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PSICOLOGIA VIVA

19 março, 2020

3ª Série

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO  
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Cristiane – Geografia
nome  ­­­­­­­­_____________________________________ n: ___ Série:3º A, B e C ______

As atividades de Geografia devem ser enviadas por E- mail;cristianeregynac@gmail.com

Habilidade: Currículo do Estado de São Paulo: Analisar situações representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente; Identificar os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana. Competências Gerais da BNCC: C7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta; C9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Regionalização socioeconômica do espaço mundial
Na regionalização socioeconômica do espaço mundial, temos a classificação dos territórios com base no nível de desenvolvimento.
Existem diversas formas de se regionalizar o espaço geográfico, haja vista que as regiões nada mais são do que as classificações observadas pelo intelecto humano sobre o espaço geográfico. Assim, existem regiões adotadas subjetivamente pelas pessoas no meio cotidiano e regiões elaboradas a partir de critérios científicos, que obedecem a pré-requisitos e conceitos de ordem natural ou social.
A regionalização socioeconômica do espaço mundial é, pois, uma forma de realizar uma divisão entre os diferentes países com base no nível de desenvolvimento no âmbito do capitalismo contemporâneo. Basicamente, trata-se de uma atualização da chamada “Teoria dos Mundos”, que regionalizava o planeta com base em países de primeiro mundo (capitalistas desenvolvidos), segundo mundo (de economia planificada ou “socialistas”) e terceiro mundo (capitalistas subdesenvolvidos). No caso da regionalização socioeconômica, considera-se apenas a existência do primeiro e terceiro mundos, haja vista que a perspectiva socialista ou planificada não possui mais abertura no plano internacional após a queda do Muro de Berlim.
Essa regionalização classifica os países em dois principais grupos: de um lado, os países do norte desenvolvido; de outro, os países do sul subdesenvolvido. Por isso, muitos chamam essa divisão de regionalização norte-sul.
Posto isso, considera-se que a maior parte dos países ricos encontra-se situada nas terras emersas posicionadas mais ao norte do globo, enquanto os países pobres estão majoritariamente no sul. No entanto, essa divisão não segue à risca a delimitação cartográfica do planeta, havendo aqueles países centrais no hemisfério sul, como é o caso da Austrália, e países periféricos no hemisfério norte, a exemplo da China.
Observe a imagem a seguir:



Regionalização socioeconômica do espaço mundial - Brasil Escola




Representação da divisão dos países com base em critérios socioeconômicos
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É importante observar que, além de ser muito abrangente, essa forma de regionalização do espaço geográfico mundial possui uma série de limitações. A principal delas é a de não evidenciar a heterogeneidade existente entre os países de um mesmo grupo na classificação. Os países do norte desenvolvido, por exemplo, apresentam-se com as mais diversas perspectivas, havendo aqueles considerados como “potências”, a exemplo dos Estados Unidos, da Alemanha e outros, e aqueles considerados limitados economicamente ou que sofrem crises recentes, tais como Portugal, Grécia, Rússia e Itália.
Já entre os países do sul subdesenvolvido, também existem evidentes distinções. Por um lado, há aqueles países pouco ou não industrializados, como economias centradas no setor primário basicamente, e, por outro lado, aqueles países ditos “emergentes” ou “subdesenvolvidos industrializados”, tais como o BRICS (exceto a Rússia), os Tigres Asiáticos e outros. Alguns deles, como a China, possuem economias muito avançadas em termos de produção e geração de riquezas, porém sofrem com condições sociais limitadas, má distribuição de renda, analfabetismo, pobreza e problemas diversos.
Entender a dinâmica do espaço mundial, mesmo que em uma perspectiva específica, é uma tarefa bastante complicada, de forma que as generalizações tendem ao erro. No entanto, a regionalização norte-sul é importante no sentido de nos dar uma orientação geral sobre o nível de desenvolvimento social e econômico dos países e das populações nas diferentes partes do planeta. Assim, constrói-se uma base sobre a qual é possível nos aprofundarmos em termos de estudos e conhecimentos para melhor caracterizar as relações socioespaciais no plano político e econômico internacional.
Acessar; https://www.youtube.com/watch?v=vhcbc-KgMAg
Atividade

1) O que é regionalização do espaço?
2) Para que serve a Regionalização do Espaço Mundial?
3) Quais os critérios de regionalização?
4) Quais são os tipos de Regionalização do mundo?
5) Qual o objetivo de regionalizar o espaço geográfico?
6) Quais são as vantagens e importância de se regionalizar o espaço?
7) O que é regionalização de exemplos?
8) Elaborar. Uma dissertação relacionando Texto e  Vídeo; Regionalização do espaço geográfico Mundial. (Mínimo 20 linhas)





Caro alunos e familiares, nesse momento de pandemia a suspensão das aulas é uma medida preventiva. Aqui os alunos encontrarão atividades para serem realizadas em sua casa, fazendo o registro em seu caderno para que no retorno das aulas ou futuras mudanças seja entregue a seu professor.

É o momento de exercer o Protagonismo.

Contamos com o apoio de todos. 


Link caderno do aluno:
 https://drive.google.com/open?id=1Rs0azpRxRJwetkep35TCBPnCWZpbjWaR 


Acesso a aulas para se preparar para o ENEM, 100% online e gratuito: 


Acesso livre: https://bit.ly/2QBBNRD


Aulas liberadas ENEM: http://bit.ly/2IKiocF



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1 - Baixar o aplicativo Centro de Mídias SP na Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=tv.ip.edusp) ou Apple Store *(https://apps.apple.com/br/app/cmsp/id1504204115).

2 - Se autenticar no aplicativo usando o mesmo login e senha da SED


3 - Acessar o "Canal de Gestão” que será visualizado logo após a realização do login.



O Governo de São Paulo também fechou um contrato com a TV Cultura, que transmitirá as aulas por meio do Canal digital 2.3 – TV Educação.


História (Todas as atividades serão realizadas no caderno)

 Atividade 1: Fazer uma pesquisa sobre o Imperialismo.

Atividade 2: Observe as charges e elabore um texto sobre o tema: (Imperialismo)
        

Atividade 3:
1)Leia o trecho:
“A colonização portuguesa e espanhola do século XVI havia se limitado quase que exclusivamente à América. No século XIX, porém, a necessidade de expansão dos mercados consumidores de produtos manufaturados e de controle sobre as regiões fornecedoras de matéria-prima deu início a nova corrida colonial, empreendida principalmente pelas potências industriais da Europa.”  (Piletti, Nelson / Arruda, José Jobson de A. Toda a História: História Geral e História do Brasil. Ed. Ática – São Paulo, 2006.p, 298.)
Explique a diferença fundamental entre o colonialismo europeu exercido no século XVI e o neocolonialismo exercido no século XIX.___________________________________


Assinale a alternativa correta:
2) A política imperialista consistia na busca, principalmente, de novos mercados consumidores para os países industrializados e foi assim que vários países da África e da Ásia sofreram com a prática da neocolonização nos séculos XIX e XX. Portanto, sobre a justificativa construída pelas potências europeias para invadir as nações do continente africano e asiático é correto dizer que:
A) As potências europeias justificavam a invasão nos países periféricos afirmando que essa ação contribuiria para o desenvolvimento industrial e que incentivaria a adoção de um regime socialista nos países asiáticos.
B) As principais alegações utilizadas na prática do Imperialismo foram as teorias darwinistas que defendiam a superioridade cultural dos países europeus, sendo eles os países que levariam o progresso e o desenvolvimento social para os países da África e da Ásia através da missão civilizadora.
C) Uma das justificativas era que os europeus aprenderiam técnicas industriais com os africanos e asiáticos, o que acarretaria no desenvolvimento econômico e científico dos países desenvolvidos. 
D) O fardo do homem branco era uma das legitimações europeias durante a política imperialista. Esse fardo consistia numa missão que contribuiria para o desenvolvimento industrial dos países africanos e asiáticos, gerando assim o crescimento da burguesia local, fazendo com que os países não desenvolvidos tivessem suas próprias indústrias.

3) A expansão capitalista no século XIX ficou conhecida como imperialismo, e o domínio dos países europeus sobre a África e a Ásia foi denominado neocolonialismo. Sobre o resultado da junção desses dois fenômenos – o imperialismo e o colonialismo – na África e na Ásia, é correto afirmar que:
A) O imperialismo e o neocolonialismo ajudaram os povos africanos e asiáticos a saírem de seu atraso secular, possibilitando-lhes o acesso ao progresso.
B) A segunda Revolução Industrial, o capitalismo monopolista e os ideais de progresso estão associados ao imperialismo, ao neocolonialismo e ao completo domínio dos Estados Unidos, no final do século XIX.
C) A maior beneficiária de todo o domínio imperialista e do neocolonialismo na Ásia e África foi a classe operária, em face do pleno emprego da indústria.
D) Através do imperialismo e do neocolonialismo, as elites econômicas e políticas inglesas construíram a imagem de que eram o modelo de cultura e civilização a ser imitado em todo o mundo.

HISTÓRIA PARA  2ª SEMANA


1)Responda as atividades acessando o link: 

 2) Fazer um pesquisa : A Primeira Guerra Mundial



GEOGRAFIA


Habilidade. Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões conflitos e múltiplas regionalização.
Pesquisar. Tema: Trabalho
1.       Com roteiro a ser seguido; Folha de rosto, sumario, introdução desenvolvimento e conclusão (na conclusão posicionamento do aluno.)
2.       Conteúdo: Território nacional;
3.       Estado ( O papel do Estado na produção do espaço geográfico);
4.       O mundo sem fronteiras do capital a transnacional (as multinacionais).
5.       O mundo com fronteiras do trabalho (as migrações internacionais).




Etapa 2

Tema: AS grandes guerras e a reorganização do espaço mundial
. O imperialismo e a Primeira Guerra Mundial;
. A revolução Russa;
. A crise no período entre guerras;
. A segunda Guerra Mundial;
Todos os idem citados a cima, precisa conter contexto histórico, mapas de localização com destaque nos países envolvidos, objetivos de cada guerra, se foram ou não alcançados.
Observação; elaborar um texto sobre: Da paz a Guerra
Ler sobre A conferência de Bretton Woods


Atividade.
1)O que é o nacionalismo?
2) O que foi a conferencia de Berlin?
3) Quais foram as principais consequências da Primeira Guerra Mundial?
4) Como formaram a Tríplice Entente e Tríplice aliança?
 5) Cite as principais características da crise econômica ocorrida no período entre guerras?
6) Quais foram as principais causas da segunda Guerra Mundial ?
7)Indique os fatores que contribuíram para o fim da Segunda Guerra Mundial?

   1)      “A Grande Guerra de 1914 foi uma consequência da remobilização contemporânea dos anciens regimes da Europa. Embora perdendo terreno para as forças do capitalismo industrial, as forças da antiga ordem ainda estavam suficientemente dispostas e poderosas para resistir e retardar o curso da história, se necessário recorrendo à violência. A Grande Guerra foi antes a expressão da decadência e queda da antiga ordem, lutando para prolongar sua vida, que do explosivo crescimento do capitalismo industrial, resolvido a impor a sua primazia. Por toda a Europa, a partir de 1917, as pressões de uma guerra prolongada afinal abalaram e romperam os alicerces da velha ordem entrincheirada, que havia sido sua incubadora. Mesmo assim, à exceção da Rússia, onde se desmoronou o antigo regime mais obstinado e tradicional, após 1918 – 1919, as forças da permanência se recobraram o suficiente para agravar a crise geral da Europa, promover o fascismo e contribuir para retomada da guerra total em 1939.”
(MAYER, A. A força da tradição: a persistência do Antigo Regime. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 13-14.)
De acordo com o texto, do resultou que a Primeira Guerra Mundial? Explique.
  Etapa 3
Elabore uma linha do tempo com os acontecimentos da Primeira, Segunda Guerra Mundial.
Fazer conclusão quem foram os vencedores da guerra, o que pude entender com essas atividades.

Consultar livro didáticos
Internet,

Livros paradidáticos;

QUÍMICA

              Professora: Maristela – Disciplina Química   



1-    Qual Composição do ar?

2) Quais são os gases que são  formado na atmosfera?


       3 – O que é destilação Fracionada? De exemplos de uma destilação fracionada.
 

4 - Explique como funcionam as variáveis (estado de agregação, temperatura, pressão, concentração e catalisador) que podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformação química;


   5-  . O que explica a  energia de colisão como fatores determinantes para que ocorra uma colisão efetiva.?



FÍSICA

A PRESSÃO ATMOSFÉRICA EM VÊNUS
     Usando um barômetro, verificamos que, ao nível do mar, a pressão equivale a 76 centímetros de mercúrio. Se mergulharmos o barômetro na água do oceano, a pressão será maior, pois além do peso do ar, ele terá sobre si o peso da água.
     A cada 10 metros que afundamos o barômetro no oceano, a pressão aumentará 76 centímetros. Assim, a 10 metros de profundidade na água, a pressão total atinge 152 centímetros (76 causados pelo ar e 76, pela água). A 100 metros de profundidade, a pressão é altíssima, por volta de 836 centímetros (11 vezes maior que aquela ao nível do mar), chegando ao limite que um ser humano pode suportar.
    Vênus é o segundo planeta em distância do Sol. A terra, nosso planeta, ocupa o terceiro lugar. A atmosfera de Vênus é tão densa que nem com o melhor dos telescópios conseguimos, daqui da Terra, enxergar sua superfície.
     Essa grande densidade provoca uma enorme pressão atmosférica. Lá, ela atinge um valor 90 vezes maior que na Terra, muito além do suportável por nós, e equivalente a uma profundidade de aproximadamente 900 metros no mar.
     Os cientistas da Nasa enviaram algumas sondas a Vênus, que conseguiram penetrar na atmosfera venusiana e mandar importantes informações para a Terra, antes de serem esmagadas pela forte pressão. Outras conseguiram a incrível proeza de descer até a superfície e enviar as primeiras fotos do solo desse planeta. Mais recentemente os americanos também enviaram missões bem-sucedidas a Vênus e conseguiram mapear sua superfície.

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1) A pressão atmosférica ao nível do mar é de 76 centímetros de mercúrio. Qual será a pressão a 30 metros de profundidade no mar?
R:



2) Qual é aproximadamente o limite de profundidade que um ser humano pode suportar no oceano?
R:




3) Por que não conseguimos ver a superfície de Vênus da Terra, mesmo usando o melhor dos telescópios?
R:




4) Por que as sondas espaciais enviadas a Vênus funcionaram por pouco tempo?
R:




5) Por que a pressão dentro do mar é maior do que no nível do mar?

R:


LÍNGUA PORTUGUESA


DEFESA DO CONSUMIDOR REPROVA COMBOS DE FAST-FOOD
Estudo do Instituto de defesa do Consumidor mostra que refeições do tipo combo – lanche, acompanhamento e bebida – vendidas em redes de fast-food podem conter 70% da quantidade de gordura saturada e sal recomendados para o consumo diário, além de grandes concentrações de gorduras trans.                                               Fonte: DEFESA do consumidor… O Estado de S. Paulo, São Paulo, 08 de agosto de 2008, p. A 17. (Fragmento)
1-       No texto, a expressão além de pode ser substituída, sem alteração do sentido do texto, por:
(A)    mas. (B) bem como. (C) embora. (D) em virtude de. (E) desde que.
Leia o texto e responda à questão.      Conversa de menino Rachel de Queiroz
 Amanheceu aberta uma rosa, uma rosa grande e rubra, na roseira do meu jardim. Modesto jardim à moda antiga, um pedaço de grama, um pé de manacá, um coqueiro-anão, um jasmim-do-cabo, algumas roseiras. Nem jardim propriamente é. Mas para o meninozinho que nasceu num décimo-primeiro andar, que tem  pai comerciário e mãe oficial administrativo – para aquele garoto o meu jardim é um parque, um reino. Ele mal foi saltando do carro, juntou as mãozinhas, riu e disse que lá estava um balãozinho de papel encarnado em cima daquela planta. A mãe que tem hábitos pedagógicos, logo explicou que aquilo era uma rosa numa roseira. O menino entretanto não concordou, disse que só era então um “balão de roseira”. E quando insistiram em que se tratava de uma flor, o rapaz perdeu a paciência: “Flor é pequenininho, e só dá na feira”. Nativo da Zona Sul, natural que pense que as flores e os legumes nascem nas barracas.
Depois entrou em casa: entrou e parece que não gostou ou não entendeu. Foi perguntando onde é que ficava o elevador. E sabendo que não havia elevador, indagou como é que se ia para cima. Nós explicamos que não havia lá em cima. Ele ficou completamente perplexo e quis saber onde é que o povo morava. [...]
2-       A perplexidade do menino deve-se ao fato de que:


(A) a mãe não conseguiu explicar o que é uma flor.
(B) ele não conhece aspectos da vida no campo.
(C) ele nunca havia estado em um jardim antes.
(D) a mãe também explicou que não havia elevador.



3-       Leia o texto e responda à questão.
CIENTISTAS ESTÃO PRESTES A CRIAR UMA FORMA DE VIDA DO ZERO EM LABORATÓRIO, PARA TENTAR ENTENDER COMO SURGIRAM OS PRIMEIROS SERES NA TERRA, EM TEMPOS IMEMORIAIS

A toda hora voltam as velhas perguntas: de onde viemos? Para onde vamos? Um experimento inédito em curso na Escola de Medicina da Universidade de Harvard está tentando criar uma vida... do nada. O trabalho, conduzido pelo biólogo molecular Jack Szostak, não tem nada a ver com as pesquisas genéticas do Craig Venter, um dos responsáveis pelo mapeamento do genoma humano. As experiências de Venter com o DNA partem de formas de vida já conhecidas, como bactérias. Já o trabalho de Jack pretende recriar as condições em que a vida se formou, no nível mais básico, a partir do zero. Mas não será isso brincar de Deus? A ciência tem como característica empurrar um pouco os limites da ética. Caberá à sociedade discutir depois se isso é bom ou não para si.                                                  (André Machado. Cientistas estão prestes a criar... O Globo, 22.09.2008. Adaptado)

No último parágrafo do texto, o pronome pessoal “si” tem como referente a palavra
(A)    característica. (B) ciência. (C) ética. (D) pesquisa. (E) sociedade.
Leia o texto e responda à questão. Fragmentos de palha incinerada se amalgamam com o suor dos rostos e desenham máscaras escuras. A cor predominante dos canavieiros, de banho tomado, não muda.
São negros - a soma de “pretos” e “pardos” - 63,7% dos trabalhadores no cultivo da cana no país. A proporção supera os 43,4% de negros na PEA (população economicamente ativa) e os 55% na PEA rural.
A característica se repete em São Paulo, onde a presença negra na labuta da cana beira os 49%, o equivalente a 76% mais que na PEA geral do Estado e 54% mais que na sua fração do campo - conforme o censo de 2000, em dados colecionados pelo economista Marcelo Paixão (UFRJ). Os números frios ganham vida nas plantações. De perto o canavial e mesmo negro, como eram os escravos que no Brasil moviam as moendas de cana, como documentou aquarela de Jean-Baptiste Debret em 1822. Ou, em gravura de William Clark de meses depois, os cativos que decepavam com facão a cana em Antígua.
Em meio ao canavial, o cortador cuida do seu “eito”. “Não paro até acabar o meu eito”, conta um. O dicionário define eito como “plantação em que os escravos trabalhavam”.
No interior paulista, evoca-se a história. Em Dois Córregos, um migrante pernambucano sobrevive em uma espécie de cortiço na rua 13 de Maio. Em Guariba, uma habitação degradada de cortadores maranhenses fica na avenida Princesa lsabel.

4-       Nessa matéria jornalística ocorrem várias referências a textos, autores e produtos culturais utilizadas como ilustração daquilo que está sendo afirmado. Nos dois últimos parágrafos, as referências ao linguajar dos trabalhadores, aos nomes das ruas onde moram e suas condições de moradia, relacionadas ao conjunto do texto, remetem o leitor a um texto histórico bastante conhecido, que é a lei
 a. da proclamação da República.       b. do voto obrigatório.          c. da libertação dos escravos.           d. da anistia política.


5-       Antítese é um recurso expressivo que consiste em apresentar, em um mesmo texto, palavras de sentido contrário. No poema de Hilda Hilst, antíteses são usadas para retratar a morte como algo formado por opostos. É o que ocorre com o par de palavras:


a. Fundo/alto.
b. Calada/nova.
c. Amada/bem-vinda.
d. Atadura/ferraduras.


Canto Triste
Vinicius de Moraes e Edu Lobo


Porque sempre foste a primavera em minha vida
Volta pra mim
Desponta novamente no meu canto
Eu te amo tanto mais, te quero tanto mais
Há tanto tempo faz
Partiste
Como a primavera que também te viu partir
Sem um adeus sequer
E nada existe mais em minha vida
Como um carinho teu, como um silêncio teu
Lembro um sorriso teu tão triste
Ah, Lua sem compaixão, sempre a vagar no céu
Onde se esconde a minha bem-amada
Onde a minha namorada
Vai e diz a ela as minhas penas e que eu peço
Peço apenas
Que ela lembra as nossas horas de poesia
Das noites de paixão
E diz-lhe da saudade em que me viste
Que estou sozinho e só existe
Meu canto triste
Na solidão .


Metáfora é um “recurso linguístico que consiste em transferir o sentido de uma palavra para outra, como resultado de uma associação por causa de algum tipo de semelhança; por exemplo, quando se diz que uma pessoa é uma cobra, quer-se dizer que o comportamento dela é semelhante ao da cobra, ou seja, ela é traiçoeira, ou perigosa ou venenosa”.
6-       No texto, esse recurso estilístico encontra-se presente em:


(A)    “Ah, luar sem compaixão / Sempre a vagar no céu”
       (B) “Partiste como a primavera / Que te viu partir”
       (C) “Porque sempre foste / A primavera em minha vida”
       (D) “Lembro um sorriso teu / Tão triste”



Leia o texto e responda à questão.
[...]
Felizmente D. Camila tinha dado a suas filhas a mesma vigorosa educação que recebera; a antiga educação brasileira, já bem rara em nossos dias, que, se não fazia donzelas românticas, preparava a mulher para as sublimes abnegações que protegem a família, e fazem da humilde casa um santuário.
Mariquinhas, mais velha que Fernando, vira escoarem-se os anos da mocidade, com serena resignação. Se alguém se lembrava de que o outono, que é a estação nupcial, ia passando sem esperança de casamento, não era ela, mas a mãe, D. Camila, que sentia apertar-se-lhe o coração, quando lhe notava o desbote da mocidade.
Também Fernando algumas vezes a acompanhava nessa mágoa; mas nele breve a apagava o bulício1 do mundo.
Nicota, a mais moça e também mais linda, ainda estava na flor da idade; mas já tocava aos vinte anos, e com a vida concentrada que tinha a família, não era fácil que aparecessem pretendentes à mão de uma menina pobre e sem proteções. Por isso cresciam as inquietações e tristezas da boa mãe, ao pensar que também esta filha estaria condenada à mesquinha sorte do aleijão social, que se chama celibato2.
Quando Fernando chegou à maioridade, D. Camila nele resignou a autoridade que exercia   na casa, e a administração do módico3 patrimônio que ficara por morte do marido, e que embora partilhado nos autos, ainda estava intacto e em comunhão. [...]
Vocabulário:
1 bulício. S. m. Ausência de tranquilidade, agitação; movimentação de coisas e pessoas;   burburinho.
2 celibato. S.m. O estado de uma pessoa que se mantém solteiro.
3 módico. S.m. Exíguo, pequeno, reduzido, modesto.

Em: “[...] preparava a mulher para as sublimes abnegações que protegem a família, e fazem da humilde casa um santuário.” encontra-se a figura de linguagem:
(A) Gradação. (B) Metonímia. (C) Antítese. (D) Metáfora.

                
INGLÊS
Atividade de Leitura e Interpretação de Textos em Inglês (Simulado Enem)

1. (Enem/2011) 
a) discutir sobre o conteúdo do seu trabalho já entregue. 
b) elogiar o tema proposto para o relatório solicitado. 
c) sugerir temas para novas pesquisas e relatórios. 
d) reclamar do curto prazo para entrega do trabalho. 
e) convencer de que fez o relatório solicitado.

2. (Enem/2011)





A tira, definida como um segmento de história em quadrinhos, pode transmitir uma mensagem com efeito de humor. A presença desse efeito no diálogo entre Jon e Garfield acontece porque 

a) Jon pensa que sua ex-namorada é maluca e que Garfield não sabia disso. 
b) Jodell é a única namorada maluca que Jon teve, e Garfield acha isso estranho. 
c) Garfield tem certeza de que a ex-namorada de Jon é sensata, o maluco é o amigo. 
d) Garfield conhece as ex-namoradas de Jon e considera mais de uma como maluca. 
e) Jon caracteriza a ex-namorada como maluca e não entende a cara de Garfield.

3. (Enem/2010
THE WEATHER MAN 

They say that the British love talking about the weather. For other nationalities, this can be a banal and boring subject of conversation, something that people talk about when they have nothing else to say to each other. And yet the weather is a very important part of our lives. That at least is the opinion of Barry Gromett, press officer for The Met Office. This is located in Exeter, a pretty cathedral city in the southwest of England. Here employees - and computers - supply weather forecasts for much of the world. 

Speak Up. Ano XXIII, nº 275. 

Ao conversar sobre a previsão do tempo, o texto mostra 

a) o aborrecimento do cidadão britânico ao falar sobre banalidades. 
b) a falta de ter o que falar em situações de avaliação de línguas. 
c) a importância de se entender sobre meteorologia para falar inglês. 
d) as diferenças e as particularidades culturais no uso de uma língua. 
e) o conflito entre diferentes ideias e opiniões ao se comunicar em inglês.

Parenting in the Digital Age: Two Problems with Technology 

Parents can easily become too involved in their kids' lives, or so many parents and experts are saying in response to a new wave of digital monitoring of student performance, and social media engagement between parents and teachers. CNN asks, "Do schools share too much with parents?" Some parents love being able to see every assignment their child is supposed to complete, what grades are being posted for every element of coursework, and what teachers are willing to share about classroom activities, using Twitter or Facebook. Parents can be involved in the classroom in a way they never have before. What's more, they don't have to ask their kids, "So, how was school today?" They already know. This, say some experts, increases the anxiety and overall dread kids feel about their oppressive school experience: they have no control. They cannot spin the message. They know they will catch hell for a grade as soon as they get home. Parents have too much control, are hovering too much.

4. A era digital também traz desvantagens para os alunos. Uma delas, apontada no texto acima, está relacionada ao:

a) cerceamento à privacidade e autonomia dos jovens. 
b) poder exagerado delegado à família. 
c) espaço cada vez maior que a família ocupa na sociedade. 
d) uso indiscriminado de novos aplicativos educacionais. 
e) compartilhamento de informações com a comunidade escolar.

Reader Stories: My First Love

He was 13 and I was 12. We met on Facebook. He asked me out and I said yes but I wasn't really up to it. I grew to love him though, and everything felt plain perfect. I knew I never wanted to lose him. We broke up and got back together a lot... but it never felt like he didn't want me. I fell for his friend. He found out and got mad but he said he still loved me. I got over his friend soon enough but I found out he was cheating on me. I cried for days and days, but I was too much in love to break up with him. He texted me telling me he wanted love to break up with him. He texted me telling me he wanted to talk, I got scared. He said he was cheating on me and broke up with me. We don't talk anymore... but I still love him... I recently found out he likes my ex-friend Daniela... I just can't deal with the pain of that... I wish I could be with him again. 

Lessons learned: 
* don't fall in love too fast. 
* be careful about when u do fall in love... it could be hard on u if they don't like u back or like someone else... 
love can feel like a dream but that may make it feel fake. 

© 2013 Holly Ashworth (http://teenadvice.about.com/). Used with permission of About Inc., which can be found online at www.about.com. All rights reserved. Acesso em 25 mar. 2013. 

5. O relato da experiência amorosa da adolescente evidencia: 

a) um ciúme injustificado e exagerado que motivou a separação do casal. 
b) a impossibilidade de encontros reais, quando o começo é via Facebook
c) uma crise gerada pelo comportamento inadequado de um dos parceiros.
d) uma dificuldade em aceitar o término do relacionamento pelo outro parceiro. 
e) uma necessidade de vingança após conhecimento de uma relação anterior.

6. A jovem autora do texto: 

a) teve dúvidas sobre se encontrar pessoalmente com seu namorado. 
b) teve um breve relacionamento amoroso com uma ex-amiga. 
c) desistiu do namorado por causa do ciúme dela e da traição dele. 
d) fez amizade e "roubou" no Facebook o namorado de uma ex-amiga. 
e) ama o namorado, mas não gosta de falar com ele pessoalmente.

Texto para as questões 7 e 8.

Something Old, Something New, Something Borrowed, Something Blue 
By Nina Callaway, About.com Guide 

The history of this tradition: The full saying is actually, "Something Old, Something New, Something Borrowed, Something Blue, a Silver Sixpence in Her Shoe," and first appeared in print in 1883. American brides often leave off the last part of the saying, gathering only the first four items. 

Something Old 
is a symbol for her family, her past, and tradition. 
Something New 
is a symbol for her new life ahead of her. 
Something Borrowed 
is traditionally borrowed from another happy bride, and symbolizes borrowed happiness. 
Something Blue 
is a symbol for fidelity, purity, and love. For Christian brides, it is also a symbol of the Virgin Mary. 

© 2013 Nina Callaway (http://weddings.about.com). Used with permission of About Inc., which can be found online at www.about.com.AlIrights reserved. Acesso em 25 mar. 2013. 

7. O texto anterior: 

a) apresenta um ditado americano que surgiu oralmente por volta de 1880. 
b) fornece cinco conselhos para serem seguidos por noivos diante do altar. 
c) explica a simbologia de um ditado americano do século XIX. 
d) justifica o fato de as noivas não levarem a sério o quinto conselho de um antigo ditado. 
d) dá dicas daquilo que a noiva deve fazer para garantir felicidade eterna. 

8. Na cultura americana, a tradição seguida pelas noivas, de acordo com o texto: 

a) dispensa frequentemente a última parte do ditado popular. 
b) salienta riqueza e prosperidade nos costumes. 
c) relaciona fidelidade, pureza e amor com algo novo. 
d) exige que as noivas vistam algo azul e emprestado. 
e) muda de acordo com a tradição de cada região.

Texto para as questões 9 e 10.

A Telephone Call 
By Dorothy Parker 

PLEASE, God, let him telephone me now. Dear God, let him call me now. I won't ask anything else of You, truly I won't. 
It isn't very much to ask. It would be so little to You, God, such a little, little thing. Only let him telephone now. Please, God. Please, please, please. 
If I didn't think about it, maybe the telephone might ring. Sometimes it does that. If I could think of something else. If I could think of something else. Knobby if I counted five. Counted hundred by fives, it might ring by that time. I’ll count slowly. I won't cheat. And if it rings when I get to three hundred, I won't stop; I won't answer it until I get to five hundred. Five, ten, fifteen, twenty, twenty-five, thirty, thirty-five, forty, forty-five, fifty... Oh, please ring. Please. 

The Publishers wish to thank the National Association for the Advancement of Colored People for authorizing the use of Dorothy Parker's work. 

9. Um conto é uma obra de ficção que pode ser narrada em terceira ou primeira pessoa. No trecho acima o conto retrata: 

a) o fervor religioso de uma pessoa à procura de Deus. 
b) a possibilidade concreta de um telefone tocar. 
e) uma promessa que está condicionada a uma ligação telefônica. 
d) o amor de uma pessoa que ligará para o amado. 
e) a ansiedade de uma pessoa à espera de um telefonema. 

10. A expressão "I won't cheat" revela que a personagem está disposta a: 

a) manter-se fiel ao namorado para sempre. 
b) não trapacear na contagem do tempo. 
e) resistir à vontade de ligar para o namorado. 
d) contar até, trezentos sem parar caso o namorado ligue. 
e) fazer uma promessa de não mais trair o parceiro.

Texto para questão 11

First, let me tell you where I’m coming from. Before I saw “The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring”, I didn´t know the difference between an orc and an elf, or what Middle-earth was in the middle of. This review is coming to you from a Tolkien-freezone. I went into Peter Jackson’s movie – the first of a trilogy – with no preconceptions. I came out, three hours later, sorry I’d have to wait a year to see what happens next in Frodo Baggins’s battle against the Dark Lord, Sauron, and thinking a trip to the bookstore to pick “The Two Towers” might be in order. (…)
This is a violent movie – too violent for little ones – and there are moments more “Matrix than medieval. Yet it transcends cheap thrills; we root for the survival of our heroes with depth of feeling that may come to a surprise. The movie keeps drawing you in deeper. Unlike so many overcooked action movies these days, “Fellowship” doesn’t entertain you into a stupor. It leaves you with your wits intact, hungry for more.

Assinale a opção correta

a) O autor do texto é leitor assíduo da obra de Tolkien.
b) O autor do texto tinha grandes expectativas com relação ao filme antes de assisti-lo.
c) O filme fez com que o autor se sentisse tentado a adquirir um livro de Tolkien. 
d) O autor recomenda o filme para adultos e crianças.
e) O filme dirigido por Peter Jackson assemelha-se a Matriz. 

Questão 12
A descrição da pizza feita pelo personagem do cartum  não passa de um argumento brincalhão para a parceira com o intuito de:


a) Justificar sua escolha como acertada para uma dieta saudável. 
b) Convencer a interlocutora sobre a composição nutricional da massa.
c) Descrever tecnicamente e elogiar seu prato preferido.
d) Persuadi-la a optar pelo mesmo prato e acrescentar uma salada.
e) Comprovar que pizza e salada são a mesma coisa.

BIOLOGIA


ATIVIDADES HUMANAS QUE COMPROMETEM A FOTOSSÍNTESE
        Os constantes desmatamentos, que ocorrem em várias partes do planeta, constituem um desses exemplos. Removendo-se a cobertura vegetal de determinada região, o solo fica exposto á ação dos ventos e das enxurradas. Assim, as camadas superficiais e férteis do solo são removidas, podendo tornar a terra estéril e dificultando a recuperação vegetal dessas áreas, pelo menos em curto período de tempo.
       Outro exemplo de atividade humana que compromete a vida de seres fotossintetizantes são os freqüentes derramamentos de petróleo nos mares.
        Nos oceanos, a fotossíntese não se processa de maneira uniforme em toda a massa líquida. Como a luz penetra até mais ou menos duzentos metros de profundidade, as regiões mais profundas são destituídas de luz e, portanto, não abrigam organismos fotossintetizantes.
        Na superfície da água, uma camada de petróleo com apenas um centímetro de espessura é suficiente para reduzir de duzentos para vinte metros o poder de penetração da luz na água. Isso afeta a atividade fotossintetizante das algas, reduzindo-se, consequentemente, a produção de matéria orgânica que nutre, direta ou indiretamente, a quase totalidade dos demais seres vivos aquáticos; além disso, diminui a disponibilidade de gás oxigênio na água, o que pode provocar a morte por asfixia de inúmeras formas de vida aeróbica.
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1)    Quem realiza a fotossíntese?


2)    O que significa terra estéril?

3)    O que acontece quando o solo fica exposto à ação dos ventos e das enxurradas?


4)    Como se formou o petróleo?


5)    Em qual parte da água a fotossíntese é produzida de forma mais intensa?


6)    O que devemos fazer para recuperar uma área vegetal que foi devastada?


7)    Na água quem realiza a fotossíntese?

8)    Que fator abiótico impede que os organismos fotossintetizantes da água sejam afetados diminuindo a quantidade de matéria orgânica?




MATEMÁTICA


1)      Qual é o coeficiente angular da reta que passa pelos pontos A (–1,3) e B (–2,4)?

2)     O coeficiente angular da reta que passa pelos pontos A (8,1) e B (9,6) é?

3)     O coeficiente angular de uma reta é m = - 2/3. Ache a equação dessa reta sabendo que ela passa pelo ponto (4, - 2).

4)      Determine a equação da reta que passa pelo ponto P(2, 5) e tem uma inclinação de 60°.

5)     Identifique os valores dos coeficientes angular e linear a partir da equação reduzida da reta.

a) y = 3x – 5

b) y = -x + 2

c) y = x/2

d) y = -x/3 + 1

6)     A equação reduzida da reta que passa pelos pontos A(0, 1) e B(6, 8) é dada por?



PROJETO DE VIDA

Projeto de Vida – 3ª série B
ATIVIDADE 1 - Diário de Práticas e Vivências
1) Criar o Diário de Práticas e Vivências, já que a maioria não realizou essa etapa. Esse é o momento de fazer uso de outros materiais disponíveis em casa. Você pode usar muitas coisas para decorá-lo. Abaixo seguem algumas dicas:
- Escrever frases e usar figuras que tenham sentido para você. Se preferir, você pode desenhar alguma coisa em cada página do Diário.
- Utilizar diferentes tipos de papel para compor as partes das páginas do Diário. Que tal fazer um padrão de folhas coloridas?
- Reforçar o Diário com papel transparente adesivo ou cordão que tenha em casa. Lembre-se de dar resistência a capa para que ela permaneça resistente depois de um tempo.
2) Criar uma linha do tempo, imaginando uma viagem que se inicia agora e termina no tempo futuro. De acordo com isso, você vai recortar todas as coisas que gostaria de ir encontrando pelo caminho. Cole-as abaixo.
3) Registrar as suas atitudes que você considera que interferem positivamente no seu Projeto de Vida. Faça um levantamento das coisas que o lançou para fora da sua zona de acomodação. Descreve-as.

4) Ler e interpretar a fábula.
FÁBULA: A ÁGUIA E A GALINHA - LEONARDO BOFF

Conto uma história que vem de um pequeno país da África Ocidental, Gana, narrada por um educador popular, James Aggrey, quando se davam os embates pela descolonização.
 Era uma vez, um camponês que foi a floresta vizinha apanhar um pássaro, a fim de mantê-lo cativo em casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto às galinhas. Cresceu como uma galinha.
    Depois de cinco anos, esse homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista: “Esse pássaro aí não é uma galinha. É uma águia”.
    --- “De fato”, disse o homem. “É uma águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais águia. É uma galinha como as outras”.
    --- “Não”, retrucou o naturalista. “Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Esta coração a fará um dia voar às alturas”.
    --- “Não”, insistiu o camponês. “Ela virou galinha e jamais voará como águia”.
    Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse: – “Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!”.
    A águia ficou sentada sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.
    O Camponês comentou: “Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha”.
    --- “Não”, tornou a insistir o naturalista. “Ela é uma águia. E uma águia sempre será uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã”.
    No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurrou-lhe: “Águia. Já que você é uma águia, abra suas asas e voe!”.
    Mas, quando a águia viu lá em baixo as galinhas ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
    O camponês sorriu e voltou à carga: “Eu havia lhe dito, ela virou galinha”.
    --- “Não”, respondeu firmemente o naturalista. “Ela é águia e possui sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar”.
    No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para o alto de uma montanha. O sol estava nascendo e dourava os picos das montanhas.
    O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe: “Águia, já que é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!”.
    A águia olhou ao redor. Tremia, como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então, o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, de sorte que seus olhos pudessem se encher de claridade e ganhar as dimensões do vasto horizonte. Foi quando ela abriu suas potentes asas. Ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto e voar cada vez mais alto. Voou. E nunca mais retornou. Povos da África (e do Brasil). Nós fomos criados à margem e semelhança de Deus. Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E nós ainda pensamos que somos efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso, abram as asas e voem. Voem como águias, jamais se contentem com os grãos que lhe jogarem aos pés para ciscar.
                                                                                    Leonardo Boff
Entendendo a Fábula:
4.1) O que você entendeu com a leitura do texto?
4.2) Na sua opinião o que fez a águia voar?
4.3) Você acredita que se a águia não fosse estimulada pelo naturalista ela iria voar um dia ou viveria sendo eternamente como uma galinha? Comente.
4.4) Na sua opinião existem pessoas que pensam como a galinha, ou seja, se contentam com injustiças e com os grãos que lhes caem aos pés? Justifique.
4.5) Você se considera nesse momento, como uma águia ou como uma galinha? Por quê?
4.6) Em algum momento da sua vida, você teve medo assim como a águia? Em qual situação?
4.7) Se você fosse uma águia para onde voaria nesse momento? Por quê?
4.8) Por que o camponês achava que a águia nunca mais seria uma águia?
4.9) Quantas vezes o naturalista tentou fazer a águia voar?
4.10) Qual era a reação do camponês, toda vez que a águia não voava?
4.11) Esta fábula foi narrada por quem? E de que país era?

ATIVIDADE 2
Pesquisa sobre o Coronavírus – Covid-19.

1) O que é COVID-19?
2) Quais são os sintomas de alguém infectado com COVID-19?
3) Os coronavírus podem ser transmitidos de pessoa para pessoa?
4) Como o vírus responsável pela COVID-19 se propaga?
5) O vírus que causa a COVID-19 pode ser transmitido pelo ar?
6) É possível pegar COVID-19 de uma pessoa que não apresenta sintomas?
7) Posso pegar COVID-19 de fezes de alguém com a doença?
8) Existe uma vacina ou medicamento contra COVID-19?
9) O que posso fazer para me proteger e evitar transmitir para outras pessoas?
10) Os seres humanos podem ser infectados por um novo coronavírus de origem animal?
11) Qual é a orientação da OPAS e da OMS no que diz respeito ao uso de máscaras?
12) Qual o período de incubação do vírus causador da COVID-19?
13) Posso pegar COVID-19 do meu animal de estimação?
14) Quanto tempo o vírus sobrevive em superfícies?
15) É seguro receber um pacote de qualquer área em que a COVID-19 tenha sido notificada?



Filosofia

Habilidades: Identificar situações de preconceito, particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos e Reconhecer a dimensão política do preconceito diante da Filosofia e se posicionar em relação a ela

1 – Assistir ao vídeo

2 – Pesquisa: O que é conhecimento Filosófico

3 – Atividade: Produzir texto (20 linhas) O que é filosofar?

Sociologia

Habilidade:   Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”
1 – Assistir ao vídeo

2 – Pesquisa: O que é democracia

3 – Atividade: Produzir um texto (15 linhas). A constituição de 1988 é chamada de constituição cidadã.


ARTE

ATIVIDADE DE ARTE – Assista a obra – OS CAÇADORES DE OBRAS PRIMAS- e elabore um relatório sobre o filme com base nos itens abaixo;
 1- Quando aconteceu;
 2- Onde aconteceu;
3- Quem foi importante e porque?;
4- Qual o significado do filme;
 5- Qual a importância das obras de arte para o mundo?
6- Desenho Elabore um desenho dessa obra. 


EDUCAÇÃO FÍSICA
Questionário:   
1ª)O boxe amador praticado na atualidade inclue no vestuário do pugilista itens de segurança ,quais são eles?                                                   
2ª)Quais são os itens de segurança incluídos no vestuário do atleta do boxe profissional?                                    
3ª)Até 2008,o boxe feminino fazia parte do programa de Jogos Olímpicos?                    
 4ª)Atualmente,temos boxe amador e profissional de ambos os sexos?                      
 5ª)Quais os principais golpes do boxe?