GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Cristiane – Geografia
nome _____________________________________ n∘: ___ Série:3º A, B e C ______
nome _____________________________________ n∘: ___ Série:3º A, B e C ______
As atividades de Geografia devem ser enviadas por E- mail;cristianeregynac@gmail.com
Habilidade: Currículo do Estado de São Paulo: Analisar situações representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente; Identificar os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana. Competências Gerais da BNCC: C7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta; C9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Regionalização socioeconômica do espaço mundial
Na regionalização socioeconômica do espaço mundial, temos a classificação dos territórios com base no nível de desenvolvimento.
Existem diversas formas de se regionalizar o espaço geográfico, haja vista que as regiões nada mais são do que as classificações observadas pelo intelecto humano sobre o espaço geográfico. Assim, existem regiões adotadas subjetivamente pelas pessoas no meio cotidiano e regiões elaboradas a partir de critérios científicos, que obedecem a pré-requisitos e conceitos de ordem natural ou social.
A regionalização socioeconômica do espaço mundial é, pois, uma forma de realizar uma divisão entre os diferentes países com base no nível de desenvolvimento no âmbito do capitalismo contemporâneo. Basicamente, trata-se de uma atualização da chamada “Teoria dos Mundos”, que regionalizava o planeta com base em países de primeiro mundo (capitalistas desenvolvidos), segundo mundo (de economia planificada ou “socialistas”) e terceiro mundo (capitalistas subdesenvolvidos). No caso da regionalização socioeconômica, considera-se apenas a existência do primeiro e terceiro mundos, haja vista que a perspectiva socialista ou planificada não possui mais abertura no plano internacional após a queda do Muro de Berlim.
Essa regionalização classifica os países em dois principais grupos: de um lado, os países do norte desenvolvido; de outro, os países do sul subdesenvolvido. Por isso, muitos chamam essa divisão de regionalização norte-sul.
Posto isso, considera-se que a maior parte dos países ricos encontra-se situada nas terras emersas posicionadas mais ao norte do globo, enquanto os países pobres estão majoritariamente no sul. No entanto, essa divisão não segue à risca a delimitação cartográfica do planeta, havendo aqueles países centrais no hemisfério sul, como é o caso da Austrália, e países periféricos no hemisfério norte, a exemplo da China.
Observe a imagem a seguir:
Representação da divisão dos países com base em critérios socioeconômicos
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É importante observar que, além de ser muito abrangente, essa forma de regionalização do espaço geográfico mundial possui uma série de limitações. A principal delas é a de não evidenciar a heterogeneidade existente entre os países de um mesmo grupo na classificação. Os países do norte desenvolvido, por exemplo, apresentam-se com as mais diversas perspectivas, havendo aqueles considerados como “potências”, a exemplo dos Estados Unidos, da Alemanha e outros, e aqueles considerados limitados economicamente ou que sofrem crises recentes, tais como Portugal, Grécia, Rússia e Itália.
Já entre os países do sul subdesenvolvido, também existem evidentes distinções. Por um lado, há aqueles países pouco ou não industrializados, como economias centradas no setor primário basicamente, e, por outro lado, aqueles países ditos “emergentes” ou “subdesenvolvidos industrializados”, tais como o BRICS (exceto a Rússia), os Tigres Asiáticos e outros. Alguns deles, como a China, possuem economias muito avançadas em termos de produção e geração de riquezas, porém sofrem com condições sociais limitadas, má distribuição de renda, analfabetismo, pobreza e problemas diversos.
Entender a dinâmica do espaço mundial, mesmo que em uma perspectiva específica, é uma tarefa bastante complicada, de forma que as generalizações tendem ao erro. No entanto, a regionalização norte-sul é importante no sentido de nos dar uma orientação geral sobre o nível de desenvolvimento social e econômico dos países e das populações nas diferentes partes do planeta. Assim, constrói-se uma base sobre a qual é possível nos aprofundarmos em termos de estudos e conhecimentos para melhor caracterizar as relações socioespaciais no plano político e econômico internacional.
Acessar; https://www.youtube.com/watch?v=vhcbc-KgMAg
Atividade
1) O que é regionalização do espaço?
2) Para que serve a Regionalização do Espaço Mundial?
3) Quais os critérios de regionalização?
4) Quais são os tipos de Regionalização do mundo?
5) Qual o objetivo de regionalizar o espaço geográfico?
6) Quais são as vantagens e importância de se regionalizar o espaço?
7) O que é regionalização de exemplos?
8) Elaborar. Uma dissertação relacionando Texto e Vídeo; Regionalização do espaço geográfico Mundial. (Mínimo 20 linhas)
Caro alunos e familiares, nesse momento de pandemia a suspensão das aulas é uma medida preventiva. Aqui os alunos encontrarão atividades para serem realizadas em sua casa, fazendo o registro em seu caderno para que no retorno das aulas ou futuras mudanças seja entregue a seu professor.
É o momento de exercer o Protagonismo.
Contamos com o apoio de todos.
Link caderno do aluno:
https://drive.google.com/open?id=1Rs0azpRxRJwetkep35TCBPnCWZpbjWaR
Acesso a aulas para se preparar para o ENEM, 100% online e gratuito:
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2 - Se autenticar no aplicativo usando o mesmo login e senha da SED
3 - Acessar o "Canal de Gestão” que será visualizado logo após a realização do login.
O Governo de São Paulo também fechou um contrato com a TV Cultura, que transmitirá as aulas por meio do Canal digital 2.3 – TV Educação.
História (Todas as atividades serão realizadas no caderno)
Atividade
1: Fazer uma pesquisa sobre o Imperialismo.
Atividade 2: Observe as charges e elabore um
texto sobre o tema: (Imperialismo)
Atividade 3:
1)Leia o trecho:
“A colonização portuguesa e
espanhola do século XVI havia se limitado quase que exclusivamente à América.
No século XIX, porém, a necessidade de expansão dos mercados consumidores de
produtos manufaturados e de controle sobre as regiões fornecedoras de matéria-prima
deu início a nova corrida colonial, empreendida principalmente pelas potências
industriais da Europa.” (Piletti, Nelson / Arruda, José
Jobson de A. Toda a História: História Geral e História do Brasil. Ed. Ática –
São Paulo, 2006.p, 298.)
Explique a diferença
fundamental entre o colonialismo europeu exercido no século XVI e o
neocolonialismo exercido no século XIX.___________________________________
Assinale
a alternativa correta:
2)
A política imperialista consistia na busca, principalmente, de novos mercados consumidores
para os países industrializados e foi assim que vários países da África e da
Ásia sofreram com a prática da neocolonização nos séculos XIX e XX. Portanto,
sobre a justificativa construída pelas potências europeias para invadir as
nações do continente africano e asiático é correto dizer que:
A)
As potências europeias justificavam a invasão nos países periféricos afirmando
que essa ação contribuiria para o desenvolvimento industrial e que incentivaria
a adoção de um regime socialista nos países asiáticos.
B)
As principais alegações utilizadas na prática do Imperialismo foram as teorias
darwinistas que defendiam a superioridade cultural dos países europeus, sendo
eles os países que levariam o progresso e o desenvolvimento social para os
países da África e da Ásia através da missão civilizadora.
C)
Uma das justificativas era que os europeus aprenderiam técnicas industriais com
os africanos e asiáticos, o que acarretaria no desenvolvimento econômico e
científico dos países desenvolvidos.
D)
O fardo do homem branco era uma das legitimações europeias durante a política
imperialista. Esse fardo consistia numa missão que contribuiria para o
desenvolvimento industrial dos países africanos e asiáticos, gerando assim o
crescimento da burguesia local, fazendo com que os países não desenvolvidos
tivessem suas próprias indústrias.
3) A expansão capitalista no século XIX ficou
conhecida como imperialismo, e o domínio dos países europeus sobre a África e a
Ásia foi denominado neocolonialismo. Sobre o resultado da junção desses dois
fenômenos – o imperialismo e o colonialismo – na África e na Ásia, é correto
afirmar que:
A) O imperialismo e o neocolonialismo ajudaram
os povos africanos e asiáticos a saírem de seu atraso secular,
possibilitando-lhes o acesso ao progresso.
B) A segunda Revolução Industrial, o
capitalismo monopolista e os ideais de progresso estão associados ao
imperialismo, ao neocolonialismo e ao completo domínio dos Estados Unidos, no
final do século XIX.
C) A maior beneficiária de todo o domínio imperialista
e do neocolonialismo na Ásia e África foi a classe operária, em face do pleno
emprego da indústria.
D) Através do imperialismo e do
neocolonialismo, as elites econômicas e políticas inglesas construíram a imagem
de que eram o modelo de cultura e civilização a ser imitado em todo o mundo.
HISTÓRIA PARA 2ª SEMANA
1)Responda
as atividades acessando o link:
2) Fazer um pesquisa : A Primeira Guerra
Mundial
GEOGRAFIA
5- . O que explica a energia de colisão como fatores determinantes
para que ocorra uma colisão efetiva.?
Habilidade. Analisar transformações territoriais,
considerando o movimento de fronteiras, tensões conflitos e múltiplas
regionalização.
Pesquisar. Tema: Trabalho
1.
Com roteiro a ser seguido; Folha de rosto,
sumario, introdução desenvolvimento e conclusão (na conclusão posicionamento do
aluno.)
2.
Conteúdo: Território nacional;
3.
Estado ( O papel do Estado na produção do espaço
geográfico);
4.
O mundo sem fronteiras do capital a
transnacional (as multinacionais).
5.
O mundo com fronteiras do trabalho (as migrações
internacionais).
Etapa 2
Tema: AS grandes guerras e a reorganização
do espaço mundial
. O imperialismo e a Primeira Guerra
Mundial;
. A revolução Russa;
. A crise no período entre guerras;
. A segunda Guerra Mundial;
Todos os idem citados a cima, precisa
conter contexto histórico, mapas de localização com destaque nos países
envolvidos, objetivos de cada guerra, se foram ou não alcançados.
Observação; elaborar um texto sobre: Da paz
a Guerra
Ler sobre A conferência de Bretton Woods
Atividade.
1)O que é o nacionalismo?
2) O que foi a conferencia de Berlin?
3) Quais foram as principais consequências
da Primeira Guerra Mundial?
4) Como formaram a Tríplice Entente e
Tríplice aliança?
5)
Cite as principais características da crise econômica ocorrida no período entre
guerras?
6) Quais foram as principais causas da
segunda Guerra Mundial ?
7)Indique os fatores que contribuíram para
o fim da Segunda Guerra Mundial?
1)
“A Grande Guerra de 1914 foi uma consequência da remobilização
contemporânea dos anciens regimes da Europa.
Embora perdendo terreno para as forças do capitalismo industrial, as forças da
antiga ordem ainda estavam suficientemente dispostas e poderosas para resistir
e retardar o curso da história, se necessário recorrendo à violência. A Grande
Guerra foi antes a expressão da decadência e queda da antiga ordem, lutando
para prolongar sua vida, que do explosivo crescimento do capitalismo
industrial, resolvido a impor a sua primazia. Por toda a Europa, a partir de
1917, as pressões de uma guerra prolongada afinal abalaram e romperam os
alicerces da velha ordem entrincheirada, que havia sido sua incubadora. Mesmo
assim, à exceção da Rússia, onde se desmoronou o antigo regime mais obstinado e
tradicional, após 1918 – 1919, as forças da permanência se recobraram o
suficiente para agravar a crise geral da Europa, promover o fascismo e
contribuir para retomada da guerra total em 1939.”
(MAYER, A. A força da tradição: a persistência do Antigo
Regime. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 13-14.)
De acordo com o texto, do resultou que a Primeira Guerra Mundial? Explique.
Etapa 3
Elabore uma linha do tempo com os acontecimentos da Primeira, Segunda
Guerra Mundial.
Fazer conclusão quem foram os vencedores da guerra, o que pude entender
com essas atividades.
Consultar livro didáticos
Internet,
Livros paradidáticos;
QUÍMICA
Professora: Maristela – Disciplina Química
1-
Qual
Composição do ar?
2) Quais são os gases que são formado na atmosfera?
3 – O que é
destilação Fracionada? De exemplos de uma destilação fracionada.
4 - Explique como funcionam as variáveis (estado de agregação,
temperatura, pressão, concentração e catalisador) que podem modificar a
velocidade (rapidez) de uma transformação química;
5- . O que explica a energia de colisão como fatores determinantes
para que ocorra uma colisão efetiva.?
FÍSICA
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA
EM VÊNUS
Usando um barômetro, verificamos que, ao
nível do mar, a pressão equivale a 76 centímetros de mercúrio. Se mergulharmos
o barômetro na água do oceano, a pressão será maior, pois além do peso do ar,
ele terá sobre si o peso da água.
A cada 10 metros que afundamos o barômetro
no oceano, a pressão aumentará 76 centímetros. Assim, a 10 metros de
profundidade na água, a pressão total atinge 152 centímetros (76 causados pelo
ar e 76, pela água). A 100 metros de profundidade, a pressão é altíssima, por
volta de 836 centímetros (11 vezes maior que aquela ao nível do mar), chegando
ao limite que um ser humano pode suportar.
Vênus é o segundo planeta em distância do
Sol. A terra, nosso planeta, ocupa o terceiro lugar. A atmosfera de Vênus é tão
densa que nem com o melhor dos telescópios conseguimos, daqui da Terra,
enxergar sua superfície.
Essa grande densidade provoca uma enorme pressão
atmosférica. Lá, ela atinge um valor 90 vezes maior que na Terra, muito além do
suportável por nós, e equivalente a uma profundidade de aproximadamente 900
metros no mar.
Os cientistas da Nasa enviaram algumas
sondas a Vênus, que conseguiram penetrar na atmosfera venusiana e mandar
importantes informações para a Terra, antes de serem esmagadas pela forte
pressão. Outras conseguiram a incrível proeza de descer até a superfície e
enviar as primeiras fotos do solo desse planeta. Mais recentemente os
americanos também enviaram missões bem-sucedidas a Vênus e conseguiram mapear
sua superfície.
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1) A pressão atmosférica ao nível do mar é de
76 centímetros de mercúrio. Qual será a pressão a 30 metros de profundidade no
mar?
R:
2) Qual é aproximadamente o limite de
profundidade que um ser humano pode suportar no oceano?
R:
3) Por que não conseguimos ver a superfície de
Vênus da Terra, mesmo usando o melhor dos telescópios?
R:
4) Por que as sondas espaciais enviadas a Vênus
funcionaram por pouco tempo?
R:
5) Por que a pressão dentro do mar é maior do
que no nível do mar?
R:
LÍNGUA PORTUGUESA
DEFESA DO
CONSUMIDOR REPROVA COMBOS DE FAST-FOOD
Estudo do Instituto de defesa do
Consumidor mostra que refeições do tipo combo – lanche, acompanhamento e bebida
– vendidas em redes de fast-food podem conter 70% da quantidade de gordura
saturada e sal recomendados para o consumo diário, além de grandes
concentrações de gorduras trans. Fonte: DEFESA do consumidor… O Estado de S.
Paulo, São Paulo, 08 de agosto de 2008, p. A 17. (Fragmento)
1-
No texto, a
expressão além de pode ser substituída, sem alteração do sentido do
texto, por:
(A)
mas. (B) bem
como. (C) embora. (D) em virtude de. (E) desde que.
Leia o texto e responda à questão. Conversa de menino Rachel de Queiroz
Amanheceu aberta uma rosa,
uma rosa grande e rubra, na roseira do meu jardim. Modesto jardim à moda
antiga, um pedaço de grama, um pé de manacá, um coqueiro-anão, um
jasmim-do-cabo, algumas roseiras. Nem jardim propriamente é. Mas para o
meninozinho que nasceu num décimo-primeiro andar, que tem pai comerciário e mãe oficial administrativo
– para aquele garoto o meu jardim é um parque, um reino. Ele mal foi saltando
do carro, juntou as mãozinhas, riu e disse que lá estava um balãozinho de papel
encarnado em cima daquela planta. A mãe que tem hábitos pedagógicos, logo
explicou que aquilo era uma rosa numa roseira. O menino entretanto não
concordou, disse que só era então um “balão de roseira”. E quando insistiram em
que se tratava de uma flor, o rapaz perdeu a paciência: “Flor é pequenininho, e
só dá na feira”. Nativo da Zona Sul, natural que pense que as flores e os
legumes nascem nas barracas.
Depois entrou em casa: entrou e
parece que não gostou ou não entendeu. Foi perguntando onde é que ficava o
elevador. E sabendo que não havia elevador, indagou como é que se ia para cima.
Nós explicamos que não havia lá em cima. Ele ficou completamente perplexo e
quis saber onde é que o povo morava. [...]
2-
A
perplexidade do menino deve-se ao fato de que:
(A) a mãe não conseguiu explicar o que é uma flor.
(B) ele não conhece aspectos da vida no campo.
(C) ele nunca havia estado em um jardim antes.
(D) a mãe também explicou que não havia elevador.
3-
Leia o texto
e responda à questão.
CIENTISTAS ESTÃO PRESTES A CRIAR UMA FORMA DE VIDA DO ZERO EM
LABORATÓRIO, PARA TENTAR ENTENDER COMO SURGIRAM OS PRIMEIROS SERES NA TERRA, EM
TEMPOS IMEMORIAIS
A toda hora voltam as velhas perguntas: de onde viemos? Para onde
vamos? Um experimento inédito em curso na Escola de Medicina da Universidade de
Harvard está tentando criar uma vida... do nada. O trabalho, conduzido pelo
biólogo molecular Jack Szostak, não tem nada a ver com as pesquisas genéticas
do Craig Venter, um dos responsáveis pelo mapeamento do genoma humano. As
experiências de Venter com o DNA partem de formas de vida já conhecidas, como
bactérias. Já o trabalho de Jack pretende recriar as condições em que a vida se
formou, no nível mais básico, a partir do zero. Mas não será isso brincar de
Deus? A ciência tem como característica empurrar um pouco os limites da ética.
Caberá à sociedade discutir depois se isso é bom ou não para si. (André Machado. Cientistas estão prestes a
criar... O Globo, 22.09.2008. Adaptado)
No último parágrafo do texto, o pronome pessoal “si” tem
como referente a palavra
(A)
característica.
(B) ciência. (C) ética. (D) pesquisa. (E) sociedade.
Leia o texto e responda à questão.
Fragmentos de palha incinerada se amalgamam com o suor dos rostos e desenham
máscaras escuras. A cor predominante dos canavieiros, de banho tomado, não
muda.
São negros - a soma de “pretos” e “pardos” - 63,7% dos trabalhadores
no cultivo da cana no país. A proporção supera os 43,4% de negros na PEA
(população economicamente ativa) e os 55% na PEA rural.
A característica se repete em São Paulo, onde a presença negra na
labuta da cana beira os 49%, o equivalente a 76% mais que na PEA geral do
Estado e 54% mais que na sua fração do campo - conforme o censo de 2000, em
dados colecionados pelo economista Marcelo Paixão (UFRJ). Os números frios
ganham vida nas plantações. De perto o canavial e mesmo negro, como eram os
escravos que no Brasil moviam as moendas de cana, como documentou aquarela de
Jean-Baptiste Debret em 1822. Ou, em gravura de William Clark de meses depois,
os cativos que decepavam com facão a cana em Antígua.
Em meio ao canavial, o cortador cuida do seu “eito”. “Não paro até
acabar o meu eito”, conta um. O dicionário define eito como “plantação em que
os escravos trabalhavam”.
No interior paulista, evoca-se a história. Em Dois Córregos, um
migrante pernambucano sobrevive em uma espécie de cortiço na rua 13 de Maio. Em
Guariba, uma habitação degradada de cortadores maranhenses fica na avenida
Princesa lsabel.
4-
Nessa matéria
jornalística ocorrem várias referências a textos, autores e produtos culturais
utilizadas como ilustração daquilo que está sendo afirmado. Nos dois últimos
parágrafos, as referências ao linguajar dos trabalhadores, aos nomes das ruas
onde moram e suas condições de moradia, relacionadas ao conjunto do texto,
remetem o leitor a um texto histórico bastante conhecido, que é a lei
a. da proclamação da República. b. do voto obrigatório. c. da libertação dos escravos. d. da anistia política.
5-
Antítese é um
recurso expressivo que consiste em apresentar, em um mesmo texto, palavras de
sentido contrário. No poema de Hilda Hilst, antíteses são usadas para retratar
a morte como algo formado por opostos. É o que ocorre com o par de palavras:
a. Fundo/alto.
b. Calada/nova.
c. Amada/bem-vinda.
d. Atadura/ferraduras.
Canto Triste
Vinicius
de Moraes e Edu Lobo
Porque
sempre foste a primavera em minha vida
Volta pra mim
Desponta novamente no meu canto
Eu te amo tanto mais, te quero tanto mais
Há tanto tempo faz
Partiste
Como a primavera que também te viu partir
Sem um adeus sequer
E nada existe mais em minha vida
Como um carinho teu, como um silêncio teu
Lembro um sorriso teu tão triste
Ah, Lua sem compaixão, sempre a vagar no céu
Onde se esconde a minha bem-amada
Onde a minha namorada
Vai e diz a ela as minhas penas e que eu peço
Peço apenas
Que ela lembra as nossas horas de poesia
Das noites de paixão
E diz-lhe da saudade em que me viste
Que estou sozinho e só existe
Meu canto triste
Na solidão .
Volta pra mim
Desponta novamente no meu canto
Eu te amo tanto mais, te quero tanto mais
Há tanto tempo faz
Partiste
Como a primavera que também te viu partir
Sem um adeus sequer
E nada existe mais em minha vida
Como um carinho teu, como um silêncio teu
Lembro um sorriso teu tão triste
Ah, Lua sem compaixão, sempre a vagar no céu
Onde se esconde a minha bem-amada
Onde a minha namorada
Vai e diz a ela as minhas penas e que eu peço
Peço apenas
Que ela lembra as nossas horas de poesia
Das noites de paixão
E diz-lhe da saudade em que me viste
Que estou sozinho e só existe
Meu canto triste
Na solidão .
Metáfora é um “recurso linguístico que
consiste em transferir o sentido de uma palavra para outra, como resultado de
uma associação por causa de algum tipo de semelhança; por exemplo, quando se
diz que uma pessoa é uma cobra, quer-se dizer que o comportamento dela é
semelhante ao da cobra, ou seja, ela é traiçoeira, ou perigosa ou venenosa”.
6-
No texto, esse recurso estilístico
encontra-se presente em:
(A)
“Ah, luar sem compaixão / Sempre a
vagar no céu”
(B) “Partiste como a primavera / Que te viu partir”
(C) “Porque sempre foste / A primavera em minha vida”
(D) “Lembro um sorriso teu / Tão triste”
Leia o texto e responda à questão.
[...]
Felizmente D. Camila tinha dado a suas filhas a mesma vigorosa
educação que recebera; a antiga educação brasileira, já bem rara em nossos
dias, que, se não fazia donzelas românticas, preparava a mulher para as
sublimes abnegações que protegem a família, e fazem da humilde casa um
santuário.
Mariquinhas, mais velha que Fernando, vira escoarem-se os anos da
mocidade, com serena resignação. Se alguém se lembrava de que o outono, que é a
estação nupcial, ia passando sem esperança de casamento, não era ela, mas a
mãe, D. Camila, que sentia apertar-se-lhe o coração, quando lhe notava o
desbote da mocidade.
Também Fernando algumas vezes a acompanhava nessa mágoa; mas nele
breve a apagava o bulício1 do mundo.
Nicota, a mais moça e também mais linda, ainda estava na flor da
idade; mas já tocava aos vinte anos, e com a vida concentrada que tinha a
família, não era fácil que aparecessem pretendentes à mão de uma menina pobre e
sem proteções. Por isso cresciam as inquietações e tristezas da boa mãe, ao
pensar que também esta filha estaria condenada à mesquinha sorte do aleijão
social, que se chama celibato2.
Quando Fernando chegou à maioridade, D. Camila nele resignou a
autoridade que exercia na casa, e a
administração do módico3 patrimônio que ficara por morte do marido, e que
embora partilhado nos autos, ainda estava intacto e em comunhão. [...]
Vocabulário:
1 bulício. S. m. Ausência de tranquilidade, agitação; movimentação
de coisas e pessoas; burburinho.
2 celibato. S.m. O estado de
uma pessoa que se mantém solteiro.
3 módico. S.m. Exíguo, pequeno, reduzido,
modesto.
Em: “[...] preparava a mulher para as sublimes abnegações que
protegem a família, e fazem da humilde casa um santuário.” encontra-se a figura
de linguagem:
(A) Gradação. (B) Metonímia. (C)
Antítese. (D) Metáfora.
INGLÊS
Atividade de Leitura e
Interpretação de Textos em Inglês (Simulado Enem)
1. (Enem/2011)
a) discutir sobre o conteúdo do seu trabalho já entregue.
b) elogiar o tema proposto para o relatório
solicitado.
c) sugerir temas para novas pesquisas e
relatórios.
d) reclamar do curto prazo para entrega do
trabalho.
e) convencer de que fez o relatório solicitado.
2. (Enem/2011)
A tira, definida como um segmento de história em quadrinhos,
pode transmitir uma mensagem com efeito de humor. A presença desse efeito no
diálogo entre Jon e Garfield acontece porque
a) Jon pensa que sua
ex-namorada é maluca e que Garfield não sabia disso.
b) Jodell é a única namorada
maluca que Jon teve, e Garfield acha isso estranho.
c) Garfield tem certeza
de que a ex-namorada de Jon é sensata, o maluco é o amigo.
d) Garfield conhece as
ex-namoradas de Jon e considera mais de uma como maluca.
e) Jon caracteriza a
ex-namorada como maluca e não entende a cara de Garfield.
3. (Enem/2010)
THE WEATHER MAN
They say that the British love talking about the weather. For
other nationalities, this can be a banal and boring subject of conversation,
something that people talk about when they have nothing else to say to each
other. And yet the weather is a very important part of our lives. That at least
is the opinion of Barry Gromett, press officer for The Met Office. This is
located in Exeter, a pretty cathedral city in the southwest of England. Here
employees - and computers - supply weather forecasts for much of the
world.
Speak Up. Ano XXIII, nº 275.
Ao conversar sobre a previsão do tempo, o texto mostra
a) o aborrecimento do
cidadão britânico ao falar sobre banalidades.
b) a falta de ter o que
falar em situações de avaliação de línguas.
c) a importância de se
entender sobre meteorologia para falar inglês.
d) as diferenças e as
particularidades culturais no uso de uma língua.
e) o conflito entre
diferentes ideias e opiniões ao se comunicar em inglês.
Parenting in the Digital Age: Two Problems with
Technology
Parents can easily become too involved in their kids' lives,
or so many parents and experts are saying in response to a new wave of digital
monitoring of student performance, and social media engagement between parents
and teachers. CNN asks, "Do schools share too much with parents?"
Some parents love being able to see every assignment their child is supposed to
complete, what grades are being posted for every element of coursework, and
what teachers are willing to share about classroom activities, using Twitter or
Facebook. Parents can be involved in the classroom in a way they never have
before. What's more, they don't have to ask their kids, "So, how was
school today?" They already know. This, say some experts, increases the
anxiety and overall dread kids feel about their oppressive school experience:
they have no control. They cannot spin the message. They know they will catch
hell for a grade as soon as they get home. Parents have too much control, are
hovering too much.
4. A era digital também traz desvantagens para os alunos. Uma
delas, apontada no texto acima, está relacionada ao:
a) cerceamento à
privacidade e autonomia dos jovens.
b) poder exagerado delegado à
família.
c) espaço cada vez maior que a
família ocupa na sociedade.
d) uso indiscriminado de
novos aplicativos educacionais.
e) compartilhamento de
informações com a comunidade escolar.
Reader Stories: My First Love
He was 13 and I was 12. We met on Facebook. He asked me out
and I said yes but I wasn't really up to it. I grew to love him though, and
everything felt plain perfect. I knew I never wanted to lose him. We broke up
and got back together a lot... but it never felt like he didn't want me. I fell
for his friend. He found out and got mad but he said he still loved me. I got
over his friend soon enough but I found out he was cheating on me. I cried for
days and days, but I was too much in love to break up with him. He texted me
telling me he wanted love to break up with him. He texted me telling me he
wanted to talk, I got scared. He said he was cheating on me and broke up with
me. We don't talk anymore... but I still love him... I recently found out he
likes my ex-friend Daniela... I just can't deal with the pain of that... I wish
I could be with him again.
Lessons learned:
* don't fall in love
too fast.
* be careful about when
u do fall in love... it could be hard on u if they don't like u back or like
someone else...
* love can feel like a dream
but that may make it feel fake.
© 2013 Holly Ashworth
(http://teenadvice.about.com/). Used with permission of About Inc., which can
be found online at www.about.com. All rights reserved. Acesso em 25 mar.
2013.
5. O relato da experiência amorosa da adolescente
evidencia:
a) um ciúme
injustificado e exagerado que motivou a separação do casal.
b) a impossibilidade de
encontros reais, quando o começo é via Facebook
c) uma crise gerada pelo
comportamento inadequado de um dos parceiros.
d) uma dificuldade em aceitar
o término do relacionamento pelo outro parceiro.
e) uma necessidade de vingança
após conhecimento de uma relação anterior.
6. A jovem autora do texto:
a) teve dúvidas sobre se
encontrar pessoalmente com seu namorado.
b) teve um breve
relacionamento amoroso com uma ex-amiga.
c) desistiu do namorado
por causa do ciúme dela e da traição dele.
d) fez amizade e
"roubou" no Facebook o namorado de uma ex-amiga.
e) ama o namorado, mas não
gosta de falar com ele pessoalmente.
Texto para as questões 7 e 8.
Something Old, Something New, Something Borrowed, Something
Blue
By Nina Callaway, About.com Guide
The history of this tradition: The full saying is actually,
"Something Old, Something New, Something Borrowed, Something Blue, a
Silver Sixpence in Her Shoe," and first appeared in print in 1883.
American brides often leave off the last part of the saying, gathering only the
first four items.
is a symbol for her family, her past, and tradition.
Something New
is a symbol for her new life ahead of her.
Something Borrowed
is traditionally borrowed from another happy bride, and
symbolizes borrowed happiness.
Something Blue
is a symbol for fidelity, purity, and love. For Christian
brides, it is also a symbol of the Virgin Mary.
© 2013 Nina Callaway
(http://weddings.about.com). Used with permission of About Inc., which can be
found online at www.about.com.AlIrights reserved. Acesso em 25 mar. 2013.
7. O texto anterior:
a) apresenta um ditado
americano que surgiu oralmente por volta de 1880.
b) fornece cinco conselhos
para serem seguidos por noivos diante do altar.
c) explica a simbologia de um
ditado americano do século XIX.
d) justifica o fato de as
noivas não levarem a sério o quinto conselho de um antigo ditado.
d) dá dicas daquilo que
a noiva deve fazer para garantir felicidade eterna.
8. Na cultura americana, a tradição seguida pelas noivas, de
acordo com o texto:
a) dispensa frequentemente a
última parte do ditado popular.
b) salienta riqueza e
prosperidade nos costumes.
c) relaciona fidelidade,
pureza e amor com algo novo.
d) exige que as noivas vistam
algo azul e emprestado.
e) muda de acordo com a
tradição de cada região.
Texto para as questões 9 e 10.
Texto para as questões 9 e 10.
A Telephone Call
By Dorothy Parker
PLEASE, God, let him telephone me now. Dear God, let him call
me now. I won't ask anything else of You, truly I won't.
It isn't very much to ask. It would be so little to You, God,
such a little, little thing. Only let him telephone now. Please, God. Please,
please, please.
If I didn't think about it, maybe the telephone might ring.
Sometimes it does that. If I could think of something else. If I could think of
something else. Knobby if I counted five. Counted hundred by fives, it might
ring by that time. I’ll count slowly. I won't cheat. And if it rings when I get
to three hundred, I won't stop; I won't answer it until I get to five hundred.
Five, ten, fifteen, twenty, twenty-five, thirty, thirty-five, forty,
forty-five, fifty... Oh, please ring. Please.
The Publishers wish to thank the National Association for the
Advancement of Colored People for authorizing the use of Dorothy Parker's
work.
9. Um conto é uma obra de ficção que pode ser narrada em
terceira ou primeira pessoa. No trecho acima o conto retrata:
a) o fervor religioso de
uma pessoa à procura de Deus.
b) a possibilidade
concreta de um telefone tocar.
e) uma promessa que está
condicionada a uma ligação telefônica.
d) o amor de uma pessoa
que ligará para o amado.
e) a ansiedade de uma pessoa à
espera de um telefonema.
10. A expressão "I won't cheat" revela que a
personagem está disposta a:
a) manter-se fiel ao
namorado para sempre.
b) não trapacear na contagem
do tempo.
e) resistir à vontade de ligar
para o namorado.
d) contar até, trezentos sem
parar caso o namorado ligue.
e) fazer uma promessa de não
mais trair o parceiro.
Texto para questão 11
First, let me tell you where I’m coming from. Before I saw
“The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring”, I didn´t know the
difference between an orc and an elf, or what Middle-earth was in the middle
of. This review is coming to you from a Tolkien-freezone. I went into Peter
Jackson’s movie – the first of a trilogy – with no preconceptions. I came out,
three hours later, sorry I’d have to wait a year to see what happens next in
Frodo Baggins’s battle against the Dark Lord, Sauron, and thinking a trip to
the bookstore to pick “The Two Towers” might be in order. (…)
This is a violent movie – too violent for little ones – and
there are moments more “Matrix than medieval. Yet it transcends cheap thrills;
we root for the survival of our heroes with depth of feeling that may come to a
surprise. The movie keeps drawing you in deeper. Unlike so many overcooked action
movies these days, “Fellowship” doesn’t entertain you into a stupor. It leaves
you with your wits intact, hungry for more.
Assinale a opção correta
a) O autor do texto é
leitor assíduo da obra de Tolkien.
b) O autor do texto
tinha grandes expectativas com relação ao filme antes de assisti-lo.
c) O filme fez com que o autor
se sentisse tentado a adquirir um livro de Tolkien.
d) O autor recomenda o
filme para adultos e crianças.
e) O filme dirigido por Peter
Jackson assemelha-se a Matriz.
Questão 12
A descrição da pizza feita pelo personagem do cartum
não passa de um argumento brincalhão para a parceira com o intuito de:
a) Justificar sua escolha como
acertada para uma dieta saudável.
b) Convencer a
interlocutora sobre a composição nutricional da massa.
c) Descrever tecnicamente e
elogiar seu prato preferido.
d) Persuadi-la a optar
pelo mesmo prato e acrescentar uma salada.
e) Comprovar que pizza e
salada são a mesma coisa.
ATIVIDADES HUMANAS QUE COMPROMETEM A FOTOSSÍNTESE
Os constantes desmatamentos, que
ocorrem em várias partes do planeta, constituem um desses exemplos.
Removendo-se a cobertura vegetal de determinada região, o solo fica exposto á
ação dos ventos e das enxurradas. Assim, as camadas superficiais e férteis do
solo são removidas, podendo tornar a terra estéril e dificultando a recuperação
vegetal dessas áreas, pelo menos em curto período de tempo.
Outro exemplo de atividade humana que
compromete a vida de seres fotossintetizantes são os freqüentes derramamentos
de petróleo nos mares.
Nos oceanos, a fotossíntese não se
processa de maneira uniforme em toda a massa líquida. Como a luz penetra até
mais ou menos duzentos metros de profundidade, as regiões mais profundas são
destituídas de luz e, portanto, não abrigam organismos fotossintetizantes.
Na superfície da água, uma camada de
petróleo com apenas um centímetro de espessura é suficiente para reduzir de
duzentos para vinte metros o poder de penetração da luz na água. Isso afeta a
atividade fotossintetizante das algas, reduzindo-se, consequentemente, a
produção de matéria orgânica que nutre, direta ou indiretamente, a quase
totalidade dos demais seres vivos aquáticos; além disso, diminui a
disponibilidade de gás oxigênio na água, o que pode provocar a morte por
asfixia de inúmeras formas de vida aeróbica.
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1) Quem realiza a fotossíntese?
2) O que significa terra estéril?
3) O que acontece quando o solo fica exposto à ação
dos ventos e das enxurradas?
4) Como se formou o petróleo?
5) Em qual parte da água a fotossíntese é produzida
de forma mais intensa?
6) O que devemos fazer para recuperar uma área
vegetal que foi devastada?
7) Na água quem realiza a fotossíntese?
8) Que fator abiótico impede que os organismos
fotossintetizantes da água sejam afetados diminuindo a quantidade de matéria
orgânica?
MATEMÁTICA
PROJETO DE VIDA
EDUCAÇÃO FÍSICA
MATEMÁTICA
1) Qual
é o coeficiente angular da reta que passa pelos pontos A (–1,3) e B (–2,4)?
2)
O coeficiente angular da reta que
passa pelos pontos A (8,1) e B (9,6) é?
3)
O coeficiente angular de uma reta
é m = - 2/3. Ache a equação dessa reta sabendo que ela passa pelo ponto (4, -
2).
4) Determine a equação da reta que passa pelo
ponto P(2, 5) e tem uma inclinação de 60°.
5)
Identifique os valores dos
coeficientes angular e linear a partir da equação reduzida da reta.
a) y
= 3x – 5
b) y
= -x + 2
c) y
= x/2
d) y
= -x/3 + 1
6)
A equação reduzida da reta que passa pelos pontos A(0, 1) e B(6,
8) é dada por?
PROJETO DE VIDA
Projeto de Vida – 3ª série B
ATIVIDADE 1 - Diário de Práticas e Vivências
1) Criar o
Diário de Práticas e Vivências, já que a maioria não realizou essa etapa. Esse
é o momento de fazer uso de outros materiais disponíveis em casa. Você pode
usar muitas coisas para decorá-lo. Abaixo seguem algumas dicas:
- Escrever
frases e usar figuras que tenham sentido para você. Se preferir, você pode
desenhar alguma coisa em cada página do Diário.
- Utilizar
diferentes tipos de papel para compor as partes das páginas do Diário. Que tal
fazer um padrão de folhas coloridas?
- Reforçar
o Diário com papel transparente adesivo ou cordão que tenha em casa. Lembre-se
de dar resistência a capa para que ela permaneça resistente depois de um tempo.
2) Criar
uma linha do tempo, imaginando uma viagem que se inicia agora e termina no
tempo futuro. De acordo com isso, você vai recortar todas as coisas que gostaria
de ir encontrando pelo caminho. Cole-as abaixo.
3) Registrar
as suas atitudes que você considera que interferem positivamente no seu Projeto
de Vida. Faça um levantamento das coisas que o lançou para fora da sua zona de
acomodação. Descreve-as.
4) Ler e
interpretar a fábula.
FÁBULA:
A ÁGUIA E A GALINHA - LEONARDO BOFF
Conto uma
história que vem de um pequeno país da África Ocidental, Gana, narrada por um
educador popular, James Aggrey, quando se davam os embates pela descolonização.
Era uma vez, um camponês que foi a floresta
vizinha apanhar um pássaro, a fim de mantê-lo cativo em casa. Conseguiu pegar
um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto às galinhas. Cresceu como
uma galinha.
Depois de cinco anos, esse homem recebeu em
sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o
naturalista: “Esse pássaro aí não é uma galinha. É uma águia”.
--- “De fato”, disse o homem. “É uma águia.
Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais águia. É uma galinha como as
outras”.
--- “Não”, retrucou o naturalista. “Ela é e
será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Esta coração a fará um dia
voar às alturas”.
--- “Não”, insistiu o camponês. “Ela virou
galinha e jamais voará como águia”.
Então decidiram fazer uma prova. O
naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse: – “Já que
você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra
suas asas e voe!”.
A águia ficou sentada sobre o braço
estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá
embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.
O Camponês comentou: “Eu lhe disse, ela
virou uma simples galinha”.
--- “Não”, tornou a insistir o naturalista.
“Ela é uma águia. E uma águia sempre será uma águia. Vamos experimentar
novamente amanhã”.
No dia seguinte, o naturalista subiu com a
águia no teto da casa. Sussurrou-lhe: “Águia. Já que você é uma águia, abra
suas asas e voe!”.
Mas, quando a águia viu lá em baixo as
galinhas ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
O camponês sorriu e voltou à carga: “Eu
havia lhe dito, ela virou galinha”.
--- “Não”, respondeu firmemente o
naturalista. “Ela é águia e possui sempre um coração de águia. Vamos
experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar”.
No dia seguinte, o naturalista e o camponês
levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para o alto de uma montanha. O
sol estava nascendo e dourava os picos das montanhas.
O naturalista ergueu a águia para o alto e
ordenou-lhe: “Águia, já que é uma águia, já que você pertence ao céu e não à
terra, abra suas asas e voe!”.
A águia olhou ao redor. Tremia, como se
experimentasse nova vida. Mas não voou. Então, o naturalista segurou-a
firmemente, bem na direção do sol, de sorte que seus olhos pudessem se encher
de claridade e ganhar as dimensões do vasto horizonte. Foi quando ela abriu
suas potentes asas. Ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a
voar para o alto e voar cada vez mais alto. Voou. E nunca mais retornou. Povos
da África (e do Brasil). Nós fomos criados à margem e semelhança de Deus. Mas
houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E nós ainda pensamos que
somos efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso, abram as asas e
voem. Voem como águias, jamais se contentem com os grãos que lhe jogarem aos
pés para ciscar.
Leonardo Boff
Entendendo
a Fábula:
4.1) O que
você entendeu com a leitura do texto?
4.2) Na
sua opinião o que fez a águia voar?
4.3) Você
acredita que se a águia não fosse estimulada pelo naturalista ela iria voar um
dia ou viveria sendo eternamente como uma galinha? Comente.
4.4) Na
sua opinião existem pessoas que pensam como a galinha, ou seja, se contentam com
injustiças e com os grãos que lhes caem aos pés? Justifique.
4.5) Você
se considera nesse momento, como uma águia ou como uma galinha? Por quê?
4.6) Em
algum momento da sua vida, você teve medo assim como a águia? Em qual situação?
4.7) Se
você fosse uma águia para onde voaria nesse momento? Por quê?
4.8) Por
que o camponês achava que a águia nunca mais seria uma águia?
4.9)
Quantas vezes o naturalista tentou fazer a águia voar?
4.10) Qual
era a reação do camponês, toda vez que a águia não voava?
4.11) Esta
fábula foi narrada por quem? E de que país era?
ATIVIDADE 2
Pesquisa
sobre o Coronavírus – Covid-19.
1) O que é
COVID-19?
2) Quais
são os sintomas de alguém infectado com COVID-19?
3) Os
coronavírus podem ser transmitidos de pessoa para pessoa?
4) Como o
vírus responsável pela COVID-19 se propaga?
5) O vírus
que causa a COVID-19 pode ser transmitido pelo ar?
6) É
possível pegar COVID-19 de uma pessoa que não apresenta sintomas?
7) Posso
pegar COVID-19 de fezes de alguém com a doença?
8) Existe
uma vacina ou medicamento contra COVID-19?
9) O que
posso fazer para me proteger e evitar transmitir para outras pessoas?
10) Os
seres humanos podem ser infectados por um novo coronavírus de origem animal?
11) Qual é
a orientação da OPAS e da OMS no que diz respeito ao uso de máscaras?
12) Qual o
período de incubação do vírus causador da COVID-19?
13) Posso
pegar COVID-19 do meu animal de estimação?
14) Quanto
tempo o vírus sobrevive em superfícies?
15) É
seguro receber um pacote de qualquer área em que a COVID-19 tenha sido
notificada?
Filosofia
Habilidades: Identificar situações de preconceito,
particularmente em relação à Filosofia e aos filósofos e Reconhecer a dimensão
política do preconceito diante da Filosofia e se posicionar em relação a ela
1 – Assistir ao vídeo
2 – Pesquisa: O que é conhecimento Filosófico
3 – Atividade: Produzir texto (20 linhas) O que é filosofar?
Sociologia
Habilidade: Compreender
o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”
1 – Assistir ao vídeo
2 – Pesquisa: O que é democracia
3 – Atividade: Produzir um texto (15 linhas). A
constituição de 1988 é chamada de constituição cidadã.
ARTE
ATIVIDADE
DE ARTE – Assista a obra – OS CAÇADORES DE OBRAS PRIMAS- e elabore um relatório
sobre o filme com base nos itens abaixo;
1- Quando aconteceu;
2- Onde aconteceu;
3- Quem foi
importante e porque?;
4- Qual o
significado do filme;
5- Qual a importância das obras de arte para o
mundo?
6- Desenho
Elabore um desenho dessa obra.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Questionário:
1ª)O boxe amador praticado na atualidade inclue no vestuário do pugilista itens de segurança ,quais são eles?
2ª)Quais são os itens de segurança incluídos no vestuário do atleta do boxe profissional?
3ª)Até 2008,o boxe feminino fazia parte do programa de Jogos Olímpicos?
4ª)Atualmente,temos boxe amador e profissional de ambos os sexos?
5ª)Quais os principais golpes do boxe?