MATEMÁTICA - PROF.ª MAGALY - ATIVIDADE DA SEMANA 07/07 ATÉ 16/07
Habilidades:
(EF08MA12) – Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representa-la no plano cartesiano.
(EF08MA13) – Resolver e elaborar situações-problema que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.
Boa tarde, pessoal! Tudo bem com vocês? Vou repetir o formulário da semana passada, uma vez que MUITOS ALUNOS NÃO REALIZARAM A ATIVIDADE PROPOSTA e precisam fazer para obter a nota de participação do bimestre. Sendo assim, o formulário ficará aberto até a quinta-feira, após essa data fecharei a atividade e mandarei a devolutiva na sexta-feira. Tenham uma boa noite e força nos estudos! ❤️
Segue o link para a realização do formulário: https://forms.gle/AcJaG8yvBi5wHXYu7
8º anos A, B e C - Português
Professora
Luciene
Roteiro
de Atividade – Semana de 13/07/2020
a 17/07/2020
Habilidades: EF89LP33A Ler, de forma autônoma, textos de gêneros
variados. EF69LP17 Identificar recursos estilísticos e
semióticos presentes em textos jornalísticos e publicitários. |
FATO,
INTERPRETAÇÃO E OPINIÃO
LEIA O TEXTO A
SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 1 A 4:
O descobridor das coisas A
GENTE VINHA DE MÃOS DADAS, sem pressa
de nada pela rua. Totóca vinha me ensinando a vida. E eu estava
muito contente porque meu irmão
mais velho estava me dando
a mão e ensinando as coisas.
Mas ensinando as coisas fora de
casa. Porque em casa eu aprendia
descobrindo sozinho e fazendo
sozinho, fazia errado e fazendo errado acabava sempre tomando umas palmadas. Até bem pouco tempo ninguém me batia. Mas
depois descobriram as coisas e vivem dizendo que eu era o cão, que eu era
capela, gato ruço de mau pelo. Não
queria saber disso. Se não estivesse
na rua eu começava a
cantar. Cantar era bonito. Totóca sabia
fazer outra coisa além de cantar, assobiar. Mas eu, por mais que imitasse,
não saía nada. Ele me animou dizendo
que era assim mesmo, que eu ainda não tinha boca de soprador. Mas como eu não podia cantar por fora, fui
cantando por dentro. Aquilo era
esquisito, mas se tomava muito gostoso. E eu estava me lembrando de uma música que
Mamãe cantava quando eu era bem
pequenininho. Ela ficava no
tanque, com um pano
amarrado na cabeça para tapar
o sol. Tinha um avental amarrado
na barriga e ficava horas e
horas, metendo a mão na água, fazendo sabão virar muita espuma.
Depois torcia a roupa e ia até a corda. Prendia tudo na corda e
suspendia o bambu. Ela fazia
igualzinho com todas as roupas. Estava lavando a roupa da casa do Dr.
Faulhaber para ajudar nas despesas da
casa. Mamãe era alta, magra, mas muito
bonita. Tinha uma cor bem queimada e os cabelos pretos e lisos. Quando ela deixava
os cabelos sem prender, dava até na cintura.
Mas bonito era quando ela
cantava e eu ficava junto aprendendo. VASCONCELOS, José Mauro. Meu pé de laranja lima. São
Paulo: Editora Melhoramentos. 2005 p
11 e 12 |
O
questionário abaixo pode ser respondido e enviado à mim através do formulário,
clicando nesse link: https://forms.gle/uUJ2uVneJe6gUY4c8
1. Com base
no texto lido,
responda às questões
a seguir:
a)
Quem
é o narrador dessa história e qual a sua idade aproximada? Como você chegou a essa conclusão?
b)
Em sua
opinião, por que o narrador
era chamado de "cão", ·capeta", "gato ruço de mau
pelo"? É possível afirmar sua opinião com fatos descritos no texto?
c)
O
narrador diz que por mais que
tentasse assobiar, não saía
nada. De que maneira ele tentava
fazer essa ação? Retire trecho do texto
que confirme esse fato.
d)
De
acordo com o texto, como você interpretaria o trecho: "Mas como eu não podia
cantar por fora, fui cantando por dentro. Aquilo era esquisito, mas se tomava
muito gostoso"?
2.
No decorrer
do bimestre, você estudou
que há diferenças entre
o conceito de fato, interpretação e opinião. De acordo com o que
você recorda, responda às questões a seguir:
A) Podemos considerar um fato como:
a) o ato
de dar sentido ao fato.
b) algo que
pode ser constatado
de modo indiscutível.
c)
a
avaliação que se faz de um fato com base em um juízo de valor.
B) Podemos considerar a interpretação como
a) o ato de dar sentido ao
fato.
b)
algo que
pode ser constatado
de modo indiscutível.
c)
a
avaliação que se faz de um fato com base em um juízo de valor.
C)
Podemos
considerar a opinião como:
a)
o
ato de dar sentido ao fato.
b)
algo que
pode ser constatado
de modo indiscutível.
c) a avaliação que se faz de um fato com base em um juízo de
valor.
3. Examine os trechos seguintes, retirados do
texto, e escreva:
• (F), se for um fato
• (1), se for uma interpretação
• (O), se for uma opinião
Observe que, em algumas
interpretações, está implícita uma opinião.
Nesse caso, indique o trecho por 1 e O.
a) ( ) "A GENTE VINHA DE MÃOS
DADAS."
b) ( )
“... eu estava muito
contente porque meu irmão mais
velho estava me dando a mão e ensinando as coisas."
c) ( )
"... fazia errado .. ."
d) ( )
"Mas depois descobriram
as coisas e vivem dizendo que eu
era o cão, que eu era capeta, gato ruço de mau pelo."
e) ( )
"Ele me animou dizendo que era assim mesmo."
f) ( )
"Aquilo era esquisito,
mas se tornava muito gostoso."
g) ( )
"Mas bonito era quando
ela cantava e eu ficava junto
aprendendo."
4.
Ao
interpretar o convívio que tinha com seu irmão em suas lembranças, o narrador
expressa sua opinião sobre como era aprender coisas como, por exemplo,
assobiar. Que interpretação você considera que ele faz dos fatos?
a) Objetiva, isto é, imparcial, livre de opiniões
e afetos.
b) Subjetiva, isto é, muito
pessoal, posto que são suas memórias que estão sendo revividas e
com elas revela seus sentimentos mais íntimos.
Justifique sua
resposta.
Qualquer dúvida, pode
entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
**************************************************************
Além da atividade acima, vocês devem assistir às aulas de
Português no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada
semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
________________________________
PROFESSOR
ELIEZER PROJETO DE VIDA 8º ANO B
Competências
socioemocionais em foco: Assertividade, iniciativa social, curiosidade para
aprender e imaginação criativa.
Vamos lá
pessoal essa atividade é baseada na página 74, 75 do caderno do aluno
Caro (a) estudante,
que tal criar uma campanha publicitária para colaborar com o meio ambiente da
sua comunidade?
Nesta
atividade, você irá confeccionar um painel para apontar os serviços da sua
comunidade que estão defasados e outros que deveriam existir
Faça em uma
folha de sulfite ou uma folha do caderno de desenho um painel com que se
explica acima.
Boa tarefa.
Após o
termino tire foto e mande no email.
Professor
Eliezer tecnologia e inovação 8º ano A
Objetivo:
investigar sobre quem são e o que fazem os influenciadores digitais, e qual a
finalidade desse trabalho.
Vamos lá
pessoal essa atividade é baseada na pagina 61
INFLUENCIADORES
DIGITAIS
Quem são e o
que fazem?
Com o
advento das redes sociais e sua popularização, mais pessoas puderam ter acesso
e até mesmo desenvolver conteúdos autorais na internet. Neste cenário, em
especial nas últimas décadas, surgiram os influenciadores digitais. Essas
pessoas criam canais e contas em redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook
etc.) para discutir temas variados e são acompanhados por muitos seguidores.
Atividade
assista o vídeo que está no link abaixo. Atenção esse vídeo é muito rico em
informações importantes.
https://www.youtube.com/watch?v=kAHadD-ClQE
Após escreva
em poucas palavras o que você entende por influenciador, e o que você aprendeu
com o vídeo.
Após o
termino tire foto e envie para o email.
ou no whats 996460862
___________________________________________________________________
TECNOLOGIA - 8ºB
Profª Mileni
Responder aos formulários abaixo:
Protocolo de Plano de Ajuda – sentimentos atuais
https://forms.gle/kdReeqfrJUiySc5r8
Protocolo de convivência na internet– cyberagressão e cyberbullying
https://forms.gle/UKhNDFV67YwVcsQ87
Atividade semana passada, caso você não tenha feito:
Postar um conteúdo no mural acessando o link abaixo. Esse conteúdo pode ser qualquer vídeo ou foto produzido por você.
acesse:
https://padlet.com/mnorberto1/637h35i5e4mtnqem
senha: tecnologia8b
___________________________
CIÊNCIAS
Profª Mileni
Habilidades: (EF08CI07) Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos. (EF08CI08A) Identificar as transformações que ocorrem na puberdade como fenômeno biológico e comportamental, que caracteriza um período de transição da infância para a adolescência.
Responda ao formulário acessando o link abaixo:
https://forms.gle/gT3abfmjMHRrKYM78
Qualquer dúvida entre em contato via email promileni@gmail.com ou whatsapp (19)996125182
PROJETO DE
VIDA. – 8ºC
Professora Maristela
Habilidade:
Entusiasmo,
determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade,
assertividade,
empatia, iniciativa social
Desenvolver
uma redação, para você o que é desenvolver a iniciativa social?
Enviar por E-mail formentini2@gmail.com
seu nome , serie e turma ou por WhatsApp da sala
Inglês 8º ano (13/07 a 17/07)
Professora Eliane
Habilidades
EF08LI03-
Construir o sentido global de textos, relacionando suas partes, o assunto
principal e informações relevantes.
Para responder as questões acesse o link:
https://forms.gle/D5BN6q3gJ5fJZdao6
Se tiver dúvidas entre em
contato com a professora através do e-mail. eliane.criss10e@gmail.com