-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

25 abril, 2020

7º ANO - 27/04 A 30/04

PESQUISA ONLINE - ALIMENTAÇÃO 
A pesquisa ficará no ar de 28 a 30/04.
O link para acesso ao questionário é: https://sed.educacao.sp.gov.br/QuestionarioAulaRemota/Estudantes    
________________________________________________________________________________
Atividades para os alunos do 7º ano A, B e C 
para o período de 27/04 a 30/04

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
---------------------------------------------------------------------------------
DISCIPLINA : GEOGRAFIA - PROFª REGIANE


Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no Mundo.

Objeto de Conhecimento: Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil
Habilidades do Currículo Paulista de Geografia: (EF07GE13*) Analisar o processo de formação do território brasileiro e identificar as demarcações de limites e fronteiras em diferentes tempos; (EF07GE14*) Identificar em registros histórico-geográficos as formas de organização político-administrativa do Brasil em diferentes tempos e relacioná-las com a criação do Estado de São Paulo

VAMOS DIALOGAR?

O território brasileiro, sua vasta dimensão e suas riquezas minerais são sempre tratados como sinais da potencialidade da riqueza nacional, ainda em grande parte inexplorada. Esta conformação territorial que hoje conhecemos foi uma lenta, longa e difícil construção, tecida durante cinco séculos de história. Nesta primeira atividade, demonstre seus conhecimentos que adquiriu na nossa primeira etapa sobre o território brasileiro.
1) Copie e responda no caderno
a) O que é o território? 
b) É possível afirmar que o Brasil sempre teve a mesma formação territorial? Quais fatores influenciaram a formação territorial do Brasil? 
c) Em relação à extensão territorial, você já ouviu dizer que o Brasil tem o tamanho de um continente? O que isso representa para você? 








2)  Leitura e análise de mapa e texto: Formação Territorial do Brasil.

Observe a imagem e leia o texto.



Em seguida, copie e responda às questões propostas no seu caderno.

a) Selecione as palavras, termos e/ou expressões desconhecidas e busque o significado em dicionários disponíveis e/ou sites da internet
b) Destaque as ideias principais do texto
c) Para você o que é território?
d) Explique a diferença entre limite e fronteira.
e) Relate as principais alterações no território brasileiro ao longo do tempo.
3) Para finalizar esta atividade, acesse o link indicado no texto e o Atlas Histórico do Brasil (Disponível em: <https://atlas.fgv.br/apresentacao>. Acesso em: 28 out. 2019), que abrange um longo período histórico (desde antes do “descobrimento” do Brasil até os dias de hoje), para ampliar a pesquisa sobre a formação do território brasileiro. A partir da pesquisa, produza um texto de no máximo 20 linhas, em seu caderno, que contemple os aspectos principais relacionados à formação do território brasileiro e as definições de Limites, Fronteiras e Território.
4) CARTOGRAFIA: AMÉRICA DO SUL – Relembrando as aulas anteriores.
Com base no mapa mudo e nas questões a seguir, elabore o seu mapa da América do Sul.( se for possível, pode imprimir o mapa e colar no caderno).








a) Identifique no mapa o nome dos países que compõem a América do Sul.

b) Indique os países que não fazem fronteira com o Brasil. Identifique-os no mapa com
uma única cor e crie uma legenda.
c) Destaque a linha que demarca a fronteira do Brasil com os demais países da América do Sul.
d) Dê um título ao mapa.
e) Insira a rosa dos ventos com os pontos cardeais e colaterais.

VOCÊ PODE ENVIAR SUA ATIVIDADE RESPONDIDA PARA O EMAIL regianed045@gmail.com

_____________________________________________________________________________


DISCIPLINA: MATEMÁTICA

    
___________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

 7 º A / B PROFESSORA MAIARA DO VALE
7° C PROFESSOR ANDERSON SANCHEZ

HABILIDADES (H19) (H08)

- IDENTIFICAR, EM UM TEXTO, MARCAS RELATIVAS À VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, NO QUE DIZ RESPEITO ÀS DIFERENÇAS ENTRE A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, DO PONTO DE VISTA DO LÉXICO, DA MORFOLOGIA OU DA SINTAXE.
- INFERIR INFORMAÇÃO PRESSUPOSTA OU SUBENTENDIDA, COM BASE NA COMPREENSÃO GLOBAL DE UM TEXTO.


1. LEIA A LETRA DA MÚSICA ABAIXO E RESPONDA O QUE SE PEDE:

Malandramente,
A menina inocente

Se envolveu com a gente

Só pra poder curtir

Malandramente,

Fez cara de carente

Envolvida com a tropa

Começou a seduzir

Malandramente,

Meteu o pé pra casa

Diz que a mãe tá ligando

Nós se vê por aí

A) QUAL O SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO “SÓ PRA PODER CURTIR”?


B) QUE SENTIDO A PALAVRA “MALANDRAMENTE” DÁ A HISTÓRIA CONTADA NA MÚSICA?


C)  QUE VARIEDADE LINGUÍSTICA ESTÁ PRESENTE NESTA MÚSICA?


D) QUAL O SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO “NÓS SE VÊ POR AÍ”, OU SEJA, ONDE SE REFERE A PALAVRA “” NESTA MÚSICA?


E) RETIRE DESTA MÚSICA PALAVRAS OU EXPRESSÃO CONSIDERADAS GÍRIAS.


2. QUE VARIEDADE LINGUÍSTICA (CULTA OU COLOQUIAL) PODEMOS OU DEVEMOS USAR NAS SEGUINTES SITUAÇÕES SOCIAIS:
A)  FALANDO SOBRE POLÍTICA NUM CANAL DE TELEVISÃO (___________)
B)  NUMA PEQUENA MENSAGEM DE CELULAR PARA UM AMIGO PRÓXIMO. (___________)
C)  NUMA PEQUENA MENSAGEM DE CELULAR PARA O SEU CHEFE. (___________)
D)   NUMA CARTA DE RECLAMAÇÃO PARA O PRESIDENTE. (___________)
E)   NUMA CONVERSA NA PRAÇA ENTRE AMIGOS. (___________)
F)    UM DEBATE NUMA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MEIO AMBIENTE. (___________)
G)   UMA MENSAGEM DE WHATSAPP PARA UM IRMÃO EXPLICANDO QUE VOCÊ FOI À PADARIA COMPRAR PÃO.
(___________)
H)   UM BILHETE PARA A DIRETORA DA SUA ESCOLA EXPLICANDO O PORQUÊ DA SUA FALTA DE HOJE.

(___________)

3. OBSERVE A IMAGEM ABAIXO PARA RESPONDER AS QUESTÕES POR ESCRITO.




A) O ANÚNCIO ACIMA SEGUE A NORMA CULTA DA LÍNGUA? POR QUÊ?


B) COMO DEVERIA TER SIDO ESCRITA ESTE ANÚNCIO?  (LÍNGUA CULTA OU COLOQUIAL)


C) QUAL FATOR VOCÊ ACHA QUE CONTRIBUI PARA QUE O SUJEITO ESCREVESSE INADEQUADAMENTE ESTE ANÚNCIO?


D) A SITUAÇÃO PERMITE QUE ESTE ANÚNCIO SEJA ESCRITO ASSIM? POR QUÊ?


E) REESCREVA ESTA MESMA PROPAGANDA SEGUINDO A LÍNGUA CULTA.

4. LEIA O TEXTO ABAIXO:

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em financiamento para compra 
de veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. 
O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou
funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá
em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de
Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

(BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna.
São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado))


NA REPRESENTAÇÃO ESCRITA DA CONVERSA TELEFÔNICA ENTRE A GERENTE DO BANCO E O CLIENTE, OBSERVA-SE QUE A MANEIRA DE FALAR DA GERENTE FOI ALTERADA DE REPENTE DEVIDO, COLOQUE
F ( FALSO ) V ( VERDADE )

A) (  )  À ADEQUAÇÃO DE SUA FALA À CONVERSA COM UM AMIGO, CARACTERIZADA PELA INFORMALIDADE
B) (     ) À INICIATIVA DO CLIENTE EM SE APRESENTAR COMO FUNCIONÁRIO DO BANCO.
C) (     ) AO FATO DE AMBOS TEREM NASCIDO EM UBERLÂNDIA (MINAS GERAIS).
D) (     )  À INTIMIDADE FORÇADA PELO CLIENTE AO FORNECER SEU NOME COMPLETO
E) (     ) AO SEU INTERESSE PROFISSIONAL EM FINANCIAR O VEÍCULO DE JÚLIO.

5. LEIA O TEXTO E ASSINALE A OPÇÃO CORRETA QUE IDENTIFICA A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PRESENTE 

 ASSALTANTE NORDESTINO
–EI, BICHIN…ISSO É UM ASSALTO… ARRIBA OS BRAÇOS E NUM SE BULA NEM FAÇA MUGANGA… ARREBOLA O DINHEIRO NO MATO E NÃO FAÇA PANTIM  SE NÃO  ENFIO  A  PEIXEIRA  NO  TEU  BUCHO  E  BOTO  TEU  FATO  PRA FORA! PERDÃO, MEU
PADIMCIÇO, MAS É QUE EU TO COM UMA FOME DA MOLÉSTIA…

ASSALTANTE BAIANO
 – Ô MEU REI… (LONGA PAUSA) ISSO É UM ASSALTO… (LONGA PAUSA). LEVANTA OS BRAÇOS, MAS NÃO SE AVEXE NÃO… (LONGA PAUSA). SE NUM QUISER NEM PRECISA LEVANTAR, PRA NUM FICAR CANSADO… VAI PASSANDO A GRANA, BEM DEVAGARINHO… (LONGA PAUSA). NUM REPARA SE O BERRO ESTÁ SEM BALA, MAS É PRA NÃO FICAR MUITO PESADO… NÃO ESQUENTA, MEU IRMÃOZINHO (LONGA PAUSA).   VOU DEIXAR TEUS DOCUMENTOS NA ENCRUZILHADA…

ASSALTANTE PAULISTA
 –ORRA, MEU…  ISSO  É  UM  ASSALTO, MEU…  A LEVANTA  OS  BRAÇOS, MEU… PASSA A GRANA LOGO, MEU… MAIS RÁPIDO, MEU, QUE EU  AINDA  PRECISO  PEGAR  A  BILHETERIA  ABERTA  PRA  COMPRAR  O  INGRESSO  DO  JOGO  DO  CORINTHIANS,  MEU…  PÓ,  SE  MANDA, MEU…


A) (     )  FATOR PADRÃO
B) (     ) FATOR PESSOAL
C) (     ) FATOR ESCOLAR
D) (     ) FATOR REGIONAL
E) (     ) FATOR HUMORÍSTICO

   -__________________________________________________________________                                                                                      

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO  
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Luciene Kido – Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Nome Completo: ­­­­­­_____________________________________ n: ___ Série: ______

Roteiro de Atividade 7 Ano - Inglês – Semana de 27/04/2020 a 01/05/2020

Habilidades:
 (EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
(EF07LI08) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.
(EF07LI03) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.
(EF07LI07) Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em língua inglesa.


Queridos alunos do 7 Ano,

Nós, nesse período de ensino à distância, usaremos algumas diferentes ferramentas de estudos. Sigam todas as orientações da escola, fiquem atentos ao nosso blog (https://ecristianechaves.blogspot.com/search/label/Ensino%20M%C3%A9dio), e, se preciso, podem me enviar e-mail (luciene.kido@outook.com).

Para o nosso retorno, vocês realizarão uma atividade de identificação de informações em um texto, e de interpretação.

Leiam o texto abaixo, com muita atenção. Tentem identificar palavras que vocês já conhecem. Traduzam apenas o que você acha que pode alterar o sentido da frase. Em seguida, respondam as questões que o seguem:


Major Differences Between City Life vs. Country Life

Disponível em https://www.smartkids.com.br/trabalho/zona-urbana-e-zona-rural

Living in city and countryside are totally different. Living in countryside offers more open space, pollution-free environment, healthy food and healthy living.
But most of the time, people from villages are dependent on cities for some facilities like better education and treatment. There are less educational institute and health care centers that can offer quality service.
On the other hand, City life offers a glamorous life with all necessary advantages. You are in the center of everything, where you have easy access to all modern amenities that make your life colorful.
Though cities have all modern facilities but living in the city is more mechanic and complex. Thousands of people living in a small territory and they are not inter-connected with strong bonding. Everything is most likely artificial that makes the city life stressful and complex.


Agora, responda no seu caderno:

    1.    Qual é o assunto geral do texto?
    a)    As riquezas produzidas por quem vive na cidade grande.
    b)    A diferença entre a simplicidade e o glamour.
    c)    A diferença entre o estio de vida de quem vive na cidade e de quem vive no campo.
    d)    A diferença entre pessoas educadas e pessoas stressadas.

    2.    Segundo o texto, viver no campo é:
  a)    Difícil por não ter recursos modernos, não oferecer qualidade de vida, alimentação saudável ou ar limpo.
   b)    Ter mais espaço aberto, ar livre de poluição, alimentação e vida saudável.
  c)    É muito glamouroso porque oferece acesso às mais diversas facilidades, como lojas, grandes supermercados e shoppings.
   d)    Um meio artificial e complicado de viver porque é longe de tudo.

   3.    A vida é mais fácil e colorida na cidade, pois:
  a)    Oferece acesso fácil à educação de qualidade, a bons hospitais e grandes centros comerciais.
   b)    Pois com os grafites dos muros e as luzes das propagandas, tudo fica mais colorido.
   c)    As pessoas são mais simpáticas e mais educadas do que as do campo.
   d)    As casas são maiores e pintadas de diferentes cores.
   
    4. Now, answer in English:
Do you live in a small city, in a big and modern city or in a countryside?
___________________________________________________________________

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

Profª  Ida Maria - 7ºA e 7ºB; Profª Mileni 7ºC

Habilidade: (EF07CI01A) Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.


 Para iniciar, relembre os conteúdos estudados em aula acessando o seguinte link:

https://drive.google.com/file/d/1Bdz_zOJm1TUiLcr80kmXQ-5g41o_daft/view?usp=sharing


Orientação: Copie e responda as questões no caderno. Leia a revisão atentamente para responder as questões. Caso tenham duvida é só entrar em contato por e-mail: idalyra@prof.educacao.sp.gov.br  ou mnorberto@prof.educacao.sp.gov.br

1.   O que são máquinas simples? Dê exemplos.

2.   Quais são os elementos que compõem uma alavanca?

3.   Quais são as posições dos pontos de ação, de resistência e de apoio nos três tipos de alavancas?

4.   Como o uso da chave de fenda facilita o trabalho de retirar um parafuso preso a um objeto de madeira?

5.   Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo.
Um operário, ao erguer um bloco de cimento durante a construção de uma casa, utiliza-se de pelo menos uma_______________________ móvel, a fim de modificar a_______________________ da força necessária para realizar a ação.
a.   engrenagem; intensidade
b.   polia; intensidade
c.    engrenagem; direção
d.   polia; direção

6.   Determine qual é a máquina simples descrita em cada uma das situações:
a.   Usada para levantar ou mover um objeto pesado. É classificada de acordo com a posição de seu ponto de apoio e das forças envolvidas.
b.   Essa máquina simples pode ser usada para fixar objetos.
c.    Diminui o esforço para levantar em objeto pesado, mas aumenta a distância a que ele deve ser carregado.
d.   Através de cordas te ajudo a erguer objetos, se eu estiver móvel te ajudo ainda mais.
_________________________________________________________________________________
PROJETO DE VIDA

1º aula

Copie no caderno.
Habilidades socioemocionais.
Anotem um sinal de + na competência que considera mais desenvolvida em si mesmo e um sinal de - na competência menos desenvolvida em si mesmo.
Competências
socioemocionais
Menos desenvolvidas
Mais desenvolvidas
determinação


organização


foco


persistência


responsabilidade


iniciativa social


Curiosidade para
aprender


imaginação criativa


empatia



A habilidade que foi escolhida como mais desenvolvida responda:
Porque você tem facilidade de desenvolver essa competência, você se sente bem e importante quando à pratica?


A habilidade que foi escolhida como menos desenvolvida responda:
Porque tem dificuldade de executar essa habilidade? Tem interesse de executar mais essa habilidade?


Não precisa copiar.

Medite o que deveria ser feito por você para praticar as competências mais difíceis?

2º aula
leia o texto

Apenas sorria:
Segundo sua história, ele foi capturado pelo inimigo e lançado numa cela de prisão. Estava certo de que, pelos olhares desdenhosos e pelo tratamento rude que recebeu de seus carcereiros, seria executado no dia seguinte. A partir daqui, contarei a história conforme me lembro, com minhas próprias palavras.
“Eu tinha a certeza de que seria morto. Fiquei terrivelmente nervoso e perturbado. Remexi em meus bolsos para ver se havia algum cigarro que tivesse escapado à sua revista. Encontrei um e, por causa de minhas mãos trêmulas, mal podia levá-lo aos lábios. Mas eu não tinha fósforos: estes eles haviam levado.
Olhei através das grades para meu carcereiro. Ele não respondeu ao meu olhar.
Afinal, não se estabelece contato visual com uma coisa, um cadáver. Eu gritei para ele: ‘Tem fogo, por favor? ”. Ele olhou para mim, encolheu os ombros e veio até onde eu estava para acender meu cigarro. Ao se aproximar e acender o fósforo, seus olhos inadvertidamente se cruzaram com os meus.
Naquele momento eu sorri. Naquele instante foi como se uma faísca saltasse no espaço entre nossos dois corações, nossas duas almas. Sei que ele não queria, mas meu sorriso saltou por entre as grades e gerou um sorriso em seus lábios também. Ele acendeu meu cigarro, mas permaneceu perto, olhando-me diretamente nos olhos e continuando a sorrir.
Continuei sorrindo para ele, agora consciente da pessoa e não apenas do carcereiro. E seu olhar para mim também parecia ter uma nova dimensão! —Você tem filhos? – Ele perguntou.
—Sim, aqui, aqui. Tirei minha carteira e procurei nervosamente as fotografias de minha família. Ele também puxou as fotos de seus “niños” e começou a falar sobre seus planos para eles. Meus olhos se encheram de lágrimas. Eu disse que temia nunca mais ver minha família novamente, nunca ter a chance de vê-los crescer. Lágrimas também afloraram em seus olhos.
De repente, sem qualquer outra palavra, ele destravou minha cela e silenciosamente me conduziu para fora. Uma vez fora da prisão, conduziu-me silenciosamente por estradas secundárias, para fora da cidade. Lá, nos limites da cidade, ele me libertou, e sem nenhuma outra palavra, voltou em direção à cidade. ‘Minha vida foi salva por um sorriso’. ”
Sim, o sorriso a conexão verdadeira, espontânea e natural entre as pessoas.
Conto esta história porque aprendi com ela. Realmente acredito que, se nós nos reconhecêssemos como pessoas, desconsiderando nossos títulos, cargos, status, não teríamos inimigos. Não poderíamos ter ódio, inveja ou medo. A história de Saint-Exupéry fala daquele momento mágico em que duas almas se reconhecem.
Um sorriso genuíno dirigido a outra pessoa diz um bocado de coisas. Diz: “Eu o aceito como você é, de maneira incondicional”. Quando você sorri para uma outra pessoa, ela se sente valiosa, importante e digna. Sente-se melhor em relação a si mesma. E o que custa a você é um simples sorriso, uma expressão de autêntica cordialidade.
Vamos, sorria!
Copie apenas as perguntas e responda no caderno.
Responda:
Determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, iniciativa social, Curiosidade para aprender, empatia, amabilidade.
Qual dessas competências podem ser encontradas nas atitudes que tiveram os personagens no texto acima? Identifique com a parte do texto.


Bons Estudos!

_______________________________________________________________________________
DISCIPLINA: TECNOLOGIA

Atualmente, durante a pandemia do Coronavírus, estamos vivenciando e experimentando ainda mais, como a tecnologia e as mídias digitais nos auxiliam nos estudos e trabalhos a distância. Portanto, para seguir com nossos estudos sobre o assunto, responda o questionário abaixo com bastante atenção.


Bons Estudos!



DISCIPLINA: ARTE
PROFESSORA: MICHELLE
SÉRIES: 7ºA,B,C

HABILIDADES: Expressivas e receptivas, desenvolvimento básico de comunicação e interpretação.



LIBRAS – Campus Curitiba
Agora que aprendeu um pouco sobre libras, pratique seu nome e frases que considera importantes no dia a dia. Imprima a imagem e copie o texto no caderno de desenho, no retorno às aulas, faremos exposições.
_______________________________________________________________________


DISCIPLINA: HISTÓRIA
HABILIDADE: EF07HI04: IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO HUMNAISMO E DO RENASCIMENTO E ANALISAR SIGNIFICADOS.
Humanismo, renascimento e revolução científica                
HQ.


HUMANISMO
No final da Idade Média a estrutura feudal, desgastada, começou a dar lugar a uma nova ordem social, econômica, política e cultural. Todas essas transformações trouxeram mudanças no modo de pensar de muitas pessoas, principalmente as mais ricas que residiam nas grandes cidades. Nesse contexto desenvolveram-se movimentos de caráter intelectual, científico e artístico, veremos três deles a seguir.
Humanismo
O humanismo foi um movimento artístico e intelectual surgido na Itália no século XIV e que valorizou a Antiguidade Clássica. Para os humanistas o homem era a medida de todas as coisas e estava no centro do universo (antropocentrismo). Assim, consideravam o homem não só uma criatura espectadora da obra de Deus, mas, dotado de razão, era autor de grandes realizações. Essa visão contrariava a Igreja que via o homem marcado pelo pecado e dependente da fé para a salvação da alma. Entretanto, os humanistas buscavam o equilíbrio entre os autores pagãos da Antiguidade e os ensinamentos cristãos da Bíblia.
Inspirados pelos humanistas, artistas italianos iniciaram um movimento cultural conhecido como Renascimento. O grande interesse dos renascentistas era recuperar elementos da cultura greco-romana para os seus dias.
RENASCIMENTO
O Renascimento teve seu início na Itália, pois lá se encontrava uma série de condições favoráveis, como: a ação mecenas (pessoas com boas condições financeiras que patrocinavam os artistas); a presença de vários intelectuais bizantinos que fugiram para a Itália após a queda de Constantinopla em 1453; inúmeros elementos preservados da Antiguidade; o acúmulo de riquezas de algumas cidades que foi utilizado nas artes.
Com o Renascimento houve também um aumento na qualidade e quantidade das obras produzidas, contribuíram para essa expansão o desenvolvimento da imprensa por Johann Gutenberg e a ação dos mecenas. Mas, mesmo com o grande número de obras produzidas, o Renascimento apresentou características comuns como a diversificação dos temas das obras (antes monopolizados pela Igreja) e o desenvolvimento de novas técnicas como a pintura a óleo e a perspectiva, que permitia a percepção de volume e profundidade. Destacaram-se artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Shakespeare, Luís de Camões, Miguel de Cervantes, entre outros.
REVOLUÇÃO CIENTÍFICA
O humanismo e o renascimento também influenciaram as mentes de cientistas e pesquisadores da época, dando início ao chamado Renascimento Científico. Este movimento surgiu para questionar as conclusões prontas, desenvolvidas por sábios da Antiguidade e absorvidas por teólogos cristãos. Os novos cientistas, valorizando a razão, apresentavam uma atitude crítica que os fazia observar os fenômenos naturais, realizar experiências, formular hipóteses e buscar sua comprovação. Claro que essa nova mentalidade científica enfrentou resistências principalmente da Igreja, presa às tradições medievais.
Alguns eventos merecem destaque, como o trabalho de Miguel de Servet, médico e teólogo espanhol que descobriu o funcionamento da circulação sanguínea dissecando cadáveres. Mas essa prática foi condenada pelos cristãos e Servet acabou morto na fogueira, na Suíça, pelo governo de Calvino. Nicolau Copérnico, sacerdote católico e astrônomo, desenvolveu uma das mais importantes teorias científicas da sua época, o heliocentrismo (diz que a Terra e os demais planetas se movimentam ao redor do Sol), que se contrapôs à teoria geocêntrica (afirmava que o Sol e os planetas se movimentavam ao redor da Terra). Despertou severas críticas, principalmente de religiosos.
Vários cientistas foram igualmente importantes como Galileu Galilei, astrônomo italiano que aprofundou os estudos de Copérnico; Johannes Kepler, discorrendo sobre os eclipses lunar e solar; Francis Bacon, criador do “método científico”; René Descartes, “pai do racionalismo”; Isaac Newton, “pai da física e da mecânica modernas”.
O humanismo, o renascimento e a revolução científica do século XVII mudaram o mundo para sempre, desenvolvendo uma nova mentalidade, crítica, racional e ativa diante da passividade e tradicionalismo remanescentes do medievalismo. A partir desse momento, as transformações no mundo começariam a se acelerar e as estruturas político-sociais a sofrer forte abalo.

Exercícios.
1-Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento. SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.
O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre

a) fé e misticismo.
b) ciência e arte. 
c) cultura e comércio.
d) política e economia.
e) astronomia e religião.   

2- Crie uma HQ sobre Ciênia e o Covid 19.


DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA




1. Conteúdo
Brincadeiras e jogos


2. Habilidades
           
Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias.

3. Recursos
Livros, caderno do aluno, revista e internet.

4. Atividade
         1Com base no texto lido escolha um jogo eletrônico que vc goste e pense em coisas que poderiam mudar nesse jogo para que ele se tornasse mais real.
      2-  Faça uma análise sobre jogos eletrônicos x jogos físicos e enumere benefícios que ambos podem trazer.





7° Ano EF - Matemática - 06/05/20 - Porcentagem


Prof. Sérgio ( 7º Anos B e C )  e Prof. Danilo ( 7º Ano A )


1)      Uma escola tem 25 professores, dos quais 24% ensinam Matemática. Quantos professores ensinam Matemática nessa escola?


2)    Calcule as porcentagens correspondentes:

a) 2% de 700 laranjas

b) 40% de 48 m

c) 38% de 200 Kg

d) 6% de 50 telhas

e) 37,6% de 200


f) 22,5% de 60

Boa Atividade !!!