Atividades para os alunos da 1ª série A e B
para o período de 04/05 a 08/05
para o período de 04/05 a 08/05
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
______________________________________________
Programação das aulas no Aplicativo Centro de Mídias
_________________________________________
Disciplina: Física
________________________________________________________________________________
Exercícios sobre Transformações Químicas
Pesquisa sobre Handebol.
Roteiro para a pesquisa:
1- História do Handebol
2 - As regras
3 - Como é praticado
4 - Referência bibliográfica.
7 - Conclusão
A pesquisa deve ser entregue no retorno das aulas.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Programação das aulas no Aplicativo Centro de Mídias
_________________________________________
Disciplina: Física
Atividades para os alunos da 1ªsérie A e 1ªsérie B para o período de 04/05/20 a 08/05/20.
Disciplina: Física
Tema: Leis de Newton (continuação das atividades postadas na semana anterior)
Habilidades: Reconhecer as forças como causas dos movimentos e sua variação presentes nas Lei de Newton; relacionar as Leis de Newton com a conservação da quantidade de movimento
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL(CONTINUAÇÃO)
5) Analise a afirmação verificando se ela é verdadeira ou falsa e justifique.
Em determinado instante de uma viagem de carro, percebe-se que a resultante das forças sobre o carro é nula. Necessariamente, nesse instante, o carro estará em repouso em algum ponto da estrada.
6) Se uma força única, de módulo diferente de zero, atua sobre um corpo, podemos concluir que ele não está em equilíbrio? Por quê?
7) Verifique se a afirmação a seguir é verdadeira. Justifique sua resposta.
Uma partícula está em equilíbrio soba a ação de apenas duas forças de mesmo módulo. Então elas têm a mesma direção e o mesmo sentido.
8) (UerJ) No interior de um avião que se desloca horizontalmente em relação ao solo, com velocidade constante de 1.000 km/h, um passageiro deixa cair um copo. Observe a ilustração abaixo, na qual estão indicados quatro pontos no piso do corredor do avião e a posição desse
passageiro.
O copo, ao cair, atinge o piso do avião próximo ao ponto indicado pela seguinte letra:
(A) P
(B) Q
(C) R
(D) S
______________________________________________
Disciplina: Biologia
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 1ANO A e 1ANO B para o período de 04/05 a 08/05
TEMA: Os seres vivos e suas interações
· Habilidades: Identificar níveis tróficos em cadeias e teias alimentares representadas em esquemas ou descritas em textos;
1)Coloque em ordem os seguintes seres vivos, de modo a formarem uma cadeia alimentar típica: gafanhoto, bactérias, roseira, louva-a-deus.
2) O esquema abaixo mostra os organismos que vivem em um lago.
A) Nesse ecossistema, quais são os organismos produtores?
B) Qual o nível trófico ocupado pelos peixes?
C) Qual a função das bactérias e fungos no lago?
D) De que o zooplâncton se alimenta?
3) Observe a teia alimentar:
Identifique:
A) O número de cadeias alimentares da teia.
B) Os organismos pertencentes ao segundo nível trófico.
C) O nível trófico ocupado pela cobra.
D) As cadeias alimentares a que o camundongo pertence.
4)O esquema abaixo representa uma teia alimentar. Dentre as múltiplas relações ecológicas mostradas pelas setas, destaque uma cadeia alimentar com cinco níveis tróficos. Classifique os elementos destacados de acordo com seu papel na cadeia.
5)Escreva o termo abaixo que substitui corretamente os espaços entre parênteses das frases de I a IV.
A) Consumidores
B) Decompositores
C) Níveis tróficos
D) Produtores
I. (.........................................) são organismos autotróficos, capazes de produzir seu próprio alimento a partir de moléculas inorgânicas e energia do meio.
II. (.........................................) são organismos especializados em degradar a matéria orgânica de cadáveres e resíduos orgânicos.
III. Organismos heterotróficos, que necessitam obter substâncias orgânicas de outros seres vivos, são genericamente denominados (........................................................)
IV. Os diferentes papéis desempenhados por seres autotróficos e heterotróficos em uma cadeia alimentar são (......................................................)
________________________________________________________________________________
1º Ano
História
Habilidades: Analisar os processos de formação das instituições sociais e políticas, a partir de diferentes formas de regulamentação das sociedades ao longo da história.
- Pesquisa sobre o seguinte tema: “ O Egito Antigo ”
Enviar a pesquisa acessando o link: https://forms.gle/A58Yw3UuDyM1SCS3A
1ºAno
Habilidades: Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade
Responder as atividades acessando o link: https://forms.gle/1imMy5tPaFwZjzQF7
Inglês
A atividade dessa semana deverá ser realizada através do link abaixo:
______________________________________________________________________
Disciplina: Tecnologia e Inovação
Tema:. Cyberbullying: identificação, ocorrências, prevenção e combate
1- Introdução
O cyberbullying ocorre em redes sociais, fóruns de internet, chats, arenas de gaming em que os jogadores mantêm contato e outros grupos, cujo conteúdo pode ser compartilhado e assistido, como apps de troca de mensagens. Suas características são a persistência, pois se dá continuadamente; a permanência, porque os conteúdos, uma vez lançados na internet, podem ser replicados vezes sem fim; publicidade, visto que ganha força em contextos públicos ou de coparticipação; e complexidade, pois atinge diferentes níveis de intensidade, sociabilidade e é de difícil detecção.
2- Objetivo
-Abordar o cyberbullying e suas características
– Contextualizar o cyberbullying, especialmente no ambiente escolar
– Reforçar a importância de ações de apoio, como a escuta afetiva e empatia
– Apresentar possibilidades de prevenção e combate
3- Objetivos - Específicos:
- Incentivar a utilização do aplicativo CMSP com interação de maneira respeitosa com os outros usuários
-Trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e lúdica.
-Ampliar os conhecimento e aprendizagem em tecnologias de recurso.
Atividades:
(Copiar e responder as questões no caderno)
1) Você está utilizando aplicativo Centro de Mídias SP? Quantas aulas você está conseguindo acompanhar por semana?
2) Encontrou alguma dificuldade na instalação ou utilização do mesmo? Justifique.
3) Durante o uso do aplicativo você se deparou com algum aluno se comunicando de maneira ofensiva? Qual foi sua reação?
4) Você esta utilizando alguma outra ferramenta disponibilizada pelo Estado de São Paulo? Canal de TV? Youtube? Facebook?
5) Você está utilizando outra ferramenta para complementar seus estudos? (por exemplos, vídeos no Youtube, blogs, sites? Quais ferramentas e quais conteúdos/disciplinas?
6) Como você poderia contribuir para evitar Cyberbullying?
________________________________________________________
Geografia 1 série A e B
Prof. Valdilene Matos
Semana 04/05 a 08/05
Placas tectônicas e terremotos.
Habilidade: • identificar, com base em textos e/ou mapas, o papel de instituições no enfrentamento da crise socioambiental que ocorre nas diferentes escalas. • Identificar, em textos e/ou iconografias, situações relacionadas à crise ambiental, considerando as mudanças climáticas, a contaminação das águas, o desmatamento e/ou a perda da biodiversidade.
Terremotos
Terremotos, também chamados de abalos sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas.
Conforme a teoria da Deriva Continental, a crosta terrestre é uma camada rochosa fragmentada, ou seja, ela é formada por vários blocos, denominados placas litosféricas ou placas tectônicas. Esses gigantescos blocos estão em constante movimento, podendo se afastar (zona de divergência) ou se aproximar (originando uma zona de convergência).
Nas zonas de convergência pode ocorrer o encontro (colisão) entre diferentes placas tectônicas ou a subducção (uma placa mais densa “mergulha” sob uma menos densa). Esses fatos produzem acúmulo de pressão e descarga de energia, que se propaga em forma de ondas sísmicas, caracterizando o terremoto.
O local onde há o encontro entre as placas tectônicas é chamado de hipocentro (no interior da Terra) e o epicentro é o ponto da superfície acima do hipocentro. As consequências podem ser sentidas a quilômetros de distância, dependendo da proximidade da superfície que ocorreu a colisão (hipocentro) e da magnitude do terremoto.
Demonstração do hipocentro (foco) e do epicentro de um terremoto
A magnitude é a quantidade de energia liberada no foco do terremoto, sendo medida a partir de uma escala denominada Escala Richter. A intensidade é a consequência causada pela ação do sismo, a destruição provocada por esse fenômeno. A escala mais utilizada para se classificar a intensidade é a de Mercalli.
Entre os efeitos de um terremoto de grande magnitude em áreas povoadas estão a destruição da infraestrutura (ruas, estradas, pontes, casas etc.), além de mortes. Os sismos nos oceanos provocam a formação de ondas gigantes (tsunamis). Essas ondas podem atingir as áreas continentais, gerando grande destruição.
Milhares de terremotos ocorrem diariamente no mundo. No entanto, a maioria apresenta baixa intensidade e tem hipocentro muito profundo, sendo assim, os terremotos são pouco percebidos na superfície terrestre. O Japão, localizado em uma zona muito sísmica, é atingido por centenas de terremotos por dia.
Os lugares mais atingidos por terremotos são os territórios localizados em zonas de convergência de placas, em especial os países situados nos limites das placas tectônicas. Entre as nações que estão nessa situação podemos destacar o Japão, Indonésia, Índia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Turquia, Estados Unidos da América, Haiti, Chile, entre outras.
1- Agora que você leu e entendeu um pouco mais sobre placas tectônicas e terremotos pesquise e responda o Quis.
Obs: No caderno coloquem apenas as respostas corretas, não é necessário copiar a pergunta, apenas numerá-la.
2 2- Fale mudanças ocorridas na biodiversidade devido aos terremotos.
Indicação de filmes, todos muito bons: “ O Núcleo”, “ O Inferno de Dante” e “Tsunami”.
Ótima Aula!
Professora: Maristela – Disciplina Química 1º Ano A e B
Fazer os exercícios no caderno identificado com data 04/05 a 08/05
Habilidades: Transformações químicas são ações que resultam
na formação de novas substâncias.
Link para ajudar a compreender: https://youtu.be/MkhEPFS1Kaw
Link para ajudar a compreender https://youtu.be/YbE9nRP9IGs
Exercícios sobre Transformações Químicas
1. (Fatec-2012) Três das evidências da ocorrência de transformação química são:
· mudança de cor;
· mudança de cheiro
· produção de gás.
Essas três evidências são observadas, conjuntamente, quando
a) uma esponja de aço exposta ao ar úmido fica enferrujada.
b) a massa de um bolo é assada em um forno de fogão a gás.
c) cal hidratada, Ca(OH)2 por aquecimento, transforma-se em cal viva, CaO.
d) soluções aquosas de Na2CO3 e HCl são misturadas produzindo efervescência.
e) cubos de gelo acrescentados a um copo de água líquida desaparecem
e) cubos de gelo acrescentados a um copo de água líquida desaparecem
2. (Fatec-2012) Para que uma transformação química esteja em estado de equilíbrio dinâmico, é necessário, entre outros fatores, que
a) os reagentes e produtos sejam incolores.
b) os reagentes e produtos estejam em estados físicos diferentes.
c) haja liberação de calor do sistema para o ambiente.
d) haja coexistência de reagentes e produtos no sistema.
e) as concentrações dos produtos aumentem com o tempo
c) haja liberação de calor do sistema para o ambiente.
d) haja coexistência de reagentes e produtos no sistema.
e) as concentrações dos produtos aumentem com o tempo
3. (PUC-RS) Uma transformação química pode ser exemplificada pela:
a) evaporação da água do mar.
b) fusão do gelo.
c) digestão dos alimentos.
d) sublimação do naftaleno.
e) liquefação do ar atmosférico.
4. (UFPE) Considere as seguintes tarefas realizadas no dia a dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas.
1. Aquecer uma panela de alumínio.
2. Acender um fósforo.
3. Ferver água.
4. Queimar açúcar para fazer caramelo.
5. Fazer gelo.
a) 1, 3 e 4.
b) 2 e 4.
c) 1, 3 e 5.
d) 3 e 5.
e) 2 e 3.
5. (UFSC) O(s) fenômeno(s) abaixo, que envolve(m) reação(ões) química(s), é(são):
01. digestão dos alimentos.
02. enferrujamento de uma calha.
04. explosão da dinamite.
08. fusão do gelo.
16. queda da neve.
32. combustão do álcool de um automóvel.
64. sublimação da naftalina.
Dê como resposta a soma dos números das proposições corretas.
____________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA
Roteiro para a pesquisa:
1- História do Handebol
2 - As regras
3 - Como é praticado
4 - Referência bibliográfica.
7 - Conclusão
A pesquisa deve ser entregue no retorno das aulas.
_____________________
ELETIVA – PROFISSÕES - PROFESSOR : LEILSON
_______________________________
_______________________________________________________________________
Filosofia
Habilidades: Identificar informações em textos filosóficos
1 – Assistir aos vídeos
2 – Definir (O que é) e Conceituar (para que serve) Mito
Entregar até dia 11/05/2020 e-mail valmirpaze@professor.educacao.sp.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: PROJETO DE VIDA.
Habilidades: Identificar as próprias características pessoais; construir e valorar positivamente conceitos acerca de si próprio.
Um Projeto de Vida é um plano colocado em papel para que possamos visualizar melhor os caminhos que devemos seguir para alcançar nossos objetivos. Desse modo, necessitamos saber claramente quais são eles e ter em mente também quais são os nossos valores, pois são eles que nortearão nossas escolhas. Isso é fundamental para viver em harmonia com o que
realmente nosso coração pede, pois, na ausência de um Projeto de Vida, corremos o risco de ficar sem direção. Dessa forma, conhecer-se, saber o que a vida realmente significa para você e conhecer seus valores são de fundamental importância no planejamento do seu Projeto de Vida. É através dele que você poderá se desenvolver melhor e realizar os seus sonhos. Lembre-se: nada é estático, e você precisa estar em constante evolução.
realmente nosso coração pede, pois, na ausência de um Projeto de Vida, corremos o risco de ficar sem direção. Dessa forma, conhecer-se, saber o que a vida realmente significa para você e conhecer seus valores são de fundamental importância no planejamento do seu Projeto de Vida. É através dele que você poderá se desenvolver melhor e realizar os seus sonhos. Lembre-se: nada é estático, e você precisa estar em constante evolução.
Após a leitura do texto, você já entendeu a importância do autoconhecimento na construção de um Projeto de Vida. Seguiremos nessa trilha, responda as questões abaixo sobre suas relações:
1- Como anda a minha relação comigo mesmo?
2- Como andam meus relacionamentos?
3- Quais as qualidades das pessoas com quem eu mantenho amizade?
*Realize as atividades no caderno, na matéria Projeto de Vida.
Material do educador, Aulas Projeto de Vida-ensino médio. Disponível em: <https: http://www.iema.ma.gov.br/wp-content/uploads/2016/12/MATERIAL-DO-EDUCADOR-AULAS-DE-PROJETO-DE-VIDA.pdf >. Acesso em 29 de maio de 2020.
______________________________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: ELETIVA- EXPRESSA-TE (TEATRO).
Habilidades: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação - Utilizar diferentes linguagens.
Habilidades: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação - Utilizar diferentes linguagens.
Composição da personagem.
Acesse os links:
ATIVIDADE:
Imagine que você é o personagem de uma peça teatral. Descreva suas principais características para que um ator possa lhe interpretar em cena.
Importante: Não economize nas descrições!
Nome e apelido (se tiver):
Características físicas:
Característica incomum:
Personalidade:
Estilo de vestimenta:
Medos e fraquezas:
O que te move (seu propósito nesse momento da vida):
*Registre a atividade no caderno.
____________________________________________________________________________
E. E. Cristiane Chaves Moreira Braga
| |||
Aluno(a):
|
Nº
| ||
Ano / Série: 9º
|
Data: ____/____/_______
|
NOTA:
| |
Professora: Aurinda Prado
|
Disciplina: Eletivas Show Faschion
| ||
Habilidade: adquirir um conceito real no que tange a sustentabilidade.
Aula de projeto: Eletivas. (a atividade da aula passada pode servir de fonte para responder as questões).
1 - A cerca da customização, assinale a afirmativa Incorreta.
a) - Nem todas as peças do vestuário podem ser customizadas.
b) - A customização também se torna sustentável e anticonsumista.
c) - Customização significa transformar uma peça, a fim de deixá-la nova e única.
d) - Customização é adaptar algo de acordo com o gosto ou necessidade de alguém.
e) - As modificações da customização podem ser feitas com recortes, costuras, tingimentos e aplicações
2 - Segundo o que estudamos e a pesquisa da aula anterior responda:
A customização requer:
a) - Que a pessoa que adotar este processo pode adquirir material exclusivamente em lojas de vestuário de marca.
b) - Tem que se ter uma boa condição financeira
c) - Uma visão futurista através da mudança e transformação ou seja, o reuso de peças descartadas que requer criatividade e arte.
d) - A procura incansável que a pessoa tem de consumir cada vez mais.
3 - O que caracteriza o mercado da moda:
a) - As novas tendências
b) - O curto ciclo de vida dos produtos e o consumismo
c) - Os comércios
d) - As liquidações, de inverno
4 – Qual indústria mais polui o meio ambiente:
a) - A de Manufatura industrial
b) - Industria de alimentos
c) - A da moda
d) - de eletrônicos
5 – Além das disciplinas de seu curso, três outras foram agregadas neste seu ano letivo, responda, como você estudante recebeu esta inovação curricular, e o que elas podem agregar a sua vida?
PORTUGUÊS 1º ANO EM- PROF.ª NÉIA
HABILIDADE; Práticas de Leitura • Identificar ideias-chave em um texto. • Identificar o público-alvo de um texto. • Inferir informações implícitas e explicitas (conceitos/ opiniões, tema/assunto principal, entre outro. • Reconhecer os elementos constitutivos da organização de um gênero textual (notícia, poema). • Reconhecer os usos da norma-padrão e analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por exemplo) em textos de diferentes gêneros.
Leia atentamente o texto. Em seguida, responda às questões sobre ele:
Não corra atrás das borboletas, cuide do seu jardim
… Muitas vezes, passamos um longo tempo de nossas vidas correndo desesperadamente atrás de algo que desejamos, seja um amor, um emprego, uma amizade, uma casa etc.
Muitas vezes, a vida usa símbolos, acontecimentos que são sinais para que possamos entender que, antes de merecermos aquilo que desejamos, precisamos aprender algo importante, precisamos estar prontos e maduros para viver determinadas situações.
Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase: “Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você!”. Devemos compreender que a vida segue seu fluxo e que esse fluxo é perfeito.
Tudo acontece no seu devido tempo.
Nós, seres humanos, é que nos tornamos ansiosos e estamos constantemente querendo “empurrar o rio”. O rio vai sozinho, obedecendo ao ritmo da natureza. Se passarmos todo o tempo desejando as borboletas e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.
Mas, se nos dedicarmos a cuidar de nosso jardim, a transformar o nosso espaço [a nossa vida] num ambiente agradável, perfumado e bonito, será inevitável… as borboletas virão até nós!
Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá…!
Disponível em: <http://www.acordacidade.com.br/>. Acesso em: 19 de novembro de 2016.
Questão 1 – A finalidade e do texto é:
a) fazer refletir
b) informar
c) divulgar
d) entreter
Questão 2 – O texto é construído por meio da seguinte metáfora:
a) “Muitas vezes, passamos um longo tempo de nossas vidas correndo desesperadamente […]”
b) “Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você!”.
c) “Tudo acontece no seu devido tempo.”
d) “Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá…!”
Questão 3 – Em “[…] é que nos tornamos ansiosos e estamos constantemente querendo “empurrar o rio”, o termo destacado poderia ser substituído por:
a) aleatoriamente
b) consequentemente
c) indubitavelmente
d) incessantemente
Questão 4 – No trecho “[…] mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.”, o termo sublinhado estabelece uma relação de:
a) adversidade
b) reciprocidade
c) continuidade
d) conclusão
Questão 5 – Em todos os segmentos, registra-se o emprego do modo imperativo, exceto em:
a) “Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase […]”
b) “Não corra atrás das borboletas.”
c) “Mas, se nos dedicarmos a cuidar de nosso jardim […]”
d) “Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá…!”
Questão 6 – Em “[…] a transformar o nosso espaço [a nossa vida] num ambiente agradável […]”, a parte nos colchetes consiste em uma:
a) especificação
b) exemplificação
c) citação
d) opinião
Questão 7 – No trecho “[…] e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.”, os pronomes grifados substituem:
Questão 8 – Na passagem “Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase […]”, a vírgula indica uma:
a) inserção de um comentário avaliativo.
b) inversão na ordem dos constituintes da frase.
c) omissão de termo da oração.
d) enumeração de conselho.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Thamara/ Profº Paulo Matemática
1ª Lista de Exercícios - 1º EM
1) Abaixo são apresentados os seis primeiros termos de uma sequência formada apenas por retângulos, círculos e triângulos, coloridos de branco ou de preto. Estes seis termos formam um grupo que se repete periodicamente e indefinidamente, a partir do termo de ordem n = 7, como nos mostra a parte inferior da figura.
Em tal sequência, o termo de ordem n = 327 é um
A) triângulo branco. D) círculo branco.
B) triângulo preto. E) círculo preto.
C) retângulo branco.
2) Observe a sequência (3, 5, 9, 9, 14, 3, 5, 9, 9, 14, 3, 5, 9, 9, ...). Supondo que a lei de formação dessa sequência permaneça a mesma, determine o 46º, o 185º e o 298º termos. Justifique sua resposta.
3) Observe a sequência de figuras (naipes):
Supondo que a lei de formação continue a mesma, quais naipes (ouros, espadas, copas ou paus) ocuparão as posições 67ª e 185ª nessa sequência? Justifique sua resposta.
4) Hoje é quinta-feira. Devo pagar uma dívida daqui a exatamente 150 dias. Em que dia da semana cairá o 150° dia? Justifique sua resposta.
5) Na construção de mosaicos para a indústria de interiores, desenvolveu-se a uma determinada série de painéis formados por uma linha de ladrilhos claros envoltos em uma moldura de ladrilhos escuros.
A quantidade de ladrilhos escuros varia de acordo com a quantidade de ladrilhos claros conforme a tabela a seguir:
Qual é a expressão matemática que representa a quantidade de ladrilhos escuros compondo o painel com n ladrilhos claros?
6) Considere a sequência numérica: (3, 10, 17, 24, 31, ...). Preencha a tabela a seguir e encontre a fórmula que permite calcular um termo de uma posição n qualquer:
|
7) Na figura, cada quadradinho é formado por quatro palitos de comprimentos iguais.
a) Escreva a seqüência de números de palitos que formam essas figuras.
b) Quantos palitos serão necessários para a construção da 6ª figura? E da 8ª?
c) Quais das leis representam essa seqüência:
I) an = 3n – 2 II) an = 6n – 2 III) an =5n – 1
d) Quantos palitos são necessários para construir a 78ª figura?
8) A alternativa em que a sequência numérica é uma Progressão Aritmética é:
A) 2; 4; 8; 16; 32 D) 0,25; 0,5; 1; 2; 4
B) 1,5; 3,5; 4,5; 6,5; 8,5 E) 0,25; 0,5; 0,75; 1; 1,25
C) 4,4; 3,4; 5,4; 4,4; 6,4
9) Observe as sequências numéricas a seguir e identifique quais podemos afirmar que representam P.A.
a) 2,5; 4,0; 5,5; 7,0; 8,5; ... É uma P.A.? ( ) sim ( ) não; Se sim, qual o valor da razão? r = .
b)
c) 3; 6; 12; 24; 48; ... É uma P.A.? ( ) sim ( ) não; Se sim, qual o valor da razão? r = .
d) 6; –3; –12; –21; –30; ... É uma P.A.? ( ) sim ( ) não; Se sim, qual o valor da razão? r = .
10) Determine o centésimo termo (a100) da progressão aritmética (4, 10, 16, ...).
|
11) Determine o trigésimo termo (a30) da progressão aritmética (–6, –1, 4, ...).
12) Qual o número de termos da P.A. (9, 18, 27, ..., 315)?
13) Qual o número de termos da P.A. (3, 10, 17, ..., 290)?
14) A soma dos três números que compõe uma P.A. é 66 e o produto dos termos extremos é 420. Qual é a P.A.?
SUGESTÃO: represente os 3 termos desconhecidos da P.A. por x – r, x, x + r, em que r é a razão da P.A.
15) Uma empresa metalúrgica produziu no primeiro mês de um ano 1.200 peças. Se a cada mês ela aumentar a produção em 200 peças, a quantidade total de peças produzidas em um ano será de:
(A) 27.600 (D) 14.400
(B) 24.000 (E) 14.000
(C) 16.800
_________________________________________
____