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Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

30 abril, 2020

6º ANO - 04/05 A 08/05



Atividades para os alunos do 6º ano A e 6º ano B
para o período de 04/05 a 08/05

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
E.E.PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
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Programação das aulas no Aplicativo Centro de Mídias

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Atividades  de Matemática para os alunos do  6 ano A e B  para o dia 06/05/2020
Professor Danilo 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora




DISCIPLINA: GEOGRAFIA - PRORª REGIANE


ESTA É A MESMA ATIVIDADE QUE FOI POSTADA NA SEMANA PASSADA


DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS NA PRODUÇÃO DA PAISAGEM

Unidade Temática: Sujeito e seu lugar no mundo.
Objeto do Conhecimento: Identidade sociocultural.

Habilidades do Currículo Paulista de Geografia: (EF06GE02)  Analisar e comparar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedades, com destaque para os povos originários e comunidades tradicionais em diferentes lugares; (EF06GE14*) Analisar o papel de grupos sociais com destaque para quilombolas, indígenas, entre outros, na produção da paisagem, do lugar e do espaço geográfico em diferentes tempos.

ATIVIDADE 
1 – Faça a leitura do texto e das imagens.
Análise de texto e imagem – povos originários no continente americano.
Texto 1
Os Incas construíram um Império na América do Sul, que se espalhou por partes do que hoje formam o Peru, o Equador, a Bolívia, a Argentina e o Chile e teve duração de aproximadamente 1200 anos. Seu fim se deu com a invasão dos conquistadores espanhóis e a execução do Imperador Inca Atahualpa, em 1533. Esse povo originário do continente americano possuía uma agricultura bem desenvolvida. Os Incas cultivavam cerca de setecentas espécies vegetais, cujo plantio era feito através da técnica de terraceamento, no qual eram utilizados diferentes níveis de altitudes do território, criando terraços dispostos em graus. Os Uros são um povo pré-colombiano que ainda hoje constrói ilhas flutuantes artificiais no lago Titicaca, localizado entre o Peru e a Bolívia. A princípio, esse povo construiu essas ilhas para viver com maior segurança e evitar o domínio de outros povos, como os Incas. As ilhas são feitas com totoras, um tipo de junco fibroso utilizado também como remédio e alimento. 
Elaborado especialmente para o Material de Apoio do Currículo Paulista.

Agora copie e responda às questões A, B, C, D e E  no seu caderno.
a)  Assinale nos textos as palavras, termos e/ou expressões desconhecidas, dialogue com a sua família e, caso necessário, utilize um dicionário ou a internet para buscar os significados.
b) Relate as ideias principais do texto 1.
c) Descreva as imagens 1 e 2.
d) Você conhece os motivos que levaram os Uros a construírem suas moradias em forma de ilhas flutuantes? Justifique sua resposta.
e) O que motivou o povo Inca a utilizar os terraços para a agricultura? Justifique sua resposta.

2) Faça a leitura do texto e da imagem, copie e responda as questões
– POVOS ORIGINÁRIOS NO BRASIL
Você já deve ter ouvido falar, nos anos anteriores da sua vida escolar, que “o Brasil foi descoberto em 1500” pelos europeus, por meio dos portugueses, e desde então se iniciou o processo de ocupação e colonização das terras brasileiras. Entretanto, as terras brasileiras já eram ocupadas pelos povos indígenas. Estima-se que, na época da chegada dos europeus, houvesse mais de 1.000 povos, somando entre 2 e 4 milhões de pessoas. Atualmente encontramos no território brasileiro 255 povos, falantes de mais de 150 línguas diferentes.12 Desde 1500 até a década de 1970, a população indígena brasileira decresceu acentuadamente e muitos povos foram extintos.
a) O que você sabe dizer a respeito? 
b) O que já leu e ouviu sobre esse tema? Você concorda com essa versão construída historicamente? 
c) Como definir os povos originários? Como viviam os povos indígenas? 
d) Quais foram as principais mudanças ocorridas a partir da “chegada” dos portugueses? Quais foram as contribuições dos povos indígenas para a formação da sociedade brasileira?
3) Leia o texto, copie e responda as questões.
Leitura complementar
[...] Com base nas evidências encontradas na vegetação, no solo e na pesquisa de campo dos arqueólogos, os cientistas estimam o tamanho da população nativa da Amazônia em 1492. As estimativas variam: trabalhos mais recentes calculam uma população mínima de oito a dez milhões de pessoas; as mais conservadoras vão de um a três milhões de pessoas e se baseiam em informações sobre os modos de vida das populações indígenas dos últimos 200 anos, quando já haviam se reduzido muito em razão da chegada dos europeus. [...]. Esses milhões de pessoas se dividiam em diferentes sociedades. Alguns grupos eram nômades ou seminômades que dependiam da caça e do extrativismo. Mas também havia muitas aldeias grandes, construídas por populações sedentárias, que podiam comportar milhares de habitantes, conforme afirmam documentos históricos datados do século XVI ao começo do século XX. [...] A hipótese do grupo é que as aldeias antigas foram cobertas pela floresta depois que a circulação de doenças trazidas à América pelos europeus, como a gripe, o sarampo e a varíola, dizimou grande parte da população indígena a partir do século XVI. [...].
Fonte: Jornal da USP (por Núcleo de Divulgação Científica da USP). Texto adaptado especialmente para o Material de Apoio do Currículo Paulista. Disponível em <https://jornal.usp.br/ciencias/amazoniaalterada/>.
a) Qual a ideia principal do texto?
b) Qual era a estimativa da população nativa da Amazônia, antes da chagada dos europeus?
c) O que levou parte da população indígena a ser dizimada? Explique.

TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS NO CADERNO.

VOCÊ PODE ENVIAR SUAS ATIVIDADES RESPONDIDAS PARA O EMAIL regianed045@gmail.com  (ENVIAR AS FOTOS)

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Atividades 6º anos A e B de História

Semana de 04 a 08 de maio
Habilidade:(EF06HI01). Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidade e rupturas).


OBSERVAÇÃO: Queridos alunos, eu havia passado para vocês um trabalho (PESQUISA COM UMA PESSOA QUE TENHA MAIS DE 50 ANOS...) e vocês não entregaram devido a pandemia, por favor preciso que todos me entreguem pois preciso avaliar e gerar nota para todos. Para facilitar estou enviando meu e-mail: joelmatanner@hotmail.com ou para os alunos que estão no grupo do zap me enviem no meu particular. Não esqueçam de colocar o nome completo para eu avaliar. ENTREGAR ATÉ DIA  15 DE maio DE 2020.

Conceitos de História:
A História estuda a ação dos seres humanos no decorrer do tempo
Fontes históricas: São vestígios deixados pelos seres humanos.
A história e o tempo: Os seres humanos começaram a marcar a passagem do tempo por meio da OBSERVAÇÃO DOS FENÔMENOS NATURAIS, DA PERCEPÇÃO DOS PERÍODOS DO TEMPO NATURAL (DIA E NOITE). A CONTAGEM DO TEMPO LEVOU AO SURGIMENTO DOS PRIMEIROS CALENDÁRIOS.

Pesquise e responda:

O que é TEMPO CRONOLÓGICO?

O que é TEMPO HISTÓRICO?

O que é TEMPO DA NATUREZA?

O que é o Calendário Cristão GREGORIANO?



Bons estudos.


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DISCIPLINA: CIÊNCIAS


Profª  Ida Maria - 6ºA; Profª Mileni 6ºB


Habilidade: (EF06CI03) Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da investigação e identificação de processos de separação de materiais de uso cotidiano, bem como pesquisar sobre procedimentos específicos tais como a produção de sal de cozinha e a destilação do petróleo.

Orientação: Copie e responda as questões no caderno. Leia a revisão atentamente para responder as questões. Caso tenham duvida é só entrar em contato por e-mail: profidamaria@gmail.com.br  ou mnorberto@prof.educacao.sp.gov.br


Leia o texto abaixo, após a leitura, copie e responda as questões em seu caderno

PRODUÇÃO DE ETANOL
A cana é lavada, picada e moída e seu caldo é esterilizado, fermentado e destilado. Dá trabalho, mas o que sai é um produto bem mais sustentável
Por Da Redação
Publicado em 5 nov 2008, 15h16

(Gabriel Silveira/Mundo Estranho)

O etanol (ou álcool etílico) é produzido em usinas a partir de matérias-primas como cana-de-açúcar, milho ou beterraba. Ele é um biocombustível, ou seja, um combustível renovável, que não precisa de materiais de origem fóssil, como o petróleo. Em todo o mundo, os biocombustíveis sempre ficaram em segundo plano devido à facilidade de extração do petróleo e devido à sua abundância. O problema é que a queima de combustíveis fósseis contribui para o aquecimento global. E, como também já há sinais de escassez de petróleo, o etanol começou a ganhar mais atenção. Porém, nem todo biocombustível é uma alternativa tão limpa assim para o planeta. Por causa da complexidade de sua fabricação, o etanol pode, dependendo da matéria-prima, até gerar mais emissão de gases poluentes. Isso sem falar no risco de maiores desmatamentos para ampliar as plantações. Nesse ponto, o etanol brasileiro, feito da cana-de-açúcar, leva vantagem. Ele é mais produtivo que o extraído do milho, por exemplo, e provoca um impacto ambiental menor. Enquanto um hectare de milho rende 3 mil litros de etanol, a mesma área plantada com cana gera 7 500 litros!
 (Gabriel Silveira/Mundo Estranho)

1. A maior matéria-prima do etanol brasileiro é a cana-de-açúcar. Ela chega às usinas em caminhões e é descarregada em esteiras rolantes. A primeira etapa da produção é a lavagem da cana, que recebe um banho de água que retira terra, areia e outras impurezas.

(Gabriel Silveira/Mundo Estranho)

2) Após ser lavada, a cana é picada em pequenos pedaços para facilitar a moagem. Aqui ela passa também por baixo de um eletroímã, que se encarrega de retirar materiais ferrosos e outros componentes metálicos que possam danificar as máquinas.
(Gabriel Silveira/Mundo Estranho)

3) O passo seguinte é a moagem, em que a cana é esmagada por rolos trituradores. Após a moagem, 70% da cana vira caldo, no qual está o açúcar de onde se extrai o etanol. Os 30% restantes são de bagaço – que pode ser queimado e gerar energia para a usina.
(Gabriel Silveira/Mundo Estranho)

4) O caldo aqui ainda tem até 1% de impurezas sólidas, como areia, argila e pedacinhos de bagaço. Por isso ele é peneirado e segue para descansar em um tanque, onde, aos poucos, as impurezas se depositam no fundo – formando um lodo que serve como adubo.

5) Quando bem limpo, o caldo passa a ser chamado de caldo clarificado. Ele é aquecido para ser esterilizado e ficar livre das últimas impurezas. Depois é levado para as dornas, grandes tanques onde é misturado com um fermento específico.
 (Gabriel Silveira/Mundo Estranho)

6) O tal fermento tem micro-organismos que se alimentam do açúcar do caldo, liberando em seguida gás carbônico e álcool. Essa etapa da fermentação dura de 4 a 12 horas, gerando um produto que se chama vinho fermentado.

7) As reações químicas provocadas pelo fermento também liberam energia, o que esquenta o vinho fermentado. Ele, então, precisa ser resfriado com água corrente – que circula em volta dos tanques sem entrar em contato direto com o vinho.
 (Gabriel Silveira/Mundo Estranho)

8) O vinho fermentado contém só 10% de álcool – o resto é basicamente água. Por isso, ele precisa ir para a destilação. Em diversos tanques, o vinho é aquecido até evaporar; depois é condensado e volta à forma líquida, mas com seus diversos componentes separados.

9) Da destilação sai o álcool hidratado, líquido com 96% de álcool. É ele que será vendido nos postos. Parte dele, porém, ainda passa por um processo de desidratação, virando álcool anidro (mais de 99,5% de álcool), que é misturado à gasolina como aditivo.
 (Gabriel Silveira/Mundo Estranho)

10) Os dois tipos de etanol produzidos, o hidratado e o anidro, são armazenados em tanques de grande volume. Lá, aguardam até serem retirados por caminhões-tanque, que levam o etanol para as distribuidoras comercializarem o produto com os postos.


Atividades 1:Responda as perguntas através do link:
1.    Sobre o ETANOL brasileiro, responda:
a.    Qual é a matéria-prima utilizada para a sua produção?
b.    Esse tipo de etanol é vantajoso? Explique

2.    No decorrer no texto, são citados alguns métodos de separação de misturas, utilizados durante a produção de Etanol. Escolha 3 deles e explique em qual etapa eles são utilizados.

3.    Qual é a função do fermento durante a produção do etanol? 

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6º ANO A /B -  ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA MAIARA DO VALE
HABILIDADES:
Ouvir, ler, escrever e recontar contos;
Identificar personagens (protagonista/antagonista), espaço/ambiente, tempo cronológico e conflito gerador.
Localizar e inferir informações nos textos lidos;

O dono da bola
Ruth Rocha
O nosso time estava cheio de amigos. O que nós não tínhamos era a bola de futebol. Só bola de meia, mas não é a mesma coisa.
Bom mesmo é bola de couro, como a do Caloca.
Mas, toda vez que nós íamos jogar com Caloca, acontecia a mesma coisa. E era só o juiz marcar qualquer falta do Caloca que ele gritava logo:
– Assim eu não jogo mais! Dá aqui a minha bola!
– Ah, Caloca, não vá embora, tenha espírito esportivo, jogo é jogo…
– Espírito esportivo, nada! – berrava Caloca. – E não me chame de Caloca, meu nome é Carlos Alberto!
E assim, Carlos Alberto acabava com tudo que era jogo.
A coisa começou a complicar mesmo, quando resolvemos entrar no campeonato do nosso bairro. Nós precisávamos treinar com bola de verdade para não estranhar na hora do jogo.
Mas os treinos nunca chegavam ao fim. Carlos Alberto estava sempre procurando encrenca:
– Se o Beto jogar de centroavante, eu não jogo!
– Se eu não for o capitão do time, vou embora!
– Se o treino for muito cedo, eu não trago a bola!
E quando não se fazia o que ele queria, já sabe, levava a bola embora e adeus, treino.
Catapimba, que era o secretário do clube, resolveu fazer uma reunião:
– Esta reunião é para resolver o caso do Carlos Alberto. Cada vez que ele se zanga, carrega a bola e acaba com o treino.
Carlos Alberto pulou, vermelhinho de raiva:
– A bola é minha, eu carrego quantas vezes eu quiser!
– Pois é isso mesmo! – disse o Beto, zangado. – É por isso que nós não vamos ganhar campeonato nenhum!
– Pois, azar de vocês, eu não jogo mais nessa droga de time, que nem bola tem.
E Caloca saiu pisando duro, com a bola debaixo do braço.
Aí, Carlos Alberto resolveu jogar bola sozinho. Nós passávamos pela casa dele e víamos. Ele batia bola com a parede. Acho que a parede era o único amigo que ele tinha. Mas eu acho que jogar com a parede não deve ser muito divertido.
Porque, depois de três dias, o Carlos Alberto não aguentou mais. Apareceu lá no campinho.
– Se vocês me deixarem jogar, eu empresto a minha bola.
Carlos Alberto estava outro. Jogava direitinho e não criava caso com ninguém.
E, quando nós ganhamos o jogo final do campeonato, todo mundo se abraçou gritando:
– Viva o Estrela-d’Alva Futebol Clube!
– Viva!
– Viva o Catapimba!
– Viva!
– Viva o Carlos Alberto!
– Viva!
Então o Carlos Alberto gritou:
– Ei, pessoal, não me chamem de Carlos Alberto! Podem me chamar de Caloca!



APÓS A LEITURA RESPONDA

1) QUEM É O PROTAGONISTA, ISTO É, O PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA?

2) QUEM NARRA A HISTÓRIA PARTICIPA DELA OU NÃO?

3) CARLOS ALBERTO COSTUMAVA FAZER CHANTAGEM E IMPOR CONDIÇÕES PARA EMPRESTAR SUA BOLA DE COURO. COMPROVE A AFIRMAÇÃO COM UMA FRASE RETIRADA DO TEXTO.


4) QUAL ERA A FINALIDADE DA REUNIÃO QUE CATAPIMBA, O SECRETÁRIO DO TIME, RESOLVEU FAZER?


5) QUAL ERA O NOME DO TIME?
                                  
6) AO FINAL, O TIME SAIU CAMPEÃO. SE CARLOS ALBERTO TIVESSE CONTINUADO COM O MESMO COMPORTAMENTO DE ANTES, TU ACHAS QUE O TIME SAIRIA VITORIOSO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

7) RELACIONE AS AÇÕES ÀS REAÇÕES DOS PERSONAGENS:
(1) O JUIZ MARCA FALTA.
(2) CATAPIMBA FEZ UMA REUNIÃO PARA RESOLVER O PROBLEMA.
(3) CALOCA SE ARREPENDE E PEDE PARA VOLTAR AO TIME.
(4) O TIME CONQUISTA A VITÓRIA NO CAMPEONATO.
(  ) CALOCA RETIRA-SE DO TIME, ISOLANDO-SE DOS COLEGAS.
(  ) TODOS SE ABRAÇAM E GRITAM “VIVA”.
(  ) CALOCA GRITA: “ASSIM EU NÃO JOGO MAIS! DÁ AQUI A MINHA BOLA!”
(  ) OS COLEGAS RECEBEM CALOCA DE VOLTA AO TIME.

8) CARLOS ALBERTO APRESENTA CARACTERÍSTICAS DIFERENTES NO DECORRER DOS TRÊS MOMENTOS DA NARRATIVA. FAÇA A DEVIDA ASSOCIAÇÃO:
(1) 1° MOMENTO
(2) 2° MOMENTO
(3) 3° MOMENTO
(  ) SOLITÁRIO
(  ) BRIGUENTO
(  ) COOPERATIVO
(  ) EGOÍSTA
(  ) ZANGADO
(  ) ARREPENDIDO
(  ) CHANTAGISTA
(  ) AMIGÁVEL
(  ) ENCRENQUEIRO
                                                                                     
– AGORA, LEIA ESTE SEGUNDO TEXTO:
Futebol na raça
Criado na Inglaterra em 1863, ele desembarcou no Brasil 31 anos depois, na forma de uma bola trazida debaixo do braço pelo estudante paulista Charles Miller. Chegou elitista, racista e excludente. Quando se organizaram os primeiros campeonatos, lá pelo começo do século, era esporte de branco, rico, praticado em clubes fechados ou colégios seletos. Negros e pobres estavam simplesmente proibidos de chegar perto dos gramados, mas mesmo à distância, perceberam o jogo e deles se agradaram.
Estava ali uma brincadeira feita sob medida para pobre. Não exige equipamento especial além de um objeto qualquer que possa ser chutado como se fosse bola. Pode ser praticado na rua, no pátio da escola, no fundo do quintal. O número e o tipo de jogador dependem apenas de combinação entre as partes. Jogam o forte e o fraco, o baixinho e o altão, o gordo e o magro. (…)
Maurício Cardoso. Revista Veja.

9) COMPARE ESSE TEXTO COM O DONO DA BOLA E ASSINALE AS ALTERNATIVAS CORRETAS:
(  ) OS DOIS TEXTOS TRATAM DO MESMO ASSUNTO.
(  ) O DONO DA BOLA É UM TEXTO INFORMATIVO QUE TRAZ DADOS SOBRE O FUTEBOL.
(  ) FUTEBOL NA RAÇA É UM TEXTO INFORMATIVO E O DONO DA BOLA É A NARRAÇÃO DE UMA HISTÓRIA.
(  ) A FRASE “O FUTEBOL CHEGOU ELITISTA, RACISTA E EXCLUDENTE” NÃO COMBINA COM O FUTEBOL DE RUA ONDE TODOS PODEM JOGAR.


10) FAÇA UMA RELAÇÃO DAS PALAVRAS-CHAVES EMPREGADAS NOS DOIS TEXTOS, OU SEJA, DAS EXPRESSÕES MAIS DIRETAMENTE LIGADAS AO FUTEBOL. (NO MÍNIMO 10!)


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ARTE
PROFESSORA:MICHELLE GUTHIERREZ


HABILIDADES: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar o repertório imagético artístico brasileiro.

Leia com atenção o texto e responda as questões no caderno de desenho, (copiar ou colar).


Tarsila do Amaral

    Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes artistas plásticas do Brasil, sendo que sua obra mais famosa, o quadro Abaporu, é ícone do movimento modernista nacional. Tarsila nasceu em 1º de setembro de 1886 em Capivari, interior de São Paulo. Passou a infância nas fazendas do pai, herdadas do avô que era milionário. A jovem estudou em boas escolas e concluiu os estudos na Europa.
    Sua ligação com a arte veio ainda na adolescência, em Barcelona, quando estudava num colégio interno e produziu a obra Sagrado Coração de Jesus.
    Ela estudou arte em Paris, na Academia Julian e na Émile Renard. Também conheceu Pablo Picasso, aproximando-se do artista Fernand Légere, com quem aprendeu várias técnicas de pintura.
    Em 1922, Tarsila do Amaral conheceu o grupo que encabeçaria o movimento modernista brasileiro: além dela própria, o grupo era formado por Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
    Foi em 1924, durante uma viagem a Minas Gerais, que Tarsila descobriu as cores vivas, as paisagens brasileiras e, assim, iniciou uma fase de sua pintura conhecida como Pau-Brasil.
    Em outubro de 1926 ela se casou com Oswald de Andrade, e em 1928 ela pintou o icônico Abaporu, que significa “o homem que come”, dado de presente ao seu marido.
    Tarsila teve a sua primeira exposição individual no Brasil em 1929, no Rio de Janeiro. Foi declarada a pintora mais representativa da primeira fase do Modernismo no Brasil […]
    Por sentir muitas dores na coluna, em 1965, ela passou por uma cirurgia que, por um erro médico, a deixou paraplégica. No ano seguinte, Tarsila perdeu sua única filha e se aproximou do espiritismo, ficando amiga de Chico Xavier.
    Tarsila faleceu em São Paulo, em 17 de janeiro de 1973. Ela deixou diversos trabalhos espalhados pelo mundo e um legado que sempre será lembrado.

Questões

Questão 1 – O texto lido é:

(     ) uma biografia.
(     ) uma entrevista.
(     ) uma reportagem.

Questão 2 – Na passagem “Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes artistas plásticas do Brasil […]”, o autor do texto:

(     ) avalia Tarsila do Amaral.
(     ) define Tarsila do Amaral.
(     ) caracteriza Tarsila do Amaral.

Questão 3 – O que significa dizer que “o quadro Abaporu, é ícone do movimento modernista nacional”?
 R:


Questão 4 – Em “[…] com quem aprendeu várias técnicas de pintura.”, o termo “quem” refere-se:

(     ) ao Pablo Picasso.
(     ) ao artista Fernand Légere.
(     ) ao Oswald de Andrade.

Questão 5 – Tarsila do Amaral “iniciou uma fase de sua pintura conhecida como Pau-Brasil”:

(     ) em 1922.
(     ) em 1924.
(     ) em 1926.

Questão 6 – A identificação de Tarsila do Amaral com a arte aconteceu:

(     ) na infância.
(     ) na adolescência.
(     ) na vida adulta.

Questão 7 – Em “[…] por um erro médico, a deixou paraplégica.”, o vocábulo “por” indica:

(     ) a causa de Tarsila do Amaral ter ficado paraplégica.
(     ) a finalidade de Tarsila do Amaral ter ficado paraplégica.
(     ) a consequência de Tarsila do Amaral ter ficado paraplégica.

Questão 8 – Aponte o fato que evidencia a importância da arte de Tarsila do Amaral:

(     ) “A jovem estudou em boas escolas e concluiu os estudos na Europa.”
(     ) “Tarsila do Amaral conheceu o grupo que encabeçaria o movimento modernista […]”
(     ) “Ela deixou diversos trabalhos espalhados pelo mundo e um legado que sempre será […]”



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Projeto de vida 

2 aulas
Habilidades sócio emocionais.
Bem agora que estamos nos autoconhecendo, a respeito das habilidades socioemocionais mais e menos desenvolvidas por nós medite.

 ONDE ESTAMOS E PARA ONDE QUEREMOS IR!

Faça um texto com alguns objetivos que você tem a curto prazo e a longo prazo.
Para isso use seu Diários de Práticas e Vivências.
Pense em que as habilidades socioemocionais pode te ajudar ou te atrapalhar na conquista de seus objetivos, tente traçar um caminho para seu futuro, e não economize nas palavras.


Bons estudos.

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Disciplina- Inglês
Professora Eliane

Roteiro de Atividades 6º Ano - Semana de 04/05/2020 a 08/05/2020
Habilidades
(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.
 (EF06L09) Localizar informações específicas em um texto.
 (EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be).

Faça as atividades no caderno.
Atividade 1

Complete o texto com as expressões do quadro.
this is my friend
Nice to meet you too
How are you?

- Hello, Bia.
- Hi, Douglas. _________________________________
- I’m great. And you?
- Me too. Douglas, _____________________________ Rachel. Rachel, this is Douglas. He is in my English class.
- Nice to meet you, Rachel.
- _____________________, Douglas.

Atividade 2
Leia o texto.

All about me
My name is Gabriel R.
I am 11 years old and in the fifth grade.
I live in Memphis, Tennessee, with my mom, dad, sister, two dogs, and two cats.

Complete o quadro com informações do texto.
First name: __________________
Age:________________________
School: fifth grade
City:________________________
State:_______________________
Country: USA
Pets:________________________


Atividade 3
Complete as frases com o verbo to be (am, is, are).

   A)   Taylor Swift is an  American singer.  She _____ also a songwriter and actress.
   B)   Niall, Liam, Harry and Louis ______ singers. They ______ a British pop boy band.
   C)   Alexandre Pires _______ a Brazilian singer. He ______ from Uberlândia, Minas Gerais.
   D)   Fátima Bernardes ______ a journalist and TV presenter. She ______ from Rio de Janeiro.
   E)   I _____ a student. I ______ a teenager.

(Livro: Way to English for Brazilian Learners, 6º ano, Editora Ática, São Paulo, 2018)


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TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


Conteúdo: CULTURA MAKER
ORIENTAÇÕES
ü  Ler com atenção as atividades propostas.
ü  O aluno terá as atividades para entregar no dia 08/05/20
ü  Resolver numa folha colocando a data e enumerando corretamente os exercícios.
ü  Assistir o vídeo do canal centro de mídias  para maior entendimento tema trabalhado;

INTRODUÇÃO 


O que é cultura maker e qual sua importância na educação?
Se você é adepto de “pôr a mão” na massa e encontrar soluções criativas para seus problemas, sem dúvida, está muito mais próximo da cultura maker do que imagina.
Você já parou para pensar em como a tecnologia facilitou encontrar soluções práticas (e a baixo custo) para nossas necessidades cotidianas? Se antes dependíamos de produtos e serviços existentes no mercado para resolver nossos problemas, hoje é possível que você mesmo produza aquilo que precisa, com um ou dois cliques. Estamos num momento em que a inovação, a sustentabilidade e o compartilhamento de ideias tornaram-se palavras de ordem. Mais e mais pessoas estão encontrando formas de conceber suas ideias de maneira personalizada, fugindo da escala industrial que persistiu por décadas na cadeia de produção.
Trata-se de um conceito que parte da valorização da iniciativa, da atitude, da desenvoltura, da criatividade e da curiosidade nas atividades envolvidas no processo de ensino e da aprendizagem. A cultura maker preza pelo desenvolvimento do espírito investigativo, da capacidade de inovação e de habilidades para a resolução de problemas, que podem ser de variados níveis de complexidade e de distintas naturezas.
Por utilizar metodologias ativas, a cultura maker funciona a partir da ação em prol da execução de uma determinada tarefa, tanto de forma individual, quanto coletiva. Nesse sentido, o aluno é um dos principais agentes do seu próprio aprendizado, estando diante de diversas possibilidades de agir, tais como: criar, reelaborar, consertar, modificar, organizar etc.




Atividades
1)    Qual o significado de maker?
2)    Você já construiu algum maker?
3)    Você sabe o que é coleta seletiva? Explique.
4)    Já ouviu de falar de Isaac Newton?

5)    Observa o quadro e responda


a)    O que diz a terceira lei de Newton

b)    Qual foi atividade prática construída na aula?

Se possível assista o vídeo e responda a aula: Centro de mídias 04/05 tecnologia e inovação



Eletivas 
Professora:  Maristela

Brincando com as cores





Aprenda a fazer tinta com vegetais



Toda criança saudável fica super feliz quando é inserida no mundo das cores. Um gramado verde, o céu azul, um vestido ou um brinquedo super colorido. É uma alegria vê-los perceber que cor é vida. Seu filho ou seus alunos tem uma cor favorita? Você já os questionou sobre isso? Como os estimula a brincar com cores?
No Arte Reciclada estimulamos o uso de tintas vegetais. Porque são sustentáveis, educativas e… Porque gostamos de diversão em dobro: fazer as tintas é tão divertido como usá-las para dar vida ao impulso criativo.
tinta com vegetais
Sustentabilidade não tem que ser um assunto sério. Aprenda a fazer tintas vegetais e eduque brincando
Receita super simples para fazer em casa
Material
Beterraba – Cenoura – Espinafre – Liquidificador – Água
Modo de Fazer
Bater no liquidificador, com água, beterraba (para a cor vermelha), cenoura (para a cor amarela) e espinafre (para a cor verde).
Espremer o líquido de cada um em um pano e depois coar. Guardar as tintas em vidros e tampar bem.
Podemos extrair cores de várias partes das plantas: raiz, caule, folhas, flores e sementes. Sendo que as cores extraídas das raízes são escuras, as dos caules médias, e as cores das flores e folhas são luminosas mas difíceis de fixar.
São instáveis, mas obtemos lindas cores de flores e frutos. As pinturas feitas com tinta vegetais são frágeis e não podem ficar ao sol.
A liquidificadas devem ser descartadas após o uso ou guardada na geladeira por alguns dias. Já as tintas vegetais de infusão no álcool podem ser guardadas por tempo indeterminado.

Tirar foto e enivar no e-mail  formentini2@gmail.com 
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DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
Pesquise e responda a questão abaixo.
Habilidade: Reconhecer a importância da pluralidade cultural entre esporte não muito jogado.


    1-      Desenhe e pinte uma quadra de handebol, e distribua os jogadores em forma de círculos dentro do mesmo, não esqueça de colocar o nome das posições de cada jogador.