-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

12 julho, 2020

8º ANO - 13 A 17 DE JULHO

E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS DO 8º ANO PARA O PERÍODO DE 13/07 A 17/07
Horário das aulas online

MATEMÁTICA - PROF.ª MAGALY - ATIVIDADE DA SEMANA 07/07 ATÉ 16/07  

Habilidades:

(EF08MA12) – Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representa-la no plano cartesiano.

(EF08MA13) – Resolver e elaborar situações-problema que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

Boa tarde, pessoal! Tudo bem com vocês? Vou repetir o formulário da semana passada, uma vez que MUITOS ALUNOS NÃO REALIZARAM A ATIVIDADE PROPOSTA e precisam fazer para obter a nota de participação do bimestre. Sendo assim, o formulário ficará aberto até a quinta-feira, após essa data fecharei a atividade e mandarei a devolutiva na sexta-feira. Tenham uma boa noite e força nos estudos! ❤️

Segue o link para a realização do formulário: https://forms.gle/AcJaG8yvBi5wHXYu7


8º anos A, B e C - Português

Professora Luciene

 

Roteiro de Atividade – Semana de 13/07/2020 a 17/07/2020

 

Habilidades:

EF89LP33A  Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.

EF69LP17    Identificar recursos estilísticos e semióticos presentes em textos jornalísticos e publicitários.

 

FATO, INTERPRETAÇÃO E OPINIÃO

 

LEIA  O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA  ÀS QUESTÕES DE 1  A 4:

 

 

O descobridor das coisas

     A GENTE VINHA  DE MÃOS DADAS, sem pressa de nada pela rua. Totóca vinha me ensinando a vida. E  eu estava  muito contente  porque  meu irmão  mais velho  estava  me dando  a mão  e ensinando  as coisas.  Mas ensinando as coisas  fora de casa.  Porque em casa eu aprendia descobrindo  sozinho e fazendo sozinho,  fazia  errado e fazendo  errado acabava sempre tomando  umas palmadas.  Até bem pouco tempo ninguém me batia. Mas depois descobriram as coisas e vivem dizendo que eu era o cão, que eu era capela, gato ruço de mau pelo.  Não queria saber disso. Se não estivesse  na rua eu começava  a cantar.  Cantar era bonito. Totóca sabia fazer outra coisa além de cantar, assobiar. Mas eu, por mais que imitasse, não saía nada. Ele me animou  dizendo que era assim mesmo, que eu ainda não tinha boca de soprador.  Mas como eu não podia cantar por fora, fui cantando  por dentro. Aquilo era esquisito,  mas se tomava  muito gostoso.  E eu estava me lembrando de uma música que Mamãe cantava quando  eu era bem pequenininho.  Ela ficava no tanque,  com  um pano  amarrado  na cabeça  para tapar  o sol. Tinha  um avental  amarrado  na barriga  e ficava horas e horas, metendo a mão na água, fazendo sabão virar muita  espuma.  Depois torcia a roupa e ia até a corda. Prendia tudo na corda e suspendia o bambu. Ela fazia  igualzinho com todas as roupas. Estava lavando a roupa da casa do Dr. Faulhaber para ajudar nas despesas  da casa.  Mamãe era alta, magra, mas muito bonita. Tinha uma cor bem queimada e os cabelos pretos e lisos. Quando ela deixava os cabelos sem prender, dava até na cintura.  Mas bonito  era quando ela cantava e eu ficava junto aprendendo.

VASCONCELOS,  José Mauro. Meu pé de laranja lima. São Paulo: Editora Melhoramentos.  2005 ­ p 11  e 12

 

O questionário abaixo pode ser respondido e enviado à mim através do formulário, clicando nesse link: https://forms.gle/uUJ2uVneJe6gUY4c8

 

 

1. Com base  no  texto  lido,  responda  às  questões  a seguir:

a)   Quem é o narrador dessa história e qual a sua idade aproximada?  Como você chegou a essa conclusão?

 

b)   Em   sua   opinião, por   que   o narrador   era chamado de "cão", ·capeta", "gato ruço de mau pelo"? É possível afirmar sua opinião com fatos descritos no texto?

 

c)   O narrador diz que por  mais  que  tentasse assobiar,  não  saía  nada.  De que maneira ele tentava fazer essa ação?  Retire trecho do texto que confirme esse fato.


d)   De acordo com o texto, como você interpretaria o trecho: "Mas como eu não podia cantar por fora, fui cantando por dentro. Aquilo era esquisito, mas se tomava muito gostoso"?


2.   No   decorrer   do bimestre,  você   estudou   que  há diferenças  entre  o conceito  de fato,  interpretação e opinião. De acordo com o que você recorda, responda às questões a seguir:

 

A) Podemos considerar um fato como:

a)   o ato de dar sentido ao fato.

b) algo   que   pode   ser   constatado   de   modo indiscutível.

c)   a avaliação que se faz de um fato com base em um juízo de valor.

 

B) Podemos considerar a interpretação como

a) o ato de dar sentido ao fato.

b)  algo   que   pode   ser   constatado   de   modo indiscutível.

c)  a avaliação que se faz de um fato com base em um juízo de valor.

 

C)  Podemos considerar a opinião como:

a)   o ato de dar sentido ao fato.

b)   algo   que   pode   ser   constatado   de   modo indiscutível.

c) a avaliação  que se faz de um fato com base em um juízo de valor.

 

3. Examine os trechos seguintes, retirados do texto, e escreva:

 

(F), se for um fato

(1), se for uma interpretação

(O), se for uma opinião

 

Observe que, em algumas interpretações, está implícita uma opinião.  Nesse caso, indique o trecho por 1 e O.

 

a) (   )  "A GENTE VINHA DE MÃOS DADAS."

b) (  )   “... eu  estava  muito  contente   porque meu irmão mais velho estava me dando a mão e ensinando as coisas."

c) (    )  "... fazia errado .. ."

d) (   )   "Mas  depois   descobriram   as  coisas e vivem dizendo que eu era o cão, que eu era capeta, gato ruço de mau pelo."

e) (    )   "Ele me animou dizendo que era assim mesmo."

f) (    )   "Aquilo  era  esquisito,   mas  se  tornava muito gostoso."

g) (   )  "Mas  bonito  era quando  ela cantava  e eu ficava junto aprendendo."

 

4.  Ao interpretar o convívio que tinha com seu irmão em suas lembranças, o narrador expressa sua opinião sobre como era aprender coisas como, por exemplo, assobiar. Que interpretação você considera que ele faz dos fatos?

 

a) Objetiva, isto é, imparcial, livre de opiniões e afetos.

b) Subjetiva, isto é, muito pessoal,  posto que  são suas memórias que estão sendo revividas e com elas revela seus sentimentos mais íntimos.

 

Justifique sua resposta.

 

 

Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************

Além da atividade acima, vocês devem assistir às aulas de Português no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

________________________________


Geografia - 8º Ano A e B - Profª Regiane

Segue a mesma atividade da semana passada, se você já fez não precisa fazer de novo
Acesse o link abaixo e responda a atividade.
https://forms.gle/1RjDR5fkdMgakbUD7
__________________________________

O sujeito e seu lugar no mundo
Professora:Cristiane Geografia
8ºC
Habilidade: EF09GE26- Analisar a dinamica populacional e relacionar com as transformações tecnoligas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconomicos e ambiental de países distintos em diferentes regiões do mundo 


_____________________________________________________________________________

PROFESSOR ELIEZER PROJETO DE VIDA 8º ANO B

 

Competências socioemocionais em foco: Assertividade, iniciativa social, curiosidade para aprender e imaginação criativa.

 

Vamos lá pessoal essa atividade é baseada na página 74, 75 do caderno do aluno

 

Caro (a) estudante, que tal criar uma campanha publicitária para colaborar com o meio ambiente da sua comunidade?

Nesta atividade, você irá confeccionar um painel para apontar os serviços da sua comunidade que estão defasados e outros que deveriam existir

Faça em uma folha de sulfite ou uma folha do caderno de desenho um painel com que se explica acima.

 

Boa tarefa.

Após o termino tire foto e mande no email.

profeliezer@yahoo.com

ou whats. 996460862

__________________________________________________________


Professor Eliezer tecnologia e inovação 8º ano A

Objetivo: investigar sobre quem são e o que fazem os influenciadores digitais, e qual a finalidade desse trabalho.

 

Vamos lá pessoal essa atividade é baseada na pagina 61

INFLUENCIADORES DIGITAIS

Quem são e o que fazem?

Com o advento das redes sociais e sua popularização, mais pessoas puderam ter acesso e até mesmo desenvolver conteúdos autorais na internet. Neste cenário, em especial nas últimas décadas, surgiram os influenciadores digitais. Essas pessoas criam canais e contas em redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook etc.) para discutir temas variados e são acompanhados por muitos seguidores.

 

Atividade assista o vídeo que está no link abaixo. Atenção esse vídeo é muito rico em informações importantes.

https://www.youtube.com/watch?v=kAHadD-ClQE

Após escreva em poucas palavras o que você entende por influenciador, e o que você aprendeu com o vídeo.

Após o termino tire foto e envie para o email.

profeliezer@yahoo.com

ou no whats 996460862


___________________________________________________________________

TECNOLOGIA - 8ºB


Profª Mileni


Responder aos formulários abaixo:


Protocolo de Plano de Ajuda –  sentimentos atuais 

https://forms.gle/kdReeqfrJUiySc5r8

Protocolo de convivência na internet– cyberagressão e cyberbullying

https://forms.gle/UKhNDFV67YwVcsQ87


Atividade semana passada, caso você não tenha feito:

Postar um conteúdo no mural acessando o link abaixo. Esse conteúdo pode ser qualquer vídeo ou foto produzido por você.

acesse: 

https://padlet.com/mnorberto1/637h35i5e4mtnqem

senha: tecnologia8b


___________________________


CIÊNCIAS

Profª Mileni


Habilidades: (EF08CI07) Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. (EF08CI08A) Identificar as transformações que ocorrem na puberdade como fenômeno biológico e comportamental, que caracteriza um período de transição da infância para a adolescência.


Responda ao formulário acessando o link abaixo:

https://forms.gle/gT3abfmjMHRrKYM78


Qualquer dúvida entre em contato via email promileni@gmail.com ou whatsapp (19)996125182


Bons estudos!!!

__________________________________

ARTE

8ºA,8ºB,8ºC - Profº Michelle


Atividade: Responda o que se pede, se necessário consulte na internet, sobre a vida e obra do artísta Van Gogh.


1) Assinale  a alternativa que apresenta uma informação correta sobre as características psicológicas de Van Gogh:

a) (   ) Ele era um homem de personalidade intrigante, cheio de conflitos internos, desequilibrado e depressivo.
b) (   ) Van Gogh era um homem de personalidade serena, cheio de ideias brilhantes, equilibrado e animado.
c) (   ) Van Gogh era um home de personalidade irritante, cheio de manias e desajeitado.

 

2) Van Gogh tinha um credo, ou seja , uma convicção, uma opinião que resumia em:

a) (   ) Ame mesmo sem querer.
b) (   ) Ame a si mesmo.
c) (   ) Ame o que você ama.

 
3) O que Van Gogh pintava?

a) (   ) Pintava o que deixava ele triste.
b) (   ) Pintava somente o que sua imaginação permitia.
c) (   ) Pintava aquilo que via e o que ele sentia.

 
4) Quais eram as principais características das pinceladas de Van Gogh?

a) (   ) Eram tranquilas e serenas e representavam seu estado de espírito.
b) (   ) Eram agitadas e brilhantes, sugerindo movimento.

c) (   ) Eram agitadas e foscas o que sugeria a sua tristeza interior.

 
5) O que Van Gogh gostava de pintar?

a) (   ) Natureza morta, paisagens, flores e autorretrato.
b) (   ) Natureza viva, paisagens e folhas secas.
c) (   ) Natureza viva, morta e autorretrato


6) Observe as obras abaixo e escreva seus respectivos nomes:


7) Para Van Gogh seu único refúgio era:

a) (   ) a dança
b) (   ) a música
c) (   ) a arte

 
8) Assinale a alternativa que apresenta nomes de obras pintadas por Van Gogh:

a) (   ) Nevermore
b) (   ) Os cipestres
d) (   ) Abaporu
e) (   ) Trigal com corvos
f) (   ) Jacó e o Anjo

_____________________________________________________________

ELETIVA

8ºB - Profº Michelle

ATIVIDADE: Temos essa semana para decidirmos qual app vamos optar, para a realização e criação dos jogos, sendo eles: 

UNITY ou UPBGE.

Tema para a criação já acertado: O jogo terá que ter como meta principal,  estratégias para fugir de um vírus mortal, devido ao momento que que estamos vivendo.

Mais detalhes, conversamos pelo grupo de whatsapp, ok. (19) 99619-3430.

________________________________________________________________________________


PROJETO DE VIDA. – 8ºC

                         Professora Maristela

Habilidade: Entusiasmo, determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade,

assertividade, empatia, iniciativa social

 

Desenvolver uma redação, para você  o que é desenvolver a iniciativa social?

 

Enviar por E-mail formentini2@gmail.com seu nome , serie e turma ou por WhatsApp da sala 

______________________________________________________________
HISTÓRIA
PROF. VALDILENE MATOS
E-MAIL: valdilene.souzza@yahoo.com.br
ACESSE O LINK ABAIXO PARA A AULA DA SEMANA

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZKE57HP61gFKFfIHWaOgMDU7HqmVo-O_knbbqrKCQQ6OOFQ/viewform?usp=pp_url

Educação Física - 8° A - Profº Junior

Acesse o link abaixo e responda a atividade.




Inglês         8º ano          (13/07 a 17/07)      

Professora Eliane

Habilidades

EF08LI03- Construir o sentido global de textos, relacionando suas partes, o assunto principal e informações relevantes.

Para responder as questões acesse o link:

https://forms.gle/D5BN6q3gJ5fJZdao6

Se tiver dúvidas entre em contato com a professora através do e-mail.     eliane.criss10e@gmail.com