-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

01 maio, 2020

3ª SÉRIE - 04/05 A 08/05



Atividades para os alunos da 3ª série A, B e C

para o período de 04/05 a 08/05


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
______________________________________________

Programação das aulas no Aplicativo Centro de Mídias

_________________________

E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
  Atividades para os alunos do 3º ano A, B,C.
     para o período de 04/05 a 08/05



PROFESSORA: Cristiane – Geografia ____TURMA:_3ª A, B e C     __________ NOME:______________________________________nº___________________

Habilidade: (EM03GE06) estão relacionados aos conteúdos “A produção do espaço geográfico global”, “Regionalização do espaço mundial” e “A nova ‘desordem’ mundial” e as habilidades “Identificar os elementos essenciais da organização econômica das sociedades contemporâneas”, “Aplicar e diferenciar os conceitos de ordem mundial, bipolaridade e multipolaridade” e “Identificar, no funcionamento da sociedade capitalista, elementos que estimulam e aceleram o processo de globalização”, presentes no Currículo do Estado de São Paulo, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Alguns dos conteúdos são apresentados de maneira introdutória, e serão aprofundados posteriormente ao longo do Ensino Médio.


Atividade
Regionalização Socioeconômica

________




1) Qual o critério utilizado nessa regionalização?
2) Existe uma relação entre a localização geográfica e o critério utilizado no mapa da regionalização Norte e Sul? Justifique.
3) Quais aspectos comuns foram observados na análise do mapa?
4) Quais as variáveis visuais presentes no mapa (linha, cores, símbolos? ?
5) Crie uma legenda para o mapa.
6) Qual o conteúdo representado no mapa.


Enviar as atividades;cristianeregynac@gmail.com


__________________________

DISCIPLINA: BIOLOGIA

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS  3ANO A , 3 ANO B e 3ANO C      para o período de 04/05 a 08/05
DISCIPLINA: BIOLOGIA         

TEMA :Bases biológicas da classificação
·    Habilidades: Compreender os sistemas de classificação com base em características dos seres vivos.
ATIVIDADES SOBRE CLASSIFICAÇÃO
1)Explique a frase: Os seres do reino Protista são mais complexos que as bactérias.
2)A que reinos pertencem os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica?
3)As algas já foram classificadas anteriormente como plantas. Atualmente, a qual reino dos seres vivos elas pertencem? Quem mais faz parte desse reino?
4)Leia o texto.
       Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA e a maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. Outras doenças são intoxicações causadas por toxinas naturais, como por exemplo, cogumelos venenosos, toxinas de algas e peixes ou por produtos químicos prejudiciais que contaminaram o alimento, como chumbo e agrotóxicos.
      É considerado surto de DTA quando duas ou mais pessoas apresentam doenças semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem. Para doenças de alta gravidade, como Botulismo e Cólera, apenas um caso já é considerado surto.
Copie e responda no seu caderno:
A) A armazenagem do alimento está diretamente ligada ao aparecimento do bolor. Qual o ambiente propício ao aparecimento desse fungo?
B) Cite fatores que influenciam na proliferação e contaminação de alimento por agentes patógenos.

5)(PUC-SP) O diagrama a seguir mostra as principais categorias taxonômicas a que pertencem o cão e o gato:

A análise do diagrama permite dizer que os dois animais são incluídos na mesma categoria até:
a)    classe                      (B) família                    (C) filo                     (D) gênero                   (E) ordem 
6)Em qual alternativa as duas características são comuns a todos os indivíduos do reino Monera?
(A)  Ausência de núcleo ̶ presença de clorofila.
(B)  Ausência de carioteca ̶ capacidade de síntese protéica.
(C)  Incapacidade de síntese protéica ̶ parasitas exclusivos.
(D)  Presença de um só tipo de ácido nucléico ̶   ausência de clorofila.
(E)  Ausência de membrana plasmática ̶   presença de DNA e RNA. 

______________________________________________



Inglês

A atividade dessa semana deverá ser realizada através do link abaixo: 

https://forms.gle/fxiJreeY1BervEMY8    


___________________________________________________________________

3ºAno

História

Habilidades: Compreender o governo czarista do Nicolau II e as condições sociais da população russa.
Pesquisa sobre o seguinte tema:  “ Revolução Russa de 1917 ”

Enviar a pesquisa acessando o link: https://forms.gle/NMCjdWL6tEYiVYKp8   

____________________________________________________________________





Professora: Maristela – Disciplina Química   3º Anos
Fazer os exercícios  no caderno identificar com a data 04 a 08 de Maio.

Reconhecer e explicar como funcionam as variáveis (estado de agregação, temperatura, pressão, concentração e catalisador) que podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformação química

Cinética Química

Cinética química é uma área que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que influenciam essas reações.
Reações químicas são, basicamente, um conjunto de fenômenos em que duas ou mais substâncias reagem entre si, formando um novo composto. Equação química é a representação gráfica de uma reação química, onde os reagentes aparecem no primeiro membro e os produtos, no segundo.



    Link para compreender; https://youtu.be/qXEYZzMv3os
1. (ENEM) – Alguns fatores podem alterar a rapidez das reações químicas. A seguir destacam-se três exemplos no contexto da preparação e da conservação de alimentos:
1. A maioria dos produtos alimentícios se conserva por muito mais tempo quando submetidos à refrigeração. Esse procedimento diminui a rapidez das reações que contribuem para a degradação de certos alimentos.
2. Um procedimento muito comum utilizado em práticas de culinária é o corte dos alimentos para acelerar o seu cozimento, caso não se tenha uma panela de pressão.
3. Na preparação de iogurtes, adicionam-se ao leite bactérias produtoras de enzimas que aceleram as reações envolvendo açúcares e proteínas lácteas.
Com base no texto, quais são os fatores que influenciam a rapidez das transformações químicas relacionadas
a) Temperatura, superfície de contato e concentração.
b) Concentração, superfície de contato e catalisadores.
c) Temperatura, superfície de contato e catalisadores.
d) Superfície de contato, temperatura e concentração.
                                       e) Temperatura, concentração e catalisadores.
2. (Fuvest) – O eugenol, extraído de plantas, pode ser transformado em seu isômero isoeugenol, muito utilizado na indústria de perfumes. A transformação pode ser feita em solução alcoólica de KOH.

Foram feitos três experimentos de isomerização, à mesma temperatura, empregando-se massas iguais de eugenol e volumes iguais de soluções alcoólicas de KOH de diferentes concentrações. O gráfico a seguir mostra a porcentagem de conversão do eugenol em isoeugenol em função do tempo, para cada experimento.

Analisando-se o gráfico, pode-se concluir corretamente que
a) a isomerização de eugenol em isoeugenol é exotérmica.
b) o aumento da concentração de KOH provoca o aumento da velocidade da reação de isomerização.
c) o aumento da concentração de KOH provoca a decomposição do isoeugenol.
d) a massa de isoeugenol na solução, duas horas após o início da reação, era maior do que a de eugenol em dois dos experimentos realizados.
e) a conversão de eugenol em isoeugenol, três horas após o início da reação, era superior a 50% nos três experimentos.


3. (PUC-SP) – Considere uma reação genérica em que os reagentes D e G transformam-se no produto J. A cinética dessa reação pode ser estudada a partir do gráfico a seguir que representa a entalpia de reagentes e produtos, bem como das espécies intermediárias formadas durante o processo. No gráfico, estão representados os caminhos da reação na presença e na ausência de catalisador.

Um aluno ao analisar esse gráfico fez algumas afirmações a respeito da reação D + G → J:
I. z representa a variação de entalpia (ΔH) dessa reação.
II. y representa a energia de ativação dessa reação na presença de catalisador.
III. x + z representa a energia de ativação dessa reação na ausência de catalisador.
IV. Essa reação corresponde a um processo endotérmico.
Estão corretas apenas as afirmações
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) I, II e IV.

4. (UFF) – Considere a reação:

M (g) + N (g) → O (g)
Observa-se experimentalmente que, dobrando-se a concentração de N, a velocidade de formação de O quadruplica; e, dobrando-se a concentração de M, a velocidade da reação não é afetada. A equação da velocidade v dessa reação é:
a) v = k[M]²
b) v = k[N]²
c) v = k[M]
d) v = k[M][N]
e) v = k[M][N]²
5. (Fuvest) – Em uma aula experimental, dois grupos de alunos (G1 e G2) utilizaram dois procedimentos diferentes para estudar a velocidade da reação de carbonato de cálcio com excesso de ácido clorídrico. As condições de temperatura e pressão eram as mesmas nos dois procedimentos e, em cada um deles, os estudantes empregaram a mesma massa inicial de carbonato de cálcio e o mesmo volume de solução de ácido clorídrico de mesma concentração. O grupo G1 acompanhou a transformação ao longo do tempo, realizada em um sistema aberto, determinando a variação de massa desse sistema (Figura 1 e Tabela). O grupo G2 acompanhou essa reação ao longo do tempo, porém determinando o volume de dióxido de carbono recolhido (Figura 2).

Comparando os dois experimentos, os volumes aproximados de CO2, em litros, recolhidos pelo grupo G2 após 60, 180 e 240 segundos devem ter sido, respectivamente,
Note e adote:
massa molar do CO2: 44 g/mol;
volume molar do CO2: 24 L/mol;
desconsidere a solubilidade do CO2 em água.
a) 0,14; 0,20 e 0,25
b) 0,14; 0,34 e 0,60
c) 0,34; 0,48 e 0,60
d) 0,34; 0,48 e 0,88
e) 0,62; 0,88 e 1,10
Obs: Qualquer duvida mande e-mail  identificando turma, escola,  serie e nome ok! 
formentini2@gmail.com
]
ELETIVA: FOTOGRAFIA

PROFESSOR: Sebastião Donizete Moreira

DISCIPLINA: Eletivas de fotografia
CONTEÚDOS
  -Arte e tecnologia fotográfica
HABILIDADES:
- Desenvolver o pensamento critíco;
- Conhecer e explorar os diferentes fazeres artisticos na fotografia;
- Compreender a relação entre arte efotografia.
1.     Trabalho e Pesquisa:
  Responder as questões:
1-       O que é fotografia?
2-       Qual é a história da fotografia?
3-       Quais espaços na tecnologia a fotografia faz parte?
4-       Faça um experimento fotografico com luz e sombra com seu celular.


______________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA

Tema para pesquisa: Boxe.
Roteiro para a pesquisa:
1 - História do Box
2 - As regras
 3 - Como é praticado.
4 -  Os benefícios e os malefícios da prática do boxe.
5 - Referência bibliográfica
6- Conclusão

A pesquisa deve ser entregue no retorno das aulas






Filosofia/Sociologia


Filosofia
Habilidades: Identificar situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos e Reconhecer a dimensão política do preconceito diante da Filosofia e se posicionar em relação a ela

1 – Assistir ao vídeo


2 – Pesquisa: O que é conhecimento Filosófico
Entregar até dia 12/05/2020 e-mail valmirpaze@professor.educacao.sp.gov.br

Sociologia
Habilidade:   Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”
1 – Assistir ao vídeo

2 – Pesquisa: O que é democracia
entregar até dia 12/05/2020 e-mail valmirpaze@professor.educacao.sp.gov.br

_____________________________________________

DISCIPLINA: MATEMÁTICA

Assista a aula antes de realizar a atividade: https://www.youtube.com/watch?v=Nb-eJqXy_zU


 ______________________________________________________________ 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.  

Habilidades: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 



 Realize uma pesquisa sobre os termos MEME e MARKETING DIGITAL. Cite exemplos de empresas que utilizaram memes para realizar marketing digital.
*Faça a atividade em seu caderno. 

 Agora é sua vez de criar um meme! Você trabalha na área de marketing de uma empresa que aposta forte em marketing digital. Escolha um produto a ser comercializado e crie seu meme utilizando imagens da internet.
  
Importante: Você pode buscar sites e aplicativos que podem ser usados para criar memes ou realize a atividade de maneira desplugada no seu caderno- nesse caso não se esqueça de descrever a imagem que vai utilizar e as frases que irão compor o meme. Você também pode desenhar, ou imprimir e colar.     

Saiba mais: A Universidade Federal Fluminense (UFF) por meio do Departamento de Estudos Culturais e Mídia inaugurou o Museu Virtual de Memes com o objetivo de explicar a origem e o contexto desse fenômeno típico da internet. https://www.museudememes.com.br/  
    
______________________________________________________
DISCIPLINA: FÍSICA
Faça no seu caderno uma pesquisa sobre a 1ª Lei de Coulomb

_______________________________________________________

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Ariane  - Português





Parte superior do formulário


3ª SÉRIE- Português
Coerência Textual segundo o dicionário Aurélio:“ ligação ou harmonia entre situações , acontecimentos ou ideias; relação harmônica; conexão, nexo, lógica.”
Olá pessoal!
Espero que estejam acompanhando às aulas e separando um bom tempo para estudar.
O ENEM está chegando...
Vamos ao nosso conteúdo?
Continuaremos nossa revisão em coesão e coerência, essa semana separei textos e atividades que os ajudarão muito, façam com atenção e tendo dúvidas eu as sanarei.
Um forte abraço, Ariane.

Habilidades:

-Relacionar linguagem verbal literária com linguagem não-verbal presente em textos literários.
-Atribuir significados pela comparação entre textos a partir de diferentes relações intertextuais.
-Reconhecer os elementos constitutivos que caracterizam os gêneros romance, comédia de costumes, poema, artigo de opinião e anúncio publicitário.
-Ler, compreender, analisar e interpretar: relatos de experiência, páginas de internet, boletins informativos, piadas, adivinhas, verbetes de dicionário, diálogos, cartum, HQ, resenha, entre outros, inferindo traços característicos, bem como finalidades e usos sociais.
-Relacionar diferentes produções artísticas e culturais contemporâneas com outras obras do passado, procurando aproximações de tema e sentido.



As atividades serão realizadas através dos links:

3ª série A: https://forms.gle/ecRNyL7mRSrTZMSD9

3ª série B: https://forms.gle/zqJee8tvPmE7U2Z4A

3ª série C: https://forms.gle/FUJ8jdDw4g3R51Ct9 


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Thamara - Matemática

1ª Lista de Exercícios - 3º EM

Plano Cartesiano
 Os alunos deverão acessar e estudar o jogo “Batalha naval com coordenadas cartesianas”.

Jogo

Batalha naval com coordenadas cartesianas


Também assista e faça download do vídeo "Um ponto de vista".

Vídeo

Acesse para download


     O vídeo mostra aplicações do plano cartesiano na técnica do pontilhismo em pinturas. Por meio do vídeo os alunos terão a oportunidade de saber um pouco sobre a vida e a obra do pintor francês Georges Seurat (1859 – 1891) e do matemático e criador da geometria analítica René Descartes (1596 – 1650). Ainda por meio do conteúdo deste vídeo, os alunos terão acesso a aplicações da geometria analítica como a possibilidade de descrever uma forma sem mostrar o seu desenho correspondente, usando apenas números. Ou seja, essa geometria traduz em números a localização de elementos no espaço.
 Lembre-os de que este plano é formado por duas retas que formam entre si um ângulo de 90° e que essas duas retas, separadamente, representam cada uma um conjunto dos números reais (R). Por isso o plano cartesiano também é conhecido como R². Ou seja, o produto de R x R.

Atividade 1

Marque os pontos P (0, 0); P1(2, 1); P2(-2, 1); P3(-2, -1) e P4(1, -2) em cada quadrante do plano cartesiano.






Distância entre dois pontos

distância entre dois pontos é o primeiro conceito aprendido e um dos mais importantes dentro da geometria analítica, considerando que outros conceitos dessa área derivam da ideia de distância entre dois pontos.


Atividade 2

Calcular a distância entre os pontos P (-3, -11) e Q (2, 1).



Atividade 3

Calcule a distância entre os pontos A e B, sabendo que suas coordenadas são A (2,5) e                    B (– 5, – 2).


Atividade 4
Problema que compôs a prova do ENEM 2011 – Questão 150 – Prova Azul: Um bairro de uma cidade foi planejado em uma região plana, com ruas paralelas e perpendiculares, delimitando quadras de mesmo tamanho. No plano de coordenadas cartesianas seguinte esse bairro localiza-se no segundo quadrante e as distâncias nos eixos são dadas em quilômetros.



A reta de equação y=x+4 representa o planejamento do percurso da linha do metrô subterrâneo que atravessará o bairro e outras regiões da cidade. No ponto P = (-5, 5), localiza-se um hospital público. A comunidade solicitou ao comitê de planejamento que fosse prevista uma estação do metrô de modo que sua distância ao hospital, medida em linha reta, não fosse maior que 5 km. Atendendo ao pedido da comunidade, o comitê argumentou corretamente que isso seria automaticamente satisfeito, pois já estava prevista a construção no ponto:
a) (-5, 0)

b) (-3, 1)

c) (-2, 1)

d) (0, 4)

e) (2, 6)



Atividade 5

Responder as seguintes questões:

a)    Quais são os dados fornecidos pelo problema?
b)    Quais as condições dadas para resolução?
v cxbnhj\/
xsdrft
d)    O que precisa ser calculado para responder corretamente à questão?

Ponto médio de um segmento de reta
segmento de reta possui inúmeros pontos alinhados, mas somente um deles divide o segmento em duas partes iguais. A identificação e a determinação do ponto médio de um segmento de reta serão demonstradas com base na ilustração a seguir:





Atividade 6
Dadas as coordenadas dos pontos A(4,6) e B(8,10) pertencentes ao segmento AB, determine as coordenadas do ponto médio desse segmento.

Atividade 7

Dados os pontos P(5,1) e Q(–2,–9), determine as coordenadas do ponto médio do segmento PQ.


Atividade 8

Dado um segmento de reta AB cujas extremidades estão nas coordenadas A = (1, 3) e  B = (– 5, – 6), quais são as coordenadas do seu ponto médio?

a) M = (– 1,5; – 2)
b) M = (– 2; – 1,5)
c) M = (2; 1,5)
d) M = (1,5; 2)
e) M = (2,5; – 1)

___________________________________________________________________________

DISCIPLINA : ARTE
Compreender a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia.
Compreender a integração entre as linguagens artísticas na era digital.
1.       Após assistir o vídeo: Você sabe o que é uma releitura? (disponível em
esclarecimentos sobre o tema.
Pesquise uma obra e produza uma releitura aliada a uma outra linguagem
artística de sua escolha, além das artes visuais, podendo realizar pintura,
desenho, colagem, escultura ou fotografia.
Registre sua produção em foto, vídeo ou portfólio.

Links de apoio:
Exposição interativa em Brasília surpreende pela tecnologia,
Obras interativas em SP,  https://www.youtube.com/watch?v=n-hhtroUs-s
Van Gogh, a noite estrelada  Exposição imersiva https://www.youtube.com/watch?v=y_1C7lW8CLA
Teríamos uma exposição de Van Gogh aqui em campinas , mas por conta da pandemia foi cancelada, em SP quem pode ver gostou muito....