-->

Postagem em destaque

PSICOLOGIA VIVA

10 agosto, 2020

7º ANO - 10 A 14 DE AGOSTO

 

 E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA


Atividade de matemática-Professor Danilo 7A
 Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros(EF07MA04)


_______________________________________HISTÓRIA/PROF. VALDILENE MATOS

7 ano A / B

SEMANA: 10 A 14 DE AGOSTO

ATENÇÃO: ATIVIDADE DEVE SER FEITA NO CADERNO, SERÁ CORRIGIDA NA VOLTA DAS AULAS PRESENCIAIS.

ÓTIMA AULA!

HABILIDADE: Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial, étnico cultural (indígena, africana, europeia e asiáticas) e os interesses políticos e econômicos.

Assista o vídeo através do Link e leia o texto para responder as atividades.

https://www.youtube.com/watch?v=AzgCwkKRnnM

CAPITANIAS HEREDITÁRIAS

As capitanias hereditárias foram uma divisão administrativa que os portugueses criaram para organizar a colonização da América Portuguesa. As capitanias foram criadas pelo rei português D. João III em 1534 e dividiram toda a colônia em 15 lotes de terras, que foram entregues a pessoas responsáveis por desenvolvê-las. A criação das capitanias foi o primeiro grande esforço da Coroa Portuguesa em colonizar as regiões que correspondem ao Brasil.

Os portugueses chegaram ao Brasil em 22 de abril de 1500 com a expedição de Pedro Álvares Cabral. Apesar da “descoberta”, os portugueses não deram tanta importância aos territórios do novo continente, pois a prioridade naquele momento era o comércio de especiarias que existia na Índia.

Os primeiros 30 anos da colonização portuguesa no Brasil (América Portuguesa) ficaram conhecidos como Período Pré-Colonial e foram marcados pela construção de feitorias, que funcionavam como entrepostos comerciais dos portugueses. A atividade econômica mais comum nesse período foi a extração do pau-brasil, árvore que deu nome ao nosso país.

A posse da América Portuguesa estava “garantida” aos portugueses pela Igreja Católica por meio do Tratado de Tordesilhas, no qual a Igreja dividia as novas terras “descobertas” (América) entre Espanha e Portugal. A existência do tratado, no entanto, não impedia que ingleses e franceses questionassem essa divisão, já que foram excluídos dela.

No começo da década de 1530, o comércio com a Índia estava decadente, e as posses de Portugal na América eram constantemente ameaçadas por corsários franceses, que se aliavam aos indígenas inimigos dos portugueses e exploravam os recursos da terra sem a autorização de Portugal. O rei português percebeu que, diante da ameaça estrangeira, era necessário criar uma frente de colonização para garantir a posse da terra.

Sendo assim, em 1534, o rei português decidiu dividir as terras que pertenciam a Portugal pela força do Tratado de Tordesilhas. Com essa decisão, Portugal dividiu a colônia em 15 lotes de terra, que correspondiam, ao todo, a 14 capitanias, que foram entregues para a administração dos capitães-donatários.

Os donatários recebiam a faixa de terra correspondente à capitania por meio da carta de doação, documento que lhes dava uma série de direitos sobre a capitania, mas não lhes dava a posse da terra, que continuava sendo do rei de Portugal.

Os donatários possuíam grande poder administrativo e jurídico sobre a capitania. Eram também responsáveis por investir e atrair investimentos, moradores e pessoas interessadas em explorar a capitania, além de promover seu desenvolvimento econômico. A aplicação da lei, cobrança de impostos, distribuição de terras, construção de fortificações para resguardar a capitania de invasões estrangeiras e a luta contra os indígenas também eram atribuições do donatário.

Fracasso das capitanias hereditárias

O sistema de capitanias, no entanto, fracassou em decorrência de uma série de fatores. A divisão territorial permaneceu ainda durante séculos, e, até o século XVIII, ainda existiam donatários com poderes investidos pelo Coroa. Apesar disso, esse sistema mostrou ser deficiente para uma administração unificada da colônia, uma vez que mal havia comunicação entre as capitanias.

Por conta disso, Portugal resolveu criar um sistema de administração que centralizava o poder na colônia. Para isso, criou-se o governo-geral em 1548, e Tomé de Sousa foi delegado para a função de governador-geral.

O fracasso das capitanias pode ser explicado por vários fatores. O principal deles foi que, das catorze capitanias, somente duas registraram, de fato, um desenvolvimento notável: São Vicente e Pernambuco. O sucesso dessas capitanias está relacionado com a instalação de engenhos e com o tráfico de indígenas para escravização.

As capitanias também fracassaram pela inexperiência administrativa dos donatários. A falta de recursos também foi um grande impeditivo, assim como a falta de comunicação, seja interna, seja com a Coroa. Por fim, os conflitos com os indígenas também foram um fator relevante para o fracasso das capitanias.

 As capitanias e seu donatário foram: Maranhão (lote 1) – Aires da Cunha João de Barros; Maranhão (lote2)-Fernando Álvares de Andrade; Ceará-Antônio Cardoso de Barros; Rio Grande- Aires da Cunha e João de Barros; Itamaracá- Pedro Lopes de Sousa; Pernambuco- Duarte Coelho; Baía de Todos os Santos- Francisco Pereira Coutinho; Ilhéus- Jorge de Figueiredo Correia; Porto Seguro- Pedro do Campo Tourinho; Espírito Santo- Vasco Fernandes Coutinho; São Tomé- Pero Goiás da Silveira; São Vicente- Martim Afonso de Souza; Santo Amaro-Pero Lopes de Sousa e Santana- Pero Lopes de Sousa.

 

QUESTÕES.
1- EXPLIQUE CAPITANIAS HEREDITÁRIAS.
2- FALE SOBRE O PERÍODO PRÉ-COLONIAL.
3- NO TRATADO DE TORDESILHAS AS TERRAS DESCOBERTAS ERAM DIVIDA ENTRE QUAIS PAÍSES?
4- QUAIS FORAM AS CAPITANIAS QUE TIVERAM SUCESSO?
5- QUEM FOI O DONATÁRIO DA CAPITANIA DE PERNAMBUCO?

ÓTIMA AULA!

___________________________________________

7º ano B -  Inglês

Teacher Luciene

 Roteiro de Atividade – Semana de 10/08/2020 a 14/08/2020

Habilidades:

(EF07LI23)   Reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo.

 

Olá, pessoal! Espero que estejam todos bem!

Leiam o texto abaixo para responder as questões:

 


 O questionário abaixo pode ser respondido via formulário através do link:

https://forms.gle/Zb7zFkcPr7ECL8nY7


1. Ao ler o título do texto, você imagina qual o tema abordado? Qual a sua primeira impressão?

 2. O texto fala de uma casa grande ou pequena? Cite o trecho do texto que comprova sua resposta.

3. Quais são os 10 cômodos da casa citados no texto?

4. A pessoa que descreve a casa diz que além do seu quarto na casa, possui um outro quarto. Onde fica o segundo quarto citado?

5. Qual é o adjetivo usado para descrever o quarto?  O que esse adjetivo significa em Português? 

6. Essa descrição tem algo de parecido com a casa em o que você mora? O quê seria? 


Qualquer dúvida, pode entrar em contato por e-mail:  luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.

**************************************************************

Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.

__________________________________________________________________________

CIÊNCIAS

Profª Ida Maria & ProfªMileni

(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

(EF07CI08) Identificar possíveis impactos provocados pela ocorrência de catástrofes naturais ou alterações nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema e avaliar de que maneira podem afetar suas populações quanto às possibilidades de extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, entre outras.

Qualquer dúvida é só entrar em contato: profidamaria@gmail.com e promileni@gmail.com

Código da turma no Google Sala de Aula: exy7do5

Atividade: Recursos - https://forms.gle/VywFD7b3VRQz3eXFA

_________________________________________________________________


                                              Tecnologia - 7º A e C
                                            Professora - Maristela

Habilidade: EF67TEC14- Identificar as diversas manifestações culturais envolvendo as TDIC e seus impactos como meio de inserção do indivíduo na sociedade moderna.

O que é essa tal de cidadania digital?

Quais são as maneiras de aplicar a Cidadania Digital?


Enviar as fotos da atividade e-mail formentini2@gmail.com ou whastApp - 98136-5627



                                           Projeto de vida - 7º C 

                                            Professora- Maristela

Habilidade: Autoconfiança

Redação para seu projeto de vida;

"A vida é cheia de curvas, mas eu posso aprender a dirigir."

Enviar as fotos da atividade e-mail formentini2@gmail.com ou whastApp - 98136-5627

__________________________________________________________________________

7º ano C -  Português

                           Prof. Anderson  Sanchez

Habilidades: EF69LP44 Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

EF69LP45 Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam aescolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso

REALIZAR AS ATIVIDADES DO LINK: PORTUGUÊS 7°C 3°BIMESTRE #02 10 a 14/08

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfuKPNsFnA9r9KX_p3NL0fnpD3gD_Zo1B0d6cWcqDUAabaIuQ/viewform

__________________________________________________________________________

Língua Portuguesa

Professora Maiara 7º ano A/B

HABILIDADE: Utilização de diferentes modalidades de leitura adequadas a diferentes objetivos: ler para reconhecer a lenda, o mito, o cordel e o causo como o gênero do narrar.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeyg_x7UQw7_HLu7azbGB59624B0bKclDkzKGc2bQyuOg6F5A/viewform

__________________________________________________________________________

Professor Eliezer projeto de vida 7º ano A e B

 

Objetivo: Pensar no sonho e nos caminhos escolhidos para realizá-lo por meio da capacidade de decidir por si só.

Competências socioemocionais em foco1: Iniciativa social e autoconfiança.

 

O que você pensa sobre a diferença entre “sonho que se quer realizar” e “sonho como fantasia”.

A imaginação é o início de tudo.

Ela pode levar ao sonho de se construir algo importante para a vida individual e coletiva, cenários futuros que podem ser realizados se houver foco, iniciativa e planejamento das decisões tomadas no presente.

A imaginação aliada:

ao sonho,

ao planejamento e

à ação.

Pode levar a um lugar almejado, a um ponto bem distante de quando ela era só o início.

Sonho como fantasia tem funções também na nossa existência, pois nos permite:

superar e transgredir a realidade,

devanear para dar “folga” ao cotidiano estressante,

criar situações inimagináveis,

satisfazer desejos pela imaginação etc.

Veja a imagem abaixo.

Importante, também, é que relatem o que sentem ao observarem a obra, sempre justificando as suas respostas:

 

1. o que parece ser verdadeiro e o que é fruto da fantasia do artista?

2. Quais elementos dão a pistas para sua conclusão?

3. Gostam?

4. Não gostam?

5. Que sensações têm ao observá-la?

6. Qual mensagem a imagem traz a você?

 

Após o termino tire foto e mande no WhatsApp 996460862

__________________________________________________________________________________


      ATIVIDADE DE ELETIVA ESCOLA EM CENA

PROFESSORA MAIARA DO VALE

HABILIDADES: 

 

 Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

 Analisar a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme etc.

 

 

                                                                                                             

 

PESQUISE SOBRE O TEATRO

 

Descreva as principais características do teatro na Grécia e quais você mais se encantou?

 _________________________________________________________________________________

ARTE

Professora: Michelle

( 7º ano A,B,C )


Origem do teatro

 

Dia 27 de março é comemorado o Dia Mundial do Teatro, vamos aproveitar  pra conhecermos um pouco sobre a  origem do teatro e seus elementos.

Diferente das artes visuais, nas artes cênicas o espetáculo só existe no momento da apresentação, ou seja, na relação entre o artista e o espectador.

Quando pensamos nisso logo vem a mente o teatro, não é mesmo? 

Mas a linguagem cênica também inclui a dança, muitas vezes relacionada com o teatro.

Teatro na escola

O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante. Proporciona ao estudante o contato com a qualidade poética, linguística e musical.  Permite que se desenvolva um senso estético mais apurado, que lhes ensine a diferenciar, valorizar e apreciar o belo, na arte e na vida. Há peças sobre feitos históricos, tanto brasileiros, quanto da história universal, abordando mitologia, epopéias medievais, temas bíblicos, etc. O teatro como tema transversal potencializa o aprendizado de diversas matérias, pois a vivência lúdica faz com que o aluno se aproprie do tema vivenciado.

 Surgimento do teatro

O teatro enquanto manifestação humana sempre esteve presente na história da humanidade pois por meio dele o homem expressava sentimentos, contava histórias, e louvava seus deuses.  

Por isso, ninguém sabe ao certo como e quando o teatro surgiu.  

Provavelmente, desde o tempo das cavernas, de tanto observar os animais, o homem acabou conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo e depois, deve ter encenado essa caça para seus companheiros para contar a eles como foi. 

Ta certo que não era lá um grande espetáculo, mas já era teatro, chamado de Teatro Primitivo.

Mas o teatro como conhecemos hoje, chamado de Teatro Ocidental, começou mesmo com os gregos!

Elementos da linguagem teatral

 Para os teatro existir são necessários apenas 3 elementos básicos:

Personagem (ator)

Espaço (lugar) 

Público (platéia)

Depois disso, basta a Ação acontecer e temos teatro!

Mas é claro que existem muitos outros elementos importantes que compõem o que chamamos de Sintaxe Teatral

São elementos que deixam o espetáculo, seja o teatro seja a dança, ainda mais interessante. Exemplos:a iluminação, o figurino, a maquiagem, o cenário, etc.

 Os profissionais das artes cênicas

Existe um responsável por cada um desses elementos. O que eles fazem?

DRAMATURGO:  é quem escreve a peça, o autor.

DIRETOR:  responsável por conduzir a encenação, os ensaios, dar diretrizes sobre a interpretação dos atores e a concepção geral do espetáculo.

COREÓGRAFO: em um espetáculo de dança é quem elabora, dirige e organiza a coreografia do espetáculo.

ATORES:  encenam, interpretam os personagens.

BAILARINOS ou INTÉRPRETES: interpretam as coreografias

ILUMINADOR: elabora a composição das luzes do espetáculo.

MÚSICOS: responsáveis pela música.

SONOPLASTA: responsável pelos sons.

CENÓGRAFO:  cria o cenário e os objetos da cena.

FIGURINISTA: cria as roupas que serão utilizadas pelos atores para compor a imagem do personagem

MAQUIADOR: cria a maquiagem dos personagens.


Para entendermos melhor o assunto, responda em seu caderno de arte as perguntas a seguir:

1. Qual a diferença entre a linguagem das artes cênicas e as demais?

2. Aonde começou o teatro?

3. Qual a diferença entre comédia e tragédia?

4. O que é um  ditirambo?

5. Como era o teatro antes do ditirambo?

6. Quem foi o primeiro ator?

____________________________________________________



7A e 7C

Atividade de inglês 3º bimestre – Teacher Ana Lêda
enviar no meu email:
analeda1000@gmail.com

Habilidades: Reconhecer o uso do present contínuo para indicar ações em progresso




----------------------------------------------------------------

Eletiva Ecohorta

Profª Mileni

Caso você ainda não tenha termina, continue a atividade proposta na semana passada, envie foto do que você produziu

Link: https://drive.google.com/file/d/1GzEH90cD2AAbAdQp_lvmdzi3ATN6nixq/view?usp=sharing

Se você já terminou o seu vaso, agora é o momento de transferir sua plantinha para ele! Você pode filmar o processo (eu vou amar se fizer isso!) ou tirar foto!!!!!

Envie seu vídeo ou foto para:

email: promileni@gmail.com ou Whatsapp: 19996125182


Grande abraço!

__________________________________________________

TECNOLOGIA - 7ºB

Profª Mileni

ACESSE O LINK ABAIXO PARA REALIZAR A ATIVIDADE

https://forms.gle/jDKM6Ad4UCoaseaE6

Em caso de dúvidas, entre em contato: promileni@gmail.com ou (19)996125182


Bons estudos!!!!

______________________________________________________________

Geografia - Profª Regiane 

Acesse o link abaixo e responda as Atividades


Educação Física

Professor Junior 7º ano A B e C




Eletivas 

 Professora: Maristela


Brincando com as cores

 ATIVIDADES :https://youtu.be/LlKeTEzYrjo

Arco Iris invertido.

O arco-íris é uma decomposição da luz branca, que é a soma de todas as cores que vemos ali, certo? É FÁCIL entender essa explicação, mas é difícil acreditar nela. Existe um EXPERIMENTOS, chamado Disco de Newton, que faz o inverso: com a soma das cores do arco-íris, é possível criar branco. FÁCIL de fazer em casa!


ASSIM QUE VOCÊ FIZER ENVIE AS FOTOS POR EMAIL: formentini2@gmail.com 
Não esqueça de mandar o nome com a serie ok!

___________________________________________

Atividade de Matemática 

7º ANOS B e C

Prof. Sergio

Semana 10/08 a 14/08/2020

Habilidade: EF07MA12 

 

 

Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.

 

Respondam:-

1)      Identifique nas alternativas a abaixo quais os números racionais e os que não são.

a) 3/1

b) 7/2

c) 8/2

d) √19

e) 21/7

2) Para encher um álbum de figurinhas, Karina contribuiu com  das figurinhas, enquanto Cristina contribuiu com  das figurinhas. Com que fração das figurinhas as duas juntas contribuíram?

 

 

Prof. Sergio

 

Caso tenha alguma dúvida de resolver este exercício, acesse o link abaixo da aula explicativa

 

10 / 08

https://www.youtube.com/watch?v=sBRJZ--ySy4


_______________________________________________