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PSICOLOGIA VIVA

14 junho, 2020

2ª SÉRIE - 15 A 19 DE JUNHO


Atividade-Geografia Professora: Cristiane
 2ºA,B. fazer atividade da apostila paginas 61 e 62.
Habilidade:

.Identificar elementos representativos das diferentes fases da industrialização brasileira; Reconhecer fatos e/ou situações representativas das etapas do modelo industrial brasileiro.

Acessar o link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSddtLxp3mSLhBPJFiHoGcb9Vh3_6etw4HfOJR9RmI9gp5DkAQ/viewform



DISCIPLINA:BIOLOGIA

Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 15/06/20 a 19/06/20.
Disciplina: Biologia
Tema/Conteúdo: As bases da hereditariedade
Habilidade:  Identificar os aspectos históricos das concepções sobre hereditariedade à luz da época em que foram propostas.
Responda as atividades abaixo no link   https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScmcl_vAVGDmJNLHiMYfgykcZ7g6ZfUXG0sjn3kDVxlgds6ug/viewform?usp=sf_link


As bases da hereditariedade
      Você já se perguntou por que tem algumas características físicas tão parecidas com as de seu pai ou de sua mãe? Em casos assim, popularmente se diz que uma pessoa “puxou” as características da outra. Esse fenômeno sempre intrigou os cientistas. Eles já sabiam que os genitores passavam suas características à prole e que muitas pessoas até usavam isso, no dia a dia, para fazer cruzamentos e obter a melhor cria de um animal ou a melhor semente de uma planta.


Os estudiosos sempre foram intrigados com o fato de os seres vivos transmitirem características a seus descendentes, de geração a geração.

      As tentativas de explicação para o fenômeno começaram há muito tempo. Desde Aristóteles (384 a.C. -322 a.C.), já se discutia como os animais geravam outros animais. Esse filósofo acreditava que, nos ovos das aves, por exemplo, já havia um “princípio” que gerava o filhote. No século XVII, discussões sobre como se formava o embrião resultaram, pelo menos, em duas explicações:  na primeira, os órgãos embrionários seriam formados a cada geração e, na segunda, eles já estariam contidos, em miniatura, nos ovos. A ilustração abaixo representa o que os defensores da segunda opinião afirmavam:  dentro do espermatozoide (ou do ovócito) já havia um “homúnculo”, um ser em miniatura.
      Com base nos conhecimentos sobre células e com o aprimoramento dos instrumentos de aumento, como os microscópios, essa ideia foi derrubada. Admitiu-se, na segunda metade do século XIX, que a transmissão de entidades materiais só poderia ocorrer por meio dos gametas, já que eles são a única ligação física entre as gerações.
 
Representação produzida em 1694, atribuída ao matemático holandês Nicolas Hartsoeker (1656-1725), que mostra homúnculo dentro de um espermatozoide. 
Mendel e as leis da hereditariedade
      O monge Gregor Johann Mendel viveu na república Tcheca de 1822 a 1884. Ele começou a se dedicar aos estudos com ervilhas em 1856, no mosteiro agostiniano onde vivia. Fez cruzamentos entre variedades dessa planta, os quais o levaram a compreender parte das leis naturais que regem a transmissão das características hereditárias. Para isso ele elaborou experimentos sistematizados e usou bastante a Matemática.
      Embora os resultados de suas pesquisas não tenham repercutido muito na época, em 1900, outros pesquisadores obtiveram resultados semelhantes aos de Mendel, com base em estudos independentes. Essas novas evidências comprovaram as conclusões dele, e seu trabalho foi redescoberto. Por isso, ele é considerado “o pai da Genética”. A Genética é o ramo da Ciência que estuda os mecanismos de hereditariedade, ou seja, a transmissão, de uma geração a outra, de características de uma espécie.

Os experimentos feitos por Mendel

      Em sua pesquisa, Mendel fez uma série de cruzamentos com ervilhas, plantas facilmente cultivadas, com ciclo de vida curto e características bem definidas, como a cor das sementes, que pode ser verde ou amarela.

Os cruzamentos
      Para fazer seus experimentos, Mendel separou os pés de ervilha entre os de semente amarela e os de semente verde. Ele observou que as plantas de ervilhas verdes, quando cruzada entre si, sempre produziam ervilhas verdes, o que também ocorria quando as amarelas eram cruzadas entre si. Em decorrência disso, ele chamou ambas as plantas de linhagens “puras”.
     Como as flores de ervilha são hermafroditas, ou seja, têm os dois sexos, para evitar que se autofecundassem, ele retirou as anteras (parte masculina) das flores, “tornando-as” apenas femininas.
      Em seguida, Mendel pegou o pólen (que contém os gametas masculinos) das flores de uma planta de ervilha com sementes verdes e colocou-o sobre o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) das flores de ervilha com sementes amarelas, e vice-versa. Em outras palavras, ele fez uma fecundação cruzada entre plantas de linhagens puras.
      Do cruzamento de plantas verdes “puras” com plantas amarelas “puras”, nasceram apenas ervilhas de sementes amarelas.
      Mendel plantou essas sementes do primeiro cruzamento e, quando as plantas floresceram, deixou que se autofecundassem, ou seja, que a parte masculina fecundasse a parte feminina da mesma flor. O resultado desse segundo cruzamento foi o surgimento de vagens tanto com sementes verdes quanto amarelas, mas na proporção de três amarelas para uma verde.

As conclusões de Mendel
      Mendel elaborou a hipótese de que as duas plantas, quando cruzada, forneciam fatores para gerar um novo ser. Ao constatar que ervilhas de cor amarela tinham características que predominavam sobre as de cor verde, concluiu que haveria fatores dominantes nas ervilhas amarelas e fatores recessivos(que não se manifestam) nas ervilhas verdes.
      Indivíduos que têm os dois fatores do mesmo tipo foram chamados homozigotos, uma vez que, na produção de gametas, sempre serão doadores do mesmo tipo de fator. Já os indivíduos portadores de dois fatores diferentes foram chamados de heterozigotos (ou híbridos), e podem produzir gametas tanto com o fator recessivo quanto com o dominante.
      Quando a ervilha amarela pura é cruzada com a ervilha verde pura, os descendentes são heterozigotos- ou seja, portadores de ambos os fatores (amarelo e verde) - que apresentam ervilhas necessariamente amarelas por causa do fator dominante.
      Em relação às plantas resultantes do segundo cruzamento. Mendel verificou que a proporção de indivíduos era sempre de Três dominantes para um recessivo. Concluiu, então, que havia tanto plantas homozigotas como heterozigotas e que o fator para cor de semente verde(recessivo) só se manifesta em indivíduos homozigotos, ou seja, com os dois fatores para essa característica.
      Atualmente os fatores dominantes são representados por letra maiúscula (letra A, por exemplo). Já os fatores recessivos são representados por letra minúscula (letra a, por exemplo).
      Veja o esquema abaixo.
Resultados obtidos por Mendel da primeira e segunda gerações, mas agora com indicação de caracteres homozigotos e heterozigóticos.

ATIVIDADES
1)           1.  Quem é considerado o “pai da Genética”?
2)             2. O que estuda a genética?
3)             3. Quais os motivos que levaram Mendel a utilizar as plantas de ervilhas em seus experimentos?
4)            4. Observe a imagem acima e descreva o resultado do primeiro cruzamento.
5)            5. Observe a imagem acima e descreva o resultado segundo cruzamento.
6)           6. Diferencie homozigotos de heterozigotos.

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 DISCIPLINA: FÍSICA
Atividades para os alunos da 2ªsérie A e 2ªsérie B para o período de 15/06/20 a 19/06/20.

Disciplina: Física
Tema: Energia Mecânica, Quantidade de calor, experimento de Joule
Habilidades: Reconhecer a evolução histórica do modelo de calor, a unificação entre trabalho mecânico e calor e o princípio de conservação da energia; 



História das maquinas térmicas
As máquinas térmicas são dispositivos que transformam energia térmica em trabalho e tiveram um papel muito importante no desenvolvimento tecnológico e industrial.
As máquinas térmicas são dispositivos capazes de converter energia térmica em energia mecânica, sendo utilizadas principalmente como meios de transporte e nas indústrias. Podemos citar como exemplo os veículos automotores, a máquina a vapor e a turbina a vapor. É impossível imaginar nossa vida sem esses dispositivos, que a cada dia estão mais aprimorados.
O primeiro dispositivo que utilizava esse mesmo princípio de funcionamento foi a máquina de Herón, no século I d.C. Em 1698, Thomas Savery criou a primeira com utilidade prática, que era usada para retirar água das minas. Posteriormente, por volta de 1712, essa máquina de Savery foi aperfeiçoada por Thomas Newcomen e passou a ser utilizada também para elevar cargas.
No entanto, as máquinas térmicas obtiveram destaque de fato apenas no século 18, quando James Watt (1736 – 1819), em 1763, criou uma máquina que possuía maior eficiência do que as que eram até então conhecidas. Assim, elas passaram a ser utilizadas na indústria e em larga escala, o que foi de enorme contribuição para a Revolução Industrial.
Foi em 1804 que as máquinas a vapor passaram a ser utilizadas para locomoção. A locomotiva a vapor, construída por Richard Trevithick, era capaz de transportar 450 pessoas a uma velocidade de 24 km/h, velocidade bem menor que a que estamos acostumados atualmente. Depois da locomotiva, vieram os carros, o primeiro foi produzido em 1885, pelo Engenheiro Alemão Karl Benz, e possuía motor a gasolina.

 

Mapa Mental: Máquinas Térmicas


As máquinas térmicas foram fundamentais para o desenvolvimento tecnológico da humanidade, a começar pela Revolução Industrial, os meios de transporte e a produção de energia. Atualmente é impossível imaginar nossas vidas sem esses dispositivos, que, a cada dia, estão sendo mais aprimorados, contribuindo, assim, para a nossa qualidade de vida.


                        Locomotiva: máquina térmica usada como meio de transporte

Atividades

1) (ENEM 2003) No Brasil, o sistema de transporte depende do uso de combustíveis fósseis e de biomassa, cuja energia é convertida em movimento de veículos. Para esses combustíveis, a transformação de energia química em energia mecânica acontece:
a) na combustão, que gera gases quentes para mover os pistões no motor.
b) nos eixos, que transferem torque às rodas e impulsionam o veículo.
 c) na ignição, quando a energia elétrica é convertida em trabalho.
d) na exaustão, quando gases quentes são expelidos para trás.
 e) na carburação, com a difusão do combustível no ar.

2) (ENEM 2007) Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?
a) Óleo diesel.
 b) Gasolina.
 c) Carvão mineral.
d) Gás natural.
 e) Vento.

3)(ENEM 2011) Um motor só poderá realizar trabalho se receber uma quantidade de energia de outro sistema. No caso, a energia armazenada no combustível é, em parte, liberada durante a combustão para que o aparelho possa funcionar. Quando o motor funciona, parte da energia convertida ou transformada na combustão não pode ser utilizada para a realização de trabalho. Isso quer dizer que há vazamento da energia em outra forma. CARVALHO, A. X. Z. Física Térmica. Belo Horizonte: Pax, 2009 (adaptado).
De acordo com o texto, as transformações de energia que ocorrem durante o funcionamento do motor são decorrentes da:
a) liberação de calor dentro do motor ser impossível.
 b) realização de trabalho pelo motor ser incontrolável.
c) conversão integral de calor em trabalho ser impossível.
 d) transformação de energia térmica em cinética ser impossível.
 e) utilização de energia potencial do combustível ser incontrolável.

4) (ENEM 2010) Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática. Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?

a) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo.
 b) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.
 c) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.
 d) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura.
e) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele.
 

5) (ENEM 2016) Num experimento, um professor deixa duas bandejas de mesma massa, uma de plástico e outra de alumínio, sobre a mesa do laboratório. Após algumas horas, ele pede aos alunos que avaliem a temperatura das duas bandejas, usando para isso o tato. Seus alunos afirmam categoricamente, que a bandeja de alumínio encontra-se numa temperatura mais baixa. Intrigado, ele propõe uma segunda atividade, em que coloca um cubo de gelo sobre cada uma das bandejas, que estão em equilíbrio térmico com o ambiente, e os questiona em qual delas a taxa de derretimento do gelo será maior. O aluno que responder corretamente ao questionamento do professor dirá que o derretimento ocorrerá:
 a) mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem uma maior condutividade térmica que a de plástico.
b) mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem inicialmente uma temperatura mais alta que a de alumínio.
c) mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem uma maior capacidade térmica que a de alumínio.
d) mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem um calor específico menor que a de plástico.
e) E com a mesma rapidez nas duas bandejas, pois apresentarão a mesma variação de temperatura.

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                                               ARTE  2A e 2B
                                 (prof. Anderson Sanchez)

Habilidades: --Reconhecer a existência do cyberbullying no contexto digital, identificando os mecanismos de violência e intolerância digital. 


ATIVIDADE DE ARTE (CYBERBULLYING)
Após se informar utilizando a material base e outras fontes que você julgar relevantes e confiáveis, realize a atividade a seguir:
·         Em uma folha de sulfite comum, CRIE Uma ilustração OU HQ (historia em quadrinho) /tirinha, trabalhando o tema CYBERBULLYING.
Seu trabalho DEVE PROMOVER a informação/conscientização do que é cyberbullying, e OFERECER AJUDA/INFORMAÇÃO .
Atenção CRIE a sua própria ilustração ou HQ ou Tirinha, NÃO copie ou imprima as que existem da internet. Você pode até usar de inspiração, mas cópias não serão aceitas.

COMO ENTREGAR O TRABALHO:
1-      Tire uma foto de boa qualidade, nítida e com bom foco.
2-      Escreva NOME, NÚMERO E SÉRIE/TURMA no campo assunto do e-mail.
3-      Envie para o e-mail do seu professor: andi-sanchez@hotmail.com
4-      OU Caso você esteja no seu grupo de whatsapp da sala converse com seu professor no privado para enviar a foto. MESMO ENVIANDO ASSIM , escreva/informe NOME, NÚMERO E SÉRIE/TURMA.
5-      PRAZO máximo para enviar 19/06, 18 horas.


 (Material base sobre CYBERBULLYING)


ORIENTAÇÕES COM EXEMPLOS:




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História 2ªSérie A e B – Profº Leilson

Habilidades: Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças.

Responda as atividades acessando o link: https://forms.gle/EwGAnER5LSfNZxzc7

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PROJETO DE VIDA - 2ª SÉRIE

PROFª AURINDA

A atividade dessa semana será realizada através do link abaixo, estou repetindo a atividade da semana passada pois poucos alunos enviaram. É muito importante a realização das atividades.

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9_GsnLG2KSrXg7s_vI1kPd-3GevXWJBp9DSCsSGAH39-PRQ/viewform?usp=sf_link 


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ELETIVA (CONS)CIÊNCIA

Profª Mileni


Habilidade: (EF03LP24) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observação e de pesquisas, relatórios, artigos científicos, você sabia que..., resumos, entre outros textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

Para os alunos que ainda não responderam o questionário sobre método científico: https://forms.gle/oPYLJMCQ7e4ZEyia9


Discussão sobre: Como escrever um projeto científico 

Culminância da Eletiva, o que fazer?

Via grupo do whatsapp na sexta-feira dia 19/06


Bons estudos!

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                                                         Diciplina – Química   2º A e  B 

                                                                   Professora: Maristela 

                   Habilidade  Explicar a estrutura da matéria com base nas ideias de Rutherford e de Bohr

                                                                        https://youtu.be/IcmrqZkuov

QUESTÃO 1

Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de:

a) elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva.

b) uma estrutura altamente compactada de prótons e elétrons.

c) um núcleo de massa desprezível comparada com a massa do elétron.

d) uma região central com carga negativa chamada núcleo.

e) um núcleo muito pequeno de carga positiva, cercada por elétrons.
 

 

QUESTÃO 2

Relacione as características atômicas com os cientistas que as propôs:

I. Dalton

II. Thomson

III. Rutherford

(   ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
(   ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
(   ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema solar”.


QUESTÃO 3

(ESPM-SP)

O átomo de Rutherford (1911) foi comparado ao sistema planetário (o núcleo atômico representa o sol e a eletrosfera, os planetas):

Eletrosfera é a região do átomo que:

a) contém as partículas de carga elétrica negativa.

b) contém as partículas de carga elétrica positiva.

c) contém nêutrons.

d) concentra praticamente toda a massa do átomo.

e) contém prótons e nêutrons.


QUESTÃO 4

Ao longo dos anos, as características atômicas foram sendo desvendadas pelos cientistas. Foi um processo de descoberta no qual as opiniões anteriores não poderiam ser desprezadas, ou seja, apesar de serem ideias ultrapassadas, fizeram parte do histórico de descoberta das características atômicas.

Vários foram os colaboradores para o modelo atômico atual, dentre eles Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Abaixo você tem a relação de algumas características atômicas, especifique o cientista responsável por cada uma destas teorias:

I. O átomo é comparado a uma bola de bilhar: uma esfera maciça, homogênea, indivisível, indestrutível e eletricamente neutra. 

II. O átomo é comparado a um pudim de ameixas: uma esfera carregada positivamente e que elétrons de carga negativa ficam incrustados nela. 

III. Átomo em que os elétrons se organizam na forma de camadas ao redor do núcleo. 

III. Átomo que apresenta um núcleo carregado positivamente e ao seu redor gira elétrons com carga negativa.

QUESTÃO 5

Aponte em cada modelo a seguir as características que contrariam a proposta de modelo atômico atual: o átomo constituído de núcleo e eletrosfera, considerando as partículas subatômicas: prótons, nêutrons e elétrons.

I. Átomo dos gregos Demócrito de Abdera (420 a.C.) e Leucipo (450 a.C.): a matéria era composta por pequenas partículas que receberam a denominação de átomo (do grego átomo = indivisível).

II. Átomo de Dalton: uma esfera maciça, homogênea, indivisível, indestrutível e eletricamente neutra.

III. Átomo de Thomson: o átomo como uma pequena esfera positiva impregnada de partículas negativas, os elétrons.


Enviar foto do exercícios no Email formentini2@gmail.com ou whatsApp. 981365627 das 8:00 as 18:00.


                           ELETIVA CRIANDO MODA

                         Habilidade: criatividade e foco


Ola meninas e meninos hoje vou propor um desafio para que voces façam mudanças em acessorio de você estou mandando um link para que vcs escolham qual é mais sua cara ok!!!.

https://youtu.be/YAOaRpyjKxs

Personalize suas capinhas

Um jeito legal de reaproveitar aquelas capinhas que você já enjoou é personalizá-las.

 Dá pra usar tinta, glitter, tecido e mais um montão de coisas diferentes pra criar a sua exclusiva. V


https://youtu.be/1ArC0GRkbRo

COMO DESFIAR BERMUDA E CALÇA JEANS - CUSTOMIZAR- 

Um jeito legal de reaproveitar aquela calça ou bermuda  bem legal para transformar algo que vcê ja tenha e queira dar uma cara nova para ela.

Enviar foto do exercícios no Email formentini2@gmail.com ou whatsApp. 981365627 das 8:00 as 18:00.

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LÍNGUA PORTUGUESA 2ª SÉRIES A E B

HABILIDADE: Formular opinião sobre determinado fato artístico, científico ou social, defendendo-a por meio de argumentação lógica.

ATIVIDADE VII

Nesta semana, a proposta de atividade é a leitura de um artigo publicado no jornal Correio Popular de Campinas e na sequência acessem o link do formulário ( https://forms.gle/hBCQqBWuL1sRAi4Q6 ) e responda as questões sobre o texto.

Boa semana de estudos a tod@s!

Dia Mundial da Doação de Sangue

GUSTAVO DE CARVALHO DUARTE

Por que com todos os avanços que a ciência nos proporcionou, ainda precisamos de doadores de sangue?

Esta pergunta vem sendo feita há muitos anos e infelizmente a resposta é ainda a mesma. Não existe substituto para o sangue, que possa ser fabricado, produzido em laboratório, que proporcione ao nosso organismo as mesmas funções que o sangue realiza. Muito se têm estudado, milhões de dólares investidos, tentando produzir moléculas que carreguem oxigênio em nosso organismo, mas pouco sucesso efetivo foi obtido até o momento. Sendo assim, muitas pessoas estão passando por momentos de dificuldade, seja em virtude de um câncer, um acidente de automóvel, uma vítima de violência, um parto que não correu como esperado, ainda necessitam realizar transfusões para se manter vivos.

Atualmente no Brasil, a cada 10 segundos, uma unidade de sangue é transfundida. Para que todos os pacientes necessitados sejam atendidos, a Organização Mundial da Saúde preconiza que cerca de 4% da população faça doações regulares de sangue. Em um primeiro olhar este número parece algo fácil de ser atingido, mas a realidade não é bem esta. Atualmente, no Brasil, somente 1,6% da população faz doações de sangue regular. Este descompasso nos coloca em uma situação perigosa, na qual podem existir pessoas precisando de sangue, sem sangue para atendê-las.

Esta preocupação é ainda maior quando pensamos no momento atual em que vivemos, em que o isolamento social e diminuição de contato físico ocasionaram uma queda drástica do número de doações de sangue por todo o mundo. Assim como enfrentamos a letalidade do vírus, a escassez de leitos de terapia intensiva, temos que entender que se não houver uma mobilização social promovendo a doação de sangue, teremos um grande adversário pela frente.

Tanto no contexto da doação de sangue como na pandemia, temos que pensar menos no “eu” em virtude do “nós”.

Os bancos de sangue se adaptaram a este novo cenário. Medidas como doações de sangue por agendamento; espaçamento entre as pessoas; coletas em locais espaçosos como estádios de futebol; utilização de máscaras e álcool em gel... Estas atitudes foram tomadas para garantir que o risco de contaminação dos doadores pelo novo coronavírus seja minimizado. Deste modo, podemos dizer que é seguro doar sangue, mesmo em tempos de pandemia.

No dia 14 de junho celebramos o Dia Mundial do Doador de Sangue. Este é um momento importante, quando devemos agradecer e homenagear as pessoas que realizam este ato de altruísmo. São estas pessoas que, de maneira generosa, abrem mão de seu tempo, seu sangue, para dar esperanças a tantos desconhecidos. Em última análise, trata-se de um ato de cidadania.

Obrigado doador de sangue, você é o exemplo que devemos seguir.

Gustavo de Carvalho Duarte é hematologista, presidente do Comitê Transfusional do Vera Cruz Hospital e doador de sangue

Fonte: https://correio.rac.com.br/ - acesso em 14/06/2020

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ELETIVA FOTOGRAFIA

PROFº SEBASTIÃO


 envie via whatsapp  ou email sebastiaodonizete@professor.educacao.sp.gov.br 

Habilidades:

Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo; 

Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer;

 

Instruções

Observe essas imagens:




Agora leia com atenção: 

Nessa semana como você percebeu pelas imagens desenvolveremos atividades com as habilidades relacionadas à linguagem artística da fotografia que é considerada um tipo de arte visual. A invenção da fotografia revolucionou a forma de olhar e representar o mundo. Antes dela, para capturar uma imagem da natureza era necessário fazer um desenho ou uma pintura. Depois dela, cada instante da vida pode ser guardado num simples clique na máquina. A fotografia é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador, é um momento congelado, sendo possível analisar seus detalhes e guardá-lo por muito tempo. Uma fotografia que altera sua visão de mundo ou afeta você pode ser considerada arte, não importa qual seja sua qualificação técnica ou procedimental.

 

Assista ao vídeo a seguir sobre a história da fotografia:

https://www.youtube.com/watch?v=VDfwlD139Es

Após assistir ao vídeo:

§  Realize a seguinte atividade em seu caderno de desenho da disciplina;Eletivas onde vc poderá imprimir e colar suas fotografias

§   Você irá desenvolver em seu caderno de arte um desenho como capa para as atividades do segundo bimestre a partir do tema Fotografia:Elabore um desenho que represente a arte de fotografar .Procure preencher a folha com seu desenho.Coloque escrito 2º bimestre no seu desenho;pode ser tb uma composição de varias fotografias

§  Inicie sua atividade colocando em seu caderno de arte a seguinte margem e cabeçalho para que sua atividade fique organizada e possa ser devidamente avaliada,como foi instruído no ínicio do primeiro bimestre

 

 

Nº:

Nome:

data

At...AS..

série

EE Profª Cristiane Chaves Moreira Braga /Hprtolândia

sp

Profº Sebastião Donizete Moreira

§  Seu desenho deve ser desenvolvido com organização.Após elaborar a ilustração fotografe e envie para o link ou para o e-mail informados acima.Lembre-se de enviar uma foto em que as informações e sua identificação possam ser entendidas com clareza.Qualquer dúvida estou a disposição.

 

Bons estudos!Professor Sebastião.



Professor : Paulo Freire

Física

Atividades


Assista o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=OIPirCLyY6M

Resolver as atividades, 1 e 2 de Calor e Energia do caderno 2 do aluno. 


Professor: Paulo Freire 

Matemática

Atividades



 Veja o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=k2ssH1Hx9Yg

Resolva todos os exercícios de formação de matrizes do caderno 2 do aluno.


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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: PROJETO DE VIDA- 2°B.

Habilidades: Desenvolver a iniciativa social. Empatia, respeito e confiança.   

Site da UNICEF,matéria sobre CYBERBULLYING: Cyberbullying: O que é e como pará-lo

10 coisas que adolescentes querem saber sobre cyberbullying.      

https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo 

ATIVIDADE: Consulte o site indicado e realize a leitura. Agora crie uma frase sobre cyberbullying e faça um desenho representativo. O desenho pode ser feito em folha sulfite ou no caderno, e a frase deve estar no desenho.

IMPORTANTE: Tire uma foto (de boa qualidade)  da atividade realizada e envie no e-mail, moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br.  

NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO EMAIL:

NOME COMPLETO                                           

SÉRIE E NUMERO

MATÉRIA.  

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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

 Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO- 2°B.  

    

 

Habilidades: Resolver problemas utilizando as tecnologias digitais (atividade plugada); Refletir individual e coletivamente sobre os problemas sociais;

Solucionar problemas como criador e não apenas como consumidor de informações manifestando, habilidades de curadoria e refletindo sobre a vida contemporânea, engajando-se e refletindo, com protagonismo cívico, sobre a sociedade e seus problemas.

Site da UNICEF,matéria sobre CYBERBULLYING: Cyberbullying: O que é e como pará-lo

10 coisas que adolescentes querem saber sobre cyberbullying:

https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo

Site para criar um CARTAZ DIGITAL:  

 https://www.canva.com/pt_br/

Tutorial: como Criar Cartaz no Canva.

https://www.youtube.com/watch?v=jrRzO9wRlQA  

ATIVIDADE: Leia a matéria indicada sobre CYBERBULLYING; consulte o site CANVA, assim como o vídeo com o tutorial, e faça um CARTAZ DIGITAL!  

O tema do cartaz será CYBERBULLYING. Será utilizado como uma campanha contra cyberbullying, contendo informações sobre o tema. Seu público alvo serão os alunos da escola Cristiane.  

Use sua criatividade!

A atividade pode ser realizada em dupla ou individual.

IMPORTANTE: Envie o resultado da atividade no e-mail,  moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br.   

No caso de dupla, mande apenas 1 e-mail com as informações dos 2 estudantes!

NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO EMAIL:

NOME COMPLETO

SÉRIE E NUMERO

MATÉRIA.

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        Filosofia/Sociologia
                         2º A e B

Responda a questão: Sobre qual assunto trata o texto Declaração Universal dos Direitos Humanos?  

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

 

Professora Thamara – Eletiva: Encena


Entre no grupo de whatsapp para tratarmos da atividade que será desenvolvida.

https://chat.whatsapp.com/L1TtE7BtPirBZUQO3TMg04

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

 

Professora Thamara – Matemática – 2ºEM

2ª Lista de Exercícios – Matrizes

 

Assista aos vídeos:

- Operações com matrizes: https://www.youtube.com/watch?v=jAYUbGwxbZ0

- Matriz Transposta: https://www.youtube.com/watch?v=MFLifLdkmkQ

- Matriz Oposta: https://www.youtube.com/watch?v=B4b9fsfMv4I

 Questão 1) Determine as matrizes oposta e transposta das seguintes matrizes:

 

Questão 2) Dadas as matrizes A e B abaixo, determine:


a)      A + B

b)      A – 2B

c)       -3A

d)      5B

e)      Transposta de A

f)       Transposta de B

g)      A.B

Questão 3) Dadas as matrizes A e B abaixo, determine:


a)      2A + B

b)      A – B

c)       -A

d)      Transposta de A

e)      Transposta de B

f)       A.B

g)      B.A

 

EDUCAÇÃO FÍSICA 2° ano B Professor Emerson 

JOGO DE TÊNIS 

Leia sobre o jogo de tênis na internet e responda, qual a origem do tênis a partir do Jeu de Paume?

texto de resposta longa.



Atividade de Inglês - 2 A e B
Professora Ana Leda
enviar no meu email: analeda1000@gmail.com

BlackLivesMatter, um movimento da internet para as ruas | Esquerda   

Amazon sees surging sales of pepper spray, Black Lives Matter merch

Explique qual o significado dessas palavras/frases e porque elas estão em evidencia no nosso dia-a- dia.(mínimo 10 linhas) pode ser em português.

thank you!