E.E. PROFª CRISTIANE CHAVES MOREIRA BRAGA
_______________________________________HISTÓRIA/PROF. VALDILENE MATOS
7
ano A / B
SEMANA:
10 A 14 DE AGOSTO
ATENÇÃO:
ATIVIDADE DEVE SER FEITA NO CADERNO, SERÁ CORRIGIDA NA VOLTA DAS AULAS
PRESENCIAIS.
ÓTIMA
AULA!
HABILIDADE:
Identificar a distribuição territorial da população brasileira em
diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial, étnico cultural
(indígena, africana, europeia e asiáticas) e os interesses políticos e
econômicos.
Assista o
vídeo através do Link e leia o texto para responder as atividades.
https://www.youtube.com/watch?v=AzgCwkKRnnM
CAPITANIAS HEREDITÁRIAS
As capitanias
hereditárias foram uma divisão administrativa que os portugueses
criaram para organizar a colonização da América Portuguesa. As capitanias foram
criadas pelo rei português D. João III em 1534 e dividiram toda a colônia em 15
lotes de terras, que foram entregues a pessoas responsáveis por desenvolvê-las.
A criação das capitanias foi o primeiro grande esforço da Coroa Portuguesa em
colonizar as regiões que correspondem ao Brasil.
Os portugueses chegaram ao
Brasil em 22 de
abril de 1500 com a expedição
de Pedro Álvares Cabral. Apesar da “descoberta”, os portugueses não
deram tanta importância aos territórios do novo continente, pois a prioridade
naquele momento era o comércio de especiarias que existia na Índia.
Os primeiros 30 anos da
colonização portuguesa no Brasil (América Portuguesa) ficaram conhecidos
como Período Pré-Colonial e foram marcados pela construção de
feitorias, que funcionavam como entrepostos comerciais dos portugueses. A
atividade econômica mais comum nesse período foi a extração do pau-brasil,
árvore que deu nome ao nosso país.
A posse da América
Portuguesa estava “garantida” aos portugueses pela Igreja Católica por meio
do Tratado de Tordesilhas, no qual a Igreja dividia as novas terras
“descobertas” (América) entre Espanha e Portugal. A existência do tratado, no
entanto, não impedia que ingleses e franceses questionassem essa divisão, já
que foram excluídos dela.
No começo da década de
1530, o comércio com a Índia estava decadente, e as posses de Portugal na
América eram constantemente ameaçadas por corsários franceses, que se aliavam
aos indígenas inimigos dos portugueses e exploravam os recursos da terra sem a
autorização de Portugal. O rei português percebeu que, diante da ameaça
estrangeira, era necessário criar uma frente de colonização para garantir a
posse da terra.
Sendo assim, em 1534, o
rei português decidiu dividir as terras que pertenciam a Portugal pela força do
Tratado de Tordesilhas. Com essa decisão, Portugal dividiu a colônia em 15
lotes de terra, que correspondiam, ao todo, a 14 capitanias, que
foram entregues para a administração dos capitães-donatários.
Os donatários recebiam a
faixa de terra correspondente à capitania por meio da carta de doação,
documento que lhes dava uma série de direitos sobre a capitania, mas não lhes
dava a posse da terra, que continuava sendo do rei de Portugal.
Os donatários possuíam
grande poder administrativo e jurídico sobre a capitania. Eram também
responsáveis por investir e atrair investimentos, moradores e pessoas
interessadas em explorar a capitania, além de promover seu desenvolvimento
econômico. A aplicação da lei, cobrança de impostos, distribuição de terras,
construção de fortificações para resguardar a capitania de invasões
estrangeiras e a luta contra os indígenas também eram atribuições do donatário.
Fracasso das capitanias
hereditárias
O sistema de capitanias,
no entanto, fracassou em decorrência de uma série de fatores. A divisão
territorial permaneceu ainda durante séculos, e, até o século XVIII, ainda
existiam donatários com poderes investidos pelo Coroa. Apesar disso, esse
sistema mostrou ser deficiente para uma administração unificada da colônia, uma
vez que mal havia comunicação entre as capitanias.
Por conta disso, Portugal
resolveu criar um sistema de administração que centralizava o poder na colônia.
Para isso, criou-se o governo-geral em 1548, e Tomé de Sousa foi
delegado para a função de governador-geral.
O fracasso das capitanias
pode ser explicado por vários fatores. O principal deles foi que, das catorze
capitanias, somente duas registraram, de fato, um desenvolvimento
notável: São Vicente e Pernambuco. O
sucesso dessas capitanias está relacionado com a instalação de engenhos e com o
tráfico de indígenas para escravização.
As capitanias também
fracassaram pela inexperiência administrativa dos donatários. A falta de
recursos também foi um grande impeditivo, assim como a falta de comunicação,
seja interna, seja com a Coroa. Por fim, os conflitos com os indígenas também
foram um fator relevante para o fracasso das capitanias.
As capitanias e seu donatário foram: Maranhão
(lote 1) – Aires da Cunha João de Barros; Maranhão (lote2)-Fernando Álvares de
Andrade; Ceará-Antônio Cardoso de Barros; Rio Grande- Aires da Cunha e João de
Barros; Itamaracá- Pedro Lopes de Sousa; Pernambuco- Duarte Coelho; Baía de
Todos os Santos- Francisco Pereira Coutinho; Ilhéus- Jorge de Figueiredo
Correia; Porto Seguro- Pedro do Campo Tourinho; Espírito Santo- Vasco Fernandes
Coutinho; São Tomé- Pero Goiás da Silveira; São Vicente- Martim Afonso de
Souza; Santo Amaro-Pero Lopes de Sousa e Santana- Pero Lopes de Sousa.
7º ano B - Inglês
Teacher
Luciene
Habilidades: (EF07LI23) Reconhecer a variação linguística como
manifestação de formas de pensar e expressar o mundo. |
Olá, pessoal! Espero que estejam todos bem!
Leiam o texto abaixo para responder as questões:
https://forms.gle/Zb7zFkcPr7ECL8nY7
1. Ao ler o título do texto, você imagina qual o
tema abordado? Qual a sua primeira impressão?
3. Quais são os 10 cômodos da casa citados no texto?
4. A pessoa que descreve a casa diz que além do seu quarto na casa, possui um outro quarto. Onde fica o segundo quarto citado?
5. Qual é o adjetivo usado para descrever o quarto? O que esse adjetivo significa em Português?
6. Essa descrição tem algo de parecido com a casa em o que você mora? O quê seria?
Qualquer dúvida, pode
entrar em contato por e-mail: luciene.kido@outlook.com ou via WhatsApp: (19) 99723-7042.
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Além do Trabalho acima, vocês devem assistir às aulas de
Inglês no CMSP e fazer as anotações no caderno. Enviem fotos das anotações ao final de cada
semana, às sextas-feiras, via WhatsApp.
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CIÊNCIAS
Profª Ida Maria & ProfªMileni
(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
(EF07CI08) Identificar possíveis impactos provocados pela ocorrência de catástrofes naturais ou alterações nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema e avaliar de que maneira podem afetar suas populações quanto às possibilidades de extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, entre outras.
Qualquer dúvida é só entrar em contato: profidamaria@gmail.com e promileni@gmail.com
Código da turma no Google Sala de Aula: exy7do5
Atividade: Recursos - https://forms.gle/VywFD7b3VRQz3eXFA
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O que é essa tal de cidadania digital?
Quais são as maneiras de aplicar a Cidadania Digital?
Enviar as fotos da atividade e-mail formentini2@gmail.com ou whastApp - 98136-5627
Projeto de vida - 7º C
Professora- Maristela
Habilidade: Autoconfiança
Redação para seu projeto de vida;
"A vida é cheia de curvas, mas eu posso aprender a dirigir."
Enviar as fotos da atividade e-mail formentini2@gmail.com ou whastApp - 98136-5627
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7º
ano C - Português
Prof. Anderson Sanchez
Habilidades: EF69LP44 Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
EF69LP45 Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam aescolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso
REALIZAR
AS ATIVIDADES DO LINK:
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Língua Portuguesa
Professora Maiara 7º ano A/B
HABILIDADE: Utilização de diferentes modalidades de leitura adequadas a diferentes objetivos: ler para reconhecer a lenda, o mito, o cordel e o causo como o gênero do narrar.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeyg_x7UQw7_HLu7azbGB59624B0bKclDkzKGc2bQyuOg6F5A/viewform
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Professor Eliezer projeto de vida 7º ano A e B
Objetivo: Pensar no sonho e nos caminhos escolhidos para realizá-lo
por meio da capacidade de decidir por si só.
Competências socioemocionais em foco1: Iniciativa social e
autoconfiança.
O que você pensa sobre a diferença entre “sonho que se quer
realizar” e “sonho como fantasia”.
A imaginação é o início de tudo.
Ela pode levar ao sonho de se construir algo importante para
a vida individual e coletiva, cenários futuros que podem ser realizados se
houver foco, iniciativa e planejamento das decisões tomadas no presente.
A imaginação aliada:
✔ ao sonho,
✔ ao planejamento e
✔ à ação.
Pode levar a um lugar almejado, a um ponto bem distante de
quando ela era só o início.
Sonho como fantasia tem funções também na nossa existência,
pois nos permite:
✔ superar e transgredir a
realidade,
✔ devanear para dar “folga” ao
cotidiano estressante,
✔ criar situações inimagináveis,
✔ satisfazer desejos pela
imaginação etc.
Veja a imagem abaixo.
Importante, também, é que relatem o que sentem ao observarem
a obra, sempre justificando as suas respostas:
1. o que parece ser verdadeiro e o que é fruto da fantasia
do artista?
2. Quais elementos dão a pistas para sua conclusão?
3. Gostam?
4. Não gostam?
5. Que sensações têm ao observá-la?
6. Qual mensagem a imagem traz a você?
Após o termino tire foto e mande no WhatsApp 996460862
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ATIVIDADE DE ELETIVA ESCOLA EM CENA
PROFESSORA
MAIARA DO VALE
HABILIDADES:
Inferir a presença de
valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos
literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares
sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto
social e histórico de sua produção.
Analisar a organização de
texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e
percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que
sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme etc.
PESQUISE SOBRE O
TEATRO
Descreva as principais
características do teatro na Grécia e quais você mais se encantou?
ARTE
Professora: Michelle
( 7º ano A,B,C )
Origem do teatro
Dia 27 de março é comemorado o Dia Mundial do Teatro, vamos aproveitar pra conhecermos um pouco sobre a origem do teatro e seus elementos.
Diferente das artes visuais, nas artes cênicas o espetáculo só existe no momento da apresentação, ou seja, na relação entre o artista e o espectador.
Quando pensamos nisso logo vem a mente o teatro, não é mesmo?
Mas a linguagem cênica também inclui a dança, muitas vezes relacionada com o teatro.
O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante. Proporciona ao estudante o contato com a qualidade poética, linguística e musical. Permite que se desenvolva um senso estético mais apurado, que lhes ensine a diferenciar, valorizar e apreciar o belo, na arte e na vida. Há peças sobre feitos históricos, tanto brasileiros, quanto da história universal, abordando mitologia, epopéias medievais, temas bíblicos, etc. O teatro como tema transversal potencializa o aprendizado de diversas matérias, pois a vivência lúdica faz com que o aluno se aproprie do tema vivenciado.
Surgimento do teatro
O teatro enquanto manifestação humana sempre esteve presente na história da humanidade pois por meio dele o homem expressava sentimentos, contava histórias, e louvava seus deuses.
Por isso, ninguém sabe ao certo como e quando o teatro surgiu.
Provavelmente, desde o tempo das cavernas, de tanto observar os animais, o homem acabou conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo e depois, deve ter encenado essa caça para seus companheiros para contar a eles como foi.
Ta certo que não era lá um grande espetáculo, mas já era teatro, chamado de Teatro Primitivo.
Mas o teatro como conhecemos hoje, chamado de Teatro Ocidental, começou mesmo com os gregos!
Elementos da linguagem teatral
Para os teatro existir são necessários apenas 3 elementos básicos:
Personagem (ator)
Espaço (lugar)
Público (platéia)
Depois disso, basta a Ação acontecer e temos teatro!
Mas é claro que existem muitos outros elementos importantes que compõem o que chamamos de Sintaxe Teatral.
São elementos que deixam o espetáculo, seja o teatro seja a dança, ainda mais interessante. Exemplos:a iluminação, o figurino, a maquiagem, o cenário, etc.
Os profissionais das artes cênicas
Existe um responsável por cada um desses elementos. O que eles fazem?
DRAMATURGO: é quem escreve a peça, o autor.
DIRETOR: responsável por conduzir a encenação, os ensaios, dar diretrizes sobre a interpretação dos atores e a concepção geral do espetáculo.
COREÓGRAFO: em um espetáculo de dança é quem elabora, dirige e organiza a coreografia do espetáculo.
ATORES: encenam, interpretam os personagens.
BAILARINOS ou INTÉRPRETES: interpretam as coreografias
ILUMINADOR: elabora a composição das luzes do espetáculo.
MÚSICOS: responsáveis pela música.
SONOPLASTA: responsável pelos sons.
CENÓGRAFO: cria o cenário e os objetos da cena.
FIGURINISTA: cria as roupas que serão utilizadas pelos atores para compor a imagem do personagem
MAQUIADOR: cria a maquiagem dos personagens.
Para entendermos melhor o assunto, responda em seu caderno de arte as perguntas a seguir:
1. Qual a diferença entre a linguagem das artes cênicas e as demais?
2. Aonde começou o teatro?
3. Qual a diferença entre comédia e tragédia?
4. O que é um ditirambo?
5. Como era o teatro antes do ditirambo?
6. Quem foi o primeiro ator?
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7A e 7C
Atividade de inglês 3º bimestre – Teacher Ana Lêda
enviar no meu email: analeda1000@gmail.com
Habilidades: Reconhecer o uso do present contínuo para indicar ações em progresso
Eletiva Ecohorta
Profª Mileni
Caso você ainda não tenha termina, continue a atividade proposta na semana passada, envie foto do que você produziu
Link: https://drive.google.com/file/d/1GzEH90cD2AAbAdQp_lvmdzi3ATN6nixq/view?usp=sharing
Se você já terminou o seu vaso, agora é o momento de transferir sua plantinha para ele! Você pode filmar o processo (eu vou amar se fizer isso!) ou tirar foto!!!!!
Envie seu vídeo ou foto para:
email: promileni@gmail.com ou Whatsapp: 19996125182
Grande abraço!
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TECNOLOGIA - 7ºB
Profª Mileni
ACESSE O LINK ABAIXO PARA REALIZAR A ATIVIDADE
https://forms.gle/jDKM6Ad4UCoaseaE6
Em caso de dúvidas, entre em contato: promileni@gmail.com ou (19)996125182
Bons estudos!!!!
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Professor Junior 7º ano A B e C
Atividade de Matemática
7º ANOS B e C
Prof. Sergio
Semana 10/08 a 14/08/2020
Habilidade: EF07MA12
Resolver e elaborar problemas que
envolvam as operações com números racionais.
Respondam:-
1)
Identifique
nas alternativas a abaixo quais os números racionais e os que não são.
a) 3/1
b) 7/2
c) 8/2
d) √19
e) 21/7
2) Para encher um álbum de figurinhas, Karina
contribuiu com das figurinhas, enquanto Cristina
contribuiu com das figurinhas. Com que fração das
figurinhas as duas juntas contribuíram?
Prof. Sergio