-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

14 junho, 2020

9º ANO - 15 A 19 DE JUNHO



Eletiva -  (show fashion )

Proª Aurinda Prado

Caros estudantes venho lembrar a todos que a disciplina de eletiva consta em nosso currículo, sendo assim não deve ser ignorado pois é avaliado como qualquer outra disciplina, peço que me enviem as atividades não realizadas, assim como a da semana de 08 a 12/06 que estou reenviando, e que contara no diário como atividade de recuperação

Habilidades: - Estimular o estudante a acreditar e pôr em pratica seu potencial criativo, valorizar o reuso como forma sustentável.

Atividade.
Dando sequência a atividade da aula anterior termine a peça de roupa que customizou, fotografe ou filme e encaminhe para o professor.

Posteriormente poderemos montar um trabalho expondo tudo o que for criado.



ELETIVA DE FOTOGRAFIA

PROFª REGIANE

Objetivo: Conhecer quais são os tipos de enquadramento utilizados na fotografia. Reconhecer os vários enquadramentos durante a captura de imagens digitais. Saber variar os planos no momento da captura de imagens de um mesmo objeto e perceber os efeitos visuais e as sensações que esta variação pode produzir.

Ampliando Conhecimento...

Vocês já estudaram sobre o surgimento da fotografia no início do século XIX. Mas é bom relembrar que a máquina fotográfica revolucionou os modos de pensar a arte e
trouxe novas possibilidades de criação de imagens. No início, a fotografia teve mais a função de documentar momentos da vida cotidiana, mas depois, passou a
das artes visuais assim como o vídeo, passou a ser considerada uma linguagem artística. Hoje, a fotografia tem dominado o mundo

E hoje nós temos acesso a equipamentos digitais que nos permitem capturar, com muita
facilidade, instantes da vida. E aproveitando essa “mania” de tirar fotos, hoje vocês irão conhecer o conceito de "planos", de "enquadramento", de ponto de vista do fotógrafo/a, tão necessário para garantir uma boa foto.

Agora, observe essa fotografia de Sebastião Salgado:

http://photos1.blogger.com/hello/191/2091/1024/Salgado05.jpg

Faça um analise da imagem:

COPIE AS QUESTÕES E INFORMAÇÕES NO
CADERNO.

1) Qual o ângulo escolhido por ele para fazer o registro da cena?

2) O que vêem?

3) Onde você acha que Salgado tirou a foto?

4) Por que será que ele escolheu este ângulo, este ponto de vista?

5) O que ele conseguiu captar ao fotografar num plano geral?

Associe a escolha do artista com sua intenção de revelar a multidão de garimpeiros a procura de ouro e o desenho que se forma com os inúmeros corpos andando em direções variadas.
O fotógrafo optou por capturar aquele momento, daquele ângulo específico, não foi obra do
acaso. Logo, se conhecemos os planos e percebemos que a escolha dos mesmos pode dar significado ou mesmo alterar a interpretação do observador, é interessante
conhecimento dos enquadramentos, passamos a fotografar com intenção e não conhecermos melhor algumas das possibilidades de enquadramento. Ao termos
simplesmente clicando o botão da máquina ou do celular por acaso.

Vamos conhecer os três planos e exemplificar cada um deles:

1 -  Plano
geral: toma o máximo da extensão do local, da paisagem que se quer
fotografar;

2 -  Plano
médio: fecha o ângulo e se aproxima mais do modelo/tema escolhido;

3 -  Plano
de detalhe: apresenta apenas algumas partes ou parcelas do modelo

Observe os exemplos:

Plano Geral

Plano Médio


Plano
de Detalhe
Agora faça a captura de duas imagens para cada plano
estudado com suas máquinas digitais ou seus celulares e envie.


___________________________________________________________________________
Atividade de Matemática 
Elaborar e enviar no Zap
Professor Danilo 
9A & 9B 



   
Disciplina Geografia.Professora:Cristiane 9ºA,B e C.
Consultar apostila. Paginas 19 a 23.

Habilidade: Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.
 (EF09GE05) Analisar fatos e situações referentes à integração
mundial econômica, política e cultural e comparar as características e fenômenos dos processos de globalização e
mundialização.
Acessar o link para fazer as atividades de Geografia

Qualquer duvida:cristianec@prof.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - PROFª MAGALY GREGGIO 

9ºANO C 

Olá, pessoal! Essa semana vamos continuar com a atividade da semana passada, para que vocês possam ter mais tempo de desenvolver os exercícios propostos e aprenderem mais. Vamos aproveitar essa oportunidade e entregar a atividade que foi estabelecida anteriormente! Um abraço e bons estudos.

Acessem o link para realizar a atividade: https://forms.gle/xyJVAhSki9rLeNxS6


DISCIPLINA:CIÊNCIAS
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C       para o período de 15/06 a 19/06
DISCIPLINA: CIÊNCIAS          
TEMA: Radiações e suas aplicações na saúde
·    Habilidades: EF09CI18* Investigar como as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações (dados, vídeos, imagens, áudios, entre outros) e argumentar a respeito de uma atitude individual e coletiva, crítica e reflexiva, sobre a natureza dessas informações, os meios de veiculação e princípios éticos envolvidos.

 


Ondas eletromagnéticas
As ondas eletromagnéticas fazem parte do cotidiano, tanto como luz visível quanto em outras aplicações.
      Agora, estudaremos o espectro das ondas eletromagnéticas. Diferentemente das ondas mecânicas, as ondas eletromagnéticas não necessitam de um meio para se propagar. A velocidade dessas radiações é próxima a 300.000 km/s no vácuo. As ondas (ou radiações) eletromagnéticas compreendem diversos comprimentos de onda. O conjunto ordenado dos diferentes comprimentos de onda (ou de suas respectivas frequências), denominado espectro eletromagnético, abrange as infravermelhos, ultravioleta, raios X e gama. O Sol, por exemplo, emite todos esses tipos de radiação, que, em grande parte, são bloqueados pela atmosfera.
      O olho humano é sensibilizado por ondas eletromagnéticas cujas frequências ficam entre 4,3 · 1014 Hz e 7,5 · 1014 Hz. As ondas dentro dessa faixa, chamadas de luz visível, estão representadas na figura pela seguinte escala de cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

ALGUNS TIPOS DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
[...]
Ondas de rádio
São as ondas eletromagnéticas com comprimentos de onda entre 1 m e vários quilômetros (frequências menores que 108 Hz). São usadas para transportar as informações das emissoras de rádio e TV [...].As ondas de TV são ondas de rádio de pequeno comprimento de
onda, entre 1 m e 10 m ([frequência] f entre 108 Hz e 107 Hz), e [...] podem ser produzidas por meio de circuitos elétricos. [...]
Micro-ondas
São as ondas eletromagnéticas com comprimento de onda entre 1 mm e 1 m ( f entre 1012 Hz e 109 Hz) [...]. A energia da micro-onda é usada nos laboratórios de Física para [...] obter informações sobre o material. O forno de micro-ondas foi inventado a partir de um
acontecimento ocorrido em um laboratório de Física, quando um dos pesquisadores deixou uma barra de chocolate próxima ao equipamento. Ele constatou que o chocolate havia derretido ao absorver as micro-ondas. Isso ocorreu porque a energia das micro-ondas é suficiente para aquecer as moléculas por vibração. [...]
Radiação infravermelha
É a radiação eletromagnética com [...] frequências imediatamente inferiores às da luz vermelha (entre 1014 Hz e 1011 Hz). Em geral, a radiação infravermelha é obtida em vibrações ou rotações de átomos ou moléculas, causando uma mudança na energia interna do objeto que a recebe, e por isso é chamada de radiação de calor. Os corpos celestes emitem radiação infravermelha que complementa as informações obtidas observando sua emissão de luz visível.
Radiação ultravioleta
As ondas eletromagnéticas com comprimento de onda entre 1 nm e 400 nm, ou seja, com frequências imediatamente superiores à da luz violeta (entre 1015 Hz e 1017 Hz), são chamadas de radiação ultravioleta. [...] O Sol é uma fonte de radiação ultravioleta, mas a maior parte dessa é absorvida pelo ozônio da atmosfera terrestre. A radiação ultravioleta absorvida pela pele humana torna possível a produção de vitamina D, que auxilia na absorção de cálcio dos alimentos. Essa radiação provoca também o bronzeamento da pele. A exposição prolongada à radiação ultravioleta, porém, pode provocar queimaduras e câncer de pele. [...]
Raios X
São as ondas eletromagnéticas com comprimento de onda entre 0,01 nm e 10 nm ( f entre 1016 Hz e 1019 Hz). [...] Os comprimentos de onda dessa radiação correspondem ao espaçamento dos átomos nos sólidos, e por isso é possível analisar a estrutura dos materiais
através do espalhamento de raios X. Os raios X são também usados em diagnósticos médicos, visto que penetram com facilidade em tecidos humanos pouco densos, sendo barrados pelo tecido ósseo. [...]
Aplicações médicas das radiações
Houve um tempo em que a única maneira de visualizar uma estrutura interna do corpo era por meio de uma cirurgia. Hoje, os médicos podem obter imagens do interior do corpo de seus pacientes para diagnosticar uma doença e, assim, indicar a melhor forma de curá-la ou de tratá-la. A Medicina moderna dispõe de recursos que permitem examinar com detalhes diversos constituintes do corpo humano: ossos, cérebro, sistema vascular, entre outros. Esses recursos utilizam ondas sonoras e eletromagnéticas com diferentes faixas do espectro. Alguns intervalos do espectro, como as ondas de rádio e a radiação infravermelha, por exemplo, são, a princípio, inofensivos. Outras faixas, como as de raios gama e os raios X, podem causar danos ao organismo, devendo ser empregadas com extrema cautela. Os médicos recorrem às ondas sonoras e eletromagnéticas não só para diagnosticar doenças, mas também para tratá-las. Faixas com menor comprimento de onda, como o ultravioleta e os raios X, podem ser usadas para matar células doentes. Faixas menos agressivas, como as ondas de rádio e a luz visível, podem atuar indiretamente, ativando medicamentos em áreas específicas com o intuito de evitar efeitos colaterais indesejados.

Entre as aplicações de radiações em tratamentos podemos citar a radioterapia, a fototerapia ultravioleta, as cirurgias a laser e a terapia fotodinâmica.
Radioterapia
A radioterapia é um método que, empregando feixe de radiações ionizantes, é capaz de destruir células tumorais. Uma dose de radiação é aplicada, por certo tempo, na região do corpo que apresenta o tumor. O objetivo é matar as células malignas, tentando causar o menor dano possível às células saudáveis ao seu redor. Para respeitar o grau de tolerância dos tecidos saudáveis do paciente e atingir o maior número possível de células tumorais, a dose total de radiação a ser administrada é habitualmente fracionada em doses diárias iguais.
Aparelho sendo usado para a
aplicação de radioterapia. 
Fototerapia ultravioleta
Muitos recém-nascidos, principalmente os bebês prematuros, desenvolvem icterícia, isto é, o amarelecimento dos olhos e da pele causado pela alta concentração no sangue de uma substância encontrada na bile, que pode ser tóxica ao organismo. Quando não tratada devidamente, essa condição pode provocar danos irreversíveis ao sistema nervoso. Para os casos mais graves, o tratamento mais usado é a fototerapia ultravioleta. A radiação ultravioleta degrada a substância que causa a doença, possibilitando que o organismo a elimine.
Bebê em uma incubadora durante
seção de fototerapia
Terapia fotodinâmica
A quimioterapia e a radioterapia, utilizadas no tratamento de alguns tipos de câncer, são conhecidas por sua eficácia e também por seus efeitos colaterais desagradáveis. Isso acontece porque essas terapias agem não só sobre as células tumorais, mas em todo o organismo, atingindo inclusive células saudáveis. Em alguns casos, os médicos recomendam a terapia fotodinâmica, ou seja, a utilização de medicamentos que funcionam somente quando iluminados, por exemplo, por um laser que emite radiação infravermelha. Assim, incidindo apenas na área
afetada, os tecidos saudáveis não sofrem a ação dos tratamentos, provocando menos efeitos colaterais em comparação com a quimioterapia e a radioterapia. A terapia fotodinâmica também tem sido utilizada em tratamentos de patologias da pele e da visão.
Sessão de terapia fotodinâmica
com a aplicação de laser.
Cirurgias a laser
O laser é uma fonte de radiação eletromagnética que pode emitir frequências nas regiões infravermelha, visível e ultravioleta. Eles são utilizados como bisturis, cauterizadores e cicatrizantes. Entre as cirurgias que podem ser feitas com laser estão as oculares, as
gastrointestinais, as odontológicas, as dermatológicas, as de remoção de tumores e as cirurgias plásticas. A maior vantagem de utilizar o laser é a precisão na sua aplicação. Apenas áreas muito específicas são atingidas pela radiação eletromagnética que ele produz.

ATIVIDADES
1)    O que significa a palavra espectro?
2)    O que significa a palavra Nanômetro?
3)    O que é patologia?
4)    Qual dessas faixas de radiação possui maior frequência e menor comprimento de
 onda: a de infravermelho ou a de micro-ondas?

______________________________________________________


         ELETIVA 9C 

            (prof. Anderson Sanchez)



Habilidades: -Construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).- Memorizar. -Analisar e concluir.-Capacidade de utilizar e produzir tecnologia com significado e ética em contextos acadêmicos, pessoais, sociais e profissionais;





Realize a atividade do link a seguir: ELETIVA 9C 2°BIMESTRE Kahoot #01


Game PIN: 04664238


                                            COMO  JOGAR E SE IDENTIFICAR.

- Você pode jogar o game através do link acima

OU  buscar o app KAHOOT na playstore do seu celular, se cadastrar, ir em games e utilizar o PIN acima.

IMPORTANTE: Escreva o seu nome (abreviando os seus sobrenomes e a sua série/turma)
Exemplo com meu nome: Anderson Sanchez da Cruz =  Anderson S. C  9C

Existe um limite de caracteres no NICKNAME, e eu preciso saber quem esta fazendo a atividade.



______________________________________________________

                                                                     ARTE 9°A e 9°B 

                          (prof. Anderson Sanchez)


Habilidades:(EF09AR09) -Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança contemporânea, incluindo aquelas que envolvem recursos de tecnologias digitais, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.


Realize a atividade do link a seguir: ARTE 9A e 9B 2°BIMESTRE #form02 15/06 a 19/06



______________________________________________________

9º ano A, B e C - Inglês

Teacher Luciene

 

Roteiro de Atividade – Semana de 15/06/2020 a 19/06/2020

 

Habilidades:

(EF09LI10)    Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica.

(EF09LI11)   Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).

 

TRABALHO - 2º Bimestre

 

Reflita sobre as questões abaixo (não precisa copiar, nem escrever a resposta, apenas pensar!):

¨      Você já ouviu falar sobre Cyberbullying?

¨      Conhece alguém que já sofreu Cyberbullying?

¨      Você já passou por isso alguma vez?

 

Acesse o link abaixo e leia o artigo para compreender mais sobre o assunto:

 

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cyberbullying.htm

 

Agora, assista ao vídeo do link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=mWQoikd72A4

 

Após refletir sobre o assunto e assistir ao vídeo: CRIE uma frase EM INGLÊS para conscientizar as pessoas a NÃO PRETICAREM O CYBERBULLYING. Essa frase deve ser apresentada de forma a chamar a atenção da sociedade: para isso você pode criar uma arte (seja um cartaz chamativo, seja uma apresentação animada em Power Point, seja um vídeo narrativo, etc). Você criará sua própria campanha anti-Cyberbullying. Esse é a atividade da semana, valendo nota de trabalho bimestral.

 

Você pode enviar seu Trabalho por e-mail, para luciene.kido@outlook.com, via WhatsApp para (19) 99723-7042, ou podem deixar na Secretaria da escola.

 

**************************************************************

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

_________________________________________________________________________


9º ano C - Português

Professora Luciene

 

Roteiro de Atividade – Semana de 15/06/2020 a 19/06/2020

 

Habilidades:

EF89LP33B  Compreender textos de gêneros variados, selecionando estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos.

EF09LP04B  Escrever textos, de acordo com a norma-padrão gramatical, que respeitem as estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.

 

TRABALHO - 2º Bimestre

 

Reflita sobre as questões abaixo (não precisa copiar, nem escrever a resposta, apenas pensar!):

¨      Você já ouviu falar sobre Cyberbullying?

¨      Conhece alguém que já sofreu Cyberbullying?

¨      Você já passou por isso alguma vez?

 

Acesse o link abaixo e leia o artigo para compreender mais sobre o assunto:

 

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cyberbullying.htm

 

Agora, assista ao vídeo do link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=mWQoikd72A4

 

Após refletir sobre o assunto e assistir ao vídeo: Converse com seus familiares e amigos (pessoalmente, se estiverem em quarentena na mesma casa que você, por mensagens ou por ligação telefônica). Explique o que é o Cyberbullying e, ao encontrar alguém que já tenha sofrido ataques na internet, ou alguém que tenha praticado o Cyberbullying, ou seja, tenha ofendido ou perseguido outra pessoa on-line, faça uma pequena entrevista.

 

Você pode fazer as seguintes perguntas:

 

Para quem já sofreu o Cyberbullying:

1.    Como os ataques começaram?

2.    Você percebeu logo que estava sofrendo Cyberbullying?

3.    Você sabia o motivo das ofensas, ou seja, o porquê de estarem te atacando?

4.    Como você se sentia quando via as mensagens do agressor?

5.    O que você fez para parar os ataques?

6.    Como você se sente ao falar sobre esse assunto?

 

Para quem já praticou o Cyberbullying:

1.    Como os ataques começaram?

2.    Você tinha consciência de que estava praticando Cyberbullying?

3.    Por que você resolveu postar/enviar mensagens para essa(s) pessoa(s)?

4.    Como você se sentia no momento em que enviava as mensagens/fazia as postagens?

5.    Quando e por que você decidiu parar com as mensagens/posts?

6.    Como você acha que a pessoa que recebia suas mensagens se sentia?

7.    Como você se sente hoje quando se lembra do que fez na época?

 

Anote as respostas, ou grave um vídeo da entrevista. Não é necessário identificar a pessoa entrevistada (basta dizer que é um amigo, ou parente, e citar a idade). Se gravar o vídeo, a pessoa não precisa aparecer, mostre apenas você mesmo fazendo as perguntas.

 

Se escolher fazer a entrevista por escrito: pode digitar tudo (nome, número e série no topo da página): digite a pergunta e a resposta logo abaixo. Salve em formato PDF e envie por e-mail, para luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp para (19) 99723-7042.

 

Se escolher gravar vídeo: edite da forma que achar melhor e envie o arquivo pronto via WhatsApp para (19) 99723-7042, pois facilita o recebimento.

 

**************************************************************

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Português no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

_________________________________________________________________________

 

                                                          TECNOLOGIA 9º C

                                        Professora Maristela

 Escreva uma redação sobre Convivência Digital e  Cyberbullying.

envie a foto da redação no e-mail formentini2@gmail.com ou whatsApp 981365627 das 8:00 as 18:00. 

 

____________________________________


História- 9ºAno A e B - Profº Leilson  - 9ºAno C-Profª Valdilene

Habilidades: (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações

Responda as atividades acessando o link:  https://forms.gle/FahZ1N5Jkb1BbgSP9 

_______________________________

Eletiva – Profissões - ProfºLeilson

Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.

Responder a atividades acessando o link: https://forms.gle/te3vEGpj1v8vzFGBA 

____________________________


EDUCAÇÃO FÍSICA - 9º ANO B

PROFº EMERSON

FAÇA UMA PESQUISA SOBRE O HIP HOP E STREET DANCE E RESPONDA AS ATIVIDADES ACESSANDO O LINK: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd1bSVkBHYpKwf0RyPsl2P1YgTck8Qg9cgv0Cr9wiW9vSC2fQ/viewform?usp=sf_link 


____________________________________________________________________________________

ARTE (9ºC)

Profª Michelle

Habilidade: (EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.



Vocês puderam observar alguns exemplos de arte vestível, pesquise na internet mais a fundo o que vem a ser arte vestível, depois responda o que se pede e numa outra folha desenhe seu manequim, criado por você, tudo no caderno de arte. 



______________________________________________________________________________

PROJETO DE VIDA (9ºA,B)

Profª Michelle

Competências sócio emocionais em foco: 

EM SEU DIÁRIO PREENCHA E RESPONDA, COM SINCERIDADE.

* Nome

* Série

* Eu costumo prestar atenção nas explicações da professora?

(  ) Bastante

(  ) Quase sempre

(  ) Pouco

(  ) Muito pouco

Motivo: ______________________________________________

_____________________________________________________

* Me empenho em fazer as lições com capricho?

(  ) Bastante

(  ) Quase sempre

(  ) Pouco

(  ) Muito pouco

Motivo: ______________________________________________

_____________________________________________________

* Eu realizo todas as lições, tarefas, atividades e trabalhos dentro dos prazos solicitados?

(  ) Quase sempre

(  ) Pouco

(  ) Muito pouco

Motivo: ______________________________________________

_____________________________________________________

*Participo de forma colaborativa nos trabalhos em grupos?

(  ) Bastante

(  ) Quase sempre

(  ) Pouco

(  ) Muito pouco

Motivo: ______________________________________________

_____________________________________________________

* Eu respeito opiniões diferentes das minhas?

(  ) Bastante

(  ) Quase sempre

(  ) Pouco

(  ) Muito pouco

Motivo: ______________________________________________

_____________________________________________________


Mantenha atualizado seu diário! depois de refletir sobre suas respostas, escreva seu perfil de estudante. Bora lá!

_____________________________________________________




Atividade de Português 9º A, B

Profª Néia

Habilidades: EF89LP01B) Desenvolver estratégias de leitura e interpretação, (EF08LP06) Identificar, em textos de diferentes gêneros, os termos constitutivos da oração EF69LP44: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos HQS.

 

Gênero textual HQS- História em quadrinhos

O que é História em Quadrinhos?

História em quadrinhos - ou HQ - é o nome dado à arte de narrar histórias por meio de desenhos e textos dispostos em sequência, normalmente na horizontal. Essas histórias possuem os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. No geral, apresentam linguagem verbal e não-verbal e mista.

Outro recurso bastante explorado são as onomatopeias, definidas como palavras que tentam reproduzir os sons. Exemplo: “cabrum”, como o som de trovão; “tic-tac”, como o som dos ponteiros do relógio, entre outros.

 

Agora leia a tirinha e respondas as questões abaixo:


1ª) Qual o gênero e a tipologia do texto?


 

 2ª) O texto ao lado é um exemplo de

 a) linguagem mista.

b) linguagem não verbal, apenas.

c) linguagem verbal, apenas.

 

 3ª) A frase “É duro envelhecer”indica que Garfield não estava conseguindo

 a) chutar.                    b) enxergar.

c) empurrar.               d) levantar.

 

 

4ª) Na história, Garfield traz a ideia de que os

a) óculos são importantes para se proteger do sol.

b) óculos são usados para parecer mais velho.

c) óculos são indicados para a idade avançada.

d)óculos são acessórios usados por pessoas intelectuais.


5ª) No quinto quadrinho, o que a onomatopéia “boot” quer dizer?

 a) Uma batida.           b) Um soco.

c) Um pontapé.          d) Um suspiro.

 

6ª) Em que consiste o humor do texto?



___________________________________________________________________________________

Prof Eliezer projeto de vida 9º ano C

Objetivo: - Possibilitar a reflexão dos estudantes acerca das vivências escolares de seus familiares.

Competências socioemocionais em foco: Empatia, assertividade, foco, curiosidade para aprender, organização e imaginação criativa.

segue link para a atividade.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdB_3E0EWP1xe7w7g-aIr5wQw2Ath1YQpRjQvqUc-dqgjHHwA/viewform?usp=sf_link

_____________________________________________________________________


Prof Eliezer tecnologia e inovação 9ºA

Objetivos: identificar fatos de boatos

segue link para a atividade.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLgWcdO-30NKGbYlD4hcFggT_D_GGwQq8kyxxxIjcLQU7e-w/viewform?usp=sf_link

_____________________________________________________

 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga

Professora Monique

Disciplina: Eletiva: EXPRESSA-TE. 

Habilidades: Desenvolver a iniciativa social. Empatia, respeito e confiança. 

Site da UNICEF,matéria sobre CYBERBULLYING: Cyberbullying: O que é e como pará-lo

10 coisas que adolescentes querem saber sobre cyberbullying.

https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo  

Cyberbullying: violência virtual machuca. https://www.youtube.com/watch?v=mWQoikd72A4

 

ATIVIDADE: Leia o texto e assista ao vídeo indicado. 

 Se você tivesse que criar uma cena de teatro com o tema CYBERBULLYING, como faria? Crie uma situação, pense nos personagens, local em que se passaria a cena, etc.

IMPORTANTE: Tire uma foto (de boa qualidade) da atividade realizada e envie no e-mail, moniqueperin@prof.educacao.sp.gov.br

NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NO ASSUNTO DO EMAIL:

NOME COMPLETO

SÉRIE E NUMERO

MATÉRIA. 

             _________________________________________________________________ 


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO  

9 ANO B

PROFª GRAZIELLE ALMEIDA

OBS: ESSA É A MESMA ATIVIDADE DA SEMANA PASSADA 08/06 A 12/06 ESTAREI RECEBENDO ATE SEXTA 19/06.

TIRAR UMA FOTO DA ATIVIDADE E ENVIAR NO MEU WHATSAPP 19998731467

EF89TEC01- Identificar e diferenciar os principais sistemas operacionais, reconhecendo suas características e modo de utilização.

1 Aula

Fazer a leitura do texto e responder as questões no caderno.

Letramento digital:

Com a modernidade, fez-se necessária uma mudança nos paradigmas de compreensão do mundo. Afinal, hoje deixamos de ler exclusivamente os conteúdos registrados no papel e passamos a consumir informação em telas, como celulares e computador.

Por isso, o letramento digital vem conquistando espaço ultimamente e está sendo o alvo de diversas discussões. Basicamente significa um conjunto de competências que permitem a um indivíduo compreender e utilizar de forma crítica a informação gerada na era da internet.

Essa definição vai além do conceito de alfabetização digital. Enquanto o segundo diz respeito à habilidade de ler e escrever informações digitais, o primeiro refere-se ao uso estratégico do que se aprende para gerar influência no contexto cultural e social.

Ou seja: é a capacidade de leitura e escrita adaptada ao mundo moderno, porém vai além disso, pois prescreve também que essas habilidades devem ser funcionais e ter implicações práticas relevantes. Nesse sentido, utilizamos os recursos tecnológicos e digitais para fins diversos, com aplicação útil e consciente.

Portanto, o letrado digital é a pessoa que lê, escreve e confronta criticamente o que assimila para solidificar o que aprendeu. Não é uma capacidade passiva, mas tipicamente ativa. O indivíduo não só aprende a usar a tecnologia e o meio digital, mas a utilizar suas funções da melhor forma, em seu proveito e com respeito pelos demais.

É importante entender ao certo o que é esse tipo de letramento, pois ele se relaciona diretamente com a preparação das pessoas para o mundo moderno, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e também interpessoais.

Revisão dos Conteúdos: Pesquise e responda

1) O que significa letramento digital?

2) Qual a importância do letramento digital?

3) O que é alfabetização e letramento digital?

4) O que podemos considerar como alfabetização tecnológica?

5) Quais são os pontos positivos e negativos dos avanços tecnológicos?

6) O que o avanço tecnológico nos proporciona?

7) Qual a influência da tecnologia na vida das pessoas?