Atividades para os alunos da 2ª série A e B para o período de 18/05 a 22/05
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
____________________ Cristiane - Geografia 2ªA e 2ªB
Essa semana começou a funcionar no aplicativo CMSP, o Google Classroom, onde vocês podem realizar as atividades e as respostas já chegam diretamente para nós, professores. A sala de Geografia de vocês já está formada e nossas atividades já podem ser realizadas lá.
Vocês podem entrar no site: google.classroom.com
https://forms.gle/aWmZsEqBKW7tEp1SA
2ªA codigo:wquwa2m
2ªB codigo:erlluyu
Habilidade; Identificar elementos representativos das diferentes fases da industrialização brasileira
•Reconhecer fatos e/ou situações representativas das etapas do modelo industrial brasileiro
_________________________ HISTÓRIA
Habilidades:Saber olhar as
coisas em perspectiva, desenvolver empatia, apreciar diversidade e respeitar os
outros.
HABILIDADE: Relacionar – em artigos de opinião e
anúncios publicitários – opiniões, temas, assuntos, recursos linguísticos,
identificando o diálogo entre as ideias e o embate dos interesses existentes na
sociedade
Os links a cima dão acesso
a dois tipos diferentes. Acesse-os e responda as questões em seu caderno:
1 – O que os dois tipos
de texto têm em comum?
2 – O primeiro link dá
acesso a um Artigo de Opinião. Quais características presentes no texto
demonstram a veracidade desta afirmação?
3 – O segundo link dá
acesso a outro texto. Esse texto também é um Artigo de Opinião? Justifique sua
resposta.
4 – Assista ao vídeo a
seguir. Ele dá algumas dicas interessantes sobre o ARTIGO DE OPINIÃO. Se você
quiser, faça anotações sobre o assunto discutido nele, pois voltaremos ao tema
nas atividades da semana que vem e suas anotações pode lhe ajudar.
Habilidade:
2ª EM - Analisar a mediação cultural, como abertura de
possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as
artes visuais, a música, o teatro ou a dança. Espaços expositivos, modos de
expor, salões de arte, bienais e feiras de arte.
Atividade: #1 A aula de Arte do dia 14/05 (através do aplicativo
CMSP) trabalhou a habilidade acima e explicou mediação cultural,
espaços expositivos, salões de arte, bienais e feiras de arte.
Você assistiu à aula? Fez anotações, se lembra do conteúdo? (Se alguma
das respostas for não... é aconselhável assistir através do link:)
Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 18/05/20 a 22/05/20.
Disciplina: Biologia
Tema/Conteúdo: Citologia
Habilidade: “Reconhecer e explicar as diferentes funções da membrana celular; identificar as funções básicas de cada um dos componentes.
ATIVIDADES
1) De acordo com a teoria celular, apesar das diferentes no nível macroscópico, todos
os seres são semelhantes em sua constituição fundamental, uma vez que;
(A)Contêm moléculas orgânicas.
(B) Se originam de gametas.
(C)São capazes de se reproduzir sexualmente.
(D)São constituídos por células.
2) Um pesquisador estudou a célula de um organismo, verificando ausência de núcleo e de compartimentos membranosos. Com base nessas observações, ele concluiu que a célula é (1) e pertence a (2). Qual é a alternativa que contém os termos que substituem corretamente os números na frase?
(A) 1=procariótica; 2=um fungo.
(B) 1= eucariótica; 2= um animal.
(C)1=eucariótica; 2= uma planta.
(D) 1=procariótica; 2=uma bactéria.
3)(UFPA) A descoberta da célula foi feita em 1665 por (......). Em 1838 e 1839, (.....) e (.......), através de observações de estruturas de muitas plantas e animais, concluíram que os seres vivos são constituídos por células. Qual é a alternativa que completa corretamente as frases?
(A)Hooke, Weismann, Schwann.
(B)Virchow, Schleiden, Schwann.
(C) Schleiden, Hooke, Schwann.
(D)Hooke, Schleiden, Schwann.
(E)Virchow, Weismann, Hooke.
4)(Unifor-CE) A teoria celular, proposta por Schleiden e Schwann, afirmava que:
(A) toda célula provém de uma célula preexistente.
(B)todas as células vivas têm um núcleo individualizado.
(C)há estreita relação entre a forma e a função nas células.
(D)células embrionárias se multiplicam por mitose.
(E)vegetais e animais são constituídos por células.
5)(Unigranrio-RJ) Os seres vivos, exceto um, são constituídos por unidades biológicas identificadas como células. As exceções são:
( A)as algas.
( B)os vírus, considerados seres vivos pela maioria dos cientistas modernos.
( C)os vermes.
( D)as bactérias, ainda que consideradas seres vivos por uma minoria de pesquisadores.
6)(Vunesp) Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre
outras características:
( A) não possuem material genética.
( B) possuem material genético como os eucariontes, mas são anucleados.
( C)possuem núcleo, mas o material genético encontra-se disperso no citoplasma.
( D) possuem material genético disperso no núcleo, mas não em estruturas organizadas denominadas cromossomos.
( E) possuem núcleo e material genético organizado nos cromossomos.
_____________________________________________
DISCIPLINA: FÍSICA
Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 18/05/20 a 2/05/20.
Disciplina: Física
Tema: Clima e aquecimento
Habilidades: Avaliar cientificamente hipótese sobre aquecimento global e suas consequências ambientais e sociais.
Aquecimento Global
O aquecimento global refere-se ao aumento anormal da temperatura média do planeta registrado nas últimas décadas. Esse fenômeno é associado principalmente às ações antrópicas.
O aquecimento global é um fenômeno que tem sido registrado nas últimas décadas e evidencia um aumento anormal da temperatura média da Terra.
O aquecimento global designa o aumento das temperaturas médias do planeta ao longo dos últimos tempos, o que, em tese, é causado pelas práticas humanas – embora existam discordâncias quanto a isso no campo científico. A principal causa desse problema climático que afeta todo o planeta é a intensificação do efeito estufa, fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na Terra e que vem apresentando uma maior intensidade em razão da poluição do ar resultante das práticas humanas.
Sob o ponto de vista oficial, o principal órgão responsável pela sistematização e divulgação de estudos relacionados com o aquecimento global é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Para o IPCC, o problema em questão não deve sequer ser motivo de discussão em termos de sua existência ou não, pois, segundo ele, é mais do que comprovada a série de mudanças climáticas ocorridas nos últimos tempos e a participação do ser humano nesse processo.
Dados levantados por cientistas vinculados ao IPCC afirmam que o século XX, em razão dos desdobramentos ambientais das Revoluções Industriais, foi o período mais quente da história desde o término da última glaciação, com um aumento médio de 0,7 ºC nas temperaturas de todo o planeta. Ainda segundo o órgão, as previsões para o século XXI não são nada animadoras, pois haverá a elevação de mais 1 ºC, em caso de preservação da atmosfera, ou de 1,8 ºC a 4 ºC, em um cenário mais pessimista e que apresente maior poluição.
O desmatamento é uma das causas associadas ao aquecimento global, pois promove desequilíbrio climático.
Causas do aquecimento global
As principais causas do aquecimento global estão relacionadas, para a maioria dos cientistas, com as práticas humanas realizadas de maneira não sustentável, ou seja, sem garantir a existência dos recursos e do meio ambiente para as gerações futuras. Assim, formas de degradação ao meio natural, como a poluição, as queimadas e o desmatamento, estariam na lista dos principais elementos causadores desse problema climático.
O O desmatamento das áreas naturais contribui para o aquecimento global no sentido de promover um desequilíbrio climático decorrente da remoção da vegetação, que tem como função o controle das temperaturas e dos regimes de chuva. A Floresta Amazônica, por exemplo, é uma grande fornecedora de umidade para a atmosfera, provendo um maior controle das temperaturas e uma certa frequência de chuvas para boa parte do continente sul-americano, conforme estudos relacionados com os chamados rios voadores. Se considerarmos essa dinâmica em termos mundiais, pode-se concluir que a remoção das florestas contribui para o aumento das médias térmicas e para a redução dos índices de pluviosidade em vários lugares.
Mapa Mental: Aquecimento Global
Outra causa para as mudanças climáticas é a emissão dos chamados gases-estufa. Os principais gases são: o dióxido de carbono (CO2), gerado em maior parte pela queima de combustíveis fósseis; o gás metano (CH4), gerado na pecuária, na queima de combustíveis e da biomassa e também em aterros sanitários; o óxido nitroso (N2O), produzido pelas fábricas; além de gases com flúor, tais como os flúor-hidrocarbonos e os perfluorocarbonos.
Além disso, a poluição das águas também é um fator relacionado com o aquecimento global. No caso dos oceanos, existem seres vivos responsáveis pela absorção de gás carbônico e emissão de oxigênio: os fitoplânctons e as algas marinhas. Portanto, a destruição de seus habitat também pode interferir diretamente na dinâmica atmosférica global.
Uma das principais consequências do aquecimento global é o derretimento das calotas polares e o consequente aumento do nível dos oceanos.
Consequências do aquecimento global
Os efeitos do aquecimento global são diversos e podem estar relacionados com a atmosfera, hidrosfera e também com a biosfera. Podemos citar como consequência do aquecimento global, primeiramente, o fenômeno do degelo que vem ocorrendo nas calotas polares. Com isso, a área de várias espécies animais, sobretudo no Ártico, está ficando cada vez mais diminuta, o que acarreta problemas ambientais de ordem ecológica. Além disso, para muitos estudiosos, isso vem causando a elevação do nível dos oceanos, embora esse fenômeno esteja mais associado ao degelo que ocorre na Antártida e também na Groenlândia.
Outro efeito ainda mais latente é o aumento das temperaturas, conforme já mencionado. Muitas espécies podem entrar em extinção, além de a disponibilidade de água em várias partes do globo tornar-se cada vez menor em razão da maior ocorrência de secas em períodos mais prolongados. Esse tipo de situação prejudica a oferta de recursos naturais para os seres vivos e a manutenção da cadeia alimentar. Com o aquecimento global, fenômenos cíclicos e anomalias climáticas vêm tornando-se cada vez mais frequentes, tais como o El Niño, que, entre outras consequências, proporciona secas severas em muitas regiões do globo.
De toda forma, ainda não existe um consenso específico sobre a totalidade dos fenômenos causados pelo aquecimento global, que pode gerar ainda a maior incidência de tufões e furacões ou a presença deles em áreas onde não eram comuns. Além disso, os desequilíbrios climáticos também estariam provocando uma maior incidência de tempestades em certas áreas, que passam a sofrer sobremaneira com esse tipo de problema.
Aquecimento global e o efeito estufa
O efeito estufa é um fenômeno de ordem natural capaz de garantir que a Terra seja habitável. Isso acontece porque ele é responsável por manter a temperatura média do planeta, evitando que o calor seja totalmente irradiado de volta ao espaço. Dessa forma, não há grandes amplitudes térmicas(variações de temperatura) entre a noite e o dia.
A energia solar que chega até a superfície terrestre emitida pelos raios solares é absorvida em grande parte e logo irradiada de volta ao espaço. Quando esse calor volta ao espaço, os gases presentes na atmosfera impedem que todo esse calor seja dispersado, garantindo então que a temperatura média da Terra não se abaixe drasticamente.
Os gases responsáveis pelo efeito estufa são vapor d'água, clorofluorcarbono (CFC), ozônio, metano, dióxido de carbono e óxido nitroso. Contudo, a concentração desses gases, principalmente o dióxido de carbono, aumentou significativamente na atmosfera nas últimas décadas. A emissão desses gases é proveniente principalmente da ação antrópica.
Essa concentração de gases-estufa tem provocado, segundo alguns estudiosos, mudanças na dinâmica climática do planeta. Nas últimas décadas, observou-se uma relação entre o aumento dos gases de efeito estufa e o aumento das temperaturas do planeta. De acordo com o IPCC, a temperatura da Terra aumentou cerca de 0,85 ºC nos continentes e 0,55 ºC nos oceanos dentro de um período de 100 anos.
É válido ressaltar que essa correlação não é unanimidade entre os estudiosos, visto que muitos desacreditam que o aumento desses gases tem agravado o aquecimento global. Para alguns, esse aquecimento elevado constitui apenas uma fase de variação da dinâmica climática da Terra.
Críticas ao aquecimento global
Não é consenso na comunidade científica a ocorrência do aquecimento global, nem mesmo as suas causas. Para muitos, o aquecimento global, que seria uma “farsa”, não se baseia em fatos verdadeiramente científicos, causando certo alarmismo que não se justifica. Em algumas posições, a existência do problema é até admitida, mas não tomada como um efeito das ações antrópicas. Em outras perspectivas, não estaria acontecendo um aquecimento da Terra, mas sim um resfriamento rumo a uma glaciação.
Os chamados “céticos de clima” consideram que o gás carbônico não gera efeitos conclusivos sobre o clima, principalmente no sentido de intensificar o efeito estufa. Além disso, mesmo que esses efeitos climáticos ocorressem pelos gases-estufa, eles seriam mínimos, pois os principais reguladores do clima em ordem global são os raios solares e os oceanos.
As linhas de argumentação também se baseiam em contestações de alguns dos elementos acima explicados, como a suposta elevação dos oceanos – que teria ocorrido menos do que se pensa e seria causada por outros fatores, tais como a órbita terrestre e lunar – e também os dados fornecidos pelo IPCC, que, segundo alguns autores, teriam um rigor científico questionável.
De toda forma, independentemente da existência ou não do aquecimento global, é possível concluir que se deve preservar o meio ambiente ao máximo, principalmente com a redução da poluição e do desmatamento, bem como com a preservação dos recursos hídricos. Afinal, o clima não é o único afetado pelas práticas predatórias geradas pelas atividades antrópicas, que podem acarretar problemas de saúde, falta de água e recursos, entre outras ocorrências.
Atividades
1)Quais os gases que provocam o efeito estufa?
2)Explique o que significa ação antrópica.
3)Explique a importância da camada de ozônio.
4)Qual a importância do efeito estufa natural?
5)Cite 4 efeitos do aquecimento global.
6)Quem são os chamados gases-estufa? Como eles são gerados? ____________________________________________________
E.
E. Cristiane Chaves Moreira Braga
Aluno(a):
Nº
Ano / Série: 2º
A
Data:
____/____/_______
Professora: Aurinda Prado
Disciplina: Projeto de Vida
Atividade Avaliativa
Produzir uma arvore genealógica
de profissões, de seus familiares, para isso você terá que contar com a ajuda
de membros de sua família (fonte oral, oralidade).
Ao concluir analise o resultado
desta arvore você terá em mãos parte da história dos seus, e verá dentro da
escolha profissional de cada um, durante a vida dos mesmos, que nem todos
puderam fazer opções e muitas vezes abraçaram o que deles estava mais próximo,
até mesmo por falta de oportunidade.
Hoje você estudante, faz parte de
uma nova realidade que te permite chegar onde quiser basta ter foco, a
partir disso pense, profissionalmente o que almeja para o futuro?
Faça uma pesquisa sobre esta
profissão
OBS: Tendo em vista que nem todos os alunos realizaram as atividades
propostas, esta semana estou reenviando atividade lembrando a todos que na
próxima semana estarei fechando o bimestre e as notas do mesmo, será baseada
nas duas atividades (está que foi a primeira enviada e a segunda referente a
semana de 4 a 8/05/2020).
Os alunos que ainda não enviaram, encaminhar para o e mail –
aurindavieira1@gmail.com
_____________________________________________
DISCIPLINA: TECNOLOGIA
PROFº SEBASTIÃO - 2ª SÉRIE A
REPRESENTANDO A NARRATIVA DIGITAL
(ATIVIDADE PRESENTE NA PÁGINA 123 DO CADERNO DO ALUNO VOLUME 1)
Na atividade anterior, vimos o que é a narrativa digital e refletimos sobre o papel da tecnologia na nossa vida. Agora vamos colocar a mão na massa e realizar uma narrativa digital em formato de jingle, em que contaremos uma história curta de como a tecnologia pode contribuir para um cotidiano melhor.
Saiba mais Jingle é o termo em inglês para se referir a uma música curta, com refrão fácil de lembrar, que passa uma mensagem publicitária sobre um produto, serviço ou ideia.
A atividade poderá ser realizada de duas maneiras:
Opção 1 A atividade será realizada de maneira colaborativa e plugada. Para realizá-la, utilize o seu celular e registre o jingle usando o gravador. Esses arquivos de áudio poderão ser publicados na internet, em um podcast ou em um blog da escola. Se quiser, você pode usar aplicativos de edição de áudio para aprimorar o seu produto. Basta pesquisar na internet ou na loja de aplicativos do seu celular!
Saiba mais Podcast é um arquivo de áudio digital que é transmitido pela internet. Ele pode tratar de diversos temas - música, notícias, literatura etc. O importante é que passe informações para os ouvintes. Blog é um site que vai acumulando postagens com determinada periodicidade, diária, por exemplo, sobre certos temas.
Opção 2 A outra maneira de desenvolver essa atividade é de maneira desplugada, realizando um rápido show de talentos em que os estudantes apresentam seu jingle para a turma. Use a criatividade e a inventividade para surpreender nessa atividade.
ENVIAR A ATIVIDADE PARA O E-MAIL: sv.m@hotmail.com
OU NO GRUPO DE WHATS APP DA SUA SALA PARA POSTERIOR ENVIO PARA A COORDENADORA.
Habilidades: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Texto: WhatsApp é principal rede de disseminação de fake news sobre covid-19.
Muitas notícias falsas trazem o nome da Fiocruz como fonte.
Pesquisa desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que 73,7% das informações e notícias falsas sobre o novo coronavírus circularam pelo aplicativo de troca de mensagens WhatsApp. Outros 10,5% foram publicados no Instagram e 15,8% no Facebook.
Os dados fazem parte de trabalho das pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Claudia Galhardi e Maria Cecília de Souza Minayo, com base nas notificações recebidas entre os dias 17 de março e 10 de abril pelo aplicativo Eu Fiscalizo.
Segundo Claudia Galhardi, a partir de 17 de março o aplicativo registrou aumento significativo de denúncias de fake news relacionadas à área de saúde. “Recebemos denúncias de diversas fake news circuladas no WhatsApp, principalmente, mas também no Facebook e no Instagram. São publicações pessoais, como "não acredite no coronavírus", coisas assim."
A pesquisadora disse que contabilizou cerca de 30 notificações relacionadas à covid-19. “As mídias digitais têm sido muito utilizadas. Circulam muitas notícias falsas sobre receitas caseiras, álcool produzido em casa, inclusive usando o nome da Fiocruz como fonte da informação, como se a orientação fosse da fundação ou de outras instituições”, afirmou.
Do total de notícias falsas sobre o coronavírus que circularam pelo WhatsApp, 71,4% citam a Fiocruz como fonte. No Facebook, as atribuições à instituição de pesquisa caem para 26,6%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) somam 2% das instituições citadas como fonte das informações falsas.
Os dados obtidos até o momento estão sendo organizados e, até o início de maio será lançado um relatório detalhando os tipos de fake news, se são mentiras inventadas ou informações distorcidas, informou a pesquisadora da Fiocruz.
Aplicativo
O aplicativo Eu Fiscalizo é um meio pelo qual os usuários podem notificar conteúdos impróprios em veículos de comunicação, mídias e redes sociais. A ferramenta foi lançada no dia 10 de fevereiro como projeto de pós-doutorado de Claudia Galhardi, com a supervisão da pesquisadora Cecília Minayo.
Por meio da ferramenta, o usuário pode notificar conteúdos que violem os direitos das crianças e adolescentes ou que propaguem fake news. São aceitas denúncias de peças veiculadas por TV aberta ou por assinatura, serviço de streaming, jogos eletrônicos, cinema, espetáculos, publicidade e mídias sociais.
“O aplicativo recebe notificações, mensagens, sugestões, elogios e denúncias de conteúdos nocivos nos meios de comunicação, entretenimento e mídias sociais. Podem denunciar conteúdos com relação a cenas de sexo, de violência. Incluímos publicidade, com a preocupação com o público infantil, a proteção em relação a publicidades enganosas e persuasivas.”
O aplicativo permite o envio de foto, vídeos e mensagens de texto e está disponível na Playstore e Apple Store.
Publicado em 16/04/2020 - 15h35min Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro
ATIVIDADE:
*Responda em seu caderno.
1- Após a leitura do texto, responda com suas palavras: Qual a importância e como o uso da tecnologia pode ser utilizado no combate ao fake news? Cite exemplos de ferramentas tecnológicas que podem auxiliar nesse propósito. 2- Crie uma fake news relacionada ao tema covid-19. _______________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: PROJETO DE VIDA-2°B.
Semana: 18/05 a 22/05
Habilidades: Identificar as próprias características pessoais; construir e valorar positivamente conceitos acerca de si próprio.
Visualizando novos caminhos!
Um Projeto de Vida é um plano colocado em papel para que possamos visualizar melhor os caminhos que devemos seguir para alcançar nossos objetivos. Desse modo, necessitamos saber claramente quais são eles e ter em mente também quais são os nossos valores, pois são eles que nortearão nossas escolhas. Isso é fundamental para viver em harmonia com o que realmente nosso coração pede, pois, na ausência de um Projeto de Vida, corremos o risco de ficar sem direção. Dessa forma, conhecer-se, saber o que a vida realmente significa para você e conhecer seus valores são de fundamental importância no planejamento do seu Projeto de Vida. É através dele que você poderá se desenvolver melhor e realizar os seus sonhos. Lembre-se: nada é estático, e você precisa estar em constante evolução.
Após a leitura do texto, você já entendeu a importância do autoconhecimento na construção de um Projeto de Vida. Seguiremos nessa trilha, responda as questões abaixo sobre suas relações:
1- Como anda a minha relação comigo mesmo?
2- Como andam meus relacionamentos?
3- Quais as qualidades das pessoas com quem eu mantenho amizade?
*Realize as atividades no caderno, na matéria Projeto de Vida.
Habilidade: Estimular o aluno a estar ligado a realidade de
seu cotidiano, cientes que pertencem a uma sociedade que hoje encontra-se em
crise.
Dentro do projeto de vida a
atividade que proponho a todos é que façam uma reflexão sobre o momento, muitos
dias se passaram, a Pátria mãe perdeu muitos filhos, mas as lagrimas a dor só
quem realmente conhece, não é o que fala sobre, noticia e ganha a vida
divulgando números, e quantos vão entrar para a estatística do corona – covid
19.
Só os que se viram
contaminados, os que perderam entes queridos e amados os que lutaram superando
o medo da contaminação os que prepararam o leito da última morada de tantos,
estes sim fizeram parte de uma nova fase da história, uma noite escura que dura
a passar banhada por lagrimas de tantos por tantos.
1º. que você leia este texto
que fala de realidade, que mostra que a vida e o futuro de certa forma estão em
suas mãos, que no momento, cada um é responsável por seus atos, se cuidar ou
estar a margem de fazer parte das estatísticas.
2º - Tome um espelho, observe sua
face seus olhos, você retratado nele, se questione, como você se sente neste
momento onde tudo é diferente, parece que tudo está de ponta cabeça... Continue, como está sendo não
poder sair com os amigos, ter que usar mascara, ficar em casa, passar mais
tempo com os seus, dar-se a chance de conhecer melhor quem convive com você
todos os dias, de repente a vida está te dando uma chance de pensar e repensar
tentas coisas.
3º - Olhar se conhecer falar,
registre no caderno, por exemplo: como está o que tem feito, como está
organizando seu dia, seus estudos expectativas e a vontade de voltar a viver
sem tantas restrições. (O texto deve ter no mínimo 10 linhas)
OBS : Enviar foto da atividade
com nome e série para
aurindavieira1@gmail.com
Obs:Por favor, envie as atividades respondidas no meu e-mail analeda1000@gmail.com
Química 2ª série A e B
Professora: Maristela
Para copiar no caderno e responder.
Habilidades:
Aplicar conceitos de separação de misturas, de solubilidade e de transformação química para compreender os processos envolvidos no tratamento da água para consumo humano;
https://youtu.be/oCI-07oGg_s
https://youtu.be/MeSV1fAKTvs
https://youtu.be/YcLtPJBjdAc
EXERCÍCIOS
QUESTÃO 1
É possível separar a mistura heterogênea SAL + AREIA? Qual e como seria o processo de separação?
QUESTÃO 2
O mercúrio, um metal líquido, é utilizado pelos garimpeiros para extrair ouro. Nesse caso, o mercúrio forma com o ouro, uma mistura líquida homogênea, que pode ser separada facilmente da areia e da água. Infelizmente, esse processo causa muitos danos ao meio ambiente. O uso do mercúrio contamina o solo, as águas, o ar atmosférico e os próprios garimpeiros.
A separação do ouro é feita sob aquecimento, isso só é possível porque:
a) o ouro é mais volátil que o mercúrio.
b) o ouro é mais denso que o mercúrio.
c) o ponto de ebulição do mercúrio é maior que o do ouro.
d) o mercúrio funde-se a uma temperatura menor que o ouro.
e) o ouro dissolve-se no mercúrio.
EXERCÍCIO 3
(UFES)
Na perfuração de uma jazida petrolífera, a pressão dos gases faz com que o petróleo jorre para fora. Ao reduzir-se à pressão, o petróleo bruto para de jorrar e tem de ser bombeado. Devido às impurezas que o petróleo bruto contém, ele é submetido a dois processos mecânicos de purificação antes do refino: separá-lo da água salgada e separá-lo de impurezas sólidas, como areia e argila. Esses processos mecânicos de purificação são, respectivamente:
a) decantação e filtração
b) decantação e destilação fracionada
c) filtração e destilação fracionada
d) filtração e decantação
e) destilação fracionada e decantação
Exercício 4 : (FUVEST 2009)
A obtenção de água doce de boa qualidade está se tornando cada vez mais difícil devido ao adensamento populacional, às mudanças climáticas, à expansão da atividade industrial e à poluição. A água, uma vez captada, precisa ser purificada, o que é feito nas estações de tratamento. Um esquema do processo de purificação é:
em que as etapas B, D e F são:
B – adição de sulfato de alumínio e óxido de cálcio, D – filtração em areia, F – fluoretação.
Assim sendo, as etapas A, C e E devem ser, respectivamente,
EXERCÍCIO
QUESTÃO 5 (Enem 2011)
Belém é cercada por 39 ilhas, e suas populações convivem com ameaças de doenças. O motivo, apontado por especialistas, é a poluição da água do rio, principal fonte de sobrevivência dos ribeirinhos. A diarreia é frequente nas crianças e ocorre como consequência da falta de saneamento básico, já que a população não tem acesso à água de boa qualidade. Como não há água potável, a alternativa é consumir a do rio.
O Liberal. 8 jul. 2008. Disponível em: http://www.oliberal.com.br.
O procedimento adequado para tratar a água dos rios, a fim de atenuar os problemas de saúde causados por microrganismos a essas populações ribeirinhas é a:
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Thamara - Matemática
3ª Lista de Exercícios - 2º EM
Questão 01) Quantos radianos percorre o ponteiro dos minutos de um
relógio em 50 minutos?
(A) 10 pi / 3
(B) 5 pi / 3
(C) 4 pi / 3
(D) 4 pi / 2
(E) 3 pi / 3
Questão 02) Analise as circunferências concêntricas da figura. A medida
do ângulo α em radianos e do arco t1 em centímetros Dados: r1 = 3 cm, r2 = 8
cm, t2 = 40 cm
(A) α = 3 rad. e t1= 5 cm.
(B) α = 3 rad. e t1= 8 cm.
(C) α = 5 rad. e t1= 11 cm.
(D) α = 5 rad. e t1= 15 cm.
(E) α = 8 rad. e t1= 32 cm.
Questão
03) A figura a seguir representa o ciclo trigonométrico e um triângulo “OAB”.
Sabendo-se
que:
• Os
pontos A e B pertencem à circunferência;
• O
segmento AB é perpendicular ao semieixo positivo Ox;
• O raio
da circunferência mede 1 cm.
A
expressão que representa a área do triângulo OAB, em função de α é
(A) sen(a).cos(a)
(B) tg(a).cos(a)
/ 2
(C) tg(a).sen(a)
(D) tg(a).sen(a)
/ 2
(E) sen(a)+cos(a)
Questão 04) Consultando o ciclo trigonométrico a seguir:
Os valores de x quando sen(x) = cos(x), considerando 0º ≤ x ≤ 360º, são:
(A) 135º e 315º
(B) 135º e 225º
(C) 45º e 315º
(D) 45º e 135º
(E) 45º e 225º
Questão 05) Dado o gráfico da função y = senx, no intervalo de 0 a 4pi.
Neste gráfico, estão indicados dois valores de x, representados por A e B que
são soluções da equação senx = - (raiz quadrada de 3) / 2 no intervalo [0, 2pi].
Desta forma, as soluções dos pontos dessa equação no intervalo [2pi, 4pi]
será:
(A) 2pi e 7pi / 3
(B) 7pi / 3 e 8pi / 3
(C) 10pi / 3 e 11pi / 3
(D) 16pi / 3 e 17pi / 3
(E) 2pi e 10pi / 3
Questão 06) Nos gráficos das funções f(x) = senx e g(x) = cosx da
figura, a medida do ângulo x é dada em radianos.
A amplitude e o período destas funções são.
(A) Amplitude 1 e período pi.
(B) Amplitude 1 e período 2pi.
(C) Amplitude 2 e período pi.
(D) Amplitude 2 e período 2pi.
(E) Amplitude 3 e período 3pi.
Questão 07) Na figura a seguir tem-se parte do gráfico da função f, dada
por: f(x) = k ∙ cos (t.x)
Nessas condições, calculando-se k − t, obtém-se:
(A) -3 / 2
(B) −1
(C) 0
(D) 1 / 2
(E) 3 / 2
Questão 08) O gráfico a seguir representa uma função trigonométrica.