para o período de 26/05 a 29/05
DIFERENTES
GRUPOS SOCIAIS NA PRODUÇÃO DA PAISAGEM
Unidade
Temática: Sujeito e seu lugar no mundo.
Objeto
do Conhecimento: Identidade sociocultural.
Habilidades
do Currículo Paulista de Geografia: (EF06GE02)
Analisar e comparar modificações de paisagens por diferentes tipos de
sociedades, com destaque para os povos originários e comunidades tradicionais
em diferentes lugares; (EF06GE14*) Analisar o papel de grupos sociais com
destaque para quilombolas, indígenas, entre outros, na produção da paisagem, do
lugar e do espaço geográfico em diferentes tempos.
ATIVIDADE
- Análise de imagens e textos –
povosoriginários e comunidades tradicionais e asmodificações das paisagens
A geógrafa Helena Copetti Callai destaca que “os
laços locais são significativamente culturais, demonstram a vida, as formas de
fazer as coisas, de tratar da natureza, de construir os espaços”. Partindo
dessa afirmação, analise as imagens 1 e 2, que apresentam exemplos e paisagens
produzidas por diferentes tipos de sociedades, com destaque para os povos
originários e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas) presentes no
território brasileiro.
Agora leia os textos 1 e 2 para ampliar seu repertório acerca da
definição de povos originários e comunidades tradicionais ( PCTs) e da atuação
de diferentes grupos sociais na produção da paisagem e nas transformações dos
lugares e do espaço geográfico.
Texto 1
Como são definidos e quem são os povos e
comunidades tradicionais (PCTs)? De acordo com o estabelecido pelo Decreto nº
6.040, de 07 de fevereiro de 200718, os PCTs são: Grupos culturalmente
diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de
organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como
condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e
econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e
transmitidos pela tradição. Há uma grande sociodiversidade entre os PCTs do
Brasil; entre eles estão os Povos Indígenas, Quilombolas, Seringueiros,
Castanheiros, Quebradeiras de coco-de-babaçu, Comunidades de Fundo de Pasto,
Faxinalenses, Pescadores Artesanais, Marisqueiras, Ribeirinhos, Varjeiros, Caiçaras,
Praieiros, Sertanejos, Jangadeiros, Ciganos, Açorianos, Campeiros,
Varzanteiros, Pantaneiros, Geraizeiros, Veredeiros, Caatingueiros, Retireiros
do Araguaia, entre outros.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente – FAQs –
Desenvolvimento Rural – Povos e Comunidades Tradicionais.
Disponível em:
<https://www.mma.gov.br/perguntasfrequentes.html?catid=16>. Acesso em: 22
out. 2019.
Texto
2
Imagina-se que a maior parte dos indígenas está na Amazônia, mas está,
de fato, nas regiões Nordeste e Sudeste. Os povos indígenas somam, segundo o
Censo IBGE 2010, 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em
áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do
país. A maior parte dessa população distribui-se por milhares de aldeias,
situadas no interior de 723 Terras Indígenas, de norte a sul do território
nacional.
Fonte: Povos Indígenas no Brasil/Instituto Socioambiental. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Quem_s%C3%A3o>. Acesso em: 22 out. 2019.
Texto 3
As comunidades
quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população
negra rural ou urbana –, que se autodefinem a partir das relações específicas
com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e
práticas culturais próprias. Estima-se que em todo o País existam mais de três
mil comunidades quilombolas.
Fonte: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Disponível em: <http://www.incra.gov.br/quilombola>. Acesso em: 22
out. 2019.
1) Em seguida, copie e responda no seu
caderno às questões A, B, C, D, E e F.
a) Compare
as imagens 1 e 2. Há diferenças entre as paisagens? Justifique sua resposta.
b) Pesquise
o significado de palavras, expressões e termos desconhecidos contidos nos textos
1, 2 e 3.
c) Como esses
povos e comunidades contribuíram para essa diversidade paisagística em diferentes
lugares?
d) As
comunidades quilombolas não vivem isoladas e sofrem a influência da
globalização e da urbanização. O contato com a modernidade, o acesso a modernas
tecnologias, a proximidade com outros valores pode comprometer a própria
identidade do quilombo. Você concorda com essas afirmações? Por quê?
e) Com
relação ao seu lugar de vivência, é possível identificar contribuições dos
povos e comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas entre outros) na
produção e transformação das paisagens? Justifique sua resposta.
f) Escolha
um exemplo de comunidade tradicional citada no texto 1 e pesquise as suas características
e localização no território brasileiro. Registre as informações no caderno.
2) DESAFIO!
O desafio
agora é pesquisar sobre os povos originários em diferentes lugares do mundo. Na
primeira etapa, identifique um exemplo de povo originário de cada continente,
descreva as suas principais características no caderno reproduzindo o quadro a
seguir para facilitar o preenchimento e sistematização da pesquisa.
Continente |
País |
Povos originários |
Principais
características |
Africano |
|
|
|
Americano |
|
|
|
Asiático |
|
|
|
Europeu |
|
|
|
Oceania |
|
|
|
3) PESQUISA
Pesquise sobre os povos indígenas presentes no território paulista. Você poderá encontrar essas informações em livros didáticos e em diferentes sites na internet. No caderno, complemente a pesquisa com informações, dados e imagens que julgar pertinentes para contextualizar a pesquisa. Escolha 04 aldeias indígenas para preenchimento do quadro a seguir. Reproduzir o quadro a seguir no caderno, para facilitar o preenchimento e sistematização da pesquisa.
Aldeias |
Povo Indígena (etnia) |
População |
Município |
Principais contribuições |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Para
contribuir com o desenvolvimento da pesquisa, indicamos o site Comissão
Pró-Índio de São Paulo, que atua junto com índios e quilombolas para garantir
seus direitos territoriais, culturais e políticos, procurando contribuir para o
fortalecimento da democracia e o reconhecimento dos direitos das minorias
étnicas. Disponível em: <http://cpisp.org.br/indios em-sao-paulo/terras-indigenas/terras-indigenasem-sao-paulo/>.
Acesso em: 9 set. 2019.
Copie as questões no caderno, responda, tire foto e envie no
e-mail regianed045@gmail.com
_____________________________________________________________________________________________
Atividades 26 a 29 de maio (Semana de
estudos intensivos)
6º ano A e B (História- Joelma)
Entregar
as atividades até dia 29 de maio.
Habilidade: (EF06HI01) -Identificar diferentes formas de
compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos
(continuidade e rupturas).
A história e o tempo: Os seres humanos começaram a marcar a
passagem do tempo por meio da OBSERVAÇÃO dos fenômenos naturais, da percepção
dos períodos do tempo natural (dia e noite). A contagem do tempo levou ao
SURGIMENTO DOS PRIMEIROS CALENDÁRIOS.
Tempo cronológico: É o tempo do relógio (segundos, minutos,
horas, dias, meses, anos, séculos), do calendário.
Tempo Histórico: Considera fatores humanos (cultura,
tecnologia, etc) para dividir o tempo.
Atividades para serem feitas no caderno, depois visto em sala de aula.
1) Como o tempo era marcado pelos seres humanos quando não
havia relógios e calendários?
2) Preencha corretamente as lacunas.
a) O período de 12 meses é chamado de ____________.
b) O tempo______________ pode ser medido em minutos, horas,
dias, anos, séculos.
c) O relógio é um instrumento de mediação do tempo em
____________, minutos e segundos.
d) O período de 1000 anos é chamado de ____________.
e) Século é o nome do período de ____________ anos.
3) Qual é a diferença entre o tempo cronológico e o tempo
dos historiadores?
Bons estudos!
Atividades projeto de vida prof Eliezer 6º B
Tema minha evolução na linha do tempo
Habilidades: reflexão sobre autoconhecimento, e mudanças
referente aos dias atuais
Competências socioemocionais em foco: Empatia, Foco,
Imaginação criativa.
Escreva em seu diário um texto das experiências que você
adquiriu em 1 ano, incluindo os dias atuais do distanciamento devido o covid-19.
A questão é: Como eu me transformei.
(EF06CI03)
Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas
heterogêneos a partir da investigação e identificação de processos de separação
de materiais de uso cotidiano, bem como pesquisar sobre procedimentos
específicos tais como a produção de sal de cozinha e a destilação do petróleo.
Misturas
e Separação
1.
Resolva o caça palavras
Após resolver o caça-palavras, responda às questões disponíveis no link:
https://forms.gle/3Yt2ZVRLhzoHigZa8
Caso precise relembrar o conteúdo para responder às questões, acesse:
https://drive.google.com/file/d/18pHWWkece9w5CeA_T3fd_u7tIuMzzK9w/view?usp=sharing
Bons estudos!!
__________________________________________________________________
ELETIVA: ECOHORTA
Profª Mileni
Cartilha Horta Solidária
Para construir uma horta é preciso alguns conhecimentos sobre: como preparar o solo, como controlar pragas e como disponibilizar nutrientes.
Para começar a conhecer um pouco sobre o assunto, leia a cartilha confeccionada pela EMBRAPA da página 1 à 16 e anote em seu caderno as informações que considerar importantes.
Acesse a cartilha no link: https://drive.google.com/file/d/137w2E4pXIrfoxGhti___OCglUgp73cvB/view?usp=sharing
Envie as anotações feitas pelo email: promileni@gmail.com
Bons Estudos!!!!
para o período de 26/05 a 29/05
Eletivas
Professora: Maristela
Brincando
com as cores
Habilidades: Conhecimento; Pensamento
crítico e criativol; comunicação visual
ATIVIDADES :
Jogo Brincando com as Core. Faça um jogo.
ASSIM QUE VOCÊ FIZER
ENVIE AS FOTOS POR EMAIL: formentini2@gmail.com
Não esqueça de mandar o nome com a serie
ok!
Inglês 6º ano 26/05 a 29/05
Professora Eliane
Habilidades
(EF06LI09) Localizar informações específicas em um texto.
Copie e responda as atividades no caderno.
Você sabe o que é uma árvore genealógica e qual a sua
importância? Observe a árvore genealógica da família Simpson .
Fonte: Livro Time to Share English, 6º ano, Editora
Saraiva.
Árvore genealógica é uma forma de representar as pessoas
que participaram e participam na formação de uma família.
1) Complete o texto com as palavras abaixo.
brother
(irmão) daughter(filha) grandparents (avós) parents (pais) sisters
(irmãs)
|
The Simpsons’
family tree
Abraham,
Mona, Clancy and Jackie are my ___________. I’m the only grandson in this family.
Homer and Marge are my _________. Lisa and Maggie are my _________. They’re
Mona’s granddaughters. Herb is my uncle. He is my father’s _________. Ling is
my cousin. She is my aunt Selma’s _______.
2) Quem
apresenta a família?
(
) Lisa
(
) Bart
(
) Maggie
3) Relacione
as colunas.
A) Mother ( ) pai
B) Uncle ( ) prima (o)
C) Father ( ) mãe
D) Brother ( ) irmã
E) Sister ( ) irmão
F) Cousin ( ) tio
Enviar
as atividades por e-mail.
eliane.criss10e@gmail.com
Tecnologia 6º B
Professora: Maristela
Videoaula sobre Fake News
1- O que significa fake news?
3- De exemplos de consequências de fake news.
4-Como combater as fake news?
Leia e responda as questões abaixo.
Habilidade: Leitura e interpretação de texto
Dança de Rua
Nas décadas
seguintes (30 e 40) outros ritmos de origem afro-americana, como o Blues e o
Rhytm and Blues influenciaram a dança de rua. No fim dos anos 60, o cantor
americano James Brown criou um novo ritmo que influenciou muito a dança de rua:
o Soul (ritmo de origem afro-americana). Mais tarde, o funk (também de James
Brown), a música Disco e o Rap também influenciaram a dança de rua. O Breaking
surgiu na década de 80 como uma vertente da dança de rua, e foi disseminado
pelo mundo rapidamente, tendo como principal precursor o americano Michael
Jackson.
Mais do que
um estilo de dança influenciado por vários ritmos, a dança de rua sempre foi
associada à cultura e a identidade negra, sobretudo a partir da década de 70.
Nesse período, o movimento que teve início com a dança se estendeu para outras
manifestações culturais e artísticas, como a pintura, a poesia, o grafite e o
visual (modo de se vestir, de andar, etc.). A esse novo estilo nascido nos
guetos nova-iorquinos (Bronx, Brooklin e Harlem) deu-se o nome de Hip – Hop.
Os quatro
elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e
poesia), grafites (assinaturas), Dj’s e Mc’s, e Street Dance.
Alguns
autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural,
de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança).
Responda
1-
Quais ritmos de musicas influenciaram para a chegada do funk no
Brasil?
2-
Quais outras manifestações culturais tiveram início na década de
70?
3-
Quais elementos culturais compõem o movimento hip – hop?
__________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA
6º ANO A
PROFº NIVALDO
Habilidades : Identificar
princípios de competição e de cooperação em diferentes tipos de jogos.
Relacionar as capacidades físicas de velocidade, agilidade e
flexibilidade ás praticas de aquecimento e alongamento.
Lista dos principais esportes coletivos no Mundo
· Futebol
· Futebol de Areia ou
de Praia
· Futebol Society
· Vôlei de Quadra
· Vôlei de Praia
· Futevôlei
· Basquete
· Futsal
· Handebol
· Futebol Americano
· Futebol Society
· Rugby
· Rugby de Praia ou
de Areia
· Beisebol
· Peteca
· Vela e Iatismo
· Badminton
· Críquete
· Polo
· Polo Aquático
· Curling
· Hóquei no Gelo
· Paintball
Bocha.
Atividade :
1 ) Escolha 5 modalidade Esportiva Acima e faço um apanhado geral da sua
escolha.
Tais como:
A ) Historicamente ;B ) Principais regras ; C ) Como é praticado
2 ) Você conhece todos os Esportivo Coletivo acima? E quais que você não
conhece? Quais deles que você nunca praticou?
3 ) Cite os principais músculos do Organismo Humano?
4 ) Dentro do Esporte : O que é Agilidade,
Flexibilidade e Velocidade?
5 ) O que é Alongamento e Aquecimento? Qual a
importância de ser praticado antes de
qualquer Atividade Física?
__________________________
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – 6º A
Profª: Silvia Mara
Email silviacandida@prof.educacao.sp.gov.br
Semana: 25/05/2020 a 29/05/2020
Habilidade: (EM13TEC28) Construir objetos usando equipamentos de fabricação digital, mobilizando conceitos de física, de engenharia e arte.
Conteúdo: Cultura MaKer-Aprendendo a Fazer(
ORIENTAÇÕES
- Organize o seu dia;
- Estudar sempre no mesmo horário e respeite sua programação;
- Desligue as redes sociais enquanto estuda;
- Escolha um local silencioso e adequado para estudar;
- E muito importante que desenvolva as atividades proposta pelo professor;
- Entregar na data programada;
- Ler com atenção as atividades propostas;
- Resolver no caderno colocando Nome, Série, Número e a Data e enumerando corretamente os exercícios;
- Assistir o vídeo do canal centro de mídias para maior entendimento tema trabalhado;
- As atividades está disponível no Google Classroom.
Prof.
Eliezer ELETIVA, ALIMENTAÇAO SALDAVEL
Com base
nessa pirâmide de 2 exemplos de:
Alimentos
energéticos extra.
Alimentos
construtores.
Alimento
reguladores.
Alimentos
energéticos.
Enviar para
email