.Identificar elementos
representativos das diferentes fases da industrialização brasileira;
Reconhecer fatos e/ou situações representativas das etapas do modelo
industrial brasileiro. |
Mapa Mental: Máquinas
Térmicas
História 2ªSérie A e B – Profº
Leilson
Habilidades:
Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e
inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças.
Responda as
atividades acessando o link: https://forms.gle/EwGAnER5LSfNZxzc7
_______________________
PROJETO DE VIDA - 2ª SÉRIE
PROFª AURINDA
A atividade dessa semana será realizada através do link abaixo, estou repetindo a atividade da semana passada pois poucos alunos enviaram. É muito importante a realização das atividades.
____________________________
ELETIVA (CONS)CIÊNCIA
Profª Mileni
Habilidade: (EF03LP24) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observação e de pesquisas, relatórios, artigos científicos, você sabia que..., resumos, entre outros textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
Para os alunos que ainda não responderam o questionário sobre método científico: https://forms.gle/oPYLJMCQ7e4ZEyia9
Discussão sobre: Como escrever um projeto científico
Culminância da Eletiva, o que fazer?
Via grupo do whatsapp na sexta-feira dia 19/06
Bons estudos!
___________________________
Diciplina – Química 2º A e B
Professora: Maristela
Habilidade: Explicar a estrutura da matéria com base nas ideias de Rutherford e de Bohr
https://youtu.be/IcmrqZkuov
QUESTÃO
1
Uma importante contribuição do modelo
de Rutherford foi considerar o átomo constituído de:
a) elétrons mergulhados numa massa
homogênea de carga positiva.
b) uma estrutura altamente compactada
de prótons e elétrons.
c) um núcleo de massa desprezível
comparada com a massa do elétron.
d) uma região central com carga
negativa chamada núcleo.
e) um núcleo muito pequeno de carga
positiva, cercada por elétrons.
QUESTÃO
2
Relacione as características atômicas
com os cientistas que as propôs:
I. Dalton
II. Thomson
III. Rutherford
( ) Seu modelo atômico era
semelhante a um “pudim de passas”.
( ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
( ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema solar”.
QUESTÃO
3
(ESPM-SP)
O átomo de Rutherford (1911) foi
comparado ao sistema planetário (o núcleo atômico representa o sol e a
eletrosfera, os planetas):
Eletrosfera é a região do átomo que:
a) contém as partículas de carga
elétrica negativa.
b) contém as partículas de carga
elétrica positiva.
c) contém nêutrons.
d) concentra praticamente toda a massa
do átomo.
e) contém prótons e nêutrons.
QUESTÃO
4
Ao longo dos anos, as características
atômicas foram sendo desvendadas pelos cientistas. Foi um processo de
descoberta no qual as opiniões anteriores não poderiam ser desprezadas, ou
seja, apesar de serem ideias ultrapassadas, fizeram parte do histórico de
descoberta das características atômicas.
Vários foram os colaboradores para o
modelo atômico atual, dentre eles Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Abaixo
você tem a relação de algumas características atômicas, especifique o cientista
responsável por cada uma destas teorias:
I. O átomo é comparado a uma bola de
bilhar: uma esfera maciça, homogênea, indivisível, indestrutível e
eletricamente neutra.
II. O átomo é comparado a um pudim de
ameixas: uma esfera carregada positivamente e que elétrons de carga negativa
ficam incrustados nela.
III. Átomo em que os elétrons se
organizam na forma de camadas ao redor do núcleo.
III. Átomo que apresenta um núcleo
carregado positivamente e ao seu redor gira elétrons com carga negativa.
QUESTÃO
5
Aponte em cada modelo a seguir as
características que contrariam a proposta de modelo atômico atual: o átomo
constituído de núcleo e eletrosfera, considerando as partículas subatômicas:
prótons, nêutrons e elétrons.
I. Átomo dos gregos Demócrito de Abdera
(420 a.C.) e Leucipo (450 a.C.): a matéria era composta por pequenas partículas
que receberam a denominação de átomo (do grego átomo = indivisível).
II. Átomo de Dalton: uma esfera maciça,
homogênea, indivisível, indestrutível e eletricamente neutra.
III. Átomo de Thomson: o átomo como uma
pequena esfera positiva impregnada de partículas negativas, os elétrons.
Enviar foto do exercícios no Email formentini2@gmail.com ou whatsApp.
981365627 das 8:00 as 18:00.
ELETIVA CRIANDO MODA
Habilidade: criatividade e foco
Ola meninas e meninos hoje vou propor um desafio para que voces façam mudanças em acessorio de você estou mandando um link para que vcs escolham qual é mais sua cara ok!!!.
Personalize suas capinhas
Um jeito legal de reaproveitar aquelas capinhas que você já enjoou é personalizá-las.
Dá pra usar tinta, glitter, tecido e mais um montão de coisas diferentes pra criar a sua exclusiva. V
https://youtu.be/1ArC0GRkbRo
COMO DESFIAR BERMUDA E CALÇA JEANS - CUSTOMIZAR-
Um jeito legal de reaproveitar aquela calça ou bermuda bem legal para transformar algo que vcê ja tenha e queira dar uma cara nova para ela.
Enviar foto do exercícios no Email formentini2@gmail.com ou whatsApp. 981365627 das 8:00 as 18:00.
_______________________________________________________
LÍNGUA PORTUGUESA 2ª
SÉRIES A E B
HABILIDADE: Formular opinião sobre determinado fato
artístico, científico ou social, defendendo-a por meio de argumentação lógica.
ATIVIDADE VII
Nesta semana, a proposta de
atividade é a leitura de um artigo publicado no jornal Correio Popular de
Campinas e na sequência acessem o link do formulário ( https://forms.gle/hBCQqBWuL1sRAi4Q6
) e responda as questões sobre o texto.
Boa semana de estudos a
tod@s!
Dia Mundial da Doação de Sangue
GUSTAVO DE CARVALHO DUARTE
Por que com todos os avanços que a ciência nos proporcionou, ainda precisamos de doadores de sangue?
Esta pergunta vem sendo feita há muitos
anos e infelizmente a resposta é ainda a mesma. Não existe substituto para o
sangue, que possa ser fabricado, produzido em laboratório, que proporcione ao
nosso organismo as mesmas funções que o sangue realiza. Muito se têm estudado,
milhões de dólares investidos, tentando produzir moléculas que carreguem
oxigênio em nosso organismo, mas pouco sucesso efetivo foi obtido até o
momento. Sendo assim, muitas pessoas estão passando por momentos de
dificuldade, seja em virtude de um câncer, um acidente de automóvel, uma vítima
de violência, um parto que não correu como esperado, ainda necessitam realizar
transfusões para se manter vivos.
Atualmente no Brasil, a cada 10 segundos,
uma unidade de sangue é transfundida. Para que todos os pacientes necessitados
sejam atendidos, a Organização Mundial da Saúde preconiza que cerca de 4% da população
faça doações regulares de sangue. Em um primeiro olhar este número parece algo
fácil de ser atingido, mas a realidade não é bem esta. Atualmente, no Brasil,
somente 1,6% da população faz doações de sangue regular. Este descompasso nos
coloca em uma situação perigosa, na qual podem existir pessoas precisando de
sangue, sem sangue para atendê-las.
Esta preocupação é ainda maior quando
pensamos no momento atual em que vivemos, em que o isolamento social e
diminuição de contato físico ocasionaram uma queda drástica do número de
doações de sangue por todo o mundo. Assim como enfrentamos a letalidade do
vírus, a escassez de leitos de terapia intensiva, temos que entender que se não
houver uma mobilização social promovendo a doação de sangue, teremos um grande
adversário pela frente.
Tanto no contexto da doação de sangue como
na pandemia, temos que pensar menos no “eu” em virtude do “nós”.
Os bancos de sangue se adaptaram a este
novo cenário. Medidas como doações de sangue por agendamento; espaçamento entre
as pessoas; coletas em locais espaçosos como estádios de futebol; utilização de
máscaras e álcool em gel... Estas atitudes foram tomadas para garantir que o
risco de contaminação dos doadores pelo novo coronavírus seja minimizado. Deste
modo, podemos dizer que é seguro doar sangue, mesmo em tempos de pandemia.
No dia 14 de junho celebramos o Dia
Mundial do Doador de Sangue. Este é um momento importante, quando devemos
agradecer e homenagear as pessoas que realizam este ato de altruísmo. São estas
pessoas que, de maneira generosa, abrem mão de seu tempo, seu sangue, para dar
esperanças a tantos desconhecidos. Em última análise, trata-se de um ato de
cidadania.
Obrigado doador de sangue, você é o
exemplo que devemos seguir.
Gustavo de Carvalho Duarte é hematologista, presidente do Comitê Transfusional do Vera Cruz Hospital e doador de sangue
Fonte: https://correio.rac.com.br/ - acesso em 14/06/2020
______________________________________________
ELETIVA FOTOGRAFIA
PROFº SEBASTIÃO
envie via whatsapp ou email sebastiaodonizete@professor.educacao.sp.gov.br
Habilidades:
Investigar
as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e
forma-conteúdo;
Reconhecer
a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo
de fazer;
Instruções
Observe essas imagens:
Agora leia com atenção:
Nessa semana como você
percebeu pelas imagens desenvolveremos atividades com as habilidades
relacionadas à linguagem artística da fotografia que é
considerada um tipo de arte visual. A invenção da fotografia
revolucionou a forma de olhar e representar o mundo. Antes dela, para capturar
uma imagem da natureza era necessário fazer um desenho ou uma pintura. Depois
dela, cada instante da vida pode ser guardado num simples clique na máquina. A
fotografia é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador,
é um momento congelado, sendo possível analisar seus detalhes e guardá-lo por
muito tempo. Uma fotografia que
altera sua visão de mundo ou afeta você pode ser considerada arte, não importa
qual seja sua qualificação técnica ou procedimental.
Assista ao
vídeo a seguir sobre a história da fotografia:
https://www.youtube.com/watch?v=VDfwlD139Es
Após assistir ao vídeo:
§
Realize a seguinte atividade em
seu caderno de desenho da disciplina;Eletivas onde vc poderá imprimir e colar
suas fotografias
§
Você irá desenvolver em seu caderno de arte um
desenho como capa para as atividades do segundo bimestre a partir do tema Fotografia:Elabore
um desenho que represente a arte de fotografar .Procure preencher a folha com
seu desenho.Coloque escrito 2º bimestre no seu desenho;pode ser tb uma
composição de varias fotografias
§ Inicie sua atividade colocando em seu caderno de arte a seguinte margem
e cabeçalho para que sua atividade fique organizada e possa ser devidamente
avaliada,como foi instruído no ínicio do primeiro bimestre
|
||
|
Nº: |
Nome: |
data |
At...AS.. |
|
série |
EE Profª Cristiane
Chaves Moreira Braga /Hprtolândia |
|
sp |
Profº Sebastião
Donizete Moreira |
§ Seu desenho deve ser
desenvolvido com organização.Após elaborar a ilustração fotografe e envie para
o link ou para o e-mail informados acima.Lembre-se de
enviar uma foto em que as informações e sua identificação possam ser entendidas
com clareza.Qualquer dúvida estou a disposição.
Bons
estudos!Professor Sebastião.
Professor : Paulo Freire
Física
Atividades
Assista o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=OIPirCLyY6M
Resolver as atividades, 1 e 2 de Calor e Energia do caderno 2 do aluno.
Professor: Paulo Freire
Matemática
Atividades
Veja o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=k2ssH1Hx9Yg
Resolva todos os exercícios de formação de matrizes do caderno 2 do aluno.
_________________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: PROJETO DE VIDA- 2°B.
Habilidades: Desenvolver a iniciativa social. Empatia, respeito e confiança.
Site da UNICEF,matéria sobre CYBERBULLYING: Cyberbullying: O que é e como pará-lo
10 coisas que adolescentes querem saber sobre cyberbullying.
https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo
ATIVIDADE: Consulte o site indicado e realize a leitura. Agora crie uma frase sobre cyberbullying e faça um desenho representativo. O desenho pode ser feito em folha sulfite ou no caderno, e a frase deve estar no desenho.
IMPORTANTE: Tire uma foto (de boa qualidade) da atividade realizada e envie no e-mail, moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br.
NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO EMAIL:
NOME COMPLETO
SÉRIE E NUMERO
MATÉRIA.
_________________________________________________________________
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 2°B.
Habilidades: Resolver problemas utilizando as tecnologias digitais (atividade plugada); Refletir individual e coletivamente sobre os problemas sociais;
Solucionar problemas como criador e não apenas como consumidor de informações manifestando, habilidades de curadoria e refletindo sobre a vida contemporânea, engajando-se e refletindo, com protagonismo cívico, sobre a sociedade e seus problemas.
Site da UNICEF,matéria sobre CYBERBULLYING: Cyberbullying: O que é e como pará-lo
10 coisas que adolescentes querem saber sobre cyberbullying:
https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo
Site para criar um CARTAZ DIGITAL:
Tutorial: como Criar Cartaz no Canva.
https://www.youtube.com/watch?v=jrRzO9wRlQA
ATIVIDADE: Leia a matéria indicada sobre CYBERBULLYING; consulte o site CANVA, assim como o vídeo com o tutorial, e faça um CARTAZ DIGITAL!
O tema do cartaz será CYBERBULLYING. Será utilizado como uma campanha contra cyberbullying, contendo informações sobre o tema. Seu público alvo serão os alunos da escola Cristiane.
Use sua criatividade!
A atividade pode ser realizada em dupla ou individual.
IMPORTANTE: Envie o resultado da atividade no e-mail, moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br.
No caso de dupla, mande apenas 1 e-mail com as informações dos 2 estudantes!
NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO EMAIL:
NOME COMPLETO
SÉRIE E NUMERO
MATÉRIA.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora
Thamara – Eletiva: Encena
Entre no grupo de whatsapp para tratarmos da atividade que será desenvolvida.
https://chat.whatsapp.com/L1TtE7BtPirBZUQO3TMg04
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Thamara – Matemática – 2ºEM
2ª Lista de Exercícios – Matrizes
Assista aos vídeos:
- Operações com matrizes: https://www.youtube.com/watch?v=jAYUbGwxbZ0
- Matriz Transposta: https://www.youtube.com/watch?v=MFLifLdkmkQ
- Matriz Oposta: https://www.youtube.com/watch?v=B4b9fsfMv4I
Questão 2) Dadas as matrizes A e B abaixo, determine:
a)
A + B
b)
A – 2B
c)
-3A
d)
5B
e)
Transposta de A
f)
Transposta de B
g)
A.B
Questão 3) Dadas as matrizes A e B abaixo, determine:
a)
2A + B
b)
A – B
c)
-A
d)
Transposta de A
e)
Transposta de B
f)
A.B
g)
B.A
Atividade de Inglês - 2 A e B
Professora Ana Leda
enviar no meu email: analeda1000@gmail.com
Explique qual o significado dessas palavras/frases e porque elas estão em evidencia no nosso dia-a- dia.(mínimo 10 linhas) pode ser em português.
thank you!