o fenômeno no qual um corpo sofre variação em suas dimensões, quando sua temperatura aumenta. Podemos dizer que todos os corpos, sólidos, líquidos ou gasosos, quando aquecidos, podem sofrer dilatação térmica. Assim, o processo de dilatação ocorre por conta do aumento da agitação.
       Em física podemos dizer que dilatação térmica é o aumento das dimensões do corpo a partir do aumento da temperatura. Ocorre com quase todos os materiais, no estado sólido, líquido ou gasoso. Dizemos que a dilatação do corpo está relacionada à agitação térmica das moléculas que compõem o corpo, pois sabemos que quanto mais quente estiver o corpo maior será a agitação térmica de suas moléculas.
       Quanto mais as moléculas de um corpo vibram (agitam), mais espaço elas precisam para vibrar. Dessa forma, o aumento das dimensões do corpo se dá pelo aumento do espaço entre as moléculas que compõem o corpo. Diante disso, se o aumento de temperatura produz expansão térmica do corpo, uma redução de temperatura provocará diminuição de volume, isto é, provocará a contração do corpo.
       Nos estudos da termologia, levamos em consideração três tipos de dilatação térmica: a dilatação linear, que está ligada ao aumento do comprimento do corpo quando ele é aquecido; a dilatação superficial, que está ligada ao aumento do comprimento e da largura do corpo, ou seja, há um aumento em duas dimensões; e a dilatação volumétrica, que está ligada ao aumento do corpo em três dimensões, ou seja, com o aumento da temperatura o corpo sofre variação no comprimento, na largura e na altura.





Deformação térmica sofrida pelos trilhos
       Em geral é difícil perceber a olho nu (isto é, sem o uso de instrumentos) a dilatação térmica dos corpos. No nosso cotidiano nos deparamos com diversas situações nas quais é necessário levar em conta a expansão térmica, por exemplo: os trilhos dos trens são colocados de modo que sempre haja um pequeno espaço entre eles, para evitar as deformações (figura acima) quando se aquecem; nas calçadas cimentadas são colocadas juntas de dilatação entre as placas de cimento para evitar deformações pelo aumento de temperatura, etc.
       Assim como os sólidos, os líquidos também se dilatam com o aumento da temperatura. Embora os líquidos não tenham forma própria (eles assumem a forma dos recipientes que os contêm), não definimos para eles os coeficientes de dilatação linear e superficial, definimos apenas o coeficiente de dilatação volumétrica.
       Assim, para que possamos estudar a dilatação volumétrica dos líquidos, é necessário que eles estejam contidos em um recipiente, que por sinal também se dilatará. Assim, precisamos geralmente levar em consideração duas dilatações, a dilatação do líquido e a dilatação do recipiente.

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1)    Leia as afirmações a respeito da dilatação térmica dos sólidos e líquidos em verdadeiras(V) ou falsas(F). Em seguida escreva corretamente as que são falsas.
(A)  O coeficiente de dilatação linear é uma característica de cada substância e é uma grandeza adimensional. (    )
(B)  Duas barras homogêneas de mesmo comprimento e compostas de uma mesma substância, ao sofrerem a mesma variação de temperatura, têm a mesma variação de comprimento. (     ) 
(C)  Uma vez que uma barra se expande, ela não retorna ao seu comprimento inicial. (     )
(D)  Um parafuso está preso a uma placa fabricada com uma substância de coeficiente de dilatação térmica volumétrica do parafuso. Um procedimento para soltar esse parafuso é aquecê-lo e resfriar a placa. (     )
(E)  Os termômetros de mercúrio têm funcionamento adequado, pois o coeficiente de dilatação volumétrica do mercúrio é muito menor que o coeficiente de dilatação volumétrica do vidro.  (     )
(F)  A variação de volume de um corpo é inversamente proporcional ao produto de seu volume inicial pela variação da temperatura sofrida pelo corpo.  (    )
(G) A densidade de uma esfera aumenta quando ela sofre aquecimento. (     )

    2)As deformações geralmente encontradas nos trilhos de trens podem ser explicadas por meio:
    a) do desequilíbrio entre as forças internas e externas presentes no material.
    b) das reações químicas que são favorecidas pelo aumento da temperatura dos trilhos.
    c) do fenômeno da dilatação térmica.
    d) do baixo ponto de fusão dos metais presentes nos trilhos.
    e) da quantidade de calor latente recebido pelos trilhos.

    3)(UFAL) O fato de barras de ferro contidas em uma viga de concreto não provocarem rachaduras no concreto pode ser explicado pela semelhança que existe entre os valores do:
    a) calor específico desses materiais.
b) coeficiente de dilatação linear desses materiais.
c) coeficiente de atrito desses materiais.
d) calor de fusão desses materiais.
e) coeficiente de condutividade térmica desses materiais.

    4)Diferentemente dos sólidos, os líquidos não têm forma própria, por isso assumem o formato do recipiente que os contém. Com o aumento da temperatura, tanto os líquidos quanto seus recipientes podem sofrer dilatação térmica. O que ocorrerá se o coeficiente de dilatação do recipiente for maior que o coeficiente de dilatação de um líquido contido em seu interior?
a) O líquido transbordará.
b) O recipiente dilatará mais que o líquido e não haverá transbordamento.
c) Haverá transbordamento enquanto a temperatura do recipiente for maior que a temperatura do líquido.
d) O líquido dilatará mais que o recipiente.
e) O líquido e o recipiente dilatarão na mesma medida. 

   5)(Olimpíada Paulista de Física) É muito comum acontecer, quando copos iguais são empilhados colocando-se um dentro do outro, de dois deles ficarem emperrados, tornando-se difícil separá-los. Considerando o efeito da dilatação térmica, pode-se afirmar que é possível retirar um copo de dentro do outro se:
a) os copos emperrados forem mergulhados em água bem quente.
    b) no copo interno for despejada água quente, e o copo externo for mergulhado em água bem fria.
c) os copos emperrados forem mergulhados em água bem fria.
d) no copo interno for despejada água fria, e o copo externo for mergulhado em água bem quente.
e) não é possível separar os dois copos emperrados, considerando o efeito da dilatação térmica

____________________________________________________________


DISCIPLINA:BIOLOGIA


       

   TEMA :Organização e funcionamento básicos das estruturas celulares
·    Habilidades: Identificar os elementos básicos que compõem a célula; identificar as funções de cada um dos elementos básicos da célula.
CITOLOGIA

célula é a unidade estrutural básica dos seres vivos

     A citologia é um ramo da biologia que estuda a célula, a menor unidade estrutural que compõe os seres vivos. O termo citologia deriva das palavras gregas kytos (célula) e logos (estudo).   
   Esse ramo desenvolveu-se a partir da criação do microscópio (1590), já que a maioria das células são minúsculas e a sua visualização depende de um equipamento que as amplie. 
  O físico Robert Rooke fazia várias observações de plantas, animais e pequenos objetos no microscópio, ao mesmo tempo que tentava aperfeiçoar o equipamento. No ano de 1665, ao examinar um pedaço de cortiça no microscópio, Rooke descobriu a célula. 
á em 1838, o botânico alemão Matthias Schleiden, fundador da Teoria Celular, conseguiu comprovar a existência de células em plantas. No ano seguinte o fisiologista alemão Theodor Schwann mostrou que os seres humanos também possuíam células.
  Em 1858, o médico Rudolf Ludwig Karl Virchow pôde concluir que as células dão origem a outras células. Pouco tempo depois, em 1870 o anatomista suíço Wilhelm His inventou o micrótomo, mais um grande avanço nos estudos na citologia. 
  Com posse dos instrumentos de micromanipulação, em 1922, Chambers realizou microdissecações. Na década seguinte, em 1932, Max Knoll e Ernst Ruska criaram o primeiro microscópio eletrônico, cujos equipamentos mais atuais permitem ampliações de 5 mil a 500 mil vezes. 

Tipos de células

    A biologia é um campo de estudo muito amplo, deste modo ela se organiza em níveis e cada um representa uma área de estudo. Na ordem crescente dos níveis, a citologia ocupa a segunda posição:  
   Molécula --> Célula --> Tecido --> Órgão --> Sistema --> Organismo --> População --> Comunidade --> Ecossistema --> Biosfera 
   Todos os seres vivos possuem no mínimo uma célula, esta por sua vez pode ser definida como uma massa de substância viva limitada por uma membrana que protege o citoplasma e o núcleo. Elas são divididas em dois tipos: procarióticas e eucarióticas.
    As células procarióticas são primitivas e possuem uma estrutura simples, os organismos que as abrigam são chamados de procariontes. O núcleo desse tipo de célula não é individualizado, pois não há cariomembrana; não possuem organelas membranosas e o material nuclear está disperso no citoplasma.
  Os organismos que pertencem aos Domínios Bacteria e Archaea (Reino Monera), são procariontes, como as bactérias e as cianobactérias.

Célula procariótica.
       
    Já as células eucarióticas, cujo organismo que as abrigam são chamados de eucariontes, apresentam uma estrutura mais completa se comparada com a anterior. O núcleo da célula eucariótica é individualizado; o material nuclear é envolvido pela cariomembrana e possuem organelas membranosas. 
   Todos os organismos pertencentes aos demais reinos de seres são eucariontes, como os animais (Reino Animal, Animalia ou Metazoa), vegetais (Reino Plantae, Reino Vegetal ou  Metaphyta) e os protozoários (Reino Protozoa ou Reino Portista).

Célula animal.



Célula vegetal e suas organelas.
  Célula animal x Célula vegetal - os animais e vegetais são organismo eucariontes e apresentam poucas diferenças entre suas células que vão além do formato. Por exemplo, as células animais possuem uma organela chamada lisossomos, que é ausente nos vegetais; as células vegetais possuem parede celular e plastos, enquanto a animal não. 

Partes da célula

  As principais partes da célula eucariótica são: membrana plasmática, citoplasma e núcleo celular.
   Membrana plástica - também conhecida como membrana celular é uma película que encobre e protege a célula. A membrana possui uma característica muito importante: a permeabilidade seletiva, que regula a entrada e a saída de substâncias pequenas, bloqueando também a passagem de substâncias grandes.
    Citoplasma - região delimitada pela membrana plasmática, onde é encontrado o núcleo e as organelas (estruturas que funcionam como pequenos órgãos da célula). 
   Existem muitas organelas no citoplasma, as principais são:
•    Centríolos: pequenas estruturas que participam da divisão celular. Os centríolos também produzem os cílios e os flagelos; 
•    Plastos: estruturas membranosas encontradas apenas nas células vegetais, disponíveis nas células como cloroplastos, leucoplastos e cromoplastos; 
•    Complexo de Golgi: formado por várias unidades (dictiossomos) e apresenta diversas funções como auxílio no processo de excreção da célula e formação dos lisossomos; 
•    Lisossomos: são encontrados apenas nas células animais e exercem a função de digestão celular;
•    Mitocôndrias: liberam energia necessária para o trabalho celular; 
•    Peroxissomos: liberam enzimas que destroem as moléculas tóxicas; 
•   Retículo endoplasmático liso: formado por membrana lipoproteicas, essa estrutura desenvolve várias funções como facilitação das reações enzimáticas, transporte e armazenamento de substâncias; 
•    Retículo endoplasmático rugoso: desempenha as mesmas funções do retículo liso, além de ser composto por ribossomos; 
•    Ribossomos: produzem as proteínas; 
•    Vacúolos digestivos: resultados da fusão de fagossomos com os lisossomos (fagocitose e pinocitose); 
•    Vacúolos pulsáteis ou contráteis: realizam a osmorregulação (controle das concentrações de sais nas células); 
•  Vacúolos de suco celular ou armazenamento: encontrado geralmente nas células vegetais, essas estruturas saculiformes desempenham funções como armazenamento de substâncias, controle osmótico e manutenção do pH celular. 
     Núcleo celular - considerado o cérebro da célula, o núcleo geralmente apresenta uma forma esférica e porosa. Também abriga o material genético (DNA) dos organismos unicelulares (uma célula) e multicelulares (mais que uma célula), bem como é o lugar que acontece a reprodução celular.
ATIVIDADES
      1)    Elabore um resumo sobre a Teoria Celular.
      2)    Conceitue célula.
    3)    Todas as células são iguais? Possuem o mesmo tamanho? Desenvolvem as mesmas funções?
    4)    Complete o quadro comparativo indicando semelhanças e diferenças entre as células animais e vegetais indicando com os sinais: sinal(+)presença ; sinal(-)→ausência.

ESTRUTURA
                              CÉLULA


ANIMAL
VEGETAL
       Membrana celular


      Parede celular


     Complexo de golgi


     Centríolos


     Ribossomos


     Cromatina


     Plastos


     Carioteca


     Vacúolos


     Mitocôndrias


        5)    Qual é a função das estruturas celulares abaixo:
A)   Mitocôndria:
B)   Lisossomo:
C)   Núcleo:
D)   Ribossomo:
E)   Complexo de golgi:
F)   Vacúolo:

G)  Retículo endoplasmático liso:
____________________________________________________________________

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA

Convide as pessoas que moram com você e se exercitem! Registre com vídeos e fotos.








Tema para pesquisa:  Badminton.
1- História do esporte
2 - Regras
3 - Como é praticado 
4 - Referência bibliográfica.
A pesquisa deve ser entregue no retorno das aulas
____________________________

LÍNGUA PORTUGUESA 2ª SÉRIES A E B
HABILIDADE: ANALISAR OS EFEITOS SEMÂNTICOS E EXPRESSIVOS, EM UM TEXTO, PRODUZIDOS PELO USO DE NEOLOGISMOS

ATIVIDADE II
(Registre suas respostas no caderno)

       1 - Ainda sobre o conto “CHUVA: A ABENSONHADA”. (Coletânea em PDF) a personagem Tristereza, tia do narrador, explica a ele os motivos da chuva que cai. Ela afirma que a chuva:

   a) é um fenômeno climático causado pela evaporação das águas do oceano que sobe às nuvens, enchendo-as de uma abençoada água que cai em forma de pingos na terra.
     b) é um fenômeno que provoca tristeza nas pessoas e deve parar.
c) acontece devido das rezas, cerimónias oferecidas aos antepassados.
2 – Sobre o narrador do conto, é possível afirmar que:
a) O narrador-personagem conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem.

Ele tem uma relação íntima com os outros elementos da narrativa. Sua maneira de contar é fortemente marcada por características subjetivas, emocionais. Essa proximidade com o mundo narrado revela fatos e situações que um narrador de fora não poderia conhecer.

b) narrador-observador conta a história do lado de fora, na 3ª pessoa, sem participar das ações. Ele conhece todos os fatos e, por não participar deles, narra com certa neutralidade, apresenta os fatos e os personagens com imparcialidade.
3 – O nome TRISTEREZA é um neologismo. Explique o sentido que esse neologismo traz para você.

LINK DO CONTO: https://drive.google.com/open?id=14jHslp2MGbY2ZJz4gh-no92c94VJTduV 


__________________________________________________________________________ 


2ºAno

História

Habilidades: Reconhecer a importância de valorizar a diversidade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais.

-Pesquisa sobre o seguinte tema   “ A Reforma Protestante e a contrarreforma”
Enviar a pesquisa acessando o link:    https://forms.gle/HF44USqw8eCopWij9

___________________________________________________________________________________



 Professora: Maristela – Disciplina Química 2º Anos dia 04 a 08/05
Fazer exercicos no canderno e identificar com a data 04 a 08 de Maio.

Habilidades: Identificar e explicar os procedimentos envolvidos no tratamento da água.
                                Refletir sobre o significado do senso comum de água “pura” e água potável.
 Link para compreender; https://youtu.be/fbmsgDV6qMA

Link para compreender https://youtu.be/ac9DrKArmWI

   1 - Preencha na figura a seguir as etapas que faltam para completar o processo de tratamento de água convencional e defina os procedimentos de desinfecção e fluoretação da água.


       2-Associe as etapas do processo utilizado nas ETA’s (Estações de tratamento de água) com o procedimento característico.
     1- Filtração
2- Floculação
3- Decantação
4- Filtros de carbono
5- Desinfecção

     (   ) adição de cloro para eliminar os germes nocivos à saúde.
     (   ) a água é filtrada para a retirada de partículas grandes de sujeira.
     (   ) a água fica parada para que os flocos mais pesados se depositem no fundo.
     (   ) sulfato de alumínio é adicionado para que as partículas de sujeira se juntem, formando pequenos coágulos.
     (   ) A água passa pelos filtros formados por camadas de areia, carbono e turfa.


       3-A água sem tratamento quando ingerida pode ser responsável pela transmissão de muitas doenças, como por exemplo, gastroenterite e febre tifóide. Qual das enfermidades a seguir NÃO se classifica    como doença de veiculação hídrica:
       
          a) amebíase;
          b) giardíase;
          c) dengue;
          d) hepatite infecciosa;
          e) cólera.

       4- (Cesgranrio-RJ)
        Numa das etapas do tratamento de água que abastece uma cidade, a água é mantida durante um certo tempo em tanques para que os sólidos em suspensão se depositem no fundo. A essa operação denominamos:

       a) filtração
  b) sedimentação
  c) sifonação
  d) centrifugação
  e) cristalização

   
           5- Sobre a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), é correto afirmar que; 

       a) a DBO é alta em um rio com baixos teores de matéria orgânica em suspensão. 

       b) a injeção de oxigênio (aeração artificial) de lagos consiste em um dos métodos de remediação da DBO.

       c) na determinação da DBO pelo método da diluição (DBO5 ), a amostra de água é mantida por cinco dias a uma temperatura de 20 C e num frasco de vidro transparente.

       d) DBO é inversamente proporcional à quantidade de sedimentos em suspensão presentes na água.
                                                                                                                     
       e) DBO depende do tipo de bactérias (aeróbicas ou anaeróbicas) presente na água.
________________________________________________________
ELETIVA: FOTOGRAFIA

         PROFESSOR: Sebastião Donizete Moreira

         DISCIPLINA: Eletivas de fotografia
         
          CONTEÚDOS
        
           -Arte e tecnologia fotográfica

            HABILIDADES:
         - Desenvolver o pensamento critico;
         - Conhecer e explorar os diferentes fazeres artísticos na fotografia;
         - Compreender a relação entre arte e fotografia.

         


       Trabalho e Pesquisa:

            Responder as questões:
1-       O que é fotografia?
2-       Qual é a história da fotografia?
3-       Quais espaços na tecnologia a fotografia faz parte?
4-       Faça um experimento fotografico com luz e sombra com seu celular.


Filosofia/Sociologia

Filosofia
Habilidade:   Desenvolver habilidades de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia intelectual
1 – Assistir ao vídeo
2 – Pesquisar os significados filosóficos das palavras

Ética, Felicidade, Moral, Doutrina, Tese, Democracia, 
entregar até dia 12/05 e-mail valmirpaze@professor.educacao.sp.gov.br

___________________________________________

DISCIPLINA: MATEMÁTICA

Assista a aula: https://www.youtube.com/watch?v=PGPRh4JBIsg








___________________________________________________



PROJETO DE VIDA
Objetivos: Objetivos: compreender que o mundo passa por profundas mudança, entender  que 2020 ficara marcado na história da humanidade.

Como sabemos os jovens hoje não tem habito de ver jornais e se interar dos acontecimentos do dia a dia do país, apesar da maioria ter acesso a tecnologia.
Atividade:

Escolha um telejornal, após assistir e ouvir o mesmo, produza um texto no qual você vai relatar um pouco do que entendeu sobre política, economia e o covid 19, deixar a alienação para passar pro papel a real situação pela qual passa o país do seu ponto de vista.

Fazer as atividades no caderno e enviar foto do mesmo no e-mail abaixo
aurindavieira1@gmail.com

_________________________________________________________________________

DISCIPLINA: INGLÊS





GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Thamara - Matemática

1ª Lista de Exercícios - 2º EM

                       Faça as conversões solicitadas e deixe o registrado da resolução.

   1.    Transforme graus em radianos:
a)    60°
b)    210°
c)    350°
d)    150°
e)    12°
f)    
g)    300°
h)   270°


   2.    Faça a conversão de radiano em grau:
           a) 10 pi / 9  rad
           b) 11 pi / 18   rad
           c) pi / 9 rad
           d) pi/ 20 rad
           e) 4 pi / 3 rad
           f) 3 pi / 5   rad
           g) pi / 4 rad
           h) 2 pi / 3 rad


Arcos Côngruos e Expressão Geral

            Faça o que for solicitado e deixe o registrado a resolução, conforme visto em sala.     
    
     3. Calcule o menor arco côngruo e escreva a expressão geral dos arcos:

a)    930°
b)    1 550°
c)    3 010°
d)    1 970°
e)    2 710°
f)     1940°
          g)     23 pi / 6  rad
          h)    13 pi / 2  rad
          i)      17 pi / 3  rad
          j)       39 pi / 8  rad
          k)     25 pi / 4 rad

          l)      22 pi / 5  rad



______________________________________________