-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

19 março, 2020

2ª Série


Caro alunos e familiares, nesse momento de pandemia a suspensão das aulas é uma medida preventiva. Aqui os alunos encontrarão atividades para serem realizadas em sua casa, fazendo o registro em seu caderno para que no retorno das aulas ou futuras mudanças seja entregue a seu professor.

É o momento de exercer o Protagonismo.

Contamos com o apoio de todos. 

Link caderno do aluno:
 https://drive.google.com/open?id=1Rs0azpRxRJwetkep35TCBPnCWZpbjWaR 


Acesso a aulas para se preparar para o ENEM, 100% online e gratuito: 


Acesso livre: https://bit.ly/2QBBNRD


Aulas liberadas ENEM: http://bit.ly/2IKiocF

Curso grátis http://bit.ly/2FTA2sZ


APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS - 
ACESSO AS AULAS ONLINE

Para acessar o app, basta:

1 - Baixar o aplicativo Centro de Mídias SP na Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=tv.ip.edusp) ou Apple Store *(https://apps.apple.com/br/app/cmsp/id1504204115).

2 - Se autenticar no aplicativo usando o mesmo login e senha da SED


3 - Acessar o "Canal de Gestão” que será visualizado logo após a realização do login.


O Governo de São Paulo também fechou um contrato com a TV Cultura, que transmitirá as aulas por meio do Canal digital 2.3 – TV Educação.


História   (  Todas as atividades serão realizadas no caderno)

Atividade 1: Fazer uma pesquisa sobre o Renascimento Científico.

Atividade 2: Fazer um mapa mental sobre o Renascimento.

Atividade 3: Assinale a alternativa correta nas seguintes questões:

1)Leia este trecho, em que se faz referência à construção do mundo moderno:
“... os modernos são os primeiros a demonstrar que o conhecimento verdadeiro só pode nascer do trabalho interior realizado pela razão, graças a seu próprio esforço, sem aceitar dogmas religiosos, preconceitos sociais, censuras políticas e os dados imediatos fornecidos pelos sentidos”. (CHAUÍ, Marilena. "Primeira filosofia". 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 80.)
A leitura do trecho nos permite identificar características do Renascimento. Assinale a afirmativa que contém essas características.
a) nova postura com relação ao conhecimento, a qual transforma o modo de entendimento do mundo e do próprio homem.
b) ruptura com as concepções antropocêntricas, a qual modifica as relações hierárquicas senhoriais.
c) ruptura com o mundo antigo, a qual caracteriza um distanciamento do homem face aos diversos movimentos religiosos.
d) adaptações do pensamento contemplativo, as quais reafirmam a primazia do conhecimento da natureza em relação ao homem.

2) O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que:
a) o racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.
b) houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.
c) nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.
d) o humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.
e) os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.  


3) O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que:
a) o racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.
b) houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.
c) nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.
d) o humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.
e) os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.

HISTÓRIA - 2ª SEMANA


1) Responder as atividades acessando o link: https://forms.gle/oUcopBWqR5jFExhs5

2) Realizar uma pesquisa sobre a Reforma Protestante.

3) Leia, atentamente, os textos abaixo:
“Erram os pregadores de indulgências quando dizem que pelas indulgências do papa o homem fica livre de todo o pecado e está salvo. (...) É preciso exortar os cristãos a esperar entrar no céu mais pela verdadeira penitência do que por uma ilusória tranquilidade.” - Lutero
“Deus chama cada um para uma vocação particular cujo objetivo é a glorificação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades econômicas que o sucesso econômico exige: o trabalho, a sobriedade, a ordem, responde também o chamado de Deus santificando de seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa.” - Calvino
In: VICENTINO, Cláudio. História Geral, São Paulo, Scipione, 1997.
a) Identifique o movimento que promoveu a divulgação dessas ideias.

b) aponte duas características desse movimento.
 

GEOGRAFIA
As atividades de geografia devem ser enviadas por E-mail;cristianeregynac@gmail.com
Etapa 1

Habilidade. Relacionar as mudanças técnicas e cientificas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil. Relacionar o processo de urbanização as transformações da produção agropecuária, á expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque ao Brasil.
2º A e B
Pesquisar; Urbanização nos séculos XX e XXI
. Contexto histórico (evolução);
. A expansão espacial das cidades;
. Metrópoles; (Localização: País e continente);
. Megalópoles; (localização País e continente);
. Cidades Globais ( localização País e Continente);
Quais os problemas sociais e ambientais das cidades;
Montar uma linha do tempo em ordem cronológica
1º metrópoles;
2º Megalópoles,
3º Cidades Globais.

Etapa 2
1) “A urbanização é um sinal característico da modernização econômica. A transferência da população do meio rural para o meio urbano acompanha a transição de um padrão de vida econômica apoiado na produção agrícola fechada e autossuficiente para outro, baseado na indústria, no comércio e nos serviços. Atrás do processo de urbanização, encontra-se a intensificação da divisão social do trabalho e o aprofundamento da produção mercantil”.
(MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008. p.402).
O urbano diferencia-se do rural não somente pela sua posicionalidade, mas também por suas características sociais, econômicas e até culturais. Conforme o trecho acima, podemos considerar que o espaço urbano envolve, quais conceitos, cite os. Segundo o texto a cima.


2) “Quem dela se aproxima, é impactado por seu tamanho: quilômetros de avenidas, com suas casas e galpões e blocos de edifícios, uma profusão de letreiros e imagens publicitárias. O movimento das pessoas e objetos que circulam 24 horas por dia está presente em tudo, até nas telas dos painéis coloridos que projetam o mundo eletrônico sobre a geografia construída da cidade […].
Enquanto isso, os rios, como o Tietê e o Pinheiros, que antigamente se espalhavam por largas várzeas, transformaram-se em canais de esgoto espremidos entre vias expressas [...]. Em certos pontos de suas margens se vêem, sob anúncios iluminados, barracos de madeira e tijolo com varais de roupas pendurados e anúncios de borracheiros, manicures e "vende-se geladinho"; em outros, esqueletos de construções inacabadas ou falidas, ruínas totalmente cobertas por inscrições em grafias incompreensíveis ao lado de edifícios profusamente pintados e iluminados. Mais adiante conjuntos de torres inteligentes, brilhando em aço e vidro, refletem a paisagem marcada pela crueza desses contrastes”.
(Adaptado de: Folha Online. 26/02/2009. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u352120.shtml>. Acesso em: 15/08/2014).

O trecho acima apresenta uma narração que descreve o ambiente e a paisagem da cidade de São Paulo. O ritmo de atividade e os problemas estruturais mencionados, identifique a que se refere o texto e redija um prevê comentário a respeito, dos problemas enfrentados. 

3) Ao olhar a imagem nos deparamos com um conflito de urbanização, mencione, quais características a Cidade de Brasília apresenta. O que diferencia Brasília das demais cidades. Cite as.


4) ENEM 2013)
Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transportes, saúde, energia, água etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi ocupado e foram construídas as condições para viver nesse espaço.
MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis, Vozes, 2001.
A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a).Quais as consequências apresentadas pelo texto, e quais as vantagens.


            
QUÍMICA

  Professora: Maristela – Disciplina Química   


      1-    Quais foram os principais modelos atômicos?

2) Explique a Condutibilidade elétrica e radiatividade natural dos elementos;


       3 - Qual foi a proposta que Thomson propôs do novo modelo atômico?
 

4 - Escreva qual foi a Teoria e Modelo Atômico de Bohr.;


   5-  Explique o uso do número atômico como critério para organizar a tabela periódica.

 

FÍSICA


A PRESSÃO ATMOSFÉRICA EM VÊNUS

     Usando um barômetro, verificamos que, ao nível do mar, a pressão equivale a 76 centímetros de mercúrio. Se mergulharmos o barômetro na água do oceano, a pressão será maior, pois além do peso do ar, ele terá sobre si o peso da água.
     A cada 10 metros que afundamos o barômetro no oceano, a pressão aumentará 76 centímetros. Assim, a 10 metros de profundidade na água, a pressão total atinge 152 centímetros (76 causados pelo ar e 76, pela água). A 100 metros de profundidade, a pressão é altíssima, por volta de 836 centímetros (11 vezes maior que aquela ao nível do mar), chegando ao limite que um ser humano pode suportar.
    Vênus é o segundo planeta em distância do Sol. A terra, nosso planeta, ocupa o terceiro lugar. A atmosfera de Vênus é tão densa que nem com o melhor dos telescópios conseguimos, daqui da Terra, enxergar sua superfície.
     Essa grande densidade provoca uma enorme pressão atmosférica. Lá, ela atinge um valor 90 vezes maior que na Terra, muito além do suportável por nós, e equivalente a uma profundidade de aproximadamente 900 metros no mar.
     Os cientistas da Nasa enviaram algumas sondas a Vênus, que conseguiram penetrar na atmosfera venusiana e mandar importantes informações para a Terra, antes de serem esmagadas pela forte pressão. Outras conseguiram a incrível proeza de descer até a superfície e enviar as primeiras fotos do solo desse planeta. Mais recentemente os americanos também enviaram missões bem-sucedidas a Vênus e conseguiram mapear sua superfície.

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1) A pressão atmosférica ao nível do mar é de 76 centímetros de mercúrio. Qual será a pressão a 30 metros de profundidade no mar?
R:



2) Qual é aproximadamente o limite de profundidade que um ser humano pode suportar no oceano?
R:




3) Por que não conseguimos ver a superfície de Vênus da Terra, mesmo usando o melhor dos telescópios?
R:




4) Por que as sondas espaciais enviadas a Vênus funcionaram por pouco tempo?
R:




5) Por que a pressão dentro do mar é maior do que no nível do mar?
R:



BIOLOGIA



ATIVIDADES HUMANAS QUE COMPROMETEM A FOTOSSÍNTESE

        Os constantes desmatamentos, que ocorrem em várias partes do planeta, constituem um desses exemplos. Removendo-se a cobertura vegetal de determinada região, o solo fica exposto á ação dos ventos e das enxurradas. Assim, as camadas superficiais e férteis do solo são removidas, podendo tornar a terra estéril e dificultando a recuperação vegetal dessas áreas, pelo menos em curto período de tempo.
       Outro exemplo de atividade humana que compromete a vida de seres fotossintetizantes são os freqüentes derramamentos de petróleo nos mares.
        Nos oceanos, a fotossíntese não se processa de maneira uniforme em toda a massa líquida. Como a luz penetra até mais ou menos duzentos metros de profundidade, as regiões mais profundas são destituídas de luz e, portanto, não abrigam organismos fotossintetizantes.
        Na superfície da água, uma camada de petróleo com apenas um centímetro de espessura é suficiente para reduzir de duzentos para vinte metros o poder de penetração da luz na água. Isso afeta a atividade fotossintetizante das algas, reduzindo-se, consequentemente, a produção de matéria orgânica que nutre, direta ou indiretamente, a quase totalidade dos demais seres vivos aquáticos; além disso, diminui a disponibilidade de gás oxigênio na água, o que pode provocar a morte por asfixia de inúmeras formas de vida aeróbica.
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1)    Quem realiza a fotossíntese?


2)    O que significa terra estéril?

3)    O que acontece quando o solo fica exposto à ação dos ventos e das enxurradas?


4)    Como se formou o petróleo?


5)    Em qual parte da água a fotossíntese é produzida de forma mais intensa?


6)    O que devemos fazer para recuperar uma área vegetal que foi devastada?


7)    Na água quem realiza a fotossíntese?

8)    Que fator abiótico impede que os organismos fotossintetizantes da água sejam afetados diminuindo a quantidade de matéria orgânica?



MATEMÁTICA


1) Complete a tabela: 

                             0º 30º 45º 60º 90º 120º 135º 150º 180º 
Seno          
Cosseno          
Tangente          

                           

                         210º 225º 240º 270º 300º 315º 330º 360º 
Seno         
Cosseno         
Tangente         




2A figura abaixo representa um avião que decolou sob um ângulo constante de 40º e percorreu em linha reta 8000 m. Nesta situação, qual a altura que se encontrava o avião ao percorrer essa distância?
Considere:
sen 40º = 0,64
cos 40º = 0,77
tg 40º = 0,84


3) Para uma feira de ciências um grupo de estudantes resolveu construir uma maquete de uma casa, conforme esquema abaixo. O telhado será feito com uma placa de isopor de 1m de comprimento, que será dividida ao meio para fazer as duas partes do telhado. Sabendo que o telhado será feito segundo um ângulo de 55º, calcule a medida x da largura casa.
Considere:
sen 55º = 0,82
cos 55º = 0,57
tg 55º = 1,43
4) Um menino avista o ponto mais alto de um morro, conforme figura abaixo. Considerando que ele está a uma distância de 500 m da base do morro, calcule a altura (h) deste ponto.
Considere:
sen 20º = 0,34
cos 20º = 0,93
tg 20º = 0,36


LÍNGUA PORTUGUESA


ATIVIDADES DOMICILIARES DE LÍNGUA PORTUGUESA

2ª SÉRIES A E B – ENSINO MÉDIO – PROFESSOR MARCOS ARAÚJO


Caros alunos,
Diante da situação emergencial a qual nos encontramos, faz-se necessário continuar nossos estudos em nossos domicílios. Elaborei algumas atividades importantes para que vocês possam ir aprimorando suas habilidades leitoras e escritoras durante esse período de “isolamento”.
Desejo muita saúde a vocês e a seus familiares e espero encontrá-los logo para falarmos sobre as impressões que tiveram das leituras realizadas por vocês.
 Abraços a todos e desejemos que a sociedade encontre a cura das suas mazelas!


ROTEIRO DE ATIVIDADES:

1 – Assistir ao vídeo da doutora Cláudia Feitosa-Santana. Se possível, assistam junto com seus familiares e, em seguida, façam uma reflexão e dialoguem com seus familiares sobre a importância das medidas de prevenção e de cuidado com nossa saúde para a contensão da epidemia.  Após a reflexão, elabore um Artigo de Opinião expondo seu ponto de vista sobre o tema:
"AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO À COVID-19 ESTÃO CORETAS OU SÃO APENAS SINAL DE HISTERIA DAS PESSOAS E GOVERNANTES?"

2 – Ler a coletânea de contos do escritor Moçambicano Mia Couto (disponível em anexo) e faça as seguintes atividades:

a) Releia o conto O Perfume e identifique palavras no texto que exemplifiquem o conceito de NEOLOGISMO.

b) Leia os contos Nas águas do tempo; As flores de Novidade; O cego Estrelinho; Na esteira do parto; O calcanhar de Virigílio; Chuva: a abensonhada e O cachimbo de Felizbento. Em seguida, elabore um pequeno texto expondo suas impressões acerca de cada um deles, destacando o que lhe chamou mais a atenção na narrativa.

c) Dentre as leituras feitas, destaque aquela que você mais gostou, justificando sua resposta através de um breve texto.

3) Leia o romance AMOR DE PERDIÇÃO, de Camilo Castelo Branco e faça as seguintes atividades:



a. Que tipo de narrador há na obra? Qual é a atitude dele diante dos fatos que está narrando?
b. Pode-se dizer que Teresa e Mariana, embora de maneiras diferentes, encarnam personagens tipicamente românticas? Por quê?
c. Escreva o nome dos personagens do livro de acordo com as características apresentadas.
“É forte de compleição; belo homem com as feições de sua mãe, e a corpulência dela; mas de todo avesso em gênio.” R:_____________________________________________
“…era um composto de excelências, tinha apenas uma quebra: a absoluta carência de brios.” R:________________________________________________________________
“…menina de quinze anos, rica herdeira, regularmente bonita e bem nascida…tem força de caráter, orgulho fortalecido pelo amor…” R:______________________________
“… rapariga camponesa (…) bem mais bonita que a fidalga!” R:____________________
“… antes de ser ferrador foi criado de farda em casa do fidalgo de Castro-Daire, que é o senhor Baltasar…” R:___________________________________________________
d. Mariana é uma figura de destaque na história. Seu comportamento é tipicamente romântico. Apesar de seu enorme amor por Simão, ela coloca a felicidade do amado acima de tudo, só existindo em função dele. Cite duas atitudes dela que comprove essa afirmação.
 e. À semelhança de Romeu e Julieta, Simão Botelho e Teresa de Albuquerque vivem um amor impossível de ser concretizado por causa da rivalidade de seus pais. Por que as famílias Botelho e Albuquerque se tornaram inimigas?
f. Amor de Perdição é um romance de Camilo Castelo Branco em que a instituição “família” desempenha um papel decisivo.
Estabeleça um paralelo entre os papéis exercidos pela família Albuquerque sobre Teresa e aqueles exercidos pela família Botelho sobre Simão.
g. Nesse romance, um dos tópicos importantes é o da relação entre pais e filhos: contraste as relações que se dão na família de João da Cruz, por um lado, com as que se dão nas famílias Botelho e Albuquerque, por outro.
h. (Unicamp-SP) Leia com atenção o trecho abaixo, extraído do último capítulo de Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco.
 Viram-na, um momento, bracejar, não para resistir à morte, mas para abraçar-se ao cadáver de Simão, que uma onda lhe atirou aos braços. O comandante olhou para o sítio donde Mariana se atirara, e viu, enleado no cordame, o avental, e à flor da água, um rolo de papéis, que os marujos recolheram na lancha.
1) Que relação há, em Amor de Perdição, entre as personagens Simão e Mariana?
2) No trecho citado, o narrador menciona um “rolo de papéis”. Que papéis são esses?
3) Considerando as respostas dadas aos itens A e B, analise a função desempenhada pela personagem Mariana na estrutura do romance.
i. Escreva V ou F nos parênteses.
(    ) Simão Botelho – Inicialmente é apresentado como um jovem de temperamento sanguinário e violento. Perturbador da ordem para defender a plebe com quem convive e agitador na faculdade, onde luta de forma brutal pelas ideias jacobinistas.
(    ) O episódio mais representativo do romance, no sentido de provocar lágrimas nos leitores românticos e risos nos leitores realistas, ocorre no início da obra, quando o tema da ‘morte por amor” atinge o clímax.
(    ) Teresa de Albuquerque – Protagonista, menina de 16 anos que se apaixona por Simão, também sai adquirindo densidade heroica ao longo da obra: firme e resoluta em seu amor, ela mantém-se inflexível perante os pedidos, as ameaças -e finalmente as atrocidades e violências cometidas pelo pai.
(    ) Mariana – Moça rica da cidade, de olhos tristes e belos, tem sido considerada, algumas vezes, como a personagem mais romântica da história, porque o sentir a satisfaz, sem necessidade ao menos de esperança de concretizar-se o seu amor por Simão.
(    ) João da Cruz – O pai de Mariana, destaca-se como personagem mais sensato, mais equilibrado, o único personagem que possui traços realistas, de Amor de Perdição. Ferreiro e transformado em assassino numa briga, João da Cruz consegue de Domingos Botelho, pai de Simão, a liberdade


INGLÊS - PROFª ANA LEDA





PROJETO DE VIDA - PROFª AURINDA


Este texto deve ser lido com atenção, o que facilitara o cumprimento das atividades.

Quando falamos em evolução biológica, geralmente o primeiro nome que nos vem à mente é o de Charles Darwin. Entretanto, não podemos atribuir todos os méritos a ele, já que Alfred Wallace também havia percebido muitos dos aspectos que Darwin apontou em suas observações e que guardou basicamente em segredo por mais de vinte anos. Apenas quando Wallace enviou a Darwin seus manuscritos – devemos nos lembrar de que este voltou da expedição bastante reconhecido como cientista – é que ele foi impulsionado a publicar suas ideias. Seguindo o conselho de amigos, a teoria foi revelada com a autoria dos dois em 1858.
O diferencial de Darwin era o conjunto de evidências e argumentos a favor da evolução que possuía. Esse fato, somado à sua posição de destaque no meio científico e à publicação do livro “A origem das espécies por meio da seleção natural, ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida”, é o que faz com que, na maioria das vezes, apenas ele seja lembrado.
Naquela época, os mecanismos de hereditariedade e mutação não eram conhecidos e, por isso, temos a teoria sintética da evolução (ou neodarwinismo) como uma versão aprimorada desses princípios desenvolvidos por Darwin e Wallace.
Agora que já sabemos quem são os autores, vamos conhecer os aspectos dessa teoria:
→ Principais aspectos da Teoria da Evolução
- Em qualquer grupo de espécies, todos os indivíduos possuem ancestrais em comum em algum momento da história evolutiva. Assim, são descendentes deles com modificações e resultam da seleção natural;
Indivíduos da mesma espécie, mesmo que parentes próximos, possuem variações entre si, o que é resultado de mutações e/ou reprodução sexuada. Algumas dessas variações são hereditárias, ou seja, podem ser transmitidas para a geração seguinte;
A limitação na disponibilidade de recursos faz com que indivíduos de uma população lutem, direta ou indiretamente, por esses recursos e pela sua sobrevivência. Dessas variações, algumas podem ser vantajosas, permitindo que alguns, nesse cenário, destaquem-se e outros não. Esses últimos podem não sobreviver e, tampouco, reproduzir-se;
Aqueles que sobrevivem (os mais aptos) podem transmitir à prole a característica que permitiu sua vitória, caso seja hereditária;
- Esse processo, denominado de seleção natural, resulta na adaptação de determinados indivíduos ao ambiente e também no surgimento de novas espécies.
seleção natural é bastante parecida com a artificial, só que essa última é o resultado de ações humanas (diretas ou indiretas) sobre determinado organismo. A penicilina, por exemplo, foi bastante usada há algumas décadas como principal agente de combate a bactérias e, atualmente, não é eficaz no tratamento de algumas doenças, uma consequência da seleção das bactérias resistentes em razão do uso indiscriminado dessa substância.
 
Leia o texto e responda de acordo com suas reflexões:

Considerando os estudos de Darwin do século XIX Sobre a seleção natural das espécies, como está teoria nos mostra, que as espécies mais aptas ao meio ambiente, conseguem viver mais tempo.

Considerando este estudo peço para que você reflita e exponha o que você penca sobre a pandemia do corona vírus, será que podemos associar essa teoria aos estudos de Darwin do século XIX.




Filosofia

Habilidade:   Desenvolver habilidades de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia intelectual
1 – Assistir ao vídeo
2 – Pesquisar os significados filosóficos das palavras
Ética, Felicidade, Moral, Doutrina, Tese, Democracia,
3 – Atividade: Produzir texto (15 linhas). O que são os Direitos Humanos

Sociologia

Habilidade: Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral
  
1 – Assistir aos vídeos
2 – Pesquisar os significados sociológico de:
Politica, Cultura, Comunidade, Alteridade, Estética, Direitos Humanos, Etnia
(entregar)

3 – Produção de texto (15 linhas). O que são movimentos Sociais


EDUCAÇÃO FÍSICA 

Com base na pesquisa sobre Ginásticas de academias e capacidades físicas, responda as questões:
1) Os praticantes de exercícios físicos de academia têm objetivos diferentes dos apontados pelos outros praticantes?

2) Entre as práticas pesquisadas, quais são as mais procuradas?

3) Elas variam de acordo com a idade e o gênero do praticante?

4) Com que práticas você se identifica?

5) O que você entende pela expressão "mercado do corpo"?



TECNOLOGIA 

MUNDO DIGITAL

Nesta atividade, vamos aprender um pouco mais sobre palavras que têm tudo a ver com o Mundo Digital. Novos termos tecnológicos surgem constantemente, mudando a forma de dialogar na rede e influenciando as atividades cotidianas.
Por exemplo, já pesquisou alguma vez o que significa “www” (world wide web)?

 Atividade 1 Pesquise e registre as suas descobertas sobre o significado de “www”.

Atividade 2 Você conhece as expressões abaixo? Já ouviu falar delas? Faça uma pesquisa e registre no seu caderno o significado de cada palavra:

Inteligência Artificial
Internet das Coisas
Fake News
Algoritmo
Bitcoin e Criptomoedas
Hashtag

CONHECENDO A RELAÇÃO DE TODOS COM A TECNOLOGIA

Como vimos, a tecnologia está presente em alguns momentos da sua vida. Nesse sentido, propomos que reflita, de acordo com a sua realidade tecnológica, sobre as seguintes questões:

Atividade 3:  Tecnologia é…

1. O que você entende por Tecnologia? 
2. O que você compreende por Inovação? 
3. Quais experiências ou conhecimentos você já possui sobre Tecnologia e Inovação? 
4. Quais tecnologias você carrega com você e utiliza no seu dia-a-dia? 
5. Essas tecnologias são digitais ou não?

Atividade 4:  Produzindo uma narrativa digital
Pesquise e registre no seu caderno:

1. De que modo a tecnologia que você utiliza pode contribuir para um cotidiano melhor?
2. Como a tecnologia pode impactar, de maneira positiva e de maneira negativa, a sua aprendizagem?
3. Como a tecnologia pode te influenciar a querer seguir estudando?