-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

23 maio, 2020

6º ANO - 26/05 A 29/05

Atividades para os alunos do 6º ano A e 6º ano B
para o período de 26/05 a 29/05

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA PROFESSOR DANILO 
6A e 6B


_________________________________________________________


DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS NA PRODUÇÃO DA PAISAGEM

Unidade Temática: Sujeito e seu lugar no mundo.

Objeto do Conhecimento: Identidade sociocultural.

Habilidades do Currículo Paulista de Geografia: (EF06GE02)  Analisar e comparar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedades, com destaque para os povos originários e comunidades tradicionais em diferentes lugares; (EF06GE14*) Analisar o papel de grupos sociais com destaque para quilombolas, indígenas, entre outros, na produção da paisagem, do lugar e do espaço geográfico em diferentes tempos.

ATIVIDADE

 

- Análise de imagens e textos – povosoriginários e comunidades tradicionais e asmodificações das paisagens 

A geógrafa Helena Copetti Callai destaca que “os laços locais são significativamente culturais, demonstram a vida, as formas de fazer as coisas, de tratar da natureza, de construir os espaços”. Partindo dessa afirmação, analise as imagens 1 e 2, que apresentam exemplos e paisagens produzidas por diferentes tipos de sociedades, com destaque para os povos originários e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas) presentes no território brasileiro.


Agora leia os textos 1 e 2 para ampliar seu repertório acerca da definição de povos originários e comunidades tradicionais ( PCTs) e da atuação de diferentes grupos sociais na produção da paisagem e nas transformações dos lugares e do espaço geográfico.

Texto 1

Como são definidos e quem são os povos e comunidades tradicionais (PCTs)? De acordo com o estabelecido pelo Decreto nº 6.040, de 07 de fevereiro de 200718, os PCTs são: Grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Há uma grande sociodiversidade entre os PCTs do Brasil; entre eles estão os Povos Indígenas, Quilombolas, Seringueiros, Castanheiros, Quebradeiras de coco-de-babaçu, Comunidades de Fundo de Pasto, Faxinalenses, Pescadores Artesanais, Marisqueiras, Ribeirinhos, Varjeiros, Caiçaras, Praieiros, Sertanejos, Jangadeiros, Ciganos, Açorianos, Campeiros, Varzanteiros, Pantaneiros, Geraizeiros, Veredeiros, Caatingueiros, Retireiros do Araguaia, entre outros.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente – FAQs – Desenvolvimento Rural – Povos e Comunidades Tradicionais.

Disponível em: <https://www.mma.gov.br/perguntasfrequentes.html?catid=16>. Acesso em: 22 out. 2019.

Texto 2

Imagina-se que a maior parte dos indígenas está na Amazônia, mas está, de fato, nas regiões Nordeste e Sudeste. Os povos indígenas somam, segundo o Censo IBGE 2010, 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país. A maior parte dessa população distribui-se por milhares de aldeias, situadas no interior de 723 Terras Indígenas, de norte a sul do território nacional.

Fonte: Povos Indígenas no Brasil/Instituto Socioambiental. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Quem_s%C3%A3o>. Acesso em: 22 out. 2019. 

Texto 3

As comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana –, que se autodefinem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. Estima-se que em todo o País existam mais de três mil comunidades quilombolas.

Fonte: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Disponível em: <http://www.incra.gov.br/quilombola>. Acesso em: 22 out. 2019.

1) Em seguida, copie e responda no seu caderno às questões A, B, C, D, E e F.

a) Compare as imagens 1 e 2. Há diferenças entre as paisagens? Justifique sua resposta.

b) Pesquise o significado de palavras, expressões e termos desconhecidos contidos nos textos 1, 2 e 3.

c) Como esses povos e comunidades contribuíram para essa diversidade paisagística em diferentes lugares?

d) As comunidades quilombolas não vivem isoladas e sofrem a influência da globalização e da urbanização. O contato com a modernidade, o acesso a modernas tecnologias, a proximidade com outros valores pode comprometer a própria identidade do quilombo. Você concorda com essas afirmações? Por quê?

e) Com relação ao seu lugar de vivência, é possível identificar contribuições dos povos e comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas entre outros) na produção e transformação das paisagens? Justifique sua resposta.

f) Escolha um exemplo de comunidade tradicional citada no texto 1 e pesquise as suas características e localização no território brasileiro. Registre as informações no caderno.

2) DESAFIO!

O desafio agora é pesquisar sobre os povos originários em diferentes lugares do mundo. Na primeira etapa, identifique um exemplo de povo originário de cada continente, descreva as suas principais características no caderno reproduzindo o quadro a seguir para facilitar o preenchimento e sistematização da pesquisa.

Continente

País

Povos originários

Principais características

Africano

 

 

 

 

 

 

Americano

 

 

 

 

 

 

Asiático

 

 

 

 

 

 

Europeu

 

 

 

 

 

 

Oceania

 

 

 

 

 

 

3) PESQUISA

Pesquise sobre os povos indígenas presentes no território paulista. Você poderá encontrar essas informações em livros didáticos e em diferentes sites na internet. No caderno, complemente a pesquisa com informações, dados e imagens que julgar pertinentes para contextualizar a pesquisa. Escolha 04 aldeias indígenas para preenchimento do quadro a seguir. Reproduzir o quadro a seguir no caderno, para facilitar o preenchimento e sistematização da pesquisa. 

Aldeias

Povo Indígena (etnia)

População

Município

Principais contribuições

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para contribuir com o desenvolvimento da pesquisa, indicamos o site Comissão Pró-Índio de São Paulo, que atua junto com índios e quilombolas para garantir seus direitos territoriais, culturais e políticos, procurando contribuir para o fortalecimento da democracia e o reconhecimento dos direitos das minorias étnicas. Disponível em: <http://cpisp.org.br/indios em-sao-paulo/terras-indigenas/terras-indigenasem-sao-paulo/>. Acesso em: 9 set. 2019.

Copie as questões no caderno, responda, tire foto e envie no 

e-mail regianed045@gmail.com

                              _____________________________________________________________________________________________

Atividades 26 a 29 de maio (Semana de estudos intensivos)                             

6º ano A e B (História- Joelma)

Entregar as atividades até dia 29 de maio.

Habilidade: (EF06HI01) -Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidade e rupturas).

A história e o tempo: Os seres humanos começaram a marcar a passagem do tempo por meio da OBSERVAÇÃO dos fenômenos naturais, da percepção dos períodos do tempo natural (dia e noite). A contagem do tempo levou ao SURGIMENTO DOS PRIMEIROS CALENDÁRIOS.

Tempo cronológico: É o tempo do relógio (segundos, minutos, horas, dias, meses, anos, séculos), do calendário.

Tempo Histórico: Considera fatores humanos (cultura, tecnologia, etc) para dividir o tempo.

Atividades para serem feitas no caderno, depois visto em sala de aula.

1) Como o tempo era marcado pelos seres humanos quando não havia relógios e calendários?

 

2) Preencha corretamente as lacunas.

a) O período de 12 meses é chamado de ____________.

b) O tempo______________ pode ser medido em minutos, horas, dias, anos, séculos.

c) O relógio é um instrumento de mediação do tempo em ____________, minutos e segundos.

d) O período de 1000 anos é chamado de ____________.

e) Século é o nome do período de ____________ anos.

 

3) Qual é a diferença entre o tempo cronológico e o tempo dos historiadores?

                                                                                                                             

 

                                                                   Bons estudos!








____________________________________________________________

Atividades projeto de vida prof Eliezer 6º B

Tema minha evolução na linha do tempo

Habilidades: reflexão sobre autoconhecimento, e mudanças referente aos dias atuais

Competências socioemocionais em foco: Empatia, Foco, Imaginação criativa.

Escreva em seu diário um texto das experiências que você adquiriu em 1 ano, incluindo os dias atuais do distanciamento devido o covid-19.

A questão é: Como eu me transformei.

_______________________________________________________


CIÊNCIAS

6ºA - Profª Ida Maria; 6ºB Profª Mileni


Habilidades: (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais, a partir da observação e da comparação das características e propriedades de diferentes materiais, por meio da execução de experimentos simples como mistura de água e sal, água e areia, dentre outros.

(EF06CI03) Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da investigação e identificação de processos de separação de materiais de uso cotidiano, bem como pesquisar sobre procedimentos específicos tais como a produção de sal de cozinha e a destilação do petróleo.


Misturas e Separação

1.     Resolva o caça palavras



Após resolver o caça-palavras, responda às questões  disponíveis no link:

https://forms.gle/3Yt2ZVRLhzoHigZa8


Caso precise relembrar o conteúdo para responder às questões, acesse: 

https://drive.google.com/file/d/18pHWWkece9w5CeA_T3fd_u7tIuMzzK9w/view?usp=sharing



Bons estudos!!

__________________________________________________________________

ELETIVA: ECOHORTA

Profª Mileni


Cartilha Horta Solidária

Para construir uma horta é preciso alguns conhecimentos sobre: como preparar o solo, como controlar pragas e como disponibilizar nutrientes.

Para começar a conhecer um pouco sobre o assunto, leia a cartilha confeccionada pela EMBRAPA da página 1 à 16 e anote em seu caderno as informações que considerar importantes.

Acesse a cartilha no link: https://drive.google.com/file/d/137w2E4pXIrfoxGhti___OCglUgp73cvB/view?usp=sharing


Envie as anotações feitas pelo email: promileni@gmail.com

Bons Estudos!!!!


__________________________________________________________

Atividades para os alunos dos 6º anos
para o período de 26/05 a 29/05

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS


Disciplina: ARTE

Professora: MICHELLE GUTHIERREZ


Tema/Conteúdo: Música

Habilidade: (EF06AR21) Explorar e analisar paisagem sonora, sons corporais e instrumentos musicais não convencionais e outros materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características dessas fontes e materiais sonoros.

Atividade 1-  Pesquise: O que é timbre?

Registre sua pesquisa em seu caderno de arte.


Atividade 2 -  Após assistir o vídeo: Descobrindo os instrumentos
 disponível em: 

registre em seu caderno quais instrumentos musicais apresentaram maior facilidade em ser percebido através do timbre.

________________________________________________________________


Eletivas 



 Professora: Maristela

 

 

Brincando com as cores

 

Habilidades: Conhecimento; Pensamento crítico e criativol; comunicação  visual

 ATIVIDADES :


Jogo Brincando com as Core. Faça  um jogo.

 



ASSIM QUE VOCÊ FIZER ENVIE AS FOTOS POR EMAIL: formentini2@gmail.com 

Não esqueça de mandar o nome com a serie ok!



Inglês   6º ano    26/05 a 29/05

Professora Eliane

Habilidades

(EF06LI09) Localizar informações específicas em um texto.

Copie e responda as atividades no caderno.

Você sabe o que é uma árvore genealógica e qual a sua importância? Observe a árvore genealógica da família Simpson .



Fonte: Livro Time to Share English, 6º ano, Editora Saraiva.

Árvore genealógica é uma forma de representar as pessoas que participaram e participam na formação de uma família.

1)     Complete o texto com as palavras abaixo.

brother (irmão)    daughter(filha)      grandparents (avós)      parents (pais)   

sisters (irmãs)

 

 

 The Simpsons’ family tree

      Abraham, Mona, Clancy and Jackie are my ___________. I’m the only grandson in this family. Homer and Marge are my _________. Lisa and Maggie are my _________. They’re Mona’s granddaughters. Herb is my uncle. He is my father’s _________. Ling is my cousin. She is my aunt Selma’s _______.

 

2)    Quem apresenta a família?

(   ) Lisa

(   ) Bart

     (   ) Maggie

 

3)    Relacione as colunas.

A)   Mother                  (   ) pai

          B)   Uncle                    (   ) prima (o)

  C)   Father                   (   ) mãe

  D)   Brother                  (   ) irmã

     E)   Sister                     (   ) irmão

F)   Cousin                   (   ) tio

          

           Enviar as atividades por e-mail.

      eliane.criss10e@gmail.com

 



Tecnologia 6º B  

Professora: Maristela

Videoaula sobre Fake News

https://youtu.be/HfkY0IYS52k

As chances de uma notícia falsa ser repassada são bem maiores que as de uma notícia verdadeira.

1- O que significa fake news?

2- Como funcionam as fake news?

3- De exemplos de consequências de fake news.

4-Como combater as fake news?


Enviar foto da atividade por email  : 
formentini2@gmail.com  não esqueça de por nome e serie 

_______________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA - 6º ANO B
PROFº JUNIOR

Leia e responda as questões abaixo.

Habilidade: Leitura e interpretação de texto

Dança de Rua

 

Nas décadas seguintes (30 e 40) outros ritmos de origem afro-americana, como o Blues e o Rhytm and Blues influenciaram a dança de rua. No fim dos anos 60, o cantor americano James Brown criou um novo ritmo que influenciou muito a dança de rua: o Soul (ritmo de origem afro-americana). Mais tarde, o funk (também de James Brown), a música Disco e o Rap também influenciaram a dança de rua. O Breaking surgiu na década de 80 como uma vertente da dança de rua, e foi disseminado pelo mundo rapidamente, tendo como principal precursor o americano Michael Jackson.

Mais do que um estilo de dança influenciado por vários ritmos, a dança de rua sempre foi associada à cultura e a identidade negra, sobretudo a partir da década de 70. Nesse período, o movimento que teve início com a dança se estendeu para outras manifestações culturais e artísticas, como a pintura, a poesia, o grafite e o visual (modo de se vestir, de andar, etc.). A esse novo estilo nascido nos guetos nova-iorquinos (Bronx, Brooklin e Harlem) deu-se o nome de Hip – Hop.

Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj’s e Mc’s, e Street Dance.

Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança).

 

Responda

1-    Quais ritmos de musicas influenciaram para a chegada do funk no Brasil?

2-    Quais outras manifestações culturais tiveram início na década de 70?

3-    Quais elementos culturais compõem o movimento hip – hop?

 __________________________

EDUCAÇÃO FÍSICA

6º ANO A

PROFº NIVALDO

Habilidades : Identificar princípios de competição e de cooperação em diferentes tipos de jogos.

Relacionar as capacidades físicas de velocidade, agilidade e flexibilidade ás praticas de aquecimento e alongamento.

 

Lista dos principais esportes coletivos no Mundo

·      Futebol

·      Futebol de Areia ou de Praia

·      Futebol Society

·      Vôlei de Quadra

·      Vôlei de Praia

·      Futevôlei

·      Basquete

·      Futsal

·      Handebol

·      Futebol Americano

·      Futebol Society

·      Rugby

·      Rugby de Praia ou de Areia

·      Beisebol

·      Peteca

·      Vela e Iatismo

·      Badminton

·      Críquete

·      Polo

·      Polo Aquático

·      Curling

·      Hóquei no Gelo

·      Paintball

   Bocha.

Atividade :

1 ) Escolha 5 modalidade Esportiva Acima e faço um apanhado geral da sua escolha.

Tais como:

A ) Historicamente ;B ) Principais regras ; C ) Como é praticado

2 ) Você conhece todos os Esportivo Coletivo acima? E quais que você não conhece? Quais deles que você nunca praticou?

3 ) Cite os principais músculos do Organismo Humano?  

4 ) Dentro do Esporte : O que é Agilidade, Flexibilidade e Velocidade?

5 ) O que é Alongamento e Aquecimento? Qual a importância de ser praticado antes de  qualquer Atividade Física?

 

__________________________

 

 TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – 6º A

Profª: Silvia Mara

Email   silviacandida@prof.educacao.sp.gov.br

Semana: 25/05/2020 a 29/05/2020

Habilidade: (EM13TEC28) Construir objetos usando equipamentos de fabricação digital, mobilizando conceitos de física, de engenharia e arte.

Conteúdo:   Cultura MaKer-Aprendendo a Fazer(

ORIENTAÇÕES

  • Organize o seu dia;
  • Estudar sempre no mesmo horário e respeite sua programação;
  • Desligue as redes sociais enquanto estuda;
  • Escolha um local silencioso e adequado para estudar;
  • E muito importante que desenvolva as atividades proposta pelo professor;
  • Entregar na data programada;  
  •  Ler com atenção as atividades propostas;
  •   Resolver no caderno colocando Nome, Série, Número e a Data e enumerando corretamente os exercícios;
  •   Assistir o vídeo do canal centro de mídias para maior entendimento tema trabalhado;
  • As atividades está disponível no Google Classroom.



__________________________________________________________

Prof. Eliezer ELETIVA, ALIMENTAÇAO SALDAVEL

acesse esse link

Com base nessa pirâmide de 2 exemplos de:

Alimentos energéticos extra.

Alimentos construtores.

Alimento reguladores.

Alimentos energéticos.

Enviar para email

profeliezer@yahoo.com