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PSICOLOGIA VIVA

11 maio, 2020

9º ANO - 11/05 A 15/05

E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
  Atividades para os alunos do 9º ano A, B e C.
      período de 11/05 a 15/05


Eletiva de Fotografia (Professora Regiane)
Habilidade: Desenvolver os conceitos básicas da fotografia
Acesse o link abaixo e responda as questões.

Bons estudos!


MATEMÁTICA 
PROFESSOR: MAGALY G.M GREGGIO 
Código do classroom:
9ºANO C: rkve7qp

ATENÇÃO!
Lembrando que todos os nonos anos devem realizar as atividades que foram postadas nesse blog.
Quando as atividades tiverem que ser enviadas por e-mail o 9ºano C deve enviar para o meu e-mail (greggiomagaly@gmail.com), já os alunos do 9ºano A e B devem enviar suas atividades para o e-mail do professor Danilo (daniloc.contabeis@hotmail.com), que ele irá fazer um acompanhamento das suas turmas. Obrigada pessoal!

Olá pessoal, nesta semana nós vamos realizar uma atividade pelo google formulários. Vou disponibilizar para vocês o link para vocês acessarem e realizarem as atividades propostas.

Não se esqueçam que ainda estou aceitando a atividade da semana passada, se precisarem se comunicar comigo podem me mandar um e-mail que vou responder todos, ou no google classroom. 

LINK PARA ACESSAR O GOOGLE FORMULÁRIO:
ATIVIDADE DEVE SER ENTREGUE ATÉ DIA 22/05/2020

Habilidades:
(EF09MA01) Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade).

(EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.

(EF09MA07) Resolver situações-problema que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica.

(EF09MA08) Resolver e elaborar situaçõesproblema que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos socioculturais, ambientais e de outras áreas.



Além disso, vou deixar algumas retomadas de conteúdo para que possam se situar.

Razões e proporções 
Razão entre duas grandezas corresponde ao quociente entre seus valores 













ESCALA
DENSIDADE DEMOGRÁFICA 

















PROFESSORA: Cristiane – Geografia
TURMA:_9ª A, B e C    NOME:______________________________________nº___________________

Habilidade: EF09GE15Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.
Atividade
1º  momento: Assistir ao vídeo “Matéria de Capa - Planeta chega aos 7 bilhões de habitantes”, postado por TV Cultura Digital. Duração 26min04seg. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=T4lWas8sunA   Acesso em 08 de outubro de 2017.

Busquem as  seguintes informações em sites de pesquisa:
  • Os países com maior crescimento populacional
  • O que estes países têm em comum?
  • Países que tiveram o maior crescimento populacional nos últimos dez anos
  • Como é a educação nestes países?
1)      Construir gráficos simples usando o editor Excel com as informações levantadas .
2)     Com os gráficos prontos cada aluno apresentará em vídeos as informações levantadas com a utilização de data slides.

2ºMomento:Assistir ao vídeo “Gal Costa / Estúdio MTV” , postado por Ricardo P. Duração 4min45seg. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GkrTJ4vQIGw&feature=youtu.be   Acesso em 08 de outubro de 2017.
2º momento: acessar o fórum “Consumismo” na Escola Digital e responder as questões:
  • Qual a mensagem principal da música?
  • Em que momento(s) da musica fica claro a prática do consumismo?
  •  É possível saber a classe social de “Neguinho”
  • Qual o sonho de “Neguinho”?

Enviar as atividades;cristianeregynac@gmail.com





HISTÓRIA


9ºAno A e B – Prof. Leilson
9º Ano C      - Profª Valdilene

Habilidades:  Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.

Responder as atividades acessando Link:  https://forms.gle/2ttdfEVfKo8UEzs59


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ELETIVA – PROFISSOÕES  - PROFESSOR : LEILSON
Habilidades: Conhecer e compreender as profissões do futuro.

Acesse o link:   (  https://forms.gle/ehMhgPkw14q3zJTu5 )


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ELETIVA 9°C INGLÊS BÁSICO COM JOGOS. (Prof.
Anderson Sanchez)

Realize a atividade através do link a seguir: 



(A realização da atividade contará como parte da nota)

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Projeto de vida



Conhecer lideranças e suas qualidades.



leia e aprenda.



Líder servidor

O líder servidor é aquele que influencia pessoas a partir de uma autoridade conquistada pelo serviço e pela referência pessoal e profissional. Na liderança servidora, a relação de pertencimento é tão grande que sensibiliza os líderes para o que é necessário ser feito.

Os processos pelos quais passam um líder servidor estão intimamente relacionados à sua visão de si mesmo e do mundo. Buscamos nesta aula alcançar esta intimidade, o “entre”, que dá sentido ao percurso de um líder servidor e à comunidade da qual ele participa.

Exemplos como Mahatma Gandhi, na Índia; de Martin Luther King, nos Estados Unidos; de Malala, no Paquistão. Suas histórias são marcadas e eternizadas pela mudança de curso da história, fortalecendo movimentos de não violência, de garantia de direitos civis, de sustentabilidade e corresponsabilidade com o Planeta Terra.



Atividade pesquise para conhecer sobre esses personagens citados acima e suas histórias.

Escreva no seu diário o nome de uma pessoa próxima a você, que você admira por sua liderança e dê alguns exemplos do porque você admira.



Professor Eliezer 9ºA
Tecnologia e informação.

Aprende a usar as redes sociais ao seu favor.
Leia e aprenda

1º parte
Muitas pessoas ainda tem um pensamento de que as redes sociais só servem para lazer e diversão, sem muitas utilidades, mas hoje em dia a maioria das redes podem te oferecer até mesmo um emprego, sendo assim, aqui está uma lista de como você pode usar as redes sociais ao seu favor e atrair muitas coisas através dessa ferramenta a maioria da população tem acesso.

Amplificar Seus Conhecimentos e Contatos
Aproveite que você tem em suas mãos oportunidades de conhecer pessoas, use isso ao seu favor! Ser bem antenado, atualizado das últimas informações e fazer um network nunca é demais. Então vá em frente! A globalização está aí para colaborar ao nosso favor, então utilize isso para a sua evolução e crescimento. Conhecer coisas novas e sempre estar sabendo das novidades nunca é demais.

Foco No Que Você Quer
Qual é o seu objetivo? Ser blogueiro, divulgar seu trabalho nas redes sociais para atrair mais seguidores, usar as redes como fonte de renda, usar ao seu favor para que você consiga emprego ou até mesmo se tornar um grande empreendedor.

Pense Antes De Postar
Pense bem antes de fazer qualquer post, principalmente os polêmicos. Uma vez que você posta uma coisa na internet será para sempre, mesmo que você se arrependa e apague em seguida, depois que apertar o enter já era, já foi. Então pense bem antes, analise e veja se aquilo que você quer postar vai te trazer mais coisas ruins do que boas, pois se está ali inevitavelmente vai gerar compartilhamentos e comentários, que nem sempre podem ser favoráveis a você e ao que postou. Então é sempre bom refletir e ponderar as palavras e as coisas que publicamos.

Não Se Envolva Em Polêmicas
Se você tem uma finalidade e realmente quer que suas redes sociais seja um meio importante para seus objetivos, então o melhor a se fazer é evitar criar polêmicas e se envolver na mesma. Lembre se que ali você está exposto e mesmo que suas redes sociais sejam privadas, existe uma coisa chamada print.
Então nada de aderir a modinha de criar atritos em seu perfil, pensa que qualquer coisa mal interpretada pode ser ruim para você. Muitas vezes existem debates sem finalidade alguma nas redes sociais, é só ignorar. Afinal de contas, seu intuito ali é outro, não é?

Aprenda Usar As Ferramentas
Isso é essencial, se você não entender a dinâmica de cada rede social, de nada vai adiantar você ter um foco e querer usar a internet ao se favor. Então pesquise e se não tem domínio de tal coisa, aprenda. Lembre-se sempre que isso não é nem um pouco vergonhoso, ok? Para que uma coisa funcione bem é preciso que você entenda como funciona e o principal, como usar.

Cause Uma Boa Impressão
Venda seu peixe, mostre quem você é de uma forma correta e direita, sempre tente mostrar uma boa impressão, coloque em suas experiências, suas qualidades e aquilo que vá despertar a curiosidade de saber como você faz as suas tarefas.
Saiba Como Ir Direto Ao Ponto


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ARTE
PROFESSORA: MICHELLE GUTHIERREZ
( Atividades para os alunos do 9ºC )

HABILIDADE:  Reconhecer espaços e formas de integração entre arte e público.

Devolução da atividade no retorno das aulas presenciais....

Ler o texto e responder as questões.
                                                                 
                                                                                 ARTES VISUAIS

          O mundo da arte é concreto e vivo podendo ser observado, compreendido e apreciado.
Através da experiência artística o ser humano desenvolve sua imaginação e criação aprendendo a conviver com seus semelhantes, respeitando as diferenças e sabendo modificar sua realidade. A arte dá e encontra forma e significado como instrumento de vida na busca do entendimento de quem somos, onde estamos e o que fazemos no mundo.
          Desta maneira, quando o ser humano faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa nos mostrar exatamente como as coisas são no mundo natural ou vivido e sim, como as coisas podem ser, de acordo com a sua visão. A função da arte e o seu valor, portanto, não estão no retrato fiel da realidade, mas sim, na representação simbólica do mundo humano.
           Para existir a arte são precisos três elementos: o artista, o observador e a obra de arte.
           O ser humano, ao longo de seu desenvolvimento, tem procurado encontrar formas de registrar essa imaginação ou realidade captada, através de pinturas, desenhos, esculturas, gravuras ou filmes, ou seja, através de representações imagéticas.
           A principal diferença entre imagem e representação imagética é que imagem é tudo aquilo que nosso sentido da visão pode captar registrando tanto o que é realidade quanto imaginação, e representação imagética são imagens carregadas de significados organizados ou não de maneira consciente – com valores artísticos.
           Hoje em dia, além das formas tradicionais (desenho, pintura, escultura, gravura, arquitetura), existe o cinema, a televisão, o computador e a Internet. Através dessas novas tecnologias surgiram também várias manifestações artísticas que são produzidas basicamente utilizando-se das suas possibilidades e inovações. Através da TV encontramos várias manifestações de produções artísticas, como, por exemplo, telenovelas, seriados, filmes ou desenhos animados. Estes ligados diretamente às artes cênicas, porém utilizando mecanismo de representação imagética das artes visuais, como o vídeo. Nesse caso, são linguagens artísticas que se fundem, se unem. Podemos denominar essa linguagem artística como “audiovisual” – união de som e de imagem. Outras manifestações com elementos artísticos que estão presentes nas imagens do nosso cotidiano são as publicações gráficas como os jornais, as revistas, os livros, os outdoors, os panfletos, entre outras.

Azevedo Junior, José Garcia de. Apostila de Arte – Artes Visuais. São Luís: Imagética Comunicação e Design,



1- Quais os elementos necessários para que possa existir Arte?

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2- O que acontece quando o ser humano faz Arte?

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3- Qual a principal diferença entre  imagem e representação imagética?
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4- Cite diferentes manifestações artísticas encontradas na TV, segundo o texto.

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5- Que manifestações artísticas você conhece?

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TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Professora: Grazielle Almeida
Turma: 9ºano C
Habilidade: Identificar as potencialidades, as principais ferramentas e recursos utilizados no espaço Maker.
O que é Cultura Maker?
O movimento Cultura Maker é uma evolução do “Do it yourself” ou, em bom português, do “Faça você mesmo”.
O conceito principal é que qualquer pessoa, dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento, pode criar as suas próprias soluções para problemas do cotidiano.
É bem verdade que essa (nem tão) nova tendência tem se popularizado e assumido um status mais profissional nos dias de hoje.
O que tem impulsionado o movimento é o surgimento de novas tecnologias, como as impressoras 3D, máquinas de corte à laser, kits de robótica e o próprio acesso massivo à internet de banda larga.
Em uma analogia bem simples, é como se as chamadas gambiarras, que todo brasileiro está acostumado a fazer, ganhassem sofisticação e requinte.
Talvez o principal papel do movimento Maker seja difundir o aprendizado pela prática.
Não que a teoria não tenha valor, é claro.
Contudo, por meio do “faça você mesmo”, mais pessoas têm acesso à confecção de produtos.
É algo que antes era restrito às indústrias de massa e, atualmente, está mais democratizado.
conhecimento circula mais e todos têm a oportunidade de desenvolver ideias inovadoras e compartilhá-las com o mundo.
Para Dale Dougherty, criador da revista MAKE, primeira publicação especializada do movimento, a Cultura Maker tem como um dos seus principais objetivos provocar o potencial criativo das pessoas, fazendo com que elas raciocinem e ajam de maneira pouco convencional.
É o famoso “pensar fora da caixa”.
Dougherty, em outras palavras, está dizendo que esse fenômeno mundial faz com que as pessoas se tornem mais autônomas e proativas.
Com isso, obviamente, ficam menos dependentes dos outros para encontrar as suas próprias soluções.
Os jovens, desde cedo, estão em contato com esse universo e se tornando, aos poucos, os principais agentes do seu desenvolvimento intelectual.
Por meio de brincadeiras, jogos de desafio e charadas, por exemplo, eles vão em busca de respostas para problemas que, mais tarde, vão ser úteis para o seu futuro.

ATIVIDADE
1-    O que é cultura Maker?

2-    Qual a importância da Cultura Maker na educação?
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English - Teacher Luciene

     Habilidades: 
    (EF09LI01) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e os recursos linguísticos voltados para 
a eficácia da comunicação.
(EF09LI07) Identificar argumentos principais e as evidências/exemplos que os sustentam.

     Hello dears, how are you! 


   Essa semana começou a funcionar no aplicativo CMSP, o Google Classroom, onde vocês podem realizar as atividades e as respostas já chegam diretamente para nós, professores. A sala de Inglês de vocês já está formada e nossas atividades já podem ser realizadas lá. 


     Por favor, acessem o tutorial no link abaixo, para saber como acessar ao Google Classroom pelo aplcativo CMSP: 


      Meu e-mail é luciene.kido@outlook.com

     Aguardo vocês por lá!


    Teacher Luciene. 

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Português - 9º ano C - Professora Luciene

     Habilidades:
     EF69LP14 Analisar tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos em textos de relevância social.

     Oi, pessoal! Tudo bem com vocês? 

   Essa semana começou a funcionar no aplicativo CMSP, o Google Classroom, onde vocês podem realizar as atividades e as respostas já chegam diretamente para nós, professores. A sala de Português de vocês já está formada e nossas atividades já podem ser realizadas lá. 

     Vocês podem entrar no site: 


 
    e entrar na sala usando o código: 236qot4
     
    
     Caso não consigam usar o código, podem me enviar um e-mail e eu envio o convite da sala, aí bastará vocês aceitarem. 

      Meu e-mail é luciene.kido@outlook.com

     Aguardo vocês por lá!



    Professora Luciene.  

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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

E. E. Professora Cristiane Chaves Moreira Braga
Professora Monique
 Disciplina: ELETIVA- EXPRESSA-TE (TEATRO).    

        Habilidades: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Comunicação - Utilizar diferentes linguagens.
   


 VIDA BRUTA.   



   “Vida Bruta” é uma peça dirigida ao público adolescente, que tem em sua essência a fábula e a intercessão de linguagens artísticas como a dança, a música, o circo e o teatro.  

   Tratando das questões juvenis com um elenco formado por atores juvenis treinados pelo Satyros, “Vida Bruta” oferece a este público um espaço de reflexão e arte. 

   O espetáculo “Vida Bruta” foi desenvolvido a partir de depoimentos pessoais dos próprios artistas adolescentes, sobre os seus problemas do dia a dia, suas angústias, seus desejos e frustrações. 
  
   *Assista a peça através do link, e faça anotações sobre elementos que te chamaram atenção no espetáculo.  

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ARTE (9A e B)- Anderson Sanchez
SEMANA: 11/05 a 15/05 
     -Habilidades  
(EF09AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética a partir do século XX.
(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

    Atividade #1: Realize o estudo e as anotações propostas do conteúdo presente no link a seguir:



Atividade #2:Realize a pesquisa e responda o questionário por meio do link a seguir:



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DISCIPLINA: CIÊNCIAS

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C       para o período de 11/05 a 15/05
DISCIPLINA: CIÊNCIAS          
TEMA: A ESTRUTURA DA MATÉRIA

·     Habilidades: (EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.




Atividades
1)Quem propôs, pela primeira vez,
cientificamente a estrutura da matéria?
2) A quem se deve a descoberta do
elétron?
3) Como é o modelo atômico proposto
por Rutherford- Bohr?
4) Por que o átomo é considerado um
Sistema eletricamente neutro?
5) Um átomo possui 12 prótons, 12 elétrons e 12 nêutrons. Qual é o seu número atômico? Qual é o seu número de massa?



Educação Física

Bom dia aos queridos alunos, nesta semana encerraremos uma sequência de atividades complementares de educação física com alguns alongamentos,apenas faça os alongamentos e convide as pessoas que moram com você para fazerem também, depois registre esses momentos com fotos ,filmagens ou um relatório escrito desta experiência. Abraço a todos e bom exercícios!
























PORTUGUÊS - PROF.ª NÉIA Anos finais EF- 9º A e B

 HABILIDADES: (EF69LP36) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico. (EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase – utilização de recursos linguísticos responsáveis pela coesão e coerência do texto.

Coesão e Coerência

Coerência e coesão são dois mecanismos fundamentais para a produção de um texto.  Ambos são importantes para garantir que um texto transmita sua respectiva mensagem com clareza, e objetividade, seja harmonioso e que faça sentido para o leitor.
A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. Utilizando recursos estilísticos no emprego de diferentes procedimentos, sejam lexicais (repetição, substituição, associação), sejam gramaticais (emprego de pronomes, conjunções, numerais, elipses), constroem-se frases, orações, períodos, que irão apresentar o contexto – decorre daí a coerência textual.
 A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.
Ambos são importantes para garantir que um texto transmita sua respectiva mensagem com clareza, seja harmonioso e faça sentido para o leitor.

ATIVIDADE 1 – Leia os textos abaixo:
Texto 1

VCdas próprias pessoas. O objetivo de uma selfie é fazer com que o fotógrafo apareça na selfie. As selfies podem ser individuais ou em grupos (as conhecidas “selfies de grupo”).
 Disponível em: https://www.dicionariopopular.com/selfie/. Acesso em: 16 de outubro de 2018.
Texto 2

A palavra selfie só passou a ser utilizada com este sentido no ano de 2002, num fórum online australiano. As redes sociais ajudaram posteriormente a popularizar o termo. No entanto, o autorretrato de si mesmo só tomou verdadeira expressão a partir de 2012, quando a palavra se tornou comum nas plataformas principais da mídia. Elas receberam técnicas usadas na hora dos registros, como a busca pelo ângulo perfeito. O número de pessoas que morreram enquanto tentavam tirá-las em situações arriscadas foi de 259. No Oscar 2014, a selfie de grupo comandada pela apresentadora Ellen DeGeneres teve mais de 2,7 milhões de compartilhamentos e tornou-se a foto mais retuitada da história.
 Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Selfie. Acesso em: 16 de outubro de 2018.
ATIVIDADE 2 - Agora que você já leu os dois textos, responda:

a) Que diferença em relação ao uso do termo “selfie” vocês percebem nos dois textos?

b) Que efeito essas substituições geram em relação ao encadeamento das ideias do texto?

c) Que estratégias foram usadas para evitar a repetição da palavra “selfie” no texto 2?

d) Indique as relações semânticas estabelecidas pelos conectivos em destaque:
I. Como a chuva estava muito forte, não foi possível continuar o show.
II. Eu não consegui apresentar o trabalho porque estava muito nervosa!
III. Os manifestantes terão suas reivindicações atendidas, exceto se usarem de violência.
IV. Estava doente, mas foi trabalhar.
V. Os brasileiros são tão trabalhadores quanto os norte-americanos.
a) causa, causa, condição, oposição, comparação.
b) comparação, condição, finalidade, oposição, tempo.
c) causa, causa, conformidade, oposição, condição.
d) finalidade, comparação, tempo, condição, causa.

Atividade 3- Sobre a coesão textual, estão corretas as seguintes proposições:
I. A coesão textual está relacionada com os componentes da superfície textual, ou seja, as palavras e frases que compõem um texto. Esses componentes devem estar conectados entre si em uma sequência linear por meio de dependências de ordem gramatical.
II. A coesão é imaterial e não está na superfície textual. Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações.
III. Por meio do uso adequado dos conectivos e dos mecanismos de coesão, podemos evitar erros que prejudicam a sintaxe e a construção de sentidos do texto.
IV. Entre os mecanismos de coesão estão a referência, a substituição, a elipse, a conjunção e a coesão lexical.
a) Apenas IV está correta.
b) II e IV estão corretas.
c) I, III e IV estão corretas.

d) I e III estão corretas.


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DISCIPLINA: CIÊNCIAS
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS 9 ANO A, 9 ANO B e 9 ANO C       para o período de 18/05 a 22/05
DISCIPLINA: CIÊNCIAS          
TEMA: A ESTRUTURA DA MATÉRIA
·     Habilidades: (EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
ATIVIDADES (continuação das atividades do conteúdo da semana anterior)


6) O número atômico de um elemento químico é 19. Seu número de massa é 39. Quantos nêutrons há em seus átomos?

7) Complete as seguintes frases.
a) Segundo o modelo de Rutherford – Bohr, o átomo possui uma parte central denominada..........................................  e uma porção periférica chamada..........................................
b) Na eletrosfera, giram......................................................, partículas eletricamente..............................................................
c) No núcleo, encontram-se partículas de carga elétrica positiva denominada.........................................., e partículas sem carga elétrica chamadas......................................................
d) O átomo é um sistema eletricamente neutro, pois o número de prótons é................................... ao número de elétrons.
e) O próton e o nêutron têm massas relativas............................., ao passo que a massa do elétron, de tão pequena, pode ser considerada igual a.......................................


8)Identifique as partes do átomo:

9) Preencha o quadro:



10) Complete o quadro a seguir com o número máximo de elétrons por camada:




11) O átomo do alumínio possui 13 elétrons. No quadro a seguir distribua esse número.



12) Escreva o número atômico (Z) e o número de massa (A) do átomo abaixo representado.
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